Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Fernando Antonio Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), Pós-doutorado na School of Oriental and African Studies (SOAS - University of London - Inglaterra - 2013), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Coordenador do TRAVESSIA - Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global e do [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia (UFF). Coordenador local do Projeto "Futures under construction the Global South" (Universität Tübingen, Alemanha). Pesquisador PQ/CNPq com ênfase em teoria e estudos da Comunicação e do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, discurso, narrativas, cultura, comunicação, Sul Global; alteridade, conflito e Oriente Médio. Pesquisador associado do Centre for Film and Media Studies e do Centre for Palestinian Studies da SOAS - University of London. Professor visitante na Universitè de Perpignan, França (Mestrado em Crossways Cultural Narratives - bolsa Erasmus Mundus/União Europeia / 2015), na Universität Tübingen, Alemanha (DAAD / 2015 e 2017) e na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM/2016). Foi coordenador local do Erasmus Mundus Joint Doctorate - Cultural Studies in Literary Interzones (UFF/Bergamo/Tübingen/Perpignan/Delhi). Foi vice-coordenador do GT Islam & Media da International Association for Media and Communication Research (IAMCR - 2011/2012); pesquisador visitante (Faperj, 2007/2008) na UFF e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsa CES/2003). Coordenou o Mestrado Interinstitucional (Minter - UFF/UFMA/2009/2011) e o GT Estudos do Jornalismo, na COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (biênio 2009/2010). Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5520975095445897 (16/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social. Rua Lara Vilela, 126 São Domingos 24210-590 - Niteroi, RJ - Brasil
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. O Levante dos Male?s e seus desdobramentos midia?ticos: um estudo sobre narrac?a?o e conflito no Sul Global
      Descrição: Este projeto abarca dois conjuntos de problemas: i) de natureza antropolo?gico-cultural, que busca pensar o territo?rio e sua configurac?a?o a partir das relac?o?es e das dina?micas de poder; e ii) de natureza comunicacional/relacional, que visa problematizar o jornalismo pelo vie?s da linguagem, considerando- o parte de uma dimensa?o discursiva ampliada; uma das insta?ncias possi?veis de enunciac?a?o das histo?rias do presente em um mundo marcado pelo avanc?o tecnolo?gico. O primeiro conjunto visa trac?ar um percurso entre as cidades do Rio de Janeiro e Salvador, no Brasil, e Lagos, na Nige?ria, tendo como ?conflito matriz? o Levante dos Male?s, que aconteceu no Brasil, no ini?cio do se?culo XIX. Atravessados pela tra?gica experie?ncia do projeto escravagista no Brasil, esses tre?s territo?rios, abordados a partir de uma perspectiva geopoli?tica e com suas pra?ticas narrativas e midia?ticas, devem contribuir para o processo de configurac?a?o de uma territorialidade narrativa. Ao considerar o Cais do Valongo (RJ) como epicentro deste processo de expansa?o, a pesquisa se articula em torno da ideia de territo?rio como espac?o habitado que se configura a partir de distintas tecnologias, meios de produc?a?o, objetos e sujeitos, que constantemente colidem e reinventam formas distintas de existe?ncia. O segundo conjunto visa tecer uma cri?tica ao jornalismo, na medida em que se parte da premissa de que, enquanto insta?ncia de enunciac?a?o, ele e? um problema de linguagem. Por esta via, procura-se articular a hipo?tese de que a 8 reflexa?o sobre o jornalismo, no que diz respeito aos conflitos de natureza poli?tico-cultural, e? dependente de contextos geopoli?ticos atravessados pelas lo?gicas de poder que se inscrevem nos e produzem os acontecimentos. Ao problematizar o processo de desdobramento de enquadramentos no cena?rio midia?tico contempora?neo, este projeto pensar o regime de subjetividades a? luz das teorias do po?s-colonialismo e do Sul Global, ja? que o esforc?o desta proposta e? tambe?m pensar o papel da mi?dia no processo de inscric?a?o das relac?o?es de poder que ocorrem a? luz de projetos colonizadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    2. 2019-Atual. Discomforting territories: images, narratives and objects of the Global South
