Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luisa Medeiros Massarani

Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), fez doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies da University College London, pós-doutorado na University College London (2013), pós-doutorado na Oregon State University (2015-2016). Realiza atividades de pesquisa e práticas em Divulgação Científica, área em que atua desde 1987. Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Orienta alunos de doutorado e mestrado em três cursos: Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, Liderou o grupo que criou em 2016 o Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, em parceria com a UFRJ, a Fundação Cecierj, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2016 a 2021. Também liderou o grupo que criou o Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (lato sensu), localizado no Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, também em parceria com Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Jardim Botânico. É Honorary Research Fellow do Department of Science and Technology Studies da University College London. É professora visitante da Universidade Nova de Lisboa (setembro de 2021 a janeiro de 2022). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 (França), em janeiro de 2017. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade. É membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. É coordenadora de SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe. Diretora Executiva da RedPOP-UNESCO, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe, para o período 2014-2015 e 2016-2017. Responsável pela Área de Divulgação Científica na Faperj 2012-2018. Membro do CA de Divulgação Científica do CNPq 2018-2020. Foi coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, criado em 2016 em parceria com UFRJ, Fundação Cecierj eo Museu de Astronomia e Ciências Afins, desde a sua implementação até agosto de 2021. Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2014 (categoria integração, como líder do grupo). Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2016. 2o lugar do Prêmio Jabuti 2017 de literatura, com livro infantil de divulgação científica Se eu fosse... Trofeu 14a edição Mulher Imprensa na categoria Contribuição acadêmica ao jornalismo, em 2020. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2675160937325484 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz. Av. Brasil 4365 Manguinhos 21045900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38652155
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-Atual. Divulgacao Cientifica no enfrentamento das fake news durante a pandemia da COVID-19: Analise e Producao de materiais para as midias sociais
      Descrição: O projeto associa conhecimentos de Divulgação Científica e de Ciência de Dados para o enfrentamento à fake news relativas à Covid-19, mediante análise e ações de combate à desinformação que possam oferecer informações idôneas e de qualidade, ao identificar os principais discursos, estruturas narrativas, estratégias e fluxos das fake News sobre a pandemia no Twitter. A partir de uma base de dados de milhares de tweets, a proposta pode ser percebida como uma ação de divulgação científica de alto impacto que visa coletar, mapear e analisar o fenômeno das fake news, durante a pandemia no Brasil, produzir materiais que promovam a informação e o conhecimento científico, para diferentes públicos, e auxiliar os tomadores de decisões responsáveis pela atuação em políticas públicas, de modo a mitigar os efeitos negativos das fake news em contexto de pandemia.Participam do projeto pesquisadores da Fiocruz, do Instituto Gonçalo Muniz e da Universidade Federal da Bahia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Catarina Chagas - Integrante / Antonio Brotas - Integrante / Junia Ortiz - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    2. 2019-Atual. O impacto dos museus e centros de ciencias: um estudo das experiencias dos visitantes
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender a experiência museal do ponto de vista dos visitantes, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de divulgação científica e educação não-formal, bem como a avaliação de tais atividades. Em particular, nos dedicaremos a analisar a experiência museal de famílias. Dedicaremos, ainda, atenção especial à experiência museal das pessoas com deficiências. Serão estudados nove museus e centros de ciência brasileiros, que estão entre os mais relevantes do país e que apresentam diferentes tipologias. Tendo em vista a diversidade de centros de ciência a ser analisada, o estudo permitirá compreender a experiência dos visitantes nesses espaços científico-culturais e em diferentes contextos. Nossos resultados permitirão refletir sobre a prática da divulgação científica em museus de ciência, fornecendo subsídios para aprimorar suas iniciativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Jessica Norberto - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    3. 2018-Atual. O que os jovens brasileiros pensam da ciencia, tecnologia e inovacao
      Descrição: Estudo de caráter quantitativo e qualitativo sobre a percepção dos jovens sobre a CT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Carmelo Polino - Integrante / Yurij Castelfrancchi - Integrante / Vanessa Fagundes - Integrante / Ione Mendes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    4. 2017-Atual. Jovens, ciencia e Internet: um estudo qualitativo na Franca e no Brasil
