Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Clotilde Perez Rodrigues

Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP - Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC - Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp - Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR - Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS - Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence - Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing - Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3579570829993136 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 - Bloco B - CRP/Publicidade - sala 27 Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30914122 Fax: (11) 30914480 URL da Homepage: https://www.usp.br/eca
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2021-Atual. Catedra Oscar Sala: Simbioses humano-tecnologicas. Titular da catedra Lucia Santaella
      Descrição: A cátedra, regulamentada pela Portaria GR 7652, tem como finalidade ?fomentar, orientar e patrocinar o intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de áreas diversas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas?. Com isso, a USP e CGI.br esperam ?ampliar o horizonte das tecnologias digitais que favoreçam o avanço tecnológico, a inovação e o direito fundamental de acesso à informação e à comunicação?. Núcleo de Coordenação e Gestão do Ponto Br Nic.br Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Maria Lucia Santaella - Coordenador / Gisele Beiguelman - Integrante / Christian Durke - Integrante / Silvio Koiti Sato - Integrante / Rafael Orlandini - Integrante / Bruno Pompeu Marques Filho - Integrante / TRINDADE, ENEUS - Integrante / Eugenio Bucci - Integrante / Demi Getschko - Integrante / Fabio Cozman - Integrante / Glauco Arbix - Integrante / Luiz Fernando Castro - Integrante / Pedro Vitoriano - Integrante.
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    2. 2020-Atual. Observatorio de la Pandemia
      Descrição: O projeto de pesquisa "Observatório da Pandemia" reúne pesquisadores do Brasil (USP), Chile, Argentina e Espanha e tem como objetivo central construir um mapa da Pandemia do Covid 19, fundamentado na articulação Comunicação e Sociedade, a partir dos eixos: 1) Biologia: possibilidades e limites, 2) Publicidade e marcas no contexto do Covid-19, 3) Ódio social (agressões, violência, polarizações...), 4) Cultura material do isolamento e do confinamento, 5) Comunicação governamental, 6) progresso realidade: os limites do digital, 7) Estética da morte (ocultação e mostração) e 8) Os sentidos e significações do confinamento (violência contra mulher, contra crianças, aumento do alcoolismo, obesidade, consumo de apps de sexo, caos...) 9) Os meios de comunicação revisitados: audiências, ideologias, fakenews etc. A metodologia prevê a integralização de dados secundários, com mapeamento midiático (jornalístico publicitário) nos países envolvidos e netnografia em redes sociais, associado a vigoroso referencial teórico proveniente da Economia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicanálise e Semiótica, dos quais destacamos autores como Zizek, Harari, Chul-Han, Buttler, Badio, Lipovetsky, Caligaris, Dowbor, Dunker etc. A equipe de pesquisadores, que tem formação interdisciplinar e experiência em pesquisa, reunirá as melhores condições para a interpretação, sistematização e proposição do mapeamento da Pandemia, resultado este que servirá de fundamentação contextual e analítica para inúmeros outros projetos de pesquisa, decisões no âmbito da comunicação pública e privada, definição de estratégias estéticas no âmbito da Comunicação na interface com as Ciências Sociais, subsídio para conteúdos e matérias jornalísticas, fundamento para desenvolvimento de produtos e serviços entre outras aplicações e desdobramentos em docência e extensão. Pesquisadores coordenadores: USP: Clotilde Perez, Eneus Trindade e Bruno Pompeu Universidad Católica de Chile: Paulina Gomez, Liliana Simoni e Claudio Racciatti Universidad de Sevilla: Fernando Contreras Universidad de Murcia: Pedro Hellín Parte da metodologia envolve a validação da pesquisa nos seguintes países: Peru, Argentina, Bolívia, Colômbia e Portugal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques Filho - Integrante / TRINDADE, ENEUS - Integrante. Financiador(es): Pontificia Universidad Católica de Chile - Cooperação / Universidade de Sevilla - Cooperação / Universidad de Murcia - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    3. 2020-Atual. Ter, acessar e ser: o lugar do consumo na sociedade brasileira compreendido por meio dos vinculos de sentido produzidos na ritualizacao de suas praticas e na construcao da identidade nacional
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de identificar o lugar do consumo na vida cotidiana do brasileiro, compreendendo as categorias de produtos e serviços mais consumidas, a ecologia publicitária das marcas, os diferentes rituais de consumo elaborados no cotidiano e suas relações com a identidade, cidadania e afetos, de modo a identificar os distintos perfis de brasileiros a partir do consumo e não apenas por meio das clássicas bases de segmentação, como sexo, idade, escolaridade e renda. A metodologia envolve desde atualização da reflexão teórica sobre o consumo, nas interfaces com a semiótica, antropologia e psicanálise, passando pelas entrevistas em profundidade com especialistas em vendas, publicidade, mídia etc., netnografia no Instagram e nos sites/apps de compra, análise semiótica dos territórios de consumo encontrados a partir dos resultados das entrevistas, netnografias e conceitos teóricos estudados. Espera-se com isso entender os diferentes perfis de brasileiros a partir da identificação das categorias de consumo mais expressivas e dos rituais elaborados nas práticas da vida cotidiana e os valores simbólicos decorrentes. Assim, compreenderemos melhor a identidade nacional por meio de uma perspectiva completamente inovadora, resultando em importante contribuição para a consolidação do campo do consumo, dentro da sua filiação semiótica e comunicacional. Bolsa produtividade pesquisa CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    4. 2020-Atual. FATIDIC: Fake Advanced Technology in Digital Internet Communication
      Descrição: The project I have in mind is an EU-funded COST Action. A COST Action does not fund research as such (PhDs, Post-Docs, research assistants); it is a networking tool that enables scholars from all over Europe to meet several times a year over a four-year period in order to exchange ideas, learn about each other?s work and develop new research questions and joint applications for funding to do that research. For participants from COST Action members states (all EU countries and some others) all travel and accommodation expenses are covered. In addition, a COST Action provides funds for the local organizers of the workshops and conferences, publications, Training Schools and, especially for younger scholars, money for research stays at other universities or internships at NGOs. At the moment, our group already represents sixteen COST countries. My goal, however, is to involve scholars from as many European countries and disciplines as possible to make this a truly international and interdisciplinary endeavor and to learn as much as possible from each other. We would therefore be delighted if you decided to become a co-proposer. As the next submission deadline is October 29, 2020, I am currently already drafting a proposal. If you are interested in my project I shall of course share it with you as soon as the first draft is completed as I would value your input. Let me stress, however, that during the proposal stage you would not have to invest much time and effort. Besides your input on the 15-page proposal I would only need you to provide some information on your contact data, academic education and research interests. It is one of the peculiarities of the COST Action that the actual research program (as well as the dates and location of the conferences etc.) is only decided upon by all members of the project once the funding has been granted.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Silvio Koiti Sato - Integrante / Massimo Leone - Coordenador. Financiador(es): European Cooperation in Science & Technology - Cooperação.
