Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo

Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica ( DPC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com 40 horas em regime de dedicação exclusiva. Coordena um Programa de Extenção UERJ pela Vida e um projeto de extensão: Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia da Existência ( LAFPE) e um projeto de Iniciação Científica sobre suicídio. Formou-se em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II, em 1976. Defendeu sua dissertação de mestrado em Psicologia, em 1983, pela Fundação Getúlio Vargas ? RJ. Defendeu sua tese de doutorado em Psicoterapias Atuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. E realizou estudos em pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atua na docência superior desde 1977, ministrando aulas, orientando monografias, coordenando pesquisas e supervisionando atendimentos clínicos, nas seguintes universidades: FAHUPE, USU, PUC e UERJ. É bolsista produtividade -PQ2 - CNPQ ,Procientista da UERJ e Cientista do Nosso Estado ( FAPERJ). Participa do GT Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP ( Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em psicologia). Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN), Presidente da Asociación Latino-americana de Psicoterapia Existencial (ALPE), no Brasil, Membro Honorário da Sociedad Peruana de Psicología Fenomenológico Existencial (SPPFE). Member of the Honorary Scientific Committee the International Journal of Psychoterapy, vice-presidente da Associação de Psicologia Fenomenológica. A professora exerce a docência em psicologia desde 1977, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicopatologia, Kierkegaard e Heidegger e acumula uma vasta experiência na área de Psicologia clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica. Autora dos livros ?A escuta e a fala em psicoterapia: uma perspectiva fenomenológico-existencial?, texto com destacada relevância na perspectiva existencial em Psicologia Clínica, constando da bibliografia básica nos cursos de graduação em Psicologia, em todo Brasil; ?A existência para além do sujeito: a crise da subjetividade moderna e suas repercussões para a possibilidade de uma clínica psicológica com fundamentos fenomenológico-existenciais?, que vem sendo amplamente citado nas referencias bibliográficas nos Cursos de Psicologia; organizadora e coautora do livro ?O pensamento de Kierkegaard e a clínica psicológica, cujo texto será traduzido para o espanhol por solicitação dos psicólogos de língua hispânica; além de outros livros que Feijoo participou como organizadora e como uma das autoras, como também de capítulos organizados por outros estudiosos da área e inúmeros artigos na perspectiva fenomenológico-existencial. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6262781863415292 (30/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia. Rua São Francisco Xavier 524 Maracanã 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (021) 23340484
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Morte, luto e suicidio: a clinica psicologica em tempos de Corona-virus
      Descrição: Resumo: A proposta do projeto intitulado: Morte, luto e psicoterapia em tempos de Corona-vírus é realizar uma pesquisa-ação, de modo a abrirmos um espaço para a escuta dos enlutados e, ao mesmo tempo, coletarmos dados para posterior análise. Assim, ao mesmo tempo que cuidamos das pessoas em sofrimento pela perda de um ente querido, investigamos como elas são afetadas pelo acontecimento. Pretendemos por meio desses atendimentos aprimorar um manejo clínico articulado junto a sobreviventes enlutados. Para tanto, primeiramente, teremos que estudar as temáticas: morte, luto e clínica psicológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador / Jaynete de Sousa Franca - Integrante / Mariana Agatha Silva do carmo - Integrante.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    2. 2019-Atual. A clinica psicologica em situacoes de suicidio: atuacao do psicologo junto a pais enlutados
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador. Financiador(es): CNPQ - Bolsa.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    3. 2019-Atual. Morte, suicidio e luto: atuacao do psicologo junto a comunidade escolar
