Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Claudia Jurberg

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), onde também realizou um Pós-Doutoramento entre os anos de 2003 e 2004. Foi jornalista correspondente do Bulletin of The World Health Organization (OMS) por mais de 10 anos. Trabalhou como assessora de imprensa na Fundação Oswaldo Cruz por cerca de 20 anos. Atualmente, é bolsista do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro; Assessora de Comunicação da Academia Nacional de Medicina; Assessora de Imprensa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro; Editora de mídias sociais das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Grupo de Trabalho em Comunicação da International Agency for Research on Cancer, da PAHO/OMS, para América Latina e Caribe. É professora e orientadora dos cursos de pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico e de Saúde), atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica,jornalismo científico, saúde, saúde pública, mídias sociais e mídias tradicionais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4838721915712804 (29/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Av. Carlos Chagas Filho, 373 Prédio do CCS - Bloc H2 - sala 003 Ilha do Fundão 21941902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 31044033
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2019-Atual. Da dor a acao: explorando narrativas para construcao de uma comunicacao em aplicativos e redes
      Descrição: Considerados, no passado, como inviáveis, recém nascidos com malformações passaram a ter uma maior sobrevida com o surgimento de diversas tecnologias na área da saúde e adotadas por equipes médicas cada vez mais especializadas. Se por um lado, houve o aumento da expectativa de vida dessas crianças, por outro, essa maior perspectiva de vida significou adaptações e, muitas vezes, longos períodos de internação, incluindo a ausência de contato com o ambiente externo ao hospital. Este projeto visa estudar a percepção pública de familiares de crianças com doenças crônicas, deficiências e internações de longa duração e, por outro lado, a visão de profissionais de uma instituição de saúde pública, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, unidade vinculada à Fundação Oswaldo Cruz, através de conversas em grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A partir das narrativas encontradas, propor curadoria de conteúdo para mídias sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube e Instagram e o desenvolvimento de produtos de comunicação e saúde como vídeos de animação, histórias em quadrinho e aplicativos para dispositivos móveis como smartphones.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Rodrigo Ávila - Integrante / Bianca Della Libera - Integrante / Fábio Bastos Russomano - Integrante / Camila Pereira Belisário de Sousa - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    2. 2018-Atual. Um mundo sem estigmas e sem barreiras: o que podemos fazer a mais pela divulgacao em cancer?
      Descrição: Nos últimos 15 anos, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem empreendido uma série de estudos sobre a temática câncer na mídia tradicional e nas mídias sociais para, diante dos resultados encontrados, propor novas formas de abordar o tema junto, principalmente, ao público-alvo jovem. O objetivo desta proposta é dar continuidade aos nossos estudos sobre a temática câncer nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, adaptar os cinco vídeos de animação sobre fatores de risco associados ao câncer, a criação de um aplicativo de celular em estilo de jogo RPG, também sobre a temática câncer, adaptado para cegos e tentar viabilizar a itinerância da ExpoCâncer. Utilizaremos métodos mistos para estudos da temática câncer nas mídias sociais e, para a adaptação dos nossos produtos para os jovens cegos e de baixa visão, procuraremos parcerias de empresas especializadas. Com os resultados alcançados, acreditamos que o Núcleo de Divulgação estará ofertando materiais lúdicos acessíveis para abordar a temática câncer por diferentes instituições do país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Bianca Della Líbera da Silva - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    3. 2017-Atual. Como ser inspirador quando o tema doi: as TED Talks sobre cancer
      Descrição: O panorama da divulgação da temática câncer na mídia brasileira associa-se a de outros países, no qual percebem-se ainda preconceitos como evitar o tema nos fins de semana ou época de grandes festividades. Por outro lado, em canais de mídias sociais como Facebook e Twitter, exclusivos sobre esse tema, identificam-se cidadãos engajados que comentam e discutem abertamente o assunto. Este projeto visa analisar o conteúdo e o engajamento dos indivíduos quando o câncer é tema nas TED Talks. Acrônimo de Technology, Entertainment, Design, as TED Talks foram idealizadas por uma fundação americana e é uma série de conferências com cerca de 15 minutos, realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas. O mote é ?ideias que merecem ser disseminadas? e são veiculadas em site e no canal do YouTube. Atualmente, foram identificadas 33 TED Talks sobre o câncer com mais de 24 milhões de visualizações e cerca de cinco mil comentários. A partir do entendimento desse tipo de ferramenta e o envolvimento que desperta, pretendemos propor novas abordagens na construção e curadoria de conteúdo nas mídias sociais, além do desenvolvimento de novos produtos pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador.
