Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Castor Mari Martin Bartolome Ruiz

Professor Titular (PT) dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Orienta Mestrado e doutorado . Possui doutorado em Filosofia - Universidad de Deusto, Bilbao (1999), Pós-Doutorado em Filosofia - Instituto de Filosofia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha (CSIC, 2006). Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos. Membro da diretoria da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq, "Ética, biopolítica e alteridade". Leciona na graduação de filosofia e outros cursos as cadeiras de Antropologia Filosófica, Ética geral, Filosofia Política, Filosofia dos séculos XVI-XVII, Filosofia contemporânea. Ministra cursos temáticos na pós-graduação e pesquisa nas áreas de ética, subjetividade, alteridade, poder, violência, direitos humanos e democracia (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3700477816262221 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Filosofia. Avenida Unisinos, 950 Cristo Rei 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275 Telefone: (51) 34281297 Fax: (51) 5921035 URL da Homepage: https://www.humanas.unisinos.br/info/castor/index.htm
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. O ESTADO DE EXCECAO, DILEMAS PARA O ESTADO DE DIREITO E AS DEMOCRACIAS. Nas trilhas de M. Foucault e G. Agamben
      Descrição: Este projeto tem por objetivo principal aprofundar e ampliar a excelência da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O projeto tem como intuito investigar, a partir das pesquisas de M. Foucault e G. Agamben, em que aspectos se entrecruzam e se diferenciam as genealogias da razão governamental desenvolvidas por Foucault, em relação à genealogia do estado de exceção investigado por Agamben, analisando algumas implicações destas tecnologias de poder na constituição e permanência do Estado moderno e nos modelos vigentes das atuais democracias ocidentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - Coordenador / Roque Junges - Integrante / Carolina Reyes - Integrante / Sandro Chignola - Integrante / Olaya Fernandez Guerrero - Integrante / William Costa - Integrante / Márcia Rosane Junges - Integrante / Érika Gomes Peixoto - Integrante / Luis Felipe Hallman Piccoli - Integrante / Denise Silveira - Integrante / Bruno Brito Rosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Castor Mari Martin Bartolome Ruiz.
    2. 2017-Atual. A filosofia como forma de vida: Implicacoes etico politicas do cuidado e governo da vida humana segundo M. Foucault e G. Agamben
      Descrição: O projeto visa investigar, no marco da filosofia como forma de vida, as implicações ético políticas, assim como os entrecruzamentos e encruzilhadas, do governo da vida humana nas pesquisas de M. Foucault e G. Agamben, destacando as implicações da técnica do cuidado (epimeleia) desenvolvida pelo poder pastoral, segundo as pesquisas de Foucault, com a genealogia da providência (pronoia) no governo oikonomico do mundo, segundo os estudos de Agamben.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - Coordenador.
      Membro: Castor Mari Martin Bartolome Ruiz.
    3. 2013-2016. A narrativa das testemunhas, uma perspectiva de justica a partir das vitimas
      Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar filosoficamente a relevância do testemunho das vítimas da violência como modo da linguagem, destacando a importância de sua narrativa para a construção de uma teoria da justiça a partir das vítimas. Para tanto, caracterizar-se-á a singularidade do estatuto epistemológico do testemunho das vítimas como acontecimento que excede a superfície dos fatos ao desvelar um sentido oculto que só a vítima pode narrar na condição de testemunha direta e afetada pela violência. A narrativa do testemunho das vítimas contribui para desconstruir os contextos legitimadores da violência social ou institucional, possibilitando desdobramentos da narrativa, em especial sobre as noções de temporalidade e memória, na construção do discurso dos direitos humanos e na elaboração de uma teoria da justiça a partir das vítimas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - Coordenador / Valdevir Both - Integrante / Iltomar Siviero - Integrante / Solon Viola - Integrante / Fernanda Frizzo Bragato - Integrante / Roque Junges - Integrante / Giovani M. Lunardi - Integrante / Eduardo Tergolina Teixeira - Integrante / Paulo César Carbonari - Integrante / Joel Decothe - Integrante / Carolina Reyes - Integrante / NERI PIES - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Castor Mari Martin Bartolome Ruiz.