      Descrição: A proposta de pesquisa intitulada Morte, Suicídio e Luto: Atuação do Psicólogo Junto à comunidade escolar é primeiramente investigar o modo como o entorno, especificamente, o ambiente escolar, daquele que comete suicídio é afetado pelo acontecimento. A partir disso, pretendemos propor um manejo clínico a ser articulado junto ao coletivo. Para tanto, primeiramente, realizaremos uma revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados Scielo, Google Scholar, Pepsic e Mendeley, entre os anos de 2016 e 2018 em três idiomas: português, inglês e espanhol. E ainda por meio de uma literatura primária, estudaremos as temáticas: atuação psicológica em grupo, peculiaridades do contexto escolar no que diz respeito ao suicídio, morte e luto. Em um trabalho piloto, realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2018, pudemos destacar algumas especificidades que emergiram em nossa atuação: etapa informativa; etapa catártica; etapa elucidativa e etapa conclusiva. Vimos, também, que precisamos contar com uma equipe entre oito e dez membros para podermos atender as situações que por ventura acontecerem: formação de subgrupos e atendimentos individuais. No entanto, para poder sedimentar a nossa prática clínica nas diferentes comunidades faz-se necessário desenvolver a resposta a seguinte questão: Como afinal se faz um trabalho clínico em grupo junto a uma comunidade escolar que teve a experiência de um suicídio de um dos membros dessa comunidade de modo a estabelecer uma atividade psicoterapêutica pautada em conhecimentos científicos?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    4. 2016-2017. Por um nucleo de atendimento clinico as pessoas que pensam em suicidio
      Descrição: O Núcleo de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio, (NAC) tem como objetivo das assistência a pessoas que pensam em dar fim às suas vidas. Esse núcleo se estabeleceria no SPA/UERJ e trabalharia em parceria com um núcleo já consagrado, denominado UERJ Pela Vida. Assim, a equipe UERJ pela Vida continua na recepção ou triagem daqueles que procuram ou são encaminhados por outros departamentos da Universidade para esse núcleo. E as pessoas, que forem avaliadas como em risco ou aquelas que quiserem dar continuidade aos encontros com profissionais e estudantes preparados para esse fim, seriam atendidas pelo núcleo de atendimento clínico. Assim, tentaremos atender a reivindicação da reportagem que se encontra no Psi-Jornal do Conselho Regional de São Paulo, bimestre setembro e outubro de 2011, na sessão Conversando com o(a) Psicólogo(a), com o tema Suicídio: de quem é o problema?, que aponta para a necessidade de introduzir os psicólogos no interior da questão do suicídio e, ainda, para a preocupação com a formação do profissional de psicologia para a lida com as situações em que aparece a decisão de pôr fim à vida. Para dar prosseguimento à investigação, promoveremos estudos sobre o atendimento clínico em uma perspectiva existencial em Psicologia e prepararemos, por meio de supervisões, os estagiários para esse fim; para compreender o que está em jogo quando uma pessoa quer pôr fim à vida, realizaremos atendimentos que são devidamente registrados e analisados para fins de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador / Myriam Protásio - Integrante / Carolina Dhein - Integrante / Guilherme Sant'Anna - Integrante / Fernando magliano - Integrante.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    5. 2016-Atual. Por um nucleo de atendimento clinico a pessoas em risco de suicidio no horizonte historico da atualidade
      Descrição: Pretendemos, com este projeto, criar um núcleo de atendimento clínico de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio, atendendo assim a solicitação do Ministério da Saúde para que se criem ações locais destinadas a assistência de pessoas que pensam em dar fim às suas vidas. Esse núcleo se estabeleceria no SPA/UERJ e trabalharia em parceria com um núcleo já consagrado, denominado UERJ Pela Vida. Assim, a equipe UERJ pela Vida continuaria na recepção ou triagem daqueles que procuram ou são encaminhados por outros departamentos da Universidade para esse núcleo. E as pessoas, que forem avaliadas como em risco ou aquelas que quiserem dar continuidade aos encontros com profissionais e estudantes preparados para esse fim, seriam atendidas pelo núcleo de atendimento clínico. Assim, tentaremos atender a reivindicação da reportagem que se encontra no Psi-Jornal do Conselho Regional de São Paulo, bimestre setembro e outubro de 2011, na sessão Conversando com o(a) Psicólogo(a), com o tema Suicídio: de quem é o problema?, que aponta para a necessidade de introduzir os psicólogos no interior da questão do suicídio e, ainda, para a preocupação com a formação do profissional de psicologia para a lida com as situações em que aparece a decisão de pôr fim à vida. Para dar prosseguimento à investigação, promoveremos estudos sobre o atendimento clínico em uma perspectiva existencial em Psicologia e prepararemos, por meio de supervisões, os estagiários para esse fim; para compreender o que está em jogo quando uma pessoa quer pôr fim à vida, realizaremos atendimentos que serão devidamente registrados e analisados; debruçar-nos-emos sobre os estudos acerca da ação de pôr fim à vida desde os gregos antigos, passando pelos hebreus, Idade Média até a modernidade para, dessa forma, poder verificar como em cada época histórica o suicídio ganha modulações próprias ao horizonte histórico em que a existência se encontra; e por fim, colheremos informações e aprendizados sobre aquilo que os estudiosos do tema suicídio bem como os núcleos de atendimento têm estudado e concluído. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    6. 2015-Atual. Existencia, Psicoterapia& Cultura: A clinica psicologica como experiencia de saber-fazer
