Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Julio Henrique Rosa Croda

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, residência médica em Infectologia e doutorado pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health; e Especialista em CT Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Mato Grosso do Sul. Foi coordenador do curso de medicina e coordenador da residência médica em clínica médica entre 2009 e 2010, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde de 2011 a 2014 e Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD de 2015 a 2017. Foi diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde de 2019 a 2020. Atualmente é coordenador Adjunto da área de medicina II do CAPES. Tem experiência na área de Medicina e Vigilância das doenças transmissíveis e desenvolve projetos de pesquisas na área de tuberculose em populações privadas de liberdade, arboviroses e COVID-19. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8158006454100275 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Pantanal. Rua Gabriel Abrão, 92 Jardim das Nacoes 79074460 - Campo Grande, MS - Brasil Telefone: (67) 33464632 Fax: (67) 33464632 URL da Homepage: https://www.matogrossodosul.fiocruz.br/site/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (27)
    1. 2021-Atual. Imunogenicidade e seguranca da formulacao da vacina de mRNA para SARS-CoV-2 administrada pela primeira vez a humanos em adultos saudaveis com 18 anos de idade ou mais
      Descrição: Estudo de Fase I com objetivo de descrever o perfil de segurança da vacina de MRNA em cada faixa etária e em cada grupo de intervenção do estudo até 12 meses após a última dose.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Mariana Garcia Croda - Integrante / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Marco Antônio Puga - Integrante / Patricia Vieira da Silva - Integrante. Financiador(es): Sanofi-Aventis Farmacêutica - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    2. 2021-Atual. Estudo multicentrico da historia natural do novo coronavirus SARS-CoV-2 no Brasil ? REBRACOVID
      Descrição: Descrever a história natural do novo coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Guilherme Souza Ribeiro - Integrante / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Marco Antônio Puga - Integrante / CRODA, MARIANA G. - Integrante / Luciano Pamplona Góes Cavalcanti - Integrante / Patricia Vieira da Silva - Integrante / Andre Siqueira - Integrante / Rodrigo Stabeli - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    3. 2020-2021. Avaliacao de desempenho do ensaio VIDAS TB-IGRA
      Descrição: O ensaio qualitativo VIDAS® TB-IGRA destina-se a auxiliar o diagnóstico de infecção por M. tuberculosis utilizando amostras de sangue. Utilizando sangue total heparinizado humano, será realizada uma estimulação in vitro automatizada com antígenos peptídicos associados a M. tuberculosis no instrumento VIDAS® 3. Quando estimuladas desta maneira, as células T sensibilizadas especificamente para M. tuberculosis podem produzir IFN. Embora o ensaio detecte quantitativamente IFN, a interpretação do resultado para um único indivíduo é estritamente qualitativa. O ensaio VIDAS® TB-IGRA deve ser utilizado em conjunto com a avaliação do risco de infecção, com base no contexto específico e outras informações clínicas e de diagnóstico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA - Integrante / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Paulo César Pereira dos Santos - Integrante / RAFAELE CARLA PIVETTA DE ARAUJO - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    4. 2020-Atual. Um estudo internacional randomizado de tratamentos adicionais para a COVID-19 em pacientes hospitalizados recebendo o padrao local de tratamento. Estudo Solidarity
      Descrição: Estudo randomizado, multicêntrico internacional com patrocínio da Organização Mundial da Saúde(OMS) e Ministério da Saúde(MS) visando comparar os efeitos sobre os principais desfechos no hospital, utilizando o padrão local de tratamento versus o padrão local de tratamento mais um dos quatro agentes antivirais alternativos: Remdesivir, Lopinavir/Ritonavir, Lopinavir/ritonavir + Interferon (1a) e cloroquina ou hidroxicloroquina,conforme orientação da OMS. Serão incluídos adultos (idade 18) hospitalizados com diagnóstico definitivo de COVID-19 e sem transferência prevista para um hospital fora do estudo dentro de 72 horas. As análises relacionarão o desfecho ao tratamento alocado aleatoriamente. As análises primárias avaliarão todos os efeitos do tratamento alocado na mortalidade hospitalar geral, analisando separadamente as pessoas que já apresentavam um quadro grave da doença na entrada e as que não apresentavam.As principais análises secundárias avaliarão todos os efeitos do tratamento alocado na duração da hospitalização (tempo desde a randomização até a alta) e a necessidade de ventilação ou terapia intensiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Estevão Portela Nunes - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    5. 2020-Atual. Uso de plasma de doador convalescente para tratar pacientes com infeccao grave pelo SARS-CoV-2 (covid-19).
      Descrição: A hipótese com que se trabalha é de que transfusão de plasma de doador convalescente da covid-19 poderá resultar em evolução clínica mais favorável e aumentar a taxa de sobrevida de indivíduos com acometimento grave pela doença. Para testar a hipótese, serão tratados com plasma convalescente 40 pacientes com a forma grave da covid-12, que terão seus desfechos comparados com grupo controle constituído de 80 pacientes com a mesma doença, com características e gravidade clínica semelhante. Cada paciente receberá uma dose aproximada de 10 mL/kg/dia de plasma convalescente (600 mL/dia para os adultos), por 3 dias consecutivos. O objetivo principal é comparar a curva de sobrevida entre os dois grupos até o dia 30 e, depois, até o dia 60 da randomização em grupo de pacientes com covid-19 tratados com plasma de convalescente dessa infecção com a observada em grupo de pacientes submetidos a tratamento convencional (de suporte). Os objetivos secundários mais importantes são avaliar nos dois grupos a carga viral, a influência da idade na taxa de sobrevida e a ocorrência de eventuais reações adversas à transfusão de plasma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Rodrigo do Tocantins Calado De Saloma Rodrigues - Integrante / Benedito Antônio Lopes da Fonseca - Integrante / Benedito de Pina Almeida Prado Jr. - Integrante / Dimas Tadeu Covas - Integrante / Dante Langhi Jr. - Integrante / Gil Cunha De Santis - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    6. 2020-Atual. Avaliacao da predicao de diagnostico de COVID-19 pelo reconhecimento de tosse e variaveis clinicas e epidemiologicas por ferramenta de inteligencia artificial.
      Descrição: O novo coronavírus SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) foi descrito em dezembro de 2019, a partir de um surto de pneumonia de causa desconhecida, associado à visitação de um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Estudos recentes demonstram que a maioria da transmissão ocorre entre as pessoas sem um diagnóstico confirmatório. Os dados mostram que 81% portadores de COVID-19 desenvolvem sintomas leves/moderados e não procuram ajuda médica, atuando assim, como propagadores ativos da doença. Recentemente, abordagens alternativas baseadas em inteligência artificial (IA) vem emergindo como forma a compensar o problema da falta de testagem massiva na comunidade. Assim, através de um sistema de reconhecimento de tosse e um score clínico e epidemiológico pretendemos desenvolver uma ferramenta que tenha mais de 90% de sensibilidade e especificidade para o diagnóstico a distância do COVID-19. Para isso conduziremos um estudo transversal, incluindo participantes com diagnóstico confirmado de COVID-19, sintomáticos ou não e participantes com diferentes condições clínicas que causam tosse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Patricia Vieira da Silva - Integrante / GISELLE DA SILVA DUARTE - Integrante / Fredi Alexander Diaz Quijano - Integrante / Andre Siqueira - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    7. 2020-Atual. BCG Vaccination to Protect Healthcare Workers Against COVID-19 (BRACE)
      Descrição: Este é um ensaio clínico randomizado (ECR) de fase III, duplo-cego, controlado por placebo, com dois grupos paralelos, multicêntrico, englobando 7.244 trabalhadores de saúde da linha de frente para determinar se a vacina BCG reduz a prevalência e a gravidade de COVID-19 durante a pandemia de SARS-CoV-2 em 2020. Como parte deste estudo, planejamos combinar os dados deste estudo em uma metanálise pré-planejada com os dados dos 2.834 participantes recrutados na primeira fase deste estudo que seguiram o mesmo protocolo, mas onde os participantes foram randomizados entre o BCG e não BCG no momento de receber uma vacinação contra a gripe, com um tamanho total da amostra de 10.078. Embora reconheçamos que a primeira fase deste estudo estava abordando uma questão de pesquisa um pouco diferente, consideramos importante combinar dados da fase inicial do estudo, pois ambos fornecem estimativas da eficácia da vacinação BCG, que é essencial para fornecer poder adequada para determinar a eficácia da vacinação BCG. Na Austrália, os sites participantes são hospitais de Victoria, Austrália Ocidental, Austrália do Sul e Nova Gales do Sul. Os sites australianos envolvidos neste estudo incluem o RCH, Monash Health, Epworth Healthcare, Hospital Infantil de Perth, Hospital Fiona Stanley, Hospital Sir Charles Gairdner e Royal Adelaide Hospital. No Brasil terá um único site participante, Campo Grande/MS, envolvendo os seguintes locais: A Faculdade de Medicina da UFMS, Unidades de Saúde do Estado e Unidades de Saúde da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O recrutamento pode ser realizado nos locais participantes ou em locais identificados centralmente com infraestrutura de segurança e privacidade apropriada. Os participantes serão randomizados para receber a vacina BCG ou placebo. O acompanhamento de todos os participantes durará 1 ano. Para cada episódio de febre com sintoma respiratório durante o período de acompanhamento, todos os participantes um quesionário, via contato telefônico, e podem ter uma visita domiciliar por membros da equipe de pesquisa para coleta de amostras (por exemplo, se o governo interromper o teste COVID-19; swab respiratório preferido, no entanto, será feita uma amostra de sangue se nenhum teste por swab estiver disponível). Se necessário (por exemplo, capacidade insuficiente de teste ou equipamento de proteção individual), os participantes podem auto coletar swabs de garganta/nariz para posterior recolhimento pela equipe do estudo, ou fazer um autoteste de uma amostra de sangue com uma punção digital e enviar uma foto dos resultados para o laboratório/equipe de estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Nigel Curtis - Integrante. Financiador(es): Murdoch Childrens Research Institute - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    8. 2019-Atual. Caracterizacao da infeccao subclinica e incipiente por tuberculose e identificacao de novas estrategias para diagnostico precoce em populacao privada de liberdade.
      Descrição: A tuberculose é a principal causa de morte por uma única doença infecciosa no mundo, afetando mais de um milhão de pessoas todo ano. Sua distribuição é desigual na população, com alguns subgrupos, como por exemplo as pessoas privadas de liberdade, apresentando uma incidência até cem vezes maior que a população geral. Apesar de ser diagnosticável e ter tratamentos comprovadamente eficazes, nem sempre a identificação e tratamento dos indivíduos doentes é suficiente para controlar a doença, principalmente dentro do sistema carcerário. O reconhecimento de estados transitórios entre a infecção e a doença gerou questões imprescindíveis que, devem ser respondidas para que se atinja as metas de controle da doença, propostas pela Organização Mundial da Saúde. Assim, esse estudo tem como objeto caracterizar a infecciosidade da tuberculose subclínica e identificar novas estratégias de diagnóstico precoce para prevenção da transmissão no ambiente prisional. Propomos a realização de um estudo prospectivo, não clínico, em três unidades prisionais no Estado de Mato Grosso do Sul, para testar dois exames não baseadas em escarro, para diagnóstico de tuberculose. Esperamos com esse estudo, validar novas ferramentas para diagnóstico da TB e, consequentemente, reduzir a carga da doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA - Integrante / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Paulo Cesar Basta - Integrante / Andrea da Silva Santos - Integrante / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Integrante / ANDREWS, JASON RANDOLPH - Integrante / Alessandra de Cássia Leite - Integrante / MARTINEZ, LEONARDO - Integrante / Renu Verma - Integrante / Wanessa da Silva Peres Bezerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    9. 2018-Atual. Validacao prospectiva de uma assinatura transcricional para o diagnostico progressao e avaliacao da resposta ao tratamento em pacientes com tuberculose.
