Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Gardenia da Silva Abbad

É bolsista PQ, nível 1 B, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em aprendizagem, treinamento, desenvolvimento em educação; medidas de avaliação de programas educacionais presenciais e a distância; tecnologias de ensino em saúde. É professora Titular, lotada no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e participa do corpo docente de dois programas de pós-graduação (Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PPG PSTO e Programa de Pós-Graduação em Administração - PPG PPGA) da Universidade de Brasília. Exerceu funções de chefe e subchefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Diretora do Instituto de Psicologia e Decana de Gestão de Pessoas da UnB e foi membro da diretoria do Fórum de Pró-reitores de Recursos Humanos da ANDIFES. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT, coeditora da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho - rPOT, Participou de grupos de trabalho e de reuniões de avaliação de Programas de Pós-graduação em Psicologia na CAPES. Coordenou um projeto multidisciplinar de formação de mestres e doutores e produção de conhecimentos sobre ensino na saúde, financiado pela CAPES. Integrou e coordenou o Comitê Assessor do CNPq - CA - Psicologia. Atualmente coordena dois grupos de pesquisa: e-trabalho que investiga horários flexíveis e trabalho remoto e outro, o Grupo Impacto, que realiza estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Lidera um grupo de trabalho da ANPEPP, formado por pesquisadores de diversas instituições, que investigam temas ligados a desenho do trabalho. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6225924782510184 (16/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Campus Universitário - Instituto de Psicologia - UnB Asa Norte 70910900 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31076827 Fax: (61) 31076821
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Impactos de treinamentos gerenciais e de lideranca no desempenho de egressos, equipes e organizacao
      Descrição: Resumo: Organizações e governos têm investido vultosos recursos em programas de desenvolvimento e treinamento gerencial e de lideranças, porém, há relativamente poucas pesquisas investigando a efetividade dessas ações de capacitação de recursos humanos no Brasil. Este projeto propõe a realização de dois estudos, elaborados a partir da análise da literatura científica da área de TD, que visam suprir lacunas teóricas e metodológicas relacionadas à avaliação desse tipo de programa. No primeiro, o modelo de investigação inclui hipóteses de relações entre motivação para aprender, força motivacional, características dos treinamentos, reações, motivação para transferir, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho de egressos de treinamentos gerenciais e de liderança, em duas organizações. Esse modelo prevê o teste de hipóteses de relações diretas e indiretas entre essas variáveis, bem como a análise do efeito de diversas características do desenho instrucional sobre a efetividade dos programas estudados. O Estudo 2 objetiva descrever processos de transferência horizontal (do egresso para outro(s) membro(s) da equipe) e vertical (do egresso para a organização) de um único programa de desenvolvimento gerencial ou de liderança; identificar fatores contextuais que afetam esses processos de propagação de efeitos; e avaliar a efetividade desse treinamento nos níveis de impacto no trabalho do egresso, nos resultados das equipes e na organização. Este projeto tem relevância científica, pois trará contribuições teóricas e metodológicas, ao incluir hipóteses, no Estudo 1, que consideram a influência da passagem do tempo nas relações entre variáveis do ambiente (suporte), do indivíduo (motivação, força motivacional) sobre transferência de treinamento e, no Estudo 2, ao construir novas medidas de avaliação e avaliar a influência de fatores externos à organização, como preditores de efetividade de programas de treinamento gerencial e de liderança. Este projeto pode ser considerado inovador e socialmente relevante porque os resultados possibilitarão a melhoria de programas de desenvolvimento de competências de gestão e liderança organizacional. Palavras-chave: treinamento de liderança, desenvolvimento gerencial, impacto do treinamento no trabalho, suporte à transferência, resultados organizacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Gardenia da Silva Abbad - Coordenador / Luciana Mourão - Integrante / George Leal Schafflor Mello - Integrante / Aline de Sousa Nascimento - Integrante / Fernanda Drummond Ruas Gaspar - Integrante / SIMARLY. M.SOARES - Integrante / Eliane Almeida do Carmo - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Gardenia da Silva Abbad.