      Descrição: A investigação que propomos, neste projeto, diz respeito a elencar os argumentos que sustentam a possibilidade de uma Psicologia que se constitua sem a dicotomia entre teoria e prática. Para poder pensar a Psicologia para além dessa dicotomização, iniciamos colocando em questão o pressuposto da obrigatoriedade de que haja um objeto de estudo na Psicologia, posicionado pela subjetividade, para que essa área de saber alcance legitimidade teórica e prática. Neste caso, a prática seria uma teoria aplicada. Assim, cabe, então, questionar o próprio horizonte técnico-científico onde essa legitimidade é exigida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    7. 2015-Atual. Psicoterapia, fenomenologia e Sociedade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador / Roberto Novaes Sá - Integrante / Jurema Barros Dantas - Integrante.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    8. 2015-Atual. Psicoterapias Existenciais e Humanistas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador / Myriam Protásio - Integrante / Jadir Macado Lessa - Integrante.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    9. 2013-2015. Implantacao de uma clinica de urgencia psicologica SPA/UERJ
      Descrição: A implantação de um centro de atendimento clínico em regime de urgência tem como objetivo de manter na UERJ um centro de referência nesses estudos, pesquisas e práticas. As pessoas podem se apresentar para atendimento emergencial, sem marcação prévia, e serão atendidas por um plantonista estagiário de psicologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    10. 2012-Atual. Psicologia Hospitalar e Psicossomatica na perspectiva fenomenologico-existencial
      Descrição: Pretendemos neste projeto pensar a Instituição Hospitalar e a Psicossomática por meio do solo originário que sustenta os modos de ser, pensar e sentir em nossa época. E, assim,poder ao menos abrir um espaço que nos permita opor resistência as determinações de nosso mundo. Reconhecemos que a voz das instituições hospitalares é a voz do mundo em que as relações paciente- profissional de saúde se sustentam, para poder, assim, não mais apontar pecadores e culpados. Assim esperamos que uma psicologia hospitalar, que uma vez desviando-nos da ideia da culpabilização de sujeitos, possa descortinar os modos de ser sustentados pelo horizonte moderno de constituição de sentidos e oferecer um outro inicio para a atuação do psicólogo na instituição hospitalar e para tecer considerações acerca da psicossomática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Integrante / Cristina Monteiro Mattar - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    11. 2011-Atual. Fundamentos fenomenologicos -existenciais da diferentes praticas em psicologia
      Descrição: Esse projeto desenvolve o modo como os fundamentos da psicologia existencial possibilitam uma prática clínica que tem como base a filosofia da existencia sem pretensões de previsibilidade e intervenção nos diferentes modos de ser do homem em seu mundo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador / Myriam Protásio - Integrante.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    12. 2010-2014. A crise da subjetividadde, o despontar das psicologias fenomenologicas e suas reprcussoes no social
      Descrição: O trabalho pretende ampliar e divulgar os fundamentos de uma psicologia, que a partir do pensamento de Husserl se coloque em sintonia com elementos insinuados na ontologia de Heidegger, mas não desenvolvidos no âmbito da psicologia. Ao se alterar a concepção do eu e, consequentemente, a atitude frente ao fenômeno, passa-se a estabelecer uma outra articulação para a Psicologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.
    13. 2010-2011. A crise da subjetividade moderna e suas repercussoes para a possibilidade de uma clinica psicologica com fundamentos fenomenologico-existenciais
      Descrição: Com este projeo pretendemos lançar as bases de uma Psicologia Fenomenológico-Existencial voltada para a clínica que, embasando-se na Fenomenologia e na Filosofia da Existência, possa romper com a posição substancialista e dicotômica assumida pelos diferentes modelos em Psicologia. Para tanto, tomar-se-á a proposta fenomenológica, inaugurada por Husserl e levada adiante por Heidegger, para pensar o eu não mais dicotomizado do mundo, mas sim como um fluxo de vivências intencionais fundadas na imanência de uma consciência já sempre projeta para além de si (Husserl) ou como um campo existencial de sentido e significados compartilhados assentado na temporalidade do ser-aí (Heidegger). E assim pensar a possibilidade de uma psicologia clínica que trabalhe com bases ontológico-existenciais;e apontar para a possibilidade de se pensar uma psicologia sem psiquismo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Coordenador.
