Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcio Martins Leitao

Possui graduação em portugues - Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Linguistica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (Financiado pela CAPES). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordena o LAPROL (Laboratório de Processamento Lingüístico), Além disso, foi coordenador do GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2013-2014 e é membro da Rede de Ciência para Educação - REDE CpE. É editor-chefe do site de divulgação cIentífica Linguisticamente Falando. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da correferência, processamento anafórico, processamento linguístico e patologias relacionadas a linguagem (Afasia, Alzheimer, Gagueira), e processamento linguístico em aprendizes de L2. Tem interesse também na interface entre Processamento Linguístico e Educação, além de divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2937822048370599 (20/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. UFPB Conjunto Humanístico - Bloco IV - Campus I CIDADE UNIVERSITARIA 58059900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167330 URL da Homepage: https://www.cchla.ufpb.br/laprol/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. PROCESSAMENTO ANAFORICO INTRASSENTENCIAL E A TEORIA DA LIGACAO: APROFUNDAMENTO E NOVAS INTERFACES
      Descrição: Este projeto pretende dar continuidade às investigações do projeto anterior, aprofundando os estudos em uma das áreas de forte atuação do laboratório que é o processamento anafórico, particularmente, no que diz respeito ao processamento correferencial de pronomes e reflexivos e as restrições estruturais relacionadas aos princípios da Teoria de Ligação (Chomsky, 1981). Com base nesse tema geral, a pesquisa objetiva: a) investigar se os potenciais antecedentes, disponíveis ou indisponíveis estruturalmente com base na teoria da ligação (princípios A e B), são levados em conta no processamento correferencial de reflexivos e de pronomes em PB e PE, verificando as distinções entre as duas variedades; b) finalizar o estudo de corpora investigando a frequência das formas reflexivas (a si mesmo(a), ele(a) mesmo, a si próprio(a), ?se? reflexivo) em PB e PE e o tipo de predicação em que ocorrem com o intuito de termos uma base da frequência de uso, para que se possa compreender em que contextos sintáticos e semânticos essas formas aparecem, assim permitindo a construção dos estímulos linguísticos experimentais com maior precisão; c) investigar se e quando os traços de número, gênero e animacidade, contidos nos antecedentes indisponíveis, que em possível relação de congruência com as formas reflexivas e pronominais, conseguem interferir no processamento correferencial; d) Pesquisar os mesmos fenômenos em indivíduos bilíngues, observando se há distinções em comparação aos indivíduos monolíngues e se o nível de proficiência na L2 atua no processamento anafórico no escopo da sentença, assim como se têm observado em outros fenômenos de processamento linguístico; e) Estabelecer um diálogo mais próximo com a teoria gerativa, particularmente, em relação aos desdobramentos da proposta clássica da teoria da ligação de Chomsky (1981); f) Iniciar os primeiros trabalhos relacionados na interface entre processamento linguístico e a área de Fonoaudiologia no que se refere ao processamento linguístico com base em input oral produzido por vozes disfônicas; e g) Iniciar também estudo na interface entre processamento linguístico e educação. O objetivo é mapear a habilidade leitora de alunos desde o ensino fundamental, até o ensino superior, com base nos fenômenos já estudados no laboratório, relacionados ao processamento anafórico e a articulação de orações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . Integrantes: Márcio Martins Leitão - Coordenador / José Ferrari Neto - Integrante / Rosana Oliveira - Integrante / Elisângela Nogueira Teixeira - Integrante / Dorothy Bezerra Silva de Brito - Integrante / Paula Luegi - Integrante / Maria Armanda Costa - Integrante / Maria do Carmo Lourenço-Gomes - Integrante / Cândido Samuel Fonseca de Oliveira - Integrante / Eloisa Pilati - Integrante / Luiz Amaral - Integrante / Pilar Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Marcio Martins Leitao.
