Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jose Alberto Quintanilha

Bacharel em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1988), Doutor e Livre-Docente em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1996 e 2005). Tem experiência em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de bases de dados para sistemas de informações geográficas; sensoriamento remoto orbital, geoprocessamento, análises estatísticas e geoestatísticas e classificação em imagens digitais com ênfase em aplicações urbanas, de transportes e ambientais. Tem interesse e pesquisa sobre segurança viária (acidentes viários; VRUs) e carsharing; acidentes naturais e serviços eco-sistêmicos. Atualmente é Professor Associado Sênior na Divisão Técnica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente - IEE da Universidade de São Paulo e credenciado junto ao programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/ USP. É pesquisador colaborador dos laboratórios ConnectCities do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e Spatial Analysis and Modelling do IEE/USP e da Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do Centro de Tecnologias Geoambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A - IPT. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1334398456531126 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Energia e Ambiente. Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30912597
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Transportes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2021-Atual. Transmissao do dengue e sua relacao com niveis de infestacao e acoes de controle do Aedes aegypti, Sao Jose do Rio Preto, SP
      Descrição: Uso de ferramentas de sensoriamento remoto e machine learning para a identificação áreas potenciais ao desenvolvimento do Aedes Aegypti. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Francisco Chiaravalotti Neto - Coordenador / Gerson Laurindo Barbosa - Integrante / Mariana de Oliveira Lage - Integrante / Camila Lorenz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    2. 2021-Atual. Aplicacao de modelos digitais de elevacao de alta resolucao na analise de alvos geologicos e geomorfologicos
      Descrição: Pesquisa sobre técnicas para identificação de small objects (cicatrizes de escorregamento) em imagens de sensoriamento remoto. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Carlos Henrique Grohmann de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    3. 2019-2020. Uso de tecnicas de machine learning para a classificacao em imagens digitais visando o reconhecimento de areas urbanas potenciais ao desenvolvimento de criadouros do Aedes aegypti
      Descrição: utilizar e validar algoritmos de random forest (RF) e support vector machine (SVM) existentes no Google Earth Engine (GEE) para classificar a ocupação dos solos urbanos a partir de imagens de sensoriamento remoto (alta e média resolução espacial) identificando possíveis criadouros do vetor, atendendo à Portaria PRP 668 da USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Francisco Chiaravalotti Neto - Coordenador / Mariana de Oliveira Lage - Integrante / Camila Lorenz - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
      Descrição: Objetivo do projeto é elaborar um modelo para detectar áreas de alto risco para a presença do vetor Ae. aegypti a partir de imagens de sensoriamento remoto utilizando os algoritmos de inteligência artificial, especialmente, os denominados deep learning.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto - Coordenador / Camila Lorenz - Integrante / Brenda Santana Sclauser - Integrante / Higor Souza Cunha - Integrante. Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa da Faculdade de Saúde da USP - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Chiaravalloti Neto.
    4. 2019-Atual. Governanca ambiental da macrometropole paulista face a variabilidade climatica
      Descrição: Desenvolvimento do doutorando de Priscila Ikematsu sobre serviços ecossitêmicos na Macrometrópole Paulista. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Priscila Ykematsu - Integrante / Pedro Roberto Jacobi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    5. 2018-2019. Mobilidade Compartilhada: Sistema Carsharing
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Clodoveu DavisJr. - Integrante / Claudia Aparecida Soares Machado - Integrante / Mariana de Oliveiria Lage - Integrante / Fernando Tobal Berssaneti - Coordenador / Cristiano M. Monteiro - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da da Engenharia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    6. 2018-Atual. Plano de desenvolvimento institucional na area de transformacao digital: manufatura avancada e cidades inteligentes e sustentaveis (PDIp)
      Descrição: Identificação e análise sócio-econômica-ambiental da ocorrência de escorregamentos e enchentes ao longo de via férrea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Thaís Passos Correia - Integrante / Alessandra Cristina Corsi - Coordenador / Lucas H. Sandre - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    7. 2016-2017. Materiais de sinalizacao horizontal: avaliacao comparativa de desempenho
      Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver um estudo com diferentes tipos de materiais para sinalização horizontal, a fim de verificar o desempenho para as mesmas condições de implantação e solicitação, na Rodovia Presidente Dutra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Cláudia A. Soares Machado - Integrante / Janaina B. Silva - Integrante / Daiane Fávaro - Integrante / Júlio Silvio de Souza Bueno Filho - Integrante / Walquiria Fuji - Integrante / Ana Clara Ferrarese Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    8. 2015-2018. Solucoes para a reducao de acidentes por derrapagem em pista molhada atraves da textura superficial dos pavimentos
      Descrição: Objetivos gerais do projeto: - Identificar os pontos críticos quanto à ocorrência de acidentes na rodovia. - Caracterizar os acidentes - Verificar a associação entre a ocorrência de acidentes e as condição do pavimento quando ocorre precipitação. Objetivos específicos: Análise de dados (espaciais ou não) para caracterização dos locais críticos da rodovia Análise de dados (espaciais ou não) para caracterização dos acidentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Linda L. Ho - Integrante / Liedi Legi Bariani Bernucci - Coordenador / Cláudia A. Soares Machado - Integrante / Mariana A. Giannotti - Integrante / Igor Amorim Beja - Integrante / Tiago Vieira - Integrante.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    9. 2015-2017. Mapeamento Do Risco De Deslizamentos Associado Ao Complexo Nuclear Almirante Alvaro Alberto, Angra Dos Reis (Rj)
      Descrição: Identificação de áreas de risco e desenvolvimento de uma metodologia para o monitoramento de deslizamentos e desastres naturais no entorno das vias de acesso do Complexo Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra dos Reis, RJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Luiz Augusto Manfré - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    10. 2015-2017. Avaliacao da importancia de Pontos Estrategicos na dispersao do vetor Aedes aegypti, e uso de Indice de Condicao da Moradia e Imagens de Sensoriamento Remoto na identificacao de areas de risco para a presenca de Aedes aegypti
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / George Alfredo Longhitano - Integrante / Francisco Chiaravalotti Neto - Integrante / Gerson Laurindo Barbosa - Coordenador / Valmir Roberto Andrade - Integrante / Mariana de Oliveira Lage - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
      Descrição: Este projeto tem os objetivos de analisar a influência dos pontos estratégicos na dispersão ativa de Aedes aegypti para os imóveis localizados em seu entorno, avaliar o potencial do uso do Índice de Condição de Moradia e de imagens de sensoriamento remoto para detecção de áreas de risco para infestação vetorial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco Chiaravalloti Neto - Integrante / Gerson Laurindo Barbosa - Coordenador / Jose Alberto Quintanilha - Integrante / Valmir Roberto Andrade - Integrante / Mariana de Oliveira Lage - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Francisco Chiaravalloti Neto.
    11. 2015-2016. Monitoramento das mudancas na cobertura e uso do solo dos mananciais da macrometropole paulista por meio do processamento de imagens - Deter Mananciais
      Descrição: Descrição: O objetivo do projeto, fruto de um acordo de cooperação técnico-científico, firmado em 2014 entre o Instituto Democracia e Sustentabilidade e o Instituto de Energia e Ambiente-USP - Compreender a influência da dinâmica de mudança na cobertura vegetal e uso do solo e a degradação histórica dos mananciais da Macrometrópole Paulista, entre 2005 e 2015, utilizando ferramentas de geoprocessamento. - Monitorar as alterações no uso e ocupação do solo e verificar o impacto ambiental causado ao longo dos anos nas regiões de mananciais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Luiz Augusto Manfré - Integrante / Mariana A. Giannotti - Integrante / Bruna Botti - Integrante / Daniel dos Santos Ricci - Integrante / Laerte Appolinario Jr. - Integrante / Mariana Piesco - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    12. 2014-2016. Incorporacao de krigagem a modelos de escolha modal
      Descrição: Este projeto, com duração prevista de 24 meses, insere-se em uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados, iniciada pela proponente com participação interinstitucional, com orientações de mestrado concluídas e em andamento. O projeto visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em transportes. O objetivo principal é incorporar a krigagem a previsões de escolha modal, buscando boas estimativas de probabilidades de escolha do modo de transporte em coordenadas geográficas pesquisadas e também desconhecidas. Inicialmente serão calibradas as funções utilidades dos modos de transporte, considerando características desagregadas dos indivíduos, de suas viagens e da zona de tráfego de residência, com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística - krigagem ordinária) será realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas por modelos de escolha discreta, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Cira Souza Pitombo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
