Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Kenia Lara Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Ensino de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, organização de serviços com ênfase na atenção domiciliar, saúde coletiva e promoção da saúde. Bolsista de Produtividade CNPq - nível 2. Avaliadora de cursos do INEP/MEC. Vice Presidenta Cone Sul da Associação Latino americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem - ALADEFE (2015-2018); integrante da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem (RIIEE) e da International Nursing Network, no Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2616665500018369 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem. Av.Alfredo Balena, 190 Santa Efîgênia 30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34099181
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2021-Atual. Impact of the COVID-19 Pandemic on Adolescents? Sexual and Reproductive Health in Low- and Middle-Income Countries
      Descrição: Globally, approximately 1.8 billion people are between the age of 10 and 19 years, and 90% of them live in LMICs. Many adolescents from LMICs, particularly girls, are vulnerable to poor SRH and experience early and unintended pregnancy, unsafe abortions, sexual violence, and sexually transmitted infections. These adolescents already faced significant barriers in accessing essential SRH information and services before the COVID-19 crisis. The pandemic has further strained health systems and likely impacted adolescents? SRH and access to SRH services, but there is very little information on the SRH status of this population during the pandemic in LMICs. Our project will investigate (1) the impact of the COVID-19 pandemic on access to SRH and services among adolescents in LMICs, and (2) the effectiveness of interventions designed to promote SRH and access to SRH services among this population during and after the pandemic. Our project exemplifies interdisciplinary collaboration, linking scholars from North America, South America, Europe, Africa, and Oceania. This project comprises four activities: (1) a comprehensive scoping review of literature on the impact of the pandemic on access to SRH services by adolescents in LMICs; (2) a scoping review of the literature to explore the effectiveness of interventions designed to promote SRH and access to SRH services for adolescents in LMICs during and after the pandemic; (3) an online research team meeting and workshop to discuss how COVID-19 is impacting the SRH and rights of adolescents in LMICs and to outline a draft proposal for a major funding body; and (4) a webinar for graduate students on methodological and ethical issues on researching adolescent SRH and rights in the context of COVID-19. Our project is guided by the following questions: What is known from the literature about the impact of COVID-19 on SRH and rights of adolescents in LMICs? What interventions have been designed and implemented to promote SRH and access to SRH services for adolescents in LMICs during and after the COVID-19 pandemic? How can future studies overcome research gaps and inform programs and policies that meet the SRH care needs of adolescents in the context of the pandemic? This project will synthesize knowledge and establish a research team to investigate the impact of COVID-19 on adolescent SRH and rights and the effectiveness of interventions designed to improve access and delivery of SRH services in LMICs. We expect to find that the pandemic is having significant impacts on young people?s access to SRH services and information in LMICs. Our long-term goal is to use our findings to improve access to SRH delivery, service, and outcomes during and after COVID-19 and in future pandemics.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Salami Meherali - Coordenador / Philomina Okeke-Ihejirika - Integrante / Bukola Salami - Integrante / Solina Richter - Integrante / Lydia Aziato - Integrante / Samuel Addjorlolo - Integrante / Stephen Owusu Kwankye - Integrante / Parveen Ali - Integrante / Zohra Lassi - Integrante.
      Membro: Kenia Lara Silva.
    2. 2020-Atual. Impacto da coordenacao e acompanhamento do cuidado por telemonitoramento na qualidade da assistencia prestada aos usuarios do SUS portadores de doencas cronicas, egressos de internacao hospitalar em Belo Horizonte, MG, Brasil
      Descrição: A coordenação do cuidado é um dos atributos essenciais da atenção à saúde e articula-se entre os diversos serviços e ações relacionados à atenção em saúde de forma que, independentemente do local onde sejam prestados, estejam sincronizados e voltados ao alcance de um objetivo comum, a qualidade da assistência prestada. O telemonitoramento tem-se apresentado com uma estratégia eficaz para o estabelecimento de melhorias na qualidade da assistência à saúde da população, articulado ao monitoramento telemétrico, interação por chat com Centro Clínico Virtual e Navegação por equipe hands-on, que atuam como recursos aliados. Apesar do crescimento do uso dessas tecnologias, no Brasil são escassos os estudos que demonstrem a efetividade destes recursos na coordenação do cuidado, seja na elevação do nível de saúde na população monitorada ou mesmo na racionalização do uso dos recursos. Assim, é de grande importância para o setor público que se estude o quanto a coordenação do cuidado por meio do telemonitoramento é efetiva, quando comparada com a intervenção tradicional. O objetivo dessa pesquisa será avaliar o efeito da coordenação e acompanhamento do cuidado por telemonitoramento e telemetria na qualidade da assistência prestada aos portadores de doenças crônicas, egressos de internação hospitalar usuários do SUS. Trata-se de um ensaio clínico, randomizado, paralelo (1:1), simples-cego, a ser realizado na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil para acompanhamento no sistema follow-up durante o período de 3 a 6 meses. Serão elegíveis os pacientes adultos, residentes em Belo horizonte, MG, egressos de internação hospitalar, portadores de Diabetes Mellitus, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Insuficiência Cardíaca. Para cada condição clínica serão elaborados protocolos distintos que definem as condutas. A coleta dos dados ocorrerá entre março a julho de 2021, com intervalos de 3 e 6 meses entre a alta dos pacientes (T0) e as avaliações T1 (3 meses) e T2 (6 meses), respectivamente. A captação dos pacientes para o estudo será realizada nos Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH (HC), Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e Hospital Júlia Kubitschek da rede FHEMIG (HJK), que juntos concentram mais de 80% das internações por estas condições estudadas. A coleta de dados será feita diariamente utilizando um questionário eletrônico para identificação do paciente, obtenção de informações sociodemográficas, clínicas, sobre a qualidade de vida para todos os participantes da pesquisa e questionários específicos, segundo cada condição. A coleta será realizada em até 6 meses, podendo ser estendida, até o alcance da amostra pretendida em cada grupo. O primeiro resultado parcial da pesquisa será apresentado após três meses do início da coleta dos dados, por meio de análises descritivas das variáveis sociodemográficas dos pacientes e das variáveis de dados clínicos e laboratoriais. Os resultados considerarão um intervalo de confiança de 95% dos indicadores por grupo e tempo, em relação às diferenças para os desfechos primários e secundários. Além disso, serão calculados modelos de regressão logística para estimar os odds ratios dos indicadores segundo grupo de comparação. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a melhoria do atendimento aos usuários e amplie a resolutividade do sistema de saúde frente aos problemas de saúde investigados. REGISTRO ReBEC: RBR-10znr9xn Impact of coordination and monitoring of care by telemonitoring on the quality of care provided to users with chronic di.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Túlio Batista Franco - Coordenador / Alzira de Oliveira Jorge - Integrante / Rayssa Assunção Guimarães - Integrante / Deborah Carvalho Malta - Integrante / Lilian Cristina Rezende - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenia Lara Silva.
    3. 2020-Atual. Competencias do enfermeiro para atuar sobre as desigualdades sociais: aprendizagem experiencial e diferentes estrategias de ensino
      Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto o desenvolvimento de competências do enfermeiro para a atuação sobre as desigualdades sociais. Enfrentar as desigualdades sociais é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contido na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para os quais todos os esforços devem ser empreendidos, inclusive da Enfermagem que tem a atuação sobre as desigualdades claramente definida como uma ação do seu escopo. Em especial, nesta pesquisa, propomos investigar o uso de estratégias de ensino sustentadas na Teoria da aprendizagem experiencial para desenvolver competências para agir no enfrentamento das desigualdades sociais. Pressupõe-se que as estratégias inovadoras, sustentadas em teorias de aprendizagens contemporâneas, são potentes para desenvolver as competências necessária para o enfrentamento das desigualdades. Contudo, há poucas evidências sobre as estratégias de formação dos enfermeiros, neste campo, no cenário nacional. O objetivo geral do estudo é analisar o desenvolvimento de competências para atuar sobre as desigualdades sociais. Os objetivos específicos do estudo são: identificar os atributos de competências do enfermeiro para atuar frente às desigualdades sociais; propor estratégias de ensino no desenvolvimento de competências do enfermeiro frente as desigualdades sociais e estimar os efeitos de diferentes intervenções educativas com aprendizagem experiencial no desenvolvimento das competências. Trata-se de pesquisa de intervenção orientada pela Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) em 5 fases: 1) Captação da realidade com identificação dos atributos de competências dos enfermeiros frente às desigualdades sociais; 2) Compreensão da realidade objetiva com análise das estratégias de ensino para desenvolver as competências identificadas; 3) Construção de um modelo de ensino com diferentes estratégias de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competências para agir no enfrentamento das desigualdades sociais; 4) Intervenção na realidade por meio da aplicação do modelo de ensino com estudantes de enfermagem e 5) Reinterpretação da realidade objetiva com análise do efeito das estratégias de ensino no desenvolvimento de competências frente às desigualdades sociais. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Ana Renata Moura Rabelo - Integrante / Elen Cristiane Gandra - Integrante / Stephanie Marques Moura Franco Belga - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante / Bruna Dias França - Integrante / Izabela Thais Magalhães Neto - Integrante / Maria Benegelania Pinto - Integrante / João André Tavares Álvares da Silva - Integrante / Rayssa Assunção Guimarães - Integrante / Rafaela Siqueira Costa Schreck - Integrante / Fernando Ferreira Dias - Integrante / Ingrid Yamila Julian - Integrante / Gabriela Maciel Reis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Kenia Lara Silva.