    2. 2017-Atual. Desenho do teletrabalho em organizacoes publicas brasileiras
      Descrição: O objetivo geral do estudo é comparar o teletrabalho com o trabalho presencial utilizando como principal instrumento a escala Work Design Questionnaire - WDQ (Morgeson & Humphrey, 2006), composto por 77 itens agrupados nos seguintes fatores: (1) Características da Tarefa - CT; (2) Características do Conhecimento - CC; (3) Características Sociais - CS e (4) Características do Contexto - CCx. De forma mais ampla, é possível definir o teletrabalho como o trabalho realizado em um local diferente do local de trabalho convencional (Aguilera, Lethiais, Rallet, & Proulhac, 2016). Ao expandir os limites de quando e onde é possível se envolver com atividades relacionadas ao trabalho, o teletrabalho não está apenas ultrapassando os limites temporais e espaciais previamente conhecidos, mas mudando o desenho do trabalho em si (Ling, 2008). O grupo de pesquisa E-Trabalho, coordenado por Gardênia Abbad, é formado por uma aluna de mestrado e por quatro alunos de graduação e dedica-se exclusivamente ao estudo do teletrabalho (atributos e implicações). Dois estudos em órgãos federais foram concluídos entre setembro/2017 e março/2018, sendo um no poder judiciário e outro no poder executivo. Outras coletas de dados encontram-se em andamento e serã concluídas em 2019. As amostras de servidores foram e serão definidas de modo não aleatório, por conveniência e acessibilidade e as coletas de dados ocorreram, predominantemente, por meio da plataforma Survey Monkey. A primeira parte do questionário é formada por dois conjuntos de questões referentes às Características da Tarefa (24 itens) e às Características do Conhecimento (20 itens). Esses itens foram aplicados a servidores das duas modalidades - teletrabalho e trabalho presencial. No questionário destinado aos teletrabalhadores foram inseridos 13 itens que permitem ao teletrabalhador comparar o trabalho presencial ao teletrabalho por meio de uma escala de 3 pontos. Esse conjunto de 13 itens foi construído a partir das principais categorias de conteúdo do instrumento original WDQ. O instrumento mostrou-se adequado à finalidade da pesquisa e apresentou índices satisfatórios de validade psicométrica. Quanto aos resultados preliminares obtidos, no estudo 1 os teletrabalhadores apresentaram opiniões muito convergentes a respeito das características exigidas pelas tarefas que realizam, indicando que relataram possuir alta autonomia para organizar o trabalho e escolher métodos de trabalho; recebem muitos feedbacks; realizam tarefas muito significativas, complexas, que exigem grande esforço de processamento de informações, alto grau de especialização e a expressão de uma ampla variedade de habilidades no trabalho. os resultados dessa primeira etapa da pesquisa mostraram que os teletrabalhadores consideraram que o trabalho que realizam é semelhante ao trabalho que realizavam presencialmente. Não parece ter havido mudanças na natureza das atividades e nos seus atributos de complexidade, autonomia e relevância. Em alguns aspectos o teletrabalho foi considerado melhor que o presencial, indicando melhorias na oferta de feedbacks e em alguns aspectos da autonomia no trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gardenia da Silva Abbad - Coordenador / Matheus Damascena - Integrante / Juliana Legentil - Integrante / Caroline Feital Nunes - Integrante / Lisa Ferreira de Miranda - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Gardenia da Silva Abbad.
    3. 2014-2019. Necessidades e Impactos de Treinamento e Programas Educacionais no Trabalho e nas Organizacoes
      Descrição: Este projeto integra uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional - PSTO, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, denominada Aprendizagem, Processos Psicossociais e Mudança nas Organizações. O presente projeto tem como objetivo principal dar continuidade aos trabalhos de avaliação da efetividade de treinamentos a presenciais e distância, em diferentes níveis de análise, iniciados pela autora deste projeto em 1996. Este projeto objetiva, a partir de modelos gerais de avaliação de necessidades e avaliação de treinamento e de uma série de estudos coordenados entre si: (1) avaliar treinamentos e programas educacionais, presenciais e a distância, em diferentes níveis, especialmente nos níveis de impacto no desempenho do egresso e de resultados (mudança organizacional e valor final e retorno social), adotando o modelo teórico de avaliação, denominado Modelo de Avaliação de Impacto de Treinamento no Trabalho e na Organização - IMPACTO 2013, associado à abordagem de modelos lógicos. Entre os objetivos específicos estão: (1) a identificar variáveis que explicam a efetividade dos treinamentos presenciais e a distância, investigando o relacionamento entre variáveis preditivas do contexto externo, necessidades, características da clientela, suporte e características do treinamento e diferentes níveis resultados de treinamento; (2) investigar o efeito de manipulações no desenho instrucional de treinamentos presenciais e a distância, mediados por NTICs sobre o rendimento dos alunos (aprendizagem), reações, transferência de treinamento; (3) testar e validar o modelo de avaliação de necessidades de treinamento proposto por Abbad e Mourão (2012).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gardenia da Silva Abbad - Coordenador / Thaís Zerbini - Integrante / Luciana Mourão - Integrante / Vanessa da Fonseca Guimarães - Integrante / FERREIRA, RODRIGO REZENDE - Integrante / TORRES, ANDREIA ARAUJO LIMA - Integrante / CAMPOS, ELZIANE BOUZADA DIAS - Integrante / Lana Montezano - Integrante / Luciana Padovez Cualheta - Integrante / Daniela Borges Lima de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gardenia da Silva Abbad.