      Membro: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (118)
    1. Associación Latinoamericana de Psicoterapia Existencial.Heidegger y el existencialismo. 2021. (Encontro).
    2. Encontro do centro Universitário Estácio Juiz de Fora.Suicídio e Luto: o olhar fenomenológico-existencial. 2021. (Encontro).
    3. Encontro do Sindicato dos Bancários - Porto Alegre.Suicídio & Luto. 2021. (Encontro).
    4. III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial e IV Encontro do GT Psicologia& Fenomenologia. Da dor ao Sofrimento historicamente constituídos: Expressões ético-políticas singulares na contemporaneidade. 2021. (Congresso).
    5. III Encontro Nacional de Fenomenologia, Psicologia fenomenológica e Filosofias da Existência. AS enigmáticas expressões do homem na pandemia. 2021. (Congresso).
    6. Roda de Conversa Sobre Luto.Luto: uma experiência de amor imorredouro. 2021. (Outra).
    7. V Semana Acadêmica de Psicologia e Fenomenologia da PUC-SP.Os possíveis sentidos e significados do enlutamento. 2021. (Encontro).
    8. XXV SEMANA DE PSICOLOGIA, XVIII Encontro de Mestrado e XI Encontro do doutorado: Psicanálise, saúde e sociedade.As práticas clínicas fenomenológico -existenciais em situações de luto e suicídio. 2021. (Encontro).
    9. Abordagens sobre suicídio.Abordagens do suciídio: cuidado, acolhimento e prevenção. 2020. (Outra).
    10. Centro Universitário Sagrado Coração.Morte, luto e suicídio: a clínica psicológica em tempos de Covid-19. 2020. (Encontro).
    11. II Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. A clínica psicológico Existencial em um exercício de conquista da medida existencial. 2020. (Congresso).
    12. III Congresso Intenacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. Morte, luto e suicídio: a clínica psicológica em diferentes contextos. 2020. (Congresso).
    13. III Congresso Intenacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. 2020. (Congresso).
    14. III JORNADA FLUMINENSE DE PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE.CONVERSAS SOBRE AS RELAÇÕES DO HOMEM CONTEMPORÂNEO COM O IMPONDERÁVEL DA FINITUDE HUMANA. 2020. (Encontro).
    15. IV Congresso Luso Brasileiro de Praticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais. Entre a ciência e o pensamento: o lugar híbrido da psicologia fenomenológico-existencial. 2020. (Congresso).
    16. IV Congresso Luso Brasileiro de Praticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais. Morte e luto em diferentes contextos. 2020. (Congresso).
    17. IV Congresso Luso Brasileiro de Praticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais. A clinica psicológica: " Sei que é difícil, mas vou falar mesmo assim". 2020. (Congresso).
    18. Seminário da Sociedade Brasileira de Pesquisas Qualitativas.O método fenomenológico-hermenêutico em pesquisas sobre suicídio. 2020. (Seminário).
    19. I Encontro carioca de Daseinsanálise.Daseinsanálise:Ludwig Binswanger. 2019. (Encontro).
    20. I Encontro Carioca de Daseinsanálise.A linha tênue entre psicologia existencial e psicologia empírica. 2019. (Encontro).
    21. II Congresso Internacional de Fenomenologia e Psicologia. Instante, salto e epifania: na filosofia, na literatura e na clínica psicológica existencial. 2019. (Congresso).
    22. II Congresso Internacional de Fenomenologia e Psicologia e IV Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia. Instante, salto e epifania: na filosofia, na literatura e na clínica psicológica existencial. 2019. (Congresso).
    23. II Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial. Morte, luto e suicídio: a clínica psicológica em diferentes contextos. 2019. (Congresso).
    24. II Congresso Internacional de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. Suicídio e clínica psicológica existencial: ato de violência contra si mesmo?. 2019. (Congresso).
    25. II Congresso Mundial de Terapia Existencial. Suicídio: uma compreensão sob a ótica da psicologia existencial. 2019. (Congresso).
    26. III Encontro de Combate e Prevenção ao suicídio - um olhar para as minorias.Suicídio: desafio da liberdade?. 2019. (Encontro).