    4. 2016-2020. Tecnologias na atencao domiciliar e o trabalho da enfermagem na producao do cuidado
      Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem ? NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto as tecnologias educacionais, gerenciais e assistenciais desenvolvidas na atenção domiciliar em saúde no Estado de Minas Gerais e sua relação com o trabalho da enfermagem. O objetivo geral do estudo é analisar as tecnologias desenvolvidas na atenção domiciliar em saúde. Os objetivos especificos do estudo são mapear as tecnologias empregadas por gestores, profissionais, cuidadores e usuários de serviços de atenção domiciliar, públicos e privados; identificar entre as tecnologias aquelas que são consideradas inovadoras; identificar as tecnologias utilizadas como meios do trabalho da enfermagem. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa ancorada no referencial teórico-metodológico da dialética. O percurso metodológico do estudo deverá ser organizado em 2 fases: 1) levantamento das tecnologias desenvolvidas por gestores, profissionais, cuidadores e usuários de serviços de atenção domiciliar existentes no Estado de Minas Gerais e 2) análise das tecnologias como meios para o trabalho da enfermagem. A análise dos dados será sustentada na Análise de discurso crítica. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 466/12 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Joanilson Santos Guimarães - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Angélica Mônica Andrade - Integrante / Edna Aparecida Barbosa de Castro - Integrante / Yara Cardoso Silva - Integrante / Bruna Dias França - Integrante / Alexandre Ernesto Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Kenia Lara Silva.
    5. 2016-2020. Sistemas de compreensao das desigualdades sociais na formacao e na producao do cuidado de enfermagem
      Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem ? NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto a compreensão das desigualdades sociais, procurando-se responder como a Enfermagem tem compreendido as desigualdades sociais na formação e na produção do cuidado? Que sistemas de compreensão das desigualdades são adotados nestes processos? Há diferenças entre sistemas adotados no Brasil e no Canadá? O objetivo geral do estudo é analisar os sistemas de compreensão das desigualdades sociais na formação e na produção do cuidado de enfermagem; estabelecer comparações entre os modelos adotados no Brasil e no Canadá e fornecer subsídios para uma proposta de advocacia política da Enfermagem na redução das desigualdades sociais. Os objetivos especificos do estudo são identificar sistemas de compreensão de desigualdades sociais incluídos na formação do enfermeiro no Brasil e no Canadá; identificar sistemas de compreensão de desigualdades sociais na produção do cuidado de enfermagem em diferentes instituições de saúde; estabelecer comparações entre os sistemas de compreensão de desigualdades identificados. Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada no referencial teórico-metodológico da dialética marxista. O percurso metodológico do estudo está organizado em 3 fases: 1) identificação dos sistemas de compreensão das desigualdades sociais na formação e na produção do cuidado de enfermagem no Brasil; 2) identificação dos sistemas de compreensão das desigualdades sociais na formação e na produção do cuidado de enfermagem no Canadá e 3) construção de um modelo comparativo como subsídio para uma proposta de advocacia política da Enfermagem. Em cada uma das fases estarão definidos os cenários, sujeitos e instrumentos para obtenção de dados primários e secundários. A análise dos dados será sustentada na Análise de discurso crítica. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 466/12 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Em 2019, iniciamos a pesquisa Desenvolvendo competência politica para atuação sobre as desigualdades sociais: aprendizagem experiencial e diferentes estratégias de ensino, subprojeto que tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de competência política para atuar sobre as desigualdades sociais por meio da aprendizagem experiencial. Os objetivos específicos do estudo são: propor e analisar intervenções educativas por meio da aprendizagem experiencial para atuar sobre as desigualdades sociais; estimar os efeitos de diferentes intervenções educativas no desenvolvimento de competência política frente às desigualdades sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Elen Cristiane Gandra - Integrante / Angélica Mônica Andrade - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Fernanda Batista Oliveira Santos - Integrante / Maria Aparecida Vieira - Integrante / Fábio da Costa Carbogim - Integrante / Maria Benegelania Pinto - Integrante / João André Tavares Álvares da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1
      Membro: Kenia Lara Silva.
    6. 2016-2020. Cultura de avaliacao na atencao basica a saude e efeitos de subjetivacao
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar efeitos da cultura de avaliação na Atenção Básica à Saúde nos processos de subjetivação de seus atores sociais, no contexto da emergência de uma sociedade de auditoria. Para tal visa compreender a ascensão da cultura de auditoria nas sociedades contemporâneas, particularmente no setor público; conhecer posicionamento dos gestores, nos níveis federal, municipal e local sobre a cultura de avaliação e sobre os atuais instrumentos utilizados; identificar efeitos de subjetivação produzidos pelas avaliações nos trabalhadores, em diálogo também com gestores e usuários na saúde; e analisar a tensão presente entre dimensões de assujeitamento e de autonomia, promovida pela cultura de avaliação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / João Leite Ferreira Neto - Coordenador / Cláudia Filgueiras Penido - Integrante.
      Membro: Kenia Lara Silva.
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar efeitos da cultura de avaliação na Atenção Básica à Saúde nos processos de subjetivação de seus atores sociais, no contexto da emergência de uma sociedade de auditoria. Para tal visa compreender a ascensão da cultura de auditoria nas sociedades contemporâneas, particularmente no setor público; conhecer posicionamento dos gestores, nos níveis federal, municipal e local sobre a cultura de avaliação e sobre os atuais instrumentos utilizados; identificar efeitos de subjetivação produzidos pelas avaliações nos trabalhadores, em diálogo também com gestores e usuários na saúde; e analisar a tensão presente entre dimensões de assujeitamento e de autonomia, promovida pela cultura de avaliação. A pesquisa terá três etapas. A primeira visa construir uma base teórica para situar a avaliação no contexto de reformas do Estado, da emergência da cultura de auditoria, em diálogo com as discussões sobre governamentalidade e tecnologias de segurança, realizadas por Foucault entre 1978 e 1980. Trabalhar-se-á com a literatura que discute o tema da avaliação no setor público, suas justificativas e as críticas que lhe são feitas. A segunda etapa consistirá em pesquisa documental dos textos do MS e da SMSA de Belo Horizonte sobre avaliação e seus instrumentos utilizados. Essa análise será complementada através de entrevistas semiestruturadas com gestores no nível federal, municipal e distrital. A terceira se dará no nível local, em duas unidades a partir de escolha feita por critérios de ?contraste-aprofundamento? no Distrito Barreiro. Serão entrevistados trabalhadores das EqSF e de apoio, usuários ligados ao controle social e a gerência local. A análise recorrerá às contribuições da análise temática e da análise de discurso, procurando sempre evidenciar a relação entre os dados e sua condição de produção, seja nos dados verbais, seja na análise documental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: João Leite Ferreira Neto - Coordenador / Liza Fensterseifer - Integrante / Kênia Lara Silva - Integrante / Mariana Antunes Henriques - Integrante / Claudia Filgueiras Penido - Integrante / Luiz Guilherme Mafle Duarte - Integrante. Financiador(es): Conselho NAcional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho NAcional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Joao Leite Ferreira Neto.