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    5. 2020-Atual. Mediaciones del consumo y tendencias sociales
      Descrição: Compreender como o discurso publicitário interactua com a cultura social no campo do consumo, máxima expressão da sociedade pós-moderna.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (13) Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Pedro Hellin - Integrante / Fernando CONTRERAS - Integrante / TRINDADE, ENEUS - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    6. 2018-Atual. Ecologia Publicitaria, Arte e Moda: manifestacoes do espirito do tempo
      Descrição: Integrando as referências de McCracken (2003) acerca das transferências de significado do mundo culturalmente constituído às pessoas, por meio de produtos e marcas, o projeto busca estudar os mecanismos pelas quais essas transferências se processam e como expressam o zeigeist (nacional e global) de modo privilegiado. É parte da continuidade dos estudos de tendências do comportamento e consumo. Com previsão de imersão etnográfica nas cidades de São Paulo, Lisboa, Porto, Paris, Bruxelas, Antuérpia, Madrid, Barcelona, Santiago e Viena.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Lawrence Koo - Integrante / Pedro Hellin - Integrante / Janiene SANTOS - Integrante / Alhen Rubens Damasceno - Integrante / André Luiz Silva Peruzzo - Integrante / Paulo Lencastre - Integrante / Carolina Boari - Integrante / Silvio Koiti Sato - Integrante / Sheila Canevacci Ribeiro - Integrante / Gustavo da Silva Tristão - Integrante / Mauricio Gomes de Faria - Integrante / Luiz Cezar Silva dos Santos - Integrante / renato gonçalves - Integrante / Rafael Orlandini - Integrante.
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    7. 2017-2019. Personas do hiperconsumo: perspectivas mercadologicas
      Descrição: Parte do projeto do GESC3, Personas do Hiperconsumo, o presente projeto tem o objetivo de identificar as estratégias mercadológicas empregadas pelos gestores de produtos e marcas no sentido de ampliarem e estimularem o hiperconsumo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Agustin Perez Rodrigues - Integrante / Alexandre Luzzi Las Casas - Integrante / Pedro Hellin - Integrante / José PALANDI Jr. - Integrante / Paulo Lencastre - Integrante / Bruno Pompeu Marques Filho - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    8. 2017-2019. Semiotica e rituais de consumo: os fundamentos da Ecologia Publicitaria
      Descrição: O presente projeto de pesquisa integra as investigações sobre os rituais de consumo que alicerçam e são impulsionados pelo ecologia publicitária. Busca integrar as reflexões teóricas no âmbito dos estudos do consumo e da cultura material, ao trabalho de campo, de base antropossemiótica nas dinâmicas da vida material, envolvendo busca, compra, uso, posse, descarte, ressignificação e outros rituais instaurados na diversidade de relações entre produtos, serviços e marcas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Eneus Trindade - Integrante / Silvio Sato - Integrante / Janiene SANTOS - Integrante / André Luiz Silva Peruzzo - Integrante / renato gonçalves - Integrante / Rafel Orlandini - Integrante. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    9. 2017-Atual. Personas do Hiperconsumo
      Descrição: Trata-se de projeto coletivo do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Tem como objetivo conceituar o hiperconsumo, no âmbito da sociedade contemporânea, a partir da articulação entre a perspectiva comunicacional, antropológica, mercadológica e psicanalítica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (10) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Lawrence Koo - Integrante / Eneus Trindade - Integrante / Silvio Sato - Integrante / Livia Silva de Souza - Integrante / André Luiz Silva Peruzzo - Integrante / Maria Cristina Alves - Integrante / Valeria Brandini - Integrante / Gustavo da Silva Tristão - Integrante / Mauricio Gomes de Faria - Integrante / renato gonçalves - Integrante / Pablo Moreno Fernandes Viana - Integrante / Rafael Orlandini - Integrante / Eliâ Simeia Amorim - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    10. 2015-2020. Procad - Capes. Comunicacao e mediacoes em contextos regionais: usos midiaticos, culturas e linguagens.