    27. III Semana de Psicologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto.Morte, luto e suicídio: a clínica psicológica em diferentes contextos. 2019. (Outra).
    28. II Jornada Existencial e Humanista.A clínica psicológico Existencial: um modo possível de resistência as determinações do contemporâneo. 2019. (Outra).
    29. I Simpósio de Filosofia e Saúde mental ( IPUB/UFRJ).Instante, Salto, epifania e transformação: na filosofia, na literatura e na clínica psicológica. 2019. (Simpósio).
    30. Laboratório de Psicopatologia e Clinica Humanista Fenomenológica.A clínica psicológico Existencial como um exercício de adição, paciência e resguardo da possibilidade de transformação. 2019. (Simpósio).
    31. Semana da Psicologia.Morte, luto e suicídio: a clínica psicológica em diferentes contextos. 2019. (Encontro).
    32. Semana da Psicologia FAMATH.Uma análise da questão do suicídio na perspectiva fenomenológico-existencial. 2019. (Encontro).
    33. Semana Extensionista.Instante, salto, epifania: a transformação na clínica psicológica. 2019. (Outra).
    34. Setembro Amarelo: A UFRJ pela vida.Por um núcleo de atendimento clínico em situações de suicídio. 2019. (Simpósio).
    35. Setembro amarelo: Educação pela Vida.O fenômeno do suicídio na atualidade e perspctivas para promoção da vida. 2019. (Seminário).
    36. Simpósio: suicídio e surdez.Introdução às pesquisas sobre suicídio e sua prevenção. 2019. (Simpósio).
    37. Simpósio Setembro Amarelo UFF: Construindo caminhos.Suicídio: uma compreensão sob a ótica da psicologia existencial. 2019. (Simpósio).
    38. XXIII Seminário de Psicopedagogia.Palestra de Abertura do Evento. 2019. (Seminário).
    39. XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).
    40. Experimentation & Dissidence. 2018. (Oficina).
    41. Histórias Transnacionais das Psicoterapias. 2018. (Outra).
    42. I Congresso Internacional de Psicologia Hermenêutica e Fenomenológica. Dor, sofrimento e clínica psicológica. 2018. (Congresso).
    43. II Curso de extensão para professores: Psicologia Clínica.Relações entre literatura e poesia e a clínica psicológica. 2018. (Outra).
    44. III Simpósio de Psicologia.Minha vida por um fio: reflexões sobre o suicídio nos dias atuais. 2018. (Simpósio).
    45. IV Jornada Sócio e Clínico Institucional.A Clínica Fenomenológico-existencial. 2018. (Encontro).
    46. IV Jornada Sócio e Clínico Institucional e XIII Encontro do Mestrado profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade.A clínica Fenomenológico-Existencial. 2018. (Seminário).
    47. Prevenção ao suicídio e a escola: um debate necessário.Suicídio: núcleo de atendimento clínico. 2018. (Seminário).
    48. Roads to care.O cuidado em situações de suicídio: atuação junto a pais enlutados. 2018. (Simpósio).
    49. Semana de Psicologia.A clínica psicológica com pais enlutados por suicídio de seus filhos. 2018. (Seminário).
    50. Seminário Regional Metropolitana III.O que é suicídio? Perspectivas históricas, concepções e contextualizações do fenômeno. 2018. (Seminário).
    51. Simpósio sobre suicídio.A repetição no suicídio malogrado. 2018. (Simpósio).
    52. Um dia com Kierkegaard.Paciência e Serenidade: clínica psicológica como arte do demorar-se. 2018. (Outra).
    53. VIII Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XIV Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Núcleo de atendimento clínico a pessoas que pensam em suicídio. 2018. (Congresso).
    54. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ.Pesquisa Qualitativa na Psicologia e na Psicologia Clínica. 2018. (Seminário).
    55. V Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - SIPEQ.Desespero no discurso de pessoas que pensam em tirar a própria vida: uma análise existencial. 2018. (Seminário).
    56. 15 Anos do Curso de Psicologia.Suicídio: uma leitura fenomenológica hermenêutica. 2017. (Encontro).