    7. 2016-Atual. Custo-efetividade na atencao domiciliar: analise da producao do cuidado orientado por diferentes protocolos
      Descrição: Nesta pesquisa tomamos como objeto o impacto orçamentário/financeiro da estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar, enquanto ferramenta no processo de decisão sobre a implantação e manutenção destes serviços na rede pública de atenção à saúde. Existem lacunas de conhecimento sobre a relação custo-efetividade da AD, com indicação de variações conforme o perfil dos casos, o ponto da rede de atenção ao qual o serviço é vinculado e a transferência de custos para as famílias. Com a necessidade de aprofundar a análise sobre este tema, as perguntas orientadoras deste estudo são: quais os protocolos mais efetivos, custos-efetivos e qual o impacto orçamentário das estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar? O objetivo geral do estudo é analisar os custos da atenção domiciliar e os específicos são: avaliar diferentes protocolos utilizados/adotados na produção do cuidado na atenção domiciliar, bem como os efeitos do seu uso, estabelecendo comparações da oferta da AD para diferentes grupos de pacientes elegíveis, quando atendidos em distintos serviços; e analisar o impacto financeiro da AD para os serviços de saúde e para os usuários e/ou suas famílias. Trata-se de pesquisa avaliativa de abordagem quanti-qualitativa, com percurso metodológico estruturado em 3 vetores: 1) Análise das políticas e protocolos de atenção domiciliar no seu componente de custo-efetividade; 2) Análise comparativa do efeito da transferência de usuários para a atenção domiciliar em diferentes serviços e 3) Análise dos custos da atenção domiciliar para usuários e famílias. Os dados serão obtidos de revisão sistemática da literatura, análise documental, análise de fontes secundárias, como sistemas de informação dos serviços; consulta a prontuários e a outros documentos existentes nos serviços e, também de fontes primárias, por meio de entrevistas com gestores, profissionais, usuários e famílias. O cenário do estudo será composto por diferentes Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) no estado de Minas Gerais, implantados ou ampliados a partir do Programa Melhor em Casa. A partir desses serviços serão definidos outros cenários para comparação do custo-efetividade em diferentes pontos da rede.Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 466/12 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Joanilson Santos Guimarães - Integrante / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Ana Renata Moura Rabelo - Integrante / Edna Aparecida Barbosa de Castro - Integrante / Yara Cardoso Silva - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Bruna Dias França - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Kenia Lara Silva.
    8. 2013-2019. Educacao permanente em saude e os modos de pensar e fazer gestao, atencao, formacao e participacao no e para o SUS
      Descrição: O estudo toma como objeto a política de educação permanente em saúde. Neste momento, em que comemoramos 10 anos da primeira edição de uma Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, faz-se necessário analisar como os processos, programas e práticas desencadeados pela EPS tem produzido o ?novo? na Gestão, Atenção, Formação e Participação Social no cotidiano do Sistema Único de Saúde. Assim, questiona-se: A politica de educação permanente em saúde têm influenciado ?novas? práticas de gestão do trabalho em saúde, mais emancipatórias e problematizadoras? A política de educação permanente em saúde implantada nos estados do estudo contribui para a criatividade e inovação na atenção e processo de trabalho em saúde, com foco na enfermagem? A politica de educação permanente tem induzido mudanças na formação? A participação e o controle social são impactados pela política de educação permanente em saúde, com novos modos de incluir o usuário no cotidiano? O objetivo geral do estudo é analisar a política de educação permanente em saúde, considerando sua contribuição para novos modos de pensar e fazer a Gestão, Atenção, Formação e participação social no SUS. Os objetivos específicos são: levantar políticas de educação permanente implantadas nos Estados MG, DF, RJ no período de 2000 a 2013; mapear práticas e experiências de EPS, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, disparadas a partir das políticas de educação permanente em saúde; identificar as estratégias e mecanismos de gestão induzidos pela política de educação permanente em saúde; analisar os processos formativos incorporados nas propostas de educação permanente; identificar os atores e espaços da participação e controle social impactados pela política de educação permanente em saúde e analisar as influências e consequências das políticas de educação permanente em inovações no trabalho em saúde e especificamente na enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade de Estudo de casos múltiplos. O percurso metodológico do estudo será desenvolvido em 4 fases. Na fase 1 será realizada a análise da legislação e publicações referentes à política nacional e às políticas estaduais de educação permanente em saúde, no período de 2000 a 2013. Concomitantemente, em cada um dos estados serão mapeadas práticas e experiências de EPS implantadas nos níveis loco-regionais, a partir de informações coletadas junto aos Colegiados de Gestão Regional (CGR) e Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço (CIES). Na Fase 2, será realizada a análise em profundidade práticas ou experiências a partir de entrevistas e observação in loco, incluindo-se a análise da gestão, da atenção à saúde, formação dos profissionais e controle e participação social disparados pelas mesmas. Na fase 3 serão realizadas entrevistas em profundidade com os profissionais de saúde, incluindo-se a equipe de enfermagem envolvida nas práticas, associando-se a influência da educação permanente em saúde com a qualificação do trabalho, permitindo a sistematização dos achados das fases anteriores apontando tendências ou cenários futuros no campo da educação permanente em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Maria José Cabral Grillo - Integrante / Kátia Ferreira Costa Campos - Integrante / Rita de Cássia Marques - Integrante / Lizziane Dávila Pereira - Integrante / Juliana Alves Viana - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Bruna Dias França - Integrante / João André Tavares Álvares da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Kenia Lara Silva.
    9. 2013-2017. Competencias para a promocao da saude na formacao do enfermeiro
      Descrição: Tomamos como objeto as competências para promoção da saúde referem-se a uma combinação de conhecimento, habilidades e valores essenciais necessários para a prática. Destacam-se a construção de consensos e padrões internacionais que representam um esforço para sistematizar os princípios fundamentais e de trabalho direcionados a promoção da saúde, apontando valores, princípios e domínios de competências centrais requeridas para o engajamento eficaz nas práticas de promoção da saúde, tais como catalisação de mudanças, liderança, advocacia para a saúde, entre outros. No Brasil, não há registro de iniciativas que direcionam ou discutem um modelo de competências para a promoção da saúde no cenário nacional. Somam-se a isso, as constatações de estudos anteriores desenvolvidos no NUPEPE que demonstram que, muitas vezes, o profissional enfermeiro relata dificuldades para operacionalizar as ações que lhe são atribuídas. Em parte, as dificuldades advêm de indefinições quanto às competências para a promoção da saúde na formação destes profissionais. Frente a essa problemática, o estudo tem como objetivo geral analisar as competências para a promoção da saúde na formação de enfermeiros, discutindo as experiências, resultados e desafios. Propõe-se uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, organizada em três fases: na primeira fase serão levantados, em cursos de enfermagem no Brasil, as competências desenvolvidas para a promoção da saúde no processo de formação. Serão incluídos cursos representativos de todas as regiões administrativas do país. Nesta fase, será utilizada a técnica Delphi para comparar e consensuar os atributos de competências desenvolvidos nos cursos de enfermagem, estabelecendo relações com o contexto do curso (criação e expansão), integração com os serviços e com a prática profissional. Na segunda fase, serão realizadas entrevistas com foco em competências com alunos e/ou egressos de cursos selecionados procurando-se aprofundar a análise dos achados encontrados na primeira fase. Na terceira fase do estudo, serão incluídos casos de sucesso em abordagem das competências de promoção da saúde nas diferentes regiões do país para análise em profundidade, a partir de grupos focais com professores e alunos. Nesta fase, pretende-se explorar as estratégias de ensino que permitem o desenvolvimento das competências consensuadas, bem como seus resultados e desafios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Caroline Gomes de Souza - Integrante / Stephanie Marques Moura Franco Belga - Integrante / Fernanda Lopes Araújo - Integrante / Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Proreitoria de Pesquisa da UFMG - Bolsa. Número de produções C, T & A: 36
      Membro: Kenia Lara Silva.
    10. 2013-2017. Observatorio Nacional da Producao de Cuidado em diferentes modalidades a luz do processo de implantacao das Redes Tematicas de Atencao a Saude no Sistema Unico de Saude: Avalia quem pede, quem faz e quem usa.