      Descrição: Trata-se de Projeto de Cooperação Acadêmica em âmbito de Pós-Graduação entre os Programas: PPGCOM/USP (Proponente) e PPGEM/UFRN e PPGCOM UFMS (Associadas). A partir da consolidada tradição de pesquisas no campo das mediações culturais no âmbito das Ciências da Comunicação da IES proponente (40 anos - Capes nota 5), pretende-se compartilhar, por meio de projetos de ensino e pesquisa para formação pós-graduada, esta experiência a favor do permanente desenvolvimento das IES associadas (ambas Capes nota 4 e 3, respectivamente). A temática da comunicação e das mediações, como abordagem teórica, para análise de fenômenos das mídias em contextos regionais busca promover o respeito e à valorização da discussão sobre as produções sociais de sentidos nos diversos âmbitos de ocorrências dos fenômenos midiáticos, neste caso, restritos aos contextos vividos pelas realidades dos Programas envolvidos nesta ação cooperada, ressaltando, sobretudo, as dimensões dos usos midiáticos manifestados pelas mídias tradicionais e dos novos formatos tecnológicos de comunicação em seus modos e lógicas de interação nos contextos de suas apropriações; das dinâmicas e reconfigurações das culturas locais mediadas pelos produtos midiáticos frente às demandas hegemônicas da globalização, bem como de suas linguagens que constituem parte das dimensões do poder simbólico que se faz revelar, articular e desarticular, ao nos defrontarmos com os meandros destes fenômenos comunicacionais. Tal perspectiva tem por finalidade, ainda, propiciar construções teórico-metodológicas que traduzam possibilidades do exercício de rebeldias competentes (CUNHA, 2013) que estejam mais apropriadas às realidades culturais e midiáticas do contexto ibero-americano, brasileiro especificamente, o que tende a ser revelador de uma identidade do pensamento teórico da área de comunicação. A natureza deste projeto de cooperação é a de abrigar projetos docentes de pesquisa, de pós-doutorado, de dissertações e teses mestrados. Processo PROCAD Edital 071/2013: No. 88881.068497/2014-01, aprovado em outubro de 2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Eneus Trindade - Coordenador / Roseli Figaro Paulino - Integrante / Maria Immacolata V. Lopes - Integrante / Luciano Victor Barros Maluly - Integrante / Maria Cristina Mungioli - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    11. 2015-2016. Diversificacion Espacial del Comercio y el Consumo en la Ciudad Contemporanea
      Descrição: Las ciudades, lugares emblemáticos del consumo contemporáneo de bienes y servicios, registran desde hace al menos dos décadas distintas tendencias de transformación espacial relacionadas a la dinámica del sector comercial. Una primera explicación de ello se relaciona con las formas más complejas de organización de la producción y circulación impulsadas por las empresas trasnacionales bajo el contexto de una economía más globalizada y de mayor competencia donde los procesos de distribución de mercancías se vuelven un renglón estratégico. Una segunda consideración de las transformaciones del comercio se explica por la expansión de mercados de consumo final de las ciudades y la segmentación de la demanda en términos de ingreso, identidades y estilos de vida, lo que ha llevado a la emergencia de nuevos circuitos y lugares orientados a preferencias más complejas y diversificadas de consumo en las ciudades. En la medida que irrumpen nuevas tendencias mundiales en el comercio y las ciudades se expanden, los procesos de distribución de bienes y los lugares orientados al consumo se diversifican y adquieren nuevas dimensiones y características en el entramado urbano. Para dar cuenta de ello, en la presente investigación abordarán cuatro ejes que explican la emergencia de estos fenómenos teniendo como perspectiva la transformación socio-espacial de la ciudad en la relación a las dinámicas diversificadas que se impulsan bajo el binomio comercio-consumo: a) Cambios en la estructura y funcionalidad de la economía urbana. b) Reestructuración social y económica de zonas urbanas. c) Diferenciación y fragmentación de los espacios de consumo. d) Tematización de la ciudad.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Amália Inés Geraiges de Lemos - Integrante / José Gasca - Integrante / Patricia Oliveira - Coordenador / Alejandro Mercado - Integrante / Carles Carreras - Integrante / Lluis Frago - Integrante / Jeferson Pacheco - Integrante / Luis Salinas - Integrante / Sergio Gonzalez - Integrante. Financiador(es): Gobierno del Estado de Mexico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    12. 2013-2016. Os sentidos da criatividade brasileira: mesticagem, escassez e empreendedorismo
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir o conceito de criatividade nas suas interrelações teóricas, bem como identificar os pontos de contato com o conceito de inovação e empreendedorismo. Objetiva também validar o conceito de criatividade empreendedora e a hipótese de que ele se dá de forma privilegiada nos contextos brasileiros de maior carência sócio-econômica e mestiçagem .A metodologia empregada é híbrida envolvendo o método semiótico e o método etnográfico, a partir de imersões nos contextos sígnicos de produção e consumo, entrevistas em profundidade, monitoramento midiático, fotoetnografias, diários de campo, filme etc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Otávio Filho - Integrante / Silvio Sato - Integrante / André Luiz Silva Peruzzo - Integrante / Anselmo Alves - Integrante. Financiador(es): Escola de Comunicações e Artes - Cooperação. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    13. 2011-2016. Tendencias de Comportamento e Consumo: teorias e metodologias de investigacao
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar as tendências de comportamento e consumo na sociedade contemporânea, a partir da fundamentação teórica da semiótica peirceana, das demais teorias da comunicação e da antropologia. A metodologia empregada integra o método semiótico de Peirce (1977), com o método etnográfico que privilegia a imersão nos espaços vivenciais associado ainda à realização de entrevistas em profundidade, observação e observação participante, fotoetnografias, filme, diários de campo, entre outros recursos de registro e análise. Como parte da metodologia utiliza-se ainda o banco de imagens publicitárias, um projeto de identificação, registro, análise e monitoramento de publicidade impressa e digital, que auxilia no entendimento das manifestações de consumo. O banco de imagens publicitárias é desenvolvido junto ao GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. A articulação entre teorias diversas e métodos interdisciplinares visa identificar os caminhos possíveis para o entendimento dos fenômenos comportamentais e suas expressões no corpo social: na publicidade, no design, na moda, da arquitetura, na literatura, no consumo, nas manifestações de marca etc.. O projeto de pesquisa intenciona também a proposição de metodologias e ferramentas passíveis de utilização em diferentes contextos expressivos-midiáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Silvio Sato - Integrante / Pedro Hellin - Integrante / Janiene SANTOS - Integrante / GOMEZ LORENZINI, Maria Paulina - Integrante / Maria López - Integrante / Thiara CAVADAS - Integrante / Paulo Lencastre - Integrante. Financiador(es): Ipsos Brasil Pesquisas de Mercado - Auxílio financeiro / Universidad de Murcia - Cooperação / Universidade de São Paulo - Remuneração / Pontificia Universidad Católica de Chile - Cooperação. Número de produções C, T & A: 96