      Descrição: Este projeto, com duração prevista de 24 meses, insere-se em uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados, iniciada pela proponente com participação interinstitucional, com orientações de mestrado concluídas e em andamento. O projeto visa à continuidade do desenvolvimento da pesquisa que emprega a utilização de técnicas de geoestatística à modelagem em transportes. O objetivo principal é incorporar a krigagem a previsões de escolha modal, buscando boas estimativas de probabilidades de escolha do modo de transporte em coordenadas geográficas pesquisadas e também desconhecidas. Inicialmente serão calibradas as funções utilidades dos modos de transporte, considerando características desagregadas dos indivíduos, de suas viagens e da zona de tráfego de residência, com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística - krigagem ordinária) será realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas por modelos de escolha discreta, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados serão da Pesquisa Origem-Destino realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Espera-se trazer benefícios ao meio acadêmico, constituindo referências para futuras aplicações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Coordenador / José Alberto Quintanilha - Integrante / Antonio Jorge Sousa - Integrante / Samille Santos Rocha - Integrante / Ana Rita Salgueiro - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Anabele Lindner - Integrante / VIviani Antunes Gomes - Integrante / André Luiz Barbosa Nunes da Cunha - Integrante / Daiane Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    13. 2014-2014. A method based on techniques spatial data analysis to analyze traffic accidents with fatalities involving VRU (cyclists and pedestrians) data
      Descrição: Define spatial patterns sets for comparing the VRU data from Roma and Sao Paulo, using techniques of spatial data analysis. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Cláudia A. Soares Machado - Integrante / Luca Persia - Integrante / Antonino Tripodi - Integrante / Mariana A. Giannotti - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    14. 2013-2015. Avaliacao da sinalizacao viaria atraves do uso de simulador de direcao
      Descrição: Esta proposta foi elaborada com vistas a contribuir para o desenvolvimento e modernização tecnológica de parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, relacionados com a segurança em rrodovias. Ela envolve o uso da visualização 3D, apoiada no conceito de simulador de direção. Um simulador de direção fornece a capacidade de mover-se (no caso, o condutor do veículo) através de um ambiente virtual (o projeto geométrico) e observar o ambiente no qual a rodovia está inserida . Isso a partir de um determinado ponto de visão (aqui, será considerada a altura dos olhos do condutor sentado no veículo). Neste projeto, condutores aleatórios serão convidados a percorrerem virtualmente os diversos cenários (da rodovia em questão) que podem ser montados e testados no simulador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Antoni Nelson Rodrigues da Silva - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Coordenador / Aurenice da Cruz Figueira - Integrante / Felipe Issa Kabbach Jr. - Integrante. Financiador(es): ARTERIS - Brasil & Agencia Nacional de Transportes Terrestres - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    15. 2013-2015. PROPOSICAO DE UMA INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS PARA PREVENCAO, MONITORAMENTO E ATUACAO EM ACIDENTES RODOVIARIOS ENVOLVENDO O TRANSPORTE DE CARGAS PERIGOSAS, NO COMPLEXO ANCHIETA-IMIGRANTES (SP)
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perig. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Cira Souza Pitombo - Integrante / Clodoveu DavisJr. - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Integrante / Eliane Hirata - Integrante / Janaína Bezerra da Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante / Ricardo Moreira Lisboa - Integrante / João Pedro Marchesini Alexandrino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perigosos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Ana Paula Camargo Larocca - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Clodoveu Davis Jr - Integrante / Janaína Bezerra Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante / Cira Pitombo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perig.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Clodoveu DavisJr - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Integrante / Eliane Hirata - Integrante / Janaína Bezerra da Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    16. 2013-2014. GeoMega ? Geoprocessamento para Megacidades: aplicacoes em Eng. de Transportes
      Descrição: O objetivo do projeto consiste na exploração de técnicas de Geoprocessamento para Mega Cidades em aplicações de Eng. de Transportes. São objetivos específicos: Explorar técnicas de análise espacial para o estudo relacionado a acidentes com usuários vulneráveis em megacidades, mais especificamente na cidade de São Paulo, que conta com uma população de mais de onze milhões de habitantes (IBGE, 2011). Analisar problemas do sistema de transporte, tendo como embasamento de dados e informações advindos das imagens de satélite e as ferramentas de análises espaciais, utilizando-se os princípios do transporte sustentável. A partir dos produtos de sensoriamento remoto identificar feições urbanas úteis para o planejamento de transporte, em especial áreas do município de São Paulo, para que com base nesses dados seja possível caracterizar o uso do solo e as questões correspondentes ao planejamento do sistema de transportes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Cláudia A. Soares Machado - Integrante / Mariana A. Giannotti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