      Descrição: Construção de uma Rede Nacional de Pesquisa Compartilhada Universidade-SUS para realizar pesquisa qualitativa sobre a produção do cuidado em diferentes modalidades à luz do processo de implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde.A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE TEM SIDO OBJETO DE UM GRANDE ESFORÇO DE COLETIVOS DE TRABALHADORES QUE IMPRIMEM AO ESPECTRO DO SUS SUA PRÓPRIA E SINGULAR FORMA DE AGIR, E SOBRETUDO DE SIGNIFICÁ-LO. O RESULTADO DA INTENSA ATIVIDADE DOS TRABALHADORES E GESTORES É A DE UM SISTEMA DE SAÚDE QUE TEM UMA ENORME POTÊNCIA DE SE PRODUZIR COMO TAL, ATUANDO COM UMA FORÇA INSTITUINTE EM INTERSEÇÃO PERMANENTE COM O QUE ESTÁ INSTITUÍDO. AS RECENTES DIRETRIZES DE CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA QUE TENHA POR BASE AS REDES DE CUIDADO, PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE ESTAS ATUAM COMO LINHAS DE PRODUÇÃO, ACIONADAS PELOS TRABALHADORES NO ÂMBITO DO FUNCIONAMENTO COTIDIANO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. ESTAS REDES SÃO OPERADAS POR PROCESSOS DE TRABALHO NA SUA MICROPOLÍTICA. A PARTIR DA NOÇÃO DE QUE O TRABALHO EM SAÚDE É UMA MICROPOLÍTICA, PROPOMOS PROCESSOS AVALIATIVOS NAS REDES DE SAÚDE, COM FOCO NO CUIDADO, O MODO COMO ELE É PRODUZIDO, E OS RESULTADOS NO SENTIDO DA SUA EFICÁCIA E QUALIDADE. A PESQUISA SERÁ COMPARTILHADA, QUE SÓ OCORRE EFETIVAMENTE, NO CAMPO DA SAÚDE, QUANDO O CONJUNTO DOS PROTAGONISTAS DO AGIR COTIDIANO NO MUNDO DO TRABALHO EM SAÚDE SE INCORPORA AOS PROCESSOS AVALIATIVOS. A PESQUISA TERÁ A DURAÇÃO TOTAL DE 36 MESES. PARA FINS DE ACOMPANHAMENTO ELA FOI DIVIDIDA EM 3 ETAPAS, REPRESENTADA POR SEMINÁRIOS NACIONAIS COM A TOTALIDADE DOS PESQUISADORES COM A FINALIDADE DE ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE RESULTADOS PARCIAIS E FINAL. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Laura Camargo Macruz Feuerwerker - Integrante / Emerson Elias Merhy - Coordenador / Túlio Batista Franco - Integrante / Alzira de Oliveira Jorge - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / MARCELO GERARDIN POIROT LAND - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenia Lara Silva.
    11. 2012-2016. Atencao domiciliar em saude: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS
      Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto os serviços de atenção domiciliar em saúde no Estado de Minas Gerais indagando a relação entre oferta, demanda e necessidades de saúde. Parte da premissa que a definição política e a indução financeira da Política Nacional de Atenção Domiciliar tem contribuído para ampliar a oferta de serviços de atenção domiciliar. Contudo, questiona-se se a lógica dos novos serviços tem se dirigido à desospitalização e racionalização de custos ou se eles tem sido capazes de incorporar as necessidades dos grupos populacionais elegíveis para o cuidado no domicilio. Ou seja, questiona-se o potencial dos novos serviços na conformação de novos arranjos de gestão e de cuidado centrados nas necessidades dos usuários. O objetivo geral do estudo é analisar serviços da atenção domiciliar em saúde em Minas Gerais. Os objetivos especificos do estudo são mapear os serviços de atenção domiciliar, públicos e filantrópicos, criados ou ampliados após o ano de 2011; identificar a demanda por atenção domiciliar a partir de hospitais públicos nos municípios que apresentem serviços de atenção domiciliar criados ou ampliados após o ano de 2011; identificar e analisar as características dos serviços existentes (número de equipes; modalidades de atenção domiciliar, público-alvo, capacidade de atendimento; articulação em rede, etc); analisar os arranjos de gestão e de cuidado operantes em serviços selecionados. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória de abordagem quanti-qualitativa ancorada no referencial teórico-metodológico da dialética. O percurso metodológico do estudo deverá ser organizado em 4 fases: levantamento de dados sobre os serviços de atenção domiciliar existentes no Estado de Minas Gerais e levantamento das demandas por atenção domiciliar nos hospitais públicos e filantróp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Clarissa Terenzi Seixas - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Laura Camargo Macruz Feuerwerker - Integrante / Emerson Elias Merhy - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Edna Aparecida Barbosa de Castro - Integrante / Juliana Alves Viana - Integrante / Denise Barbosa de Castro Friedrich - Integrante / Jurema Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenia Lara Silva.
    12. 2011-2019. Modo de vida e determinacao social: analise do acesso e responsabilizacao nas praticas de promocao da saude
      Descrição: Esta pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem ? NUPEPE - da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto a determinação social da saúde indagando a relação entre as condições e hábitos de vida e a realização de práticas consideradas de promoção da saúde no campo da saúde, educação, assistência social e cultura. Parte da premissa que o modo de vida é determinante do acesso e responsabilização nas práticas de promoção da saúde. O objetivo geral do estudo é analisar o modo de vida de pessoas envolvidas em práticas de promoção da saúde apreendendo a determinação das condições de vida e estilo de vida no acesso e responsabilização nas práticas. O estudo está sustentado na abordagem qualitativa tendo como referencial teórico-metodológico a dialética. Tomar-se-á para análise práticas de promoção da saúde no âmbito da saúde, educação, assistência social e cultura no município de Belo Horizonte. Essa definição considerou a identificação pelas pesquisadoras das práticas inovadoras de promoção da saúde por ocasião do desenvolvimento de outro estudo. A partir das práticas identificadas serão realizadas entrevistas com as pessoas envolvidas nas práticas investigando-se os aspectos objetivos e subjetivos das condições e estilo de vida bem como as formas de acesso e os mecanismos de responsabilização nas práticas de promoção da saúde. A análise dos dados será sustentada na Hermenêutica Dialética e permitirá o estabelecimento da relação entre modo de vida e a determinação social da promoção da saúde. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 196/96 do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Caroline Gomes de Souza - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Kátia Ferreira Costa Campos - Integrante / Ana Renata Moura Rabelo - Integrante / Karla Morais Seabra - Integrante / Juliana Braga de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Kenia Lara Silva.
    13. 2011-2014. O trabalho da enfermagem na promocao da saude: especificidade e complementariedade nas praticas em saude
      Descrição: A proposta que se apresenta integra as pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tomamos como objeto a especificidade e complementariedade do trabalho de enfermagem pretendendo-se discutir que saberes e fazeres a enfermagem tem empregado no desenvolvimento das práticas de promoção da saúde e como estes saberes e fazeres se articulam e complementam o trabalho de outros profissionais para a promoção da saúde. O objetivo geral do estudo é analisar o trabalho de enfermagem no campo da promoção da saúde e os objetivos específicos: identificar práticas de promoção da saúde desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem; identificar a especificidade do trabalho da enfermagem, a partir dos saberes e fazeres específicos da profissão, revelados nas práticas de promoção da saúde; identificar a interdependência e complementariedade do trabalho de enfermagem com o trabalho de outros profissionais nas práticas de promoção da saúde e analisar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a especificidade do seu trabalho para a promoção da saúde. Trata-se de estudo descritivo-exploratório de abordagem quanti-qualitativa sustentado no referencial teórico-metodológico da Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva. Numa primeira fase serão realizadas revisão sistemática sobre o campo comum de conhecimento dos trabalhadores de saúde para as práticas de promoção da saúde; identificação das práticas desenvolvidas por enfermeiros no contexto da atenção básica dos municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem em Minas Gerais e entrevistas com informantes-chave. A segunda fase consistirá no estudo crítico da realidade objetiva procurando-se estabelecer as relações de interdependência e complementariedade entre o núcleo de competências e responsabilidade específicas da enfermagem e o campo comum dos diferentes profissionais. Na tercei. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Natália de Cássia Horta - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Kátia Ferreira Costa Campos - Integrante / Kelciane R. Andrade Coura - Integrante / Juliana Alves Viana - Integrante / Fiama Chagas Nunes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Kenia Lara Silva.