      Membro: Claudia Jurberg.
    4. 2016-2019. Milhares de seguidores: o que leva individuos ao Instagram e ao Pinterest quando o tema e cancer?
      Descrição: Com a expansão da Internet, o advento da Web 2.0 e das mídias sociais (Facebook, Twitter, Podcast, Blog etc), os recursos para se informar foram drasticamente incrementados. Se antes a mídia era o principal veículo de uma comunicação de mão única, unindo os dois extremos de uma ponte imaginária entre o produtor do conhecimento e o agente receptor, hoje não mais é. A mídia somos todos nós que produzimos e difundimos as notícias em tempo real. Diante desse panorama, quais as redes sociais existentes sobre o câncer? Essas redes atraem e engajam o público? Quais os interesses que os movem e quais tipos de publicações os sensibilizam? Este projeto visa identificar o conteúdo publicado em duas mídias sociais distintas: Instagram e Pinterest. Posteriormente, será analisado o engajamento do público nesses ambientes através de um estudo de análise de conteúdo sobre comentários dos facebookers. E a partir dessas investigações, propor novas formas de comunicação em saúde, como videos e peça teatral para divulgação da temática câncer junto ao público jovem que acredita que a doença não os afeta, pois atinge majoritariamente indivíduos na terceira idade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Priscila Biancovilli - Integrante / Luisa de Almeida Picanço - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    5. 2016-2017. Prevencao de cancer: efeito do semaforo nutricional sobre a reatividade emocional a imagens de alimentos ultra-processados.
      Descrição: Diversos estudos sugerem que depois do tabagismo, as principais causas evitáveis de câncer estão relacionadas à alimentação. Populações expostas a alimentos altamente processados, prontos para consumo ou prontos para aquecer, com alto teor calórico e baixo valor nutricional estão mais vulneráveis ao desenvolvimento de câncer e de outras doenças crônicas relacionadas. Mundialmente, esforços têm sido feitos na tentativa de alertar a população sobre os riscos à saúde do consumo de produtos industrializados com quantidades elevadas de açúcar, sal e gorduras. O crescente consumo desses produtos encontra-se intimamente associado à exposição excessiva e irrestrita à sua publicidade. Uma das medidas de proteção é a utilização de sistemas de rotulagens, nas quais as informações nutricionais devem ser expostas nas embalagens destes produtos, visando garantir o direito da população à informação. Dentre os sistemas de rotulagens propostos, o semáforo nutricional possui o potencial de apresentar os nutrientes-chave de forma simples e inteligível, uma vez que utiliza diferentes cores como indicativo de valores elevados ou seguros de açúcar, sódio, gordura saturada e trans. Pretendemos avaliar se a reatividade emocional para imagens de alimentos ultra-processados, aferida através de um marcador eletrofisiológico, pode ser alterada pelo semáforo nutricional. Baseado nos resultados encontrados, participaremos de consultoria científica junto ao Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia para elaboração de um roteiro e futura produção de vídeo sobre a relação entre ?obesidade e câncer?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Priscila Biancovilli - Integrante / Luisa Almeida Picanço de Miranda - Integrante / Isabel de Paula Antunes David - Integrante / Eliane Volchan - Integrante / Fábio da Silva Gomes - Integrante / Letícia de Oliveira - Integrante / Mirtes Garcia Pereira Fortes - Integrante / Sônia Gleiser - Integrante / Filipe Braga dos Santos - Integrante / Laura Krutman Rezende - Integrante / José Magalhães de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação do Câncer - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Jurberg.
    6. 2015-2017. O cancer em preto e branco: do Pinterest a desenhos infantis.
      Descrição: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a percepção sobre o tema câncer infanto-juvenil nas redes sociais comparando-a a da população de crianças e adolescentes do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em tratamento para câncer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Luisa Almeida Picanço de Miranda - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    7. 2015-2017. Facebook e cancer: buscando ferramentas para uma comunicacao mais eficiente.