      Descrição: A Organização Mundial da Saúde identificou a necessidade de um teste de triagem não baseado em escarro para identificar aqueles que necessitam de mais testes de tuberculose (TB). O objetivo do estudo é determinar se o escore de 3 genes da TB pode ser uma ferramenta diagnóstica durante todo o curso da doença, da latência ao diagnóstico, resposta ao tratamento e inflamação residual pós-tratamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Andrea da Silva Santos - Integrante / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Integrante / ANDREWS, JASON R - Integrante / Alessandra de Cássia Leite - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    10. 2018-Atual. Estudo Multicentrico da Historia Natural e Resposta Terapeutica de Chikungunya com foco nas Manifestacoes Musculoesqueleticas Agudas e Cronicas
      Descrição: Diante do crescimento espantoso da incidência de CHIKV em todo o território brasileiro, afetando considerável proporção da população com importante incapacidade, fica ainda mais expostas as lacunas de conhecimento em termos de taxa de cronificação, fatores de risco para gravidade e resposta terapêutica. Há uma diversidade importante de fatores relacionados à evolução da infecção, sendo implicados fatores demográficos (idade e sexo), genéticos, virológicos, doenças preexistentes (DM, obesidade, e doenças reumatológicas) e terapias utilizadas (imunossupressores e biológicos), o que justifica a necessidade premente de avaliação combinada destes fatores. Tal diversidade também destaca a importância de que estudos multicêntricos sejam realizados, sendo capazes de representar os diferentes cenários em que a infecção ocorre e como as características podem impactar nos desfechos de CHIKV. 8 Embora a maioria das manifestações clínicas da infecção por CHIKV tenham sido descritas em detalhes, há muito a ser elucidado em relação à dinâmica de transmissão, manifestações clínicas incomuns e mecanismos envolvidos na patogênese viral. Sendo assim, muitas questões importantes permanecem sem resposta. O estabelecimento da prevalência real da infecção aguda por meio de diagnóstico molecular diferencial entre CHIKV, ZIKV e DENV, bem como a avaliação e o acompanhamento da positividade e da carga viral de CHIKV em diferentes fluidos biológicos em muito auxiliará na elucidação da fisiopatologia da infecção por CHIKV. Relacionado ao manejo, é importante destacar que a maioria, se não a totalidade, das recomendações publicadas nacional e internacionalmente não são substanciadas em análises sistematizadas da resposta terapêutica de forma comparativa. Esta dificuldade advém tanto pelo caráter epidêmico da infecção, não havendo tempo de preparação para que ensaios sejam definidos, quanto pela complexidade e diversidade de opções farmacológicas, que podem muitas vezes ser adquiridos pelos pacientes sem prescrição médica. Diante deste contexto, o sistema de saúde necessita de informação de qualidade, coletada sistematicamente e com representatividade regional para que o preenchimento das citadas lacunas possa fundamentar as estratégias a serem desenvolvidas. O impacto sanitário, econômico e psicossocial na CHIKV é elevado, bem como a sobrecarga causada no sistema de saúde, que precisa responder de forma eficiente a esta emergência. A abordagem multicêntrica e multidisciplinar proposta permitirá a caracterização clínica e a história natural da infecção por arbovírus referente principalmente ao envolvimento do sistema musculoesquelético. Nossa abordagem também prevê o estudo de fatores prognósticos associados a gravidade e cronicidade além da avaliação de abordagem terapêutica dos pacientes com dor crônica devido a infecção por CHIKV. Com os resultados espera-se promover a produção de evidencias que substanciem as orientações de manejo pelo sistema de saúde, com a perspectiva de grande impacto na saúde da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
      Descrição: Objetivo principal Descrever e avaliar a história natural e resposta terapêutica das manifestações musculoesqueléticas de pacientes afetados por Chikungunya no território brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . Integrantes: Marcia Edilaine Lopes Consolaro - Integrante / Sandra Marisa Pelloso - Integrante / Vânia ramos Sela Silva - Integrante / André M. Siqueira - Coordenador / Patrícia Brasil - Integrante / Guilherme Calvet - Integrante / Geraldo Castelar - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Izaias Pereira da Costa - Integrante / Julio Henrique R. Croda - Integrante / Márcia Midori Shinzato - Integrante / Luciano Pamplona G. Cavalcanti - Integrante / Sheila Márcia de Araújo Fontenele - Integrante / Dhelio Batista Pereira - Integrante / Guilherme de Sousa Ribeiro - Integrante / Mittermayer B. Santiago - Integrante / Viviane Machicado - Integrante / Marcus Vinicius G. Lacerda - Integrante / Antonio Luiz Boechat - Integrante / Rodrigo G. Stabelli - Integrante / Gecilmara Pileggi - Integrante / Fábio T. M. Costa - Integrante / José L. Proença Modena - Integrante / Angela Luzia Branco Pinto Duarte - Integrante / Claudia Diniz Lopes Marques - Integrante / Maira Galdino da Rocha Pitta - Integrante / Moacyr Jesus Barreto de Melo Rêgo - Integrante / Maria Cynthia Braga - Integrante / Demócrito B. Miranda-Filho - Integrante. Financiador(es): DECIT-MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Marcia Edilaine Lopes Consolaro.
      Descrição: Título do Projeto: Estudo Multicêntrico da História Natural e Resposta Terapêutica de Chikungunya com foco nas Manifestações Musculoesqueléticas Agudas e Crônicas, que faz parte da Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (REPLICK) Coordenadores: André M. Siqueira, da FIOCRUZ do Rio de Janeiro, Moacyr Jesus Barreto de Melo Rêgo e Angela Luzia Branco Pinto Duarte Edital: Encomenda Ministério da Saúde Processo: 421724/2017-0. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maira Galdino da Rocha Pitta - Integrante / Angela Luzia Branco Pinto Duarte - Integrante / Moacyr Jesus Barreto de Melo Rego - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Maira Galdino da Rocha Pitta.
      Descrição: Objetivo principal Descrever e avaliar a história natural e resposta terapêutica das manifestações musculoesqueléticas de pacientes afetados por Chikungunya no território brasileiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . Integrantes: Sandra Marisa Pelloso - Coordenador / CONSOLARO, MARCIA E - Integrante / Vânia Ramos Sela da Silva - Integrante / André M. Siqueira - Integrante / Patricia Brasil - Integrante / Guilherme Calvet - Integrante / Geraldo Castelar - Integrante / Rivaldo Venâncio Cunha - Integrante / Izaias Pereira Costa - Integrante / Julio Henrique R. Croda - Integrante / Márcia Midori Shinzato - Integrante / Luciano Pamplona G. Cavalcanti - Integrante / Sheila Márcia de Araújo Fontenele - Integrante / Dhelio Batista Pereira - Integrante / Guilherme de Sousa Ribeiro - Integrante / Mittermayer B. Santiago - Integrante / Marcus Vinicius G Lacerda - Integrante / Viviane Machicado - Integrante / Antonio Luiz Boechat - Integrante / Rodrigo G. Stabelli - Integrante / Gecilmara Pileggi - Integrante / Fábio T. M. Costa - Integrante / José L. Proença Modena - Integrante / Angela Luzia Branco Pinto Duarte - Integrante / Claudia Diniz Lopes Marques - Integrante / Maira Galdino da Rocha Pitta - Integrante / Moacyr Jesus Barreto de Melo Rêgo - Integrante / Maria Cynthia Braga - Integrante / Demócrito B. Miranda-Filho - Integrante. Financiador(es): DepartamentodeCiênciaeTecnologia,da SecretariadeCiência,Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Sandra Marisa Pelloso.
      Descrição: A febre chikungunya (CHIK) é uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), um RNA vírus da família Togaviridae do gênero Alphavirus. O quadro clínico da fase aguda é muito semelhante à febre do dengue, com início súbito de febre alta, cefaleia, artralgia, dores musculares, exantema, náuseas e fadiga. As características principais da febre CHIK são as artralgias e artrites extremamente comuns (90%)que, em geral, assumem um padrão poliarticular, simétrico e distal, semelhante ao da artrite reumatoide. O quadro articular muitas vezes é debilitante e pode persistir por meses ou anos, levando a diversos prejuízos à saúde e atividade laboral e mental, impondo grandes desafios ao sistema de saúde, uma vez que seu manejo apropriado exige o acompanhamento de equipe multiprofissional e o uso frequente de amplo arsenal medicamentoso (desde analgésicos comuns, passando por esteroides, opioides, anti-inflamatórios, até medicamentos modificadores do curso da doença como metotrexate). No Brasil, onde os primeiros casos autóctones de CHIKV são registrados desde 2014, após introdução nos estados de Amapá e Bahia, houve alastramento da transmissão, que hoje atinge todas as regiões do país. Em 2016, até a semana epidemiológica (SE) 52, foram registrados no país 271.824 casos prováveis de febre de Chikungunya e foram confirmados 196 óbitos. Em 2017, até a SE 15, já foram registrados 43.010 casos prováveis e uma taxa de incidência de 20,9 casos/100 mil hab., cuja análise por regiões geográficas, demonstra que o Nordeste apresentou a maior taxa de incidência, seguida da região Norte. Enquanto o país promoveu ações de controle vetorial e a publicação de diretrizes para guiar o manejo, existem ainda muitas lacunas que precisam ser respondidas, como taxa de cronificação e fatores de risco para gravidade e persistência da doença e avaliação de quais as melhores estratégias de manejo nos diferentes estágios da CHIVK. Neste sentido, nossa proposta de estudo multicêntrico envolvendo centros de 11 diferentes estados englobando todas as 5 regiões do país que representam diferentes cenários do país engloba o estudo da história natural da infecção por CHIKV, estudo de fatores de risco e avaliação da efetividade terapêutica, compreendendo neste processo a harmonização dos procedimentos de acompanhamento englobando detalhamento do acometimento musculoesquelético, impacto na qualidade de vida e os aspectos funcionais dos indivíduos acometidos. Em pesquisa translacional, análises de resposta imunológica, proteômica e 7 genética serão realizados para definição de biomarcadores e alvos terapêuticos. Ensaio clínico randomizado de prova-de-conceito avaliará estratégias terapêuticas específicas. Biorepositório com gestão compartilhada (centros e ministério da saúde) com as amostras biológicas coletas viabilizará a avaliação de testes diagnósticos e de biomarcadores, com decisão baseada na relevância dos resultados para a saúde pública. Os resultados deste estudo irão contribuir para o maior entendimento da doença e para a produção de evidencias que substanciem a definição de estratégias de manejo que possam tornar mais eficiente o cuidado às pessoas sofrendo desta infecção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . Integrantes: Rodrigo Guerino Stabeli - Coordenador / E outros - Integrante / André Machado de Siqueira - Integrante.
      Membro: Rodrigo Guerino Stabeli.
    11. 2017-2020. Diagnostic signatures of Zika virus pathogenesis
      Descrição: As the Zika virus (ZIKV) epidemic sweeps through the Americas, the risks to public health are tremendous. Although prospective studies are limited, microcephaly and other major fetal abnormalities may occur in up to 30% of children born to ZIKV-infected mothers. There is a pressing need for new diagnostic, prognostic, and therapeutic tools to combat this global health threat. We propose that the maternal immune response may provide a window into understanding the pathogenesis of ZIKV during pregnancy. We therefore aim to define the transcriptional signatures of the immune response to ZIKV during pregnancy and to identify signatures predictive of adverse fetal outcomes. Defining these signatures could have a significant impact on the management of pregnant women exposed to ZIKV by serving as a basis for improved diagnostic tests for detecting ZIKV, therapeutic approaches targeting identified pathways, and an improved ability to predict fetal risk. 1R21AI13052301. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Sara Santos Bernardes - Integrante / Catherine Blish - Coordenador. Financiador(es): National Institutes of Health - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    12. 2017-Atual. Strategies for tuberculosis control in prisons
      Descrição: This project aims to examine the role of prisons in driving community epidemics of tuberculosis, and to identify novel and efficient diagnosis strategies to reduce the burden of this disease. NIH: R01 AI130058-01. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Integrante / ANDREWS, JASON R - Coordenador.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    13. 2017-Atual. Development of a diagnostic device for detection of Mycobacterium Tuberculosis in Air
      Descrição: Tuberculosis (TB) is a disease of the poor. It is transmitted by the inhalation of tiny liquid droplets that contain Mycobacterium tuberculosis (Mtb), the causative agent of TB. Mtb spreads in crowded environments but we know little about Mtb in air, its transmissible form. This is largely due to the lack of adequate tools for sampling Mtb in air. A tool for detecting Mtb in air could thus be used to study the transmissible form of Mtb. Importantly, it could also be used to improve diagnosis/case finding and make it affordable for the developing world. This would impact on transmission and also prompt the discovery and deployment of novel intervention strategies against TB.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Antonio Gigliotti Rothfuchs - Coordenador.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    14. 2016-2020. Profilaxia primaria para prevencao de tuberculose empopulacoes privadas de liberdade
      Descrição: Atuberculose (TB) ainda representa umgrave problema no contexto da saúde mundial. Nos últimos sete anos, a incidência estimada, na população geral, diminuiu 0,8% ao ano. Umfator associado a este lento progresso no controle da doença no Brasil e, emoutros países emergentes, é a presença de populações vulneráveis, como por exemplo as prisões, que podematuar como reservatórios ou amplificadores para a transmissão do agravo.Aincidência da TBaumentou 70%nos últimos sete anos entre a população prisional no Brasil (958/100.000 em2007 para 1.335/100.000 em2013) e, atualmente, representa cerca de 10%de todos os casos relatados no país. Estudos realizados por nosso grupo identificara uma taxa anual de 26%de infecção latente por TBentre a população prisional no estado de MatoGrosso do Sul. Atualmente, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda a busca ativa de TBna entrada do dentento e, uma vez por ano, por radiografia de tórax. No entanto, devido ao custo e à logística, a maioria das prisões não adere a esta recomendação. Dada a combinação de alta taxa de infecção nas prisões e o período de encarceramento, a profilaxia primária comisoniazida pode ser uma alternativa efetiva para o controle da doença. Comeste estudo, pretendemos avaliar a efetividade da profilaxia primária comisoniazida emindivíduos saudáveis, mas expostos a umambiente de alta transmissão de TB. Trata-se de umensaio clínico de fase IV randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, envolvendo 728 presos emregime fechado na Penitenciária Estadual deDourados (PED). Os participantes serão monitorados por 12 meses para calcular o risco relativo, redução do risco relativo, redução absoluta do risco e número necessário para tratar. Coma realização da pesquisa, espera-se encontrar evidências científicas que contribuampara o controle da tuberculose nas prisões e nas populações circunvizinhas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante / Paulo César Pereira dos Santos - Integrante / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Integrante / CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS - Integrante / Cássia Barbosa Reis - Integrante / Valeria Cavalcanti Rolla - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    15. 2016-2018. Prospective Validation of a Three-Gene Set for Diagnosis of Tuberculosis and Prognosis of Treatment Response
      Descrição: The focus of this work is the validation and further development of a biomarker for tuberculosis (TB) diagnosis. The eventual proposed product (which would still require a commercialization step) would be a PCR-based peripheral blood diagnostic for TB that would measure the expression levels of the three genes and then give a simple report of a numeric TB likelihood score.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / ANDREWS, JASON R - Coordenador / Purvesh Khatri - Integrante / Timothy Sweeney - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    16. 2016-Atual. Epidemiologia molecular de Mycobacterium, en la poblacion carcelaria de Tacumbu y Ciudad del Este, y su relacion con la poblacion urbana
      Descrição: Determinar la epidemiología clínica, sociodemográfica y molecular de los casos de tuberculosis diagnosticados en las prisiones de Tacumbú y Ciudad del Este, y su relación con los casos de Tuberculosis en las ciudades correspondientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Victor Guilhermo Sequera Buzarquis - Integrante / Gladys Estigarribia - Coordenador / Sarita Katerinne Aguirre García - Integrante. Financiador(es): Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    17. 2015-Atual. Suicidio entre a populacao Guarani-Kaiowa em Mato Grosso do Sul, Brasil
      Descrição: O índice de suicídio varia significantemente de acordo com as sociedades e grupos étnicos; as altas taxas de suicídios relativas entre a população indígena especialmente entre os adultos jovens é um problema público de saúde que tem sido documentado em muitos paises. No Brasil, onde a taxa de suicídio é relativamente baixa, uma epidemia de suicídio em uma população já vulnerável é um enorme fardo. Em 2006 um estudo feito pelo Ministério da Saúde do Brasil e o Centro de Controle de Doenças - CDC colocaram em evidência internacional as altas taxas de suicídio entre os Guaraní-Kaiowás em Mato Grosso do Sul, Brasil. A taxa de suicídio na população Guaraní-Kaiowá é cerca de 10 vezes maior que a taxa em Mato Grosso do Sul e cerca de 19 vezes maior que a média nacional. Entre a população de adultos jovens a discrepância é ainda maior. Apesar da alta taxa de suicídio relatada entre os Guarani-Kaiowá, o conhecimento sobre a evolução da epidemiologia do problema é limitada e não há estudos publicados sobre isso. O objetivo do estudo proposto são dois: Em primeiro lugar, investigar quantitativamente se as taxas de suicídio geral e em jovens na população Guarani-Kaiowá continuam altas como as relatadas em 2006. Em segundo lugar aprender mais sobre o contexto cultural da epidemia bem como possíveis fatores de risco e fatores de proteção. O primeiro objetivo será abordado por meio da realização de estudo retrospectivo, que envolverá uma análise abrangente da mortalidade e do banco de dados da população. O segundo objetivo será abordado por meio da realização de grupos focais com membros da comunidade... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Liliane Ferreira da Silva - Integrante / Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Coordenador / LAZZARINI, THOMAS ADRIANO - Integrante / BENITES, WALTER MARTINS - Integrante / LUCIMAR RESENDE - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    18. 2013-2020. Modelos experimentais de doencas e toxicidade de extratos do Cerrado e Pantanal ativos para bacterias gram negativas, Candidas e Mycobacterium Tuberculosis.
