Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ethel Leonor Noia Maciel

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University (2008). Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da CAPES (triênio 2007-2009 e 2010-2012). Entre 1995 e 2008 coordenou o Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário da UFES ligado ao Núcleo de Doenças Infecciosas. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFES. Entre 2009 e 2018 foi Membro da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO. Foi Presidente do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. É Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia. É Presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Co-Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na UFES. Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no período de 2013 a 2020. Reitora eleita para o quadriênio 2020-2024 na Ufes, mas não nomeada pelo presidente. Membro do Grupo Técnico Assessor de Tuberculose no Ministério da Saúde. Membro do Grupo Técnico Assessor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Tuberculose. Membro do Grupo assessor para eliminação da tuberculose nas Américas da OPAS/PAHO. Representa o Brasil na Rede Governamental de Pesquisa em Tuberculose dos países do BRICS. Integra o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Desenvolve suas atividades no Campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos epidemiológicos, epidemiologia de doenças infecciosas, análise de controle de epidemias (COVID-19, Zika vírus, febre amarela) e em especial- o estudo da Tuberculose. Desenvolve atividades de divulgação da ciência sendo atualmente colunista do jornal A Gazeta e comentarista da CBN Vitoria. É atuante na causa das Mulheres na Ciência. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3761398932271892 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Marechal Campos, 1468 Maruipe 29040-091 - Vitoria, ES - Brasil Telefone: (27) 33357281 Fax: (27) 33357280 URL da Homepage: https://www.prppg.ufes.br/ppgasc/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (27)
    1. 2021-Atual. Eficacia do VDOT na adesao ao tratamento de curta duracao (3HP) para a tuberculose latente em migrantes em Manaus (AM)
      Descrição: A estratégia para acabar com a epidemia global de Tuberculose alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelece metas ambiciosas como a redução da incidência e mortalidade em 80% e 90%, respectivamente, e concentração nas populações de alta prioridade como migrantes e refugiados, entre outros. É notória as dificuldades para acompanhamento de tratamento de migrantes em trânsito ou em processo de interiorização. A situação agrava-se pela pandemia da COVID-19 que demanda distanciamento social para a sua proteção e dos profissionais de saúde. No contexto da Pandemia da COVID-19, foi desenvolvido o Sistema de Telemonitoramento por Vídeo do Tratamento da Tuberculose ? VDOT, que busca monitorar as pessoas que estão em tratamento diretamente observado para tuberculose. Pretende-se instituir a terapêutica profilática reduzida entre migrantes com TB latente; comparar a eficácia do VDOT na adesão ao tratamento da TB latente em migrantes internacionais em relação ao Tratamento Autoadministrado ou DOT convencional, e, avaliar a satisfação do migrante internacional segundo a modalidade de tratamento em que esteve submetido e ainda eficácia das modalidades no monitoramento dos efeitos colaterais. Trata-se de um estudo pragmático, pautado na ciência da implementação, cujo escopo se dá pela sistemática na abordagem dos problemas de pesquisa, testagem de intervenções e avaliação do real impacto de programas para contribuir com a prática em saúde que será desenvolvido, com migrantes internacionais, na cidade de Manaus. Os resultados do estudo terão o potencial de estabelecer subsídios para a discussão de políticas, abordagens, prestação de serviços e modelos de atenção centrados na saúde dos migrantes com infecção latente da tuberculose, propondo estratégias para a prestação do cuidado e formulação de políticas para o enfrentamento da tuberculose no Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / PINHEIRO, JAIR DOS SANTOS - Integrante / Sonia vivian de Jezus - Integrante / Vania Maria Silva Araujo - Integrante / Ricardo Alexandre Arcêncio - Integrante / Geisy Sulamita Barroso Rodriguez - Integrante / Valdes Roberto Bollela - Integrante / Luana Michelly Aparecida da Costa - Integrante / Luiz Ricardo Albano dos Santos - Integrante. Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
      Descrição: A estratégia para acabar com a epidemia global de Tuberculose alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelece metas ambiciosas como a redução da incidência e mortalidade em 80% e 90%, respectivamente, e concentração nas populações de alta prioridade como migrantes e refugiados, entre outros. É notória as dificuldades para acompanhamento de tratamento de migrantes em trânsito ou em processo de interiorização. A situação agrava-se pela pandemia da COVID-19 que demanda distanciamento social para a sua proteção e dos profissionais de saúde. No contexto da Pandemia da COVID-19, foi desenvolvido o Sistema de Telemonitoramento por Vídeo do Tratamento da Tuberculose ? VDOT, que busca monitorar as pessoas que estão em tratamento diretamente observado para tuberculose. Pretende-se instituir a terapêutica profilática reduzida entre migrantes com TB latente; comparar a eficácia do VDOT na adesão ao tratamento da TB latente em migrantes internacionais em relação ao Tratamento Autoadministrado ou DOT convencional, e, avaliar a satisfação do migrante internacional segundo a modalidade de tratamento em que esteve submetido e ainda eficácia das modalidades no monitoramento dos efeitos colaterais. Trata-se de um estudo pragmático, pautado na ciência da implementação, cujo escopo se dá pela sistemática na abordagem dos problemas de pesquisa, testagem de intervenções e avaliação do real impacto de programas para contribuir com a prática em saúde que será desenvolvido, com migrantes internacionais, na cidade de Manaus. Os resultados do estudo terão o potencial de estabelecer subsídios para a discussão de políticas, abordagens, prestação de serviços e modelos de atenção centrados na saúde dos migrantes com infecção latente da tuberculose, propondo estratégias para a prestação do cuidado e formulação de políticas para o enfrentamento da tuberculose no Brasil. Financiamento: OPAS - 30 mil dolar. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Alexandre Arcêncio - Integrante / Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Valdes Roberto Bollela - Integrante / Sonia Vivian de Jezus - Integrante / Vania Maria Silva Araujo - Integrante / Luiz Ricardo Albano dos Santos - Integrante / Luana Michelly Aparecida da Costa - Integrante / Jair dos Santos - Integrante / Geisy Sulamita Barroso Rodriguez - Integrante. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Alexandre Arcencio.
    2. 2021-Atual. Isolamento social avaliado por matriz de interacao social, infeccao e adoecimento pelo SARS-CoV-2
      Descrição: As modelagens matemáticas, neste contexto, apresentam tendências e cenários de transmissão do vírus utilizando dados das testagens, notificações dos infectados, hospitalizados e mortos, além de estudos de proxy (tamanho da família, estatísticas de transporte, distribuição do local de trabalho, etc.) para definirem a estrutura dos contatos. Logo, a estimativa direta das taxas de interação social complementa a parametrização dos modelos matemáticos ao indicar o número de contatos; a frequência, intensidade e localização desses contatos; a distribuição por local (residência, escola, trabalho, viagem, lazer e outros); padrões de contatos relacionados à idade, entre outros. No entanto, não dispomos destes modelos no Brasil e, atualmente, imputamos no modelo uma matriz de iteração de país europeu, o que pode influenciar também nessa parametrização, necessitando, portanto, de modelos mais próximos da nossa realidade (MOSSONG J et al., 2008). Um distanciamento social forte, porém, temporário pode levar ao ressurgimento de picos subsequentes com grande número de infectados e, mesmo no caso de eliminação aparente, o ressurgimento do contágio pode ser possível até 2024 se não tivermos uma vacina segura e eficaz (KISSLER ST et al., 2020). Assim, diante da emergência de saúde pública internacional imposta pelo SARS-CoV-2, inexistência de medidas terapêuticas e profiláticas, e pela possibilidade de ondas epidêmicas após o período inicial, é urgente e necessário o desenvolvimento de estudos que avaliem o período pandêmico inicial e suas ondas subsequentes, até o período pós-pandêmico. Destaca-se assim a necessidade de estudos que avaliem a efetividade das medidas não farmacológicas como o isolamento e distanciamento social, interações sociais nos períodos pandêmicos e pós-pandêmicos, testagem de indivíduos e medidas de quarentena, além da adesão destas medidas pela população ao longo do tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Anne C B Cerqueira - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Paula de Souza Silva Freitas - Integrante / DO PRADO, THIAGO NASCIMENTO - Integrante / Eliana Zandonade - Integrante / NEGRI, LETICYA DOS SANTOS ALMEIDA - Integrante / MOCELIN, HELAINE JACINTA SALVADOR - Integrante / CAROLINE GAVA ALVES - Integrante / adriana ilha da silva - Integrante / Etereldes Gonçalves Júnior - Integrante / Fabiano Petroneto - Integrante / Pablo Lira - Integrante / Pablo Medeiros Jabor - Integrante / Keila Cristina Mascarello - Integrante / Déborah Provetti Scardini Nacari - Integrante / Weslley Vitor - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    3. 2021-Atual. EDUCACAO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO ESPIRITO SANTO
      Descrição: NO CONTEXTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO DA PANDEMIA E DAS DIFICULDADES ESCOLARES NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, ESTE PROJETO OBJETIVA INVESTIGAR OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. PARA TANTO, A PESQUISA IRÁ ANALISAR OS DADOS POPULACIONAIS E SOCIOECONÔMICOS LANÇADOS NO PAINEL COVID-ES, NO QUE SE REFERE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, BEM COMO VERIFICAR A SITUAÇÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DIANTE DA INTERRUPÇÃO DAS AULAS E DO ISOLAMENTO SOCIAL. ALÉM DISSO, SERÃO INVESTIGADAS AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, DURANTE O ENSINO REMOTO, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A BASE TEÓRICA DA PESQUISA SERÁ BASEADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SAVIANI. EM RELAÇÃO OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BASEADA NA ANALISE DOCUMENTAL DE LEGISLAÇÕES, MANUAIS E ORIENTAÇÕES. ALÉM DESTES, TEREMOS A COLETA DE INFORMAÇÕES DE JORNAIS CIRCULANTES (PAPEL E WEB), BLOGS DE COMENTARISTAS E DADOS ESTATÍSTICOS VEICULADOS EM DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO. COM ISSO, ESPERA-SE ORGANIZAR E DISPONIBILIZAR PARA A SOCIEDADE MATERIAIS INFORMATIVOS COMO LIVROS, PODCASTS E GUIAS CONTENDO POSSIBILIDADES DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. PRETENDE-SE AINDA REALIZAR EVENTOS CIENTÍFICOS VISANDO SOCIALIZAR PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OS QUAIS PODERÃO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE E PÓS-PANDEMIA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Douglas Christian Ferrari de Melo - Coordenador / Jessica Cristina Silva Delcarro - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    4. 2020-Atual. TUBERCULOSE E MIGRANTES NOS PAISES DO BRICS: O CASO DO BRASIL
      Descrição: A estratégia de Tuberculose, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelece três metas ambiciosas para acabar com a epidemia global de TB até 2030: reduzir a incidência de TB e mortalidade em 80% e 90%, respectivamente, e a eliminação de custos catastróficos para pacientes com tuberculose e suas famílias. A estratégia, também, se concentra na população de alta prioridade como refugiados e migrantes, entre outros, que estão em alto risco de TB. Este estudo combinará diferentes abordagens com o objetivo de identificar esforços para fortalecer os cuidados com os migrantes, por meio da adaptação de modelos de atenção e intervenções de proteção social. Os resultados do estudo terão o potencial de estabelecer subsídios para a discussão de políticas de duas maneiras principais. Primeiro, mostrar as abordagens para a saúde e prestação de serviços, incluindo revisões de políticas de saúde, planos de saúde, estruturas de taxas e modelos de atenção para uma abordagem mais centrada no paciente com TB. Em segundo lugar, propor novas estratégias para o a prestação de cuidados de saúde aos migrantes por meio de medidas de proteção social melhoradas, em colaboração com as partes interessadas do setor social. Projeto Financiado pela OMS no valor de 250 mil dólares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / Paula Correa da Silva - Integrante / REIS-SANTOS, BARBARA - Integrante / PINHEIRO, JAIR DOS SANTOS - Integrante / Silvia das Dores Rissino - Integrante / PRISCILA CARMINATI SIQUEIRA - Integrante / MOCELIN, HELAINE J.S. - Integrante / Sonia vivian de Jezus - Integrante / adriana ilha da silva - Integrante / Keila Cristina Mascarello - Integrante / Vania Maria Silva Araujo - Integrante / Ricardo Alexandre Arcêncio - Integrante / Raphael Florindo Amorim - Integrante. Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
      Descrição: Descrição: A estratégia de Tuberculose, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelece três metas ambiciosas para acabar com a epidemia global de TB até 2030: reduzir a incidência de TB e mortalidade em 80% e 90%, respectivamente, e a eliminação de custos catastróficos para pacientes com tuberculose e suas famílias. A estratégia, também, se concentra na população de alta prioridade como refugiados e migrantes, entre outros, que estão em alto risco de TB. Este estudo combinará diferentes abordagens com o objetivo de identificar esforços para fortalecer os cuidados com os migrantes, por meio da adaptação de modelos de atenção e intervenções de proteção social. Os resultados do estudo terão o potencial de estabelecer subsídios para a discussão de políticas de duas maneiras principais. Primeiro, mostrar as abordagens para a saúde e prestação de serviços, incluindo revisões de políticas de saúde, planos de saúde, estruturas de taxas e modelos de atenção para uma abordagem mais centrada no paciente com TB. Em segundo lugar, propor novas estratégias para o a prestação de cuidados de saúde aos migrantes por meio de medidas de proteção social melhoradas, em colaboração com as partes interessadas do setor social. Projeto Financiado pela OMS no valor de 250 mil dólares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Alexandre Arcêncio - Integrante / Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / Paula Correa da Silva - Integrante / Bárbara Reis-Santos - Integrante / Jair dos Santos Pinheiro - Integrante / Silvia das Dores Rissino - Integrante / Carolina Maia Martins Sales - Integrante / Raphael Florindo Amorim - Integrante. Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Alexandre Arcencio.