    2. 2016-2019. Processamento anaforico intrassentencial e a teoria da ligacao
      Descrição: Buscamos com este projeto dar continuidade à consolidação do LAPROL na UFPB. Pretendemos concretizar essa meta com o aprofundamento dos estudos em uma das áreas de forte atuação do laboratório que é o processamento anafórico, particularmente neste projeto, no que diz respeito ao processamento correferencial de pronomes e reflexivos e as restrições estruturais relacionadas aos princípios da Teoria de Ligação (Chomsky, 1981). Com base nesse tema, a pesquisa pretende abranger não só a continuidade dos estudos com aprendizes de L2, mas também buscando o diálogo com a teoria gerativa, desde a formulação clássica da Teoria da Ligação de Chomsky (1981) até desdobramentos teóricos mais recentes (REINHART; REULAND, 1993; CARDINALETTI; STARKE, 1999; DÉCHAINE; WILTSCHKO, 2002; BRITO, 2009). Seguindo ainda esse tema, incorporaremos os estudos comparativos entre a variedade do português brasileiro (PB) e a variedade do português europeu (PE), dando prosseguimento à parceria e aos estudos realizados em meu Estágio Sênior (CAPES) no Laboratório de Psicolinguística da Universidade de Lisboa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Márcio Martins Leitão - Coordenador / Ricardo Augusto de Souza - Integrante / José Ferrari Neto - Integrante / Rosana Oliveira - Integrante / Gitanna Brito Bezerra - Integrante / Sheila C. Farias - Integrante / Joelton Duarte de Santana - Integrante / Antonia Barros Gibson Simoes - Integrante / Dorothy Bezerra Silva de Brito - Integrante / Paula Luegi - Integrante / Maria Armanda Costa - Integrante / Matheus de Almeida Barbosa - Integrante / Wanessa Moreira - Integrante / Nathália Leite de Sousa Soares - Integrante / Eva Vilma Aires Cabral Gondim - Integrante / Lorena Priscila Dantas de Luna - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Marcio Martins Leitao.
    3. 2016-2019. PROCESSAMENTO ANAFORICO INTRASSENTENCIAL E A TEORIA DA LIGACAO
      Descrição: Buscamos com este projeto dar continuidade à consolidação do LAPROL na UFPB. Pretendemos concretizar essa meta com o aprofundamento dos estudos em uma das áreas de forte atuação do laboratório que é o processamento anafórico, particularmente neste projeto, no que diz respeito ao processamento correferencial de pronomes e reflexivos e as restrições estruturais relacionadas aos princípios da Teoria de Ligação (Chomsky, 1981). Com base nesse tema, a pesquisa pretende abranger não só a continuidade dos estudos com aprendizes de L2, mas também buscando o diálogo com a teoria gerativa, desde a formulação clássica da Teoria da Ligação de Chomsky (1981) até desdobramentos teóricos mais recentes (REINHART; REULAND, 1993; CARDINALETTI; STARKE, 1999; DÉCHAINE; WILTSCHKO, 2002; BRITO, 2009). Seguindo ainda esse tema, incorporaremos os estudos comparativos entre a variedade do português brasileiro (PB) e a variedade do português europeu (PE), dando prosseguimento à parceria e aos estudos realizados em meu Estágio Sênior (CAPES) no Laboratório de Psicolinguística da Universidade de Lisboa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Márcio Martins Leitão - Coordenador / Ricardo Augusto de Souza - Integrante / José Ferrari Neto - Integrante / Rosana Oliveira - Integrante / Elisângela Nogueira Teixeira - Integrante / Dorothy Bezerra Silva de Brito - Integrante / Paula Luegi - Integrante / Maria Armanda Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 60 / Número de orientações: 2
      Membro: Marcio Martins Leitao.
    4. 2012-2016. Processamento Linguistico em aprendizes de L2
      Descrição: Tradicionalmente, a pesquisa com indivíduos bilíngües tem focalizado a aquisição da gramática se debruçando prioritariamente sobre estudos de produção a partir de corpora coletados, ou, no que se refere à compreensão, geralmente utilizando técnicas off-line, tais como Julgamento de Gramaticalidade, Elicitação, etc. Nos estudos mais formais, a investigação tenta verificar se a Gramática Universal está ou não disponível para os aprendizes de L2, se a divergência entre a gramática de um aprendiz de L2 e a de um nativo ocorre por conta de uma inabilidade em reativar parâmetros, ou ainda se há transferência da L1 para a L2. Em contraste a esse panorama, é muito pouco conhecido como os aprendizes processam a L2, ou seja, poucos estudos têm investigado os processos mentais no momento em que esses aprendizes lêem ou ouvem palavras e sentenças em tempo real, ou ainda, tecnicamente, como ocorre o ?parsing? nesses indivíduos aprendizes de L2. Com base nessas constatações é que resolvemos investigar como indivíduos que têm como língua materna o português (L1) aprendizes de uma segunda língua (L2), inglês ou francês, por exemplo, processam determinados fenômenos linguísticos, como a correferência, frases ambíguas, ou aspectos da morfologia em suas respectivas L2. Será que o nível de proficiência influência esse processamento? Será que a quantidade de exposição influencia esse processamento? Será que a idade de aquisição da L2 influencia esse processamento? Será que há transferência de estratégias de processamento da L1 para L2 ou da L2 para L1? Essas são algumas das questões com as quais pretendemos contribuir com a nossa pesquisa e nossos resultados. Tendo em vista a linha temática que focaliza o processamento lingüístico de bilíngües, temos como objetivos gerais do projeto, (1) a investigação do processamento linguístico em indivíduos aprendizes de segunda língua (L2) tendo como primeira língua (L1) o português brasileiro; (2) a investigação também de monolíngües de portuguê. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (13) / Doutorado: (7) . Integrantes: Márcio Martins Leitão - Coordenador / Marcus Antonio Rezende Maia - Integrante / Roberto de Almeida - Integrante / Luisa Gadelha - Integrante / Ricardo Augusto de Souza - Integrante / Simões, Antonia Barros Gibson - Integrante / Rosana Oliveira - Integrante / Gitanna Brito Bezerra - Integrante / Eva Vilma Cabral Gondim - Integrante / Sheila C. Farias - Integrante / Maria Cristina Micelli Fonseca - Integrante / Ana Carolina Dias da Costa - Integrante / Joelton Duarte de Santana - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Marcio Martins Leitao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (42)
      1. III Linguística : o que é e o como se faz?. Relato de Experiência II - Psicolinguística e Interfaces. 2021. (Congresso).