    4. 2014-2018. Analise de Necessidades de Treinamento e Avaliacao de Impactos de Programas de Treinamentos Presenciais e a Distancia em Organizacoes e Trabalho
      Descrição: Este projeto, integrante da linha de pesquisa denominada Aprendizagem, Processos Psicossociais e Mudança nas Organizações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional - PSTO, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos de avaliação do impacto de treinamentos presenciais e a distância, em diferentes níveis de análise, iniciados pela autora 1996, a partir de uma extensa análise da literatura nacional e estrangeira (Borges-Andrade e Abbad, 1996). Este projeto tem como objetivo geral avaliar o impacto de treinamentos a distância e presenciais, identificando as variáveis do ambiente, do próprio treinamento e da clientela que interferem na eficácia das ações educacionais estudadas. Além disso, objetiva examinar o relacionamento existente entre reações, aprendizagem, impacto do treinamento no trabalho, resultados e valor final, bem como processos de transferência horizontal e vertical de aprendizagem em organizações. Para atingir esses objetivos serão realizadas pesquisas em universidades corporativas e outras instituições de qualificação e formação profissional. Serão avaliados cursos e treinamentos, preferencialmente a distância, aplicados em diversos públicos alvo. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, serão adotados métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa com a realização de entrevistas, análises documentais, consulta a bases secundárias de dados e aplicação de questionários. As respostas numéricas dos participantes aos questionários serão submetidas a análises estatísticas descritivas e inferenciais multivariadas para teste do modelo de avaliação da efetividade de treinamento em ambientes organizacionais. Pretende-se, ao final do trabalho, discutir as contribuições e implicações metodológicas, teóricas e práticas, associadas à aplicação do modelo de avaliação proposto na avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho. Este projeto objetiva também ampliar o escopo do modelo de investigação para incluir a análise de necessidades de treinamento e as relac?o?es de predição que a ANT mantém com os demais componentes do modelo de avaliação utilizado nas pesquisas pelo Grupo Impacto, liderado por esta pesquisadora. Além disto, objetiva-se aprofundar as análises do efeito de aspectos do desenho instrucional de cursos a distância, mediados por novas tecnologias da comunicação e informação, sobre os resultados de treinamentos: aprendizagem, reações dos participantes e transferência de treinamento. Em suma, nos próximos anos, serão realizadas pesquisas sobre quatro temas: (1) análise de necessidades de treinamento, (2) avaliac?a?o de persiste?ncia-evasa?o em treinamentos a dista?ncia; (3) manipulac?o?es de aspectos do desenho instrucional; (4) avaliac?a?o da efetividade de treinamentos presenciais e a dista?ncia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gardenia da Silva Abbad - Coordenador / Luciana Mourão - Integrante / Daniela, Borges - Integrante / Vanessa da Fonseca Guimarães - Integrante / FERREIRA, RODRIGO REZENDE - Integrante / TORRES, ANDREIA ARAUJO LIMA - Integrante / CAMPOS, ELZIANE BOUZADA DIAS - Integrante / Thais Zerbini - Integrante / MONTEZANO, LANA - Integrante / CUALHETA, LUCIANA PADOVEZ - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Gardenia da Silva Abbad.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (115)
      1. 6 Congreso Iberoamericano de Psicología de Las Organizaciones e el Trabajo - Minicurso. Minicurso: Avaliação e Medidas da Efetividade de Ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas - Docentes: Thaís Zerbini & Gardênia da Silva Abbad. 2019. (Congresso).
      2. I Diálogo Cartorário - TJDFT.Desafios da gestão por resultados : Habilidades para lidar com pessoas e equipes de trabalho. 2018. (Outra).
      3. II Fórum Aprimore: Competências e Governança de Pessoas.Debate: competências gerenciais e de equipes: o papel do gestor e papel da equipe. 2018. (Outra).
      4. VIII CBPOT - Mesa redonda. Mesa: Desafios metodológicos nas pesquisas em POT - Trabalho apresentado: Estudos longitudinais no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho: Possibilidades de delineamentos e técnicas de análise de dados (Neiva & Abbad). 2018. (Congresso).
      5. VIII CBPOT - Mesa redonda - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mesa redonda: Desafios teóricos e metodológicos nas pesquisas da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho - Trabalho apresentado: A importância do conceito de tempo nas pesquisas da área de POT (Abbad; Carlotto). 2018. (Congresso).
      6. VIII CBPOT - Mesa Redonda - Desenho do trabalho: Modelo teórico e adaptação de instrumento para o contexto brasileiro. O modelo teórico de desenho do trabalho proposto por Morgenson e Cols. (Borges-Andrade & Abbad). 2018. (Congresso).
      7. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Cem anos de pesquisas sobre Treinamento e Desenvolvimento e as contribuições da produção nacional para a área de POT. 2018. (Congresso).