    5. 2020-Atual. Evolucao da prevalencia de infeccao por COVID-19 no sistema prisional: Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores da justica
      Descrição: Em meados do mês de maio de 2020, identificou-se no sistema prisional no estado do Espírito Santo 45 casos de Covid-19 entre os detentos e o afastamento de oito servidores por testarem positivo à doença. (https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/05/18/sistema-prisional-do-es-tem-45-casos-de-covid-19-entre-internos.ghtml). Os EPIs foram intensificados, porém, a necessidade de se averiguar quantos internos e trabalhadores da justiça (especialmente, os inspetores penitenciários e profissionais da saúde) podem já estar contaminados sem apresentar os sintomas, justifica a presente proposta, ao encontro de conter a disseminação da Covid-19 e evitar sua expansão às unidades prisionais, podendo corroborar para o colapso do sistema de saúde. A OMS desenvolveu um protocolo para investigação da extensão da COVID-19 através do estudo de soroprevalência (1) com o intuito de apoiar metodologicamente esta inciativa que se mostra como a melhor para estimar o perfil de gravidade da mesma bem como a taxa de ataque. Este protocolo de pesquisa segue estas orientações. Os objetivos do presente projeto são: - Estudo de prevalência: 1. Estimar o percentual de pessoas privadas de liberdade, colaboradores da saúde e inspetores penitenciários, no ES infectados com o SARS-CoV-2; 2. Determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; 3. Analisar a evolução mensal da prevalência de infectados no Espírito Santo, num período de 30 dias para estimar a velocidade de disseminação da infecção; 4. Analisar o percentual de infecção de presídios na Grande Vitória quando comparado a presídios do restante do Estado. Projeto custeado pela Secretaria de Justiça do estado do Espirito Santo no valor de 500 mil reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Ricardo Tristão-Sá - Coordenador / Eliana Zandonade - Integrante / adriana ilha da silva - Integrante / Pablo Lira - Integrante / Pablo Medeiros Jabor - Integrante / Cristiana Costa Gomes - Integrante / Raphael Lubiana Zanotti - Integrante / Orlei Amaral Cardoso - Integrante / Silvânio José de Souza Magno Filho - Integrante / Erika do Nascimento Bianchi - Integrante / Camila Leal Cravo Duque - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    6. 2020-Atual. Analise epidemiologica da COVID 19 no Espirito Santo
      Descrição: A hipótese desse estudo é que a COVID19 tem afeta principalmente pessoas com comorbidades, baixo nível sócio econômico e em diferentes faixas etárias além de conhecer os locais de ocorrência da doença. OBJETIVOS: Objetivo Primário: Analisar a epidemiologia da COVID-19 no estado do Espírito Santo. Objetivos secundários: - Avaliar a distribuição espacial dos casos de COVID-19 segundo a procedência, idade, sexo e situação do encerramento do caso no Brasil; - Identificar o perfil epidemiológico de infectados e de mortalidade de COVID-19 no ES - Avaliar a distribuição espaço-temporal da ocorrência da COVID-19 segundo os municipios; - Identificar fatores de risco relacionados com condição de vida (fatores sociais e conômicos) associada à COVID-19 no Estado do Espírito Santo; METODOLOGIA PROPOSTA DELINEAMENTO DO ESTUDO - Estudo de base territorial do total de casos de COVID-19 ocorridos no Espírito Santo. FONTES DE DADOS UTILIZADAS: Base de Dados: As informações individuais das pessoas com COVID-19 serão extraídas dos dados de acesso público sobre a COVID-19 disponíveis pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo e dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), sendo as variáveis do perfil epidemiológico e clínico. Dados populacionais e contextuais serão provenientes dos censos demográficos do ano de 2010, desagregados no nível de setor censitário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Carolina M M Sales - Integrante / Adelmo Inácio Bertolde - Integrante / Eliana Zandonade - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / Etereldes Gonçalves Júnior - Integrante / Fabiano Petroneto - Integrante / Pablo Lira - Integrante / Pablo Medeiros Jabor - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    7. 2020-Atual. ESTRATEGIAS PARA ENFRENTAMENTO DO HIV E SIFILIS NAS MULHERES VENEZUELANAS EM SITUACAO DE MIGRACAO NO BRASIL
      Descrição: O Brasil ainda não possui uma política nacional consolidada para a população de migrantes, refugiados e apátridas e, na maioria das vezes, as doenças infecciosas não são prioridade de saúde, a triagem sindrômica não é prontamente conduzida e os diretos a saúde sexual e reprodutiva não são assegurados. Este estudo pretende identificar e abordar as barreiras enfrentadas, para o acesso ao serviço de saúde, diagnóstico e tratamento do HIV e Sífilis, pelas migrantes venezuelanas em situação de rua e em condição de abrigamento, em Manaus e Belém. Por meio dos gestores será possível identificar diferentes modos como órgãos e instituições nacionais e internacionais de saúde tem se posicionado diante das situações de migração, identificar as ações adotadas e os desafios encontrados, no enfrentamento do HIV e Sífilis; e, por meio das migrantes venezuelanas, analisar a percepção acerca do diagnóstico e tratamento do HIV e Sífilis, as condições de atendimento nos serviços de saúde e as repercussões do diagnóstico em suas vidas. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, que se desenvolverá nas cidades de Manaus e Belém. Os resultados do estudo terão o potencial de estabelecer subsídios para a discussão de políticas, abordagens, prestação de serviços e modelos de atenção centrados na saúde das migrantes com doenças infecciosas como HIV e Sífilis, propondo estratégias para a prestação do cuidado, medidas de proteção social e formulação de políticas para o enfrentamento dessas doenças. Esse estudo é financiado pela OPAS/OMS no valor de 24, 800 dólares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Carolina M M Sales - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / Paula de Souza Silva Freitas - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / BRUNNA LAURET DA SILVA - Integrante / MOCELIN, HELAINE J.S. - Integrante / Sonia vivian de Jezus - Integrante / Bárbara Juliana Pinheiro Borges - Integrante / SILVA, ADRIANA ILHA DA - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    8. 2020-Atual. Inquerito de cobertura vacinal nas capitais de 19 Estados e o Distrito Federal em criancas nascidas em 2017 e residentes na area urbana.