      2. IV ENELP - Encontro Nacional de Ensino de Língua Portuguesa.Articulação entre Ensino de Linguística, Metodologias Ativas e Divulgação Científica. 2021. (Encontro).
      3. XIX Congresso Internacional da ALFAL. A influência dos conectivos adversativos na leitura de estudantes graduandos e do ensino médio durante o processamento de períodos em português brasileiro. 2021. (Congresso).
      4. 1 CONEIL. Sintaxe experimental: o processamento correferencial de pronomes e anáforas no PB. 2020. (Congresso).
      5. ABRALIN AO VIVO.Psicolinguística Experimental em Interfaces. 2020. (Outra).
      6. II Linguística : o que é e o como se faz?.O USO DE METODOLOGIA ATIVA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UFPB. 2020. (Encontro).
      7. II Linguística : o que é e o como se faz?,.A Psicolinguística Experimental. 2020. (Encontro).
      8. ALFALito in New York City.?Phi-minimality and first person anaphorical relations in Brazilian Portuguese?. 2019. (Seminário).
      9. II Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba - II ELLIN-PB.Organização Lexical em bilíngues: uma investigação sobre os efeitos na direcionalidade do Priming encoberto de palavras cognatas e não-cognatas. 2019. (Encontro).
      10. II Encontro do Grupo de Estudos linguísticos e Literários da Região Norte ? GELLNORTE.Processamento textual e mapeamento de habilidades leitoras. 2019. (Encontro).
      11. VIII Ciclo de Debates em Linguagem. Processamento anafórico e a Teoria da Ligação. 2019. (Congresso).
      12. XI Congresso Internacional da ABRALIN. O papel dos conectivos no processo de compreensão textual em leitores universitário e do ensino médio. 2019. (Congresso).
      13. II CONEPI - Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares. A contribuição dos recursos de coesão e da coerência no processo de compreensão textual. 2018. (Congresso).
      14. Workshop ?Gramática e Processamento da Linguagem?. Estudos do LAPROL ? Laboratório de Processamento Linguístico ? que focalizam o Processamento Linguístico em interface com a Sintaxe. 2018. (Congresso).
      15. XXXIII ENANPOLL - Encontro Nacional da ANPOLL. A influência do uso de conectivos como recursos de coesão e articulação entre orações no processamento textual. 2018. (Congresso).
      16. XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - APL.Efeito de animacidade do antecedente na retoma pronominal em posição de sujeito: contraste entre PE e PB. 2018. (Encontro).
      17. GELNE 40 anos segunda parada itinerante. Penalidade do Nome Repetido em português brasileiro: um efeito multifatorial. 2017. (Congresso).
      18. I Encontro de Ensino de Língua Portuguesa - ENELP.Psicolinguística Experimental em interface com a Educação. 2017. (Encontro).
      19. II Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização). A influência dos recursos de coesão e da coerência no processamento da leitura. 2017. (Congresso).
      20. O XXXIII Encontro Nacional da APL - Associação Portuguesa de Linguística. Efeitos de codificação e de recuperação no processamento de pronomes reflexivos com e sem marcação de género em PE e em PB. 2017. (Congresso).
      21. AMLAP16 - Architectures and Machanisms for Language Processing. Retrieving and enconding during gender-marked and unmarked European Portuguese reflexives. 2016. (Congresso).
      22. I Workshop Pronomes: Morfossintaxe, Semântica e Processamento.A influência do paralelismo estrutural na correferência de pronomes e nomes repetidos. 2016. (Outra).