      Descrição: The project addresses research issues linked to ongoing academic discussions of a particular relevance to understanding the consequences of today?s globalized world order for societies in the Global South that are marked by economic and political asymmetries as well as the longue dure?e of postcolonial legacies. It also constitutes a relevant contribution to the reflection on the challenge that Global South Studies represent for the geopolitics of knowledge inscribed in the global field of knowledge production. This project intends to explore ?Global South? epistemologies and cultural and social expressions through a dialogue between textual, image and music studies and ethnographic research. ?Discomforting? cultural and social expressions serve as a reflexive analytical tool of ?epistemic disobedience? (Mignolo, 2009) that confronts fixed binaries of traditional European epistemological tradition opening to other and alternative modes of existence. At the same time, the central notion of ?discomforting territories? refers to the question of globalized territorialities being charted by overlapping affective, cognitive, and practical approaches and constituted by what Mbembe has identified as "temporalities of entanglement" (2001). The aim of this project is to produce a dialogue between images, texts and objects ? ?discomforting territories? ? as places of cultural, political, artistic expressions in different social movements, politics of recognition, transnational identity belongings, and rearrangements of contemporary historical narratives. ?Discomfort? is a provocative line of thought to develop de-centered epistemologies and think North/South relations from new epistemological horizons (Santos, 2002) articulating researches that bring to the foreground Latin American, Diasporical, Amerindian, and Afro-Brazilian knowledge traditions and the productive frictions they produce in hegemonic perspectives. The project intends to frame different dimensions of the production, exhibition and circulation of images, texts and objects that express ?discomforting territories?, ?borders? and the different social-cultural arrangements, subjectivities and temporality regimes they operate. The aim is to investigate how certain events, images (films, photographs), texts, social networks, music, bodies, practices and objects produce discomfort, friction and ?unwanted temporalities? conceived of as invisible pasts and futures that embody important social political configurations, conflicts, resistances and modes of existence.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador / Roberto Robalinho - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / Russell West-Pavlov - Integrante / Sebastian Thies - Integrante / Renata Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    3. 2019-Atual. Conflito, Midia e Territorio no Sul Global
      Descrição: Os conflitos territoriais, e?tnicos e religiosos da contemporaneidade expo?em complexidades que desafiam e instigam diferentes eixos de reflexa?o. Em uma dimensa?o geopoli?tica, pensar sobre conflitos e? um esforc?o para compreender os modos de articular os poderes e experimentar as diferenc?as atrave?s das narrativas. Num mundo marcado por ordens econo?micas e poli?ticas que ativam desigualdades, as narrativas inventam geografias (Resende, 2014) atravessadas por confrontos poli?tico-culturais e por assimetrias no processo de produc?a?o de conhecimento. Diante de tais ?geografias exauridas? (Rogoff, 2006), as narrativas inscrevem uma ?geografia do poder?, que incluem tanto reforc?o de normatividades quanto experie?ncias contra-normativas. Pensar nessa contra-normatividade e? um dos objetivos desta proposta, estendendo o problema a? ideia de uma geomidiografia: escritas midia?ticas que configuram uma geopoli?tica a partir da qual se constitui uma territorialidade narrativa (Resende, 2018). Nos estudos sobre conflitos e territo?rios, questo?es relacionadas a? circulac?a?o cienti?fica e a? identidade, a? performance corporal, ao esporte e ao patrimo?nio imaterial (sobretudo a mu?sica e o audiovisual) sa?o potencializadas, assumindo novos contornos. Indagar o que constitui esta territorialidade e? outro objetivo desse projeto: ha? particularidades que tornariam tais narrativas mais ou menos afetadas pela experie?ncia do conflito? Na somato?ria do normativo e do contra-normativo, configura-se um espac?o que produz um comum e que funda/sustenta uma territorialidade narrativa? Nesta reflexa?o a oposic?a?o Norte/Sul e? problema condensado na proposic?a?o de ?Sul Global?, uma noc?a?o que coloca em questa?o a des/ordem do mundo numa perspectiva intelectual, este?tica e poli?tica. Nossa hipo?tese e? que as narrativas contra-normativas contribuem para esta reflexa?o, uma vez que revelam estrate?gias de enunciac?a?o