      Descrição: Objetivo geral: estimar a cobertura vacinal aos 12 meses, aos 18 meses e aos 24 meses de idade, de residentes nas áreas urbanas capitais e em Brasília. Metodologia: A partir dos registros de nascimentos das crianças nascidas em 2017 e residentes na área urbana das 19 capitais e Distrito Federal serão sorteadas para cada inquérito 452 crianças. O número de inquéritos a ser realizado poderá variar de 1 (capitais menos populosas) a 4 (capitais mais populosas) totalizando em nível nacional 72 inquéritos. As crianças serão visitadas em sua residência para se conhecer sua situação vacinal, estrato social e as dificuldades para o cumprimento do calendário de vacinação. Estarei atuando como coordenadora da pesquisa do Espirito Santo. Projeto financiado pelo CNPQ- valor de 9 milhões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / DO PRADO, THIAGO NASCIMENTO - Integrante / jose cassio moraes - Coordenador / adriana ilha da silva - Integrante / Ana Carolina Alves Dias - Integrante / Mariana Pereira da Silva Araújo - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    9. 2020-Atual. Evolucao da prevalencia de infeccao por COVID-19 no Espirito Santo: estudo de base populacional
      Descrição: Estudo de prevalência: 1. Estimar o percentual de residentes no ES infectados com o SARS-CoV-2; 2. Determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas; 3. Analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados no Espírito Santo, num período de 45 dias para estimar a velocidade de disseminação da infecção; - Estudo de extensão da doença: 4. Estabelecer a extensão de acometimento das diversas regiões do ES 3. Hipóteses O percentual de indivíduos infectados com SARS-CoV-2 aumentará ao longo dos quatro inquéritos, sendo que a maioria dos infectados não relatará sintomas, ou apresentará apenas sintomatologia leve. Com dados populacionais, esperamos encontrar estimativa da taxa de letalidade por COVID-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / crispim cerutti Jr - Integrante / Eliana Zandonade - Integrante / Filomena Euridice Carvalho de Alencar - Integrante / Pablo Medeiros Jabor - Integrante / Tania Reuter - Integrante / Vera Lucia Gomes de Andrade - Integrante / Whisllay Maciel Bastos - Integrante / Cristiana Costa Gomes - Integrante / Raphael Lubiana Zanotti - Integrante / Gilton Luiza Almada - Integrante / Orlei Amaral Cardoso - Coordenador.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    10. 2019-Atual. Tecnologias inovadoras aplicadas a vigilancia da Tuberculose e HIV- PRONEX
      Descrição: EDITAL FAPES/CNPq Nº 24/2018 - PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA - PRONEX, em conjunto com a Diretoria Executiva do CNPq. Valor aprovado no valor de R$ 321.758,00. A tuberculose (TB) é, normalmente, uma doença relacionada à pobreza. Apesar de décadas de progresso científico,ainda são necessários muitos esforços para eliminar a doença como problema de saúde pública. A estratégia 'Fim da TB' da Organização Mundial de Saúde (OMS) redireciona as ações de controle da TB assentadas sobre três pilares: integração dos cuidados e prevenção centrada em pessoas com TB; políticas ousadas e sistemas de informações integrados e intensificação das pesquisas, ações de inovação e incorporação de novas tecnologias. Haja vista a nova estratégia da OMS, cabe salientar que mudanças importantes devem ocorrer nos serviços de saúde dedicados ao atendimento de pessoas com TB. Nesse contexto, o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Lab-Epi UFES), em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde - UFES (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5299416253949886) e com os Laboratórios CIDIG(Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais) e ELEM (Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados) do CPID (Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento Eliezar Batista da Silva), propõe neste projeto o desenvolvimento e validação de tecnologias inovadoras para a vigilância de doenças e para a avaliação da incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta, portanto, se sedimenta na interseção de diversas áreas: epidemiologia, doenças transmissíveis, estatística, modelagem matemática, engenharia de computação, ciência de dados, eletrônica embarcada e tecnologias de informação e comunicação (TIC). A união deste grupo de pesquisadores de áreas interdisciplinares é fundamental para que esta proposta de inovação tecnológica possa ser efetivada e, assim, promover a consolidação da UFES, através do Lab-Epi e do Grupo de Pesquisa TIC Saúde da UFES, como núcleo de excelência para a realização de estudos epidemiológicos e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, por meio de atuação multiprofissional e interinstitucional, para a vigilância das doenças infecciosas e a consolidação da UFES como uma referência nacional e internacional no desenvolvimento de soluções avançadas para monitoramento, orientação e sensoriamento, de ferramentas de suporte aos atores envolvidos e de ferramentas de apoio às decisões referentes à vigilância das doenças infecciosas. Entre as metas a serem desenvolvidas pelo projeto incluem-se: Desenvolver e analisar a utilização do sistema informatizado para dispositivos móveis que auxilie os profissionais de saúde no processo de diagnóstico e tratamento da TB em pessoas que vivem com o HIV; Desenvolver e analisar a utilização do sistema informatizado para dispositivos móveis que auxilie na adesão ao tratamento da TB em pessoas que vivem com o HIV; Desenvolver e analisar a utilização do sistema informatizado para dispositivos móveis que auxilie os pacientes na identificação precoce de efeitos adversos; Desenvolver soluções baseadas em Data Science (Big Data, Deep Learning,Machine Learning) para obtenção de correlações e tendências visando auxiliar os profissionais de saúde quanto ao diagnóstico antecipado e eventuais reavaliações no tratamento da TB; Desenvolver soluções inovadoras baseadas na combinação de IoT e Visão Computacional para estruturação de espaços inteligentes programáveis; Desenvolver um protótipo de uma solução baseada em tecnologias vestíveis (Wearable Technologies) para monitoração de variáveis relevantes para o acompanhamento das doenças e orientações aos pacientes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Angélica Espinosa Miranda - Integrante / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / LETICIA MOLINO GUIDONI - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Adelmo Inácio Bertolde - Integrante / Barbara Reis-Santos - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Wesley Pereira Rogerio - Integrante / Eliana Zandonade - Integrante / Anne Carolina Barbosa Cerqueira - Integrante / LOCATELLI, RODRIGO LEITE - Integrante / anilton sales - Integrante / MOCELIN, HELAINE JACINTA SALVADOR - Integrante / Julio Henrique Rosa Croda - Integrante / Silvia das Dores Rissino - Integrante / Lia Gonçalves Possuelo - Integrante / Magda Ribeiro de CAstro Soares - Integrante / Maxwell Eduardo Monteiro - Integrante / William Hiroshi Hisatugu - Integrante / CAROLINE GAVA ALVES - Integrante / ANA PAULA RODRIGUES COSTA - Integrante / Alexandre Pereira do Carmo - Integrante / PRISCILA CARMINATI SIQUEIRA - Integrante / BARBARA ALMEIDA CAMPOS - Integrante / BRUNNA LAURET DA SILVA - Integrante / FERNANDA MIYE DE SOUZA KIHARA - Integrante / MOACIR NEGRELI JUNIOR - Integrante / LETICIA BALTAR SOBREIRA - Integrante / JOSEMERY PINHO GUIMARAES - Integrante / ANA PAULA BARBOSA DE SOUZA - Integrante / MARCELLE TEMPORIM NOVAES - Integrante / Sonia vivian de Jezus - Integrante. Financiador(es): Fundaçao de amparo a pesquisa no Espirito santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    11. 2019-Atual. Estudo Longitudinal dos Impactos do Suporte Social Indicadores OperacionaiS da Tuberculose no Brasil- ELISIOS-TB- Impactos da COVID-19 no diagnostico da Tuberculose
      Descrição: Descrever as iniciativas da rede social secundária, na perspectiva dos programas sociais governamentais, existentes e acessíveis na área da Saúde e de Assistência Social, voltadas para a atenção à pessoa com tuberculose; Compreender os limites e possibilidades de acesso das pessoas com tuberculose e suas famílias às iniciativas governamentais ou não governamentais de suporte social; Identificar a percepção das pessoas com tuberculose e de familiares sobre o impacto do diagnóstico e tratamento nos gastos e custos diretos e indiretos para as famílias de pacientes com TB e as estratégias para a organização do orçamento familiar e qualidade de vida; Conhecer a percepção dos profissionais de saúde e de assistência social sobre a acessibilidade das pessoas em tratamento da tuberculose aos programas sociais governamentais de suporte e de transferência de renda; Desenvolver e validar um escore (ELISIOS) para predizer risco de abandono em pacientes recém diagnosticados de TB; Propor estratégias de procedimentos diferenciados de acordo com o índice do escore encontrado para cada grupo de paciente; Analisar por meio de um estudo de coorte de contatos o impacto desta intervenção na incidência da infecção e adoecimento por TB; Propor instrumento para definição de fluxo e procedimentos diferenciados intersetoriais por níveis de vulnerabilidade em relação aos desfechos do tratamento após as etapas anteriores; Desenvolver e validar um modelo computacional (versão desktop e mobile), baseado em web semântica, com suporte à tomada de decisão baseado no escore ELISIOS, visando identificar grupos para atendimentos diferenciados na rotina de cada serviço, incluindo um fluxograma de atendimento individual. Estes objetivos serão respondidos por três delineamentos de estudo complementares divido em três etapas. Na primeira etapa será desenvolvido um estudo qualitativo e a modelagem do instrumento ELISIOS, no segundo um ensaio randomizado com pacientes diagnosticados com TB, e no terceiro um estudo de coorte para avaliação dos contatos dos pacientes incluídos na etapa 2. Ao final, espera-se que estes resultados possam ser utilizados para a construção de políticas públicas específicas para o aumento da proteção social e a diminuição dos indicadores de TB. Com a pandemia da COVID-19, foi acrescentado ao estudo, o impactos da COVID-19 no diagnóstico da Tuberculose Projeto financiado pelo Ministério da Saúde no valor de 2,400,000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Geisa Fregona - Integrante / LETICIA MOLINO GUIDONI - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / Afranio L Kritski - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Eliana Zandonade - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / SILVA, ADRIANA ILHA DA - Integrante / Vania Maria Silva Araujo - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    12. 2019-Atual. Inquerito Nacional para monitorar o indicador de custos catastroficos da Organizacao Mundial de Saude em pacientes com Tuberculose e seus familiares.
      Descrição: Patient cost survey to monitor progress towards the target to eliminate catastrophic costs in Brazil- ?Brazil TB Cost Study?- estudo com objetivo de avaliar o indicador criado pela Organização Mundial de saúde para monitorar o progresso rumos ao fim da Tuberculose. Este projeto é financiado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos no valor de 350 mil reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Geisa Fregona - Integrante / Eliana zandonade - Integrante / LETICIA MOLINO GUIDONI - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / Afranio L Kritski - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Rafaela Borge Loureiro - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante. Financiador(es): Centers for Disease Control and Prevention - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    13. 2019-Atual. REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM TUBERCULOSE E SUA MISSAO ARTICULADORA
      Descrição: Projeto para desenvolvimento de novos testes diagnósticos para Tuberculose com o apoio do CNPq para a manutenção emergencial dos projetos em forma de bolsas para pesquisadores, custeio e capital. Projeto Da REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM TUBERCULOSE. processo 404181/2019-8- Valor financiado: R$ 396.000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Moises Palaci - Integrante / MIRANDA, SILVANA SPINDOLA - Integrante / Pedro Eduardo Almeida Silva - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    14. 2018-Atual. Indicadores de acesso e determinantes sociais da tuberculose: um estudo ecologico
      Descrição: Objetivos Gerais: 1. Propor um indicador de acesso (potencial e obtido) da TB e análise de sua distribuição espacial; 2. Analisar a associação entre os determinantes sociais da TB no Brasil; . Resultados Esperados: Os resultados permitirão o cálculo de um indicador de acesso à tuberculose no Brasil e a identificação das variáveis (TB-DS) associadas a maior risco de TB e sua distribuição espacial. Com esses resultados, será possível planejar ações de controle de TB que possam ser mais específicas para cada perfil de município/ microregião. Estes resultados serão utilizados pelo PNCT para definir e avaliar o indicador de acesso aos municípios e identificar os determinantes sociais da TB e sua distribuição espacial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Adelmo Inácio Bertolde - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    15. 2018-Atual. Desenvolvimento e Avaliacao de uma Estrategia Baseada no Uso de Aplicativos Moveis para Melhorar a Adesao ao Tratamento da Tuberculose Latente
      Descrição: Projeto submetido ao EDITAL FAPES/CNPq/Decit-SCTIE-MS/SESA Nº 03/2018 ? PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE ? PPSUS, conforme aprovado pelo Comitê Gestor do PPSUS 2018 com objetivo de Desenvolver e analisar a utilização do sistema informatizado para dispositivos móveis que auxilie os profissionais de saúde no processo de diagnóstico e tratamento, bem como para auxiliar na prevenção e no cuidado das pessoas com Tuberculose latente, avaliando a sua utilização nesses serviços de saúde para integrar ações de acompanhamento bem como avaliar o grau de resolubilidade dessas ações a partir do sistema. Valor financiado: R$ 89.563,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Carolina M M Sales - Integrante / Ruffino-Netto, A. - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Thiago Nascimento do Prado - Integrante / domingos alves - Integrante / anilton sales - Integrante / Silvia das Dores Rissino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    16. 2018-Atual. Avaliacao da implementacao da Isoniazida 300mg para o tratamento da Infeccao Latente da Tuberculose (ILTB) em cinco capitais brasileiras.