      Descrição: A tuberculose é a doença infecciosa que a apresenta a maior letalidade em todo mundo. O tratamento de longa duração, leva ao abandono e à emergência de cepas MDRTB e XDRTB. As infecções hospitalares vêm ganhando em importação no contexto global devido à emergência de bactérias e fungo multidrogarresistentes. O desenvolvimento de drogas mais efetivas e de menor custo é uma das metas do milênio de acordo com a organização mundial de saúde (OMS). A identificação de novos princípios ativos continua sendo a bioprospecção utilizando plantas medicinas. Entre o período de 1981 a 2002, foram introduzidos no mercado, 877 novos fármacos, sendo que 61% foram obtidos ou baseados em produtos naturais. O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do planeta. Entretanto, apenas umas pequenas frações das plantas medicinais foram estudas com uma metodologia cientifica adequada. Portanto, o estudo sistemático de extratos do cerrado e do pantanal contra agentes infecciosos de importância global são necessários. Iremos utilizar uma metodologia de triagem in vitro de extratos ativos contra M. tuberculosis, bactérias gram negativas multiressistentes e fungos do tipo Candida spp. Pretendemos triar mais de 100 extratos do cerrado e pantanal in vitro contra diversos microorganismos e identificar pelo menos 2 extratos ativos para cada microorganismo. Os extratos selecionados serão testados rigorosamente em modelos experimentais respeitando critérios rígidos a respeito da toxicologia e atividade. Os extratos que obtiverem efeito inibitório desejado nos testes in vitro serão submetidos a analises in vivo e in vitro no que diz respeito a toxocologia. O objetivo geral é avaliar os possíveis efeitos tóxicos (toxicidade aguda, crônica, mutagênese, antimutagênese, teratogênese e toxicologia genética) de diferentes plantas medicinais, utilizando o rato como modelo experimental. Além disso, formulações de nanopartículas das moléculas ativas serão testados em modelos experimentais de doença. Com base nos resultados obtidos, poderemos avaliar os riscos e benefícios de se utilizar esses extratos para o tratamento da tuberculose e infecções hospitalares provocadas por bactérias Gram negativas multirresistentes e Cândidas que subsidiará futuros estudos clínicos de fase I.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Fabio Juliano Negrão - Integrante / Anelise Samara Nazari Formagio - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Candida Aparecida Leite Kassuya - Integrante / Simone Simionatto - Integrante / Kesia Esther da Silva - Integrante / NEVES, FRANCISCO A - Integrante / MACIEL, WIRLAINE - Integrante / Flora Martinez Figueira Moreira - Integrante / Claudia Andrea Lima Cardoso - Integrante / Flávio Henrique Souza de Araújo - Integrante / Maria Élida Alves Stefanello - Integrante / Caroline Amélia Gonçalves - Integrante / Andréa Luiza Cunha-Laura - Integrante / Sarah Alves Auharek - Integrante / Kennia Rocha Rezende - Integrante / Rodrigo Juliano Oliveira - Integrante / Pérola de Oliveira Magalhães - Integrante / Guilherme Martins Gelfuso - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    19. 2013-2016. Incidencia e Fatores de Risco associados a tuberculose latente e HIV na populacao carceraria do estado do Mato Grosso do Sul.
      Descrição: Na população prisional há uma grande prevalência de doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose. Fatores como população jovem, predominantemente masculina, de baixa escolaridade, oriunda de comunidades desfavorecidas com maior ocorrência de TB, além do uso de drogas, maior prevalência de infecção pelo HIV, maior frequência de tratamento anterior para TB, antecedentes de encarceramento, dificuldade de acesso aos serviços de saúde e menor oportunidade de diagnóstico e tratamento da TB são situações que facilitam a endemia da tuberculose na população encarcerada. As relações sexuais sem proteção entre os presidiários, ou pela visita íntima, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e marginalização social são condições que possibilitam a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Durante o ano 2013 foi realizada uma pesquisa denominada ?Estudo Multicêntrico da prevalência de tuberculose e HIV na população carcerária do Estado do Mato Grosso do Sul?, onde se tinha o objetivo de determinar a prevalência de tuberculose ativa e latente bem como de doenças sexualmente transmissíveis na população carcerária do Estado do Mato Grosso do Sul. Desta maneira o presente projeto visa dar continuidade a temática objetivando estimar a incidência e os fatores de risco da tuberculose latente bem como de doenças sexualmente transmissíveis na população carcerária do estado do Mato Grosso do Sul, com o intuito de auxiliar a formação de profissionais da área da saúde e melhorar a qualidade de atenção à Saúde disponibilizada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante / Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira - Integrante / Mauricio Antônio Pompilio - Integrante / Ana Rita Coimbra Motta de Castro - Integrante / Renata Viebrantz Enne - Integrante / Everton Ferreira Lemos - Integrante / Andrea da Silva Santos - Integrante / Tayana Cepa Ortiz Tanaka - Integrante / Simone Simionatto - Integrante / Dayse Sanches Guimarães - Integrante. Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    20. 2012-2020. Dinamica da transmissao recente da tuberculose e multidroga resistencia nas fronteiras do Brasil.
      Descrição: O aumento do fluxo populacional no mundo, principalmente nas regiões de fronteiras favorece a disseminação de casos de TB entre os diversos países. Nos últimos anos, diversos estudos identificaram que nessas regiões existe maior incidência, provavelmente associadas a dificuldade de se estabelecer programas internacionais de controle da doença. Outro fator importante, e que nessas regiões concentram na maioria das vezes, populações mais vulneráveis a doença e com restrito acesso ao sistema de saúde. A compreensão da dinâmica da transmissão do Mycobacterium tuberculosis (Mtb) e o desenvolvimento da TB em regiões de fronteira é fundamental para propor medidas de controle da enfermidade bem como monitorar a circulação e disseminação de cepas MDR e XDR. Propomos através de um estudo multicêntrico em 4 regiões de fronteira (Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil) estabelecer uma vigilância ativa da doença com a implementação de cultura universal nessas localidades e através de um estudo transversal determinar as variáveis associadas a transmissão recente no contexto das fronteiras. Também iremos determinar a prevalência de cepas MDR e XDR nessas regiões bem como comparar a identificação tradicional de contatos e análise de rede social na identificação de surtos geneticamente relacionados. Além disso, iremos identificar a heterorresistência e infecção múltipla pelo Mtb. Pretendemos após a conclusão desse projeto, propor medidas de vigilância epidemiológica para reduzir a incidência da doença nessas localidades, bem como a transmissão principalmente de cepas MDR e XDR.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Mitermayer Galvão dos Reis - Integrante / MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA - Integrante / Rosangêla da Costa Lima - Integrante / Renata Maronna Praça - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante / Vinicius Nonato de Oliveira - Integrante / Afrânio Lineu Kritski - Integrante / Andrea Von Groll - Integrante / Monica Kramer de Noronha Andrade - Integrante / Mônica Lyra Machado - Integrante / Thelma Battaglia Rezende - Integrante / Maria Lucia Rosa Rossetti - Integrante / Lucilaine Ferrazoli - Integrante / Marneili Pereira Martins - Integrante / Anderson Oliveira Estevan - Integrante / Pedro Eduardo Almeida da Silva - Integrante / Rosália Maia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    21. 2012-2015. Estudo multicentrico da prevalencia de tuberculose e HIV na populacao carceraria do Estado do Mato Grosso do Sul
      Descrição: tuberculose é a doença infecciosa que apresenta maior incidência e letalidade em todo mundo. A maior carga da doença está geograficamente localizada nos países em desenvolvimento. No estado do Mato Grosso do Sul, 1039 novos casos de tuberculose ocorrem anualmente, sendo que grande parte na população privada de liberdade. A incidência nessa população é de 1071 casos por 100.000 habitantes enquanto na população não geral é de 38 por 100.000 habitantes. Estimar a prevalência da tuberculose e HIV bem como identificar as variáveis associadas à aquisição e ao desenvolvimento da tuberculose e HIV comparativamente entre essas populações são essenciais para o conhecimento dos determinantes associados à doença com intuito de se propor futuras intervenções. Um segundo ponto destacado nesta proposta é a utilização da epidemiologia molecular para identificação de surtos ou clusters espaço-temporais e a identificação de fatores de risco relacionados à transmissão recente através de um estudo transversal dos pacientes com cultura positiva para Mycobacterium tuberculosis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Mariana Garcia Croda - Integrante / Rosangêla da Costa Lima - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Marli Marques - Integrante / Antônio Ruffino Netto - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante / Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira - Integrante / Afrânio Lineu Kritski - Integrante / Ethel Leoner Noia Maciel - Integrante / Mauricio Antônio Pompilio - Integrante / Ana Rita Coimbra Motta de Castro - Integrante / Alcione C Faro Stief - Integrante / Angela Maria Dias de Queiroz - Integrante / Renata Viebrantz Enne - Integrante / Everton Ferreira Lemos - Integrante / Andrea da Silva Santos - Integrante / Silvia Segóvia Araújo Freire - Integrante / Renata Terumi Shiguematsu Yassuda - Integrante / Juliana Ronchi Corrêa - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    22. 2012-2015. Biomarcadores de depressao e declinio cognitivo na infeccao pelo HIV: Estudo clinico longitudinal.