    14. 2011-2013. Promocao da saude na saude suplementar: o trabalho da enfermagem e a reestruturacao produtiva no setor
      Descrição: A pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE) da Escola de Enfermagem da UFMG. Tomamos como objeto os programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças desenvolvidos pelo setor de saúde suplementar, e a inserção do trabalho da enfermagem nestes programas como elemento que contribui para a reestruturação produtiva no setor. Neste contexto, os objetivos do estudo são analisar programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças em operadoras e/ou prestadoras de planos privados de saúde; analisar o trabalho da enfermagem em programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças em operadoras e/ou prestadoras de planos privados de saúde; relacionar os aspectos do trabalho da enfermagem em programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças em operadoras e/ou prestadoras de planos privados de saúde que sinalizem substitutividades nas práticas do setor de Saúde Suplementar e identificar dispositivos existentes em programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças indicativos da reestruturação produtiva no setor de Saúde Suplementar. O percurso metodologico está organizado em quatro fases: na primeira fase serão identificadas as operadoras que desenvolvem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos no município de Belo Horizonte; na segunda fase serão realizadas entrevistas com gestores da operadora e coordenadores dos programas; na terceira fase serão realizadas entrevistas com enfermeiros envolvidos nas práticas dos programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças e, finalmente, o acompanhamento de casos traçadores indicados pelos enfermeiros. Os dados empíricos serão tratados pela análise de conteúdo temática. Todas as etapas deste projeto estarão em concordância com a Resolução 196/96 que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Integrante / Andreza Trevenzoli Rodrigues - Integrante / Stephanie Marques Moura Franco Belga - Integrante / Angélica Mônica Andrade - Integrante / Fernanda Lopes Araújo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Kenia Lara Silva.
    15. 2011-2012. Praticas integrativas e complementares e o campo da promocao da saude
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Karla Morais Seabra Vieira Lima - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Kenia Lara Silva.
    16. 2011-2012. Concepcoes e praticas de monitoramento e avaliacao de indicadores na gestao em saude no Estado de Minas Gerais
      Descrição: O projeto é o terceiro componente do Projeto Desenvolvimento gerencial em saúde: apoio à construção de instrumentos para a gestão, coordenado pela Profa. Dra. Kênia Lara Silva. Tem parceria com a Secretaria de Estado de Saúde / Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação. Propomos para esse estudo três subprojetos: Sub-projeto 1 (Pesquisa)- Concepções de monitoramento e avaliação de indicadores de saúde na gestão municipal de saúde no Estado de Minas Gerais; Sub-projeto 2 (Extensão) - Implantação do Manual ?Monitorar e Avaliar: um novo caminho para a gestão do SUS em Minas Gerais?; Sub-projeto 3 (Pesquisa) - Mudanças na gestão em saúde: aplicação de ferramentas de Monitoramento e Avaliação de Indicadores de Saúde. Os objetivos específicos serão: Sub-projeto1- Analisar concepções de monitoramento e avaliação na gestão municipal de saúde no Estado de Minas Gerais; Identificar práticas e instrumentos de monitoramento e avaliação em saúde utilizados na gestão municipal em saúde; Construir uma matriz analítica sobre as práticas e instrumentos de monitoramento e avaliação utilizados na gestão municipal em saúde. Sub-projeto 2- Construir um Manual de monitoramento e avaliação de indicadores para a gestão em saúde junto à Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria de Estado de Saúde; Capacitar gestores de saúde para a utilização de instrumentos de monitoramento e avaliação de indicadores de saúde no âmbito de sua gestão; Sub-projeto 3 - analisar a utilização do Manual a partir das mudanças percebidas na gestão, identificando fatores facilitadores e dificultadores para o monitoramento e avaliação em saúde. Trata-se de um projeto de intervenção/extensão em interface com pesquisa. O componente pesquisa será caracterizado como descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. O cenário do estudo será a macro-região de saúde Centro do Estado de Minas Gerais. O percurso metodológico dos sub-projetos estão apresentados de acordo com os objetivos propostos: No sub-pr. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Caroline Gomes de Souza - Integrante / Kátia Ferreira Costa Campos - Integrante / Lucas Albionti de Castro - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Kenia Lara Silva.
    17. 2010-2012. Implantacao do Plano Diretor de Atencao Primaria a Saude em municipios da microregiao Belo Horizonte, Nova Lima e Caete
      Descrição: Esta pesquisa tem como objeto a implantação do Plano diretor de Atenção Primária em municípios da microrregião Belo horizonte, Nova Lima e Caeté, Minas Gerais, Brasil. O Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde (PDAPS) é uma proposta de planejamento, operacionalização e monitoramento das ações em Atenção primária que visam à melhoria dos indicadores de saúde, à qualidade e à resolubilidade da assistência no Estado de Minas Gerais. O PDAPS estende-se desde o aspecto físico-estrutural ao desenvolvimento de habilidades específicas para atuação nos pontos de atenção à saúde tendo como eixos prioritários: construção e ampliação de Unidades de Atenção Primária à Saúde; aquisição de equipamentos e insumos básicos; produção e democratização do conhecimento por meio da educação permanente em saúde; organização da gestão no âmbito da APS entre outros. Como estratégia educacional para a sua implantação, o PDAPS conta com oficinas, que são realizadas nos municípios e microrregiões do Estado e tem como público-alvo profissionais que atuam na APS e gestores de saúde. O projeto de pesquisa terá como objetivo analisar a implantação do Plano diretor de Atenção Primária em municípios da microrregião Belo horizonte, Nova Lima e Caeté, Minas Gerais, Brasil. Os objetivos específicos do estudo são: identificar os fatores facilitadores para a implantação do PDAPS nas unidades de APS; identificar os fatores dificultadores para a implantação do PDAPS nas unidades de APS; analisar as estratégias de educação permanente em saúde adotadas nas oficinas de implantação do PDAPS; analisar o processo de formação dos profissionais das equipes de APS para atuação como facilitadores na implantação do PDAPs; analisar as mudanças percebidas no trabalho na APS após a realização das Oficinas do PDAPS. O estudo terá aporte na abordagem quanti-qualitativa desenvolvida em duas fases. Na primeira fase, proceder-se-á à identificação dos fatores facilitadores e dificultadores para a implantação dos instrumentos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Coordenador / Suelene Coelho - Integrante / Renata Tarbes Machado - Integrante / Bárbara da Silva Mourthé Matoso - Integrante / Stephanie Marques Moura Franco Belga - Integrante. Financiador(es): Proreitoria de Pesquisa da UFMG - Auxílio financeiro / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - Cooperação / Proreitoria de Pesquisa da UFMG - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Kenia Lara Silva.
    18. 2010-2012. A continuidade do cuidado as criancas em condicoes cronicas: o trabalho da enfermagem para a construcao da integralidade
      Descrição: A pesquisa toma como objeto a continuidade do cuidado como elemento para a construção da integralidade do cuidado em saúde. Pretende-se analisar no trabalho de enfermagem as tecnologias e práticas que favorecem a continuidade do cuidado às crianças em condições crônicas após a alta hospitalar. Apresenta como objetivos específicos identificar as tecnologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem para garantir a continuidade do cuidado às crianças em condições crônicas após a alta hospitalar; identificar as práticas dos profissionais de enfermagem que favorecem a continuidade do cuidado às crianças em condições crônicas após a alta hospitalar; identificar os desafios e os fatores que potencializam o trabalho de enfermagem para a continuidade do cuidado às crianças em condições crônicas após a alta hospitalar. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa tendo como referencial a dialética. O cenário do estudo será composto por Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Belo Horizonte, às quais estão adscritas crianças em condições crônicas egressas de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Os sujeitos do estudo serão os profissionais de enfermagem (nível técnico e universitário) que atuam nas UBS. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista individual. O tratamento dos dados das entrevistas será pela Análise de Conteúdo. Todas as etapas da pesquisas estarão em concordância com os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos respeitando-se os termos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O retorno social da pesquisa ocorrerá sob a forma de divulgação dos resultados, com a qual os autores se comprometem, através de publicação em periódicos, eventos e outros meios considerados pertinentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Coordenador / Érika da Silva Dittz - Integrante / Suelen Rosa de Oliveira - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Cynthia Marcia Romano Walty - Integrante / Corina Jamal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenia Lara Silva.