      Descrição: Descrição: O objetivo do projeto consiste na exploração de técnicas de Geoprocessamento para Mega Cidades em aplicações de Eng. de Transportes. São objetivos específicos: Explorar técnicas de análise espacial para o estudo relacionado a acidentes com usuários vulneráveis em megacidades, mais especificamente na cidade de São Paulo, que conta com uma população de mais de onze milhões de habitantes (IBGE, 2011). Analisar problemas do sistema de transporte, tendo como embasamento de dados e informações advindos das imagens de satélite e as ferramentas de análises espaciais, utilizando-se os princípios do transporte sustentável. A partir dos produtos de sensoriamento remoto identificar feições urbanas úteis para o planejamento de transporte, em especial áreas do município de São Paulo, para que com base nesses dados seja possível caracterizar o uso do solo e as questões correspondentes ao planejamento do sistema de transportes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Claudia Almeida Soares Machado - Integrante / Renato Grando - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    17. 2011-2014. Aplicacao de geoestatistica multivariada para analise de geracao de viagens: dados desagregados georreferenciados
      Descrição: Análise de geração de viagens urbanas é influenciada fortemente tanto por atributos eminentemente geográficos, tais como adensamento de atividades econômicas e cobertura espacial da rede de transportes, quanto características socioeconômicas, como renda individual e posse de automóveis. Assim, é imensamente recomendada a consideração do atributoespacial neste tipo de análise. O termo geoestatística tem a sua origem na mineração, área do conhecimento científico onde foi desenvolvida uma teoria para explicar fenômenos nos quais os valores das variáveis estão associados a coordenadas geográficas. A geoestatística multivariada pode viabilizar a aplicação conjunta dos métodos tradicionais (modelos de previsão de viagens ? variável explicativa ?secundária?) e modelos confirmatórios espaciais. Este projeto, que possui duas etapas delimitadas, tem como objetivo principal aplicar técnicas de geoestatística multivariada na análise de geração de viagens, utilizando dados desagregados (Pesquisa O-D de 2007/2008 de São Carlos ? Etapa 1) e agregados (Pesquisa O-D de 1995 da Região Metropolitana de Salvador ? Etapa 2). A primeira etapa visa corroborar a hipótese de que a geoestatística multivariada é um novo caminho para análise de geração de viagens a dados desagregados, enquanto que a segunda etapa propõe novos zoneamentos para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) através do uso de ferramentas geoestatísticas. Vale ressaltar que o atual projeto, que terá duração total de 24 meses, conta com uma equipe de dez pesquisadores de centros e instituições nacionais e também de Portugal. Prevê treinamento e intercâmbio da equipe, organização de seminários e publicações em jornais internacionais, bem como aquisição de equipamentos para montagem de infra-estrutura para o grupo de pesquisa, incentivando uma linha de pesquisa no âmbito transportes e análise espacial de dados no Departamento de Transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Além disso, propondo um mé. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Carlos Felipe G. Loureiro - Integrante / Antonio Nelson Rodrigues da Silva - Integrante / Cira Souza Pitombo - Coordenador / Vivian de Oliveira Fernandes - Integrante / Mauro José Alixandrini Jr - Integrante.
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.
    18. 2010-2012. Estudos e Aplicacoes de Geotecnologias para a Determinacao de Impactos e Restricoes Socioambientais da Usina de Lajeado
      Descrição: Análise de tecnologias ASAI (avaliação socioambiental integrada), SR (sensoriamento remoto) e SIG (sistema s de informação geográfica). -Desenvolvimentos de aplicativos específicos para o gerenciamento do entorno de reservatórios. -Otimização de metodologia de inspeção de bordas do reservatório. -Sugestão de programas socioambientais com base em levantamentos de campo, seleção de indicadores. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / José Antônio Jardini - Integrante / Maurício George M. Jardini - Coordenador / Luiz Carlos Magrini - Integrante / Rafael Walter de Albuquerque - Integrante / Sidnei Nicoli - Integrante / Thales Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Jose Alberto Quintanilha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. 1o. Prêmio International CÁTEDRA ABERTIS-USP de Pesquisa e Gestão de Infraestrutura de Transportes no Brasil - Orientação da Melhor Tese de Doutorado de 2015, ABERTIS International Network- Transportation Infrastructure Management.. 2016.
      Membro: José Alberto Quintanilha.
    2. Prêmio Especial - MundoGEO#CONNECT 2016 Latin America 2016, MundoGEO.. 2016.
      Membro: José Alberto Quintanilha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. Seminário PDIP 2021. 2021. (Seminário).
    2. 2ª. Edição Seminário Conecticidade: Conectando Ideais e Tecnologias.Mobilidade Urbana e Compartilhada. 2020. (Seminário).
    3. IEEE GRSS & ISPRS] Young Professionals & Student Consortium Summer SchooL.Machine learning for geospatial data. 2020. (Seminário).