      Descrição: Avaliar a implementação da Isoniazida 300mg para o tratamento da infecção latente da tuberculose. Métodos: Essa etapa será realizada em Brasília, Curitiba, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Espírito Santo sob forma de um ensaio clínico pragmático randomizado e aberto nas Unidades de saúde que prestam assistência a pacientes com Tuberculose e que tenham ou não Programa de Controle de Tuberculose (PCT). Resultados esperados: O estudo pretende fundamentar estratégias teóricas e operacionais que respondam à demanda de incorporação de uma nova apresentação da Isoniazida para tratamento da ILTB na rede do SUS pelo PNCT/MS que não acrescente riscos aos pacientes. Nesse sentido, pretende-se identificar elementos do processo de assistência desde a prescrição até a dispensação e tomada do medicamento pelo indivíduo. Projeto financiado pelo Ministério da Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Betina Mendez Alcantara Gabardo - Integrante / Wildo Navegantes de Araújo - Integrante / Noemia Tavares - Integrante / Aline Aparecida Monroe - Integrante / Lívia Maria Lopes - Integrante / Gláucia Rebeca Barbosa Ramos - Integrante / NEGRI, LETICYA DOS SANTOS ALMEIDA - Integrante / Silvia das Dores Rissino - Integrante / Sonia vivian de Jezus - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Outra.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    17. 2018-Atual. Infeccoes genitais e cancer de colo uterino em mulheres de comunidades quilombolas no Espirito Santo
      Descrição: As comunidades remanescentes de quilombos são grupos sociais cuja identidade étnica os distingue do restante da sociedade. Os quilombolas constituem cerca de 100 comunidades em todo o Estado do Espírito Santo, 35 delas localizadas no Norte do estado, nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Além de educação e trabalho, a saúde destas populações, em especial no que diz respeito às doenças preveníveis, emerge como um grande problema, visto que eles possuem um acesso dificultado aos serviços de saúde e exposição a vários fatores e risco social, portanto um risco aumentado de infecções genitais e câncer de colo uterino. O objetivo deste estudo é analisar a frequência e o impacto de infecções genitais e câncer de colo uterino para a saúde reprodutiva das mulheres residentes nas comunidades quilombolas do Norte do Espírito Santo. Será realizado estudo descritivo, transversal conduzido em mulheres residentes nas comunidades quilombolas dos Municípios de São Mateus e Conceição da Barra, Espírito Santo. Uma entrevista face-a-face com duração de 20 minutos, será realizada utilizando um questionário padronizado contendo dados sócio-demográficos, epidemiológicos e clínicos. Será realizado exame ginecológico para coleta de citologia cervical e amostras para estudos moleculares de infecção por Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis e Candida sp e pesquisa de variantes de HPV-16. Também será oferido teste rápido para HIV, hepatite B e sífilis. Esta proposta visa o fortalecimento da linha de pesquisa em Doenças Transmissíveis dos Programas de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e em Saúde Coletiva da UFES. Os Programas que tem nota 5 da CAPES e buscam a internacionalização para melhoria deste conceito. A parceria entre os programas de pós-graduação torna possível desenvolver uma linha de pesquisa em conjunto que valoriza o diagnóstico laboratorial de alta tecnologia para atenção aos grupos vulneráveis participantes em pesquisas de campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Angélica Espinosa Miranda - Coordenador / Eliana Zandonade - Integrante. Financiador(es): Fundaçao de amparo a pesquisa no Espirito santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    18. 2018-Atual. OS CUSTOS CATASTROFICOS NO SEGUIMENTO DE UM ANO APOS O TRATAMENTO DE PACIENTES COM TUBERCULOSE NO BRASIL
      Descrição: Este estudo tem por objetivo estimar os custos para os pacientes no diagnóstico e tratamento da TB no SUS. Estudo do tipo prospectivo, que será conduzido no período de 2018-2019-2020, nas Unidades Básicas de Saúde, nas capitais de cinco regiões do Brasil que possuam Programas de Controle da TB - PCT?s. A regressão logística multivariada será realizada para verificar associação entre as variáveis do estudo, e será utilizado o software STATA 13.0 para as análises. O estudo possibilitará avaliar os custos catastróficos no seguimento de um ano após o tratamento de pacientes com tuberculose no Brasil, estabelecendo uma base de evidências sobre as quais as intervenções posteriores poderão contribuir para a redução da pobreza, aumento da equidade no acesso ao diagnóstico e tratamento da TB, aumento da detecção de casos e proporcionar uma maior adesão ao tratamento da TB. Projeto financiado pela FAPES- bolsa de três anos de pós doutoramento com taxa de bancada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Rafaela Borge Loureiro - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    19. 2017-Atual. Identifying approaches to reduce disparities in TB diagnosis and care in Brazil
      Descrição: In 2015 over 80,000 individuals in Brazil were diagnosed with Tuberculosis (TB). In the absence of prompt treatment, these individuals will experience increased risks of mortality and of transmitting the disease to their close contacts. This study will undertake three linked analyses ofprogrammatic data to improve TB control in Brazil, by describing disparities in treatment uptake and quality,and how they are associated with features of TB treatment providers and recipients.The study has been designed to fill evidence gaps identified by the National TB Control Program(NTP), and findings from these analyses will be used directly to propose improvements in TB diagnosis and care. This project is funded by Lemann Research Fund at Harvard University- USA. The PI is Nicolas Menzies and the co-PI at Ufes is Ethel Maciel. Projeto financiado pela Fundação leman da Harvard- no valor de 100 mil dólares. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Adelmo Inácio Bertolde - Integrante / Mauro N Sanchez - Coordenador / Marcia Castro - Integrante / Theodore Cohen - Integrante / Daniele Maria Pelissari - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    20. 2016-2020. PROMOTE AND SUPPORT RESEARCH IN LOW AND MIDDLE INCOME COUNTRIES AND GLOBALLY TOWARDS TUBERCULOSIS ELIMINATION (WHO END TB STRATEGY)
      Descrição: projeto para desenvolvimento do programa TB Research Investment Case: Brazil em parceria com a Organização Mundial da Saúde na divisão de "Research for TB Elimination"- Financiamento da WHO-Award 64065 Financiamento da WHO - programa Global no valor de 24 mil dólares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Carolina M M Sales - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / rodrigo Locatelli - Integrante / Janaina Gomes Nascimento - Integrante / Barbara dos Reis Santos - Integrante. Financiador(es): Organização Mundial da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    21. 2016-2020. O IMPACTO DOS CUSTOS CATASTROFICOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TUBERCULOSE EM CINCO REGIOES DO BRASIL
      Descrição: Projeto colaborativo com a Organização Mundial da Saúde para entendermos o custo para o paciente antes do diagnóstico e durante o tratamento de tuberculose.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / LETICIA MOLINO GUIDONI - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Leticya dos Santos Almeida Negri - Integrante / raisa coimbra - Integrante.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    22. 2016-2020. As Politicas publicas de saude em situacoes de emergencia: a epidemia de Zika virus
      Descrição: Estudar a epidemia de Zika no ES. Projeto financiado pela OPAS, através do edital do Programa Conjunto de Pequenos Subsídios HRP/TDR/OPS. Projeto financiado pela OPAS no valor de 19,960 dólares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Elda Coelho Azevedo Bussinguer - Integrante / Paula de Souza Silva Freitas - Integrante. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    23. 2013-2016. Genotipagem de isolados M. tuberculosis da regiao metropolitana de Vitoria - ES pela metodologia MIRU-VNTR.
      Descrição: Analisar a variabilidade genética do Mycobacterium tuberculosis na região metropolitana de Vitória a partir da metodologia de MIRU-VNTR 24 loci. Para esse projeto nós nos propomos a conduzir um estudo longitudinal, observacional na Região metropolitana de Vitória - ES, em uma série de 2000-2001 e 2011. Um total de 1000 cepas serão selecionadas para realização da tipagem molecular, obtidas de pacientes com diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar e/ou extrapulmonar e que tiveram cultura positiva em meio Ogawa. Aprovado no CNPq- Processo: 483452/2013-0 Chamada: Universal 14/2013 - Faixa C - até R$ 120.000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Moises Palaci - Integrante / Solange Alves Vinhas - Integrante / Renata Lyrio Peres - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    24. 2012-2020. Analise do efeito independente do suporte social na adesao e nas taxas de sucesso do tratamento de tuberculose em capitais do Brasil
      Descrição: Estudo dividido em tres etapas:? (1) Estudo-Piloto a ser realizado no município de Vila-velha, ES. Este município foi escolhido pela viabilidade operacional da coordenação do estudo e pelas características de proximidade com a capital Vitória para testar os instrumentos. Nesta etapa também será realizada a linkagem dos bancos de dados SINAN-TB e cadastro único do Ministério de Desenvolvimento Social. ? (2) Na segunda etapa, está prevista a instituição do estudo observacional de coorte prospectiva nas seguintes capitais: Manaus, João Pessoa, Salvador, Campo Grande, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Porto Alegre e no Distrito Federal, Brasília. ? (3) Na terceira etapa, será realizado um ensaio randomizado por aglomerados (clusters), conduzido de forma não cega, onde serão avaliados os desfechos do suporte social através da cesta básica em indivíduos adultos com TB, tratados em unidades de saúde das seguintes capitais: Manaus, Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre e no Distrito Federal, Brasília e tem por objetivo: ? Identificar perfil epidemiológico de pacientes com TB que são beneficiários do sistema de proteção social do Ministério de Desenvolvimento Social através de linkage de banco de dados SINAN-TB e cadastro único do Ministério de Desenvolvimento Social. ? Identificar os fatores dos eixos de vulnerabilidade individual ou comportamental (eixo 1), programática ou institucional (eixo 2) e social ou contextual (eixo 3) de indivíduos com tuberculose, beneficiários ou não do sistema de proteção social, e sua relação com os desfechos do tratamento da TB nas capitais brasileiras. ? Comparar as taxas de sucesso do tratamento da TB e de abandono, segundo os grupos de beneficiários ou não do sistema de proteção social. Financiamento CNPq- no valor de 540 mil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Geisa Fregona - Integrante / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Rafaela Borges Loureiro - Integrante / Afranio L Kritski - Integrante / Barbara Reis-Santos - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Ana Luiza Bierrenbach - Integrante / Martha oliveira - Integrante / Jose Ueleres Braga - Integrante / Sandra Leone - Integrante / rodrigo Locatelli - Integrante / Janaina Gomes Nascimento - Integrante / Alfred jaccques - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    25. 2012-2018. Epidemiologia dos casos de tuberculose multirresistentes e extensivamente resistentes no Espirito Santo, Brasil