    19. 2010-2012. A continuidade do cuidado as criancas em condicoes cronicas: desafios e potencialidades para a construcao da integralidade
      Descrição: A pesquisa toma como objeto a continuidade do cuidado como elemento para a construção da integralidade do cuidado em saúde. Pretende-se analisar a continuidade do cuidado às crianças em condições crônicas, egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), no domicílio. Apresenta como objetivos específicos identificar os principais cuidados de saúde demandados pelas crianças em condições crônicas egressas de UTIN; identificar as estratégias utilizadas para a continuidade do cuidado no domicílio às crianças em condições crônicas egressas de UTIN; analisar a organização da rede de cuidados em saúde acessada pelas crianças em condições crônicas egressas de UTIN e identificar a rede social de apoio para o cuidado acessada pelas crianças em condições crônicas egressas de UTIN. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa tendo como referencial a dialética. O cenário do estudo será a Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman. Serão incluídas no estudo crianças egressas da UTIN nos 24 meses que antecederem a coleta de dados e forem residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A definição de condição crônica de saúde será obtida a partir dos critérios propostos por Cabral et al (2004) baseado em demandas de cuidados desenvolvimental, tecnológicos, medicamentosos ou habituais modificados. A coleta de dados será realizada a partir da análise documental de prontuários e de entrevistas com os pais/cuidadores das crianças incluídas no estudo. O tratamento dos dados da análise documental proceder-se-á por análise estatística descritiva e os dados das entrevistas serão tratados pela Análise de Discurso. Todas as etapas da pesquisas estarão em concordância com os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos respeitando-se os termos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Kênia Lara Silva - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Integrante / Patrícia Pinto Braga - Integrante / Elysângela Dittz Duarte - Coordenador / Érika da Silva Dittz - Integrante / Suelen Rosa de Oliveira - Integrante / Tatiana Silva Tavares - Integrante / Paloma Morais Silva - Integrante / Corina Jamal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Kenia Lara Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. 1º lugar - Prêmio Haydée Guanais Dourado (?Vir a ser feminista: do estranhamento ao reconhecimento de potencialidades para o cuidado de Enfermagem), Associação Brasileira de Enfermagem - 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem.. 2021.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    2. Relevância acadêmica na XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG - PERSPECTIVA DE DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM QUANTO À ABORDAGEM DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA FORMAÇÃO:, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2020.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    3. Relevância Acadêmica na XXVIII Semana de Iniciação Cientifica (Posicionamento político de entidades da enfermagem brasileira sobre as desigualdades sociais: a busca pela justiça social), Proreitoria de Pesquisa da UFMG.. 2019.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    4. Relevância Acadêmica na XXVIII Semana de Iniciação Cientifica (Competências para atuar nas desigualdades sociais: contribuições para a formação do enfermeiro)), Proreitoria de Pesquisa da UFMG.. 2019.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    5. 2º lugar Prêmio Izabel dos Santos (Curso Técnico de Enfermagem: representações do SUS e efeitos da formação), 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem da ABEn.. 2018.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    6. Paraninfa 3ª Turma Curso Gestão de Serviços de Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    7. Professora Homenageada 1ª Turma Curso Gestão de Serviços de Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    8. Patronesse 2ª Turma Curso Gestão de Serviços de Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    9. Professora Homenageada - Curso de Enfermagem - Formandos 2º semestre de 2011, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Barreiro.. 2012.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    10. 3º lugar Prêmio Vilma de Carvalho (Mercado de trabalho: perspectivas a partir de discentes e docentes de Cursos de Graduação em Enfermagem), Associação Brasileira de Enfermagem - 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem.. 2011.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    11. Menção honrosa Prêmio CAPES de Teses 2010, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal.. 2011.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    12. Melhores pôsteres do 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, Faculdade de Medicina da UFMG.. 2011.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    13. Prêmio UFMG Teses 2010 - melhor Tese do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2010.
      Membro: Kênia Lara Silva.
    14. Relevância Acadêmica (Atenção domiciliar na saúde suplementar: ações judiciais como alternativa para garantia do direito à saúde e judicialização do campo), XIX Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.. 2010.
      Membro: Kênia Lara Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (129)
    1. 2ª Semana Virtual de Enfermagem da UFCG.Enfermagem no enfrentamento das crises: saberes e competências para o agir político. 2021. (Outra).
    2. Os discursos dos movimentos sociais. 2021. (Outra).
    3. Reunião Científica Pesquisa-ação Participativa em Saúde. 2021. (Outra).
    4. VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa e II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência. Análise da Produção Científica sobre a Enfermagem Obstétrica no Brasil: uma revisão de escopo. 2021. (Congresso).
    5. 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Dimensões das desigualdades sociais nos discursos de entidades de enfermagem. 2020. (Congresso).
    6. 17º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEN).Reconhecimento, reflexão, defesa e engajamento: campos de ação da enfermagem no enfrentamento das desigualdades sociais. 2020. (Seminário).
    7. Avaliação discente no ensino remoto emergencial. 2020. (Oficina).
    8. CICLO DE DIÁLOGOS EN LA EDUCACIÓN DE ENFERMERÍA EN MODO WEBINAR.El futuro profesional de la Enfermería en la Postpandemia. 2020. (Outra).
    9. Como relacionar indicadores bibliométricos e o Qualis?. 2020. (Outra).
    10. Correntes do pensamento na pesquisa cientifica no campo da Saúde Coletiva. 2020. (Outra).
    11. Fórum Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem - ?Implementação da ciência aberta: perspectiva, desafios e caminhos'. 2020. (Outra).
    12. Roda de conversa "Os desafios da editoração científica em tempos de crise". 2020. (Outra).
    13. Uso do Microsoft Teams no Ensino Remoto Emergencial. 2020. (Oficina).
    14. Webinar Desafios e reflexões a respeito da formação em enfermagem em tempos de pandemai. 2020. (Outra).
    15. 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem.Pesquisa e financiamento da Ciência em Enfermagem: experiências acumuladas. 2019. (Seminário).
    16. 6ª Jornada Internacional de Enfermagem.Sistematização do Processo de Cuidado em saúde: qual a sua vinculação com as Diretrizes Curriculares nacionais?. 2019. (Outra).
    17. 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Competências do enfermeiro para atuar sobre as desigualdades sociais e suas estratégias de ensino. 2019. (Congresso).
    18. 80ª Semana Brasileira de Enfermagem - ABEn Alagoas.Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade. 2019. (Outra).
    19. II Conferência Local de Saúde do Hospital Risoleta Tolentino Neves.Consolidação dos princípios do SUS. 2019. (Outra).
    20. II Congresso de Enfermagem da UFV/10ª Semana de Enfermagem. Formação - Diretrizes Curriculares: a questão da Educação em Enfermagem á distância. 2019. (Congresso).
    21. Nursing PhD Summit.Challenges and opportunities for PhD Nursing Education. 2019. (Encontro).
    22. Seminário de Avaliação final do Programa de Pesquisas para o SUS.Educação Permanente em Saúde e os modos de pensar e fazer Gestão, Atenção, Formação e Controle social no SUS. 2019. (Seminário).
    23. Seminário de Avaliação parcial do Programa de Pesquisas para o SUS.Custo-efetividade na Atenção domiciliar: análise da produção do cuidado orientado por diferentes protocolos. 2019. (Seminário).
    24. Simpósio Internacional de evidências qualitativas para tomada de decisão em APS e Determinantes sociais. 2019. (Simpósio).
    25. Uso de evidência qualitativa para tomada de decisão em atenção primária à saúde. 2019. (Oficina).
    26. XIV Oficina de Planejamento e Ensino 2019-2. 2019. (Oficina).
    27. 16º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Diretrizes Curriculares Nacionais e Sistematização da Assistência de Enfermagem: a confluência necessária. 2018. (Seminário).
    28. 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde e e Educação em Saúde da UIPES. Redução das desigualdades na saúde: o papel da formação acadêmica. 2018. (Congresso).
    29. 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. A interdisciplinaridade do processo de cuidar. 2018. (Congresso).
    30. 7th International Nurse Education Conference. Conceptions of health promotion: perception of nursing students and teachers in Brazil. 2018. (Congresso).
    31. A Intersetorialidade e seus desafios.Intersetorialidade e as desigualdades sociais. 2018. (Simpósio).
    32. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Educac?a?o cri?tica libertadora para sexualidade na escola rural. 2018. (Congresso).
    33. III Congresso de Enfermagem - UNILAVRAS. A Centralidade da Enfermagem na Gerencia do Cuidado. 2018. (Congresso).
    34. International Scholar Series Health Equity Area of Excellence.Nursing practices for equity: educational challenges. 2018. (Simpósio).
    35. I Simpósio de Atenção Primária à Saúde: 20 anos de Internato Rural de Enfermagem da UFMG.Atenção primária à saúde: perspectivas das políticas, do ensino e das práticas. 2018. (Simpósio).