      Descrição: Nosso projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Um estudo de observação dos adolescentes em situação de busca de informações na internet será realizado para verificar empiricamente a hipótese de que a leitura e a avaliação das informações científicas online difere segundo o contexto de busca, formal ou não-formal. Diferentes metodologias serão utilizadas a fim de explorar várias dimensões do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experiências e construam novas competências conjuntas. A formação de recursos humanos é elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relevância por ser em uma área de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulgação científica. A equipe reúne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros têm atuado na formação de jovens pesquisadores em nível de doutorado e mestrado nos dois países. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Yurij Castelfrancchi - Integrante / Maria Ataíde Malcher - Integrante / Monica Macedo - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    5. 2017-Atual. Red Tematica Cyted MUSA IBEROAMERICANA: RED DE MUSEOS Y CENTROS DE CIENCIA
      Descrição: Como actores no clásicos del sistema I+D+I, los museos y centros de ciencia tienen una posición privilegiada pues juegan un papel conciliador entre el público y la ciencia y la tecnología. Sin embargo, hay todavía pocas iniciativas que permitan comprender el impacto social de estos espacios científico-culturales en la región iberoamericana. El objetivo de esta propuesta es justamente llenar este vacío. Nuestro objetivo general es construir una red de centros y museos de ciencias de Iberoamérica para generar acciones que contribuyan a fortalecer y evaluar el impacto de estas instituciones fundamentales en la relación Ciencia, Tecnología, Innovación y sociedad. Los objetivos específicos son: (1) Construir indicadores y protocolos compartidos que permitan evaluar y comprender el papel social de los museos/centros de ciencia iberoamericanos, intensificando la relación ciencia y sociedad. (2) Promover alianzas para que se experimenten y divulguen estrategias que incrementen la participación ciudadana, especialmente a través de iniciativas en el ámbito de la ciencia y el arte. (3) Desarrollar una plataforma de intercambio de buenas prácticas y estrategias novedosas que acrecienten la participación del público en temas de CTI; (4) Capacitar profesionales en museos/centros de ciencia que actúan en la mediación entre ciencia y sociedad, así como de investigadores de universidades implicados en el estudio de la relación museos-sociedad. Participam: Fiocruz, UFMG, Fundação Cecierj, UNIVERSITAT OBERTA DE CATALUNYA, Parque Explora, COSMOCAIXA BARCELONA, MALOKA, DIRECCIÓN GENERAL DE DIVULGACIÓN DE LA CIENCIA, UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO, UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO, CAMPUS MORELIA, LABORATORIO TECNOLÓGICO DEL URUGUAY, PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA, MUNDO NUEVO, PROGRAMA DE POPULARIZACIÓN DE LAS CIENCIAS, UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador. Financiador(es): Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    6. 2016-2018. Um estudo sobre museus de ciencia na America Latina pelo olhar dos visitantes
      Descrição: Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de ciência e nos sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Objetivos específicos: Consolidar um Grupo de trabalho com pesquisadores e especialistas que desenvolvem atividades práticas de divulgação científica dos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Inglaterra, em um total de 13 instituições envolvidas, com respaldo da Unesco e da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP). Desenvolver ferramentas metodológicas para compreender a experiência museal do ponto de vista do visitante, em particular com ênfase no aprendizado em museus de 6 ciência e nos sentidos construídos pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Testar e aplicar tais ferramentas metodológicas em museus de ciência de países da América Latina. Consolidar documento para distribuição ampla e gratuita com os protocolos de investigação e as devidas orientações de como aplicá-los, de forma a ser usados em outros espaços interativos, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica. Colocar tal documento com os protocolos de pesquisa à disposição, gratuitamente, a todos os interessados, por meio do site das instituições envolvidas, em particular a Unesco e a RedPOP. Produzir um documento de referência na área, visando dar subsídios para sensibilizar os tomadores de decisão sobre a importância dos museus de ciência e da divulgação científica na região. Contribuir para a capacitação em pesquisa em divulgação científica por meio do próprio desenvolvimento do projeto, que reúne pesquisadores e especialistas mais experientes e mais jovens, além de incluir a realização de um evento público e uma disciplina de mestrado em divulgação científica. Participam do projeto: Universidad Nacional Autónoma de Mexico; UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro; UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais; UNLP - Universidad Nacional de La Plata; OSU - Oregon State University; UCL - University College London; Parque Explora e Maloka.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu Moreira - Integrante / Diego Golombeck - Integrante / Maria Eugenia Fazio - Integrante / Yurij Castelfrancchi - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / María del Carmen Sánchez Mora - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Karen Bultitude - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Kaori Kodama - Integrante / Claudia Aguirre - Integrante / Constanza Pedersoli - Integrante / Cristiana Facchinetti - Integrante / Simon Lock - Integrante / Emily Dawson - Integrante / Silvina Basile - Integrante / Sigrid Falla - Integrante / Patricia Rey - Integrante / Paty Macias - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    7. 2016-Atual. Instituto Nacional de Comunicacao Publica em Ciencia e Tecnologia
