Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcelo Gattermann Perin

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), especialização em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Fez estágio pós-doutoral em Marketing na Universidad de Murcia (2009) e na Universidade Ramon Llull - La Salle Campus Barcelona (2019). Foi coordenador do Comitê de Assessoramento da área de Administração e Economia da FAPERGS e do CNPq e do Comitê de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas da FAPERGS. Atuou como docente e pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor e pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: orientações estratégicas, inovação, performance organizacional, sustentabilidade, e interação Universidade-Empresa. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2018-2019. Estudando a adocao de ecossistemas de software
      Descrição: (Edital PUCRS BPA/PRAIAS 2018) Este projeto tem como objetivo principal identificar, caracterizar e compreender os fatores que influenciam na adoção de um ecossistema de software sob o ponto de vista dos desenvolvedores de software, e investigar como essas características influenciam na adoção desses ecossistemas. Os objetivos específicos do projeto são: a) revisar a literatura no tópico de ecossistemas de software; b) detalhar o entendimento sobre os fatores que influenciam na escolha de uma plataforma/ecossistema; c) caracterizar as motivações intrínsecas e extrínsecas de desenvolvedores de software ao escolherem um ecossistema/plataforma de software; d) disseminar os fatores que motivam a adoção de ecossistemas na academia (e.g., Salão de Iniciação Científica, workshops nacionais) e indústria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / SABRINA SANTOS MARCZAK - Coordenador / Fernando Figueira Filho - Integrante / Cleidson de Souza - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    2. 2018-Atual. A relacao entre a Orientacao ao Empreendedorismo, a Capacidade Absortiva e a Inovacao Radical
      Descrição: (Produtividade em Pesquisa - CNPq 12 / 2017; Edital MCTIC/CNPq 28 / 2018) Em contextos de alta turbulência, as descontinuidades do ambiente são difíceis de gerenciar pelas empresas na medida em que exigem diferentes estruturas de produtos, mudam a lógica de um setor econômico, destroem as competências existentes nas empresas, criam novas redes de valor, exigindo investimentos tecnológicos das empresas, porém com resultados incertos . Neste contexto, a orientação para o empreendedorismo (OE) e a inovação são consideradas como principais impulsionadoras do sucesso empresarial de longo prazo. Muitos estudos demonstraram a associação positiva entre a OE e a inovação, e dessas com o desempenho da empresa. O raciocínio por trás desta afirmação é o de que as empresas inovadoras respondem aos desafios ambientais em um ritmo mais rápido e exploram melhor as oportunidades de mercado quando comparadas às empresas sem capacidade de inovar. Nessa linha, as empresas com alta OE mostram habilidades específicas para identificar e explorar oportunidades ao reconfigurar recursos para obter vantagem competitiva), sendo caracterizadas pelo seu compromisso com a inovação, especialmente a inovação radical (IR). De fato, a inovação é essencialmente um resultado de identificação e exploração de oportunidades únicas, as quais ocorrem devido às assimetrias de conhecimento entre empresas. Assim, as empresas se adaptam principalmente pela criação, incorporação e resposta a novos conhecimentos. Empresas com capacidades superiores de desenvolvimento de conhecimento possuem maior habilidade de adaptação e, portanto, maior capacidade para direcionar seu caminho para a vantagem competitiva, tendo sua atuação associada à dinâmica do cenário competitivo. Os resultados proporcionados pelos esforços das empresas acabam determinando suas normas de inserção e permanência no ambiente competitivo, além de estruturar o funcionamento do mercado como um todo. A importância concedida aos recursos e capacidades adotados faz com que o desempenho econômico das empresas esteja, em grande parte, relacionado à capacidade empresarial de absorção, entendimento e uso de novos conhecimentos, definida como a capacidade absortiva (CA) da empresa. Essa habilidade adquire um papel fundamental na geração e aplicação de novos conhecimentos, podendo influenciar diretamente a criação e o aperfeiçoamento de produtos e processos da empresa, principalmente no que se refere a processos de inovação. O aumento da complexidade no ambiente de negócios torna relevante a necessidade de criar novas capacidades e estratégias nas