      8. X EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e.Questões teóricas e metodológicas associadas o uso do conceito de tempo em pesquisas científicas. 2018. (Encontro).
      9. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico-ANPEPP.Coordenação do GT 15 - Desenho do Trabalho e sua Relação com Processos e Resultados Oganizacionais - 2018-2020. 2018. (Simpósio).
      10. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico-ANPEPP.Desenho do teletrabalho em organizações públicas brasileiras. 2018. (Simpósio).
      11. Enocntro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos de de Instituições Federais de Ensinom.Capacitação Baseada em Competências e Habilidades: Desafios e Tendências. 2017. (Encontro).
      12. I Encontro de Educação Corporativa - UniSabin.Avaliação da efetividade de ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa: desafios metodológicos e práticos. 2017. (Encontro).
      13. II Jornada Goiana de Ensino de Empreendedorismo.Desenhando cursos de empreendedorismo. 2017. (Outra).
      14. Seminário de Dissertações do Programa de Pós-graduação em Psicologia.Análise oral de projetos de pesquisa de mestrado. 2017. (Outra).
      15. V Seminário Novos Horizontes.Desafios associados ao julgamento de pedidos de bolsas e auxílios - CA CNPq. 2017. (Seminário).
      16. VII CBPOT - Avaliadora dos artigos do VII CBPOT (2016). Avaliadora dos artigos do VII CBPOT (2016). 2016. (Congresso).
      17. VII CBPOT - Café com. Café com. 2016. (Congresso).
      18. VII CBPOT - Comunicação oral. Avaliação de aprendizagem: um estudo quase experimental (Maria Cecilia S. Q Araújo e Gardênia Abbad). 2016. (Congresso).
      19. VII CBPOT - Comunicação oral. Fatores organizacionais e individuais relacionados à expressão de competências em uma Organização Pública Federal (Lana Montezano, Gardênia Abbad e cols). 2016. (Congresso).
      20. VII CBPOT - Comunicação oral. Comunicação de pesquisa: Avaliação qualitativa de treinamento (Maria Cecilia S. Q. Araújo e Gardênia Abbad). 2016. (Congresso).
      21. VII CBPOT - Mesa Redonda. Participação em Mesa Redonda: trabalho:Aprendizagem e formação profissional: o caso das empresas juniores (Elziane Campos e Gardênia Abbad). 2016. (Congresso).
      22. VII CBPOT - Mesa Redonda. Participação em Mesa Redonda: O uso do u-learning e m-learning como recurso instrucional para o desenvolvimento de competências requer novos conceitos e model0os de avaliação de transferência de treinamento?. 2016. (Congresso).
      23. VII CBPOT - Mesa Redonda Institucional. Mesa institucional SBPOT - Competências e exercício profissional em POT. 2016. (Congresso).
      24. VII CBPOT - Poster. Avaliação de treinamento: aprendizagem, reação e impacto (Maria Cecilia S. Q. Araújo, Thais Rodrigues e Gardênia Abbad). 2016. (Congresso).
      25. VII CBPOT - Relato de Experiência. Relato de Experiência: Avaliação de necessidade de treinamento na rede nacional de aprendizagem (Alice Pederiva e colaboradores). 2016. (Congresso).
      26. VII CBPOT - Rodadas de Consultoria. Rodadas de consultoria - Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TDE. 2016. (Congresso).
      27. XL ENANPAD - Avaliadora de artigos.Avaliadora dos artigos do XL EnANPAD ? Tema 10 (2016). 2016. (Encontro).
      28. XL ENANPAD - Coordenadora/Debatedora da Sessão do XL EnANPAD (GCT ? tema 2): 2.Inovação e Empreendedorismo. 2016. (Encontro).
      29. XL ENANPAD - Debatedora da Sessão da área GPR ? tema 10) 10).Competências em diferentes contextos: procedimentos de identificação e estabelecimento de relações. 2016. (Encontro).
      30. XVI Simpósio da ANPEPP.GT - Psicologia Organizacional e do Trabalho: Aspectos teóricos, metodológicos e ético-profissionais. 2016. (Simpósio).
      31. XVI Simpósio da ANPEPP.Métodos longitudinais em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2016. (Simpósio).
      32. 45 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - Minicruso. MInicurso: Medidas de Avaliação em Treinamento e Educação Corporativa. 2015. (Congresso).
      33. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Aplicação de métodos mistos e abordagem multinível em três pesquisas brasileiras: desafios e oportunidades?. 2015. (Congresso).
      34. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Profissionais de saúde de três centros de atenção psicossocial álcool e drogas (CAPS AD): perfis, demandas e desafios. Maria de Nazareth Malcher. 2015. (Congresso).
      35. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Desafios e oportunidades de melhoria da formação, qualificação e requalificação profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2015. (Congresso).