    4. 2012-2013. El pensamiento filosofico espanol: Implicaciones y complicidades con latino- America
      Descrição: Numa sociedade globalizada, os fluxos do conhecimento se aceleram pelas múltiplas info-vias que nos sulcam. Contudo, para compreendermos o presente do imaginário social Latino Americano e brasileiro, teremos que debruçar-nos sobre o nosso passado. Nele a cultura espanhola teve um marcante impacto, às vezes trágico e outras crítico. Nossas relações iniciaram-se sob o objetivo da conquista, colonização e dominação destes povos. No fulgor da barbárie que toda colonização representa é possível captar as vozes críticas de pensadores espanhóis contra a conquista. Eles se implicaram com a sorte deste continente fazendo de sua vida um compromisso e de seu pensamento uma ferramenta de emancipação. Pensadores do passado como Francisco de Vitoria e Bartolomé de las Casas, e contemporâneos como Ortega y Gasset, Unamuno, Ignacio Ellacuría e Jose Luis Aranguren cruzaram-se com o destino deste continente. Este ciclo de conferências e cursos têm por objetivo nos aproximar a esses pensadores, para possibilitar ler nosso presente à luz de experiências, categorias e marcos teóricos amadurecidos pelo compromisso intelectual e a densidade reconhecida de suas obras. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . Integrantes: Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - Coordenador.
      Membro: Castor Mari Martin Bartolome Ruiz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (145)
      1. Desafios da Filosofia na compreensão crítica de nosso presente.Desafios da Filosofia na compreensão crítica de nosso presente. 2021. (Seminário).
      2. Ética da responsabilidade e cuidado com o outro: estudo do uso das máscaras.Negacionismo e responsabilidade ética. 2021. (Seminário).
      3. I Ciclo: Éica em Diálogo.A FILOSOFIA DO HOMO ECONOMICUS E A NECROPOLÍTICA DA PANDEMIA. 2021. (Seminário).
      4. II CICLO CONFERÊNCIAS DIALOGANDO COM A FILOSOFIA. Algoritmização da vida: questões éticas e dilemas políticos. 2021. (Congresso).
      5. O filosofar,, o sentir, e a finalidade das relações humanas. Semana Filosofia FCFS-UNISINOS:. Epistemologia. 2021. (Congresso).
      6. WEBNÁRIO. Biopolíticas do comum.A Governamentalização Algorítmica Como Novo Dispositivo Biopolítico. 2021. (Seminário).
      7. XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida.A Algoritmização da vida no contexto da Covid-19. Implicações éticas e teológicas. 2021. (Simpósio).
      8. Congreso Internacional Cátedra Unesco. Violencia, mímesis humana y políticas de memoria. La imposibilidad del olvido en las víctimas. 2020. (Congresso).
      9. Filosofia e Pandemia.A pandemia e o homo economicus. 2020. (Seminário).
      10. I Encontro de Direitos Humanos.O homo economicus, o estado de exceção e a vida humana na pandemia: desafios e encruzilhadas para os direitos humanos. 2020. (Seminário).
      11. IV SIMPÓSIO JUSTIÇA, SOCIEDADE E DIREITOS HUMANOS.O que resta de democracia nas democracias espetaculares e nas democracias de massas ?. 2020. (Simpósio).
      12. Nietzsche e as potências vitais: reflexões em tempos da pandemia.A morte de Deus e a vida do capital. A transvaloração do homo economicus na pandemia. 2020. (Seminário).
      13. PET Psicologia-Cinema: Bacurau e Necropolítica.Bacurau e a Necropolítica. 2020. (Seminário).
      14. Semana Acadêmica.A verdade como veridição em Michel Foucault. 2020. (Seminário).
      15. Seminário Política Criminal.No a la prisión perpetua. 2020. (Seminário).
      16. Seminário sobre a Filosofia como Forma de vida.A Filosofia como forma de vida em Foucault e Agamben. 2020. (Seminário).
      17. COMITÊ CIENTÍFICO CÁTEDRA UNESCO DE DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA GOVERNO E E GOVERNANÇA.Direitos Humanos, Estado de Exceção e Lutas Democráticas na América Latina. 2019. (Encontro).
      18. Giorgio Agamben: interfaces e encruzilhadas do pensamento crítico contemporâneo.O homo sacer e o estrangeiro. Arqueologia(s) da sacralidade, o direito e a vida nua. 2019. (Seminário).
      19. I SEMINÁRIO DE PESQUISA NAS HUMANIDADES.O método genealógico nas humanidades. 2019. (Seminário).
      20. IV ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. A sociedade de massas, a democracia espetacular e a mimese humana. 2019. (Congresso).
      21. VIII ENCONTRO DE PESQUISA DO PPG FILOSOFIA UFRGS.Filosofia e experiência democrática. 2019. (Encontro).
      22. X Seminário Internacional de Direitos Humanos.Direitos Humanos, Estado de Exceção e Lutas Democráticas na América Latina. 2019. (Seminário).
      23. XVI SIMPOSIO DE LA ASOCIACIÓN IBERO AMERICANA DE FILOSOFÍA POLÍTICA.Sociedades de control, dispositivos de excepción y derechos de los gobernados. 2019. (Simpósio).