empresas. Empresas ativas precisam se adaptar constantemente a novas condições de mercado e precisam desenvolver capacidades que impulsionem suas atividades e o seu desempenho. Tais características requerem maior velocidade de resposta, pois a probabilidade de a concorrência reagir antes é alta, além de os clientes serem muito susceptíveis a mudanças em suas preferências. Em tais ambientes, onde há maior incerteza de mercado e turbulência tecnológica, cresce a tendência de busca por IRs, além do uso de conhecimento externo, em geral de fontes ditas science-push, comumente ligadas a parcerias com universidades. Com essa perspectiva, a presente pesquisa pretende avaliar a dinâmica da relação entre a OE e a IR, sob a interferência da CA. De forma complementar, considera-se analisar a influência em tal na dinâmica das características de ambientes com incerteza e turbulência, bem como da interação da empresa com universidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador / Guilherme Trez - Integrante / Eliane Pereira Zamith Brito - Integrante / Juan Cegarra Navarro - Integrante / Sampaio, Cláudio Hoffmann - Integrante / Simões, Cláudia - Integrante / Paloma Antonio - Integrante / Josep Miquel Piqué-Huerta - Integrante / Leonardo Augusto Garnica - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    3. 2016-2018. INCOBRA - Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation Between Brazil and the European Union
      Descrição: O projeto INCOBRA é composto de um consórcio de 13 organizações nacionais e internacionais, coordenado pela SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação. O projeto tem como objetivo principal mapear e incentivar atividades de cooperação de PD entre organizações brasileiras e europeias, e será custeado com recursos de um edital Horizon 2020 da Comunidade Europeia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Gabriela Cardozo Ferreira - Integrante / Gustavo Dalmarco - Coordenador / Lisilene Mello da Silveira - Integrante / Fabiane Pellini Souza - Integrante / Bruna Lau Bandeira de Mello - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    4. 2014-2018. Interacao Universidade-Empresa: uma visao mercadologica
      Descrição: (Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014 / Edital Pesquisador Gaúcho - FAPERGS) Este projeto tem como questão de pesquisa a análise dos diferentes intervenientes no processo de transferência de conhecimento por parte das universidades gaúchas e brasileiras. No entanto, a análise a ser desenvolvida será direcionada pela perspectiva do empresário e pelas dimensões ou atributos por ele considerados para a sua adesão em uma interação com a universidade. Além disso, serão consideradas no estudo as lentes do conhecimento acadêmico da área de Marketing, propriamente para avaliar a visão empresarial no que tange aos benefícios gerados no seu desempenho pelo processo de interação universidade-empresa. Como resultado, espera-se identificar e caracterizar potencialidades e gargalos, de forma que, comparativamente aos modelos com ênfase na gestão acadêmica, possam ser indicadas diretrizes de ação que venham a melhorar a eficiência do processo. Especificamente, pretende-se o entendimento dos motivadores por parte das empresas para o engajamento na interação com a universidade e a ponderação destes motivos com aqueles já definidos na literatura como motivos dos pesquisadores acadêmicos. A partir daí, considerando-se as posturas estratégicas registradas na literatura de Markteting, buscar-se-á a proposição de um modelo aprimorado de gestão do processo de transferência de conhecimento no contexto da interação universidade-empresa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador / Guilherme Trez - Integrante / Gabriela Cardozo Ferreira - Integrante / William E. Baker - Integrante / Alessandra Freitas Soria - Integrante / Simões, Cláudia - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Integrante / Ernani Carvalho da Costa Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    5. 2014-2017. Processamento (In)Consciente das Tarefas de Rejeicao e os Efeitos na Satisfacao com a Decisao (Chamada Universal ? MCTI/CNPq No 14/2014)