que distendem os sentidos e o espac?o dos conflitos, ativando aspectos relacionados ao po?s-colonialismo. Como comprovado nas pesquisas anteriores com o mesmo parceiro, trata-se de uma discussa?o de forte impacto e releva?ncia internacionais. O cruzamento entre problemas relativos a? cultura midia?tica contempora?nea, a? produc?a?o do conhecimento, aos conflitos, a? geopoli?tica e a? constituic?a?o dos territo?rios na?o e? comum no campo da Comunicac?a?o, o que reforc?a sua perspectiva inovadora tanto para o PPGCOM como para a Universidade de Tu?bingen que, cada vez mais, demonstra absoluto interesse nas discusso?es que propomos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador / Roberto Robalinho - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / Renata Gonçalves - Integrante / Thaiane Oliveira - Integrante / Ariane Diniz Holzbach - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    4. 2017-2020. Enquadramentos jornalisticos, desdobramentos midiaticos: reflexoes em torno da formacao e constituicao de uma territorialidade narrativa
      Descrição: Tendo em vista o quadro histórico-cultural que marca e define o jornalismo nos dias atuais (Resende, 2012/c), o principal problema desta pesquisa é o pressuposto de que a narrativa dita ?jornalística? se torna presa a um enquadramento binário normativo (Butler, 2015), portanto distante de um ?falar com o outro?, ao deixar de ativar outros enquadramentos e não conferir sentido complexo aos conflitos de natureza político-culturais. Um aspecto que nos leva diretamente à articulação de uma hipótese central: em um mundo no qual os relatos de conflito se tornam eles próprios objetos de um conflito de relatos (Resende, 2008/b), é crucial, para qualquer gesto e instância de enunciação midiática, reconhecer os efeitos, a função e a relevância dos processos de desdobramentos a que também se submetem os próprios enquadramentos. Seu problema tem como base teórico-filosófica questões suscitadas pelo triângulo narrativa/cultura/alteridade.Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico e historiográfico, de coleta, em fontes primárias, de conjuntos de narrativas ? em formas impressas, audiovisuais e/ou outras formas de produções culturais ? que representem conflitos político-culturais. Ao olhar para as representações, busca-se conhecer uma geomidiografia: escritas que configuram uma geopolítica, a partir da qual será discutida a formação e a constituição de uma territorialidade narrativa na qual (e a partir da qual) a ideia de ?Sul Global? servirá como conceito/problema. O princípio que a rigor rege o cenário midiático contemporâneo, que no pensamento de Butler (2015) se apresenta na forma de desdobramento dos enquadramentos midiáticos, é o que também permite uma reflexão a partir desta variedade de narrativas. O que se pretende neste caso, é tanto entender o processo próprio de desdobramento, como e quais sentidos evocam o deslizamento do acontecimento jornalístico em acontecimento midiático, como também perceber e balizar os gestos narrativos que explicitam a natureza paradoxal e contraditória dos conflitos estudados. Questões relacionadas à identidade, performance corporal, digressão espaço/tempo e papel do narrador são aqui potencializados, viabilizando condições mais complexas com que discutir a problemática do enquadramento midiático e seus desdobramentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    5. 2015-2020. CULTURAS LITERARIAS DO SUL GLOBAL
      Descrição: Esta pesquisa de cooperação internacional totalmente financiado pelo DAAD (Alemanha), busca refletir sobre o desenvolvimento de novas configurações culturais transnacionais pós-guerra fria, nas quais se percebe uma série de transformações econômicas e a formação de novas relações entre países, outrora coloniais, em relação às suas ex-metrópoles. Estes novos processos são entendidos a partir de uma perspectiva que sendo chamada de ?Sul Global?; um conceito, sobre o qual a pesquisa também se debruça, que compreende a constituição de novos laços sociais e culturais entre nações sul-sul. Ao propor este recorte geopolítico, a pesquisa visa explorar as manifestações culturais-expressivas dos diversos espectros das produções narrativas (filmes, literatura, imprensa) que, de forma reflexiva, reportam a estes novos tempos. A proposta é conhecer e indagar sobre "formas de ser ao sul? e de se conectar com o ?norte?. A pesquisa compreende uma rede de cooperação entre proeminentes universidades do chamado ?eixo sul?, tendo como sede a Universität Tübingen. As universidades do hemisfério sul que participam da pesquisa são: a UFF, através do seu PPGCOM (Brasil), a UNAM (México), a Wits (África do Sul), a UCAD (Senegal), a JNU (Índia), a UWA (Austrália) e a SNU (Coreia do Sul). O objetivo é criar uma rede de relações, sul-sul e sul-norte, entre as universidades com uma série de ações itinerantes como seminários, cursos de verão, cooperação de doutorado e visitas e pesquisas de docentes, e publicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador / Simone Pereira de Sá - Integrante / Bruno Campanella - Integrante / Felipe Trotta - Integrante. Financiador(es): Deutscher Akademischer Austauschdienst - Cooperação.