    57. Encontro de Combate e Prevenção do suicídio.Estereótipo do suicídio. 2017. (Encontro).
    58. Encontro sobre suicídio.Tentativa de suicídio sob a perspectiva fenomenológico-existencial. 2017. (Outra).
    59. III Congresso Brasileiro de Psicologia& Fenomenologia. O desespero do homem moderno: entre a supremacia da vontade e a entrega ao possível. 2017. (Congresso).
    60. III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL E ENFOQUES AFINNS. HYBRIS E A PSICOTERAPIA COMO POSSIBILIDADE DE RESGATE DA MEDIDA. 2017. (Congresso).
    61. Semana de Psicologia da USS.Análise fenomenológica do discurso clínico em pessoas que pensam em pôr fim à vida. 2017. (Encontro).
    62. Seminário Intersetorial de Prevenção ao suicídio.Pôr um núcleo de atendimento clínico a pessoas que pensam em suicídio. 2017. (Seminário).
    63. X JORNADA INTERNACIONAL DE PSICOTERAPIA AVANZADA. LA INVESTIGACIÓN EN LA PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL. 2017. (Congresso).
    64. XXII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.A experiência do saber-fazer na daseinsanálise. 2017. (Simpósio).
    65. XXII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.A apropriação do pensamento de Heidegger pela dasiensanaáise. 2017. (Simpósio).
    66. 7 Semana de Psicologia: práticas emergentes.A conquista da medida existencial e a clínica psicológica. 2016. (Encontro).
    67. Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.A clínica psicológica existencial em um exercício do saber fazer. 2016. (Encontro).
    68. VIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL. RESGATANDO O CARÁTER ESTÉTICO DA EXISTÊNCIA. 2016. (Congresso).
    69. XII Mostra de Estágios Virtual. Afinal qual é a tarefa do profissional de psicologia?. 2016. (Exposição).
    70. XX SEMANA DA PSICOLOGIA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA.A TENSÃO HYBRIS E METRON NA CLÍNICA PSICOLÓGICA. 2016. (Encontro).
    71. 9.a Mostra Regional de Práticas em psicologia.A clínica de urgência psicológica numa perspectiva fenomenológico-existencial. 2015. (Outra).
    72. 9.a Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2015. (Outra).
    73. 9.a Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Considerações teórico-práticas da daseinsanálise na atualidade. 2015. (Outra).
    74. 9.a Mostra Regional de Práticas em Psicologia.A lida teórico-prática da psicologia com a questão do suicídio. 2015. (Outra).
    75. Aula Inaugural.Método, Psicopatologia e Clínica na Daseinsanálise. 2015. (Outra).
    76. II Congresso Brasileiro de Psicologia & fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. Método e Norma: Diálogos entre Heidegger, Binswanger e Boss. 2015. (Congresso).
    77. II Congresso de Literatura, Teatro e Cinema - Hybris, mania e Phobos. Três crianças em um Consultório de Psicologia. 2015. (Congresso).
    78. III Congresso Internacional da psicologia Existencial e V Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial. Bases Existencialistas da Psicologia. 2015. (Congresso).
    79. Semana de Prevenção ao suicídio.Pôr fim á vida: desespero, coragem ou desmedida?. 2015. (Encontro).
    80. Semana de Prevenção ao Suicìdio.Pôr fim à vida: desespero, coragem ou desmedida?. 2015. (Outra).
    81. V Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Solidão e Angústia na contemporaneidade: estratégias de enfrentamento da perspectiva fenomenológica-existencial. 2015. (Congresso).
    82. XI Congresso Latino-americano de Psicoterapia. As distintas abordagens psicoterapêuticas frente a psicopatologia contemporânea. 2015. (Congresso).
    83. XIV Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard. A experiência do pensamento para além da Psicologia e da Filosofia. 2015. (Congresso).
    84. II Congresso Luso-brasileiro de psicologia existencial e práticas clínicas. Perspectivas heideggerianas em Psicoterapia Existencial. 2014. (Congresso).
    85. II Congresso Luso- brasileiro de Psicologia Existencial e práticas clínicas. O caráter epocal da clínica psicológica existencial. 2014. (Congresso).
    86. Semana de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.Uma análise do fenômeno da existência e as práticas de uma clínica sensível as demandas sociais. 2014. (Outra).
    87. VII Congresso Latinoamericano de Psicoterapia Existencial. Determinaciones de nuestro horizonte histórico y la clínica psicológica existencial. 2014. (Congresso).
    88. XIII Semana de Psicologia da Universidade Vila Velha.Os desafios da clínica na atualidade: sofrimento psíquico, medicalização e cuidado. 2014. (Outra).