      Descrição: Verificar a existência de padrões de comunicação na área de câncer que sejam mais atrativos para a audiência do Facebook e gerem maior engajamento público foi o objetivo desta pesquisa. Se esses padrões forem encontrados, eles poderão, por exemplo, ser usados para transmitir mensagens mais eficazes de prevenção do câncer para um maior número de indivíduos. O conhecimento da população sobre prevenção e diagnóstico precoce é de vital importância para que novos casos da doença sejam evitados ou para que sejam tratados ainda em estágio inicial, quando as chances de cura são maiores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / PRISCILA BIANCOVILLI - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    8. 2015-Atual. A casa curiosa, na rua da Saude, no 0 A ExpoCancer aguarda voce. Venha se divertir e aprender.
      Descrição: Este projeto tem como finalidade a criação da ExpoCâncer - uma mostra itinerante fruto de uma parceria entre o Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, localizado em Duque de Caxias e a Fundação do Câncer. Pretendemos criar uma exposição sobre prevenção ao câncer de forma interativa e lúdica, que visa mostrar aos jovens ouvintes e surdos como as fronteiras são tênues entre aspectos da biologia humana, saúde e ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Priscila Biancovilli - Integrante / Carla Almeida - Integrante / Monica Damouche - Integrante / Frederico Augusto de Castro Furtado - Integrante / Gabriela Abrantes Jardim - Integrante / Cristina de Abreu Perez - Integrante / Felipe Lacerda Mendes - Integrante / Mariana Coutinho Marques de Pinho - Integrante / Luisa Almeida Picanço de Miranda - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
      Descrição: Este projeto tem como finalidade a criação da exposição Saudável Mente - uma mostra itinerante fruto de uma parceria entre o Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, localizado em Duque de Caxias e a Fundação do Câncer. A exposição aborda a prevenção ao câncer de forma interativa e lúdica e visa mostrar aos jovens ouvintes e surdos como as fronteiras são tênues entre aspectos da biologia humana, saúde e ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla da Silva Almeida - Integrante / Monica Santos Dahmouche - Integrante / Frederico Furtado - Integrante / Gabriela Abrantes Jardim - Integrante / Claudia Jurberg - Coordenador / Priscila Biancovilli - Integrante / Cristina de Abreu Perez - Integrante / Felipe Lacerda Mendes - Integrante / Mariana Coutinho Marques de Pinho - Integrante / Luisa Almeida Picanço de Miranda - Integrante.
      Membro: Carla da Silva Almeida.
    9. 2014-Atual. O Facebook e o Twitter podem ser ferramentas de engajamento publico na prevencao ao cancer?
      Descrição: Com a expansão da Internet, o advento da Web 2.0 e das mídias sociais (Facebook, Twitter, Podcast, Blog etc), os recursos para se informar foram drasticamente incrementados. Se antes a mídia era o principal veículo de uma comunicação de mão única, unindo os dois extremos de uma ponte imaginária entre o produtor do conhecimento e o agente receptor, hoje não mais. A mídia somos todos nós que produzimos e difundimos as notícias em tempo real. Diante desse novo panorama, como as redes sociais dos principais institutos dedicados à atenção ao câncer divulgam a temática? Este projeto visa identificar o conteúdo das notícias publicadas nas mídias sociais (Facebook e Twitter) de três instituições dedicadas à atenção ao câncer (Instituto Nacional do Câncer, Fundação do Câncer e Hospital A.C. Camargo) e fóruns online de discussão que debatam o tema câncer. Posteriormente, será analisado o engajamento do público nesses ambientes através de um estudo de análise de conteúdo sobre comentários dos facebookers. E a partir dessas investigações, propor novas ferramentas (aplicativos para telefone celular, desenvolvimento de games e vídeo de animação) para divulgação da temática câncer junto ao público jovem que acredita que a doença não os afeta, pois atinge majoritariamente indivíduos na terceira idade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Gabriel de Oliveira Cardoso Machado - Integrante / Priscila Biancovilli - Integrante / Fernanda Torres Lima - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    10. 2013-2013. Espelho, espelho meu, existe alguem mais influente (influenciado) do que eu? O impacto das midias sociais na midia tradicional.
      Descrição: Estudo sobre a divulgação do Bulletin of the World Health Organization nas mídias sociais da OMS e seu impacto na mídia tradicional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Claudia Jurberg.
    11. 2010-2014. Divulgacao do cancer para jovens em 3 atos: HPV, tabagismo e exposicao solar.