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    6. 2014-2020. Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
      Descrição: Projeto PROCAD?/CAPES Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos ? físicos, simbólicos, afetivos, virtuais ? é recorrente.Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país . Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática.Tal como apontado por Steven Connor (2000) este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor - seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais. Duração: 2014-2018. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Integrante / Simone Pereira de Sá - Integrante / Felipe Trotta - Coordenador / Ronaldo Henn - Integrante / Adriana Amaral - Integrante / Jeder Janotti - Integrante / Angela Prhyston - Integrante.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
      Descrição: Projeto PROCAD?/CAPES Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos ? físicos, simbólicos, afetivos, virtuais ? é recorrente.Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país . Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática.Tal como apontado por Steven Connor (2000) este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor - seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais. Duração: 2014-2018. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (12) . Integrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá - Coordenador / Angela Prysthon - Integrante / Jeder Janotti Jr - Integrante / Fernando Resende - Integrante / Gustavo Daudt Fischer - Integrante / Adriana Rosa Amaral - Integrante / Felipe Trotta - Integrante / Ronaldo Cesar Henn - Integrante / Thiago Soares - Integrante / Rodrigo Carreiro - Integrante / Marco Antonio Roxo - Integrante / Fabricio Silveira - Integrante / Giovanna Bozza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Simone Maria Andrade Pereira de Sa.
    7. 2014-2018. A NARRACAO DO CONFLITO E A PRODUCAO DO ACONTECIMENTO JORNALISTICO: invencoes em torno da Africa e da Palestina
      Descrição: Esta pesquisa coloca em questão as problemáticas da enunciação e da alteridade no jornalismo, a partir da análise e da reflexão em torno de conflitos reconhecidos como de natureza político-cultural. Ela busca coletar e analisar narrativas das imprensas brasileira e britânica acerca de dois conflitos, localizados em tempos e espaços distintos, cuja temática comum envolve as representações do chamado ?mundo árabe?. Ela se propõe comparativa e dá prosseguimento a coletas iniciadas no Brasil e na Inglaterra acerca dos mesmos conflitos: o Levante dos Malês (XIX) e o caso Israel/Palestina (XX). Sua proposta metodológica de análise textual visa à indagação acerca da produção e posicionamento dos sujeitos envolvidos nas tramas, considerando os agentes Brasil/Inglaterra como centrais em um processo de produção do chamado ?acontecimento jornalístico?, à luz da hipótese de que este processo implica a ratificação (e legitimação) de um eu em detrimento da invenção de um outro, a África e a Palestina. A problematização e a reflexão em torno das ideias de acontecimento e conflito são cruciais e é ainda dado relevante para esta reflexão, o fato de se tratarem de conflitos que envolvem sujeitos apartados pela geopolítica ocidente/oriente. Trata-se de uma perspectiva que nos dá a ver fronteiras e territórios nos quais estão engendradas fortes marcas identitárias, o que faz com que tais espaços possam ser compreendidos como práticas discursivas e culturais, através das quais se faz possível conhecer e investigar jogos de disputa, produção e velamento de diferenças, inclusão e exclusão de sujeitos. Assim, além de problematizar a construção das categorias nós/eles no âmbito das narrativas jornalísticas, esta proposta, do ponto de vista teórico, busca refletir sobre o jornalismo à luz dos estudos da linguagem ? tendo o discurso e a narrativa como lugares de partida ?, considerando a cultura como espaço de negociação e conflito. Ela é o esforço de adensar a reflexão sobre significâncias e sentidos, problemas e conflitos relacionados tanto ao mundo árabe como ao próprio jornalismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    8. 2013-2014. Poeticas da alteridade: as narrativas midiaticas e o processo de invencao do outro