      Descrição: Pesquisas que envolvem tarefas de escolhas são bem difundidas e extensamente pesquisadas, porém quando se trata de tarefas de rejeição estes achados ainda são pouco explorados (Laran & Wilcox, 2011). Esta tarefa ocorre por meio da eliminação de opções, sendo que o seu objetivo é buscar a alternativa que possui o menor número de aspectos negativos, chegando a melhor decisão. Porém, quando se trata de tarefas onde existe uma grande quantidade de atributos, o pensamento consciente é limitado pela baixa capacidade de consciência no momento da tomada de decisão. Já o pensamento inconsciente não tem essa restrição, pois possui uma capacidade maior de processamento de informação. Como base nestes pressupostos tem-se como objetivo investigar os efeitos do pensamento (consciente vs. inconsciente) e da complexidade da tarefa (simples vs. complexas) na satisfação com a decisão para consumidores que estão em processo de rejeição de escolha. Para tanto, uma série de seções experimentais será realizada, sendo precedida pela realização de uma revisão sistemática e meta-analítica da literatura de tomada de decisão, rejeição e teoria do pensamento inconsciente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Kenny Basso - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Coordenador / Carina Pasqualotto - Integrante / Wagner Ladeira - Integrante / Márcia Horowitz Vieira - Integrante / Fernando de Oliveira Santini - Integrante / Clécio Falcão Araújo - Integrante / Marcus Cunha Junior - Integrante / Ana Rita Callegaro - Integrante / Graziele Camargo Kemmerich - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    6. 2014-2014. Melhorando o Desempenho do Desenvolvimento do Software Gaucho Atraves do Aprendizado das Praticas de Colaboracao e do Perfil do Profissional de Equipes Ageis
      Descrição: (Edital BPA PUCRS / 2014) Este projeto tem como objetivo a realização de uma pesquisa científica na área de Engenharia de Software a fim de aprofundar empiricamente o entendimento do papel da colaboração no desenvolvimento de software adotando métodos ágeis e do seu impacto no desempenho dos resultados alcançados pela equipe. Com este entendimento, visa-se contribuir para se melhorar o desempenho de equipes de desenvolvimento de software e a qualidade do software desenvolvido no Estado, melhor preparando profissionais de TI para atuar junto a empresas locais, brasileiras e internacionais que aqui se encontram. A utiliza uma abordagem mista, baseada em métodos qualitativos e quantitativos. Estudos de casos múltiplos serão conduzidos buscando responder às questões de pesquisa definidas. A coleta e análise de dados vão seguir uma abordagem de análise baseada em redes sociais, adotada anteriormente com sucesso pela proponente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / SABRINA SANTOS MARCZAK - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    7. 2014-2014. Processamento inconsciente das tarefas de escolha e rejeicao na tomada de decisao
      Descrição: (Edital BPA PUCRS / 2014) Constantemente consumidores se deparam com diversas informações para a tomada de decisão. Os tomadores de decisão podem escolher a melhor alternativa dentre um conjunto maior de opções a partir de duas direções. A primeira é a tarefa de escolha onde as opções estão baseadas na melhor alternativa, geralmente a partir de características positivas. A segunda opção é a tarefa de rejeição que ocorre por meio de eliminação de opções chegando até a melhor decisão (Meloy; Russo, 2004). Estudos anteriores já identificaram que as tarefas de escolha consciente têm como objetivo principal a busca de uma opção que seja agradável, por outro lado quando a tarefa é realizada por eliminação das opções (rejeição) é perseguida a que possui o menor número de aspectos negativos. Demonstrando que dependendo do objetivo da tarefa (escolha vs. rejeição) o decisor pode chegar a resultados distintos. Pesquisas que envolvem tarefas de escolhas são bem difundidas e extensamente pesquisadas, porém quando se trata de tarefas de rejeição estes achados ainda são pouco explorados (Laran; Wilcox, 2011). A teoria do pensamento inconsciente (do inglês, UTT, Unconscious Thought Theory) postula que o indivíduo tem uma escolha mais assertiva quando utiliza do pensamento inconsciente para tarefas de escolha complexa, do que quando processa a informação através do pensamento consciente. O pensamento inconsciente é definido como "uma relevante tarefa cognitiva e/ou afetiva que ocorrem fora da consciência" (Dijksterhuis, 2004, p. 586). Um segundo postulado da UTT é que para tomadas de decisão menos complexas o pensamento consciente possui um desempenho melhor em relação ao inconsciente. O que se pode constatar é que Dijksterhuis e colegas concentraram em seus estudos sobre o pensamento inconsciente em tarefas de escolhas complexas e simples, e deixaram de abordar como a tarefa de rejeição impacta no pensamento inconsciente. Visando atender esta lacuna teórica o presente projeto tem como objetivo, examinar o papel do pensamento inconsciente em relação às tarefas (seleção vs. rejeição) do consumidor, ou seja, em qual momento pensamento inconsciente possui vantagem sobre o pensamento consciente quando o tomador de decisão utiliza uma tarefa de rejeição, seja para decisões simples ou complexas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Coordenador / Carina Pasqualotto - Integrante / Wagner Ladeira - Integrante / Fernando de Oliveira Santini - Integrante / Clécio Falcão Araújo - Integrante / Marcus Cunha Junior - Integrante / Ana Rita Callegaro - Integrante / Graziele Camargo Kemmerich - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    8. 2013-2015. Orientacao ao Empreendedorismo, Incerteza Ambiental e Desempenho: o caso da Distancia Cultural