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    14. 2011-2013. Cerveja, Publicidade, Regulacao e Consumo: o olhar da comunicacao sobre as marcas de cerveja contemporaneas e suas implicacoes na vida social dos adolescentes
      Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a comunicação das marcas de cerveja presentes no Brasil e entender como suas narrativsa constroem vincuos de sentido com os adolescentes, fomentando o consumo. Chamada CNPq-CAPES 07 de 2011. Processo: 400617-2011. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Integrante / Leandro Leonardo Batista - Integrante / Eneus Trindade - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    15. 2011-2012. Tendencias de Comportamento e Consumo: analise comparativa das metodologias de pesquisa empregadas
      Descrição: Projeto tem como objetivo estudar as diferentes metodologias de pesquisa utilizadas nos estudos de tendências no Brasil e na Espanha, com vistas a identificar as melhores práticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Pedro Hellin - Integrante / Maria López - Integrante / Paulo Lencastre - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Cooperação. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
    16. 2010-2012. Universo Signico da Pirataria: as tensoes e as solucoes entre falseamento e veridiccao
      Descrição: Projeto de pesquisa coletivo conduzido pelos pesquisadores do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. O projeto tem como objetivo entender as distintas práticas sociais que integram o contexto da "pirataria" a partir do estudo da produção de sentido dos distintos atores, consumidores, vendedores, fornecedores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues - Coordenador / Agustin Perez Rodrigues - Integrante / Bruno Pompeu Marques - Integrante / Leandro Leonardo Batista - Integrante / Jôse Fogaça - Integrante / Lawrence Koo - Integrante / Eneus Trindade - Integrante / Massimo Canevacci - Integrante / Silvio Sato - Integrante / Pedro Hellin - Integrante / José PALANDI Jr. - Integrante / Janiene SANTOS - Integrante / Andrea Meneghel - Integrante / Gabriela Ayer - Integrante / Nicolás Llano - Integrante / Raquel CAVALCANTI - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Maria Clotilde Perez Rodrigues.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (126)
    1. 73a. Reunião Anual da SBPC. A mídia na escola: caminhos para a educomunicação e a alfabetização midiática. 2021. (Congresso).
    2. BEL Behvioral Science Lab Seminar.A relação entre Marketing e Ciência Comportamental. 2021. (Seminário).
    3. Corporate Excellence: Approach the Future 2021. 2021. (Seminário).
    4. III Encontro Pedagógico do CRP ECA.Experiências didático pedagógicas durante a Pandemia. 2021. (Encontro).
    5. IX Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.Consumo online das mulheres na pandemia da Covid-19: características e influências. 2021. (Encontro).
    6. SopCom: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Publicidade e consumo durante a pandemia. 2021. (Congresso).
    7. SustenCom: ESG e o valor de comunicar a sustentabilidade. 2021. (Seminário).
    8. Workshop Sofisticação.Signos da sofisticação. 2021. (Seminário).
    9. XI Propesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Pe Propaganda. Os sentidos das lives no contexto da pandemia: abordagem teórica e proposta classificatória. 2021. (Congresso).
    10. 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Consumo das Mulheres no E-Commerce Durante a Pandemia da Covid-19: Características, influências e desafios. 2020. (Congresso).
    11. 4o. Seminário História, Cultura e Relações de Poder.Consumo no início do século XXI. 2020. (Seminário).
    12. Ciclo de palestras para Chefias de Departamento. 2020. (Encontro).
    13. Festival da Pesquisa - ASBPM.Perspectivas para pesquisador durante e após a pandemia. 2020. (Seminário).
    14. I Festival Internacional da Cidadania Digital. Consumo na contemporaneidade. 2020. (Congresso).
    15. I Seminário Acadêmico Turismo e Inovação. 2020. (Seminário).
    16. Marcha para a Ciência. Publicidade em debate na crise da Covid-19. 2020. (Congresso).
    17. Moda made in Italy. 2020. (Outra).
    18. Webinar: Processo de Avaliação e Critérios de Seleção de Revistas na Web of Science (WOS). 2020. (Outra).
    19. XXIX Compós. SEMIÓTICA DA CAUSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias. 2020. (Congresso).
    20. 14o. Congresso Mundial de Semiótica. La teoría de los interpretantes de Peirce como medio de compresión y gestión de las causas de marca. 2019. (Congresso).
    21. 14o. Congresso Mundial de Semiótica. Las mediaciones signicas del consumo en la contemporaneidad. 2019. (Congresso).
    22. 14o. Congresso Mundial de Semiótica. Semiótica aplicada: Análise de peças da marca Gatorade à luz da teoria Peirceana. 2019. (Congresso).
    23. 1o. SustexModa. Rituais de consumo de moda e sustentabilidade. 2019. (Congresso).
    24. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A biografia da cultura material de consumo: de objeto a sujeito. 2019. (Congresso).
    25. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Há Vida Sem Zara: Reflexões sobre Consumo, Moda e Publicidade. 2019. (Congresso).
    26. II Seminário Geral Procad.Três dimensões para compreender as mediações do consumo contemporâneo. 2019. (Seminário).
    27. IX Congreso Latinoamericano de Semiotica. https://fels.uaz.edu.mx/documents/99051/0/Mesas+por+eje.pdf/cf5ff97e-165c-3377-1bcc-3d0c7e575191. 2019. (Congresso).
    28. Seminário: Linguagens midiáticas e criatividade em comunicação: a mediação do local.Lingaugens midiáticas e criatividade. 2019. (Seminário).
    29. Semiohour: cor como informação. 2019. (Encontro).
    30. X Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. A biografia das coisas:a resistência a mortalidade da cultura material. 2019. (Congresso).
    31. XXVIII Compós. TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM PUBLICIDADE E CONSUMOS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE COMUNICAÇÃO. 2019. (Congresso).