    4. Semana do Trânsito - DETRAN/SP.Carsharing e recarga de veículos elétricos - Dentro do painel: Welcome Tomorrow: o movimento das cidades para se tornarem cada vez mais inteligentes, conectadas e integradas com Estapar, Microsoft e Mobilis. 2020. (Seminário).
    5. 1o. Fórum da Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista.Trade-offs e sinergias entre serviços ecossistêmicos na Macrometrópole Paulista. 2019. (Simpósio).
    6. ICPR2019 - Int. Conf. Productio Reseach. 2019. (Congresso).
    7. III Workshop Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes tes.Desatres naturais e uso dos solos no entorno da via férrea. 2019. (Oficina).
    8. Seminário Conecticidade: conectando ideias, tecnologia e urbanismo. 2019. (Seminário).
    9. Seminário Técnico Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana.Geoprocessamento como ferramenta para as cidades inteligentes. 2019. (Seminário).
    10. Short Course 12: Introdução aos dados de radar, ópticos e termais provenientes dos Satélites Sentinel Copernicus.Sem título. 2019. (Outra).
    11. Uso de técnicas de machine learning para a classificação em imagens digitais ......Sensoriamento remoto e classificação em imagens. 2019. (Oficina).
    12. 3rd International Conference on Smart Data and Smart Cities.A method to define the spatial stations location in a carsharing system in São Paulo -Brazil. 2018. (Simpósio).
    13. Geo Delft Conference. 2018. (Congresso).
    14. ISPRS Technical Commission IV Symposium 2018. 2018. (Congresso).
    15. Open Science / Open Data: Challenges and Best Practices in Scientific Data Management. 2018. (Seminário).
    16. Palestra: Small Satellites and Earth Observation. The UPC NanoSat Programa. 2018. (Encontro).
    17. 2o. Workshop Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes.Aplicações, dificuldades e perspectivas do Geoprocessamento na segurança viária. 2017. (Oficina).
    18. Geo Nordeste 2017.IDE s: PERSPECTIVA ACADÊMICA : PERSPECTIVA ACADÊMICA - desafios. 2017. (Simpósio).
    19. XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA. Membro da Comissão Técnica. 2017. (Congresso).
    20. XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA. Coordenação da Seção Técnica SIG e Sensoriamento Remoto. 2017. (Congresso).
    21. XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA. Vice Presidente da Comissão de Sistemas de Informações Geográficas e Infraestrutura de Dados Espaciais. 2017. (Congresso).
    22. XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA. Coordenado da Seção Técnica Análise Espacial. 2017. (Congresso).
    23. II simpósio modelagem de sistemas ambientais e gestão da paisagem.Geoprocessamento para análise e planejamento de transportes e segurança viária. 2016. (Simpósio).
    24. 13a Conferencia International da LARES - Latin American Real State Society. Real Estate e Megacidades: Aplicações de Geoprocessamento. 2013. (Congresso).
    25. 1o. HACKATHON USP CIDADES: desafios urbanos em Firefox OS. Julgamneto dos trabalhos. 2013. (Olimpíada).
    26. Geoprocess?amento como Plataforma de Gestão do Território Urbano.A experiência do Laboratório de Geoprocessamento da EPUSP (LabGEO) aplicada ao planejamento urbano e de transportes?. 2013. (Seminário).
    27. IGARSS 2013 - Int. Geoscience and Remote Sensing Symposium.Characterizing urban land use pattern by variograms parameters from multispectral high spatial resolution satllite images: an application in Salvador, Bahia - Brazil. 2013. (Simpósio).
    28. Joint Urban Remote Sensing 2013 - JURSE 2013. 2013. (Simpósio).
    29. New Cities Summit São Paulo 2013. 2013. (Congresso).
    30. Semana Latiamericana de Percepciíon Remota. Application of geostatistics techniques and multi-temporal remote sensing images to change detection in the east side of the metropolitan area of São Paulo ? Brazil. 2013. (Congresso).
    31. Urban Data Management Symposium - UDMS. 2013. (Simpósio).
    32. VIII Worshop Desenvolvimento Tecnológico nas Concessões de Rodovias: "Soluções Técnicas e Aplicadas"".Transporte de cargas perigosas em rodovias. 2013. (Oficina).
    33. ZL Vórtice Intervenções Urbanas - Laboratório.Sistemas: Geoprocessamento. 2013. (Outra).
    34. 10th International Symposium of Spatial Accuracy Assessment in Natural Resource and Environmental Sciences - Accuracy 2012.Assessment of SVM classification process for landslides identification. 2012. (Simpósio).