      Descrição: Instituto Nacional dedicado à Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, que reúne 126 pesquisadores e estudantes de 13 universidades e instituições de pesquisa do Brasil (FIOCRUZ, UFRJ, UFMG, UFPA, UFSC, USP, UFPE, UNB, UFF, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, - MAST, Museu da Amazônia - MUSA e Fundação CECIERJ), assim como dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, China, Itália, Colômbia e Argentina. O objetivo [e produzir pesquisa de alto nível em Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia. Nosso objetivo é investigar, conceber, implementar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações em divulgação científica, assim como fornecer subsídios para melhorar políticas públicas no setor. A formação de pesquisadores na área é um dos focos deste INCT, que inclui a criação do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, iniciado em 2016 na Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, com os parceiros do Rio de Janeiro neste INCT. As quatro áreas principais de pesquisa deste INCT-PCST são: i) Percepção Pública da CT; II) Ciência e Mídia Science and media: estudos de representações sociais, relação entre ciência, media e audiências/recepção; III) Estudos em museus de ciência e outros centros científico-culturais; IV) Políticas em divulgação científica e engajamento público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu Moreira - Integrante / Bruce Lewenstein - Integrante / Yurij Catellfranchi - Integrante / Carmelo Polino - Integrante / Chrystian Carletti - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Matteo Merzagora - Integrante / Paola Rodari - Integrante / Tania Arboleda - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Frederico Peres - Integrante / Daniel Hermelin - Integrante / Donghong Cheng - Integrante / Maria Ataíde Malcher - Integrante / Bauer, Martin W - Integrante / Gabriela Reznik - Integrante / Vanessa Brasil - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Carina Cortassa - Integrante / Hans Peter Peters - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Susan Roberta - Integrante / Mariana Burlamaqui - Integrante / Claudia Aguirre - Integrante / Marcelo Loreto - Integrante / Mariana Rocha - Integrante / Tattiana Gonçalves Teixeira - Integrante / Cassio Laranjeiras - Integrante / Diego Andres Salcedo - Integrante / Douglas Falcão Silva - Integrante / Ennio Candotti - Integrante / Suzi Aguiar - Integrante / Henrique Gomes de Paiva Lins de Barros - Integrante / Lucianne Fragel Madeira - Integrante / Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Integrante / Sibele Cazelli - Integrante / Simone Pinheiro Pinto - Integrante / Suzanne de Cheveigné - Integrante / Adlane Vilas-Boas Ferreira - Integrante / Ahmet K Süerdem - Integrante / Débora D'Avila Reis - Integrante / Elias Machado Gonçalves - Integrante / Enrico Ball - Integrante / Jessica Norberto Rocha - Integrante / Karen Bultitude-Froud - Integrante / Luciana Sepúlveda Köptcke - Integrante / Lisbeth Fog - Integrante / Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha - Integrante / Tania Pérez-Bustos - Integrante / Vanessa Oliveira Fagundes - Integrante / Susan Mello Rowe - Integrante / Bárbara Ávila Maia - Integrante / Juliana Passos Alves - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    8. 2015-2018. O aprendizado de ciencia em ambientes nao-formais na America Latina
      Descrição: Este projeto visa apoiar ações de atividades de divulgação científica, que serão realizadas em duas etapas, de forma simultânea. Constituiremos um Grupo de Trabalho e realizaremos um mapeamento do estado da arte do aprendizado de ciência em ambientes não-formais na América Latina, de caráter inédito, que ajudará na avaliação e na formulação de políticas em divulgação científica. Além disso, visando valorizar os personagens que atuam na área da divulgação científica, dedicaremo-nos a ícone na área, José Reis, fato que inclusive levou ao Prêmio José Reis, concedido anualmente pelo CNPq desde 1978 a cientistas, jornalistas e instituições que se destacam na área. Em particular, realizaremos o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público geral do acervo pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu Moreira - Integrante / Mariana Burlamaqui - Integrante / Kaori Kodama - Integrante / Eliane Dias - Integrante / Beatriz Schwenck - Integrante / Ana Paula Trindade - Integrante / Juliana Passos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    9. 2015-2018. Um estudo sobre museus de ciencia na America Latina pelo olhar dos visitantes