    32. 14o. Colóquio de Moda. Tendências e comportamento de consumo no Brasil. 2018. (Congresso).
    33. 2o. TREC - Transformações na Retórica do Consumo.A condição feminina através do consumo de narrativas: dos romances às series. 2018. (Simpósio).
    34. AI - Artificial Intelligence View. 2018. (Seminário).
    35. Café lacaniano: os sentidos da mãe na contemporaneidade.Os sentidos da mãe na contemporaneidade. 2018. (Encontro).
    36. Encontro Instituto de Engenharia.Sociedade contemporânea: desafios e tendências. 2018. (Encontro).
    37. Forum Latinoamericano do Luxo. Semiótica do Luxo. 2018. (Congresso).
    38. I Encontro dos Professores de Publicidade da ECA USP.Aspectos mercadológicos, midiáticos e ideológicos em comunicação publicitária. 2018. (Encontro).
    39. Intercom Nacional. O espírito do tempo toma as ruas: manifestações da ecologia publicitária e da cultura urbana em São Paulo, Buenos Aires. 2018. (Congresso).
    40. IX Propesq PP. Hiperconsumo, tédio e decepção. 2018. (Congresso).
    41. Seminário Crítica da Mídia.Semiótica aplicada à Publicidade. 2018. (Seminário).
    42. Semio hour: os destaques da feira de design de Milão. 2018. (Encontro).
    43. XXVII Compós. Três dimensões para compreender as mediações do consumo contemporâneo. 2018. (Congresso).
    44. 13th World Congress of Semiotics. Advertising as an overflowing sign: research and praxis. 2017. (Congresso).
    45. Aberje 50 Anos. 2017. (Outra).
    46. Café Lacaniano: a textura do afeto. 2017. (Encontro).
    47. Café lacaniano: pós-verdade. 2017. (Encontro).
    48. Ciclo Eco-communitas: do contrato social para as redes.Ecologia Publicitária e os rituais de consumo. 2017. (Simpósio).
    49. Ecom Mackenzie. Comunicação e pesquisa: universidade e mercado. 2017. (Congresso).
    50. ENPECOm UFParaná. Consumo e identidade. 2017. (Congresso).
    51. Intercom. Embalagens Est-Éticas: materialização de valores sociais marcários. 2017. (Congresso).
    52. Intercom - Com Design. Comunicação e Design: aproximações. 2017. (Congresso).
    53. I Seminário Avançado Procad USP - UFRN - UFMS.A mediação do local: empreendedorismo, inovação e criatividade. 2017. (Seminário).
    54. IV Seminário Atualização Tecnológica em Joias e Bijuterias.Jóias e o Espírito do Tempo. 2017. (Seminário).
    55. Mobilize 2017. 2017. (Encontro).
    56. Semana Criativa de Tiradentes. Criatividade à Brasileira. 2017. (Feira).
    57. Semana de Publicidade FECAP.Ética e Estética da Publicidade Contemporânea. 2017. (Seminário).
    58. Seminário França-Brasil de Consumo de Luxo.Rituais de Consumo de Luxo. 2017. (Seminário).
    59. V Colóquio de Graduação em Publicidade. 2017. (Encontro).
    60. VII Congresso Brasileiro de Estudos de Comunicação e Mercado. Diálogos entre Universidade e Mercado. 2017. (Congresso).
    61. VIII Congreso Latinoamericano de Semiótica. La cultura (i)material y los rituales de consumo: la semiosis de la publicidad desbordante. 2017. (Congresso).
    62. VIII Propesq PP. Publicidade e Rituais de Consumo. 2017. (Congresso).
    63. XXVI Compós. Consumo midiático: youtubers e suas milhões de visualizações. Como explicar?. 2017. (Congresso).
    64. 17a. Semana de Publicidade. 2016. (Encontro).
    65. Café Lacaniano: sobre o ódio. 2016. (Encontro).
    66. Ciclo de Debates Aberje-Avon.Ética e estética do consumo contemporâneo. 2016. (Encontro).
    67. Coloquio de Investigación de la Faculdad de Comunicaciones.Metodologia de analisis de la publicidad. 2016. (Encontro).
    68. Diálogos do Lacaneando: sobre o Homem. 2016. (Encontro).
    69. Encontro MM com Universidades.Relação Universidade e Mercado e o MM. 2016. (Encontro).
    70. Encuentro de Profesores de Pubilcidad.Avaliación del curso de grado en Publicidad. 2016. (Encontro).
    71. Meio & Mensagem Universidades.ECA USP e a relação com o Mercado Publicitário. 2016. (Encontro).
    72. VII Propesq PP. Publicidade transbordante: teoria e práxis. 2016. (Congresso).
    73. XXV Compós. O Sujeito Consumidor entre Mediações e Midiatizações do Consumo: uma perspectiva LatinoAmericana. 2016. (Congresso).
    74. XXXIX Intercom. Ecossistema publicitário: o crescimento sígnico da Publicidade. 2016. (Congresso).
    75. 24o. Compós. Estéticas do Consumo a partir do sistema publicitário. 2015. (Congresso).
    76. 4a. Jornada de Mestrandos Uniso.Avaliação de 12 projetos de pesquisa do Programa Comunicação e Cultura. 2015. (Outra).
    77. Seminário Menos é Mais.Simbolos do consumo. 2015. (Seminário).
    78. VII Seminário de Integração Institucional da Socicom. 2015. (Seminário).
    79. VI Propesq PP. A publicidade e o espírito de tempo: sob a iconografia do reflexo ou o indiciamento de caminhos?. 2015. (Congresso).
    80. XXXVIII Intercom. Ecossistema publicitário: o crescimento sígnico da Publicidade. 2015. (Congresso).
    81. 12th World Congress of Semiotics. La mediatización de la marca contemporánea: identidad y ritualización del consumo. 2014. (Congresso).