      Descrição: Trata-se de um estudo de coorte histórica dos casos de tuberculose previamente definidos como resistentes a rifampicina e isoniazida no Espírito Santo entre os anos de 2000 a 2008. Este estudo será desenvolvido em três etapas. A primeira corresponde à busca dos casos de tuberculose com TSA realizados entre 2000 e 2008. A segunda parte refere-se à realização de novo TSA com drogas de primeira e segunda linha e a coleta e análise dos dados dos casos identificados como sensíveis as todas as drogas e casos de TBMR e a terceira fase a análise de sobrevida.Projeto financiado através do edital Universal 14/2011 - Faixa C - de R$50.000,01 a R$150.000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Geisa Fregona - Integrante / Moises Palaci - Integrante / Renata Lyrio Peres - Integrante / Ricardo Loss - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / National Institutes of Health - Bolsa.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    26. 2012-2018. Analise espacial de dados epidemiologicos de tuberculose em regioes metropolitana do Brasil
      Descrição: Este projeto tem por objetivos: Avaliar a distribuição geográfica da freqüência da tuberculose segundo a procedência, idade, sexo, formas de diagnóstico, apresentação clínica, coinfecção HIV/TB e situação do encerramento do caso nas regiões metropolitanas do Brasil; Avaliar a distribuição temporal da ocorrência da tuberculose segundo regiões; Identificar modelos preditivos, com enfoque espaço-temporal, que possam definir situação de risco para transmissão da TB; Identificar fatores de risco relativo à condição de vida (fatores sociais e econômicos) associados à manutenção da TB; Propor indicador sintético de risco à transmissão da Tuberculose. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Carolina M M Sales - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Mauro N Sanchez - Integrante / Pedro Paulo Gomes Pereira - Integrante / Isabela Pellacani Pereira das Posses - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    27. 2010-2018. PROJETO INATA - INFECAO E ADOECIMENTO POR TUBERCULOSE ENTRE PROFISSIONAIS DE SAUDE DA ATENCAO BASICA
      Descrição: O objetivo central deste estudo será avaliar o risco de infecção e adoecimento por M. tuberculosis entre profissionais de saúde atuantes na rede básica de saúde dos Municípios prioritário para controle de tuberculose utilizando a prova tuberculínica através do PPD-RT23 e do QuantiFERON®- (QFT)TB Gold. Este estudo será realizado em duas etapas: a primeira etapa será Inquérito nacional para avaliar prevalência de infecção entre profissionais da atenção básica selecionadas das cinco regiões geográficas brasileiras. A segunda etapa será um estudo de coorte com os profissionais que forem negativos à prova tuberculínica(PT), e os testes discordantes (PT+ e QuantiFERON®-TB Gold ? ou QuantiFERON®-TB Gold ? e PT +) ao qual serão acompanhados um ano após o primeiro teste para avaliar as medidas de proteção implementadas pelo estudo. Além de técnicas estatisticas convencionais serão também utilizadas:um Modelo de avaliação econômica - Será realizada uma análise de custo-efetividade com o objetivo comparar os custos e a efetividade das duas estratégias diagnósticas para o SUS, utilizando um modelo de decisão analítico por meio da construção de árvore de decisão, com probabilidades de eventos considerando os horizontes temporais do estudo. E um Modelo do impacto orçamentário- Será elaborado um modelo de análise de decisão do impacto no orçamento do teste QuantiFERON®-TB Gold e que terá como premissas: i) os indicadores epidemiológicos da doença; e ii) o custo da incorporação do teste no SUS. Este estudo foi encaminhado para o comitê de ética em pesquisa do centro de Ciencias da saúde e deverá ser aprovado em todos os comitês dos locais sorteados para o estudo. Financiado pelo edital CTSAUDE / Edital MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 67/2009 - REBRATS. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ethel Leonor Noia Maciel - Coordenador / Rita de Cássia Duarte Lima - Integrante / Geisa Fregona - Integrante / Reynaldo Dietze - Integrante / Rodrigo Ribeiro Rodrigues - Integrante / Moises Palaci - Integrante / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Eliana zandonade - Integrante / Renata Lyrio Peres - Integrante / juliana lopes favero - Integrante / Fregona, Geisa - Integrante / Rafaela Borges Loureiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (17)
    1. Comenda Domingos Martins, Assembleia Legislativa do Espirito Santo.. 2021.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    2. Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, Governo do Estado do Espírito Santo/ Secretaria de Estado de Direitos Humanos.. 2021.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    3. Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2020., Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH),.. 2020.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    4. Comenda Laurinda Sebastiana do Espírito Santo - reconhecimento pela trajetória profissional e contribuição exemplar no crescimento e fortalecimento da Enfermagem do Espírito Santo e no País, Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.. 2019.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    5. Homenagem pela sua luta em defesa da universidade pública e gratuita, Academia Feminina Espírito Santense de Letras - AFESL.. 2019.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    6. Homenagem na 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia na categoria ?Personalidade Pública - destaque nacional e internacional por sua atuação no estudo e combate à tuberculose., Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia - Espírito Santo.. 2019.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    7. Homenagem pelos 65 anos da Ufes a quem tem a missão revolucionária de "provocar a inteligencia, o espanto e a curiosidade" ( Rubem Alves), Assembléia Legislativa do ES.. 2019.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    8. Honra ao Mérito, em reconhecimento ao empoderamento das mulheres nas atividades sociais e econômicas do Espírito Santo - Dia Internacional da Mulher, Câmara Municipal de Vitória - Espírito Santo.. 2018.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    9. Honra ao Mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população da nossa cidade - Dia Internacional dos Direitos Humanos, Câmara Municipal de Vitória - Espírito Santo.. 2018.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    10. Homenagem Ordem do Mérito "Maria Ortiz", Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.. 2018.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    11. Diploma de Menção Honrosa D. João Batista da Motta e Albuquerque em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.. 2018.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    12. Prêmio "Oscar Mulheres Notáveis", Quesito: "Vice-Reitoria Acadêmica - Dia Internacional da Mulher, Câmara Municipal de Vitória - Espírito Santo.. 2018.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    13. Honra ao Mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população da nossa cidade - Dia Internacional da Mulher, Câmara Municipal de Vitória - Espírito Santo.. 2017.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    14. Prêmio Anna Nery 2017 - pela inestimável contribuição e dedicação à Enfermagem, Conselho Federal de Enfermagem.. 2017.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    15. Presidente do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, ABRASCO.. 2014.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    16. Selecionada primeira fase Premio Ciencia e Tecnologia SUS- Utilização de Redes Neurais Artificiais (RNAs) e regressão logística na predição dos fatores associados à adesão ao tratamento de tuberculose, DECIT(categoria-dissertação mestrado).. 2010.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.
    17. Menção honrosa- Iniciação científica- estudante Teresa Gomes, UFES/CNPq.. 2010.
      Membro: Ethel Leonor Noia Maciel.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Audiência Pública a fim de discutir o eventual retorno às aulas presenciais em escolas.retorno seguro às aulas, vacinação dos trabalhadores da Educação e riscos na pandemia de Covid-19. 2021. (Outra).
    2. Audiência Pública debate retorno seguro às aulas e vacinação de professores.retorno seguro às aulas, vacinação dos trabalhadores da Educação e riscos na pandemia de Covid-19. 2021. (Outra).
    3. Audiência Pública para ?debater as estratégias do ?Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública 2021-2025.Audiência Pública para ?debater as estratégias do ?Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública 2021-2025. 2021. (Outra).
    4. 5ª Conferência Mundial sobre Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas (5ª WCORREEI). Social inequality in health: the case of tuberculosis in Brazil. 2018. (Congresso).
    5. United Nations General Assembly first-ever high-level meeting on tuberculosis (TB).Delegação Brasileira na UN. 2018. (Encontro).
    6. VII Workshop Nacional da REDE TB no Congresso Brasiliero de Medicina Tropical. Pesquisa em Proteção Social - Perspectivas em nível nacional e global. 2018. (Congresso).
    7. Segundo Congresso Latinoamericano de Epidemiologia. Avaliação de Programas de Saúde. 2014. (Congresso).
    8. Strategic and Technical Advisory Group for Tuberculosis (STAG-TB) da OMS.Determinantes Sociais da Tuberculose- Grupo de Trabalho. 2014. (Oficina).
    9. IV Encontro sobre Pesquisas e Inovação em Tuberculose na Bahia.Determinantes sociais de Tuberculose no Brasil: estado da arte. 2013. (Encontro).
    10. Strategic and Technical Advisory Group for Tuberculosis (STAG-TB) da OMS.Determinantes Sociais da Tuberculose- Grupo de Trabalho. 2013. (Oficina).
    11. workshop da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.Determinantes sociais de Tuberculose no Brasil. 2013. (Oficina).
    12. World Health Organization for Consultation on Eliminating the Catastrophic Economic Burden of TB: Universal Health Coverage and Social Protection Opportunities.Determinantes Sociais da Tuberculose: estado da arte da pesquisa no Brasil. 2013. (Oficina).
    13. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina tropical. Tratamento Diretamente Observado para Tuberculose na ESF. 2013. (Congresso).
    14. XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina tropical. Estratégia para diagnóstico e Tratamento de Tuberculose Latente em populações vulneráveis. 2013. (Congresso).
