Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Carla da Silva Almeida

Doutora em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Educação, Difusão e Gestão em Biociências (2012), com pós-doutorado na Université Paris 8 (França), no âmbito do Programa CAPES/COFECUB. Mestre em Science Communication pelo Imperial College London (2007) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela UFRJ (2003). Integra o Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), onde desenvolve pesquisas em percepção pública da ciência; ciência, mídia e sociedade; e ciência e teatro. É docente do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (lato sensu) e do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (stricto sensu), do qual foi coordenadora-adjunta entre 2016-2020; ambos vinculados à COC/Fiocruz. Integra o Grupo de Aprendizagem em Ciência e Teatro (GACT) e o LAB Ciência e Dança. Trabalhou no Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); na Wellcome Collection, museu de ciência e arte da Wellcome Trust, em Londres; no Instituto Ciência Hoje, no cargo de editora da Ciência Hoje On-line; e no no Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj. Possui experiência com conteúdo científico veiculado na TV, tendo prestado consultoria para o programa Globo Universidade, da Rede Globo. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2826347258666997 (20/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz. Fundação Oswaldo Cruz (Av. Brasil, 4365), Museu da Vida (sala 8) Manguinhos 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38652155
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. #Covid-19 nas redes sociais digitais: o contexto das favelas do Rio de Janeiro
      Descrição: A pandemia de Covid-19 fez disparar o uso das redes sociais digitais para a obtenção de informações. No Brasil, entidades de saúde, instituições de pesquisa, cientistas, divulgadores da ciência e meios de comunicação estão cada vez mais presentes em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram. O uso dessas plataformas também é crescente entre moradores de áreas de grande vulnerabilidade social, como as favelas. Visamos estudar o uso do Twitter, Instagram e Facebook por moradores de favelas do Rio de Janeiro no enfrentamento da pandemia e na mobilização de suas comunidades, tema ainda pouco conhecido e investigado. Nosso interesse é investigar se e como o discurso da ciência circula nas favelas, quais são as narrativas empregadas na disseminação de informações, bem como a construção de sentido da pandemia por moradores desses territórios durante a sua evolução e a relação entre as informações disseminadas nas mídias, a percepção de risco e os comportamentos adotados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Luisa Massarani - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Coordenador / Luís Amorim - Integrante / Gabriela Reznik - Integrante / Vanessa Brasil - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Marcelo Pereira Garcia - Integrante / Maria Fernanda Marques Fernandes - Integrante / Jacqueline Boechat Duarte - Integrante / Simone Evangelista Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
    2. 2018-Atual. Ciencia e teatro no Museu da Vida: o olhar do publico
      Descrição: O vínculo entre a ciência e o teatro é remoto. Desde a Grécia Antiga, ciência vem inspirando uma série de dramaturgos ao longo da história. Mais recentemente, a divulgação científica tem lançado mão, de forma cada vez mais recorrente e diversa, de elementos teatrais em suas iniciativas práticas. No Brasil, uma série de museus de ciências têm abarcado a interface ciência e arte em suas programações. Além deles, existem companhias independentes e grupos universitários trabalhando nessa interseção, com bagagens e propósitos distintos. Por outro, a literatura acadêmica sobre o tema ainda é escassa e, em grande medida, estrangeira. Isso significa que conhecemos pouco o conjunto do que está sendo feito no campo e sabemos menos ainda sobre como o teatro tem de fato contribuído para a divulgação científica. O presente projeto, desenvolvido no âmbito do Museu da Vida/Fiocruz, busca compreender melhor as diversas facetas da interface ciência e teatro no contexto da divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Carla da Silva Almeida - Coordenador / Marina Ramalho - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Gabriela Abrantes Jardim - Integrante / Vanessa Guimarães - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Carla da Silva Almeida.