      36. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Avaliador de trabalhos científicos submetidos ao congresso. 2015. (Congresso).
      37. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Desenvolvimento de Planejamento Instrucional em ONG - Thais Rodrigues. Gardênia Abbad e Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo. 2015. (Congresso).
      38. 9 Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - mini curso. O percurso do modelo de cuidado do uso abusivo de drogas e as mudanças na produção de práticas em saúde mental - Maria de Nazareth Malcher e Gardênia Abbad. 2015. (Congresso).
      39. Encontros dos projetos pró-ensino - CAPES na FCM/UNICAMP. 2015. (Encontro).
      40. I Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2015. (Outra).
      41. V EnGPR - Avaliadora dos artigos do ? Tema 9 (2015).Avaliadora dos artigos do ? Tema 9 (2015). 2015. (Encontro).
      42. V Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades sociais requeridas do psicólogo contemporâneo: Os desafios associados à liderança e ao protagonismo. 2015. (Seminário).
      43. V Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades Sociais Requeridas do Psicólogo Contemporâneo: Os desafios associados à Liderança e ao Protagonismo. 2015. (Seminário).
      44. XXXIX EnANPAD ? Avaliadora dos artigos do Tema 9 GPR.Avaliadora dos artigos do Tema 9 GPR. 2015. (Encontro).
      45. XXXIX ENANPAD 2015. Avaliador de artigos submetidos à area de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2015. (Congresso).
      46. XXXVII ENANPAD 2013. Avaliador de trabalhos científicos submetidos á área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2015. (Congresso).
      47. Encontro dos Projetos Ensino na Saúde - CAPES no COBEM.Projeto Ensino na Saúde - UNB. 2014. (Outra).
      48. Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoa e de RH das Instituições Federais de Ensino. 2014. (Encontro).
      49. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Avaliador de trabalhos submetidos ao congresso. 2014. (Congresso).
      50. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Exposição com o tema: Aprendizagem individual e coletiva em organizações: análise dos conceitos e uma proposta de integração. 2014. (Congresso).
      51. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora do minicurso:Avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: modelos e medidas. 2014. (Congresso).
      52. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Adoção de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em TDE: Desafios e Oportunidades. 2014. (Congresso).
      53. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Exposição com o tema: Aplicação de métodos mistos e abordagem multinível em duas pesquisas brasileiras: desafios e oportunidades. 2014. (Congresso).
      54. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mesa institucional da SBPOT: Desafios e oportundiades de melhoria da formação, qualificação e requalificação profissional em POT: algumas reflexões a partir de resultados de pesquisa. 2014. (Congresso).
      55. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Coordenadora de Relato de Experiência com o tema: Treinamento, desenvolvimento e educação do trabalhador. 2014. (Congresso).
      56. VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Exposição com o tema: Necessidades de Treinamento em um órgão do poder judiciário brasileiro: aplicação de um método prospectivo. 2014. (Congresso).
      57. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Participação no GT: Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil: Epistemologia, Teoria e Métodos. 2014. (Simpósio).
      58. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPPãmbio.Grupo de trabalho: Psicologia organizacional e do trabalho no Brasil: Epistemologia, Teorias e Métodos. 2014. (Simpósio).
      59. XXXVIII EnANPAD ? Avaliadora dos artigos do Tema 9 GPR (2014).Avaliadora dos artigos do Tema 9 GPR (2014). 2014. (Encontro).
      60. XXXVIII ENANPAD 2014.Avaliador de artigos submetidos à área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2014. (Seminário).
      61. Enanpad 2013.Avaliação Somativa de Treinamentos até o Nível de Resultados Organizacionais. 2013. (Encontro).
      62. Seminário de avaliação dos projetos aprovados no programa de apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica em ensino na saúde - programa pró-ensino na saude.projeto ensino na saúde UnB. 2013. (Seminário).
      63. XXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Revisores de trabalhos submetidos ao congresso. 2013. (Congresso).
      64. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DE TREINAMENTOS SOBRE DESEMPENHOS DE INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS - Abbad e Mourão. 2013. (Congresso).
      65. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA: PANORAMA DAS PESQUISAS NO BRASIL. 2013. (Congresso).
      66. Enanpad 2012.Análise de Necessidades de Treinamento para a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. 2012. (Encontro).
      67. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Avaliador de trabalhos científicos submetidos ao congresso. 2012. (Congresso).
      68. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Simpósio: Avaliação da efetividade de treinamento no trabalho: preditores e estratégias de de mensuração - Adoção de modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais. 2012. (Congresso).
      69. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Comunicação breve de pesquisa: Elaboração e validação de um mapa de competências de empresários juniores brasileiros. 2012. (Congresso).
      70. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Comunicação breve de pesquisa: Empresas juniores: prescrições para um contexto de formação. 2012. (Congresso).