      23. XXXI Encontro Nacional da ANPOLL. Psicolinguística e Educação em Interface. 2016. (Congresso).
      24. 3rd Anpoll Psycholinguistics Congress (3rd IPC in Rio). The one step anaphor processing in Brazilian Portuguese. 2015. (Congresso).
      25. Experimental Psycholinguistics Conference. Construal hypothesis and relative clause processing: the effect of the referentiality principle in Brazilian Portuguese. 2015. (Congresso).
      26. IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Estudos sobre o processamento anafórico em bilíngues. 2015. (Congresso).
      27. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Processamento em um único estágio da anáfora "a si mesmo(a)" em português brasileiro. 2015. (Congresso).
      28. 25a Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Investigação do Princípio A da Teoria de Ligação em PB: Evidências de Movimentação Ocular. 2014. (Congresso).
      29. FIRST RESEARCH WORKSHOP ON BILINGUALS' LANGUAGE REPRESENTATION AND PROCESSING.Studies on anaphoric processing and bilingualism. 2014. (Seminário).
      30. XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. Princípio B da Teoria da Ligação e o processamento correferencial em dois estágios. 2014. (Congresso).
      31. XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. Processamento de relativas de sujeito e de objeto no Português Brasileiro. 2014. (Congresso).
      32. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Processamento de pronomes e nomes repetidos em idosos com Doença de Alzheimer. 2014. (Congresso).
      33. III Workshop de Processamento Anafórico.Restrições da Teoria da Ligação e o processamento da correferência pronominal em dois estágios. 2013. (Simpósio).
      34. VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Contribuições teórico-metodológicas da Psicolinguística Experimental. 2013. (Congresso).
      35. II Workshop em Processamento Anafórico. Processamento correferencial e a penalidade do nome repetido em brasileiros aprendizes de francês como L2. 2012. (Congresso).
      36. XXVII Encontro Nacional da Anpoll. OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZADO PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO DA APOSIÇÃO LOCAL. 2012. (Congresso).
      37. Congresso Internacional da ABRALIN. Vínculos Oracionais e efeito de paralelismo no processamento da co-referência pronominal. 2011. (Congresso).
      38. I Workshop em Processamento Anafórico. Processamento de pronomes e nomes repetidos em Português Brasileiro: retrospectiva e resultados recentes. 2011. (Congresso).
      39. VII Congresso Internacional da Abralin. A influência da distância no processamento correferencial de pronomes e nomes repetidos em português brasileiro. 2011. (Congresso).
      40. CCHLA em Debate. Processamento Linguístico e algumas de suas interfaces. 2010. (Congresso).
      41. Curso e Conferências em Neurociências e COmportamento.Apresentando a Psicolinguística Experimental. 2010. (Outra).
      42. First International Congress of Psycholinguistics. Coreference processing: sentential links and structural parallelism. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. LEITÃO, M. M.; MAIA, M.. XIX Congresso Internacional da ALFAL. 2021. Congresso
      2. LEITÃO, M. M.; Ferrari Neto, J.. II CONEPI - Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares. 2018. Congresso
      3. LEITÃO, M. M.. XI Congresso Internacional da ABRALIN (ABRALIN 50 ANOS). 2018. (Congresso).. . 0.
      4. LEITÃO, M. M.; TEIXEIRA, E. N.. SImpósio de Processamento Linguístico. 2014. Congresso
      5. KENEDY, E. ; LEITÃO, M. M. ; Teixeira, E. ; Ferrari Neto, J.. III Workshop de Processamento Anafórico. 2013. Congresso
      6. LEITÃO, M. M.; Ferrari Neto, J. ; Oliveira, R.. II Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da ANPOL - EIPA. 2013. Congresso
      7. LEITÃO, M. M.; SOARES, M. E. ; Teixeira, E.. II Workshop em Processamento Anafórico. 2012. Congresso
      8. LEITÃO, M. M.. I Encontro Nacional de Linguagem na EAD. 2012. (Congresso).. . 0.
      9. LEITÃO, M. M.. II Curso e conferências em Neurociências e Comportamento. 2011. (Congresso).. . 0.
      10. LEITÃO, M. M.. I Workshop de Processamento Anafórico. 2011. (Congresso).. . 0.
      11. LEITÃO, M. M.. Curso e conferências em Neurociências e Comportamento. 2010. (Outro).. . 0.
      12. LEITÃO, M. M.. VI Congresso Internacional da ABRALIN. 2009. (Congresso).. . 0.
      13. LEITÃO, M. M.. IV Seminário de Lingüística Funcional. 1999. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41