      Descrição: A depressão e os transtornos cognitivos são altamente prevalentes em pacientes com infecção pelo HIV e têm impacto negativo sobre a qualidade de vida, a adesão ao tratamento e a progressão da doença. Eles representam um desafio diagnóstico e ainda não dispõem de tratamentos eficazes. Há evidências de que estejam associados a processos neuroinflamatórios e neurodegenerativos causados pela infecção precoce e crônica do sistema nervoso central pelo vírus, a qual se perpetua, mesmo quando a infecção sistêmica se mostra controlada com supressão sorológica da carga viral. Este projeto propõe, através de um estudo transversal e de acompanhamento longitudinal, investigar as correlações entre a gravidade da depressão e dos transtornos neurocognitivos com biomarcadores de evolução da doença e de inflamação e avaliar como esses fatores impactam a qualidade de vida e o prognóstico. Pacientes com infecção pelo HIV serão avaliados através de um questionário clínico-epidemiológico, do Inventário de Depressão de Beck, do questionário de qualidade de vida WHOQOL-HIV bref e de uma bateria de avaliação neuropsicológica. Simultaneamente terão amostras de seu soro colhidas para dosagem de citocinas inflamatórias, contagem de linfócitos CD4, quantificação da carga viral e realização de ensaios em matriz multiplex de alta sensibilidade (Multiplex bead array assays). Estes ensaios permitirão a busca de biomarcadores séricos de progressão da infecção pelo HIV, de depressão associada ao HIV e de transtornos neurocognitivos associados ao HIV, o que representará um grande avanço para o diagnóstico e o monitoramento destes pacientes, além de poder embasar o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Rosangêla da Costa Lima - Integrante / Renata Maronna Praça - Integrante / Elisabete Castelon Konkiewitz - Integrante / Bruna Paes de Barros - Integrante / Flávia Heloísa Dos Santos - Integrante / Edward Ziff - Integrante / Silmara Harumi Nomoto - Integrante / Pablo Marinho Custódio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    23. 2012-2015. HIV/AIDS Depression and Cognitive Decline: Behavioral Model, Pilot Drug Discovery and Clinical Analysis - Edital No 61/2011 - Capes/CNPq
      Descrição: We propose to carry out coordinated basic and clinical studies of depression and cognitive decline that arise in patients with HIV/AIDS. These pathologies seriously affect patient quality of life and result from the many effects of the virus on the central nervous system (CNS), including the pronounced CNS inflammatory response induced by HIV and the resulting elevation of inflammatory cytokines. The pathologies also arise from the neurotoxic effects of HIV proteins, including the ENV protein, which is expressed at high levels in the HIV/AIDS patient CNS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Rosangêla da Costa Lima - Integrante / Elisabete Castelon Konkiewitz - Integrante / Candida Aparecida Leite Kassuya - Integrante / Edward Ziff - Integrante / Renan D. Iwamoto - Integrante / Ana Claúdia Piccinelli - Integrante / iana Figueiredo de Santana Aquino - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    24. 2012-2015. Estudo multicentrico da prevalencia das hepatites B, C e sifilis na populacao carceraria de Mato Grosso do Sul
      Descrição: A população prisional é considerada como tendo elevado risco para aquisição de infecções relacionadas às condições de confinamento. Entre as doenças mais importantes na população prisional estão as doenças sexualmente transmissíveis, as hepatites virais, o HIV/AIDS e a tuberculose. Fatores individuais e condições de vida antes do encarceramento contribuem para a alta endemicidade das hepatites virais e sífilis na população privada de liberdade, como população jovem, predominantemente masculina, de baixa escolaridade, oriunda de comunidades desfavorecidas. As relações sexuais sem proteção entre os presidiários, ou facilitadas pela visita íntima, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, gestação sem acompanhamento pré-natal e marginalização social são condições que possibilitam a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), do vírus da hepatite B (HBV) e do Treponema pallidum. Adicionalmente, a confecção de tatuagens artesanais e compartilhamento de objetos perfuro-cortantes predispõem a disseminação da infecção causada pelo HIV e pelo vírus da hepatite C (HCV) neste cenário. Portanto, o objetivo do presente estudo é determinar a prevalência da infecção pelos vírus das hepatites B e C e Sífilis na população privada de liberdade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Além disso, pretende-se identificar os principais fatores de risco associados a infecção por HBV, HCV e Treponema pallidum nesta população. O desenvolvimento do presente projeto possibilitará a elaboração de estratégias eficazes para o delineamento de ações diagnósticas, educativas e assistenciais para esse contingente populacional que vive a margem dos serviços de saúde, e que podem ser disseminadores em potencial dessa infecção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira - Integrante / Sonia Maria Oliveira de Andrade - Integrante / Sonia Maria Fernandes - Integrante / Mauricio Antônio Pompilio - Integrante / Ana Rita Coimbra Motta de Castro - Coordenador / Alcione C Faro Stief - Integrante / Roberta Francisco - Integrante / Tayana Cepa Ortiz Tanaka - Integrante / Marco Antônio Puga - Integrante / Viviane O. L. Castro - Integrante / Larissa Bandeira - Integrante / Sílvia Naomi Uehara - Integrante.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    25. 2012-2014. Dinamica da transmissao e determinantes associados a aquisicao e desenvolvimento de tuberculose em populacoes etnicamente distintas
      Descrição: Objetivos Especificos: 1. Dinâmica da transmissão da tuberculose em populações etnicamente distintas, residentes no Município de Dourados ? MS. 1.1 Determinação dos fatores de risco associados à transmissão recente, determinadas pelo padrão da genotipagem por RFLP do IS6110 e MIRU-VNTR. 1.2 Identificação de surtos ou clusters espaço-temporais de casos com isolado do mesmo padrão genotípico. 1.3. Comparar a identificação tradicional de contatos e analise de rede social na identificação de surtos geneticamente relacionados. 2. Identificação dos determinantes socioeconômicos e imunológicos associados à aquisição e desenvolvimento de tuberculose em populações etnicamente distintas, residentes no Município de Dourados ? MS. 2.1 Identificar fatores de risco socioeconômicos associados a aquisição e desenvolvimento de tuberculose em indivíduos etnicamente distintos. 2.2 Descrever as características da resposta imunológica em indivíduos com tuberculose etnicamente distintos. 2.3 Comparar a resposta imunológica entre indivíduos etnicamente distintos com tuberculose e pessoas sadias que tiveram contato com bacilo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / Mitermayer Galvão dos Reis - Integrante / Mariana Garcia Croda - Integrante / Rosangêla da Costa Lima - Integrante / Roberto Dias de Oliveira - Integrante / Renata Maronna Praça - Integrante / Fabio Juliano Negrão - Integrante / Adelsom Soares Filho - Integrante / Giovana C de Oliveira - Integrante / Anderson O Estevan - Integrante / Isis Rodrigues Reitman - Integrante / Débora Regina Hoff Brait - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante / Aline Maria da Silva Alves - Integrante / Gabriela Zampieri D'andrea - Integrante / Marcella Paranhos Rodrigues - Integrante / Vinicius Nonato de Oliveira - Integrante / Eunice Atsuko Totumi Cunha - Integrante / Joice Neves Reis Pedreira - Integrante / Junio Pereira Pardins - Integrante / Andre Luiz Barbosa Bafica - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    26. 2010-2014. Bioprospeccao de extratos do Cerrado e Pantanal para o tratamento da tuberculose e HIV e etnofarmacologia no contexto da populacao indigena Guarani-Kaiowa
      Descrição: 1) Objetivo Geral Implantação de grupo e rede de pesquisa entre pesquisadores de universidades do Centro Oeste na área de plantas medicinais, da biodiversidade do cerrado e pantanal, com estudo de eficácia de extratos, frações e compostos oriundos de plantas proposta pela rede e de plantas medicinais oriundas da etnofarmacologia indígena na prevenção e/ou tratamento da tuberculose e HIV/SIDA, avaliando a segurança em relação a toxicidade aguda e crônica, reprodução e respostas em órgão isolados. 2) Objetivos Específicos Objetivo 1: Etnofarmacologia e identificação de novos extratos ativos contra M. Tuberculosis Identificar botanicamente as plantas medicinais com embasamento na medicina popular nas comunidades indígenas da região de Dourados, confeccionando extratos e frações destas plantas. Objetivo 2: Teste in vitro de extratos ativos contra M. Tuberculosis Identificar extratos ativos antimicobaterianos através da concentração inibitória mínima e curva de viabilidade da M. Tuberculosis. Objetivo 3: Teste in vitro de extratos ativos contra HIV. Identificar extratos e princípios ativos contra o vírus da imunodeficiência humana HIV-1 nos biomas do cerrado e pantanal. Objetivo 4: Toxicologia dos extratos ativos Após determinação da eficácia antiturberculosa in vitro de extratos, frações e/ou compostos isolados, avaliar a toxicidade aguda e crônica de extratos bem de plantas oriundas de estudos etnofarmacológicos como alterações no aparelho reprodutor por meio de modelos experimentais e em órgão isolado (ducto deferente/traqueia).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Coordenador / MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA - Integrante / Mariana Garcia Croda - Integrante / Renata Maronna Praça - Integrante / Débora Regina Hoff Brait - Integrante / Anelise Samara Nazari Formagio - Integrante / Magaiver Andrade Silva - Integrante / Celso Vataru Nakamura - Integrante / Alexsandra Vila Maior de Souza - Integrante / Priscila de Souza - Integrante / Renê dos Reis Piornedo - Integrante / Arielle Cristina Arena - Integrante / Ramão Souza de Deus Júnior - Integrante / Joyce Alencar Santos - Integrante / Mariana Bento Tatara - Integrante / Thiago Vieira Moura - Integrante / Edna Kiyomi Kassuya Iriguchi - Integrante / Renata Mazaro e Costa - Integrante / Candida Aparecida Leite Kassuya - Integrante / Elizete Soares Senna - Integrante / Vanessa Aparecida Carvalho Santos - Integrante / Beatriz Belorte - Integrante / Marcos Vinícius Pereira Gondim - Integrante / Flávia Patussi Correia Sacchi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    27. 2010-2012. Desigualdades Sociais e Tuberculose: Distribuicao espacial, fatores de risco e farmacogenetica na perspectiva da etnicidade
      Descrição: 1) Objetivo Geral Caracterizar o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Dourados, Mato Grosso do Sul, e identificar fatores de risco relacionados à ocorrência de efeitos adversos às drogas e ao abandono do tratamento. 2) Objetivos específicos a) Determinar os indicadores de incidência e prevalência de TB na população do município de Dourados, Mato Grosso do Sul, incluindo segmentos vulneráveis, tais como indígenas e presidiários; b) Identificar os principais grupos acometidos pela doença, de acordo com sexo, faixa etária e local de residência; c) Investigar possíveis fatores de risco relacionados à ocorrência de efeitos adversos às drogas e ao abandono do tratamento, segundo atributos demográficos, antecedentes clínicos, nível socioeconômico, estado nutricional, consumo de álcool e outras substâncias, presença de agravos associados, diferentes categorias de raça/cor e estágio de organização do serviço de saúde; d) Caracterizar os fatores de risco genéticos relacionados aos efeitos adversos maiores às drogas; e) Determinar as frequências das variantes dos genes envolvidos com a metabolização de drogas anti-tuberculose (NAT2, CYP2E1 e GSTs) em pacientes diagnosticados durante o período de estudo; f) Comparar as frequências gênicas e genotípicas entre os indivíduos que desenvolveram efeitos adversos e os que não desenvolveram.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Paulo Cesar Basta - Coordenador / Reinaldo Souza dos Santos - Integrante / Verônica Marques Zembrzuski - Integrante / Pedro H Cabello - Integrante / Raquel Lima F Teixeira - Integrante / Rivaldo Venâncio da Cunha - Integrante / Ana Maria Campos Marques - Integrante / Sandra Chirsto dos Santos - Integrante / Marli Marques - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2021, Primeiro Lugar na Categoria Pesquisador Destaque, Subcategoria Ciências da Vida., Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (FUNDECT).. 2021.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    2. Young Investigators Awards, Institut Mérieux and Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.. 2017.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    3. Prêmio de incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS: Primeiro lugar, Categoria: Trabalho Publicado, Ministério da Saúde.. 2016.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    4. Medalha Patrono Penitenciário Ramez Tebet, Agência estadual de administração do sistema penitenciário (AGEPEN).. 2015.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    5. Melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências da Saúde, 8° Encontro de Iniciação Científica da UFGD.. 2014.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    6. Melhor Trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências da Saúde, 6° Encontro de Iniciação Científica da UFGD.. 2012.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    7. Premiação de Trabalho Cientifíca, menção honrosa, tropicalista, XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Natal, Brasil.. 2011.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    8. Melhor Trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências da Saúde, 4° Encontro de Iniciação Científica da UFGD.. 2011.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    9. Melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências Humanas, 4° Encontro de Iniciação Científica da UFGD.. 2011.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.
    10. Premiação de trabalho científicos: Segundo Lugar., XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Foz do Iguaçu. Brasil.. 2010.
      Membro: Julio Henrique Rosa Croda.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. 13° Congresso Científico Internacional Brasil/Itália - OMNIA 2018. Enfrentamento da tuberculose na população prisional. 2018. (Congresso).
    2. AIDS 2018. Mass screening for tuberculosis in Brazil?s prisons: Generating a scalable model for early diagnosis and prevention. 2018. (Congresso).
    3. Encontro de Investigadores do Programa de Excelência em Pesquisa. 2018. (Encontro).
    4. XVI Jornada Acadêmica de Psicologia/VI Mostra Científica de Psicologia.Reflexão Sobre a Punição e Justiça Social no Sistema Penitenciário. 2018. (Encontro).
    5. 53° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Estratégias para o controle da tuberculose na população privada de liberdade. 2017. (Congresso).
    6. 53° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Apresentação dos trabalhos premiados - Prêmio Jovem Pesquisador 2017. 2017. (Congresso).
    7. IV Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados.Avaliador de Apresentação Oral. 2017. (Simpósio).
    8. V Congresso do Centro Oeste em Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas. Leptospirose: diagnóstico clínico e laboratorial. 2017. (Congresso).
    9. VII Semana Acadêmica Integrada de Ciências Biológicas, Ambientais e Biotecnológicas.Epidemiologia e Doenças Infecciosas. 2017. (Encontro).
    10. 12° Congresso Científico Internacional Brasil/Itália - OMNIA. Tuberculose nos presídios. 2016. (Congresso).
    11. I Encontro Sul-Mato-Grossense de Farmacêuticos - Novos Rumos da Vigiilância aos Cuidados Farmacêuticos.Emergência do vírus Zika no Brasil. 2016. (Encontro).
    12. II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde. Doenças Transmitidas pelo Fedes Aegypti. 2016. (Congresso).
    13. I Workshop da Rede Sul de Micobactérias.Tuberculose em Populações Vulneráveis: Como Estão as Pesquisas no Sul do Brasil?. 2016. (Outra).
    14. Primeiro Encontro de Saúde do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.Cenário Nacional da Tuberculose e o projeto Tb Reach. 2016. (Encontro).
    15. VI Mostra de Pós-Graduação de Iniciação Científica, VIII Salão de Pesquisa Docente, VI Mostra de Pós-Graduação, com o tema: CIÊNCIA ALIMENTANDO A VIDA.Zika: Modelo de Pesquisa no Brasil. 2016. (Encontro).