      71. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Relato de experiência: Uso de modelos lógicos na avaliação de programas educacionais. 2012. (Congresso).
      72. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Simpósio: Avaliação da efetividade de Treinamento no Trabalho: Preditores e Estratégias de Mensuração. 2012. (Congresso).
      73. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mesa Redonda: Preditores de Efetividade e Impactos de Treinamento no Trabalho. 2012. (Congresso).
      74. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Comunicação breve de pesquisa: Avaliação de necessidades de treinamento de empresarios juniores brasileiros. 2012. (Congresso).
      75. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Comunicação breve de pesquisa: Uma alternativa ao problema da ausência de pré-teste ? Evidências de validade de um instrumento com duas escalas simultâneas. 2012. (Congresso).
      76. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Poster: Influência de fatores de suporte no desempenho de egressos. 2012. (Congresso).
      77. V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho.Mesa redonda: Avaliação de TDE: Modelos, Ferramentas e Instrumentos. 2012. (Outra).
      78. XIV Simpósio ANPEPP 2012.GT: Medidas e internacionalização da produção em psicologia organizacional e do trabalho no Brasil. 2012. (Simpósio).
      79. XXXV Enanpad 2012. Avaliador de artigos submetidos à area de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2012. (Congresso).
      80. XXXVI Enanpad 2012. Avaliador de artigos submetidos à area de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2012. (Congresso).
      81. 1. II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho. Oportunidades de aprendizagem oferecidas por empresas juniores. 2011. (Congresso).
      82. 2. II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho. Oportunidades e desafios das empresas juniores brasileiras. 2011. (Congresso).
      83. 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Formação dos psicólogos brasileiros que atuam em POT.. 2011. (Outra).
      84. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A aprendizagem e as interações em um treinamento a distância. 2011. (Congresso).
      85. Ciclo de palestras Gestão com Pessoas da UnB.Educação Corporativa. 2011. (Outra).
      86. Ciclo de Palestras para Desenvolvimento Gerencial.Aprendizagem Organizacional. 2011. (Outra).
      87. Comitê de Gestão de Pessoas... 2011. (Outra).
      88. EAD e Educação Corporativa na Justiça Federal da 3ª Região.A Avaliação de Resultados de Programas de Capacitação do Judiciário. 2011. (Outra).
      89. II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho.. Competências dos empresários juniores brasileiros. 2011. (Congresso).
      90. II Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho.. O impacto de uma disciplina no trabalho de empresários juniores. 2011. (Congresso).
      91. II Encontro dos Educadores do Legislativo.Educação a Distância - Fundamentos e Tendências. 2011. (Encontro).
      92. XXXV Encontro Nacional da ANPAD.Avaliação da afetividade de treinamentos organizacionais. 2011. (Encontro).
      93. II Encontro de Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Magistraturas.Grupos Temáticos. 2010. (Encontro).
      94. II Encontro de Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Magistraturas.Apresentação da Proposta do Modelo Didático Pedagógico da Enfam. 2010. (Encontro).
      95. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Formação dos psicólogos brasileiros que atuam em POT. 2010. (Congresso).
      96. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Auto-eficácia no uso de computadores: Análise da Literatura e Medidas de Avaliação. 2010. (Congresso).
      97. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Avaliação de Treinamento: Análise da Produção de Conhecimentos e uma Agenda de Pesquisa. 2010. (Congresso).
      98. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Aprendizagem e treinamento em organizações e trabalho: tendências e desafios. 2010. (Congresso).
      99. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Validação Exploratória de um Questionário de Avaliação de Competências para Educação a Distância - COMPEAD. 2010. (Congresso).
      100. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Aprendizagem e treinamento em organizações e trabalho: tendências e desafios. 2010. (Congresso).
      101. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Apresentação do livro "O Trabalho do Psicólogo no Brasil". 2010. (Congresso).
      102. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Avaliador de trabalhos científicos submetidos ao congresso. 2010. (Congresso).
      103. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Apresentação do livro "Manual de Treinamento Organizacinal". 2010. (Congresso).
      104. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Construção e Validação de Questionários sobre Fatores que Influenciam a Permanência de Alunos em Cursos a Distância Via Web. 2010. (Congresso).
      105. IV Congresso de Gestão Pública.Aprendizagem Organizacional. 2010. (Outra).
      106. Seminário de Dissertação da UFRN.Seminário de Dissertação. 2010. (Encontro).
      107. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia. 2010. (Simpósio).
      108. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Fórum na Pesquisa em Psicologia. 2010. (Simpósio).
      109. XIII SImpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.As Pessoas, o Trabalho e as Organizações: Intervenções a partir da Psicologia. 2010. (Simpósio).
      110. XXIII Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidade Brasileiras."Formação Docente das IES". 2010. (Outra).