    35. 1º Workshop Interno do Projeto IDE USP.O Laboratório de Geoprocessamento da EPUSP. 2012. (Oficina).
    36. GEOINFO- XIII Brazilian Symposium on GeoInformatics. 2012. (Simpósio).
    37. GIS DAY - 24/11/2012.Infraestrutura de dados espaciais: o que é?. 2012. (Encontro).
    38. Novas fronteiras e desafios da Logística 25/10. 2012. (Encontro).
    39. 3rd Worshop of the SaferBraIn Project - Inovative Guidelines and Tools for Vulnerable Road Users Safety in India and Brazil.Report of the brazilian activities on the SafeBraIn Project. 2011. (Oficina).
    40. UNGIWG-11 (United Nations Geographic Information Working Group - Plenary Meeting). 2011. (Outra).
    41. V CEOS WGEdu Wokshop. 2011. (Oficina).
    42. 2nd Worshop of the SaferBraIn Project - Inovative Guidelines and Tools for Vulnerable Road Users Safety in India and Brazil.SaferBrain - Data on fatalities of VRUs in Brasil: the country and the city of Sao Paulo. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CAMPS, A. ; LIESENBERG, V. ; FEITOSA, R. ; MITISHITA, E. ; QUINTANILHA, J. A.. Small satellites and earth observation. The UPC NanoSat Program. 2018. Outro
    2. QUINTANILHA, J. A.; SILVA, J. B. ; GIANNOTTI, M. A. ; DAVISJR., C.. II Workshop sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos 2015. 2015. Outro
    3. Quintanilha, J. A.; DAVISJR., C. ; SILVA, J. B. ; GIANNOTTI, M. A.. I Workshop sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos 2013. 2013. Outro
    4. GERLACH, J. ; TRIPODI, A. ; FORNACIERO, A. ; QUINTANILHA, J. A. ; RIOS, I. M.. Metodologias e ferramentas européias para segurança no trânsito para usuários vulneráveis de vias e rodovias. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • José Alberto Quintanilha ⇔ Mariana Abrantes Giannotti (20.0)
      1. ALBUQUERQUE, R. W. ; JARDINI, M. G. M. ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Mapeado de la cobertura del suelo de los alrededores de uma presa hidroeléctrica mediante el clasificador máquina de vector de soporte.. Revista Espaço e Geografia (UnB). v. 20, p. 383-409, issn: 1516-9375, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BARROS, D. L. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. Urban land use pattern identification using variograms on image. Proceedings of The Institution of Civil Engineers. Urban design and Planning (Online). v. 169, p. 56-65, issn: 1755-0807, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, W. W. ; GASPAR, J. ; LAGE, M. O. ; KAWASHIMA, R. S. ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Avaliação de classificadores de imagem de satélite a partir do uso de uma técnica de votação.. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE). v. 68, p. 1653-1664, issn: 1808-0936, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MACHADO, CLÁUDIA ; GIANNOTTI, MARIANA ; NETO, FRANCISCO ; TRIPODI, ANTONINO ; PERSIA, LUCA ; QUINTANILHA, JOSÉ. Characterization of Black Spot Zones for Vulnerable Road Users in São Paulo (Brazil) and Rome (Italy). ISPRS International Journal of Geo-Information. v. 4, p. 858-882, issn: 2220-9964, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. HIRATA, ELIANE ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; LAROCCA, ANA PAULA CAMARGO ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Flooding and inundation collaborative mapping - use of the crowdmap / ushahidi platform in the city of sao paulo - brazil. J FLOOD RISK MANAG. v. 8, p. n/a-n/a, issn: 1753-318X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SILVA, JANAINA BEZZERRA ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; LAROCCA, ANA PAULA C. ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Towards a spatial data infrastructure for technological disasters: an approach for the road transportation of hazardous materials. GeoJournal. v. 10, p. 1-18, issn: 1572-9893, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SHINOHARA, EDUARDO JUN ; MACHADO, CLÁUDIA A. S. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Caracterização de padrões do comportamento espacial de veículos (monitorados) em movimento - PCEVM. Journal of Transport Literature. v. 9, p. 15-19, issn: 2238-1031, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SOARES MACHADO, CLÁUDIA A. ; KNOPIK BELTRAME, ALESSANDRA M. ; SHINOHARA, EDUARDO J. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; DURIEUX, LAURENT ; NÓBREGA, TÂNIA M.Q. ; QUINTANILHA, JOSÉ A.. Identifying concentrated areas of trip generators from high spatial resolution satellite images using object-based classification techniques. Applied Geography (Sevenoaks). v. 53, p. 271-283, issn: 0143-6228, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SOUZA, N. C. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A. ; ALMEIDA FILHO, G. S.. Análise da associação entre características topográficas e tipos de ocorrências de processos erosivos ao longo de linha férrea - Estudo de caso: Malha Paulista - ALL (SP). Boletim de Ciências Geodésicas (Impresso). v. 20, p. 947-969, issn: 1982-2170, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. HIRATA, E. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. Mapeamento dinâmico e colaborativo de alagamentos na cidade de São Paulo. Boletim de Ciências Geodésicas (Impresso). v. 19, p. 602-623, issn: 1982-2170, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. ALMEIDA, G. E. S. ; HO, L. L. ; GIANNOTTI, M. A. ; QUINTANILHA, J. A.. Evaluation of the changes in the spatial distribution of companies in Osasco, (Sao Paulo - Brazil) by a data envelopment analysis (DEA). RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online). v. 65, p. 1189-1198, issn: 1808-0936, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MANFRE, L. A. ; HIRATA, E. ; SILVA, J. B. ; SHINOHARA, E. J. ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. An Analysis of Geospatial Technologies for Risk and Natural Disaster Management. ISPRS International Journal of Geo-Information. v. 1, p. 166-185, issn: 2220-9964, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. CARVALHO, GABRIEL NIERO ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; SARTOR, SILVIA MARIA ; QUINTANILHA, JOSE ALBERTO. Modelagem para integração de dados sobre macrobentos em Infraestrutura de Dados Espaciais. Revista Ambiente & Água. v. 7, p. 195-213, issn: 1980-993X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MANFRE, L. A. ; HIRATA, E. ; SILVA, J. B. ; SHINOHARA, E. J. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. Mapeamento dinâmico a partir de dispositivos móveis - aplicação no monitoramento de desastres ambientais. Inovação! Brasileiros, São Paulo, p. 18, 04 abr. 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. LONGHITANO, G. A. ; GIANNOTTI, M. A. ; Quintanilha, J. A.. Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs): ferramenta para captura de dados da superfície terrestre. Inovação! Brasileiros, São Paulo, p. 1-7, 21 dez. 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MANTRIPRAGADA, K. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; QUINTANILHA, J. A.. Active Learning classification and change detection on multispectral images. Em: International Conference on Industrial Informatics (INDIN 2014), 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. MANTRIPRAGADA, K. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; QUINTANILHA, J. A.. Estimates of forest degradation: an algorithm based on active learning, maximum likelihood and PCA for change detection. Em: IGARSS 2014 - International Geoscience and Remote Sensing Symposium, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. MACHADO, C. A. S. ; GIANNOTTI, M. A. ; KOLLING, J. ; MANFRE, L. A. ; BARBOSA, E. ; QUINTANILHA, J. A.. Transportation system and land price: an investigation about its relationship based on spatial analysis. Em: 13a. Conferência International da LARES - Latin American Real Estate Socitey, p. 1-15, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. MANFRE, L. A. ; NOBREGA, R. A. A. ; GIANNOTTI, M. A. ; MACHADO, C. A. S. ; Quintanilha, J. A.. Hazard areas land cover change between 1986 and 2010 in Sao Paulo City, Brazil. Em: 13a. Conferência International da LARES - Latin American Real Estate Society, p. 1-7, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. BARROS, D. ; BRITO, P. L. ; LAROCCA, A. P. C. ; GIANNOTTI, M. A. ; SHINOHARA, E. J. ; KOLLING, J. ; HO, L. L. ; QUINTANILHA, J. A.. Characterizing urban land use pattern by variograms parameters from multispectral high spatial resolution satllite images: an application in Salvador, Bahia - Brazil. Em: IGARSS 2013 - Int. Geoscience and Remote Sensing Symposium, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • José Alberto Quintanilha ⇔ Francisco Chiaravalloti Neto (6.0)