      Descrição: Este projeto tem a premissa de que a divulgação científica é um instrumento útil para a consolidação da cultura científica na sociedade. Nos últimos anos, vários países da América Latina têm investido significativamente em divulgação científica, inclusive, em alguns deles, com editais para apoiar atividades práticas de divulgação científica. O Brasil se destaca: Ilustrativo disto é o fato de que o CNPq alocou, só no ano de 2013, pelo menos 33,7 milhões de reais em editais especificamente para a área. Os museus de ciência têm sido um espaço importante para realização de atividades de divulgação científica. Enquanto nas décadas de 1980 e 1990 começaram a ser criados os primeiros museus interativos de ciência na América Latina, o Guia de Museus e Centros de Ciência da América Latina e do Caribe, publicado em 2015 pela Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP) e o Museu da Vida, com diversos parceiros, indicou a existência de 470 museus vinculados à ciência na região. No entanto, ainda são incipientes as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica e compreender seu impacto na sociedade, oferecendo ferramentas para aprimorar tais atividades e ampliar seus benefícios. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e os sentidos criados pelos distintos públicos em torno das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Trata-se de uma área de conhecimento emergente na América Latina, que alguns dos museus de ciência têm buscado consolidar. De fato, há grupos isolados que enfrentam desafios similares. Um dos objetivos importantes deste projeto é justamente unir esforços de grupos emergentes nesta área de conhecimento, visando atuar de forma sinergética. Com respaldo da Unesco e da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP), este projeto reúne pesquisadores e especialistas que desenvolvem atividades práticas em divulgação científica dos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Inglaterra, em um total de 13 instituições envolvidas. As estratégias e as ferramentas metodológicas serão desenvolvidas pelo grupo de pessoas envolvidas, serão testadas em museus de ciência latino-americanos e, ainda, serão colocados à disposição gratuitamente para outros museus de ciência da região, por meio da Unesco e da RedPOP. Além disso, será produzido um documento de referência na área, visando dar subsídios para sensibilizar os tomadores de decisão sobre a importância dos museus de ciência e da divulgação científica na região. Destaque-se, aqui, a participação do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui ampla experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo. Está envolvido também neste projeto o Department of Science and Technology Studies da University College London (UCL), que se destaca em nível internacional em estudos e formação em divulgação científica. Da UCL participam deste projeto três pesquisadores (Dr. Karen Bultitude, Dr. Simon Lock e Dr. Emily Dawson) que possuem, por um lado, larga experiência em pesquisa neste campo de conhecimento e, por outro lado, a experiência de ministrar um curso de mestrado em divulgação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    10. 2015-Atual. Educacao nao-formal e museus de ciencia: Um estudo sobre o impacto das exposicoes de ciencia
      Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Carla Almeida - Integrante / Luis Amorim - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Monica Damouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Susan Roberta - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    11. 2014-2017. EXPOSICAO REVELACOES DO PLANETA AGUA: MIRANDO FUNDO PARA PRESERVAR A VIDA NA TERRA
      Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de uma exposição interativa, de alto impacto, sobre os oceanos, a ser montada no Museu da Vida, museu de ciência interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e que posteriormente irá itinerar por outras cidades brasileiras. A justificava para a escolha dos oceanos como tema é que eles exercem um papel fundamental para preservar a vida na Terra, mas sua importância ambiental e científica é praticamente desconhecida pela sociedade. Todos os processos que ocorrem no planeta interconectam-se e os oceanos desempenham um papel importante nesse sistema, já que cobrem mais de 70% desse corpo celeste. Os oceanos exercem forte influência no clima terrestre, são os responsáveis pela maior parte do ar que respiramos e apresentam uma diversidade de organismos inigualável no ambiente terrestre. Apesar de sua importância, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. O Atlântico Sul é um dos menos conhecidos, apesar dos inúmeros esforços envolvendo a comunidade científica internacional e brasileira, organizações federais e indústria especialmente ao largo do Brasil e da África. O Brasil desempenha um papel relevante na história do conhecimento dos oceanos profundos no Atlântico, tanto pelo seu desenvolvimento industrial ligado à produção de energia e pesca, quanto pelo ineditismo das primeiras campanhas efetivamente científicas com foco na investigação do oceano profundo. Esta exposição, portanto, tem o papel de tanto de informar e conscientizar públicos de distintas faixas etárias sobre o que são os oceanos e sua importância, como também de mostrar a contribuição fundamental da ciência brasileira no conhecimento dos oceanos. Trata-se de uma parceria entre o Museu da Vida e o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais, do National Oceanography Centre, Southampton (Inglaterra) e do Australian Museum (Austrália), que irá explorar este mundo fascinante e praticamente desconhecido, por meio de ferramentas lúdicas e altas tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Rosicler Neves - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Lucia Campos - Integrante / Leticia Rumjanek - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    12. 2014-2016. Os cientistas e a divulgacao cientifica: um estudo sobre o papel dos meios de comunicacao de massa na relacao entre os cientistas e a sociedade
