Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Regina Coeli Machado e Silva

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) , doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (1999) e pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Nacional de Brasília(2006). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Sociedades Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e antropologia, literatura e sociedade, literatura brasileira contemporânea, estética do mal, antropologia e educação, etnografia escolar, imigração, identidade e fronteiras. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa de Estudos Interdisciplinares: políticas linguísticas, diversidade e fronteiras. Participante dos Grupo de Pesquisa Construções socioculturais da Tríplice Fronteira/UNILA, Poéticas do imaginário e memória, Confluências da ficção, história e memória na literatura e nas diversas linguagens. Participa da RIENN (Red de investigación etnográfica con ñinos e ñinas), formada com investigadores de 20 instituições em 9 países. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2363165959973338 (21/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação e Letras, Centro de Edcuação e Letras. Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 Pólo Universitário 85870900 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 961 Telefone: (45) 35768142 Fax: (45) 35752733
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Em escola de fronteira: autoentendimentos compartilhados e segredo publico
      Descrição: Compreender as formas paradoxais de presentificação do Estado-Nação brasileiro pela singularidade da fronteira, interrogando sobre modos de vida de pessoas que vivem, por meio do trabalho, a disjunção entre o ilegal e o ilegítimo, entre o ilícito e o rotineiro, em uma escola pública em Foz do Iguaçu, do lado brasileiro da fronteira entre Paraguai e Argentina, é o objetivo desta proposta. Trata-se de pessoas que transportam mercadorias de Ciudad del Este, Paraguai, para Foz do Iguaçu, Brasil, fora da cota permitida, atividade tipificada como crime de contrabando e descaminho. A escola é tomada como um espaço social privilegiado em que os atos do Estado são feitos ? na forte presença da governabilidade dos programas educacionais nacionais, nas práticas e nos saberes escolares, e (des) feitos ? nas formas de experimentação e de engajamento, advindas das injunções entre a legitimidade e a ilegalidade dessa atividade no bairro onde está situada. Sob esse prisma, a escola é inseparável e participa ativamente da vida local, perpassada pelas tensões das diferentes lógicas (política, jurídica e educacional) implicadas nos atos do Estado que nela convergem. Tal perspectiva analítica não e? nova em relação a outros contextos sociais e institucionais, cujas estruturas estão imbricadas em situações em que, apesar de as vidas de pessoas e grupos sociais parecerem estar suprimidas ou invisíveis, constituem-se em forças constituídas reciprocamente. Esse talvez seja o maior desafio analítico: ver como os grupos locais são constituídos por essa experiência paradoxal na fronteira e interrogar a respeito dos processos de sua legitimação, aqui compreendidos como um segredo público do qual a escola é parte. Pretendo, assim, acompanhar agenciamentos políticos que se curvam e que escapam aos dispositivos de poder implicados nas categorias e nas codificações da legalidade. A singularidade dessas experiências compartilhadas entre pais, adultos, crianças, professores e outros agentes na escola pode permitir outros diálogos e, assim, ampliar nossa compreensão dos espaços intermediários para além da linguagem da contenção em que configura o Estado+Nac?a?o.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Regina Coeli Machado e Silva - Coordenador / Laura Duarte Marinoski - Integrante / Jefferson Leite Vilela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 3
      Membro: Regina Coeli Machado e Silva.
    2. 2019-Atual. Narrativas de fronteiras e travessias entre Argentina, Brasil e Paraguai
      Descrição: O projeto tem como objetivo identificar imaginários existentes na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina em diferentes práticas e narrativas ficcionais ?romances, contos, poemas, filmes, documentários, etc. A expressão imaginário é aqui usada em sentido amplo e inclui as memórias, significados, metáforas e imaginação sobre essa fronteira tripla. Práticas e Imaginários sobre fronteiras tendem a enfatizar noções associadas a espaços vazios a serem ocupados (dependendo do ponto de vista e da motivação), lugares inóspitos, sem lei e sem ordem. Quando se trata de fronteiras geopolíticas entre estado-nações, esse imaginário se adensa na ideia de vigilância, controle, perigo e outros riscos. O tema dos imaginários sobre espaços geográficos é comum à antropologia e à crítica literária, como também à história e à sociologia. Romances, poemas e relatos de viagem foram estudados como ?estruturas de atitudes e de referências? imperialistas frente ao Oriente e à relação colonizado/colonizador, como possibilitando a criação de comunidades imaginadas de pertencimento nacionalista, de sentimentos patrióticos e de instrumentos pedagógicos e mesmo compondo uma geopoética. Abordar horizontes imaginativos próprios às fronteiras antropologicamente nas narrativas escritas, fílmicas ou de documentários supõe tomar a ficção como meio para tematizar nossas semelhanças e diferenças e repensar as inúmeras situações vividas na fronteira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Coeli Machado e Silva - Coordenador / Jefferson Leite Vilela - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Regina Coeli Machado e Silva.