      Descrição: Esta pesquisa busca coletar e analisar narrativas da imprensa britânica acerca de dois conflitos, localizados em tempos e espaços distintos, cuja temática comum envolve as representações do chamado ?mundo árabe?. Trata-se de uma pesquisa que coloca em questão as problemáticas da enunciação e da alteridade no jornalismo, a partir de conflitos político-culturais. Ela aprofunda aspectos em desenvolvimento junto ao CNPq (Bolsa PQ 2011/2014) e se propõe comparativa, pois dá prosseguimento a pesquisas realizadas no Brasil acerca dos mesmos conflitos: o Levante dos Malês (XIX) e o caso Israel/Palestina (XX). Sua proposta metodológica de análise textual visa à indagação acerca da produção e posicionamento dos sujeitos envolvidos nas tramas, considerando os agentes Brasil/Inglaterra como centrais em um processo que implica a ratificação de um eu em detrimento da invenção de um outro, a África e a Palestina. Os dilemas em torno do jornalismo e a análise das narrativas sobre conflitos cujos sujeitos se apresentam apartados pela geopolítica ocidente/oriente nela se coadunam. Trata-se de uma perspectiva que nos dá a ver espaços físicos nos quais estão engendradas fortes marcas identitárias, ao mesmo tempo em que revela tais espaços como práticas discursivas e culturais, através das quais se faz possível conhecer e investigar jogos de disputa, produção e velamento de diferenças, inclusão e exclusão de sujeitos. Assim, além de problematizar a construção das categorias nós/eles no âmbito das narrativas jornalísticas, seu propósito de cunho teórico é refletir sobre o jornalismo à luz dos estudos da linguagem, considerando a cultura como espaço de negociação e conflito, e tendo o discurso e a narrativa como lugares de partida. O esforço é adensar a reflexão sobre significâncias e sentidos, problemas e conflitos relacionados tanto ao mundo árabe como ao próprio jornalismo.Ele está sendo desenvolvido como estágio pós-doutoral na School of Oriental and African Studies (SOAS/Universidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    9. 2012-2015. Narrativa e conflito: o jornalistico como gesto cultural
      Descrição: Este projeto, que pensa o gesto jornalístico pela via dos estudos da cultura, parte de algumas interrogantes iniciais: seremos ou não, no jornalismo, capazes de trabalhar com os ?protagonismos? do presente? Como contribuir para que os sujeitos, em atividade relacional, consigam manter, no universo do jornalismo, suas várias identidades em processo de negociação? Como narrar com o outro as histórias do presente? E, mais ainda, como (re)contar a história do outro, sabendo-a também sua? Ele visa dar lugar a um exercício analítico e comparativo de produções midiáticas, de cunho jornalístico, marcadas por uma temática comum: os movimentos diaspóricos, dilemas de fronteiras e cenários de guerra e conflito no chamado ?mundo árabe?; temática que já vem sendo desenvolvida em pesquisas anteriores, realizadas e em andamento. A cobertura de repórteres em conflitos no Afeganistão, Iraque, Egito e na fronteira Israel/Palestina, particularmente, são importantes objetos desta pesquisa. E para efeitos de comparação tempo/espaço são relevantes narrativas impressas, audiovisuais (na forma de documentários) e quadrinhos. Neste projeto, as narrativas são entendidas como lugar de reflexão e produção de conhecimento, geradoras de modos de ler e compreender o jornalismo. Trata-se de refletir sobre o jornalismo à luz dos estudos da linguagem, considerando o discurso e a narrativa, com algumas de suas teorias e propostas analíticas, como lugar de partida. Seu objetivo principal é problematizar, refletir e indagar acerca do componente dialógico na narrativa jornalística, de modo a contribuir para que se possa não só contemplar, mas também construir uma perspectiva de fundo epistemológico e metodológico. A proposta é que se entenda a dinâmica da representação como própria de um espaço no qual diferenças são, concomitantemente, produzidas e veladas. Para atingir seus objetivos é necessário reconhecer dois momentos distintos, embora, tanto em termos teóricos como metodológicos, sejam indissociáv. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador / Ana Cláudia Peres - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Antonio Resende.