    36. Workshop Innovative and Comprehensive Approaches to Internationalization. 2018. (Oficina).
    37. XVI Colóquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria. Competências para a promoção da saúde na formação de enfermeiros no Brasil. 2018. (Congresso).
    38. 3º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na perspectiva da Enfermagem (SINPESC).Contribuições da Enfermagem em Saúde Coletiva na Implementação das Práticas: Desafios e Perspectivas. 2017. (Simpósio).
    39. Oficina de Planejamento Integrado do Ensino.Levantamento sobre as competências desenvolvidas pelos professores da EEUFMG. 2017. (Oficina).
    40. Semana da Enfermagem da FCMMG.Boas práticas de Enfermagem na construção da sociedade democrática. 2017. (Outra).
    41. Seminário Atenção Integral e Segurança à Criança: desafios e perspectivas.Rede de atenção à saúde para o cuidado à criança. 2017. (Seminário).
    42. 10º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste.O compromisso das entidades de enfermagem com o que une a categoria. 2016. (Encontro).
    43. 15º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Exame de suficiência: o que avaliar?. 2016. (Seminário).
    44. 22ª IUHPE World Conference on Health Promotion.Formação e educação permanente em promoção da saúde: diferentes olhares e lições aprendidas. 2016. (Outra).
    45. 5º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção básica em saúde (SENABAS).Repensando a formação para a atenção básica em saúde nas Diretrizes Curriculares de Enfermagem. 2016. (Seminário).
    46. 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Exame de suficiência em debate. 2016. (Congresso).
    47. 73ª Reunião do Conselho Nacional da ABEn - CONABEn. 2016. (Outra).
    48. Debate Exame de suficiência na Enfermagem.Exame de suficiência: aspectos positivos e negativos para os graduandos de Enfermagem. 2016. (Outra).
    49. Encontro Nacional de Pesquisadores: avaliação compartilhada da Rede de cuidados em saúde. 2016. (Encontro).
    50. IX Semana de Enfermagem do Hospital Risoleta Tolentino Neves.A construção histórica e política da Enfermagem. 2016. (Outra).
    51. Oficina da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - Região Brasil. 2016. (Oficina).
    52. Oficina de Planejamento integrado do ensino - 2º semestre 2016. 2016. (Oficina).
    53. Oficina Metodológica: Atenção domiciliar: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS. 2016. (Oficina).
    54. Seminário Atenção Domiciliar.Atenção domiciliar em saúde: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS em Minas Gerais. 2016. (Seminário).
    55. X Semana de Enfermagem da PUC Barreiro.As contribuições da ABEn e do COREn de Minas Gerais na construção histórica e política da Enfermagem. 2016. (Outra).
    56. XXXII Semana de Enfermagem da UNIFAL.Construção histórica e política da Enfermagem. 2016. (Outra).
    57. Ouvinte: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2015. (Congresso).
    58. 15ª Conferência Nacional de Saúde. 2015. (Outra).
    59. 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro. 2015. (Seminário).
    60. 1º Encontro de Formação de monitores do PSE.Promoção da saúde: importância das ações desenvolvidas no PSE. 2015. (Encontro).
    61. 25ª Semana de Enfermagem do Campus Saúde da UFMG.Enfermagem em defesa do SUS: ética, formação e organização política. 2015. (Outra).
    62. 72ª Reunião do Conselho Nacional da ABEn - CONABEn. 2015. (Outra).
    63. 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. 2015. (Outra).
    64. Encontro Mineiro de Enfermagem/76ª Semana Brasileira de Enfermagem.Enfermagem em defesa do SUS: a caminho da 15ª Conferência Nacional de Saúde. 2015. (Encontro).
    65. Forúm de Pesquisadores e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem de. 2015. (Outra).
    66. I Conferência de Educação em Enfermagem do Rio Grande do Sul.Competências para promoção da saúde. 2015. (Outra).
    67. I Simpósio Nacional de Residências em Atenção básica e Saúde da Família.Integralidade do cuidado em serviços de atenção primária. 2015. (Simpósio).
    68. Oficina de Planejamento integrado do ensino: avaliação participativa do curriculo. 2015. (Oficina).
    69. Oficina de Planejamento integrado do ensino - 2º semestre 2015. 2015. (Oficina).
    70. Oficina de trabalho Validação de mapas de competências na atenção básica. 2015. (Oficina).
    71. Semana de Enfermagem do COREn-MG.Ética na formação e no exercício profissional. 2015. (Outra).
    72. VI Semana de Enfermagem da UFV.Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde. 2015. (Outra).
    73. XIII Conferência Iberoamerica de Educação em Enfermagem.Competências do enfermeiro no cuidado em saúde: da atenção básica às práticas avançadas. 2015. (Outra).
    74. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. Educação permanente em saúde: as mudanças nas políticas e os desafios que persistem. 2014. (Congresso).
    75. 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Graduação, Pós-graduação e o compromisso social da Enfermagem. 2014. (Seminário).
    76. 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Serviços de atenção domiciliar em saúde: realidades e necessidades. 2014. (Congresso).
    77. I Simpósio Mineiro do Serviço de Atenção Domiciliar.Atenção domiciliar: funcionamento em rede. 2014. (Simpósio).
    78. IV Encontro de Enfermagem: protagonismo da Enfermagem.Entidades de classe e sua interface no protagonismo de cuidar. 2014. (Encontro).
    79. IX Mostra Científica de Enfermagem.O Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar. 2014. (Outra).
    80. Oficina Metodológica: Atenção domiciliar e Educação permanente em saúde. 2014. (Oficina).
    81. Philosophy in the nurse´s world: troubling practice Conference.Health promotion in health insurance in Brazil: criticizing the nursing practice. 2014. (Outra).
    82. Seminário Diálogos e afetos na formação para o trabalho no SUS.Dialogando sobre experiências de Educação permanente em saúde. 2014. (Seminário).
    83. Seminário Nacional da Rede de Avaliação Compartilhada e do Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde. 2014. (Seminário).
    84. Seminário Nacional sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. 2014. (Seminário).
    85. XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería.Advocacia para a promoção da saúde na educação de enfermagem: desafios no contexto brasileiro. 2014. (Outra).
    86. 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Panorama da Educação em Enfermagem no Brasil: socialização da pesquisa do GT Educação da ABEn. 2013. (Seminário).
    87. 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Avaliação de trabalhos. 2013. (Congresso).
    88. 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Poder sobre a vida ou potências da vida: promoção da saúde em instituições religiosas. 2013. (Congresso).
    89. Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária no Estado de Minas Gerais. O cuidado à saúde na Atenção Primária. 2013. (Congresso).
    90. Debate Financiamento de uma Saúde Pública, Universal e de Qualidade. 2013. (Outra).
    91. III Mostra PróSaúde/PET Saúde de Belo Horizonte. 2013. (Outra).
    92. I Seminário da Pós-graduação em Enfermagem: pesquisa, tecnologia e inovaçaõ na saúde. 2013. (Seminário).
    93. Oficina Análise Crítica de Discurso: questões conceituais e metodológicas. 2013. (Oficina).
    94. Oficina Construção de instrumento de investigação e elegibilidade de usuários para admissão em serviços de AD. 2013. (Oficina).
    95. Seminário Desafios atuais das políticas de saúde no SUS. 2013. (Seminário).
    96. Seminário do Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar.Atenção Domiciliar: Avanços e Perspectivas para os Sistemas Públicos de Saúde. 2013. (Seminário).
    97. VI Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas na Saúde. Tensões entre operadoras, beneficiários e agência reguladora: interesses em disputa na promoção da saúde na saúde suplementar. 2013. (Congresso).
    98. XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermería. Enfermeiros migrantes no Brasil: características demográficas, fluxos migratórios e relação com o processo de formação. 2013. (Congresso).
    99. 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Transformações no ensino de enfermagem a partir da expansão dos cursos de graduação no Estado de Minas Gerais. 2012. (Congresso).
    100. 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Expansão dos cursos de graduação em Enfermagem e o desafio da qualidade. 2012. (Seminário).
    101. 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-americano de História da Enfermagem. Promoção da saúde na saúde suplementar e o trabalho do enfermeiro: elementos em análise. 2012. (Congresso).
    102. 9º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste e 1º Fórum de Escolas do Estado de Minas Gerais.O sentido do empoderamento da enfermagem e suas relações sociais no contexto do Sistema Único de Saúde. 2012. (Encontro).