    82. Congreso Latinoamericano de Semiotica. Cuando el objeto pide el método: antropossemiótica aplicada a lo design thinking. 2014. (Congresso).
    83. Grounded Theory, com Maximiliano Tarozzi. 2014. (Encontro).
    84. Seminário de Difusão Científica da ECA USP.Criatividade Empreendedora e Design Thinking: aproximações teórico-metodológicas. 2014. (Encontro).
    85. VI Seminário de Integração Institucional da Socicom.ABP2 - realizações e perspectivas. 2014. (Seminário).
    86. V Jornada PPGCom.Moderação. 2014. (Outra).
    87. V Propesp PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade. Os sentidos da criatividade brasileira: inovação, empreendedorismo e identidade nacional. 2014. (Congresso).
    88. Work Shop de Tendências Ipsos.Observatório de Tendências - onda 7. 2014. (Oficina).
    89. XXXVII INTERCOM. Semiótica da marca e a indexação do consumo a partir do metadiscurso publicitário. 2014. (Congresso).
    90. 36o. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. A ecologia das marcas: metáforas orgânicas do hipersigno. 2013. (Congresso).
    91. 8th Global Brand Conference. Building brand values through concrete manifestations of culture: a study of Lig-Lig Chinese Food. 2013. (Congresso).
    92. I Colóquio de Pesquisadores em Publicidade do CRP.Publicidade: tendências, marcas & consumo. 2013. (Encontro).
    93. IV Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade. Signos da Vida Criativa: produção, consumo, criatividade e brasilidade. 2013. (Congresso).
    94. IX ICCI - Imagens da Cultura, Cultura das Imagens. Rituais de Consumo: dispositivos midiáticos de articulação de vínculos de sentidos entre marcas e consumidores. 2013. (Congresso).
    95. Open: source, access, education, research, minds. 2013. (Encontro).
    96. SIEP Consumo. Vínculos de sentidos entre marcas e consumidores e o papel dos rituais de consumo. 2013. (Congresso).
    97. XIII Congreso Internacional IBERCOM. Producción y consumo: la creatividad emprendedora como identidad. 2013. (Congresso).
    98. 40 anos PPGCOM ECA USP - Gilles Lipovetsky.Société Hypermoderne. 2012. (Encontro).
    99. 40 anos PPGCOM ECA USP - Néstor Canclini.Sociedade sem relato. 2012. (Encontro).
    100. ALAIC 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. El avance de simulacro en la sociedad contemporánea: la publicidad y el consumo de marcas y productos falsificados. 2012. (Congresso).
    101. Compós. Vínculos de sentidos do consumo alimentar em São Paulo: publicidade e práticas de consumo. 2012. (Congresso).
    102. Comunicom 2012: congresso internacional comunicação e consumo. Signos do Nordeste: identidade e consumo na contemporaneidade. 2012. (Congresso).
    103. III Propesq PP. Por uma propaganda mais gentil: como a Porto Seguro tornou o mundo mais edulcorado. 2012. (Congresso).
    104. O campo da comunicação: uma discussão à luz das mutações culturais. 2012. (Outra).
    105. Pentálogo III - Colóquio Semiótica das Mídias. Redes sociais, consumo e publicidade: convívio possível?. 2012. (Congresso).
    106. Sexta à tarde, para uma Universidade Aberta: encontro entre investigadores - CEMRI - Porto, Portugal. 2012. (Seminário).
    107. The 11th World Congress of the International Association for Semiotics Studies. Living spaces with the "chinese culture" that emerges with the semiotic analysis of images: food rituals in focus. 2012. (Congresso).
    108. XIV Fórum Internacional de Pesquisa e Inteligência Competitiva - ABA.Signos do Nordeste: Identidade e Consumo na Contemporaneidade. 2012. (Outra).
    109. XXI Compós - Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Vínculos de sentidos do consumo alimentar em São Paulo: publicidade e práticas de consumo. 2012. (Congresso).
    110. APAS 2011 - 27o. Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados. Tendências de Comportamento e Consumo. 2011. (Congresso).
    111. Comunicom. A cena fabulística:uma perspectiva semiótica sobre as narrativas de marca em mídia impressa. 2011. (Congresso).
    112. Confibercom - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Expressões da Publicidade Contemporânea: características e tendências. 2011. (Congresso).
    113. I Diálogos ECA USP.Tecnologias em Comunicações e Artes: Consumo tradicional X consumo digital. 2011. (Encontro).
    114. II Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Os Sentidos da África nas Expressões da Marca Amarula. 2011. (Congresso).
    115. Intercom Sudeste "Quem tem medo da pesquisa empírica". Oficina. 2011. (Congresso).
    116. Os Desafios para a Abordagem do Negro na Publicidade Brasileira. 2011. (Outra).
    117. Seminário Aberje de Gestão Cultural.Cultura de marca ou marca da cultura?. 2011. (Seminário).
    118. XXXIV Intercom. Marcas e publicidade de alimentos: vínculos de sentidos no consumo da vida doméstica e nos ambientes públicos de São Paulo. 2011. (Congresso).
    119. 6th International Conference of the Academy of Marketing´s Special Interest Group on Brand, Corporate Identity and Reputation SIG. Brand sign: the crossing points of liberty and mobility on Go Visa advertising campaign. 2010. (Congresso).
    120. APAS 2010. Tendências de Comportamento e Consumo. 2010. (Congresso).
    121. EMA 2010 - ANPAD - Encontro de Marketing. Simbiose de excelência, a terceira geração das parcerias entre marcas: exclusividade e qualidade máximas. 2010. (Congresso).
    122. Forum de Graduação. 2010. (Outra).
    123. I Propesq PP. Propaganda e Tendências. 2010. (Congresso).
    124. IX Congreso de la AISV. La praxis enunciativa en la piblicidad contempornea: la tension entre permanencia y fugacidad en los rituales de compra, uso y posesión. 2010. (Congresso).
