Foto: Hans Eijkelboom
Aqui você encontra alguns textos que guiam nossas pesquisas
Agamben, Giorgio. O amigo e O que é um dispositivo?. Chapecó, SC: Argos, 2014.
Agamben, Giorgio. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
Barthes, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 2015.
Belting, Hans. Florence and Baghdad: Renaissance Art and Arab Science. Boston: Belknap Press of Harvard University Press, 2011.
Benjamin, Walter. A obra de Arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre, RS: Zouk, 2012.
Cauquelin, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo : Martins Fontes, 2007.
Damisch, Hubert. The Origin of Perspective. Cambridge: MIT Press, 1984.
Dubois, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.
Fisher, Mark. Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? trad. Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato, Maikel da Silveira. S.Paulo: Autonomia Literária, 2020.
Francastel, Pierre. Pintura e Sociedade. S. Paulo: Martins Fontes, 1990.
Foster, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. S. Paulo: Ubu Editora, 2017.
Han, Byung-Chul. A Salvação do Belo. trad. Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
Lebrun, Gérard. “A Mutação da Obra de Arte” em Emmanuel Carneiro Leão et al. Arte e Filosofia. Rio de Janeiro: FUNARTE/INAP, 1983.
Merleau-Ponty, Maurice. O Olho e o espírito. Lisboa: Vega, 1992.
Panofsky, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. S. Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2013.
Panofsky, Erwin. Perspective as Symbolic Form. New York: Zone books, 1997.
Ranciére, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo : Ed. 34: EXO experimental org., 2005
Rancière, Jacques. Aisthesis: cenas do regime estético da arte. trad. Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Editora 34, 2021.