    15. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Doenças Negligenciadas ? Contribuições da Epidemiologia para uma nova agenda das velhas doenças". 2011. (Congresso).
    16. Worshop da REDE-TB.Avaliação do atraso do diagnóstico de Tuberculose no Município de Vitória, ES. 2011. (Oficina).
    17. IV Encontro Nacional de Tuberculose.Tuberculose em Profissionais de Saúde. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. Maciel, E. L.. VIII Workshop Nacional da REDE TB no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Reis-Santos, B ; KRITSKI, A. L. ; CRODA, J. ; Maciel, E. L. ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE. VII Workshop Nacional da REDE TB no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 2018. Congresso
    3. Noia, Ethel Leonor; NEGRI, L. S. A. ; SALES, C. M. M. ; PRADO, T. N. ; FREGONA, G.. I Workshop de Tuberculose: Agenda 2030. 2018. Congresso
    4. Maciel, Ethel Leonor Noia. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. Maciel, E. L.. Comissão científica do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. MACIEL, E. L. N.. Presidente do IX congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2014. (Congresso).. . 0.
    7. MACIEL, E. L. N.. X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).. . 0.
    8. MACIEL, E. L. N.. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2011. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (28)
    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Afranio Lineu Kritski (7.0)
      1. CASTOR, KAMAIAJI ; MOTA, FABIO BATISTA ; DA SILVA, ROSELI MONTEIRO ; CABRAL, BERNARDO PEREIRA ; MACIEL, ETHEL LEONOR ; DE ALMEIDA, ISABELA NEVES ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; TESTOV, VADIM ; VASILYEVA, IRINA ; ZHAO, YANLIN ; ZHANG, HUI ; SINGH, MANJULA ; RAO, RAGHURAM ; TRIPATHY, SRIKANTH ; GRAY, GLENDA ; PADAYATCHI, NESRI ; BHAGWANDIN, NIRESH ; SWAMINATHAN, SOUMYA ; KASAEVA, TEREZA ; KRITSKI, AFRÂNIO. Mapping the tuberculosis scientific landscape among BRICS countries: a bibliometric and network analysis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. v. 115, p. 1-12, issn: 1678-8060, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KRITSKI, AFRANIO ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; GALLIEZ, RAFAEL MELLO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; VILLA, TERESA SCATENA ; RUFFINO NETTO, ANTONIO ; ARAKAKI-SANCHÉZ, DENISE ; Croda, Julio. Tuberculosis: renewed challenge in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 51, p. 2-6, issn: 1678-9849, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FREGONESE, FEDERICA AHUJA, SHAMA D AKKERMAN, ONNO W ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE AYAKAKA, IRENE BAGHAEI, PARVANEH BANG, DIDI BASTOS, MAYARA BENEDETTI, ANDREA BONNET, MARYLINE CATTAMANCHI, ADITHYA CEGIELSKI, PETER CHIEN, JUNG-YIEN COX, HELEN DEDICOAT, MARTIN ERKENS, CONNIE ESCALANTE, PATRICIO FALZON, DENNIS GARCIA-PRATS, ANTHONY J GEGIA, MEDEA GILLESPIE, STEPHEN H GLYNN, JUDITH R GOLDBERG, STEFAN GRIFFITH, DAVID JACOBSON, KAREN R , et al.JOHNSTON, JAMES C JONES-LÓPEZ, EDWARD C KHAN, AWAL KOH, WON-JUNG KRITSKI, AFRANIO LAN, ZHI YI LEE, JAE HO LI, PEI ZHI MACIEL, ETHEL L GALLIEZ, RAFAEL MELLO MERLE, CORINNE S C MUNANG, MELINDA NARENDRAN, GOPALAN NGUYEN, VIET NHUNG NUNN, ANDREW OHKADO, AKIHIRO PARK, JONG SUN PHILLIPS, PATRICK P J PONNURAJA, CHINNAIYAN REVES, RANDALL ROMANOWSKI, KAMILA SEUNG, KWONJUNE SCHAAF, H SIMON SKRAHINA, ALENA SOOLINGEN, DICK VAN TABARSI, PAYAM TRAJMAN, ANETE TRIEU, LISA BANUREKHA, VELAYUTHAM V VIIKLEPP, PIRET WANG, JANN-YUAN YOSHIYAMA, TAKASHI MENZIES, DICK ; Comparison of different treatments for isoniazid-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Comparison of different treatments for isoniazid-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Lancet Respiratory Medicine. v. 6, p. 265-275, issn: 2213-2600, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. AHMAD, NAFEES AHUJA, SHAMA D AKKERMAN, ONNO W ALFFENAAR, JAN-WILLEM C ANDERSON, LAURA F BAGHAEI, PARVANEH BANG, DIDI BARRY, PENNAN M BASTOS, MAYARA L BEHERA, DIGAMBER BENEDETTI, ANDREA BISSON, GREGORY P BOEREE, MARTIN J BONNET, MARYLINE BRODE, SARAH K BRUST, JAMES C M CAI, YING CAUMES, ERIC CEGIELSKI, J PETER CENTIS, ROSELLA CHAN, PEI-CHUN CHAN, EDWARD D CHANG, KWOK-CHIU CHARLES, MACARTHUR CIRULE, ANDRA , et al.DALCOLMO, MARGARETH PRETTI D'AMBROSIO, LIA DE VRIES, GERARD DHEDA, KEERTAN ESMAIL, ALIASGAR FLOOD, JENNIFER FOX, GREGORY J FRÉCHET-JACHYM, MATHILDE Fregona, Geisa GAYOSO, REGINA GEGIA, MEDEA GLER, MARIA TARCELA GU, SUE GUGLIELMETTI, LORENZO HOLTZ, TIMOTHY H HUGHES, JENNIFER ISAAKIDIS, PETROS JARLSBERG, LEAH KEMPKER, RUSSELL R KESHAVJEE, SALMAAN KHAN, FAIZ AHMAD KIPIANI, MAIA KOENIG, SERENA P KOH, WON-JUNG KRITSKI, AFRANIO KUKSA, LIGA KVASNOVSKY, CHARLOTTE L KWAK, NAKWON LAN, ZHIYI LANGE, CHRISTOPH LANIADO-LABORÍN, RAFAEL LEE, MYUNGSUN LEIMANE, VAIRA LEUNG, CHI-CHIU LEUNG, ERIC CHUNG-CHING LI, PEI ZHI LOWENTHAL, PHIL MACIEL, ETHEL L MARKS, SUZANNE M MASE, SUNDARI MBUAGBAW, LAWRENCE MIGLIORI, GIOVANNI B MILANOV, VLADIMIR MILLER, ANN C MITNICK, CAROLE D MODONGO, CHAWANGWA MOHR, ERIKA MONEDERO, IGNACIO NAHID, PAYAM NDJEKA, NORBERT O'DONNELL, MAX R PADAYATCHI, NESRI PALMERO, DOMINGO PAPE, JEAN WILLIAM PODEWILS, LAURA J REYNOLDS, IAN RIEKSTINA, VIJA ROBERT, JÉRÔME RODRIGUEZ, MARIA SEAWORTH, BARBARA SEUNG, KWONJUNE J SCHNIPPEL, KATHRYN SHIM, TAE SUN SINGLA, RUPAK SMITH, SARAH E SOTGIU, GIOVANNI SUKHBAATAR, GANZAYA TABARSI, PAYAM TIBERI, SIMON TRAJMAN, ANETE TRIEU, LISA UDWADIA, ZARIR F VAN DER WERF, TJIP S VEZIRIS, NICOLAS VIIKLEPP, PIRET VILBRUN, STALZ CHARLES WALSH, KATHLEEN WESTENHOUSE, JANICE YEW, WING-WAI YIM, JAE-JOON ZETOLA, NICOLA M ZIGNOL, MATTEO MENZIES, DICK ; Treatment correlates of successful outcomes in pulmonary multidrug-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Treatment correlates of successful outcomes in pulmonary multidrug-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. LANCET. v. 392, p. 821-834, issn: 0140-6736, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BASTOS, MAYARA LISBOA ; COSME, LORRAYNE BELIQUI ; Fregona, Geisa ; DO PRADO, THIAGO NASCIMENTO ; BERTOLDE, ADELMO INÁCIO ; Zandonade, Eliana ; SANCHEZ, MAURO N. ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; KRITSKI, AFRÂNIO ; TRAJMAN, ANETE ; Maciel, Ethel Leonor Noia. Treatment outcomes of MDR-tuberculosis patients in Brazil: a retrospective cohort analysis. BMC INFECTIOUS DISEASES. v. 17, p. 718-729, issn: 1471-2334, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. KRITSKI, AFRANIO ; BARREIRA, DRAURIO ; JUNQUEIRA-KIPNIS, ANA PAULA ; MORAES, MILTON OZORIO ; CAMPOS, MARIA MARTHA ; DEGRAVE, WIM MAURITZ ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; KRIEGER, MARCO AURELIO ; CHIMARA, ERICA ; MOREL, CARLOS ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; EVANGELISTA, MARIA DO SOCORRO NANTUA ; VILLA, TERESA SCATENA ; SANCHEZ, MAURO ; COSTA, FERNANDA DOCKHORN ; QUEIROZ, INACIO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA ; SOUZA JUNIOR, RUY ; SILVA, JOSE ROBERTO LAPA E ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO. Brazilian Response to Global End TB Strategy : The National Tuberculosis Research Agenda. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista. v. 49, p. 135-145, issn: 1678-9849, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. KRITSKI, A. L.; RUFFINO-NETTO, A. ; TRAJMAN, Anete ; VILLA, T C S ; SILVA, Jose Roberto Lapa e ; HADAD, D. ; Ethel Leonor Noia Maciel ; NETO, E. ; SANTANA C C ; GOBARDO B M A ; ROSSONI A M O ; BASTA, P. C. ; Andrade M K ; SILVA, Celio Lopes ; SANTOS, Diógenes Santiago ; OLIVEIRA M M ; SILVA, P. E. A.. Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - REDE TB Brazilian Tuberculosis Research Network- TB Network. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. v. 15, p. S35-S44, issn: 0303-7762, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Anete Trajman (6.0)
      1. SOUZA, FERNANDA MATTOS ; Prado, Thiago Nascimento do ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; FAERSTEIN, EDUARDO ; TRAJMAN, ANETE. Classification and regression trees for predicting the risk of a negative test result for tuberculosis infection in Brazilian healthcare workers: a cross-sectional study. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 24, p. E210035, issn: 1980-5497, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FREGONESE, FEDERICA AHUJA, SHAMA D AKKERMAN, ONNO W ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE AYAKAKA, IRENE BAGHAEI, PARVANEH BANG, DIDI BASTOS, MAYARA BENEDETTI, ANDREA BONNET, MARYLINE CATTAMANCHI, ADITHYA CEGIELSKI, PETER CHIEN, JUNG-YIEN COX, HELEN DEDICOAT, MARTIN ERKENS, CONNIE ESCALANTE, PATRICIO FALZON, DENNIS GARCIA-PRATS, ANTHONY J GEGIA, MEDEA GILLESPIE, STEPHEN H GLYNN, JUDITH R GOLDBERG, STEFAN GRIFFITH, DAVID JACOBSON, KAREN R , et al.JOHNSTON, JAMES C JONES-LÓPEZ, EDWARD C KHAN, AWAL KOH, WON-JUNG KRITSKI, AFRANIO LAN, ZHI YI LEE, JAE HO LI, PEI ZHI MACIEL, ETHEL L GALLIEZ, RAFAEL MELLO MERLE, CORINNE S C MUNANG, MELINDA NARENDRAN, GOPALAN NGUYEN, VIET NHUNG NUNN, ANDREW OHKADO, AKIHIRO PARK, JONG SUN PHILLIPS, PATRICK P J PONNURAJA, CHINNAIYAN REVES, RANDALL ROMANOWSKI, KAMILA SEUNG, KWONJUNE SCHAAF, H SIMON SKRAHINA, ALENA SOOLINGEN, DICK VAN TABARSI, PAYAM TRAJMAN, ANETE TRIEU, LISA BANUREKHA, VELAYUTHAM V VIIKLEPP, PIRET WANG, JANN-YUAN YOSHIYAMA, TAKASHI MENZIES, DICK ; Comparison of different treatments for isoniazid-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Comparison of different treatments for isoniazid-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Lancet Respiratory Medicine. v. 6, p. 265-275, issn: 2213-2600, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. AHMAD, NAFEES AHUJA, SHAMA D AKKERMAN, ONNO W ALFFENAAR, JAN-WILLEM C ANDERSON, LAURA F BAGHAEI, PARVANEH BANG, DIDI BARRY, PENNAN M BASTOS, MAYARA L BEHERA, DIGAMBER BENEDETTI, ANDREA BISSON, GREGORY P BOEREE, MARTIN J BONNET, MARYLINE BRODE, SARAH K BRUST, JAMES C M CAI, YING CAUMES, ERIC CEGIELSKI, J PETER CENTIS, ROSELLA CHAN, PEI-CHUN CHAN, EDWARD D CHANG, KWOK-CHIU CHARLES, MACARTHUR CIRULE, ANDRA , et al.DALCOLMO, MARGARETH PRETTI D'AMBROSIO, LIA DE VRIES, GERARD DHEDA, KEERTAN ESMAIL, ALIASGAR FLOOD, JENNIFER FOX, GREGORY J FRÉCHET-JACHYM, MATHILDE Fregona, Geisa GAYOSO, REGINA GEGIA, MEDEA GLER, MARIA TARCELA GU, SUE GUGLIELMETTI, LORENZO HOLTZ, TIMOTHY H HUGHES, JENNIFER ISAAKIDIS, PETROS JARLSBERG, LEAH KEMPKER, RUSSELL R KESHAVJEE, SALMAAN KHAN, FAIZ AHMAD KIPIANI, MAIA KOENIG, SERENA P KOH, WON-JUNG KRITSKI, AFRANIO KUKSA, LIGA KVASNOVSKY, CHARLOTTE L KWAK, NAKWON LAN, ZHIYI LANGE, CHRISTOPH LANIADO-LABORÍN, RAFAEL LEE, MYUNGSUN LEIMANE, VAIRA LEUNG, CHI-CHIU LEUNG, ERIC CHUNG-CHING LI, PEI ZHI LOWENTHAL, PHIL MACIEL, ETHEL L MARKS, SUZANNE M MASE, SUNDARI MBUAGBAW, LAWRENCE MIGLIORI, GIOVANNI B MILANOV, VLADIMIR MILLER, ANN C MITNICK, CAROLE D MODONGO, CHAWANGWA MOHR, ERIKA MONEDERO, IGNACIO NAHID, PAYAM NDJEKA, NORBERT O'DONNELL, MAX R PADAYATCHI, NESRI PALMERO, DOMINGO PAPE, JEAN WILLIAM PODEWILS, LAURA J REYNOLDS, IAN RIEKSTINA, VIJA ROBERT, JÉRÔME RODRIGUEZ, MARIA SEAWORTH, BARBARA SEUNG, KWONJUNE J SCHNIPPEL, KATHRYN SHIM, TAE SUN SINGLA, RUPAK SMITH, SARAH E SOTGIU, GIOVANNI SUKHBAATAR, GANZAYA TABARSI, PAYAM TIBERI, SIMON TRAJMAN, ANETE TRIEU, LISA UDWADIA, ZARIR F VAN DER WERF, TJIP S VEZIRIS, NICOLAS VIIKLEPP, PIRET VILBRUN, STALZ CHARLES WALSH, KATHLEEN WESTENHOUSE, JANICE YEW, WING-WAI YIM, JAE-JOON ZETOLA, NICOLA M ZIGNOL, MATTEO MENZIES, DICK ; Treatment correlates of successful outcomes in pulmonary multidrug-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. Treatment correlates of successful outcomes in pulmonary multidrug-resistant tuberculosis: an individual patient data meta-analysis. LANCET. v. 392, p. 821-834, issn: 0140-6736, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BASTOS, MAYARA LISBOA ; COSME, LORRAYNE BELIQUI ; Fregona, Geisa ; DO PRADO, THIAGO NASCIMENTO ; BERTOLDE, ADELMO INÁCIO ; Zandonade, Eliana ; SANCHEZ, MAURO N. ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; KRITSKI, AFRÂNIO ; TRAJMAN, ANETE ; Maciel, Ethel Leonor Noia. Treatment outcomes of MDR-tuberculosis patients in Brazil: a retrospective cohort analysis. BMC INFECTIOUS DISEASES. v. 17, p. 718-729, issn: 1471-2334, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. KRITSKI, A. L.; RUFFINO-NETTO, A. ; TRAJMAN, Anete ; VILLA, T C S ; SILVA, Jose Roberto Lapa e ; HADAD, D. ; Ethel Leonor Noia Maciel ; NETO, E. ; SANTANA C C ; GOBARDO B M A ; ROSSONI A M O ; BASTA, P. C. ; Andrade M K ; SILVA, Celio Lopes ; SANTOS, Diógenes Santiago ; OLIVEIRA M M ; SILVA, P. E. A.. Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - REDE TB Brazilian Tuberculosis Research Network- TB Network. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. v. 15, p. S35-S44, issn: 0303-7762, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Bernardo Lessa Horta (5.0)
      1. REIS-SANTOS, BÁRBARA ; GOMES, TERESA ; LOCATELLI, RODRIGO ; DE OLIVEIRA, ELIZABETE R. ; SANCHEZ, MAURO N. ; Horta, Bernardo L. ; RILEY, LEE W. ; MACIEL, ETHEL L. ; FERNANDEZ-REYES, DELMIRO. Treatment Outcomes in Tuberculosis Patients with Diabetes: A Polytomous Analysis Using Brazilian Surveillance System. Plos One. v. 9, p. e100082, issn: 1932-6203, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. REIS-SANTOS, BARBARA ; LOCATELLI, RODRIGO ; HORTA, BERNARDO L. ; FAERSTEIN, EDUARDO ; SANCHEZ, MAURO N. ; RILEY, LEE W. ; MACIEL, ETHEL LEONOR. Socio-Demographic and Clinical Differences in Subjects with Tuberculosis with and without Diabetes Mellitus in Brazil - A Multivariate Analysis. Plos One. v. 8, p. e62604, issn: 1932-6203, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. REIS-SANTOS, BÁRBARA ; GOMES, TERESA ; MACEDO, LAYLLA R ; Horta, Bernardo L ; RILEY, LEE W ; MACIEL, ETHEL L. Prevalence and Patterns of Multimorbidity among Tuberculosis Patients in Brazil: A Cross-sectional Study. International Journal for Equity in Health (Online). v. 12, p. ahead of print, issn: 1475-9276, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. REIS-SANTOS, BARBARA ; GOMES, TERESA ; Horta, Bernardo Lessa ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA. Tuberculosis prevalence in renal transplant recipients: systematic review and meta-analysis. Jornal Brasileiro de Nefrologia (Impresso). v. 35, p. 206-213, issn: 0101-2800, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. REIS-SANTOS, BARBARA ; GOMES, TERESA ; Horta, B. L ; Maciel, EL. The outcome of tuberculosis treatment in subjects with chronic kidney disease in Brazil: a multinomial analysis. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso). v. 39, p. 585-594, issn: 1806-3713, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Claudio Jose Struchiner (4.0)
      1. Macedo, Laylla Ribeiro ; STRUCHINER, CLAUDIO JOSE ; Maciel, Ethel Leonor Noia. Contexto de elaboração do Plano de Imunização contra COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. v. 26, p. 2859-2862, issn: 1678-4561, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Macedo, Laylla Ribeiro ; MACIEL, E. L. N. ; STRUCHINER, C. J.. Fatores associados à tuberculose na população privada de liberdade no Espírito Santo. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 54, p. epub, issn: 1518-8787, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Macedo, Laylla Ribeiro ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; STRUCHINER, CLAUDIO JOSÉ. Tuberculose na população privada de liberdade do Brasil, 2007-2013*. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE. v. 26, p. 783-794, issn: 1679-4974, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Maciel, E. L. ; Lyrio Peres, R. ; do Prado, T. N. ; Macedo, C. R. ; PALACI, M. ; Alves Vinhas, S. ; Dietze, R. ; Johnson, J. L. ; STRUCHINER, C. J.. Saline Nebulization before Gastric Lavage in the Diagnosis of Pulmonary Tuberculosis in Children and Adolescents. Journal of Tropical Pediatrics (1980). v. 56, p. 458-459, issn: 0142-6338, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Angelica Espinosa Barbosa Miranda (4.0)
      1. Prado, Thiago Nascimento do ; RAJAN, JAYANT V. ; Miranda, Angélica Espinosa ; DIAS, ELIAS DOS SANTOS ; COSME, LORRAYNE BELIQUI ; POSSUELO, LIA GONÇALVES ; SANCHEZ, MAURO N. ; Golub, Jonathan E. ; RILEY, LEE W. ; Maciel, Ethel Leonor. Clinical and epidemiological characteristics associated with unfavorable tuberculosis treatment outcomes in TB-HIV co-infected patients in Brazil: a hierarchical polytomous analysis. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso). v. 21, p. 162-170, issn: 1413-8670, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DO PRADO, THIAGO NASCIMENTO ; Miranda, Angélica Espinosa ; DE SOUZA, FERNANDA MATTOS ; DOS SANTOS DIAS, ELIAS ; SOUSA, LORENA KELLEN ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; SANCHEZ, MAURO N ; Golub, Jonathan E ; MACIEL, ETHEL LEONOR. Factors associated with tuberculosis by HIV status in the Brazilian national surveillance system: a cross sectional study. BMC Infectious Diseases (Online). v. 14, p. 415, issn: 1471-2334, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Vieira, Anne Caroline Barbosa Cerqueira ; Miranda, Angélica Espinosa ; Vargas, Paulo Roberto Merçon de ; Maciel, Ethel Leonor Noia. Prevalência de HIV em gestantes e transmissão vertical segundo perfil socioeconômico, Vitória, ES. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso). v. 45, p. 644-651, issn: 0034-8910, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MIRANDA, A. E. ; DIETZE, R. ; Maciel, E. L. ; Prado, T. N. ; Caus, A. L. ; Silva, M. M. ; GOLUB, J. E.. Tuberculosis and AIDS Co-Morbidity in Children: Linkage of Databases from Espirito Santo State, Brazil. Journal of Tropical Pediatrics (1980). v. 28, p. 1-3, issn: 0142-6338, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Aluísio Jardim Dornellas de Barros (3.0)
      1. FONTENELLE, LEONARDO FERREIRA ; Sarti, Thiago Dias ; CAMARGO, MARIA BEATRIZ JUNQUEIRA DE ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; BARROS, ALUÍSIO J. D.. Utilization of the Brazilian public health system by privately insured individuals: a literature review. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 35, p. e00004118., issn: 1678-4464, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FONTENELLE, LEONARDO FERREIRA ; CAMARGO, MARIA BEATRIZ JUNQUEIRA DE ; BERTOLDI, ANDRÉA DÂMASO ; GONÇALVES, HELEN ; Macieli, Ethel Leonor Noia ; BARROS, ALUÍSIO J D. Utilization of basic health units of FHS according to private health insurance. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 52, p. 55, issn: 1518-8787, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FONTENELLE, LEONARDO FERREIRA ; CAMARGO, MARIA BEATRIZ JUNQUEIRA DE ; BERTOLDI, ANDRÉA DÂMASO ; GONÇALVES, HELEN ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; BARROS, ALUÍSIO J. D.. Cobertura por plano de saúde ou cartão de desconto: inquérito domiciliar na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família. Cadernos de Saude Publica. v. 33, p. 1-11, issn: 0102-311X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Clemax Couto Sant'Anna (3.0)
      1. DOS SANTOS DIAS, E. ; DO PRADO, T. N. ; DA SILVA GUIMARÃES, A. L. ; RAMOS, M. C. ; SALES, C. M. M. ; DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA, E. ; SANT'ANNA, C. C. ; SANCHEZ, M. ; MACIEL, E. L.. Childhood tuberculosis and human immunodeficiency virus status in Brazil: a hierarchical analysis. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease. v. 19, p. 1305-1311, issn: 1027-3719, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Maciel, Ethel Leonor Noia; Brotto, Léia Damasceno de Aguiar ; Sales, Carolina Maia Martins ; Zandonade, Eliana ; Sant&. Coleta de lavado gástrico para diagnóstico de tuberculose pulmonar infantil: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso). v. 44, p. 735-742, issn: 0034-8910, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Sant'Anna CC; MAHET, T. F. P. ; CASTRO, A. J. G. ; MARTINEZ, E. B. F.. Tuberculose. Em: Bruce B. Ducan; Maria Ines Schimidt; Elsa R. J. Giugliani; Michael Schmidt Ducan: Camila Giugliani. (Org.). Medicina Ambulatorial: condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências.. 4ed.Porto Alegre. : Elsevier. 2013.v. 1, p. 1433-1454.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Eduardo Faerstein (2.0)
      1. SOUZA, FERNANDA MATTOS ; Prado, Thiago Nascimento do ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; FAERSTEIN, EDUARDO ; TRAJMAN, ANETE. Classification and regression trees for predicting the risk of a negative test result for tuberculosis infection in Brazilian healthcare workers: a cross-sectional study. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 24, p. E210035, issn: 1980-5497, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. REIS-SANTOS, BARBARA ; LOCATELLI, RODRIGO ; HORTA, BERNARDO L. ; FAERSTEIN, EDUARDO ; SANCHEZ, MAURO N. ; RILEY, LEE W. ; MACIEL, ETHEL LEONOR. Socio-Demographic and Clinical Differences in Subjects with Tuberculosis with and without Diabetes Mellitus in Brazil - A Multivariate Analysis. Plos One. v. 8, p. e62604, issn: 1932-6203, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Ricardo Alexandre Arcêncio (2.0)
      1. JEZUS, Sonia Vivian de ; PRADO, Thiago Nascimento do ; ARCÊNCIO, Ricardo Alexandre ; MASCARELLO, Keila Cristina ; SALES, Carolina Maia Martins. ; FAUTH, Maysa Mabel ; TERENA, Nahari de Faria Marcos ; AMORIM, Raphael Florindo ; ARAUJO, Vania Maria Silva Araujo ; ARAGON, Miguel Angel López ; MACIEL, Ethel Leonor Noia. Factors associated with latent tuberculosis among international migrants in Brazil: a cross-sectional study (2020). BMC INFECTIOUS DISEASES. v. 21, p. 1-9, issn: 1471-2334, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE ; BERRA, THAÍS ZAMBONI ; TERENA, NAHARI DE FARIA MARCOS ; ROCHA, MATHEUS PIUMBINI ; FERRAZ DE ARAÚJO ALECRIM, TATIANA ; DE SOUZA KIHARA, FERNANDA MIYE ; MASCARELLO, KEILA CRISTINA ; MARTINS SALES, CAROLINA MAIA ; Maciel, Ethel Leonor Noia. Spatial clustering and temporal trend analysis of international migrants diagnosed with tuberculosis in Brazil. PLoS One. v. 16, p. e0252712, issn: 1932-6203, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Mauricio Lima Barreto (2.0)