      24. IV JORNADA DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CULTURA DA PAZ. COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO DE DE DIREITOS HUMANOS.Os direitos humanos e a construção de uma cultura da paz. 2018. (Seminário).
      25. IV SEMINÁRIO FILOSOFIA E SOCIEDADE: GOVERNO E GOVERNANÇA, DIREITOS HUMANOS E BIOPOLÍTICA.GOVERNO E GOVERNANÇA, DIREITOS HUMANOS E BIOPOLÍTICA. 2018. (Seminário).
      26. Questões de filosofia prática: III Encontro de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Rio Grande do Sul.Crítica da política e da biopolítica. 2018. (Simpósio).
      27. Seminário História Contemporânea.Las democracias de masas y su germen autoriatario. 2018. (Seminário).
      28. V CONGRESO INTERNACIONAL LA ACTUALIDAD DE MICHEL FOUCAULT. Poder soberano y poder biopolítico. Nexos de la razón de Estado y el golpe de Estado, según M. Foucault. 2018. (Congresso).
      29. V SEMINÁRIO ACADÊMICO.A BIOPOLÍTICA E OS DIREITOS HUMANOS: O GERENCIAMENTO UTILITARISTA DA VIDA HUMANA PELOS DISPOSITIVOS DE PODER. 2018. (Seminário).
      30. XI COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT. Mude o valor da moeda. Possibilidades de uma biopolítica positiva a partir da forma de vida cínica. 2018. (Congresso).
      31. XVIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF. As democracias de massas e seu germe autoritário. 2018. (Congresso).
      32. A biopolítica como teorema da bioética.? Biopolítica: Um mapa conceitual. 2017. (Simpósio).
      33. I Colóquio de Biopolítica e Estado penal.Governo das populações e política de segurança. 2017. (Simpósio).
      34. II Seminário Internacional de Pós-colonialismo, pensamento descolonial e direitos humanos em América Latina..Alteridade, estigma e descolonização na América Latina:. 2017. (Seminário).
      35. II Seminário Internacional Grupo de Pesquisa: O estado de exceção no Brasil contemporâneo.A democracia como espetáculo e o simulacro da política. 2017. (Seminário).
      36. Seminário Direitos Sociais, Educação e Gestão Pública.Os direitos humanos e a alteridade humana. 2017. (Seminário).
      37. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL IHU.A oikonomia trinitária enquanto paradigma da máquina governamental. 2017. (Simpósio).
      38. VIII NACIONAL E V ENCONTRO INTERNACIONAL DO GT ÉTICA E CIDADANIA. O que resta da democracia nas democracias liberais?. 2017. (Congresso).
      39. XI ENCONTRO DE LA CÁTEDRA UNESCO DE DERECHOS HUMANOS Y VIOLENCIA, GOBIERNO Y GOBERNANZA. La crisis de la democracia y del Estado de derecho. 2017. (Congresso).
      40. XV SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO IBERO AMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.La condición agonística de la mímesis. De la alienación mimética a la creación imitativa. 2017. (Simpósio).
      41. Biopolíticas em diálogo.Desdobramentos biopolíticos da razão de Estado e do estado de exceção. 2016. (Seminário).
      42. Comitê Nacional de Educação em Direitos Numanos.Educação em Direitos Humanos. 2016. (Encontro).
      43. Dia Mundial da Filosofia.Filosofia e política: reflexões críticas a partir dos acontecimentos do presente. 2016. (Seminário).
      44. IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA.Democracia, desigualdades e exceção. 2016. (Seminário).
      45. Semana do Serviço Social.A prática social em tempos sombrios. 2016. (Seminário).
      46. XVII ANPOF. Genealogia da razão governamental, razão de Estado e golpe de Estado. 2016. (Congresso).
      47. XVI Semana Acadêmica do PPG Filosofia PUCRS. A filosofia como forma de vida: Pierre Hadot, Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2016. (Congresso).
      48. Aula Inaugural Curso Filosofia UFSM.A filosofia como forma de vida. 2015. (Seminário).
      49. Colóquio Os Herdeiros de Nietzsche. Foucault, Agamben, Deleuze.O eterno retorno de Auschwitz. O dever de ofício e a separação da forma (de) vida em G. Agamben. 2015. (Seminário).
      50. Comitê Científico Cátedra Unesco.Politiques Publiques de luttes contre les discriminatios. 2015. (Encontro).
      51. I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos. Tema: Ditaduras, exílio e literatura testemunhal na América Latina. 2015. (Congresso).
      52. ICongresso Internacional de Estudos Históricos Latino Americanos - ICI - EIHLA. Ditaduras, exílio e literatura testemunhal na América Latina. 2015. (Congresso).