      Descrição: (Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES 18 / 2012) O objetivo geral desta pesquisa é o de avaliar o impacto da OE no sucesso de entrada de empresas em mercados externos, sob a influência moderadora da distância cultural (incerteza do ambiente) e mediadora da aprendizagem orientada ao mercado, considerando o contexto de empresas do Brasil. Para tanto, os seguintes objetivos específicos serão considerados: a) avaliar o impacto da OE no sucesso de entrada em mercados externos; b) avaliar a influência moderadora que a distância cultural exerce sobre a relação OE x sucesso entrada de mercados externos; c) avaliar a influência mediadora que a aprendizagem orientada ao mercado exerce sobre a relação OE x sucesso entrada de mercados externos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador / William E. Baker - Integrante / Mirela Jeffman dos Santos - Integrante / Mauren do Couto Soares - Integrante / Sampaio, Cláudio Hoffmann - Integrante / Simões, Cláudia - Integrante / Paloma Antonio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    9. 2012-2015. Intencao de compra de emagrecedores por mulheres da classe C brasileira pertencentes a geracao Y
      Descrição: (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) Baseando-se na busca por um ideal de beleza aceito como um sinônimo de saúde, estabelece-se uma contraditória relação entre a beleza idealizada e a saúde, pois não significa que exista uma relação direta entre a beleza ideal e a manutenção da saúde. Tal situação descreve um aspecto de um país como o Brasil, no qual existem belas praias nas quais as mulheres demonstram sua atenção ao corpo tentando enquadrar-se a uma beleza física tida como ideal. Nesta questão aparecem em auxílio dessa busca pela beleza idealizada, e supostamente da saúde, produtos voltados ao emagrecimento. Tais produtos, têm como público-alvo em especial mulheres jovens, que na busca por uma autoimagem mais alinhada com a beleza ideal podem vir a consumir estes produtos indiscriminadamente, sem acompanhamento de um médico. Embora as causas para o consumo de emagrecedores por mulheres possam ser aparentemente conhecidas, na área de comportamento do consumidor quais fatores poderiam explicar este fenômeno? Buscando uma elucidação para esta questão, à luz da ciência, desenvolveu-se o presente projeto. Para coletar os dados serão utilizadas duas estratégias de investigação sendo que na primeira utilizar-se-á de grupos de foco para definir o modelo teórico e seguido pela aplicação de questionários (survey). Como método de análise utilizar-se-á na parte qualitativa a observação participante combinada com Análise de Conteúdo a posteriori de abordagem qualitativa e interpretativa. O modelo resultante deste projeto será construído com o auxílio de análise fatorial exploratória e confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais (MEE).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Sampaio, Cláudio Hoffmann - Coordenador / Rafael Mendes Lübeck - Integrante / Márcia Horowitz Vieira - Integrante / Fernando de Oliveira Santini - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    10. 2012-2014. On the Performance of Distributed Software Projects
      Descrição: This project aims to investigate characteristics that impact on the performance of distributed software projects. Sponsored by Dell Inc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / SABRINA SANTOS MARCZAK - Coordenador / rafael PRIKLADNICKI - Integrante / Josiane Kroll - Integrante / Alan Santos - Integrante / Christiano Ayub - Integrante / Lucélia Chipeaux - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    11. 2011-2018. Antecedentes do Sucesso de Novos Produtos em Mercados Internacionais