    10. 2011-2014. Escavar para conhecer: o jornalismo e (algumas de) suas escrituras possiveis
      Descrição: Neste projeto, as indagações têm em vista a importância de reconhecer a necessidade de assumirmos uma postura epistemológica na realização de uma pesquisa diante do trabalho de conhecer/construir teorias e buscar metodologias que se articulem com o objeto e o seu tempo (Resende, 2008). Ao trabalhar com esta premissa, o que se espera é poder investigar aspectos teóricos suscitados por algumas das demandas que hoje têm sido apresentadas para a comunicação e os estudos do jornalismo. Seu objetivo principal é problematizar, refletir e indagar acerca do componente dialógico na narrativa jornalística, de modo a contribuir para que se possa não só contemplar, mas também construir uma perspectiva de fundo epistemológico e metodológico. Dois momentos são cruciais na realização da pesquisa: i) investigar, de uma perspectiva teórica, a produção de conhecimento sobre o jornalismo à luz das problemáticas da narrativa e do discurso; e ii) investigar a questão da representação do Outro, portanto a problemática da alteridade, a partir de um procedimento metodológico de análise textual . Em ambos os casos, está em questão um processo de escavamento, tanto no que se refere ao esforço de conhecer algumas das estratégias textuais empregadas nas chamadas ?escrituras jornalísticas? como no que diz respeito à crítica aos empreendimentos teóricos que, de forma dominante, têm servido para dar respostas e definições para o que é jornalismo. Os objetos de estudo são narrativas acerca dos conflitos árabes-israelenses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Antônio Resende - Coordenador / Ana Beatriz Paes - Integrante / Letícia Rossignoli - Integrante / Caio de Freitas Paes - Integrante / Adilson Junior - Integrante / Natalia Dias - Integrante / Roberto Robalinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando Antonio Resende.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (55)
      1. IV RECOM - Mídia e Formas Narrativas.Comunicação e Atlântico Sul. 2020. (Seminário).
      2. Aula Magna ESPM/SP.Decolonialidades e memo?ria dos corpos: onde ardem nossos Brasis. 2019. (Outra).
      3. Encontro Compós 2019. Quando a imagem e? corpo: modos de sobreviver a? ma?quina colonial. 2019. (Congresso).
      4. III Jornada Discente Pós-Com UnB.A disputa de narrativas e o processo de produção de sentidos. 2019. (Seminário).
      5. IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição. Geografias inventadas: as multi-territorialidades e a palavra do outro. 2019. (Congresso).
      6. Entangled Temporalities in the Global South.Narrative Terriorialities in the Global South. 2018. (Seminário).
      7. MultiCrisis: Global South Literary Humanities in an era of global crises.Geography of Bodies: images of the end of the world in the harbour of Rio de Janeiro. 2018. (Seminário).
      8. XVI Encontro SBPJor.A pesquisa em jornalismo e suas práticas: os conflitos do campo e a cobertura dos conflito. 2018. (Encontro).
      9. Ahead of the Curve.Workshop Ahead of the Curve. 2017. (Encontro).
      10. Centro de Pesquisa e Formação SESC.Sul Global: territorialidades e conflitos políticos e estéticos. 2017. (Oficina).
      11. Congresso Inaugural Cátedra Extraordinária João Guimarães Rosa de Estudos Brasileiros de Comunicação e Cultura. O que nos ensina o monstro de Rosa: a narrativa como percurso, o pensamento como problema. 2017. (Congresso).
      12. Debates Pós-coloniais.A luta palestina: história, conflito e contemporaneidade. 2017. (Seminário).
      13. VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras.Debatedor. 2017. (Seminário).
      14. What do Human Rights do?.Media and the issue of Human Right. 2017. (Encontro).
      15. Aula Magna PPGCOM/UFOP.Narrativas, espacialidades e temporalidades disjuntivas. 2016. (Outra).
      16. Aula Magna PPGCOM/Unisinos.A narração do conflito e a produção do acontecimento jornalístico: invenções em torno da Africa e da Palestina. 2016. (Outra).