      Descrição: Neste projeto, temos como objetivo realizar um estudo que visa analisar as percepções dos cientistas brasileiros sobre sua relação com os meios de comunicação. Utilizaremos, como metodologia, a realização de uma enquete on line a partir de uma amostra selecionada por meio da Plataforma Lattes, associada com entrevistas. Realizaremos, ainda, uma comparação com cientistas alemães. Este projeto se insere em um projeto de pesquisa mais amplo, de caráter transcultural, sobre as representações públicas da ciência, que vem sendo realizada em vários países, liderada por Hans Peter Peters do Forschungszentrum Jülich, pesquisador sênior na área da divulgação científica de grande relevância no cenário internacional. Portanto, permitirá a realização de um estudo comparativo com enquete realizada na Alemanha.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Hans Peter Peters - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    13. 2014-Atual. Acervo de Jose Reis
      Descrição: Este projeto visa o tratamento, o estudo e a disponibilização ao público da coleção pessoal de José Reis, doada pela família à Casa de Oswaldo Cruz. José Reis possui um papel muito relevante na construção da ciência brasileira e, ainda, é um ícone da divulgação científica no país ? fato que inclusive levou ao Prêmio José Reis, concedido anualmente pelo CNPq a cientistas, jornalistas e instituições que se destacam na área. José Reis é carioca, nascido em 1907. Cursou a Faculdade Nacional de Medicina, obtendo o diploma em 1930. Fez também curso de patologia no Instituto Oswaldo Cruz, obtendo a medalha de ouro de melhor aluno. Em 1930, mudou-se para São Paulo, contratado pelo Instituto Biológico, do qual foi seu diretor. Foi diretor-geral do Departamento do Serviço Público de São Paulo (1942-1945) e professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackensie (1946-1947). Teve um papel chave na criação e na consolidação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na qual foi editor da revista Ciência e Cultura. Sua trajetória em divulgação científica ? que lhe valeu o Prêmio Kalinga ? foi bastante diversificada, incluindo livros infanto-juvenis e para adultos, novelas de rádios e textos para a Folha de São Paulo. Estima-se que a coleção tenha cerca de 9.500 itens, entre acervo documental, museológico e bibliográfico. O projeto tem como objetivo o processamento técnico do acervo mencionado, recuperação/acesso on line e divulgação. Na primeira etapa estão incluídas as fases de higienização, catalogação, classificação, indexação e inclusão nas bases de dados bibliográficas HISA e Casa de Oswaldo Cruz. Na segunda etapa, o acervo arquivístico processado será digitalizado e disponibilizado virtualmente pela Internet (a exemplo do que foi feito com o acervo da Rádio Sociedade, ver www.fiocruz.br/radiosociedade). Adicionaremos a este material o acervo referente ao período em que José Reis esteve à frente do Instituto Biológico, atualmente sob a guarda daquele instituto, o que permitirá unificar os documentos relacionados a este ícone da divulgação científica. A terceira etapa, que ocorrerá de forma simultânea à segunda etapa, consiste no estudo do acervo, buscando gerar produtos como artigos acadêmicos, livros e capítulos de livros. O acesso aos dados relativos a estas coleções será importante para os que pesquisam a História da Divulgação científica, da Saúde, da Medicina e das Ciências, em geral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Mariana Burlamaqui - Integrante / Kaori Kodama - Integrante / Eliane Dias - Integrante / Maria da Conceição Castro - Integrante / Beatriz Schwenck - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    14. 2014-Atual. A divulgacao cientifica e seu impacto na sociedade: Desenvolvimento de ferramentas de avaliacao da Floresta dos sentidos, uma exposicao interativa destinada ao publico infantil
      Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro, especialmente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio CNPq, tem investido significativamente em divulgação científica. Ilustrativo disto é o próprio fato de que no momento em que este projeto estava sendo escrito, três editais estavam abertos especificamente para a área, em um total de 33,7 milhões de reais. No entanto, menos frequentes são as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica realizadas, de forma a dar ferramentas para compreender seu impacto e subsídios aprimorar tais atividades. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de atividades de divulgação científica, no caso, uma exposição interativa destinada ao público infantil. Em particular, buscamos desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto de uma visita a um museu de ciência, buscando compreender em que medida crianças constroem sentido a partir da experiência museal. Tais ferramentas serão desenvolvidas e testadas na exposição ?Floresta dos sentidos?, realizada pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, que visa estimular o interesse de crianças de 5 a 8 anos por temas da biodiversidade brasileira. Nosso objetivo é que tais ferramentas de avaliação sejam desenvolvidas de forma a poder ser usadas em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Carla Almeida - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Monica Damouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Susan O'Brien - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    15. 2013-2015. Curso on line para mediadores de museus de ciencia