    125. VI Seminário Imagens da Cultura/Cultura das Imagens.A construção de vínculos de sentido por meio de personagens e mascotes de marca - uma análise comparativa Brasil x Espanha. 2010. (Seminário).
    126. XXXIII Intercom. A Potencia de Sentido da Contiguidade de Marcas: um Estudo sobre a Evolução das Parcerias entre Marcas. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (73)
    1. PEREZ, CLOTILDE; LEONE, Massimo. Aula inaugural CMC T4 com Massimo Leone. 2021. Outro
    2. PEREZ, CLOTILDE; ORLANDINI, Rafael ; CASTRO, Marineide ; CLARO, Sushila. Seminário: Onde está meu coração? Narrativa, afetos e linguagens. 2021. Outro
    3. PEREZ, CLOTILDE; JACOB, Eduardo Louis. Semana de Publicidade PUC SP com Roberto Schmidt. 2021. Outro
    4. PEREZ, C.; SCHMIDT ; CLARO, Sushila. Seminário Marcas no BBB 2021. 2021. Outro
    5. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, ENEUS ; POMPEU, Bruno ; ORLANDINI, Rafael ; MEIRA, Karla ; SERRALHEIRO, Vinicius. XI Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2021. Congresso
    6. PEREZ, CLOTILDE. Publicidade em Debate. 2021. (Outro).. . 0.
    7. PEREZ, CLOTILDE. I Encontro Pedagógico CRP ECA USP. 2020. (Outro).. . 0.
    8. PEREZ, CLOTILDE; FORTES, Hugo ; Valéria Castro ; GAGLIARDI, Clarissa ; TRINDADE, ENEUS ; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. II Encontro Pedagógico CRP ECA USP. 2020. Outro
    9. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, ENEUS. Marcha para a Ciência SBPC: Publicidade em debate na crise da Covid-19. 2020. Outro
    10. PEREZ, CLOTILDE; DRIGO, Maria Ogécia ; CHIACHIRI Filho, Antonio Roberto. Caminhos da Semiótica do Brasil e na América Latina. 2020. Outro
    11. PEREZ, CLOTILDE; PERUZZO, André. Negócios Ecanos. 2020. Outro
    12. PEREZ, CLOTILDE; BASTOS, H. ; TRINDADE, ENEUS ; POMPEU, Bruno ; FORTES, Hugo ; CLARO, Sushila ; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de ; CASTRO, Marineide. Publicidade ECA USP: ano 51 uma boa ideia. 2020. Festival
    13. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, ENEUS. Aula inaugural CMC T 3 com Roberto DaMatta. 2020. Outro
    14. PEREZ, CLOTILDE; PERUZZO, André. Negócios Ecanos. 2020. Outro
    15. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, E.. X Propesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2019. Congresso
    16. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, E. ; NASCIMENTO, Rodney ; ALMEIDA, Fernando Ferreira de. Audiência Pública Sudeste: Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda. 2019. Outro
    17. PEREZ, CLOTILDE; SATO, S. ; ORLANDINI, Rafael. Semiohour: o impacto das cores no cotidiano e novas tendências com Ana Kreutzer, Suvinil. 2019. Outro
    18. DANTAS, Francisca ; TRINDADE, E. ; DE LEMOS, Amália Inés Geraiges ; PÉREZ, CLOTILDE. 1o. SustexModa. 2019. Congresso
    19. LEONE, Massimo ; PEREZ, CLOTILDE ; POMPEU, Bruno ; ORLANDINI, Rafael. Semio Hour "Descarados: semiótica do rosto na era da comunicação digital". 2019. Outro
    20. PEREZ, CLOTILDE; POMPEU, Bruno. Semio hour "Narrativas e sentidos no Brasil". 2019. Outro
    21. PEREZ, CLOTILDE; POMPEU, Bruno ; ORLANDINI, Rafael. Semio hour "Tendências contemporâneas do design". 2019. Outro
    22. PEREZ, CLOTILDE; POMPEU, Bruno. IX Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2018. Congresso
    23. PEREZ, CLOTILDE. Semio Hour: Publicidade, moda e o espírito do tempo. 2018. (Outro).. . 0.
    24. PEREZ, CLOTILDE; ORLANDINI, Rafael. Semio hour "A moda na voz dos costureiros Junior Santaella e Paulo Dolce". 2018. Outro
    25. PEREZ, CLOTILDE; FARIA, Maurício Gomes ; BOARI, Carolina. X Ciclo de Conferências "Planejamento Transmídia". 2017. Outro
    26. COVALESKI, Rogério ; TRINDADE, E. ; PEREZ, CLOTILDE. VIII Propesq PP. 2017. Congresso
    27. FELICE, M. ; SANTAELLA, M. L. ; PEREZ, CLOTILDE. Ciclo de conferências: Eco-communitas: do contrato social para as redes. 2017. Outro
    28. PEREZ, CLOTILDE; CLARO, Sushila ; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. TransRevirada Cultural CRP ECA USP. 2017. Outro
    29. AMENDOLA, Tatiana ; PEREZ, CLOTILDE ; SATO, S.. Semio Hour: Consumer Insights. 2016. Outro
    30. PEREIRA, Claudia ; PEREZ, CLOTILDE ; TRINDADE, E.. VII Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade. 2016. Congresso
    31. PEREZ, CLOTILDE; SATO, S. ; MARQUES, B. P. ; KOO, L.. Semiótica Aplicada à Pesquisa de Mercado: contribuições e tendências. 2016. Outro