      Descrição: Nos três tópicos de trabalho, intitulados como Atos, voltamos nosso olhar ao público jovem para desenvolvermos produtos de comunicação sobre tipos de cânceres preveníveis: causados pelo vírus HPV, pelo tabagismo e pela exposição excessiva ao sol. Para desenvolvermos esses produtos, empreendemos pesquisas em cada uma das temáticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Marina Verjovsky de Almeida Ribeiro de Souza - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    12. 2010-2013. Assim e se lhe parece: a tematica cancer sob o olhar do publico. Projeto aprovado no edital Jovem Cientista da Faperj.
      Descrição: Este projeto tem a finalidade de compreender a percepção pública de notícias publicadas pela mídia impressa e televisiva sobre câncer. Neste sentido, serão adquiridas notícias sobre a doença através de serviços de clipping. Após a seleção, analisaremos essas reportagens sob a ótica da agenda setting (como foi realizada a escolha da notícia) e do mídia frame (qual o enquadramento das notícias). Posteriormente, aplicaremos metodologia de grupo focal para identificar a visão de jovens e adultos (leigos e profissionais biomédicos) sobre a divulgação em câncer.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Gabriel de Oliveira Cardoso Machado - Integrante / Priscila Biancovilli - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.
    13. 2010-2012. Cinco mil anos para contar: da historia a biologia do cancer. O Museu Virtual do Programa de Oncobiologia. Projeto aprovado com recursos do edital de Difusao e Popularizacao da Ciencia - Faperj
      Descrição: Este projeto tem como finalidade a criação do Museu Virtual do Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pretendemos idealizar a concepção do Museu Virtual e criar a primeira exposição, que visa mostrar de forma lúdica - através de jogos para internet, interatividade e vídeos ? aos jovens, como as fronteiras são tênues entre aspectos da biologia humana, saúde e ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudia Jurberg - Coordenador / Suzane Santos - Integrante / Priscila Biancovilli - Integrante / Gabriel Machado - Integrante / Carla Zucchi - Integrante / Eduardo Salustiano Jesus dos Santos - Integrante.
      Membro: Claudia Jurberg.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Menção Honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz para a tese de Doutorado de Bianca Della Líbera, Fundação Oswaldo Cruz.. 2018.
      Membro: Claudia Jurberg.
    2. Bolsa de Produtividade 2, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2017.
      Membro: Claudia Jurberg.
    3. Cientistas do Nosso Estado, Faperj.. 2016.
      Membro: Claudia Jurberg.
    4. Prêmio Alexandre Peixoto para tese de doutorado de Mônica Jandira dos Santos, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.. 2016.
      Membro: Claudia Jurberg.
    5. Bolsa de Produtividade 2, CNPq.. 2014.
      Membro: Claudia Jurberg.
    6. Bolsa de estágio senior no exterior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2013.
      Membro: Claudia Jurberg.
    7. Melhor trabalho apresentado pela discente Tainá Maia Rêgo no VI Simpósio de Oncobiologia, Programa de Oncobiologia.. 2012.
      Membro: Claudia Jurberg.
    8. Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.. 2010.
      Membro: Claudia Jurberg.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. XVII Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência.Contando histórias inspiradoras na era das TED Talks e muito mais. 2019. (Encontro).
    2. 5 Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. 2018. (Congresso).
    3. Ciclo de Seminários do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência.O câncer em 5 episódios de duas temporadas. 2018. (Outra).
    4. I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica.A comunicação científica e seu papel na divulgação do conhecimento. 2018. (Encontro).
    5. Museu de Ciências da Terra Debate.Da palma da mão ao pé do ouvido: uma exposição acessível para cegos e surdos. 2018. (Outra).
    6. VII Encontro da Pós-graduação em Imunologia. Do analógico ao digital: a ciência como notícia. 2018. (Congresso).
    7. XII Simpósio de Oncobiologia.O câncer nas mídias sociais: muito além de uma sentença. 2018. (Simpósio).
    8. XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Roda de conversa - a longevidade e a mídia: o papel do jornalismo na divulgação científica. 2018. (Congresso).
    9. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2018. (Congresso).
    10. A ciência da divulgação científica: a construção de um campo acadêmico.O que leva milhares de seguidores quando o assunto é câncer?. 2017. (Simpósio).
    11. Conferências Banting.Não é uma sentença, mas uma palavra: estratégias de comunicação em câncer. 2017. (Seminário).
    12. I Simpósio sobre Reprodutibilidade em Ciências Biomédicas. 2017. (Simpósio).
    13. Seminário No-Budget.Muito além da diversão: as mídias sociais como fontes inspiradoras. 2017. (Seminário).
    14. Simpósio de Pós-Doutores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.Comunicação em tempos modernos. 2017. (Simpósio).