      1. J CARTER, DANIEL ; DANIEL, RHIAN ; TORRENS, ANA W ; N SANCHEZ, MAURO ; MACIEL, ETHEL LEONOR N ; BARTHOLOMAY, PATRICIA ; BARREIRA, DRAURIO C ; RASELLA, DAVIDE ; BARRETO, MAURICIO L ; RODRIGUES, LAURA C ; BOCCIA, DELIA. The impact of a cash transfer programme on tuberculosis treatment success rate: a quasi-experimental study in Brazil. BMJ Global Health. v. 4, p. e001029, issn: 2059-7908, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RUDGARD, WILLIAM E. ; DAS CHAGAS, NANCY S. ; GAYOSO, REGINA ; BARRETO, MAURICIO L. ; BOCCIA, DELIA ; SMEETH, LIAM ; RODRIGUES, LAURA C. ; LÖNNROTH, KNUT ; WILLIAMSON, ELIZABETH ; MACIEL, ETHEL L.N.. Uptake of governmental social protection and financial hardship during drug-resistant tuberculosis treatment in Rio de Janeiro, Brazil. EUROPEAN RESPIRATORY JOURNAL. v. 51, p. 1800274, issn: 0903-1936, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Jose Roberto Lapa e Silva (2.0)
      1. KRITSKI, AFRANIO ; BARREIRA, DRAURIO ; JUNQUEIRA-KIPNIS, ANA PAULA ; MORAES, MILTON OZORIO ; CAMPOS, MARIA MARTHA ; DEGRAVE, WIM MAURITZ ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; KRIEGER, MARCO AURELIO ; CHIMARA, ERICA ; MOREL, CARLOS ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; EVANGELISTA, MARIA DO SOCORRO NANTUA ; VILLA, TERESA SCATENA ; SANCHEZ, MAURO ; COSTA, FERNANDA DOCKHORN ; QUEIROZ, INACIO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA ; SOUZA JUNIOR, RUY ; SILVA, JOSE ROBERTO LAPA E ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO. Brazilian Response to Global End TB Strategy : The National Tuberculosis Research Agenda. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista. v. 49, p. 135-145, issn: 1678-9849, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KRITSKI, A. L.; RUFFINO-NETTO, A. ; TRAJMAN, Anete ; VILLA, T C S ; SILVA, Jose Roberto Lapa e ; HADAD, D. ; Ethel Leonor Noia Maciel ; NETO, E. ; SANTANA C C ; GOBARDO B M A ; ROSSONI A M O ; BASTA, P. C. ; Andrade M K ; SILVA, Celio Lopes ; SANTOS, Diógenes Santiago ; OLIVEIRA M M ; SILVA, P. E. A.. Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - REDE TB Brazilian Tuberculosis Research Network- TB Network. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. v. 15, p. S35-S44, issn: 0303-7762, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Pedro Eduardo Almeida da Silva (2.0)
      1. Maciel, E. L.; SILVA, P. E. A.. Fighting tuberculosis: from 1993 to 2035 during the COVID-19 era. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 47, p. 1, issn: 1806-3713, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KRITSKI, A. L.; RUFFINO-NETTO, A. ; TRAJMAN, Anete ; VILLA, T C S ; SILVA, Jose Roberto Lapa e ; HADAD, D. ; Ethel Leonor Noia Maciel ; NETO, E. ; SANTANA C C ; GOBARDO B M A ; ROSSONI A M O ; BASTA, P. C. ; Andrade M K ; SILVA, Celio Lopes ; SANTOS, Diógenes Santiago ; OLIVEIRA M M ; SILVA, P. E. A.. Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - REDE TB Brazilian Tuberculosis Research Network- TB Network. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. v. 15, p. S35-S44, issn: 0303-7762, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Julio Henrique Rosa Croda (2.0)
      1. KRITSKI, AFRANIO ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; GALLIEZ, RAFAEL MELLO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; VILLA, TERESA SCATENA ; RUFFINO NETTO, ANTONIO ; ARAKAKI-SANCHÉZ, DENISE ; Croda, Julio. Tuberculosis: renewed challenge in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 51, p. 2-6, issn: 1678-9849, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Gil Benard (1.0)
      1. Sant'Anna CC; MAHET, T. F. P. ; CASTRO, A. J. G. ; MARTINEZ, E. B. F.. Tuberculose. Em: Bruce B. Ducan; Maria Ines Schimidt; Elsa R. J. Giugliani; Michael Schmidt Ducan: Camila Giugliani. (Org.). Medicina Ambulatorial: condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências.. 4ed.Porto Alegre. : Elsevier. 2013.v. 1, p. 1433-1454.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Guilherme Loureiro Werneck (1.0)
      1. SOUZA, FERNANDA MATTOS ; Prado, Thiago Nascimento do ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; FAERSTEIN, EDUARDO ; TRAJMAN, ANETE. Classification and regression trees for predicting the risk of a negative test result for tuberculosis infection in Brazilian healthcare workers: a cross-sectional study. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 24, p. E210035, issn: 1980-5497, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Maria Martha Campos (1.0)
      1. KRITSKI, AFRANIO ; BARREIRA, DRAURIO ; JUNQUEIRA-KIPNIS, ANA PAULA ; MORAES, MILTON OZORIO ; CAMPOS, MARIA MARTHA ; DEGRAVE, WIM MAURITZ ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; KRIEGER, MARCO AURELIO ; CHIMARA, ERICA ; MOREL, CARLOS ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; EVANGELISTA, MARIA DO SOCORRO NANTUA ; VILLA, TERESA SCATENA ; SANCHEZ, MAURO ; COSTA, FERNANDA DOCKHORN ; QUEIROZ, INACIO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA ; SOUZA JUNIOR, RUY ; SILVA, JOSE ROBERTO LAPA E ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO. Brazilian Response to Global End TB Strategy : The National Tuberculosis Research Agenda. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista. v. 49, p. 135-145, issn: 1678-9849, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Marize Pereira Miagostovich (1.0)
      1. PRATTE-SANTOS, RODRIGO ; MIAGOSTOVICH, Marize Pereira ; Fumian, Túlio Machado ; MACIEL, ETHEL LEONOR ; MARTINS, SARA ANGELINO ; CASSINI, SÉRVIO TÚLIO ; KELLER, REGINA. High prevalence of enteric viruses associated with acute gastroenteritis in pediatric patients in a low-income area in Vitória, Southeastern Brazil. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY. v. 91, p. 744-750, issn: 0146-6615, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Marize Pereira Miagostovich (1.0)
      1. PRATTE-SANTOS, RODRIGO ; MIAGOSTOVICH, Marize Pereira ; Fumian, Túlio Machado ; MACIEL, ETHEL LEONOR ; MARTINS, SARA ANGELINO ; CASSINI, SÉRVIO TÚLIO ; KELLER, REGINA. High prevalence of enteric viruses associated with acute gastroenteritis in pediatric patients in a low-income area in Vitória, Southeastern Brazil. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY. v. 91, p. 744-750, issn: 0146-6615, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Ronir Raggio Luiz (1.0)
      1. SOUZA, FERNANDA MATTOS ; Prado, Thiago Nascimento do ; WERNECK, GUILHERME LOUREIRO ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; FAERSTEIN, EDUARDO ; TRAJMAN, ANETE. Classification and regression trees for predicting the risk of a negative test result for tuberculosis infection in Brazilian healthcare workers: a cross-sectional study. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA. v. 24, p. E210035, issn: 1980-5497, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Marize Pereira Miagostovich (1.0)
      1. PRATTE-SANTOS, RODRIGO ; MIAGOSTOVICH, Marize Pereira ; Fumian, Túlio Machado ; MACIEL, ETHEL LEONOR ; MARTINS, SARA ANGELINO ; CASSINI, SÉRVIO TÚLIO ; KELLER, REGINA. High prevalence of enteric viruses associated with acute gastroenteritis in pediatric patients in a low-income area in Vitória, Southeastern Brazil. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY. v. 91, p. 744-750, issn: 0146-6615, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Katia Regina Netto dos Santos (1.0)
      1. KAISER, THAÍS DIAS LEMOS ; PEREIRA, ELIEZER MENEZES ; DOS SANTOS, KÁTIA REGINA NETTO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; SCHUENCK, RICARDO PINTO ; NUNES, ANA PAULA FERREIRA. Modification of the Congo red agar method to detect biofilm production by Staphylococcus epidermidis.. Diagnostic Microbiology and Infectious Disease. v. jan, p. Epub ahead, issn: 0732-8893, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Edson Zangiacomi Martinez (1.0)
      1. MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI ; ARAGON, DAVI CASALE ; PONTES, CAROLINA MOREIRA ; NUNES, ALTACÍLIO APARECIDO ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; JABOR, PABLO ; Zandonade, Eliana. Comorbidities and the risk of death among individuals infected by COVID-19 in Espírito Santo, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 54, p. e0138-2021, issn: 0037-8682, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Ana Paula Junqueira-Kipnis (1.0)
      1. KRITSKI, AFRANIO ; BARREIRA, DRAURIO ; JUNQUEIRA-KIPNIS, ANA PAULA ; MORAES, MILTON OZORIO ; CAMPOS, MARIA MARTHA ; DEGRAVE, WIM MAURITZ ; MIRANDA, SILVANA SPINDOLA ; KRIEGER, MARCO AURELIO ; CHIMARA, ERICA ; MOREL, CARLOS ; DALCOLMO, MARGARETH PRETTI ; Maciel, Ethel Leonor Noia ; EVANGELISTA, MARIA DO SOCORRO NANTUA ; VILLA, TERESA SCATENA ; SANCHEZ, MAURO ; COSTA, FERNANDA DOCKHORN ; QUEIROZ, INACIO ; OLIVEIRA, MARTHA MARIA ; SOUZA JUNIOR, RUY ; SILVA, JOSE ROBERTO LAPA E ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO. Brazilian Response to Global End TB Strategy : The National Tuberculosis Research Agenda. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista. v. 49, p. 135-145, issn: 1678-9849, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Raimunda Magalhães da Silva (1.0)
      1. MACIEL, E. L. N. Avaliadora dos trabalhos científicos do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2011.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Túlio Machado Fumian (1.0)
      1. PRATTE-SANTOS, RODRIGO ; MIAGOSTOVICH, Marize Pereira ; Fumian, Túlio Machado ; MACIEL, ETHEL LEONOR ; MARTINS, SARA ANGELINO ; CASSINI, SÉRVIO TÚLIO ; KELLER, REGINA. High prevalence of enteric viruses associated with acute gastroenteritis in pediatric patients in a low-income area in Vitória, Southeastern Brazil. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY. v. 91, p. 744-750, issn: 0146-6615, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Valerio Garrone Barauna (1.0)
      1. MASCARELLO, KEILA CRISTINA ; VIEIRA, ANNE CAROLINE BARBOSA CERQUEIRA ; SOUZA, ANA SARA SEMEÃO DE ; MARCARINI, WENA DANTAS ; Barauna, Valério Garrone ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA. Hospitalização e morte por COVID-19 e sua relação com determinantes sociais da saúde e morbidades no Espírito Santo: um estudo transversal. EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE. v. 30, p. 1-9, issn: 2237-9622, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Antônio Prates Caldeira (1.0)
      1. SARTI, T. D. ; MACIEL E.L. ; CAMPOS, C. E. A. ; ZANDONADE, E.. Validade de conteúdo da Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família. Trabalho, educação e saúde (Online). v. 21, p. 865-878, issn: 1981-7746, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Ethel Leonor Noia Maciel ⇔ Anamaria Mello Miranda Paniago (1.0)
      1. OLIVEIRA, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE ; TRAJMAN, ANETE ; PANIAGO, ANAMARIA MELLO MIRANDA ; MOTTA-CASTRO, ANA RITA COIMBRA ; RUFFINO-NETTO, ANTONIO ; MACIEL, ETHEL LEONOR NOIA ; Croda, Julio ; BONECINI-ALMEIDA, MARIA DA GLORIA. Frequency of indeterminate results from an interferon-gamma release assay among HIV-infected individuals. Jornal Brasileiro de Pneumologia. v. 43, p. 215-218, issn: 1806-3713, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:33