      111. XXXIV - ANPAD - Associação Nacinal de Pós-Graduaçaõ e Pesquisa em Administração.Grupos de Pesquisa: Atividades, Competências e Processos de Aprendizagem. 2010. (Encontro).
      112. XXXIV EnANPAD - Associação Ancional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Modelos Lógicos e Avaliações de Treinamentos no Nível de Resultados Organizacionais. 2010. (Encontro).
      113. XXXIV - EnANPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração.Indivíduos, Grupos e Comportamento Humano em Organizações.. 2010. (Encontro).
      114. XXXIV EnANPAD - Associação Nacional de Pós-Grduação e Pesquisa em Administração.EOR - Estudos Organizacionais - Competência e Desempenho. 2010. (Encontro).
      115. XXXV ENANPAD 2010. Avaliador de artigos submetidos à area de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. Abbad, Gardênia da Silva; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; GONDIM, SÔNIA MARIA GUEDES ; MOURÃO, Luciana. Workshop: Desenho do Trabalho e suas Interfaces com Saude, Carreira e Sociedade. 2019. Outro
      2. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; ABBAD, Gardenia da Silva ; FERREIRA, Mário César ; COELHO JÚNIOR, Francisco Antônio ; FERREIRA, R. R. ; NEBRA, A. R. P. ; NEIVA, Elaine Rabelo. VII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2016. Congresso
      3. ABBAD, Gardenia da Silva; QUEIROZ, Elizabeth ; PINHO, Diana L. M. ; PARREIRA, C. M. S. F.. 1a. Jornada de Pesquisa em Ensino na Saúde da Universidade de Brasília. 2012. Outro
      4. ABBAD, Gardenia da Silva. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacinal e do Trabalho. 2010. (Congresso).. . 0.
      5. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; MENDES, Ana Magnólia ; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt ; ABBAD, Gardenia da Silva ; ZANELLI, José Carlos ; JESUS, S. N.. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2010. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Gardenia da Silva Abbad ⇔ Thaís Zerbini (24.0)
        1. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, GARDÊNIA ; MOURÃO, Luciana ; MARTINS, LARA BARROS. Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?. Psicologia: Ciência e Profissão (Online). v. 35, p. 1024-1041, issn: 1982-3703, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MOURÃO, Luciana ; ABBAD, Gardenia da Silva ; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (FEA-USP). v. 49, p. 534-548, issn: 0080-2107, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva ; MOURÃO, Luciana. Avaliação da efetividade de um curso a distância, via intranet: o caso do Banco do Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. v. 12, p. 155-170, issn: 1984-6657, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. vARANDA, Renata Carvalho ; ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância.. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 26, p. 371-380, issn: 0102-3772, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura.. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP). v. 13, p. 177-193, issn: 1516-3717, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Transferência de treinamento e Impacto do treinamento no trabalho: análise crítica da literatura.. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. v. 10, p. 97-111, issn: 1984-6657, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Reações em cursos a distância: revisão da literatura.. Psico (PUCRS. Impresso). v. 41, p. 192-200, issn: 0103-5371, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Construção e Validação de uma Escala de Transferência de Treinamento.. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). v. 30, p. 684-697, issn: 1414-9893, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Qualificação Profissional a Distância: Preditores da Elaboração de um Plano de Negócios.. Psicologia em Revista (Online). v. 16, p. 138-157, issn: 1678-9563, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. ZERBINI, Thaís ; ABBAD, Gardenia da Silva. Qualificação Profissional a Distância: Avaliação da Transferência de Treinamento. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 20, p. 313-323, issn: 0103-863X, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. ABBAD, Gardenia da Silva; ZERBINI, Thaís ; Souza, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em Educação a Distância no Brasil. Estudos de Psicologia (UFRN). v. 15, p. 291-298, issn: 1413-294X, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. ABBAD, Gardenia da Silva; MOURÃO, Luciana (Org.) ; MENESES, Pedro Paulo Murce (Org.) ; ZERBINI, Thaís (Org.) ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo (Org.) ; VILAS-BOAS, R. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. v. 1, p. 304.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. ABBAD, Gardenia da Silva; SPOSTO, F. P. ; ZERBINI, Thaís ; MOURÃO, Luciana. Atitudes sobre Treinamento a Distância. Em: Katia Puente-Palacios e Adriano de Lemos Alves Peixoto. (Org.). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: Um olhar a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2015.v. 1, p. 22-35.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. ABBAD, Gardenia da Silva; MOURÃO, Luciana ; ZERBINI, Thaís ; CORREIA, D. B.. Domínio de Habilidades de uso de novas tecnologias de informação e comunicação em organizações. Em: Katia Puente-Palacios e Adriano de Lemos Alves Peixoto. (Org.). Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: Um olhar a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2015.v. 1, p. 282-299.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; ABBAD, Gardenia da Silva ; ZERBINI, Thaís ; MOURÃO, Luciana. Treinamento, desenvolvimento e educação: um modelo para sua gestão. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 465-496.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. ABBAD, Gardenia da Silva; LOIOLA, E. ; ZERBINI, Thaís ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Aprendizagem em organizações e no trabalho. Em: Livia Oliveira Borges; Luciana Mourão. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2013.v. 1, p. 497-527.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. ABBAD, Gardenia da Silva; ZERBINI, Thaís ; BORGES-FERREIRA, M. F.. Medidas de reação a cursos presenciais. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 78-90.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. ZERBINI, Thaís ; BORGES-FERREIRA, M. F. ; ABBAD, Gardenia da Silva. Medidas de reação a cursos a distância. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 91-107.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. ZERBINI, Thaís ; COELHO JÚNIOR, Francisco Antônio ; ABBAD, Gardenia da Silva ; MOURÃO, Luciana ; ALVIN, S. ; LOIOLA, E.. Transferência de treinamento e impacto do treinamento em profundidade. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 127-146.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. ABBAD, Gardenia da Silva; SALLORENZO, Lucia H. ; COELHO JÚNIOR, Francisco Antônio ; ZERBINI, Thaís ; VASCONCELOS, Lísian Camila ; TODESCHINI, Kátia. Suporte à transferência de treinamento e suporte à aprendizagem. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação TDE: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 246-265.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. ABBAD, Gardenia da Silva; ZERBINI, Thaís. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade. Em: Solange Alfinito; Tatiane Paschoal; Alexandre Maduro-Abreu; Clara Brasiliana Ribeiro Cantal. (Org.). Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. 1ed.Brasilia. : Universidade de Brasília, Departamento de Administração da FACE. 2012.v. 1, p. 37-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. Abbad, Gardênia da Silva; QUEIROGA, F. ; ZERBINI, Thaís. Fundamentos teóricos e metodológicos em análise de instrumentos. Em: Gardênia da Silva Abbad; Luciana Mourão; Pedro P. M. Meneses; Thais Zerbini; Jairo E. Borges-Andrade; Raquel Vilas-Boas. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre. : Artmed. 2012.v. 1, p. 64-76.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. ABBAD, Gardenia da Silva; SOUZA, E. R. L. C. ; ZERBINI, Thaís. Resumo: Aprendizagem e Treinamento em Organizações e Trabalho: Tendências e Desafios. Em: IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), 2010, São Bernardo do Campo. IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT). SãoBernardo do Campo: CBPOT, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. ZERBINI, Thaís ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; Abbad, Gardênia da Silva ; MOURÃO, Luciana. Aprendizagem humana nas organizações e trabalho. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2013.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Gardenia da Silva Abbad ⇔ Elaine Rabelo Neiva (2.0)
        1. ABBAD, Gardenia da Silva; LEGENTIL, Juliana ; DAMASCENA, M. P. ; MIRANDA, L. F. ; NUNES, C. F. ; NEIVA, E. R.. Percepções de teletrabalhadores e trabalhadores presenciais sobre desenho do trabalho. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO. v. 19, p. 772-780, issn: 1984-6657, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MOREIRA, RAFAELA ; DA SILVA ABBAD, GARDENIA ; PADOVEZ CUALHETA, LUCIANA ; RABELO NEIVA, ELAINE. Força Motivacional, Suporte à Transferência e Impacto do Treinamento no Trabalho. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO. v. 19, p. 631-639, issn: 1984-6657, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Gardenia da Silva Abbad ⇔ Ronaldo Pilati Rodrigues (2.0)
        1. ABBAD, Gardenia da Silva; PILATI, Ronaldo ; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo ; SALLORENZO, Lucia H.. Impacto do treinamento no trabalho - medida em amplitude. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 145-162.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABBAD, Gardenia da Silva; LACERDA, Erika Rodrigues Magalhães ; PILATI, Ronaldo. Medidas de motivação e valor instrumental do treinamento. Em: Gardênia da Silva Abbad;Luciana Mourão;Pedro.P.M.Meneses;Thais Zerbini;Jairo Borges-Andrade; Raquel Villas-Boas;cols.. (Org.). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Ferramentas para a Gestão de Pessoas. 1ed.Porto Alegre - RS. : Artmed. 2012.v. 1, p. 198-215.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Gardenia da Silva Abbad ⇔ Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke (1.0)
        1. KOLLER, Silvia Helena ; GUZZO, R. ; BUCHER, Julia Sursis Nobre Ferro ; CARNEIRO, Henrique Figueiredo. Fórum: Internacionalização dos programas de Pós-graduação em Psicologia. 2010. Apresentação de Trabalho/Simpósio




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:21:27