      Descrição: Desenvolvimento e curso on line para mediadores de museus de ciência, em parceria com a Sissa, Itália.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Luis Amorim - Integrante / Chrystian Carletti - Integrante / Matteo Merzagora - Integrante / Paola Rodari - Integrante / Rosicler Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    16. 2013-Atual. Representacoes da mulher cientista na TV brasileira e no imaginario de adolescentes
      Descrição: Este projeto visa analisar as representações das mulheres cientistas na TV brasileira e no imaginário de adolescentes do sexo feminino. O projeto, organizado em etapas, desenvolverá na primeira etapa análise de conteúdo da programação veiculada em dois canais televisivos brasileiros (a Rede Globo e a Record), para identificar as representações sociais dos cientistas e investigar as características que assumem homens e mulheres cientistas. Faremos, ainda, um estudo de recepção com adolescentes, para analisar como esses grupos constroem sentido em relação à mulher cientista a partir do conteúdo que recebem via os canais televisivos analisados. A partir dos resultados, faremos uma cartilha, em versão impressa e digital, a ser distribuída às jovens, visando informar sobre a atividade científica, destacando o trabalho de algumas mulheres cientistas. Esta cartilha visa fomentar a busca das jovens pelas carreiras científicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Maria Ataíde Malcher - Integrante / Juri Castelfranchi - Integrante / Jane Aparecida Marques - Integrante / Vanessa Brasil - Integrante / Gabriela Reznik - Integrante / Susana Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    17. 2012-2014. Ciencia e TV: um estudo comparativo da cobertura de ciencia em telejornais do Brasil e da Colombia
      Descrição: Estudo que visa comparar a cobertura do principal telejornal do Brasil e da Colômbia, bem como desenvolver, de forma conjunta, protocolos de estudos de audiências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Marina Ramalho - Integrante / Tania Arboleda - Integrante / Tania Perez - Integrante / Daniel Hermelin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Colciencias - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    18. 2011-2016. Mediadores de centros e museus de ciencia brasileiros: quem sao estes atores chave na mediacao entre a ciencia e o publico?
      Descrição: Realizado em parceria com a Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (SISSA), da Itália, o projeto visa mapear os profissionais que atuam como mediadores na interface entre a ciência e o público nos centros e museus de ciência brasileiros, buscando observar quem são eles, quais as suas formações, como são capacitados, que visão de ciência transmitem, que estratégias utilizam para engajar o público em temas de ciência, entre outros aspectos. Nossa expectativa é que este estudo nos dê ferramentas para compreendermos melhor o papel dos centros e museus de ciência, bem como forneça subsídios para consolidarmos estratégias de capacitação desses. Tivemos como motivação projeto realizado em âmbito europeu.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Chrystian Carletti - Integrante / Paola Rodari - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Grazielle Rodrigues Pereira - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    19. 2011-2012. Genero, ciencia e TV: representacoes da mulher cientista em telejornais brasileiros
      Descrição: Este projeto visa analisar como mulheres cientistas são representadas na TV brasileira, bem como refletir sobre o papel desses meios de comunicação na conformação de representações da mulher cientista entre adolescentes. Para tal, usaremos como estudo de caso matérias veiculadas em três programas televisivos de notícias: Jornal Nacional, telejornal privado com maior audiência no país (da Rede Globo); Fantástico, programa de variedades (também da Rede Globo); Repórter Brasil, telejornal veiculado pelo canal público TV Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Coordenador / Ildeu Moreira - Integrante / Yurij Castelfrancchi - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Catarina Chagas - Integrante / Nara Azevedo - Integrante / Tania Perez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Trofeu 14a edição Mulher Imprensa na categoria Contribuição acadêmica ao jornalismo, Mulher Imprensa.. 2020.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    2. Prêmio Jabuti de Literatura 2017 - 2o lugar na categoria livro infantil (Se eu fosse... Ed. PubliFolha), Câmara Nacional do Livro.. 2017.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    3. Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2016, CNPq.. 2016.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    4. Menção honrosa, 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (educação), trabalho Ciência para pequenos curiosos, de R. Luz, R. Laurindo, W. Golçalvez, L. Souza, R. Neves, L. Massarani, D. Uziel, Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2016.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    5. Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, Mercosul, Unesco e CNPq.. 2015.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    6. Menção honrosa na área de saúde no 9o Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.. 2012.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    7. Prêmio Jovem Cientista, recebeu homenagem por sua atuação na área da pesquisa pela Faperj, por ocasião das comemorações dos 30 anos de sua criação, Faperj.. 2010.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. The 13th annual Science in Public Conference. The state of art of public engagement in science in Latin America. 2019. (Congresso).