      17. Critical Theory and the sicentific autonomy of the Global South.Reconceptualizing modernity:counter-hegemonic perspectives from the postcolonial world. 2016. (Seminário).
      18. II Workshop Avaliação Interna de Pós-Graduação: as experiências de internacionalização.Experiências de internacionalização do PPGCOM/UFF. 2016. (Seminário).
      19. Repensar el género desde el sur. Narratives of fragmented bodies: the unhomed geographies we all inhabit. 2016. (Congresso).
      20. Voices of/from Africa - XIII International Symposium on Comparative Literature.African Shades for a Global Perspective. 2016. (Simpósio).
      21. A onda infinita do jornalismo.A crise e os estudos do jornalismo. 2015. (Seminário).
      22. Aula Magna POSCOM/UFSM.Quando eu (não) é outro: conversa sobre cortes e travessias. 2015. (Outra).
      23. Estudos de Mídia e Minorias.A narração do conflito e a produção do acontecimento jornalístico: invenções em torno da África e da Palestina. 2015. (Encontro).
      24. Freedom of Expression: Glocal Politics of Emotions. Power, space, language and experience: political tools in the geopolitics of affections. 2015. (Congresso).
      25. I Summer School "Literary Cultures of the Global South".Media and Memory. 2015. (Outra).
      26. Other Spaces: Global South.Emptiness as a space of the Other. 2015. (Seminário).
      27. Reframing Media and Cultural Studies in the age of global crisis. Internationalizing Media Studies. 2015. (Congresso).
      28. Workshop on Literary Cultures of the Global South.Interpacifics and Indian Oceans: comparative Global South Literary Worlds. 2015. (Encontro).
      29. XXIV Encontro COMPÓS. O conflito Israel/Palestina como acontecimento jornalístico: análise das narrativas do Jornal Folha da Manhã (1936/1946). 2015. (Congresso).
      30. Ciclo de Estudos em Cultura, Educação e Linguagens.Narrativa e entrelaçamento de culturas: a história dos malês e o processo de invenção do muçulmano no Brasil do século XIX. 2014. (Seminário).
      31. Conflitos no Oriente Médio: o caso Israel/Palestina.Conflito de Gaza e Mídia. 2014. (Encontro).
      32. III Ciclo de Cinema, Estética e Política.A questão da Palestina: narrativas de uma geografia violentada. 2014. (Seminário).
      33. Seminar Erasmus Students Joint Doctorate (2015).The Global South: conflicting narratives and the invention of Geographies. 2014. (Seminário).
      34. Seminário de Estudos do Oriente Médio a partir do Brasil.Estudos de Mídia e Oriente Médio. 2014. (Seminário).
      35. The Image. Images of a violated geography: the question of Palestine. 2014. (Congresso).
      36. XII Encontro SBPJor. Fronteiras Epistemológicas do Jornalismo. 2014. (Congresso).
      37. Antropologia em Contraponto. O ENTRELAÇAMENTO DE CULTURAS E O PROCESSO DE INVENÇÃO DO OUTRO: ENCONTRO NAS DIFERENÇAS. 2013. (Congresso).
      38. Lecture at The City University (London).Journalism studies in Brazil: theories and practices. 2013. (Seminário).
      39. Literatura en la era digital.Entre la tecnofilia e la tecnofobia: el alambre de la narrativa. 2013. (Seminário).
      40. Symposium on Palestine since the Ottomans.Being and not being a nation: a narratological approach to the question of Palestine. 2013. (Simpósio).
      41. A Primavera Árabe e a mídia.A mídia e a praça: (est)éticas e partilhas. 2012. (Encontro).
      42. IAMCR 2012 - SOUTH NORTH CONVERSATIONS. Inventing muslims as the other in the 19th century Brazil. 2012. (Congresso).
      43. Seminário de Produção Acadêmica UERJ.Poéticas da alteridade: as narrativas midiáticas e o processo de invenção do outro. 2012. (Encontro).
