Entre em contato: p.braga@ufabc.edu.br

Bibliografia

Captura de Tela 2020-06-02 às 11.40.08

Foto: Hans Eijkelboom

Aqui você encontra alguns textos que guiam nossas pesquisas

Agamben, Giorgio. O amigo e O que é um dispositivo?. Chapecó, SC: Argos, 2014.

Barthes, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 2015.

Belting, Hans. Florence and Baghdad: Renaissance Art and Arab Science. Boston: Belknap Press of Harvard University Press, 2011.

Benjamin, Walter. A obra de Arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre, RS: Zouk, 2012.

Cauquelin, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo : Martins Fontes, 2007.

Damisch, Hubert. The Origin of Perspective. Cambridge: MIT Press, 1984.

Dubois, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.

Francastel, Pierre. Pintura e Sociedade. S. Paulo: Martins Fontes, 1990.

Foster, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. S. Paulo: Ubu Editora, 2017.

Lebrun, Gérard. “A Mutação da Obra de Arte” em Emmanuel Carneiro Leão et al. Arte e Filosofia. Rio de Janeiro: FUNARTE/INAP, 1983.

Merleau-Ponty, Maurice. O Olho e o espírito. Lisboa: Vega, 1992.

Panofsky, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. S. Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2013.

Panofsky, Erwin. Perspective as Symbolic Form. New York: Zone books, 1997.

Ranciére, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo : Ed. 34: EXO experimental org., 2005

Rivera, Tania. Hélio Oiticica e a Arquitetura do Sujeito. Niterói: Editora da UFF, 2012.