    16. X Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências Médicas. 2016. (Encontro).
    17. 14° Encontro de Iniciação científica e 14° Fórum de pesquisa da UNIPAR.Novas amordagens epidemiológicas no controle da Tuberculose. 2015. (Encontro).
    18. 4° Congresso do Centro-Oeste sobre doenças infecciosas emergentes, reergentes e negligenciadas. Avaliador de trabalho científico. 2015. (Congresso).
    19. 4° Congresso do Centro-Oeste sobre doenças infecciosas emergentes, reergentes e negligenciadas. A serviço de quem está a pesquisa no Brasil?. 2015. (Congresso).
    20. 51° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Transmissão da tuberculose em presídios. 2015. (Congresso).
    21. 51° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Estratégia pós 2015 para o controle da Tuberculose. 2015. (Congresso).
    22. 51° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Coordenador do Prêmio Jovem Pesquisador. 2015. (Congresso).
    23. Inflammatory Bowel Disease Research Workshop.Developing IBD Research Goals for Brazil. 2015. (Encontro).
    24. XV Curso Internacional de Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes.Pratical Surveillance: Tuberculosis. 2015. (Simpósio).
    25. IV National Workshop - REDE TB.Recent TB and MDR-TB transmission in Brazil frontiers. 2014. (Outra).
    26. XI Congresso Médico Científico Internacional Brasil/Itália. Tuberculose em população indígena. 2014. (Congresso).
    27. Oficina do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2017.Oficina do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2017 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 2013. (Oficina).
    28. Reciclagem sobre condutas e enfrentamentos de casos de dengue no município de Dourados.Abordagem clínica e manejo de casos de dengue. 2013. (Oficina).
    29. Centro de Referência de Tuberculose e Hanseníase.Manejo Clínico da Tuberculose. 2012. (Outra).
    30. II Fórum Anual de Vigilância em Saúde de Dourados-MS.Aspectos Clínicos da Dengue. 2012. (Oficina).
    31. III Simpósio de neurociências da Grande Dourados.Drogas de Abuso, HIV, Cérrebo e Comportamento. 2012. (Simpósio).
    32. 8 th annual meeting HTAi.Oficina de Monitoramento de Estudos em Avaliação de Tecnologias em Saúde. 2011. (Encontro).
    33. Fórum Regional de Vigilância em Saúde - Vigilância e Prevenção.Conceitos de Vigilância em Saúde no conceito atual. 2011. (Simpósio).
    34. I Congresso Binacional Brasil-Paraguay de Farmácia e Análises Clínicas. Atualização em diagnóstico e tratamento de doenças tropicais: Leptospirose, Dengue, Hepatites e Leishmanioses.. 2011. (Congresso).
    35. Primeira SEmana de recepção aos Calouros.Pesquisa Universitária. 2011. (Oficina).
    36. I Encontro de Pesquisas em Tuberculose na Bahia.Tuberculose em Indígenas. 2010. (Encontro).
    37. X Curso Internacional de Epidemiologia Molecular.Atividades práticas. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. CRODA, J.; LACERDA, M. V. G. ; HUEB, M. ; GOTO, H.. 53° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2017. Congresso
    2. CRODA, J; REIS, M. G. ; COELHO, I. C. B. ; CAVALCANTI, L. P. G.. 51° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2015. Congresso
    3. POMPILIO, M. A. ; OLIVEIRA, S. M. V. L. ; CRODA, J.. XI Congresso Médico Científico Internacional Brasil/Itália. 2014. Congresso
    4. CRODA, J.. 50° Congresso Brasileira da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2014. (Congresso).. . 0.
    5. CRODA, J.; MACIEL, E. L. N. ; OLIVEIRA, S. M. V. L. ; NETTO, A. R. ; KRITSKI, A. L. ; LEMOS, E. F. ; VINCI, A. L. T. ; ALVES, D. ; CARVALHO, I. ; TOZETTI, I. A.. III Workshop Nacional da Rede Brasileira de Tuberculose. 2013. Outro
    6. CUNHA, R. V. ; COSTA, C. H. N. ; CRODA, J.. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2013. Congresso
    7. KONKIEWITZ, E. C. ; CRODA, J.. III Simpósio de Neurociências da Drande Dourados. 2013. Outro
    8. CRODA, J.; PINTO, A. C. A.. Workshop de Novas Tecnologias de Tratamento e Diagnósticos Médicos - WorkMed. 2012. Outro
    9. CRODA, J.; CUNHA, R. V. ; CUNHA, E. A. T. ; MARQUES, M.. I workshop da Rede TB - Mato Grosso do Sul. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (28)
    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Simone Simionatto (21.0)
      1. BARBOSA, MARCELO DOS SANTOS ; LIMA, LETICYA APARECIDA DE ; RIBEIRO, SUZANA MEIRA ; CRODA, JULIO ; QUEIROZ, JÚLIO HENRIQUE FERREIRA DE SÁ ; ORTOLANI, LAIS GONÇALVES ; NEGRÃO, FÁBIO JULIANO ; SOUZA, ELAINE COSTA ; SILVA, KESIA ESTHER DA ; SOUZA, RONALDO OMIZOLO DE ; Simionatto, Simone. Epidemiological study in Brazilian women highlights that syphilis remains a public health problem. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO. v. 63, p. 1/8, issn: 1678-9946, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DA SILVA, KESIA ESTHER ; BAKER, STEPHEN ; CRODA, JULIO ; NGUYEN, TO NGUYEN THI ; BOINETT, CHRISTINE J. ; BARBOSA, LETICIA SPANIVELLO ; TETILA, ANDYANE ; Simionatto, Simone. Risk factors for polymyxin-resistant carbapenemase-producing Enterobacteriaceae in critically patients: An epidemiological and clinical study. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANTIMICROBIAL AGENTS. v. xx, p. 105882, issn: 0924-8579, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. REZENDE, G.R. ; LAGO, B.V. ; PUGA, M.A. ; BANDEIRA, L.M. ; POMPILIO, M.A. ; CASTRO, V.O.L. ; TANAKA, T.S. ; CESAR, G.A. ; OLIVEIRA, S.M.V.L. ; YASSUDA, R.T.S. ; SIMIONATTO, S. ; WEIS, S.M.S. ; BASÍLIO, S.F. ; CRODA, J. ; MOTTA-CASTRO, A. R. C.. Prevalence, incidence and associated factors for HBV infection among male and female prisoners in Central Brazil: a multicenter study. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES. v. 1, p. 1-8, issn: 1201-9712, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. VASCONCELOS, NATHALIE GAEBLER ; QUEIROZ, JÚLIO HENRIQUE FERREIRA DE SÁ ; SILVA, KÉSIA ESTHER DA ; VASCONCELOS, PAULO CÉSAR DE PAULA ; CRODA, JULIO ; Simionatto, Simone. Synergistic effects of Cinnamomum cassia L. essential oil in combination with polymyxin B against carbapenemase-producing Klebsiella pneumoniae and Serratia marcescens. PLoS One. v. 15, p. e0236505, issn: 1932-6203, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. VASCONCELOS, NATHALIE GAEBLER ; SILVA, KÉSIA ESTHER ; CRODA, JÚLIO ; SIMIONATTO, SIMONE. Antibacterial activity of Cinnamomum cassia L. essential oil in a carbapenem- and polymyxin-resistant Klebsiella aerogenes strain. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA. v. 53, p. e20200032, issn: 1678-9849, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. RIBEIRO, ANNY DANYELLY DA COSTA ; DAN, CRISTIANE DE SÁ ; SANTOS, ANDREA DA SILVA ; CRODA, JÚLIO ; SIMIONATTO, SIMONE. Neurosyphilis in Brazilian newborns: a health problem that could be avoided. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO. v. xx, p. xx, issn: 1678-9946, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. VASCONCELOS, NATHALIE GAEBLER ; CRODA, JÚLIO ; SILVA, KÉSIA ESTHER ; MOTTA, MARIA LORENZA LEAL ; MACIEL, WIRLAINE GLAUCE ; LIMIERE, LETÍCIA CRISTINA ; SIMIONATTO, SIMONE. Origanum vulgare L. essential oil inhibits the growth of carbapenem-resistant gram-negative bacteria. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA. v. 52, p. 1-4, issn: 1678-9849, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BENEDETTI, KELLE CRISTHIANE SORIA VIEIRA ; RIBEIRO, ANNY DANYELLY DA COSTA ; QUEIROZ, JÚLIO HENRIQUE FERREIRA DE SÁ ; MELO, AMANDA BARBOSA DIAS ; BATISTA, ROQUE BELTRÃO ; DELGADO, FLAVIA MARIA ; SILVA, KESIA ESTHER DA ; CRODA, JÚLIO ; SIMIONATTO, SIMONE. High Prevalence of Syphilis and Inadequate Prenatal Care in Brazilian Pregnant Women: A Cross-Sectional Study. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. xx, p. xx, issn: 0002-9637, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Vasconcelos, N.G. ; CRODA, JULIO ; SIMIONATTO, S.. Antibacterial Mechanisms of Cinnamon and its Constituents: a Review. MICROBIAL PATHOGENESIS. v. xx, p. xx/xx, issn: 0882-4010, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. BET, GRACIELA MENDONÇA DOS SANTOS ; VIEBRANTZ ENNE SGARBI, RENATA ; YASSUDA, RENATA TERUMI SHIGUEMATSU ; SOUZA, GLEYCE HELLEN DE ALMEIDA DE ; CRODA, JÚLIO ; CORREA, MAÍSA ESTOPA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTÔNIO ; SALES, ROMÁRIO OLIVEIRA DE ; SANTOS, RUTHE ALINE DA SILVA ; COIMBRA MOTTA-CASTRO, ANA RITA ; SIMIONATTO, SIMONE. Treatment Outcomes of Brazilian Inmates with Treponema pallidum and Human Immunodeficiency Virus Infection: A Prospective Cohort Study. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 98, p. 1603/6-1608, issn: 0002-9637, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. DA SILVA, KESIA ESTHER ; MACIEL, WIRLAINE GLAUCE ; Croda, Julio ; CAYÔ, RODRIGO ; RAMOS, ANA CAROLINA ; DE SALES, ROMÁRIO OLIVEIRA ; KURIHARA, MARIANA NERI LUCAS ; VASCONCELOS, NATHALIE GAEBLER ; GALES, ANA CRISTINA ; SIMIONATTO, SIMONE. A high mortality rate associated with multidrug-resistant Acinetobacter baumannii ST79 and ST25 carrying OXA-23 in a Brazilian intensive care unit. PLoS One. v. 13, p. e0209367, issn: 1932-6203, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; CRODA, JULIO ; REZENDE, GRAZIELLI ROCHA DE ; DORISBOR, LUIZ FERNANDO PAIVA ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; CESAR, GABRIELA ALVES ; Teles, Sheila Araújo ; SIMIONATTO, SIMONE ; NOVAIS, ALISSON RICHARD TEIXEIRA ; NEPOMUCENO, BRUNA ; CASTRO, LISIE SOUZA ; LAGO, BARBARA VIEIRA DO ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. Prevalence and Incidence of HCV Infection among Prisoners in Central Brazil. PLoS One. v. 12, p. e0169195, issn: 1932-6203, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. CORREA, MAISA ESTOPA ; FERREIRA DE SÁ QUEIROZ, JÚLIO HENRIQUE ; POMPILIO, MAURÍCIO ANTONIO ; ESTHER DA SILVA, KESIA ; COIMBRA MOTTA DE CASTRO, ANA RITA ; OMIZOLO DE SOUZA, RONALDO ; SIMIONATTO, SIMONE ; MARIA DO VALLE LEONE DE OLIVEIRA, SANDRA ; KO, ALBERT L. ; CRODA, JULIO. High Prevalence of Treponema pallidum Infection in Brazilian Prisoners. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 12, p. xx/xx, issn: 0002-9637, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. DA SILVA, KESIA ESTHER ; VARELLA, THÁIGOR REZEK ; BET, GRACIELA MENDONÇA DOS SANTOS ; CARVALHAES, CECÍLIA GODOY ; CORREA, MAISA ESTOPA ; VASCONCELOS, NATHALIE GAEBLER ; Croda, Julio ; GALES, ANA CRISTINA ; SIMIONATTO, SIMONE. High mortality rate associated with KPC-producing Enterobacter cloacae in a Brazilian hospital. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL. v. X, p. 108-110, issn: 0196-6553, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. MACIEL, WIRLAINE GLAUCE ; DA SILVA, KESIA ESTHER ; Croda, Julio ; CAYÔ, RODRIGO ; RAMOS, ANA CAROLINA ; DE SALES, ROMÁRIO OLIVEIRA ; DE SOUZA, GLEYCE HELLEN DE ALMEIDA ; BORTOLOTTO BAMPI, JOSÉ VICTOR ; LIMIERE, LETICIA CRISTINA ; CASAGRANDE, JUNIOR CÉSAR ; GALES, ANA CRISTINA ; SIMIONATTO, SIMONE. Clonal spread of carbapenem-resistant Acinetobacter baumannii in neonatal intensive care unit. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION. v. xx, p. xx/xx, issn: 0195-6701, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; JUNIOR, ALEXANDRE LARANJEIRA ; DA SILVA, FELLIPE MATOS ; BRANDÃO, LETÍCIA MARQUES ; DOS SANTOS, LUCIANA SQUARIZI ; MARTINS, VANELI SILVA ; SIMIONATTO, SIMONE ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTÔNIO ; URREGO, JULIANA ; KO, ALBERT ICKSANG ; ANDREWS, JASON RANDOLPH ; CRODA, JULIO. Impact of mass-screening on tuberculosis incidence in a prospective cohort of Brazilian prisoners. BMC Infectious Diseases (Online). v. 16, p. 533, issn: 1471-2334, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. DA SILVA, KESIA ESTHER ; SACCHI, FLÁVIA PATUSSI CORREIA ; NEGRÃO, FÁBIO JULIANO ; DA SILVA, ANA CAROLINA RAMOS ; Croda, Julio ; SIMIONATTO, SIMONE ; GALES, ANA CRISTINA ; Croda, Mariana Garcia ; MACIEL, WIRLAINE GLAUCE ; CARVALHAES, CECILIA GODOY ; RODRIGUES-COSTA, FERNANDA. Risk factors for KPC-producing Klebsiella pneumoniae: watch out for surgery.. Journal of Medical Microbiology. v. 65, p. 547-553, issn: 0022-2615, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; Simionatto, Simone ; PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; URREGO, JULIANA ; KO, ALBERT I. ; ANDREWS, JASON R. ; CRODA, JULIO. A Cross-Sectional Survey of HIV Testing and Prevalence in Twelve Brazilian Correctional Facilities. Plos One. v. 10, p. e0139487, issn: 1932-6203, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. DA SILVA, KESIA ESTHER ; CAYÔ, RODRIGO ; CARVALHAES, CECILIA GODOY ; CORREA DE SACCHI, FLÁVIA PATUSSI ; RODRIGUES-COSTA, FERNANDA ; DA SILVA, ANA CAROLINA RAMOS ; CRODA, JÚLIO ; GALES, ANA CRISTINA ; SIMIONATTO, SIMONE. Co-production of KPC-2 and IMP-10 in carbapenem-resistant Serratia marcescens isolated from an outbreak in a Brazilian teaching hospital. Journal of Clinical Microbiology (Print). v. xx, p. JCM.00727-15-2328, issn: 1098-660X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; CAZANTI, RENATO FERNANDO ; OTA, MARCOS MASSAKI ; JUNIOR, ALEXANDRE LARANJEIRA ; BAMPI, JOSÉ VICTOR BORTOLOTTO ; ELIAS, VANESSA PERREIRA FAYAD ; Simionatto, Simone ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTONIO ; DE OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE ; KO, ALBERT I ; ANDREWS, JASON R ; CRODA, JULIO. Active and latent tuberculosis in Brazilian correctional facilities: a cross-sectional study. BMC Infectious Diseases (Online). v. 15, p. 1/8-8, issn: 1471-2334, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. da Silva, K.E. ; Sacchi, F.P.C. ; Croda, J.H.R. ; Negrão, F.J. ; SIMIONATTO, S.. Detecção molecular de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase em um hospital público de Dourados/MS. Em: XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013, Campo Grande. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Ana Rita Coimbra Motta de Castro (10.0)
      1. REZENDE, G.R. ; LAGO, B.V. ; PUGA, M.A. ; BANDEIRA, L.M. ; POMPILIO, M.A. ; CASTRO, V.O.L. ; TANAKA, T.S. ; CESAR, G.A. ; OLIVEIRA, S.M.V.L. ; YASSUDA, R.T.S. ; SIMIONATTO, S. ; WEIS, S.M.S. ; BASÍLIO, S.F. ; CRODA, J. ; MOTTA-CASTRO, A. R. C.. Prevalence, incidence and associated factors for HBV infection among male and female prisoners in Central Brazil: a multicenter study. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES. v. 1, p. 1-8, issn: 1201-9712, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; REZENDE, GRAZIELLI ROCHA DE ; SOARES, LUANA SILVA ; DE CASTRO, VIVIANNE DE OLIVEIRA LANGRAF ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; CESAR, GABRIELA ALVES ; DE OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE ; Teles, Sheila Araújo ; YASSUDA, RENATA TERUMI SHIGUEMATSU ; WEIS-TORRES, SABRINA MOREIRA DOS SANTOS ; BASÍLIO, SARLETE FERREIRA ; CRODA, JULIO ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. Screening for HBV, HCV, HIV and syphilis infections among bacteriologically confirmed tuberculosis prisoners: An urgent action required. PLoS One. v. 14, p. e0221265, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. WEIS-TORRES, SABRINA MOREIRA DOS SANTOS ; FITTS, SONIA MARIA FERNANDES ; CARDOSO, WESLEY MÁRCIO ; HIGA JUNIOR, MINORU GERMAN ; LIMA, LÍVIA ALVES ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; CASTRO, VIVIANNE OLIVEIRA LANDGRAF ; CARNEIRO, FÁTIMA APARECIDA ; IGLECIAS, LUCIANA MARIA MARANGONI ; CESAR, GABRIELA ALVES ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; DE REZENDE, GRAZIELLI ROCHA ; CRODA, JULIO ; DO LAGO, BÁRBARA VIEIRA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. High level of exposure to hepatitis B virus infection in a vulnerable population of a low endemic area: a challenge for vaccination coverage. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES. v. S1201, p. S1201-9712(19)3-29, issn: 1201-9712, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BET, GRACIELA MENDONÇA DOS SANTOS ; VIEBRANTZ ENNE SGARBI, RENATA ; YASSUDA, RENATA TERUMI SHIGUEMATSU ; SOUZA, GLEYCE HELLEN DE ALMEIDA DE ; CRODA, JÚLIO ; CORREA, MAÍSA ESTOPA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTÔNIO ; SALES, ROMÁRIO OLIVEIRA DE ; SANTOS, RUTHE ALINE DA SILVA ; COIMBRA MOTTA-CASTRO, ANA RITA ; SIMIONATTO, SIMONE. Treatment Outcomes of Brazilian Inmates with Treponema pallidum and Human Immunodeficiency Virus Infection: A Prospective Cohort Study. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 98, p. 1603/6-1608, issn: 0002-9637, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; CRODA, JULIO ; REZENDE, GRAZIELLI ROCHA DE ; DORISBOR, LUIZ FERNANDO PAIVA ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; CESAR, GABRIELA ALVES ; Teles, Sheila Araújo ; SIMIONATTO, SIMONE ; NOVAIS, ALISSON RICHARD TEIXEIRA ; NEPOMUCENO, BRUNA ; CASTRO, LISIE SOUZA ; LAGO, BARBARA VIEIRA DO ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. Prevalence and Incidence of HCV Infection among Prisoners in Central Brazil. PLoS One. v. 12, p. e0169195, issn: 1932-6203, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CORREA, MAISA ESTOPA ; FERREIRA DE SÁ QUEIROZ, JÚLIO HENRIQUE ; POMPILIO, MAURÍCIO ANTONIO ; ESTHER DA SILVA, KESIA ; COIMBRA MOTTA DE CASTRO, ANA RITA ; OMIZOLO DE SOUZA, RONALDO ; SIMIONATTO, SIMONE ; MARIA DO VALLE LEONE DE OLIVEIRA, SANDRA ; KO, ALBERT L. ; CRODA, JULIO. High Prevalence of Treponema pallidum Infection in Brazilian Prisoners. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 12, p. xx/xx, issn: 0002-9637, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. IGLECIAS, L. M. M. ; PUGA, M. A. M. ; POMPÍLIO, M. A. ; TELES, S. A. ; CRODA, J. ; LIMA, L. A. ; LAGO, B. V. ; MARTINS, R. M. B. ; MOTTA-CASTRO, A. R. C.. Epidemiological study of hepatitis B virus among prisoners with active tuberculosis in Central Brazil. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease (Online). v. 20, p. 1509-1515, issn: 1027-3719, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; JUNIOR, ALEXANDRE LARANJEIRA ; DA SILVA, FELLIPE MATOS ; BRANDÃO, LETÍCIA MARQUES ; DOS SANTOS, LUCIANA SQUARIZI ; MARTINS, VANELI SILVA ; SIMIONATTO, SIMONE ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTÔNIO ; URREGO, JULIANA ; KO, ALBERT ICKSANG ; ANDREWS, JASON RANDOLPH ; CRODA, JULIO. Impact of mass-screening on tuberculosis incidence in a prospective cohort of Brazilian prisoners. BMC Infectious Diseases (Online). v. 16, p. 533, issn: 1471-2334, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; Simionatto, Simone ; PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; URREGO, JULIANA ; KO, ALBERT I. ; ANDREWS, JASON R. ; CRODA, JULIO. A Cross-Sectional Survey of HIV Testing and Prevalence in Twelve Brazilian Correctional Facilities. Plos One. v. 10, p. e0139487, issn: 1932-6203, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CARBONE, ANDREA DA SILVA SANTOS ; PAIÃO, DAYSE SANCHEZ GUIMARÃES ; SGARBI, RENATA VIEBRANTZ ENNE ; LEMOS, EVERTON FERREIRA ; CAZANTI, RENATO FERNANDO ; OTA, MARCOS MASSAKI ; JUNIOR, ALEXANDRE LARANJEIRA ; BAMPI, JOSÉ VICTOR BORTOLOTTO ; ELIAS, VANESSA PERREIRA FAYAD ; Simionatto, Simone ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; POMPÍLIO, MAURÍCIO ANTONIO ; DE OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE ; KO, ALBERT I ; ANDREWS, JASON R ; CRODA, JULIO. Active and latent tuberculosis in Brazilian correctional facilities: a cross-sectional study. BMC Infectious Diseases (Online). v. 15, p. 1/8-8, issn: 1471-2334, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Afranio Lineu Kritski (5.0)
      1. MARTINEZ, LEONARDO CORDS, OLIVIA HORSBURGH, C ROBERT ANDREWS, JASON R ACUNA-VILLAORDUNA, CARLOS DESAI AHUJA, SHAMA ALTET, NEUS AUGUSTO, ORVALHO BALIASHVILI, DAVIT BASU, SANJAY BECERRA, MERCEDES BONNET, MARYLINE HENRY BOOM, W. The risk of tuberculosis in children after close exposure: a systematic review and individual-participant meta-analysis. LANCET. v. 395, p. 973-984, issn: 0140-6736, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. VIANA MANCUZO, ELIANE ; MARTINS NETTO, EDUARDO ; SULMONETT, NARA ; DE SOUZA VIANA, VANESSA ; CRODA, JÚLIO ; LINEU KRITSKI, AFRANIO ; CARVALHO DE QUEIROZ MELLO, FERNANDA ; DE SOUZA ELIAS NIHUES, SIMONE ; ROSAS SODRE AZEVEDO, KAREN ; SPÍNDOLA DE MIRANDA, SILVANA. Spirometry results after treatment for pulmonary tuberculosis: comparison between patients with and without previous lung disease: a multicenter study.. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online). v. 46, p. e20180198-e20180198, issn: 1806-3756, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. TATARA, MARIANA BENTO ; PERDIGÃO, JOÃO ; VIVEIROS, MIGUEL ; KRITSKI, AFRÂNIO ; ESTHER DA SILVA, KESIA ; CORREIA SACCHI, FLÁVIA PATUSSI ; CAMIOLI DE LIMA, CAMILA ; PEREIRA DOS SANTOS, PAULO CÉSAR ; DE LOURDES DO CARMO GUIMARÃES DINIZ, JACIARA ; ALMEIDA SILVA, PEDRO EDUARDO ; DUARTE, PEDRO GOMES ; QUIRINO GOMES, MÔNICA MARIA ; TOTUMI CUNHA, EUNICE ATSUKO ; LAPA E SILVA, JOSÉ ROBERTO ; PORTUGAL, ISABEL ; Croda, Julio ; ANDRADE, MONICA KRAMER DE N.. Genetic Diversity and Molecular Epidemiology of Mycobacterium tuberculosis in Roraima State, Brazil. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 101, p. 774-779, issn: 0002-9637, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. KRITSKI, AFRANIO ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; GALLIEZ, RAFAEL MELLO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; VILLA, TERESA SCATENA ; RUFFINO NETTO, ANTONIO ; ARAKAKI-SANCHÉZ, DENISE ; Croda, Julio. Tuberculosis: renewed challenge in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 51, p. 2-6, issn: 1678-9849, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. KRITSKI, AFRANIO ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; MELLO, FERNANDA CARVALHO QUEIROZ ; CARVALHO, ANNA CRISTINA CALÇADA ; SILVA, DENISE ROSSATO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA DE ; CRODA, JULIO. The role of the Brazilian Tuberculosis Research Network in national and international efforts to eliminate tuberculosis. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online). v. 44, p. 77-81, issn: 1806-3756, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Maurício Lacerda Nogueira (4.0)