    3. 2017-Atual. Jovens, ciencia e Internet: um estudo qualitativo na Franca e no Brasil
      Descrição: Nosso projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Um estudo de observação dos adolescentes em situação de busca de informações na internet será realizado para verificar empiricamente a hipótese de que a leitura e a avaliação das informações científicas online difere segundo o contexto de busca, formal ou não-formal. Diferentes metodologias serão utilizadas a fim de explorar várias dimensões do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experiências e construam novas competências conjuntas. A formação de recursos humanos é elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relevância por ser em uma área de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulgação científica. A equipe reúne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros têm atuado na formação de jovens pesquisadores em nível de doutorado e mestrado nos dois países. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Yurij Castelfranchi - Integrante / Maria Ataide Malcher - Integrante / Monica Macedo - Integrante.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
      Descrição: Nosso projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação internacional assinado entre a universidade Paris 8 e a Fiocruz em maio de 2014. Tem como objetivo compreender como os adolescentes buscam e avaliam informações científicas na internet, um tema de interesse estratégico para França e Brasil. Um estudo de observação dos adolescentes em situação de busca de informações na internet será realizado para verificar empiricamente a hipótese de que a leitura e a avaliação das informações científicas online difere segundo o contexto de busca, formal ou não-formal. Diferentes metodologias serão utilizadas a fim de explorar várias dimensões do comportamento dos adolescentes e permitir que as equipes envolvidas partilhem experiências e construam novas competências conjuntas. A formação de recursos humanos é elemento fundamental nesta proposta, o que ganha particular relevância por ser em uma área de pesquisa emergente no mundo e no Brasil, a Divulgação científica. A equipe reúne pesquisadores seniores e jovens, sendo que os primeiros têm atuado na formação de jovens pesquisadores em nível de doutorado e mestrado nos dois países. Esperamos com este estudo contribuir ao desenvolvimento da comunicação pública da ciência online, propondo recomendações para tornar a informação científica online mais interessante e legível para os adolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Yurij Castelfrancchi - Integrante / Maria Ataíde Malcher - Integrante / Monica Macedo - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    4. 2015-Atual. Educacao nao-formal e museus de ciencia: Um estudo sobre o impacto das exposicoes de ciencia
      Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos constroem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Susan O'Brien - Integrante.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
      Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para compreender o aprendizado em museus de ciência e o significado que os distintos públicos fazem a partir das atividades de educação não-formal oferecidas nesses espaços científico-culturais, bem como a avaliação de tais atividades. Tais estratégias e ferramentas serão desenvolvidas e testadas em três exposições desenvolvidas pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj. Tais protocolos de investigação serão desenvolvidos de forma a ser usados em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da educação não-formal. Este projeto reúne pesquisadores do Museu da Vida, da UFRJ, do Museu Ciência e Vida de Caxias e do Hatfield Marine Science Center, ligado a Oregon State University. O Hatfield Marine Science Center é dirigido pelo Dr. Shawn Rowe, que possui larga experiência e grande produção acadêmica justamente na área deste projeto; Dr. Rowe está pessoalmente colaborando neste estudo, envolvendo sua equipe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Ildeu de Castro Moreira - Integrante / Carla Almeida - Integrante / Luis Amorim - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Monica Damouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Susan Roberta - Integrante.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.
    5. 2015-Atual. A casa curiosa, na rua da Saude, no 0 A ExpoCancer aguarda voce. Venha se divertir e aprender.
      Descrição: Este projeto tem como finalidade a criação da exposição Saudável Mente - uma mostra itinerante fruto de uma parceria entre o Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, localizado em Duque de Caxias e a Fundação do Câncer. A exposição aborda a prevenção ao câncer de forma interativa e lúdica e visa mostrar aos jovens ouvintes e surdos como as fronteiras são tênues entre aspectos da biologia humana, saúde e ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Frederico Furtado - Integrante / Gabriela Abrantes Jardim - Integrante / Claudia Jurberg - Coordenador / Priscila Biancovilli - Integrante / Cristina de Abreu Perez - Integrante / Felipe Lacerda Mendes - Integrante / Mariana Coutinho Marques de Pinho - Integrante / Luisa Almeida Picanço de Miranda - Integrante.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
    6. 2014-2017. Conhecendo os publicos de atividades de divulgacao cientifica
      Descrição: O projeto visa desenvolver estudos de percepção e recepção de atividades de divulgação científica envolvendo diferentes públicos no Museu da Vida/Fiocruz e em outros espaços não formais de educação. O objetivo é compreender melhor como os públicos desses espaços experienciam essas atividades, os fatores que influenciam a qualidade dessa experiência e o que absorvem dela. Com isso, pretendemos proporcionar a eles vivências mais significativas de interação com o conhecimento, a ciência e a cultura e, assim, contribuir para o movimento mais amplo de popularização da ciência, além de colaborar para os estudos no campo da divulgação científica. O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Coordenador / Luisa Massarani - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Carlos Alberto Quadros Coimbra - Integrante / Maíra Freire Naves Corrêa - Integrante / Gabriela Abrantes Jardim - Integrante / Renata Fontanetto - Integrante / Igor Fernandes Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Carla da Silva Almeida.