    2. Ciclo de seminários 2018 - CNPq e MCTIC.Desafios da divulgação e popularização da ciência em temas de fronteira do conhecimento. 2018. (Seminário).
    3. III Seminário de projetos de Pós-graduação em Parceria Cetem.Divulgação científica: uma responsabilidade do cientista. 2018. (Seminário).
    4. SciCom Portugal, evento nacional da Rede de Comunicação de Ciência SciComPt. O estado da arte da divulgação científica na América Latina. 2018. (Congresso).
    5. Science & you.Visiting science centers: What teenagers can tell us?. 2018. (Simpósio).
    6. World Conference on Science Literacy. Science literacy and social participation. 2018. (Congresso).
    7. Cultura Científica y museos de ciencia.Cultura Científica y Comunicación Pública de la Ciencia. 2015. (Seminário).
    8. 11th International Conference on Public Communication of Science and Technology. Science for children: a case study in two Brazilian newspapers. 2010. (Congresso).
    9. 11th International Conference on Public Communication of Science and Technology. Brazilian PUS surveys 2010, 207 and 1987: change and stability in questions and results. 2010. (Congresso).
    10. 11th International Conference on Public Communication of Science and Technology. PCST in the developing world: a view from Brazil. 2010. (Congresso).
    11. 11th International Conference on Public Communication of Science and Technology. Spreading news or panic: A study case on Brazilian TV coverage of A (H1N1) 2009 influenza. 2010. (Congresso).
    12. I Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Baixada Fluminense.Popularização da Ciência. 2010. (Outra).
    13. IV Seminário História das Doenças.Fantástico e a cobertura da gripe AH1N1. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. MASSARANI, Luisa ; BARATA, G.. 13th International Public Communication of Science and Technology Conference. 2014. Congresso
    2. MASSARANI, Luisa ; UZIEL, D. ; NEVES, R.. Floresta dos sentidos. 2013. Exposição
    3. MASSARANI, Luisa ; SAVINO, Wilson. Simpósio História, Ciência, Saúde e Arte na África. 2013. Outro
    4. MASSARANI, Luisa. O Corpo na Arte Africana. 2013. Exposição
    5. MASSARANI, Luisa ; UZIEL, D.. Aventuras pelo corpo humano. 2013. Exposição
    6. MASSARANI, Luisa ; UZIEL, D. ; NEVES, R.. Aventuras pelo corpo humano. 2012. Exposição
    7. MASSARANI, Luisa ; NEVES, R.. Vida de inseto. 2012. Exposição
    8. MASSARANI, Luisa ; NEVES, R.. Vida de inseto. 2012. Exposição
    9. MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Evolução e natureza tropical. 2012. Exposição
    10. MASSARANI, Luisa ; NEVES, Rosicler. Vida de inseto. 2012. Exposição
    11. MASSARANI, Luisa. O Corpo na Arte Africana. 2012. Exposição
    12. MASSARANI, Luisa ; NEVES, Rosicler ; AMORIM, Luis. II Workshop de Mediação em Museus e Centros de Ciência. 2012. Outro
    13. MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Evolução e natureza tropical. 2011. Exposição
    14. MASSARANI, Luisa ; SCHWEICKARDT, J.. Curso "Ciência e mídia - curso de capacitação em jornalismo científico". 2010. Outro
    15. MOREIRA, Ildeu ; MASSARANI, Luisa. Micrographia: Admirável mundo novo. 2010. Exposição
    16. MOREIRA, Ildeu ; MASSARANI, Luisa ; FARINA, M.. Mundo Invisível: A história da microscopia. 2010. Exposição
    17. ALMEIDA, Carla ; REIS, B. ; AGUIAR, S. ; UZIEL, D. ; MASSARANI, Luisa. Pequenos curiosos - Aventura no corpo humano. 2010. Exposição