    89. XV SIMPÓSIO DE PESQUISA E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO DA ANPEPP.PSICOLOGIAFENOMENOLOGIA. 2014. (Simpósio).
    90. 7th International Kierkegaard Conference. Kierkegaard's Relevance for Clinical Theory and Therapeuic. 2013. (Congresso).
    91. Colóquio UNIP de Psicologia Fenomenológico-Existencial.Clínica de urgência psicológica: implantação no SPA/UERJ. 2013. (Outra).
    92. Curso de Extensão para professores.Psicologia e clínica psicológica. 2013. (Encontro).
    93. I Congresso Brasileiro de PsicologiaFenomenologia. Confissão e cura pela revelação da verdade escondida: é esse o objetivo da clínica psicológica?. 2013. (Congresso).
    94. IX Semana de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Confissão, verdade e cura: é esse o objetivo da clínica psicollógica?. 2013. (Encontro).
    95. Jornada Kierkegaard 200anos.O pensamento de Kierkegaard e a clínica psicológica. 2013. (Outra).
    96. UERJ sem muros. Laboratório de Fenomenologia e Estudos em psicologia Existencial. 2013. (Exposição).
    97. VI Congreso Latinoamericano de Psicoterapia Existencial. La identidad y diferencia de las psicoterapias Existenciales. 2013. (Congresso).
    98. XXV Colóquio LEFE.A contemporaneidade, suas determinações históricas e a clínica psicológica existencial. 2013. (Outra).
    99. 1er Congreso Internacional de Psicoterapia Humanista- Existencial y Logoterapia Clínica. Aporte de Martin Heidegger a la prática de la psicología y la psicoterapía Contemporánea. 2012. (Congresso).
    100. I Congresso Luso-brasileiro de práticas clínicas fenomenológico-existenciais. Especificidades das Crises Existenciais Contemporâneas e a Clínica psicológica existencial. 2012. (Congresso).
    101. II Encontro Ludovicense de fenomenologia, psicologia Fenomenológica e Filosofia da existência. O homem em crise e a psicoterapia fenomenológico-existencial. 2012. (Congresso).
    102. V Congreso Latinoamericano de Psicoterapia Existencial. Una aproximación desde Kierkegaard y Heidegger a la terpia existencial. 2012. (Congresso).
    103. VI Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir.Hemenêutica e Análise do existir. 2012. (Encontro).
    104. XVIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VII Encontro de Fenomenologia do centro-Oeste. A hermenêutica fenomenológica dos transtornos existenciais. 2012. (Congresso).
    105. XVIII Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica e VII Encontro de Fenomenologia do Centro-Oeste. Subjetividade moderna e suas repercussões na psicotrapia. 2012. (Congresso).
    106. 22 UERJ Sem Muros.Análise da Escolha Profissional. 2011. (Oficina).
    107. 7 Congreso Norte Nordeste de Psicologia. A criança em uma Hermenêutica Fenomenológico-Existencial. 2011. (Congresso).
    108. 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Análise da Escolha Profissional: tutela, orientação ou libertação. 2011. (Congresso).
    109. 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A criança em uma hermenêutca fenomenológico-existencial. 2011. (Congresso).
    110. II Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. Introdução à Psicoterapia Daseinsanalítica. 2011. (Congresso).
    111. IV congresso latino-americano de Psicoterapia Existencial e enfoques afins. Gênese Histórica e Epistemológica das psicologias humanistas e existenciais. 2011. (Congresso).
    112. 1er Congresso Internacional de psicoterapia Humanista-Existencial y Logoterapia Cló. Diferencias fundamentales entre el paradigma humanista y el psradigma existencial en la práctica terapéutica. 2010. (Congresso).
    113. 3 Congresso Latinoamericano de Psicoterapia Existencial y enfoques afines. Psicoterapia existencial: diferentes práticas. 2010. (Congresso).
    114. Congressode Psicologia Fenomenológico-Existencial. A clínica daseinsanaitica e a antecipação do ser-para-a morte. 2010. (Congresso).
    115. Hidegger e Merleau-Ponty: A escuta fenomenológica na Psicoterapia.Daseinsanálise: angústia, tédio e finitude. 2010. (Encontro).
    116. II Jornada de psicoterapia fenomenológico-existencial.O pnsamento de kierkegaard e a psicologia clinica. 2010. (Outra).