    7. 2014-Atual. A divulgacao cientifica e seu impacto na sociedade: Desenvolvimento de ferramentas de avaliacao da Floresta dos sentidos, uma exposicao interativa destinada ao publico infantil
      Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro, especialmente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio CNPq, tem investido significativamente em divulgação científica. Ilustrativo disto é o próprio fato de que, no momento em que este projeto estava sendo escrito, três editais estavam abertos especificamente para a área, em um total de 33,7 milhões de reais. No entanto, menos frequentes são as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica realizadas, de forma a dar ferramentas para compreender seu impacto e subsídios para aprimorar tais atividades. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de atividades de divulgação científica, no caso, uma exposição interativa destinada ao público infantil. Em particular, buscamos desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto de uma visita a um museu de ciência, buscando compreender em que medida crianças constroem sentido a partir da experiência museal. Tais ferramentas serão desenvolvidas e testadas na exposição Floresta dos sentidos, realizada pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, que visa estimular o interesse de crianças de 5 a 8 anos por temas da biodiversidade brasileira. Nosso objetivo é que tais ferramentas de avaliação sejam desenvolvidas de forma a poder ser usadas em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Marina Ramalho - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Luís Amorim - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Susan O'Brien - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
      Descrição: Nos últimos anos, o governo brasileiro, especialmente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio CNPq, tem investido significativamente em divulgação científica. Ilustrativo disto é o próprio fato de que no momento em que este projeto estava sendo escrito, três editais estavam abertos especificamente para a área, em um total de 33,7 milhões de reais. No entanto, menos frequentes são as iniciativas que buscam avaliar as atividades de divulgação científica realizadas, de forma a dar ferramentas para compreender seu impacto e subsídios aprimorar tais atividades. Este projeto visa justamente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de atividades de divulgação científica, no caso, uma exposição interativa destinada ao público infantil. Em particular, buscamos desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto de uma visita a um museu de ciência, buscando compreender em que medida crianças constroem sentido a partir da experiência museal. Tais ferramentas serão desenvolvidas e testadas na exposição ?Floresta dos sentidos?, realizada pelo Museu da Vida, o museu interativo da Fundação Oswaldo Cruz, que visa estimular o interesse de crianças de 5 a 8 anos por temas da biodiversidade brasileira. Nosso objetivo é que tais ferramentas de avaliação sejam desenvolvidas de forma a poder ser usadas em outras exposições interativas, contribuindo, portanto, de forma mais ampla para o campo da divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Luisa Medeiros Massarani - Integrante / Luisa Massarani - Coordenador / Carla Almeida - Integrante / Marina Ramalho - Integrante / Amorim, Luís - Integrante / Rosicler Neves - Integrante / Shawn Rowe - Integrante / Monica Damouche - Integrante / Luiz Bento - Integrante / Susan O'Brien - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luisa Medeiros Massarani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. 7o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo - Tema Sustentabilidade - Mudanças Ambientais (1o lugar na categoria Linguagem Escrita / On-line), Allianz Seguros.. 2013.
      Membro: Carla da Silva Almeida.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. London SciComm Symposium 2019. 2019. (Simpósio).
    2. Congreso RedPOP 2017. CIÊNCIA E TEATRO: conectados, quebrando tabus. 2017. (Congresso).
    3. XI Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarrollo.Mujeres en Ciencia y Periodistas. 2017. (Oficina).
    4. 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. How Brazilian Small-Scale Farmers Assess Gm Crops?. 2014. (Congresso).
    5. 7º Encontro Andifes de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais.Divulgação científica e os benefícios de uma maior interação entre assessoria & imprensa. 2013. (Encontro).
    6. 8º World Conference of Science Journalists. 2013. (Congresso).
    7. Diálogos entre ciência, saúde e sociedade.Ciência ou sociedade: caminhos e descaminhos da divulgação científica. 2013. (Simpósio).
    8. II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação.O p@pel do jornalismo científico no século 21. 2013. (Encontro).
    9. Visões Globais sobre BIodiversidade.Participação como mediadora. 2012. (Outra).
    10. III Encontro sobre Ciência, Popularização de Ciência e Alfabetização Científica.Jornalismo científico: características, provocações e desafios. 2011. (Encontro).
    11. XIII Semana de Biomedicina - UFRJ.O papel social da divulgação científica. 2011. (Outra).
    12. Encontro Anual dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2010. (Encontro).
    13. III Escola Temática em Química.Divulgação científica e responsabilidade social. 2010. (Outra).
    14. Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Simpósio).
    15. Saúde, ambiente e comunicação.Os transgênicos no Brasil: regulamentação, percepção e mídia. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. ALMEIDA, CARLA; RAMALHO, M. ; NEVES, R.. Ciência e teatro: múltiplos olhares. 2019. Congresso
    2. MASSARANI, Luisa BARATA, G. BORDALO, A. BROTAS, A. CHAGAS, C. ALMEIDA, Carla da Silva GARROTTI, C. PIMENTEL, F. PESTANA, F. PERES, F. REZNIK, G. SOARES, G. SCALFI, G. AMORIM, L. GRANADA, M. S. OLIVEIRA, M. M. RODRIGUES, M. RAMIREZ, M. V. LOZANO, M. PRETTO, N. L. EVANGELISTA, R. NEVES, R. SCHIMIDT, S. BORTOLIERO, S. T. BRASIL, V. , et al.SILVA, W. P. CASTELFRANCHI, Y. ; 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. 2014. (Congresso).. . 0.