      53. II Congresso Internacional sobre Bancos de Perfis Genéticos parara fins c criminais. Conhecimento, poder e controle da vida humana. Paradoxos do direito e a biopolítica. 2015. (Congresso).
      54. II Encontro Nacional de Filosofia Contemporânea. Poder e violência Diálogos (in)devidos entre H. Arendt e M. Foucault. 2015. (Congresso).
      55. IV ENCONTRO INTERNACIONAL E VII ENCONTRO NACION DO GT GT ÉTICA E CIDADANIA. Justiça anamnética e emancipação das vítimas. 2015. (Congresso).
      56. Séminaire des Politiques Publiques de luttes contre les discriminatios.Droit de l´Homme et violence. 2015. (Seminário).
      57. XIV SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO IBERO AMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.Razón gubernamental y golpe de Estado. 2015. (Simpósio).
      58. Conferência Inaugural ESTEF. Pensamento de Bartolomé de Las Casas: radiografia de uma barbárie. 2014. (Congresso).
      59. Direitos Humanos na contemporaneidade.Direitos Humanos e biopolítica. 2014. (Encontro).
      60. Escola das Humanidades.Direitos Humanos e violência: direito à verdade e memória. 2014. (Encontro).
      61. Estudos de Giorgio Agamben.Criminalização dos Movimentos Sociais no Pensamento de Agamben. 2014. (Seminário).
      62. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. Historicidade e os sentidos da libertação hoje. 2014. (Congresso).
      63. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Libertação. Historicidade e os sentidos da libertação hoje. 2014. (Congresso).
      64. II Seminário de Pesquisa Ética, biopolítica e alteridades.Ética, biopolítica e alteridades. 2014. (Seminário).
      65. II Seminário Narrativa das testemunhas, uma perspectiva da justiça a partir das vítimas.A narrativa das testemunhas, uma perspectiva da justiça a partir das vítimas. 2014. (Seminário).
      66. O Reino e a Glória. Uma genealogia teológica da economia e do governo, Giorgio Agamben.O Reino e a Glória. Uma genealogia teológica da economia e do governo, Giorgio Agamben. 2014. (Seminário).
      67. Seminário de Direitos Humanos.Direitos Humanos como direitos do outro. 2014. (Seminário).
      68. Seminário de Doctorado de la Universidad de La Rioja.Exiliados y refugiados: umbral ético-político de una nueva ciudadanía europea y mundia. 2014. (Seminário).
      69. UFMT, PPG- UFMT, Centro de Referência dos Direitos Humanos de Cuiabá.Homo sacer, Estado soberano e vida nua. 2014. (Seminário).
      70. VIII Seminário de Direitos Humanos no século XXI.Direitos humanos e participação popular: memória e verdade. 2014. (Seminário).
      71. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB.A exceção: moderna técnica biopolítica de governo. 2014. (Seminário).
      72. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE JUSTICIA, MEMORIA, NARRACIÓN Y CULTURA.Olvido y memoria de la vida desnuda en la vida severina. Aproximaciones (im)pertinentes entre W. Benjamin y G. Agamben con J. Cabral de Melo Neto. 2014. (Simpósio).
      73. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL NANOTECNOLOGIAS, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE.Nano tecnologia: significado, valores e ética. em busca de uma ética em nível molecular. 2014. (Seminário).
      74. XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU.Impactos éticoa das nanotecnologias e tecnociência. 2014. (Simpósio).
      75. XVI ENCONTRO NACIONAL ANPOF. Dispositivos de segurança e exceção: novas tecnologias de governo. 2014. (Congresso).
      76. XVII COLOQUIO FILOSOFIA UNISINOS.Bioética e biotecnologia. 2014. (Simpósio).
      77. XXI SEMANA DE FILOSOFIA E XVI SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. A exceção: dispositivo biopolítico de governoe controle das populações. 2014. (Congresso).
      78. Bioética y Herméutica. La ética deliberativa de Paul Ricoueur. La responsabilidad humana del cuidado ante la razón instrumental. La capacidad humana, categoria ética de la acción en Paul Ricoeur. 2013. (Congresso).
      79. Charles Taylor, sociedade, religiões, secularização.Charles Taylor, sociedade, religiões, secularização. 2013. (Seminário).
      80. Comitato Scientifico Cattedra Unesco. Democrazia e tutela dei soggeti vulnerabili. 2013. (Congresso).
      81. Encontros com o Imaginário.Contribuições de Cornelius Castoriadis para os Estudos do Imaginário. 2013. (Seminário).
      82. Giornate Internazionali Democrazia e tutela dei soggeti vulnerabili. La democrazia, i diritti e l´eccezione come dispositivo biopolítico di controllo sociale. L´archeologia della condizione dello straniero. 2013. (Congresso).