      1. LORENZ, CAMILA ; Chiaravalloti-Neto, Francisco ; DE OLIVEIRA LAGE, MARIANA ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO ; PARRA, MAISA CARLA ; DIBO, MARGARETH REGINA ; FÁVARO, ELIANE APARECIDA ; GUIRADO, MARLUCI MONTEIRO ; NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA. Remote sensing for risk mapping of Aedes aegypti infestations: Is this a practical task?. ACTA TROPICA. v. 205, p. 105398, issn: 0001-706X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LORENZ, CAMILA ; CASTRO, MARCIA C. ; TRINDADE, PATRICIA M. P. ; NOGUEIRA, MAURÍCIO L. ; DE OLIVEIRA LAGE, MARIANA ; QUINTANILHA, JOSÉ A. ; PARRA, MAISA C. ; DIBO, MARGARETH R. ; FÁVARO, ELIANE A. ; GUIRADO, MARLUCI M. ; Chiaravalloti-Neto, Francisco. Predicting Aedes aegypti infestation using landscape and thermal features. Scientific Reports. v. 10, p. 21688, issn: 2045-2322, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BARBOSA, GERSON LAURINDO ; LAGE, MARIANA DE OLIVEIRA ; ANDRADE, VALMIR ROBERTO ; GOMES, ANTÔNIO HENRIQUE ALVES ; QUINTANILHA, JOSE ALBERTO ; NETO, FRANCISCO CHIARAVALLOTI. Use of an Extended Premise Condition Index for detection of priority areas for vector control actions. ACTA TROPICA. v. 2020, p. 105543, issn: 0001-706X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BARBOSA, G. L. ; LAGE, M. O. ; ANDRADE, V. R. ; GOMES, A. H. A. ; QUINTANILHA, J. A. ; CHIARAVALLOTI NETO, F.. Influence of strategic points in the dispersion of Aedes aegypti in infested areas. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE). v. 53, p. 29-11, issn: 0034-8910, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MACHADO, CLÁUDIA ; GIANNOTTI, MARIANA ; NETO, FRANCISCO ; TRIPODI, ANTONINO ; PERSIA, LUCA ; QUINTANILHA, JOSÉ. Characterization of Black Spot Zones for Vulnerable Road Users in São Paulo (Brazil) and Rome (Italy). ISPRS International Journal of Geo-Information. v. 4, p. 858-882, issn: 2220-9964, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CUNHA, H. S. ; SCLAUSER, B. S. ; WILDEMBERG, P. F. ; FERNANDES, E. A. M. ; SANTOS, J. A. ; LAGE, M. O. ; LORENZ, C. ; BARBOSA, G. L. ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO ; CHIARAVALOTTI NETO, F.. Water tank and swimming pool detection based on remote sensing and deep learning: Relationship with socioeconomic level and applications in dengue control. PLoS One. 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • José Alberto Quintanilha ⇔ Cira Souza Pitombo (3.0)
      1. CAMPOS, C. I. ; PITOMBO, C. S. ; DELHOMME, P. ; QUINTANILHA, J. A.. Comparative Analysis of Data Reduction Techniques for Questionnaire Validation using Self-reported Driver Behaviors ?. JOURNAL OF SAFETY RESEARCH. v. 73, p. 133-142, issn: 0022-4375, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LINDNER, A. ; PITOMBO, CIRA SOUZA ; ROCHA, S. S. ; QUINTANILHA, J. A.. Estimation of transit trip production using Factorial Kriging with External Drift: an aggregated data case study. Geo-Spatial Information Science. v. 19, p. 245-254, issn: 1009-5020, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PITOMBO, C. S. ; Sousa, A. J. ; BIRKIN, M. ; QUINTANILHA, J. A.. Comparing different spatial data analysis to forecast trip generation. Em: World Conference on Transport Research Society, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • José Alberto Quintanilha ⇔ Maurício Lacerda Nogueira (2.0)
      1. LORENZ, CAMILA ; Chiaravalloti-Neto, Francisco ; DE OLIVEIRA LAGE, MARIANA ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO ; PARRA, MAISA CARLA ; DIBO, MARGARETH REGINA ; FÁVARO, ELIANE APARECIDA ; GUIRADO, MARLUCI MONTEIRO ; NOGUEIRA, MAURÍCIO LACERDA. Remote sensing for risk mapping of Aedes aegypti infestations: Is this a practical task?. ACTA TROPICA. v. 205, p. 105398, issn: 0001-706X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LORENZ, CAMILA ; CASTRO, MARCIA C. ; TRINDADE, PATRICIA M. P. ; NOGUEIRA, MAURÍCIO L. ; DE OLIVEIRA LAGE, MARIANA ; QUINTANILHA, JOSÉ A. ; PARRA, MAISA C. ; DIBO, MARGARETH R. ; FÁVARO, ELIANE A. ; GUIRADO, MARLUCI M. ; Chiaravalloti-Neto, Francisco. Predicting Aedes aegypti infestation using landscape and thermal features. Scientific Reports. v. 10, p. 21688, issn: 2045-2322, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44