      44. Arab Cultural Studies Group / SCHOOL OF ORIENTAL AND AFRICAN STUDIES.From Istanbul to Brazil: the tropics reinvented by the Muslims. 2011. (Encontro).
      45. Cairo Communication Conference. Brazilian Journalism Studies. 2011. (Congresso).
      46. Comunicação e Democracia: as redes e a rua.(Est)ética da praça: partilha e experiência nos conflitos do mundo árabe. 2011. (Seminário).
      47. IAMCR 2011 - Cities, connectivity and creativity. From Istambul to Brazil: the tropics reinvented by the Muslims. 2011. (Congresso).
      48. V Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Narrativas no encontro da análise do discurso com áreas vizinhas. 2011. (Seminário).
      49. XX Encontro Anual da Compós. Às desordens e aos sentidos: a narrativa como problema de pesquisa. 2011. (Congresso).
      50. Comunicação, Arte e Cultura na cidade do Rio de Janeiro.Cultura e narrativas da cidade. 2010. (Seminário).
      51. Global Media and the War on Terror. Embedded or not embedded: would that be the question?. 2010. (Congresso).
      52. IAMCR/2010 - Communication and citizenship. Among the images of war, the image of a conflict: a look upon the Israeli/Palestinian conflict through Avi Mograbi's documentaries. 2010. (Congresso).
      53. Reporting War: Exploring the Way Forward Symposium.Narratives of conflict: facing the paradox of the border. 2010. (Simpósio).
      54. Simpósio Internacional "A filosofia da ficção de Vilém Flusser". 2010. (Simpósio).
      55. XIX Encontro Anual da Compós. GT Estudos de Jornalismo. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (18)
      1. RESENDE, FERNANDO. A pesquisa em jornalismo e suas práticas: os conflitos do campo e a cobertura dos conflito. 2018. (Outro).. . 0.
      2. RESENDE, FERNANDO. Modos de Ser Sul: territorialidades, afetos e poderes. 2017. (Congresso).. . 0.
      3. RESENDE, F. A.; GOLDFELD, M. S. ; MEIHY, M. S. B.. II Seminário de Estudos do Oriente Médio a partir do Brasil. 2015. Outro
      4. RESENDE, FERNANDO; SABRY, T.. Reframing Media and Cultural Studies in the age of global crisis. 2015. Congresso
      5. RESENDE, FERNANDO; WEST-PAVLOV, R. ; GERLAND, A.. I Summer School "Literary Cultures of the Global South. 2015. Outro
      6. RESENDE, F. A.. [Seminário+Mostra] Poéticas da Alteridade. 2012. (Outro).. . 0.
      7. RESENDE, F. A.; MIGLIORIN, C.. [Seminário+Mostra] Poéticas da Alteridade. 2012. Outro
      8. RESENDE, F. A.. I Seminário MINTER (UFF/UFMA). 2010. (Outro).. . 0.
      9. RESENDE, F. A.; FERREIRA, J.. II Seminário Minter UFF/UFMA. 2010. Outro
      10. RESENDE, F. A.. GT Estudos de Jornalismo - XVIII Encontro Anual Compós. 2009. (Congresso).. . 0.
      11. RESENDE, F. A.. V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2007. (Congresso).. . 0.
      12. RESENDE, F. A.. II CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação. 2007. (Congresso).. . 0.
      13. RESENDE, F. A.. Niñez y juventud: deslocaciones e mudanzas. 2006. (Congresso).. . 0.
      14. RESENDE, F. A.. I CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-Graduação. 2006. (Congresso).. . 0.
      15. RESENDE, F. A.. Diálogos no NAPS. 2005. (Outro).. . 0.
      16. RESENDE, F. A.. I Seminário CAC - Comunicação, cidade e cultura. 2005. (Outro).. . 0.
      17. RESENDE, F. A.. Jornalismo: Narrativa e Práticas Sociais (mesa temática). 2005. (Outro).. . 0.
      18. RESENDE, F. A.. II Seminário do COMO - Grupo de Estudos em Comunicação e Narrativas da Contemporaneidade. 2003. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38