      83. II Seminário e XIV Simpósio Internacional IHU, "Revoluções tecnocientíficas, culturas,.Foucault e as tecnologias de subjetivação. 2013. (Seminário).
      84. Semana do Serviço Social.Filosofia e teoria crítica. 2013. (Seminário).
      85. Seminário Avançado: Dois pensadores do século XX.Arqueo-genealogia da oikonomia. 2013. (Seminário).
      86. Seminário da Cultura.Impactos sociais da violência e desafios para uma cultura da paz. 2013. (Seminário).
      87. Seminário Ética, biopolítica e alteridades: A Filosofia e a Vida Humana.O homo sacer e o estrangeiro. Arqueologias da sacralidade e a vida nua. 2013. (Seminário).
      88. VII Seminário Temático Filosofia, Ética e Política em Giorgio Agamben.Agamben, o homo sacer, uma vida abandonada pelo direito. 2013. (Seminário).
      89. VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PENSAMENTO CRÍTICO.Teoria crítica da violência, o poder e a biopolítica. 2013. (Seminário).
      90. XIII Encuentro del Corredor de las ideas del Cono Sur. Derecho a la verdad, justicia y memoria. 2013. (Congresso).
      91. XIII SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.A genealogia do estrangeiro, paradoxos biopolíticos de uma vida nua. 2013. (Simpósio).
      92. 1 congresso Internacional Faculdades EST. Biopolítica, Direitos Humanos e religião. 2012. (Congresso).
      93. 2. FÓRUM ADCE para Sustentabilidade.Uma visão antropológica: vida para o homem. 2012. (Simpósio).
      94. 7 Encontro da ANDHEP (Associação Nacional de Pós-Gradução Direitos Humanos). Teoria e História dos direitos humanos. 2012. (Congresso).
      95. Conferência Internacional. Memória: América Latina, em perspectiva comparada. História, Memória e Testemunho. 2012. (Congresso).
      96. Cuidado de si e cuidado da verdade no pensamento de Michel Foucault.Genealogia da biopolítica: legitimações naturalistas e filosofia crítica. 2012. (Oficina).
      97. Filosofia & Direitos Humanos.Justiça e memória. 2012. (Seminário).
      98. Filosofia e direitos humanos.A biopolítica e os direitos humanos. 2012. (Seminário).
      99. Filosofias da intersubjetividade.Giorgio Agamben: a exceção jurídica e o controle biopolítico da vida humana. 2012. (Seminário).
      100. I Encontro Nacional de Filosofia Contemporânea.As máscaras naturalistas da violência e a memória das vítimas. Um diálogo com Hannah Arendt. 2012. (Encontro).
      101. III Colóquio de Biopolítica. Violência e Estado de exceção. Esboço arqueológico da sacralidade da vida na exceção soberana. 2012. (Congresso).
      102. I Seminário Nacional de Pesquisa, tecnociência, ética e poder.Giorgio Agamben: a exceção como técnologia de controle biopolítico. 2012. (Seminário).
      103. I Simpósio Cátedra Sérgio Vieira de Mello.Nós refugiados: o limiar ético da exceção política. 2012. (Simpósio).
      104. justiça democrática de transição. Ditadura, direitos humanos e políticas de memória em América Latina.Justiça de transição e memória das vítimas. 2012. (Seminário).
      105. Limites e possibilidades da justiça de transição: impunidade, direitos e democracia. (in)justiça, violência e memória. 2012. (Congresso).
      106. Semana Acadêmica Universidade Católica Dom Bosco (UCEDB).Subjetividade e alteridade: o (des)encontro do eu e o outro. 2012. (Seminário).
      107. Seminário, Democracia e Direitos Humanos.Direito à memória e verdade, um olhar ético. 2012. (Seminário).
      108. VII SENALE.Sujeito e linguagem na contemporaneidade. 2012. (Seminário).
      109. VII Simpósio Internacional de Direitos Humanos da UFPB.Mimetismo e violência. 2012. (Simpósio).
      110. XV ANPOF. Implicações ético políticas da sacralidade da vida humana. Um diálogo com Giorgio Agamben. 2012. (Congresso).
      111. XXII Aula de Verano. Juaticia y memoria. 2012. (Congresso).
      112. XXII Aula de Verano Instituto Emmanuel Mounier.Implicaciones Políticas del Perdón. 2012. (Seminário).
      113. A anistia no Brasil.Desvendar a violência do passado para prevenir a violência do presente. 2011. (Seminário).
      114. A filosofia e a condição/natureza humana..Para onde caminha a humanidade?. 2011. (Seminário).
      115. Comitê Científico da Cátedra Unesco de direitos humanos e violência, governo e governança.O refluxo dos direitos humanos e a cultura da violência. 2011. (Encontro).