    3. ALMEIDA, Carla ; REIS, B. ; AGUIAR, S. ; UZIEL, D. ; MASSARANI, Luisa. Pequenos curiosos - Aventura no corpo humano. 2010. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Carla da Silva Almeida ⇔ Luisa Medeiros Massarani (11.0)
      1. ALMEIDA, Carla ; MASSARANI, Luisa. Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: A classification proposal. PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE. v. 27, p. 952-966, issn: 0963-6625, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, CARLA; MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu de Castro. Perceptions of Brazilian small-scale farmers about genetically modified crops. Ambiente & Sociedade (Online). v. 18, p. 193-210, issn: 1809-4422, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMEIDA, Carla da Silva; COL, F. D. ; MASSARANI, Luisa. Controvérsia científica no telejornalismo brasileiro: um estudo sobre a cobertura das células-tronco no Jornal Nacional. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso). v. 20, p. 1203-1223, issn: 0104-5970, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALMEIDA, Carla da Silva; MASSARANI, Luisa. O modo de organização argumentativo no discurso de pequenos agricultores sobre cultivos transgênicos. Diadorim (Rio de Janeiro). v. 10, p. 204-222, issn: 1980-2552, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MASSARANI, Luisa (Org.) ; ROCHA, M. (Org.) ; PEDERSOLI, C. (Org.) ; ALMEIDA, CARLA (Org.) ; AMORIM, L. (Org.) ; CAMBRE, M. (Org.) ; NEPOTE, A. C. (Org.) ; AGUIRRE, C. (Org.) ; ROCHA, J. N. (Org.) ; GONCALVES, J. C. (Org.) ; CORDIOLI, L. A. (Org.) ; FERREIRA, F. B. (Org.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. 1 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. v. 1, p. 208.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MASSARANI, Luisa (Org.) ; LEON-CASTELLA, A. (Org.) ; AGUIRRE, C. (Org.) ; REYNOSO, E. (Org.) ; LINDEGAARD, L. (Org.) ; POLCUCH, E. F. (Org.) ; ALMEIDA, Carla da Silva (Org.) ; FERREIRA, J. R. (Org.) ; BRITO, F. (Org.) ; AMORIM, L. (Org.) ; MARTINS, S. (Org.). Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe. 1 ed. Rio de Janeiro: Museu da Vida / COC / Fiocruz, 2015. v. 1, p. 566.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ALMEIDA, Carla da Silva; MASSARANI, Luisa. Los ?cultivos ?transgénicos ?en ?Brasil ?y ?su? impacto ?en ?las ?relaciones ?entre? Ciencia,? Parlamento? y ?Sociedad. Em: Alejandro María Correa. (Org.). Segunda Etapa en la Biotecnología Agrícola Argentina. 1ed.Buenos Aires. : Toctumi. 2012.v. 1, p. 109-126.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. ALMEIDA, Carla da Silva; RAMALHO, M. ; BUYS, B. ; MASSARANI, Luisa. La cobertura de la ciencia en América Latina: estudio de periódicos de elite en nueve países de la región. Em: Carolina Moreno Castro. (Org.). Periodismo y divulgación científica. Tendencias en el ámbito iberoamericano. Madrid. : OEI e Biblioteca Nueva. 2011.p. 75-97.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. ALMEIDA, Carla ; UZIEL, D. ; REZENDE, D. F. ; LEAL, H. V. S. ; MASSARANI, Luisa ; BENTO, L. F. J. ; OLIVEIRA, L. S. ; Amorim, Luís ; DAHMOUCHE, M. S. ; SILVA, R. G. ; NEVES, Rosicler. o Desenvolvimento de ferramentas de avaliação da ?Floresta dos sentidos?, uma exposição interativa destinada ao público infantil. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      10. MASSARANI, Luisa ; ALMEIDA, Carla da Silva. Introdução à Divulgação Científica. 2011. Disciplina de Pós-graduação Stricto Senso
        [ busca Google | busca Bing ]
      11. MASSARANI, Luisa ; ALMEIDA, Carla da Silva. Introdução à Divulgação Científica. 2010. Disciplina de Pós-graduação Stricto Senso
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Carla da Silva Almeida ⇔ Dilermando Pereira Lima Junior (1.0)
      1. ALMEIDA, Carla da Silva. Divulgação Científica. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30