    103. CIPE, SAE e Sistemas de Informação para a gestão do cuidado no âmbito do SUSo.Tecnologias para a gestão do cuidado na atenção domiciliar. 2012. (Seminário).
    104. II Encontro de Enfermagem da PUC Minas.Cenário da formação do enfermeiro no Estado de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
    105. I Semana de Integração - XV Semana de Enfermagem da UFVJM.Contextualização mundial da enfermagem no mercado de trabalho. 2012. (Outra).
    106. I Seminário de Promoção de Cultura de Paz de Vespasiano.Desafios da Cultura de paz para a promoção da saúde e cidadania. 2012. (Seminário).
    107. 11º Encontro Geral do Curso de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família. 2011. (Outra).
    108. 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Expansão dos cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais: dilemas inerentes à formação do enfermeiro. 2011. (Seminário).
    109. 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Responsabilidade da Universidade no processo de promover a saúde na sociedade brasileira. 2011. (Congresso).
    110. 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Abordagens da promoção da saúde: elementos de tensão na definição do modelo tecnoassistencial em saúde. 2011. (Simpósio).
    111. 6ª Conferência Municipal de Saúde de Jaboticatubas.Todos usam o SUS - SUS e Seguridade Social. 2011. (Outra).
    112. 7ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem.Cuidados de enfermagem e Promoção da Saúde. 2011. (Outra).
    113. Aporte conceitual e metodológico para pesquisas sobre crianças em condições crônicas.Comissão de organização. 2011. (Outra).
    114. III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Inovação nas práticas de promoção da saúde em municipios da região metropolitana de Belo Horizonte. 2011. (Seminário).
    115. Inserção, abordagens e perspectivas da promoção da saúde nos programas de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva. 2011. (Oficina).
    116. UFMG Conhecimento e Cultura - XV Semana de Graduação.As possibilidades de organização curricular e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 2011. (Outra).
    117. VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Educação, Cultura popular e Saúde: espaços na atenção à mulher e recém nascido. 2011. (Congresso).
    118. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2011. (Congresso).
    119. XI Conferencia Iberoamericana, III Encontro Latinoamerica-Europa e IV Simposio de Investigação de Educação em Enfermagem. Formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior: perfil dos alunos e implicação para a transformação do modelo de atenção. 2011. (Congresso).
    120. 12º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação de Enfermagem.Necessidades e demandas para a formação de profissionais de enfermagem reveladas na atenção domiciliar em saúde. 2010. (Seminário).
    121. 3º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Prevenindo Doenças Cardiovasculares. 2010. (Outra).
    122. 4º Seminário Mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2010. (Seminário).
    123. 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Cursos de Graduação em Enfermagem no Estado de Minas Gerais: implicações das políticas de saúde e educação. 2010. (Congresso).
    124. II Fórum Gestão pela Qualidade na Saúde. 2010. (Outra).
    125. II Seminário Gestão do Conhecimento - Agencia Nacional de Saúde Suplementar.Atenção domiciliar na Saúde Suplementar: cartografias de gestão e de cuidado. 2010. (Seminário).
    126. IV Semana de Enfermagem PUC Minas Barreiro.Gerenciamento do cuidado de enfermagem: habilidades e competências necessárias para a atuação do enfermeiro no cenário atual. 2010. (Outra).
    127. Seminário Universidade, Serviço, Comunidade: pilares para a consolidação do SUS.Promoção da Saúde, Intersetorialidade e controle social. 2010. (Seminário).
    128. V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. A Coordenação do cuidado da Equipe de Saúde da Família e as redes de atenção à saúde. 2010. (Congresso).
    129. XII Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería.Modalidades de serviços de atenção domiciliar na saúde suplementar e a inserção da enfermagem. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. SILVA, K. L.. I Fórum Mineiro de Pós-graduação em Enfermagem. 2019. (Outro).. . 0.
    2. FRANCA, B. D. ; GRILLO, M.J.C ; SILVA, K. L. ; CAMPOS, K.F.C. ; SILVA, J. A. T. A. ; BELGA, S.M.M.F. ; PEREIRA, L.D.. Educação Permanente em saúde: modos de pensar e fazer gestão, atenção, formação e participação no e para o SUS. 2019. Outro
    3. SILVA, K. L.; PEREIRA, M. O. ; MONTENEGRO, L. C. ; BARONI, F. C. A. L. ; MARTINS, E. F.. I Encontro de ex-alunos do século XXI da Escola de Enfermagem da UFMG. 2018. Outro
    4. LANA, F.C.F. ; SILVA, K. L. ; DIAS, A. M. ; VELOSO, I. S. C. ; FELISBINO, M. ; MATOZINHOS, F. P.. I Simpósio de Atenção Primária à Saúde: 20 anos de Internato Rural de Enfermagem UFMG. 2018. Outro
    5. SILVA, K. L.. 11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica - 11ª JBEG. 2017. (Outro).. . 0.
    6. SILVA, K. L.; PEREIRA, M. O. ; VILLA, E. A.. Oficina de Planejamento Integrado do Ensino 2017-2. 2017. Outro
    7. LATINI, F. ; SILVA, K. L.. Oficina de Planejamento integrado do Ensino: avaliação participativa do currículo. 2016. Outro
    8. SILVA, K. L.; LATINI, F. ; SOUZA, K.V. ; GAZZINELLI, M.F.C.. Oficina de Planejamento integrado do Ensino 2º semestre 2016. 2016. Outro
    9. SILVA, K. L.. Oficina metodológica Atenção domiciliar: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS. 2016. (Outro).. . 0.
    10. SILVA, K. L.; AKERMAN, M. ; SA, R. F. ; MOYSES, S. T. ; MENDES, R. ; ZANCAN, L. ; PRADO, V. ; ROCHA, D.. 22ª IUHPE World Conference on Health Promotion. 2016. Congresso
    11. SILVA, K. L.; MONTENEGRO, L. C. ; CAÇADOR, B.S. ; ANDRADE, A. M. ; SENA, R. R.. Conselho Consultivo das Escolas e Faculdades de Enfermagem do Estado de Minas Gerais. 2014. Outro
    12. SILVA, K. L.; Sena, Roseni Rosângela ; VIANA, J.A. ; BELGA, S.M.M.F. ; ARAÚJO, F.L.. Seminário Promoção da Saúde. 2014. Outro
    13. SILVA, K. L.. III Mostra Pró-saude/PET Saúde de Belo Horizonte. 2013. (Outro).. . 0.
    14. SILVA, K. L.. 9º Encontro de Enfermagem da Região Sudeste e 1º Fórum das Escolas de Enfermagem de Minas Gerais. 2012. (Outro).. . 0.
    15. SILVA, K. L.; GOMES, L.. II Jornada Acadêmica do Curso de Gestõ de serviços de Saúde. 2012. Outro
    16. SILVA, K. L.. Expansão dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Estado de Minas Gerais: relaçoes entre políticas de saúde e de educação. 2011. (Outro).. . 0.
    17. SILVA, K. L.. VI Seminário de Avaliação do Curso de Gestão de Serviços de Saúde. 2011. (Outro).. . 0.
    18. SILVA, K. L.; LIMA, K.M.S.V.. Narrativa na Pesquisa Qualitativa: Usos e Métodos. 2011. Outro
    19. DUARTE, Elysângela Dittz ; SILVA, K. L. ; TAVARES, T.S. ; PAULA, C.M. ; SILVA, B.C.N.. Seminário Aporte conceitual e metodológico para pesquisas sobre crianças com condições crônicas. 2011. Outro
    20. SILVA, K. L.. II Seminário Atenção Domiciliar na Saúde Suplementar: cartografias de gestão e de cuidado. 2010. (Outro).. . 0.
    21. SILVA, K. L.. II Seminário Atenção domiciliar: uma experiência substitutiva na saúde?. 2010. (Outro).. . 0.
    22. SILVA, K. L.. Seminário Atenção Domiciliar na Saúde Suplementar: cartografias de gestão e de cuidado. 2009. (Outro).. . 0.
    23. SILVA, K. L.. 60º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).. . 0.
    24. SILVA, K. L.. Abordagem do cuidado em currículos de Escolas de Enfermagem do Estado de Minas Gerais. 2005. (Outro).. . 0.
    25. SILVA, K. L.. 6º Encontro Mineiro dos Estudantes de Enfermagem. 2002. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46