    18. MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Evolução e natureza tropical. 2010. Exposição
    19. MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Evolução e natureza tropical. 2010. Exposição
    20. MASSARANI, L.. Cachaça Científica - A ciência destilada. 2007. (Outro).. . 0.
    21. MASSARANI, L.. Jornadas La ciencia en los medios masivos: Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Luisa Medeiros Massarani ⇔ Carla da Silva Almeida (11.0)
      1. ALMEIDA, Carla ; MASSARANI, Luisa. Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: A classification proposal. PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE. v. 27, p. 952-966, issn: 0963-6625, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, CARLA; MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Perceptions of Brazilian small-scale farmers about genetically modified crops. Ambiente & Sociedade (Online). v. 18, p. 193-210, issn: 1809-4422, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMEIDA, Carla da Silva; COL, F. D. ; MASSARANI, Luisa. Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso). v. 20, p. 1203-1223, issn: 0104-5970, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALMEIDA, Carla da Silva; MASSARANI, Luisa. O modo de organização argumentativo no discurso de pequenos agricultores sobre cultivos transgênicos. Diadorim (Rio de Janeiro). v. 10, p. 204-222, issn: 1980-2552, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MASSARANI, Luisa (Org.) ; ROCHA, M. (Org.) ; PEDERSOLI, C. (Org.) ; ALMEIDA, CARLA (Org.) ; AMORIM, L. (Org.) ; CAMBRE, M. (Org.) ; NEPOTE, A. C. (Org.) ; AGUIRRE, C. (Org.) ; ROCHA, J. N. (Org.) ; GONCALVES, J. C. (Org.) ; CORDIOLI, L. A. (Org.) ; FERREIRA, F. B. (Org.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. 1 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. v. 1, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MASSARANI, Luisa (Org.) ; LEON-CASTELLA, A. (Org.) ; AGUIRRE, C. (Org.) ; REYNOSO, E. (Org.) ; LINDEGAARD, L. (Org.) ; POLCUCH, E. F. (Org.) ; ALMEIDA, Carla da Silva (Org.) ; FERREIRA, J. R. (Org.) ; BRITO, F. (Org.) ; AMORIM, L. (Org.) ; MARTINS, S. (Org.). Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe. 1 ed. Rio de Janeiro: Museu da Vida / COC / Fiocruz, 2015. v. 1, p. 566.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ALMEIDA, Carla da Silva; MASSARANI, Luisa. Los ?cultivos ?transgénicos ?en ?Brasil ?y ?su? impacto ?en ?las ?relaciones ?entre? Ciencia,? Parlamento? y ?Sociedad. Em: Alejandro María Correa. (Org.). Segunda Etapa en la Biotecnología Agrícola Argentina. 1ed.Buenos Aires. : Toctumi. 2012.v. 1, p. 109-126.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. ALMEIDA, Carla da Silva; RAMALHO, M. ; BUYS, B. ; MASSARANI, Luisa. La cobertura de la ciencia en América Latina: estudio de periódicos de elite en nueve países de la región. Em: Carolina Moreno Castro. (Org.). Periodismo y divulgación científica. Tendencias en el ámbito iberoamericano. Madrid. : OEI e Biblioteca Nueva. 2011.p. 75-97.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. ALMEIDA, Carla ; UZIEL, D. ; REZENDE, D. F. ; LEAL, H. V. S. ; MASSARANI, Luisa ; BENTO, L. F. J. ; OLIVEIRA, L. S. ; Amorim, Luís ; DAHMOUCHE, M. S. ; SILVA, R. G. ; NEVES, Rosicler. o Desenvolvimento de ferramentas de avaliação da ?Floresta dos sentidos?, uma exposição interativa destinada ao público infantil. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      10. MASSARANI, Luisa ; ALMEIDA, Carla da Silva. Introdução à Divulgação Científica. 2011. Disciplina de Pós-graduação Stricto Senso
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      11. MASSARANI, Luisa ; ALMEIDA, Carla da Silva. Introdução à Divulgação Científica. 2010. Disciplina de Pós-graduação Stricto Senso
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    • Luisa Medeiros Massarani ⇔ Claudia Jurberg (1.0)
      1. MASSARANI, L. (Org.) ; JURBERG, Claudia (Org.) ; DeMEIS, L. (Org.). Um gesto ameno para acordar o país. A ciência no Jornal do Commercio ('1958-1962). 1 ed. Rio de Janeiro: , 2011. p. 71.
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    • Luisa Medeiros Massarani ⇔ Klemens Augustinus Laschefski (1.0)
      1. MASSARANI, L. ; LASCHEFSKI, Klemens. Brazilian mine disaster releases dangerous metals. Chemistry World (Royal Society of Chemistry), Londres, 21 nov. 2015.
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    • Luisa Medeiros Massarani ⇔ Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz (1.0)
      1. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. El paraíso perdido. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 23, p. 8-11, .
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:20:59