      116. Consorcio Latinoamericano de Derechos Humanos. La banalización de la vida humana. 2011. (Congresso).
      117. Debates sobre o cuidado da vida na cultura contemporânea.Debates sobre o cuidado da vida na cultura contemporânea. 2011. (Oficina).
      118. III Encontro Internacional, V Encontro Nacional GT Ética e Cidadania. O estado de exceção e o controle biopolítico das sociedades. 2011. (Congresso).
      119. I Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. A ética do cuidado de si em Michel Foucault. 2011. (Congresso).
      120. Journée d?Études du CREDOF.Pédagogie et droits de l?homme. 2011. (Seminário).
      121. La construcción de Europa.Europa y la democracia inmunitaria. Crisis y posibilidades de la comunidad como paradigma de gobierno. 2011. (Seminário).
      122. Neurociencias. ?Una nueva filosofía?. Las neurociencias y la naturalización de la bipolítica. 2011. (Congresso).
      123. Seminário da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e violência.La excepción jurídica ycomo forma de control biopolítico. Una lectura crítica de Walter Benjamin e Giorigio Agamben. 2011. (Seminário).
      124. Seminário Derechos humanos y violencia.¿Cómo neutralizar la violencia mimética y su utilización como técnica de gobierno?. 2011. (Seminário).
      125. VI Jornada de Filosofia e direitos humanos. Justiça e direito subjetivo. A responsabilidade pelo outro e o individualismo no direito subjetivo. 2011. (Congresso).
      126. XII Corredor das Ideias do Cone Sul. A violência mimética e justiça anamnética. 2011. (Congresso).
      127. XII Simpósio de la Asociación Ibero Americana de Filosofía Política.Iberoamérica; La Ciudad y el poder. 2011. (Simpósio).
      128. Ética de la alteridad.Ética de la alteridad. El pensamiento de Emmanuel Levinas. 2010. (Oficina).
      129. Ética e cinema. Ciclo de Atividades PASCUA IHU-.Ética e cinema. 2010. (Oficina).
      130. Filosofias da Diferença.O outro e a diferença na filosofia de Emmmanuel Levinas. 2010. (Simpósio).
      131. II Seminário Elaboração Diretrizes para Educação em Direitos Humanos.Os direitos humanos como direitos do outro. 2010. (Seminário).
      132. I Seminário de Direitos Humanos e I Colóquio de Justiça Restaurativa.A anmésia da violência mimética & a justiça anamnética das vítimas. 2010. (Seminário).
      133. IV Colóquio Escritas da violência.A vida humana sob ameaça: crítica ao naturalismo da violência. 2010. (Simpósio).
      134. O (des)governo biopolítico da vida humana - second life.O (des)governo biopolítico da vida humana. 2010. (Simpósio).
      135. Projeto Itinerante de Capacitação para defensores de direitos humqanos.Tolerância e direitos humanos. 2010. (Seminário).
      136. Seinário, A anistia no Brasil: desvendar a violência do passado e prevenir a violência no presente.Memóira das vítimas e violência de Estado: os efeitos do silêncio nos dias de hoje. 2010. (Seminário).
      137. VI Encontro ANDHEP (Associação Nacional de Pós-Graduação em Direitos Humanos). Os direitos humanos como direitos do outro. 2010. (Congresso).
      138. VII Seminário: Problemas do Estado democrático Contemporâneo.A democracia imunizada: entre o governo dos outros e o a exceção jurídica. 2010. (Seminário).
      139. VI Seminário Internacional de Direitos Humanos.Justiça transicional e direito a memória na América Latina. 2010. (Seminário).
      140. V Simpósio Cátedra Unesco direitos humanos e violência, governo e governança.Liberdades Econômicas e direitos fundamentais. 2010. (Simpósio).
      141. XI Corredor de las Ideas del Cono sur. La condición de excepción biopolítica de los excluidos: uma relectura de Giorgio Agambem. 2010. (Congresso).
      142. XIII ENCUENTRO MUNDIAL DA FIMARC. El capitalismo líquido y la vida humana. 2010. (Congresso).
      143. XI Simpósio Internacional do Insituto Humanitas.As implicações biopolíticas do estado de exceção. 2010. (Simpósio).
      144. XI Simposio Internacional IHU- second life.O (des)governo biopolítico da vida humana. 2010. (Simpósio).
      145. XIV ANPOF. Justiça Anamnética. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (76)
      1. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Desafios da filosofia na compreensão crítica de nosso presente. 2021. (Congresso).. . 0.