    15. XI Simpósio de Oncobiologia.Cem anos de intoxicação: animação para falar sobre alimentos ultraprocessados. 2017. (Simpósio).
    16. XXXII Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). O que é notícia para o jornalismo científico em tempos de crise?. 2017. (Congresso).
    17. X Simpósio de Oncobiologia.Quebrando o tabu: a ExpoCâncer chega a Caxias e atrai jovens ouvintes, surdos e cegos. 2016. (Simpósio).
    18. XXXI Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. III Oficina de Divulgação Científica. 2016. (Congresso).
    19. II Simpósio Jovens Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz.Divulgação científica. 2015. (Simpósio).
    20. IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente.Lab'It: Faça você mesmo!. 2015. (Simpósio).
    21. IX Simpósio de Oncobiologia.Games: perda de tempo ou investimento. 2015. (Simpósio).
    22. Rede Nacional de Educação e Ciência.O Facebook é muito mais do que curtir, compartilhar e comentar. 2015. (Encontro).
    23. Simpósio Caminhos da Inclusão: Saberes Científicos e Tecnológicos; sua Importância para o Desenvolvimento do Indivíduo Surdo..Vem aí a ExpoCâncer. 2015. (Simpósio).
    24. XXX Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Desafios da mídia tradicional na divulgação científica em tempos de mídia social. 2015. (Congresso).
    25. Oficina da Rede de Políticas Informadas por Evidências Rio de Janeiro. 2014. (Oficina).
    26. Os museus são acessíveis aos surdos?. 2014. (Encontro).
    27. VIII Simpósio de Oncobiologia.A quatrilogia: Do álcool e seus demônios. 2014. (Simpósio).
    28. XIX Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. I Oficina de Divulgação Científica - XXIX Reunião anual da FeSBE. 2014. (Congresso).
    29. VII Simpósio de Oncobiologia.Os desafios de se falar sobre câncer para jovens. 2013. (Simpósio).
    30. VI Simpósio de Oncobiologia.Acubens, museu de câncer. 2012. (Simpósio).
    31. III Jornada de Controle do Tabagismo e Promoção da Saúde.Entre dois mundo^: o conhecimento de jovens de diferentes nichos sobre o tabagismo. 2011. (Encontro).
    32. Material Didático.Conversa fiada sobre assunto sério: o jogo de RPG na prevenção ao câncer. 2011. (Encontro).
    33. Simpósio de Criatividade, Interatividade e Difusão em Ciências.Ministério da Saúde recomenda: contra dor e sofrimento, uma dose lúdica. 2011. (Simpósio).
    34. V Simpósio de Oncobiologia.Memórias de minhas pintas tristes: último capítulo de uma trilogia sobre fatores de risco e câncer. 2011. (Simpósio).
    35. XXVI Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Encruzilhadas: o jogo da suan vida. Criação e avaliação do impacto do livro-jogo de RPG como uma ferramenta na prevenção ao câncer. 2011. (Congresso).
    36. Cancer Research in the Media. 2010. (Encontro).
    37. IV Encontro do Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia do Câncer.Em busca de uma comunicação integrada: a experiência do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia. 2010. (Encontro).
    38. IV Simpósio de Oncobiologia.O lúdico na prevenção ao câncer - II Episódio. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. JURBERG, Claudia; ALMEIDA, C. ; DAHMOUCHE, M. ; Biancovilli, P. ; LIMA, F. T. ; PICANCO, L. ; Machado, G.. Exposição Saudável Mente. 2018. Exposição
    2. JURBERG, Claudia. I Oficina de Divulgação Científica para Técnicos do CNPq. 2017. (Outro).. . 0.
    3. JURBERG, Claudia; ALMEIDA, C. ; DAMOUCHE, M. ; Biancovilli, P. ; PICANCO, L.. Exposição Saudável Mente. 2016. Exposição
    4. JURBERG, Claudia; DAMOUCHE, M. ; ALMEIDA, C. ; BIANCOVILLI, P. ; Machado, G. ; LIMA, F. T. ; PICANCO, L.. Exposição Saudável Mente. 2016. Exposição
    5. RUMJANEK, Vivian ; Monteiro, Robson Q. ; OLIVEIRA, E. F. ; JURBERG, Claudia. IV Simpósio de Oncobiologia. 2010. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38