    3. 2016-2018. Escola em contexto: cidadania e fronteiras, do lado brasileiro com o Paraguai e Argentina
      Descrição: O objetivo deste projeto é conhecer as formas de experimentação e de engajamento encontradas em uma escola pública em Foz do Iguaçu, lado brasileiro da fronteira entre Paraguai e Argentina, como indissociáveis do modo de vida nesse contexto, caracterizado pelas fronteiras incertas entre o dentro e o fora do Estado-Nação e o legal e o ilegal, dada a centralidade das atividades de transporte ilegal de mercadorias. A suposição é de que na escola é possível apreender as ambiguidades entre Estado-Nação brasileiro e suas fronteiras geopolíticas, pois as relações, as práticas e os saberes no cotidiano nela compartilhados é ?o Estado em ato?, a nação e o Estado se (des)fazendo no dia a dia da vida dos alunos, dos pais e dos professores. Para o controle estatal, a fronteira vista como lugar de práticas ilícitas é persistente e ganha materialidade na relação entre vida e trabalho de muitos que transportam mercadorias ilegalmente. Parece ocorrer aí uma disjunção nas prerrogativas da cidadania ao expor uma incerteza quanto aos direitos e aos deveres nela supostos, em contraposição à vida na ilegalidade. Contudo, os filhos dessas pessoas podem estar matriculados na escola em questão, reiterando as ambiguidades do Estado: por um lado, nela ocorrem mediações que colocam sob suspeita o alcance do Estado-Nação, visíveis no autoentendimento dos atores envolvidos nessa atividade, incluindo alunos, professores, pais e outros agentes. Por outro, o Estado-Nação mantém seu controle, por meio de políticas e programas educacionais. Assegurar a sobrevivência por um trabalho considerado ilegal e buscar outras formas de participação social possíveis, por meio e em interação com a escola (forma institucional inseparável desse modo de existência marcado por uma disjunção paradoxal, fora do Estado, mas dele emergente), seria uma protocidadania em direção contrária? Para isso, a pesquisa etnográfica propõe uma estratégia sinuosa ao ter a escola como espaço possível de apreensão de experiências além dela. Entre as contribuições esperadas estão a consolidação de grupo e de linha de pesquisa do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar Sociedade, Cultura e fronteiras; fornecimento de subsídios para conteúdos programáticos de disciplinas na graduação e na pós-graduação, formação de recursos humanos e, principalmente, divulgação de conhecimentos por meio da interlocução entre pesquisadores, estudantes e professores do ensino básico e médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Regina Coeli Machado e Silva - Coordenador / Thiago Pelegrinelli Engelage - Integrante / Janaina de Jesus Lopes Santana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
      Membro: Regina Coeli Machado e Silva.
    4. 2012-2014. Juventude e dramas de moralidade: dissonancias nas praticas de leitura e de escrita em uma escla de periferia em Foz do Iguacu
      Descrição: A ser desenvolvido com alunos e professores de uma escola pública estadual, de ensino básico e médio, em um bairro pobre de periferia em Foz do Iguaçu, Paraná, o objetivo deste projeto é discutir os desdobramentos, nessa escola, das dissonâncias entre o sistema nacional de avaliação escolar, que parte do suposto da desigualdade de acesso dos bens culturais e, ao mesmo tempo, desconsidera os gêneros literários de sucesso comercial. Esse parece ser também o pressuposto reiterado por alguns professores da escola durante nossos primeiros contatos, pois, as categorias de percepção que eles adotam em relação aos alunos lhes impõem uma visibilidade extremamente negativa e, implicitamente, ao tomar o acesso escolar pelo suposto da igualdade de condições quanto à apreciação e percepção, atribuem aos alunos a responsabilidade pelo próprio fracasso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Coeli Machado e Silva - Coordenador / Maria Elena Pires Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Regina Coeli Machado e Silva.