      2. RUIZ, Castor M. M. Bartolomé. 1 SEMINÁRIO O pensamento, a obra e o autor: Karman. Breve tratado sobre a ação, a culpa e o gesto. 2021. (Congresso).. . 0.
      3. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. 2 SEMINÁRIO O pensamento, a obra e o autor: A potência instituinte, Roberto Esposito. 2021. (Congresso).. . 0.
      4. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. O filosofar,, o sentir, e a finalidade das relações humanas. Semana Filosofia FCFS-UNISINOS:. 2021. (Congresso).. . 0.
      5. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; RODEN, Luiz ; AZEVEDO, M. A. O.. Filosofia em tempos de pandemia; o pensar crítico de nosso presente. 2020. Congresso
      6. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. GT ?Democracia e Filosofia Política: intercâmbios?, - Congresso Internacional Biopolíticas no século XXI. 2020. (Congresso).. . 0.
      7. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Giorgio Agamben: interfaces e encruzilhadas do pensamento crítico contemporâneo. 2019. (Congresso).. . 0.
      8. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; JUNGES, R. ; Inácio Neutzling. A biopolítica como teorema da bioética. 2017. Congresso
      9. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; Inácio Neutzling ; JUNGES, J. Roque. Política, Economia e Teologia. Contribuições da obra de Giorgio Agamben. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL IHU. 2017. Congresso
      10. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário: Poder pastora el governamentalidade: paradoxos do cuidado de si e dos outros. 2016. (Congresso).. . 0.
      11. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Curso Extensão: O cuidado de si e a forma de vida: as práticas éticas e a constituição do sujeito.. 2015. (Outro).. . 0.
      12. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. V COLÓQUIO LATINO AMERICANO DE BIOPOLÍTICA - XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU. 2015. (Congresso).. . 0.
      13. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. VI SIMPÓSIO CÁTEDRA UNESCO DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIA, GOVERNO E GOVERNANÇA. 2015. (Congresso).. . 0.
      14. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. XIV SIMPÓSIO ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA. 2015. (Congresso).. . 0.
      15. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; JUNGES, R.. II Seminário de Pesquisa Ética biopolítica e alteridades. 2014. Congresso
      16. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. III SEMINÁRIO - XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU. REVOLUÇÕES TECNOCIÊNTIFICAS, CULTURAS, INDIVÍDUOS E SOCIEDADES. 2014. (Congresso).. . 0.
      17. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. A noção de dispositivos em Michel Foucault e Giorgio Agamben. 2014. (Congresso).. . 0.
      18. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; JUNGES, R. ; AZEVEDO, M. A. O. ; SCHIOCCET, T.. XVII COLÓQUIO FILOSOFIA UNISINOS. Filosofia e bioética: entre o cuidado e administração da vida. 2014. Congresso
      19. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU. Revoluções Tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. 2014. (Congresso).. . 0.
      20. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário: O transfundo biopolítico da bioética. 2014. (Congresso).. . 0.
      21. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Comitê Científico VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANO UFPB. 2014. (Congresso).. . 0.
      22. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; Inácio Neutzling. Conferência: Noção de dispositivo em Foucault e Agamben. 2014. Outro
      23. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; Celso Cândido ; Inácio Neutzling. I Seminário do XIV Simpósio Internacional IHU. 2013. Congresso
      24. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; Inácio Neutzling. O pensamento de Giorgio Agamben: tecnologias biopolíticas de controle e exceção. 2013. Congresso
      25. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; JUNGES, J. Roque. Seminário Ética, biopolítica e alteridades: A Filosofia e a Vida Humana. 2013. Congresso
      26. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; VALLS, Alvaro. Seminário Avançado: Dois pensadores do século XX. 2013. Congresso
      27. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; BARBOSA, R.. XIII Simpósio da Associação Ibero Americana de Filosofia Política. 2013. Congresso
      28. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé; NUNES, M.. Modelos de democracia. 2013. Congresso
      29. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. II Seminário e XIV Simpósio Internacional IHU. 2013. (Congresso).. . 0.
      30. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. XIII SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA. 2013. (Congresso).. . 0.
      31. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Mesa Comunicações no VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PENSAMENTO CRÍTICO. 2013. (Congresso).. . 0.
      32. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. GT Teoria e História dos direitos Humanos. 2012. (Congresso).. . 0.
      33. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. VII Simpósio Internacional de Direitos Humanos UFPB. 2012. (Congresso).. . 0.
      34. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. XII Corredor das Idéias do Cone Sul. 2011. (Congresso).. . 0.
      35. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Perspectivas do humano. 2011. (Congresso).. . 0.
      36. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Secretaria e coordinação mesa do XII Simposio de la Asociación Ibero Americana de Filosofía Política.. 2011. (Congresso).. . 0.