      1. WHITTAKER, CHARLES WATSON, OLIVER J ALVAREZ-MORENO, CARLOS ANGKASEKWINAI, NASIKARN BOONYASIRI, ADHIRATHA CARLOS TRIANA, LUIS CHANDA, DUNCAN CHAROENPONG, LANTHARITA CHAYAKULKEEREE, METHEE COOKE, GRAHAM S Croda, Julio CUCUNUBÁ, ZULMA M DJAAFARA, BIMANDRA A ESTOFOLETE, CASSIA F GRILLET, MARIA-EUGENIA FARIA, NUNO R FIGUEIREDO COSTA, SILVIA FORERO-PEÑA, DAVID A GIBB, DIANA M GORDON, ANTHONY C HAMERS, RAPH L HAMLET, ARRAN IRAWANY, VERA JITMUANG, ANUPOP KEURUEANGKUL, NUKOOL , et al.KIMANI, TERESIA NJOKI LAMPO, MARGARITA LEVIN, ANNA S LOPARDO, GUSTAVO MUSTAFA, RIMA NAYAGAM, SHEVANTHI NGAMPRASERTCHAI, THUNDON NJERI, NG'ANG'A IRENE HANNAH NOGUEIRA, MAURICIO L ORTIZ-PRADO, ESTEBAN PERROUD JR., MAURICIO W PHILLIPS, ANDREW N PROMSIN, PANUWAT QAVI, AMBAR RODGER, ALISON J SABINO, ESTER C SANGKAEW, SORAWAT SARI, DJAYANTI SIRIJATUPHAT, RUJIPAS SPOSITO, ANDREI C SRISANGTHONG, PRATTHANA THOMPSON, HAYLEY A UDWADIA, ZARIR VALDERRAMA-BELTRÁN, SANDRA WINSKILL, PETER GHANI, AZRA C WALKER, PATRICK G T HALLETT, TIMOTHY B ; Understanding the Potential Impact of Different Drug Properties On SARS-CoV-2 Transmission and Disease Burden: A Modelling Analysis. Understanding the Potential Impact of Different Drug Properties On SARS-CoV-2 Transmission and Disease Burden: A Modelling Analysis. CLINICAL INFECTIOUS DISEASES. v. X, p. X, issn: 1058-4838, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DE JESUS, JAQUELINE GOES ; DUTRA, KARINA ROCHA ; SALES, FLAVIA CRISTINA DA SILVA ; CLARO, INGRA MORALES ; TERZIAN, ANA CAROLINA ; CANDIDO, DARLAN DA SILVA ; HILL, SARAH C ; THÉZÉ, JULIEN ; TORRES, CELESTE ; D?AGOSTINI, TATIANA LANG ; FELIX, ALVINA CLARA ; REIS, ANDREIA F NEGRI ; ALCANTARA, LUIZ CARLOS JUNIOR ; DE ABREU, ANDRÉ L ; CRODA, JÚLIO HR ; DE OLIVEIRA, WANDERSON K ; DE FILIPIS, ANA MARIA BISPO ; CAMIS, MARIA DO CARMO RODRIGUES DOS SANTOS ; ROMANO, CAMILA MALTA ; LOMAN, NICK J ; PYBUS, OLIVER G ; SABINO, ESTER CERDEIRA ; NOGUEIRA, MAURICIO L ; FARIA, NUNO RODRIGUES. Genomic detection of a virus lineage replacement event of dengue virus serotype 2 in Brazil, 2019. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. v. 115, p. 1-10, issn: 1678-8060, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL BUSS, LEWIS FLETCHER CANDIDO, DARLAN DA SILVA CARRERA, JEAN-PAUL LI, SABRINA ZAREBSKI, ALEXANDER E. Epidemiological and clinical characteristics of the COVID-19 epidemic in Brazil. Nature Human Behaviour. v. 4, p. 856-865, issn: 2397-3374, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Luiz Carlos Júnior Alcantara (3.0)
      1. GIOVANETTI, MARTA FARIA, NUNO RODRIGUES LOURENÇO, JOSÉ GOES DE JESUS, JAQUELINE XAVIER, JOILSON CLARO, INGRA MORALES KRAEMER, MORITZ U.G. Genomic and Epidemiological Surveillance of Zika Virus in the Amazon Region. Cell Reports. v. 30, p. 2275-2283.e7, issn: 2211-1247, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA GUSMÃO MAIA, ZUINARA ; MOTA PEREIRA, FELICIDADE ; DO CARMO SAID, RODRIGO FABIANO ; FONSECA, VAGNER ; GRÄF, TIAGO ; DE BRUYCKER NOGUEIRA, FERNANDA ; BRANDÃO NARDY, VANESSA ; XAVIER, JOILSON ; LIMA MAIA, MARICELIA ; ABREU, ANDRÉ L. ; CAMPELO DE ALBUQUERQUE, CARLOS F. ; KLEBER OLIVEIRA, WANDERSON ; Croda, Julio ; DE FILIPPIS, ANA MARIA BISPO ; VENANCIO CUNHA, RIVALDO ; LOURENÇO, JOSE ; DE OLIVEIRA, TULIO ; FARIA, NUNO RODRIGUES ; JUNIOR ALCANTARA, LUIZ CARLOS ; GIOVANETTI, MARTA. Return of the founder Chikungunya virus to its place of introduction into Brazil is revealed by genomic characterization of exanthematic disease cases. Emerging Microbes & Infections. v. 9, p. 53-57, issn: 2222-1751, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GOES DE JESUS, JAQUELINE GRÄF, TIAGO GIOVANETTI, MARTA MARES-GUIA, MARIA ANGÉLICA XAVIER, JOILSON LIMA MAIA, MARICELIA FONSECA, VAGNER FABRI, ALLISON DOS SANTOS, ROBERTO FONSECA MOTA PEREIRA, FELICIDADE FERRAZ OLIVEIRA SANTOS, LEANDRO REBOREDO DE OLIVEIRA DA SILVA, LUCIANA PEREIRA GUSMÃO MAIA, ZUINARA GOMES CERQUEIRA, JANANCI XAVIER THÈZE, JULIEN ABADE, LEANDRO CORDEIRO, MIRZA DE CARVALHO SANTANA TORQUATO, SINTIA SACRAMENTO CERQUEIRA SANTANA, ELOISA BAHIA DE JESUS SILVA, NEUZA SANTOS DOURADO, ROSEMARY SARMENTO OITIÇICA ALVES, ADEMILSON BRÁS DO SOCORRO GUEDES, ADEILDE DA SILVA FILHO, PEDRO MACEDO RODRIGUES FARIA, NUNO , et al.DE ALBUQUERQUE, CARLOS F. Yellow fever transmission in non-human primates, Bahia, Northeastern Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases. v. 14, p. e0008405, issn: 1935-2735, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Sheila Araujo Teles (3.0)
      1. PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; REZENDE, GRAZIELLI ROCHA DE ; SOARES, LUANA SILVA ; DE CASTRO, VIVIANNE DE OLIVEIRA LANGRAF ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; CESAR, GABRIELA ALVES ; DE OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE ; Teles, Sheila Araújo ; YASSUDA, RENATA TERUMI SHIGUEMATSU ; WEIS-TORRES, SABRINA MOREIRA DOS SANTOS ; BASÍLIO, SARLETE FERREIRA ; CRODA, JULIO ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. Screening for HBV, HCV, HIV and syphilis infections among bacteriologically confirmed tuberculosis prisoners: An urgent action required. PLoS One. v. 14, p. e0221265, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PUGA, MARCO ANTONIO MOREIRA ; BANDEIRA, LARISSA MELO ; POMPILIO, MAURICIO ANTONIO ; CRODA, JULIO ; REZENDE, GRAZIELLI ROCHA DE ; DORISBOR, LUIZ FERNANDO PAIVA ; TANAKA, TAYANA SERPA ORTIZ ; CESAR, GABRIELA ALVES ; Teles, Sheila Araújo ; SIMIONATTO, SIMONE ; NOVAIS, ALISSON RICHARD TEIXEIRA ; NEPOMUCENO, BRUNA ; CASTRO, LISIE SOUZA ; LAGO, BARBARA VIEIRA DO ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA. Prevalence and Incidence of HCV Infection among Prisoners in Central Brazil. PLoS One. v. 12, p. e0169195, issn: 1932-6203, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. IGLECIAS, L. M. M. ; PUGA, M. A. M. ; POMPÍLIO, M. A. ; TELES, S. A. ; CRODA, J. ; LIMA, L. A. ; LAGO, B. V. ; MARTINS, R. M. B. ; MOTTA-CASTRO, A. R. C.. Epidemiological study of hepatitis B virus among prisoners with active tuberculosis in Central Brazil. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease (Online). v. 20, p. 1509-1515, issn: 1027-3719, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Fernanda Carvalho de Queiroz Mello (3.0)
      1. VIANA MANCUZO, ELIANE ; MARTINS NETTO, EDUARDO ; SULMONETT, NARA ; DE SOUZA VIANA, VANESSA ; CRODA, JÚLIO ; LINEU KRITSKI, AFRANIO ; CARVALHO DE QUEIROZ MELLO, FERNANDA ; DE SOUZA ELIAS NIHUES, SIMONE ; ROSAS SODRE AZEVEDO, KAREN ; SPÍNDOLA DE MIRANDA, SILVANA. Spirometry results after treatment for pulmonary tuberculosis: comparison between patients with and without previous lung disease: a multicenter study.. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online). v. 46, p. e20180198-e20180198, issn: 1806-3756, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIRANDA, SILVANA SPINDOLA DE ALMEIDA, ISABELA NEVES DE MANSUR, MARIA DE FÁTIMA FILARDI OLIVEIRA FIGUEREDO, LIDA JOUCA DE ASSIS CARVALHO, WÂNIA DA SILVA HADAAD, JOÃO PAULO AMARAL DINIZ, JACIARA DE LOURDES DO CARMO GUIMARÃES GROLL, ANDREA VON SILVA, PEDRO ALMEIDA DA LOPES, MARIA LUIZA SANTOS, MARCELO CORDEIRO DOS BRITO, ALEXANDRA MELLO, FERNANDA CARVALHO DE QUEIROZ MALAQUIAS, THIAGO DA SILVA SANTOS CRODA, JULIO PINHATA, JULIANA MAIRA WATANABE OLIVEIRA, ROSÂNGELA SIQUEIRA DE CHIMARA, ERICA ROSSETTI, Maria Lúcia HALON, MARIA LAURA LOURENÇO, MARIA CRISTINA MEDEIROS, REGINALDA FERREIRA DE MELO MONTES, FÁTIMA CRISTINA ONOFRE FANDINHO MACHADO, DIANA VIVEIROS, MIGUEL , et al.KRITSKI, AFRÂNIO LINEU ; Detection of Drug Resistant Mycobacterium Tuberculosis Strains Using Kit SIRE Nitratase®: a Multicenter Study. Detection of Drug Resistant Mycobacterium Tuberculosis Strains Using Kit SIRE Nitratase®: a Multicenter Study. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE). v. 63, p. e20190179, issn: 1678-4324, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. KRITSKI, AFRANIO ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; MELLO, FERNANDA CARVALHO QUEIROZ ; CARVALHO, ANNA CRISTINA CALÇADA ; SILVA, DENISE ROSSATO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA DE ; CRODA, JULIO. The role of the Brazilian Tuberculosis Research Network in national and international efforts to eliminate tuberculosis. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Online). v. 44, p. 77-81, issn: 1806-3756, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda (2.0)
      1. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRODA, JULIO ; OLIVEIRA, WANDERSON KLEBER DE ; FRUTUOSO, RODRIGO LINS ; MANDETTA, LUIZ HENRIQUE ; BAIA-DA-SILVA, DJANE CLARYS ; BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO ; MONTEIRO, Wuelton Marcelo ; Lacerda, Marcus Vinícius Guimarães. COVID-19 in Brazil: advantages of a socialized unified health system and preparation to contain cases. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA. v. 53, p. 1-4, issn: 1678-9849, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Vitor Heloiz Nascimento (2.0)
      1. DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL BUSS, LEWIS FLETCHER CANDIDO, DARLAN DA SILVA CARRERA, JEAN-PAUL LI, SABRINA ZAREBSKI, ALEXANDER E. Epidemiological and clinical characteristics of the COVID-19 epidemic in Brazil. Nature Human Behaviour. v. 4, p. 856-865, issn: 2397-3374, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PRETE, CARLOS A ; BUSS, LEWIS ; DIGHE, AMY ; PORTO, VICTOR BERTOLLO ; DA SILVA CANDIDO, DARLAN ; GHILARDI, FÁBIO ; PYBUS, OLIVER G ; DE OLIVEIRA, WANDERSON K ; CRODA, JÚLIO H R ; SABINO, ESTER C ; FARIA, NUNO RODRIGUES ; DONNELLY, CHRISTL A ; NASCIMENTO, VÍTOR H. Serial Interval Distribution of SARS-CoV-2 Infection in Brazil. JOURNAL OF TRAVEL MEDICINE. v. 2020, p. 1-3, issn: 1195-1982, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Ethel Leonor Noia Maciel (2.0)
      1. KRITSKI, AFRANIO ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; GALLIEZ, RAFAEL MELLO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; VILLA, TERESA SCATENA ; RUFFINO NETTO, ANTONIO ; ARAKAKI-SANCHÉZ, DENISE ; Croda, Julio. Tuberculosis: renewed challenge in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 51, p. 2-6, issn: 1678-9849, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Pedro Eduardo Almeida da Silva (2.0)