    32. PEREZ, CLOTILDE; KOO, L. ; MANZATTO, Antonio. Semio Hour: Fé, por que não?. 2016. Outro
    33. PEREZ, CLOTILDE. Encontro dos GPs da Intercom. 2016. (Congresso).. . 0.
    34. PEREZ, CLOTILDE. Expo Mascotes. 2016. (Exposição).. . 0.
    35. PEREZ, CLOTILDE. Expo Mascotes nos 50 anos do CRP ECA USP. 2016. (Exposição).. . 0.
    36. PEREZ, CLOTILDE; PERUZZO, André ; DAMASCENO, Alhen Rubens ; FARIA, Maurício Gomes ; TRISTÃO, Gustavo da Silva ; DOMENICO, Filipe Peçanha ; RAMOS, Cassiano Sanches. Expo Mascotes - org. 2016. Exposição
    37. PEREZ, CLOTILDE; COSTA E SILVA, Susana. Semio Hour: Marcas e o desafio da geração Z. 2016. Outro
    38. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, E. ; DAMASCENO, Alhen Rubens ; ALVES, Maria Cristina Dias. Pirateca: exposição de produtos e marcas piratas. 2016. Exposição
    39. PEREZ, CLOTILDE; Cesarotto, O. ; HISGAIL, Fani. Colóquio "Bem-estar na Cultura". 2016. Outro
    40. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, E.. VI Pro-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2015. Congresso
    41. PEREZ, CLOTILDE. Semio Hour: 7 x1, falta d´água, foodtruck, lava-jato, Charlie Hebdo, GOE, Wearable - quer saber o que a Semiótica tem a ver com isso?. 2015. (Outro).. . 0.
    42. PEREZ, CLOTILDE; GARCEZ, Marcio. Semio Hour: Google e a revolução digital. 2015. Outro
    43. PEREZ, CLOTILDE; HELLIN, Pedro ; BENAVIDES, Juan ; CONTRERAS, Fernando. Semio Hour: Podemos!. 2015. Outro
    44. Cesarotto, O. ; ARAUJO, Paulo Roberto ; PEREZ, CLOTILDE. Semio Hour: Culpa e crise. 2015. Outro
    45. CAVALLARI, Marcia ; PEREZ, CLOTILDE. Semio Hour: Negócios e Crise. 2015. Outro
    46. TRINDADE, E. ; PEREZ, CLOTILDE. III Colóquio de Pesquisadores em Publicidade do CRP. 2015. Congresso
    47. PEREZ, CLOTILDE; TRINDADE, E. ; BATISTA, L. L.. V Propesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade. 2014. Congresso
    48. PEREZ, C.; BAIRON, S. ; CANEVACCI, M.. Subjetividade ubíqua entre cultura digital e metrópole comunicacional. 2013. Outro
    49. PEREZ, C.; TRINDADE, E. ; BATISTA, L. L. ; BAIRON, S. ; CITELLI, A.. IV Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade. 2013. Congresso
    50. PEREZ, C.; SATO, S.. Ciclo de palestras: Planejamento Transmidiático. 2013. Outro
    51. TRINDADE, E. ; PEREZ, C.. I Colóquio de Pesquisadores em Publicidade do CRP. 2013. Outro
    52. PEREZ, CLOTILDE; DRIGO, Maria Ogécia ; SOUZA, Luciana Pagliarini de. VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. 2013. Congresso
    53. PETRY, A. S. ; TRINDADE, E. ; HELLIN, Pedro ; BAIRON, S. ; RIBEIRO, José. ; PEREZ, CLOTILDE. IX Imagens da Cultura, Cultura das Imagens. 2013. Congresso
    54. TRINDADE, E. ; PEREZ, C.. As formas gráficas nos manuscritos de Peirce. 2012. Outro
    55. PEREZ, C.; TRINDADE, E.. III Propesq PP. 2012. Congresso
    56. PEREZ, C.; SATO, S. ; DAMASCENO, Alhen Rubens ; CURY, Maria Cecília. Ciclo de Palestras. Planejamento Publicitário: Perspectivas e Tendências - transmídia, multivíduos, autoria, multiculturalidade, brasilidade. 2012. Outro
    57. PEREZ, C.; LOPES, Maria Immacolata V.. O campo da comunicação: uma discussão à luz das mutações culturais. 2012. Outro
    58. TRINDADE, E. ; PEREZ, C.. Painel: a comunicação e o consumo no contexto da crise européia. 2012. Outro
    59. TRINDADE, E. ; PEREZ, C.. Seminário: tópicos especiais em Comunicação Publicitária. 2012. Outro
    60. CANEVACCI, M. ; PEREZ, C.. Adorno não é enfeite: teoria crítica e cultura digital. 2012. Outro
    61. PEREZ, C.; TRINDADE, E.. II Propesq PP. 2011. Congresso
    62. PEREZ, C.; BATISTA, L. L.. Avaliação da Propaganda. 2010. Outro
    63. PEREZ, C.; TRINDADE, E. ; BAIRON, S. ; BATISTA, L. L. ; MARQUES, B. P.. I ProPesq PP - Congresso dos Pesquisadores em Propaganda e Publicidade. 2010. Congresso
    64. PEREZ, C.; CORREA, VIctor Aquino ; BASTOS, H. ; PIU, A. ; TRINDADE, E.. 40 Anos de Publicidade ECA - USP. 2010. Outro
    65. PEREZ, C.. 60 anos da PUC SP. 2006. (Outro).. . 0.
    66. PEREZ, C.. II Fórum Interno de Extensão Universitária. 2004. (Outro).. . 0.
    67. PEREZ, C.. 2o. Congresso Brasileiro do Voluntariado. 2003. (Congresso).. . 0.
    68. PEREZ, C.. Customer Satisfaction Solutions. 2002. (Outro).. . 0.
    69. PEREZ, C.. Certificação ISO 9000 - Departamento de Voluntarios Einstein. 2002. (Outro).. . 0.
    70. PEREZ, C.. I Congresso Brasileiro do Voluntariado. 2001. (Congresso).. . 0.
    71. PEREZ, C.. Seminário Internacional - Domenico De Masi. 2000. (Outro).. . 0.
    72. PEREZ, C.. 2 Seminário Avançado de Comunicação e Semiótica: vida artificial e inteligência artificial. 1999. (Congresso).. . 0.
    73. PEREZ, C.. 2 Jornada do Centro de Estudos Peircianos. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30