      37. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Curso Tópicos Especiales:Giorgio Agamben, O homo sacer e a vida nua. 2011. (Outro).. . 0.
      38. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. III Encontro Internacional, V Encontro Nacional do GT Ética e cidadania. 2011. (Congresso).. . 0.
      39. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. A biopolícia em Michel Foucault, Conferência. 2010. (Outro).. . 0.
      40. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Conferência: A ética da Responsabilidade em Hans Jonas. 2010. (Outro).. . 0.
      41. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. V Simpósio Cátedra Unesco direitos humanos e violência, governo e governança. 2010. (Congresso).. . 0.
      42. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Filosofias da diferença, Ciclo de Estudos. 2010. (Outro).. . 0.
      43. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Xi Simpósio Internacional IHU: O (des)governo bipolítico da vida humana. 2010. (Congresso).. . 0.
      44. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. IV Simpósio da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e violência, governo e governança. 2009. (Congresso).. . 0.
      45. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário Walter Benjamin. 2009. (Congresso).. . 0.
      46. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Ética e filosofia crítica na construção do socialismo do século XXI. 2009. (Congresso).. . 0.
      47. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. III Simpósio Internacional da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e violência, governo e governança. 2008. (Congresso).. . 0.
      48. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário Biopoder e direitos humanos. 2008. (Congresso).. . 0.
      49. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário La Filosofía después del Holocausto. 2008. (Congresso).. . 0.
      50. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário de Direitos Humanos, Pensar contra a barbárie e estado de exceção,. 2008. (Congresso).. . 0.
      51. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. I Semiário da Cátedra Unesco de Educação em Direitos Humanos. 2007. (Congresso).. . 0.
      52. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. II Seminário da Cátedra Unesco de Educação em Direitos Humanos. 2007. (Congresso).. . 0.
      53. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. II Simpósio da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e violência. 2007. (Congresso).. . 0.
      54. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Mesa: Cultura de la violencia; Jornadas Internacionais de Derechos Humanos y violencia. 2007. (Outro).. . 0.
      55. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Mesa: Igualdade e poder. X Simpsio de la Asociación Ibero Americana de Filosofía Política. 2007. (Outro).. . 0.
      56. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. I Simpósio Cátedra Unesco de Direitos Humanos. 2006. (Congresso).. . 0.
      57. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário: Os direitos humanos e a violência: governo e governança. 2006. (Congresso).. . 0.
      58. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Democracia e Cidadania,. 2006. (Congresso).. . 0.
      59. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Coordenador de Mesa Temática do Direitos Humanos no VII Corredor das Idéias do Cone Sul. 2005. (Congresso).. . 0.
      60. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Coordenador do IX Simpósio Internacional da Associação Ibero Americana de Filosofia Política e VIII Colóquiio Filosofia Unisinos. 2005. (Congresso).. . 0.
      61. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Coordenador de mesa no IX Simpósio da Associação Ibero Americana de Filosofia Política. 2005. (Congresso).. . 0.
      62. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Coordenador Mesa Ética e Politica, do VI Corredor das Idéias. 2004. (Congresso).. . 0.
      63. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. I Simpósio Internacional do G.T. Ética e cidadania. 2004. (Congresso).. . 0.
      64. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Seminário sobre Multiculturalismo. 2003. (Outro).. . 0.
      65. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Curso sobre Multiculturalismo. 2003. (Outro).. . 0.
      66. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Curso sobre o debate filosófico entre os liberais e os comunitaristas. 2003. (Outro).. . 0.
      67. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Conferência: O debate filosófico atual entre os liberais e os comunitaristas. 2003. (Outro).. . 0.
      68. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Curso de Religiões e Religiosidade. 2002. (Outro).. . 0.
      69. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Membro da comissão da seleção de Mestrado. 2002. (Concurso).. . 0.
      70. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Contribuições e limites ético antropológicos da Doutrina Social da Igreja e a Globalização. 2001. (Congresso).. . 0.
      71. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. IV Colóquio de Filosofia : A Tensão (Irre)solúvel) entre a ética e a política. 2001. (Congresso).. . 0.
      72. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Ética e Estética: Entre o Niilismo e a Utopia. 2000. (Congresso).. . 0.
      73. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Economía y Trabajo en el umbral del tercer milenio. 1999. (Congresso).. . 0.
      74. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Ética e Teologia en el umbral del tercer milenio. 1999. (Outro).. . 0.
      75. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Europa: entre el egoísmo y la solidaridad. 1998. (Congresso).. . 0.
      76. RUIZ, Castor Mari Martín Bartolomé. Neoliberalismo y cristianismo. 1997. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:48