      1. MIRANDA, SILVANA SPINDOLA DE ALMEIDA, ISABELA NEVES DE MANSUR, MARIA DE FÁTIMA FILARDI OLIVEIRA FIGUEREDO, LIDA JOUCA DE ASSIS CARVALHO, WÂNIA DA SILVA HADAAD, JOÃO PAULO AMARAL DINIZ, JACIARA DE LOURDES DO CARMO GUIMARÃES GROLL, ANDREA VON SILVA, PEDRO ALMEIDA DA LOPES, MARIA LUIZA SANTOS, MARCELO CORDEIRO DOS BRITO, ALEXANDRA MELLO, FERNANDA CARVALHO DE QUEIROZ MALAQUIAS, THIAGO DA SILVA SANTOS CRODA, JULIO PINHATA, JULIANA MAIRA WATANABE OLIVEIRA, ROSÂNGELA SIQUEIRA DE CHIMARA, ERICA ROSSETTI, Maria Lúcia HALON, MARIA LAURA LOURENÇO, MARIA CRISTINA MEDEIROS, REGINALDA FERREIRA DE MELO MONTES, FÁTIMA CRISTINA ONOFRE FANDINHO MACHADO, DIANA VIVEIROS, MIGUEL , et al.KRITSKI, AFRÂNIO LINEU ; Detection of Drug Resistant Mycobacterium Tuberculosis Strains Using Kit SIRE Nitratase®: a Multicenter Study. Detection of Drug Resistant Mycobacterium Tuberculosis Strains Using Kit SIRE Nitratase®: a Multicenter Study. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE). v. 63, p. e20190179, issn: 1678-4324, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TATARA, MARIANA BENTO ; PERDIGÃO, JOÃO ; VIVEIROS, MIGUEL ; KRITSKI, AFRÂNIO ; ESTHER DA SILVA, KESIA ; CORREIA SACCHI, FLÁVIA PATUSSI ; CAMIOLI DE LIMA, CAMILA ; PEREIRA DOS SANTOS, PAULO CÉSAR ; DE LOURDES DO CARMO GUIMARÃES DINIZ, JACIARA ; ALMEIDA SILVA, PEDRO EDUARDO ; DUARTE, PEDRO GOMES ; QUIRINO GOMES, MÔNICA MARIA ; TOTUMI CUNHA, EUNICE ATSUKO ; LAPA E SILVA, JOSÉ ROBERTO ; PORTUGAL, ISABEL ; Croda, Julio ; ANDRADE, MONICA KRAMER DE N.. Genetic Diversity and Molecular Epidemiology of Mycobacterium tuberculosis in Roraima State, Brazil. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 101, p. 774-779, issn: 0002-9637, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Gabriel da Luz Wallau (2.0)
      1. RESENDE, PAOLA CRISTINA DELATORRE, EDSON Gräf, Tiago MIR, DAIANA MOTTA, FERNANDO COUTO APPOLINARIO, LUCIANA REIS PAIXÃO, ANNA CAROLINA DIAS DA MENDONÇA, ANA CAROLINA DA FONSECA OGRZEWALSKA, MARIA CAETANO, BRAULIA WALLAU, GABRIEL LUZ DOCENA, CÁSSIA SANTOS, MIRLEIDE CORDEIRO DOS DE ALMEIDA FERREIRA, JESSYLENE SOUSA JUNIOR, EDIVALDO COSTA SILVA, SANDRO PATROCA DA FERNANDES, SANDRA BIANCHINI VIANNA, LUCAS ALVES SOUZA, LARISSA DA COSTA FERRO, JEAN F. Evolutionary Dynamics and Dissemination Pattern of the SARS-CoV-2 Lineage B.1.1.33 During the Early Pandemic Phase in Brazil. Frontiers in Microbiology. v. 11, p. online-first, issn: 1664-302X, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GIOVANETTI, MARTA FARIA, NUNO RODRIGUES LOURENÇO, JOSÉ GOES DE JESUS, JAQUELINE XAVIER, JOILSON CLARO, INGRA MORALES KRAEMER, MORITZ U.G. Genomic and Epidemiological Surveillance of Zika Virus in the Amazon Region. Cell Reports. v. 30, p. 2275-2283.e7, issn: 2211-1247, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Wuelton Marcelo Monteiro (2.0)
      1. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CRODA, JULIO ; OLIVEIRA, WANDERSON KLEBER DE ; FRUTUOSO, RODRIGO LINS ; MANDETTA, LUIZ HENRIQUE ; BAIA-DA-SILVA, DJANE CLARYS ; BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO ; MONTEIRO, Wuelton Marcelo ; Lacerda, Marcus Vinícius Guimarães. COVID-19 in Brazil: advantages of a socialized unified health system and preparation to contain cases. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA. v. 53, p. 1-4, issn: 1678-9849, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Carla Pagliari (2.0)
      1. DUARTE-NETO, AMARO NUNES ; CRODA, JULIO ; Pagliari, Carla ; SORIANO, FRANCISCO GARCIA ; NICODEMO, ANTONIO CARLOS ; DUARTE, Maria Irma Seixas. Severe Leptospirosis Features in the Spleen Indicate Cellular Immunosuppression Similar to That Found in Septic Shock. Frontiers in Immunology. v. 10, p. 920, issn: 1664-3224, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Pagliari, Carla ; Pereira, Naiura Vieira ; Kanashiro, Luciane ; Stegun, Felipe Weisshaupt ; Croda, Julio ; Duarte, Maria Irma Seixas ; Sotto, Mirian Nacagami. Characterization of cytotoxic immune response in skin and mucosal lesions of paracoccidioidomycosis. Journal of Cutaneous Pathology. v. 37, p. 565-570, issn: 0303-6987, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Valeria Cavalcanti Rolla (2.0)
      1. DIAS DE OLIVEIRA, ROBERTO ; DA SILVA SANTOS, ANDREA ; REIS, CASSIA BARBOSA ; DE CÁSSIA LEITE, ALESSANDRA ; CORREIA SACCHI, FLÁVIA PATUSSI ; ARAUJO, RAFAELE PIVETTA ; DOS SANTOS, PAULO PEREIRA ; ROLLA, VALERIA CAVALCANTI ; MARTINEZ, LEONARDO ; ANDREWS, JASON ; CRODA, JULIO. Primary Prophylaxis to Prevent Tuberculosis Infection in Prison Inmates: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 2, p. 10.4269/ajtmh.2, issn: 0002-9637, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. VAN DER HEIJDEN, YURI F. ; ABDULLAH, FAREED ; ANDRADE, BRUNO B. ; ANDREWS, JASON R. ; CHRISTOPHER, DEVASAHAYAM J. ; CRODA, JULIO ; EWING, HEATHER ; HAAS, DAVID W. ; HATHERILL, MARK ; HORSBURGH, C. ROBERT ; MAVE, VIDYA ; NAKAYA, HELDER I. ; ROLLA, VALERIA ; SRINIVASAN, SUDHA ; SUGIYONO, RETNA INDAH ; UGARTE-GIL, CESAR ; Hamilton, Carol. Building capacity for advances in tuberculosis research; proceedings of the third RePORT international meeting. TUBERCULOSIS. v. 113, p. 153-162, issn: 1472-9792, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Anamaria Mello Miranda Paniago (2.0)
      1. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DRUZIAN, ANGELITA F. ; SOUZA, ALBERT S. DE ; CAMPOS, DIOGO N. DE ; CRODA, JULIO ; HIGA, MINORU G. ; DORVAL, MARIA ELIZABETH C. ; POMPILIO, MAURICIO A. ; OLIVEIRA, POLLIANA A. DE ; PANIAGO, ANAMARIA M. M.. Risk Factors for Death from Visceral Leishmaniasis in an Urban Area of Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 9, p. e0003982, issn: 1935-2735, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro (1.0)
      1. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Anete Trajman (1.0)
      1. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (1.0)
      1. GIOVANETTI, MARTA FARIA, NUNO RODRIGUES LOURENÇO, JOSÉ GOES DE JESUS, JAQUELINE XAVIER, JOILSON CLARO, INGRA MORALES KRAEMER, MORITZ U.G. Genomic and Epidemiological Surveillance of Zika Virus in the Amazon Region. Cell Reports. v. 30, p. 2275-2283.e7, issn: 2211-1247, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Luis Felipe Ribeiro Pinto (1.0)
      1. TORRES, DANIELLE DE ARAUJO ; RIBEIRO, LUCIANA DO CARMO BUENO ; RIELLO, ANNA PATRÍCIA DE FREITAS LINHARES ; HOROVITZ, DAFNE DAIN GANDELMAN ; PINTO, LUIS FELIPE RIBEIRO ; Croda, Julio. Reinfection of COVID-19 after 3 months with a distinct and more aggressive clinical presentation: case report. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY. v. 2020, p. jmv.26637, issn: 0146-6615, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Jose Roberto Lapa e Silva (1.0)
      1. TATARA, MARIANA BENTO ; PERDIGÃO, JOÃO ; VIVEIROS, MIGUEL ; KRITSKI, AFRÂNIO ; ESTHER DA SILVA, KESIA ; CORREIA SACCHI, FLÁVIA PATUSSI ; CAMIOLI DE LIMA, CAMILA ; PEREIRA DOS SANTOS, PAULO CÉSAR ; DE LOURDES DO CARMO GUIMARÃES DINIZ, JACIARA ; ALMEIDA SILVA, PEDRO EDUARDO ; DUARTE, PEDRO GOMES ; QUIRINO GOMES, MÔNICA MARIA ; TOTUMI CUNHA, EUNICE ATSUKO ; LAPA E SILVA, JOSÉ ROBERTO ; PORTUGAL, ISABEL ; Croda, Julio ; ANDRADE, MONICA KRAMER DE N.. Genetic Diversity and Molecular Epidemiology of Mycobacterium tuberculosis in Roraima State, Brazil. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. v. 101, p. 774-779, issn: 0002-9637, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Bruno de Bezerril Andrade (1.0)
      1. VAN DER HEIJDEN, YURI F. ; ABDULLAH, FAREED ; ANDRADE, BRUNO B. ; ANDREWS, JASON R. ; CHRISTOPHER, DEVASAHAYAM J. ; CRODA, JULIO ; EWING, HEATHER ; HAAS, DAVID W. ; HATHERILL, MARK ; HORSBURGH, C. ROBERT ; MAVE, VIDYA ; NAKAYA, HELDER I. ; ROLLA, VALERIA ; SRINIVASAN, SUDHA ; SUGIYONO, RETNA INDAH ; UGARTE-GIL, CESAR ; Hamilton, Carol. Building capacity for advances in tuberculosis research; proceedings of the third RePORT international meeting. TUBERCULOSIS. v. 113, p. 153-162, issn: 1472-9792, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Antonio Guilherme Fonseca Pacheco (1.0)
      1. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Cor Jesus Fernandes Fontes (1.0)
      1. BORBA, MAYLA GABRIELA SILVA VAL, FERNANDO FONSECA ALMEIDA SAMPAIO, VANDERSON SOUZA ALEXANDRE, MARCIA ALMEIDA ARAÚJO MELO, GISELY CARDOSO BRITO, MARCELO MOURÃO, MARIA PAULA GOMES BRITO-SOUSA, JOSÉ DIEGO BAÍA-DA-SILVA, DJANE GUERRA, MARCUS VINITIUS FARIAS HAJJAR, LUDHMILA ABRAHÃO PINTO, ROSEMARY COSTA BALIEIRO, ANTONIO ALCIRLEY SILVA PACHECO, ANTÔNIO GUILHERME FONSECA SANTOS, JAMES DEAN OLIVEIRA NAVECA, FELIPE GOMES XAVIER, MARIANA SIMÃO SIQUEIRA, ANDRÉ MACHADO SCHWARZBOLD, ALEXANDRE CRODA, JÚLIO NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA BASSAT, QUIQUE Fontes, Cor Jesus ALBUQUERQUE, BERNARDINO CLÁUDIO , et al.DANIEL-RIBEIRO, CLÁUDIO-TADEU MONTEIRO, WUELTON MARCELO LACERDA, MARCUS VINÍCIUS GUIMARÃES ; Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection. Effect of High vs Low Doses of Chloroquine Diphosphate as Adjunctive Therapy for Patients Hospitalized With Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open. v. 3, p. e208857, issn: 2574-3805, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Reinaldo Souza dos Santos (1.0)
      1. HEINRICH, MELISSA M. ; ZEMBRZUSKI, VERÔNICA M. ; OTA, MARCOS M. ; SACCHI, FLAVIA P. ; TEIXEIRA, RAQUEL L.F. ; CABELLO ACERO, PEDRO H. ; CUNHA, GERALDO MARCELO ; SOUZA-SANTOS, REINALDO ; Croda, Julio ; BASTA, PAULO C.. Factors associated with anti-TB drug-induced hepatotoxicity and genetic polymorphisms in indigenous and non-indigenous populations in Brazil. Tuberculosis (Edinburgh). v. 101, p. 15-24, issn: 1472-9792, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Nelson da Cruz Gouveia (1.0)
      1. DE SOUZA, WILLIAM MARCIEL BUSS, LEWIS FLETCHER CANDIDO, DARLAN DA SILVA CARRERA, JEAN-PAUL LI, SABRINA ZAREBSKI, ALEXANDER E. Epidemiological and clinical characteristics of the COVID-19 epidemic in Brazil. Nature Human Behaviour. v. 4, p. 856-865, issn: 2397-3374, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Gonzalo José Bello Bentancor (1.0)
      1. RESENDE, PAOLA CRISTINA DELATORRE, EDSON Gräf, Tiago MIR, DAIANA MOTTA, FERNANDO COUTO APPOLINARIO, LUCIANA REIS PAIXÃO, ANNA CAROLINA DIAS DA MENDONÇA, ANA CAROLINA DA FONSECA OGRZEWALSKA, MARIA CAETANO, BRAULIA WALLAU, GABRIEL LUZ DOCENA, CÁSSIA SANTOS, MIRLEIDE CORDEIRO DOS DE ALMEIDA FERREIRA, JESSYLENE SOUSA JUNIOR, EDIVALDO COSTA SILVA, SANDRO PATROCA DA FERNANDES, SANDRA BIANCHINI VIANNA, LUCAS ALVES SOUZA, LARISSA DA COSTA FERRO, JEAN F. Evolutionary Dynamics and Dissemination Pattern of the SARS-CoV-2 Lineage B.1.1.33 During the Early Pandemic Phase in Brazil. Frontiers in Microbiology. v. 11, p. online-first, issn: 1664-302X, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Julio Henrique Rosa Croda ⇔ Fredi Alexander Diaz Quijano (1.0)
      1. DIAZ'QUIJANO, FREDI A. ; DA SILVA, JOSÉ M.N. ; GANEM, FABIANA ; OLIVEIRA, SILVANO ; VESGA'VARELA, ANDREA L. ; Croda, Julio. A model to predict SARS-CoV-2 infection based on the first three-month surveillance data in Brazil. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH. v. 25, p. tmi.13476, issn: 1360-2276, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:23