    117. II Jornada de Psicoterapia Fenomenológico-Existencial: ética, atenção e cuidado na clínica.Considerações iniciais acerca da clínica existencial. 2010. (Encontro).
    118. Psigama.Tédio e Finitude em uma perspectiva daseinsanalítica. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (28)
    1. FEIJOO, A. M. L. C.. IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clinicas Fenomenológico-Existenciais. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. Protásio, Myriam ; FEIJOO, A. M. L. C.. I Encontro Carioca de Daseinsanálise. 2019. Outro
    3. FEIJOO, A. M. L. C.. Sobre o estético e a edificação em Kierkegaard. 2018. (Outro).. . 0.
    4. FEIJOO, A. M. L. C.. Um dia com Kierkegaard. 2018. (Outro).. . 0.
    5. FEIJOO, A. M. L. C.. A Clínica Psicológica em Situações de Suicídio Malogrado: Atuação junto aos sobreviventes. 2018. (Outro).. . 0.
    6. FEIJOO, A. M. L. C.; LESSA, M. B. M. ; Protásio, Myriam ; Feijoo, E.. III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO E IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL E ENFOQUES AFINS. 2017. Congresso
    7. FEIJOO, A. M. L. C.. Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativa. 2017. (Outro).. . 0.
    8. FEIJOO, A. M. L. C.. II Congresso Brasileiro de Psicologia & fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. 2015. (Congresso).. . 0.
    9. FEIJOO, A. M. L. C.; Protásio, Myriam ; CAMPOS, E. S.. XIV Jornada Internacional de estudos de Kierkegaard. 2015. Congresso
    10. FEIJOO, A. M. L. C.; VALENTIM, R.. VII Seminário de Teses e Dissertações do programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Outro
    11. FEIJOO, A. M. L. C.. Curso de Extensão para docentes. 2013. (Outro).. . 0.
    12. FEIJOO, A. M. L. C.. Jornada Kierkegaard 200anos: angústia e repetição na psicanálise e na psicologia fenomenológico-existencial. 2013. (Outro).. . 0.
    13. FEIJOO, A. M. L. C.. VI Seminário de Teses e Dissertações. 2013. (Outro).. . 0.
    14. FEIJOO, A. M. L. C.. Diálogos entre a Filosofia e a Psicologia. 2013. (Outro).. . 0.
    15. FEIJOO, A. M. L. C.. I Congresso Luso-brasileiro de práticas clínicas fenomenológico-existencias. 2012. (Congresso).. . 0.
    16. FEIJOO, A. M. L. C.. I Congresso Luso-brasileiro de práticas clínicas fenomenológico-existenciais: Diálogos entre a clínica e a filosofia. 2012. (Congresso).. . 0.
    17. FEIJOO, A. M. L. C.. IV Congresso Latino-americano de psicoterapia existencial e enfoques afins. 2011. (Congresso).. . 0.
    18. Campos, C.M. ; FEIJOO, A. M. L. C. ; GIOVANETTI, J. P ; Protásio,M.. Psicologia Fenomenológico-existencial. 2010. Congresso
    19. FEIJOO, A. M. L. C.. A Psicologia Existencial e Humanista. 2008. (Outro).. . 0.
    20. FEIJOO, A. M. L. C.. Um dia com Sartre. 2007. (Outro).. . 0.
    21. FEIJOO, A. M. L. C.. Um dia com Heidegger. 2007. (Outro).. . 0.
    22. FEIJOO, A. M. L. C.. Um dia com Kierkegaard. 2007. (Outro).. . 0.
    23. FEIJOO, A. M. L. C.. V Jornada IFEN - ? Diferentes modos de compreensão da subjetividade?. 2005. (Outro).. . 0.
    24. FEIJOO, A. M. L. C.. III Jornada IFEN. 2004. (Outro).. . 0.
    25. FEIJOO, A. M. L. C.. XXX Semana Científico ? Cultural XXVI Encontro de Ex-Alunos do IBMR. 2004. (Outro).. . 0.
    26. FEIJOO, A. M. L. C.. II Jornada IFEN. 2003. (Outro).. . 0.
    27. FEIJOO, A. M. L. C.. II Congresso de Psicologia da UFRJ. 2003. (Outro).. . 0.
    28. FEIJOO, A. M. L. C.. I Jornada IFEN. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35