    5. 2012-Atual. Profanare: estetica do mal e do horror em Rubem Fonseca
      Descrição: Problematizando a relação literatura e sociedade e considerando que as narrativas brasileiras contemporâneas têm tomado como tema recorrente as vacilantes fronteiras que demarcam a identidade humana, este projeto é um desdobramento do projeto ?Entre a Sacralidade e a precariedade da vida: o mal e a natureza humana nas narrativas literárias contemporâneas? e tem os seguintes objetivos: a) aprofundar reflexões para uma antropologia das narrativas literárias compreendendo-as como expressões que desvelam tramas sociais compartilhadas e problemas cognitivos não imediatamente perceptíveis na cultura; b)explorar a sacralidade da vida, para além e aquém do religioso, como uma idéia-valor englobante que, de fora, dá inteligibilidade aos temas vinculados à estética do mal e do horror e c)estudar, na narrativa de Rubem Fonseca, as formas de atualização do mal, por meio das experiências limítrofes, com suas tensões envolvendo o significado da natureza humana, com enredos envolvendo crimes, doenças, limitações físicas e mentais, e atos violentos nas relações interpessoais e intrafamiliares. A metodologia a ser utilizada baseia-se na análise a fontes secundárias, a etnografias sobre os múltiplos efeitos da biotecnologia na sociedade contemporânea, a fontes bibliográficas de teorias antropológicas da arte, ocidentais e contemporâneas, e a análise da produção literária de Rubem Fonseca. Espera-se, assim, obter contribuições específicas para uma antropologia da arte e correlativamente da literatura, explorar essa opção teórica e metodológica como um dos meios para a compreensão de questões da cultura brasileira contemporânea e, sobretudo, contribuir para a formação discente na graduação, no Mestrado em Letras e no Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Regina Coeli Machado e Silva - Coordenador / Vera Regina Vargas Dupont - Integrante / Diana Heck - Integrante / Jean Carlo Bresolin - Integrante / Ana Paula Gomes Rosa Costa - Integrante. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Regina Coeli Machado e Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. III Congresso Internacional de Psicologia: Representações Sociais do Século XXI. A cultura da escola frente à cultura da fronteira. 2015. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (21)
      1. GUIZZO, A. R. ; NIHEI, O. K. ; SILVA, R. C. Machado e. ; CORTEZ, M.. Humanidades nas Fronteiras: controvérsias contemporâneas. 2019. Congresso
      2. DANTAS-WHITNEY, M. ; ANGELES, C. ; GUERRERO, A. ; Milstein, Diana ; PRATT, K. L. ; SILVA, R. C. Machado e.. I Forum on Ethnographic Investigations with Children and Youth. 2019. Outro
      3. GANDULFO, C. ; Milstein, Diana ; DANTAS-WHITNEY, M. ; GUERRERO, A. ; SILVA, R. C. Machado e.. V Simpósio Internacional Encuentros Etnográficos con niñas, niños y jóvenes en contextos educativos y II Simpósio Internacional de Investigações cualitativas con participación de niñas, niños , adolescentes y jóvenes. 2018. Congresso
      4. SILVA, R. C. Machado e.. Congresso Internacional Humanidades na Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas. 2017. (Congresso).. . 0.
      5. SILVA, R. C. Machado e.. IX Encontro Internacional de Letras e III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2017. (Congresso).. . 0.
      6. SILVA, R. C. Machado e.. Coordenação de Simpósio Como pensamos hoje Diferentes processos artísticos? Interdisciplinaridade, estética e saberes nas humanidades. 2017. (Congresso).. . 0.
      7. SILVA, R. C. Machado e.. IV Simpósio Internacional Encontros Etnográficos com Crianças, adolescentes e jovens em contextos educativos. 2016. (Congresso).. . 0.
      8. SILVA, R. C. Machado e.. Coordenação de GT Fronteira e Educação. 2015. (Congresso).. . 0.
      9. SILVA, R. C. Machado e.; Milstein, Diana. Coordenação de GT Modos de existência y formas de conocimiento: socialidades, estética y politica. 2014. Congresso
      10. SILVA, R. C. Machado e.. I Encontro Internacional sociedade, cultura e fronteiras: interdisciplinaridade em foco. 2013. (Congresso).. . 0.
      11. SILVA, R. C. Machado e.; Borges, Antonádia ; Milstein, Diana. Coordenação de GT Modos de existência y formas de conocimiento: educatión, política e estética. 2013. Congresso
      12. SILVA, R. C. Machado e.. Coordenador do Simpósio Linguagem, cultura e Identidade. 2010. (Outro).. . 0.
      13. SILVA, R. C. Machado e.. Comissão científica do IV Encontro Internacional de Letras e I Seminário do Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte e Sociedade. 2010. (Outro).. . 0.
      14. SILVA, R. C. Machado e.. III Encontro Internacional de Letras e I Encontro Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2009. (Congresso).. . 0.
      15. SILVA, R. C. Machado e.. IX Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. 2009. (Congresso).. . 0.
      16. SILVA, R. C. Machado e.. Seminário Pesquisas na Tríplice Fronteira: percursos e debates. 2009. (Outro).. . 0.
      17. SILVA, R. C. Machado e.. Coordenador do simpósio Cultura, arte e linguagem no III Encontro Internacional de letras. 2009. (Congresso).. . 0.
      18. SILVA, R. C. Machado e.. VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. 2008. (Outro).. . 0.
      19. SILVA, R. C. Machado e.. Mesa temática Educação e Cultura no VIII SEU - Seminário de Extensão da UNIOESTE. 2008. (Outro).. . 0.
      20. SILVA, R. C. Machado e.. Comissão Científica do XXI ENPAESP - Encontro parananense e novas diretrizes. 2004. (Outro).. . 0.
      21. SILVA, R. C. Machado e.. Organização de GT Antropologia da Pessoa: processos de individualização na sociedade contemporânea. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31