      Descrição: (Produtividade em Pesquisa - PQ ? 2010) O presente projeto busca explorar o papel da Orientação para Empreendedorismo (OE) e das Redes de Relacionamento Externo (RRE) em conjunto com as outras variáveis moderadoras que estão normalmente associadas à necessidade de adaptação do mix de marketing e ao sucesso de entrada em mercados externos: a distância cultural e a ocorrência de eventos imprevistos. A principal razão para estudar essas duas barreiras à entrada é a de que, embora ambas possam moldar a compatibilidade dos mercados estrangeiros, elas representam fenômenos muito diferentes: barreiras de entrada conhecidas x desconhecidas. Os estudos anteriores normalmente se concentram nas barreiras conhecidas, aquelas que são esperados antes da entrada, como a distância cultural e a econômica entre o mercado doméstico e externo, além do risco e da concorrência no mercado externo (Gielens; Dekimpe, 2007; Johnson; Tellis , 2008; Mitra; Golder, 2002; Petersen; Pedersen, 2004). Já o tema de barreiras desconhecidas ainda se encontra pouco estudado. Entende-se que o papel do OE no sucesso de entrada em mercados externos possa mudar em função de serem as incompatibilidades conhecidas ou desconhecidas. Assim, a contribuição esperada do projeto não é apenas identificar os moderadores específicos do impacto das RREs no sucesso de entrada em ambientes externos (distância cultural e ocorrência de eventos imprevistos) sob a influência da OE, mas também a de vincular esses moderadores a um contexto ambiental mais amplo, o de barreiras de entrada conhecidas e desconhecidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    12. 2011-2013. Barreiras de Entrada em Mercados Internacionais ? O papel do Empreendedorismo e das Redes de Relacionamento
      Descrição: (Edital FAPERGS 006/2010 - Programa Pesquisador Gaúcho) O objetivo geral desta pesquisa é o de avaliar o impacto das Redes de Relacionamento Externo e da Orientação ao Empreendedorismo na capacidade de adaptação do mix de marketing quando da entrada de empresas em mercados externos, sob a influência moderadora da distância cultural e da ocorrência de eventos imprevistos, considerando o contexto de empresas do Brasil, comparativamente ao contexto dos Estados Unidos, de Portugal e de Israel. Para tanto, os seguintes objetivos específicos foram considerados: a) avaliar o impacto cruzado das Redes de Relacionamento Externo e do Orientação ao Empreendedorismo na adaptação do programa de marketing; b) avaliar a influência moderadora que a distância cultural exerce sobre a relação entre a interação Redes de Relacionamento Externo x Orientação ao Empreendedorismo e a adaptação do programa de marketing; c) avaliar a influência moderadora que a ocorrência de eventos inesperados exerce sobre a relação entre a interação Redes de Relacionamento Externo x Orientação ao Empreendedorismo e a adaptação do programa de marketing. Particularmente, o projeto pretende uma contribuição específica ao setor exportador do estado do Rio Grande do Sul, focando em razões / barreiras para o sucesso das empresas exportadoras gaúchas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador / Claudio Hoffmann Sampaio - Integrante / William E. Baker - Integrante / Cláudia Maria Neves Simões - Integrante / Amir Grinstein - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    13. 2011-2013. Praticas e metricas aplicadas a inovacao, marketing e gestao do conhecimento
      Descrição: (EDITAL 059/2010 CAPES-PROSUP) O Curso de Doutorado em Administração da PUCRS-UCS possui uma linha geral de pesquisa, denominada Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. A partir desta linha, o projeto Práticas e Métricas Aplicadas à Inovação, Marketing e Gestão do Conhecimento subdivide-se em subprojetos de pesquisa em dois eixos: 1) Inovação e Competitividade e 2) Competitividade e Mercado. No eixo Inovação e Competitividade o projeto tem por objetivo estudar as dimensões relacionadas com a gestão da inovação e a competitividade como fonte de crescimento, em um contexto de desenvolvimento sustentável, nos setores públicos e privados. No Eixo Competitividade e Mercado aborda a estreita relação entre inovação, competitividade e gestão de marketing, sobretudo no que tange aos recursos de Marketing, orientação para o mercado, orientação ao empreendedorismo, inovação e performance das organizações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Vinícius Sittoni Brasil - Integrante / Mírian Oliveira - Coordenador / Mirela Jeffman dos Santos - Integrante / Eduardo Kunzel Teixeira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    14. 2011-2013. Recursos Empresariais como Antecedentes da Inovacao
      Descrição: (FAPERGS - Edital PqG 06/2010) O desenvolvimento de produtos inovadores implica em elevados custos financeiros e resultados incertosPor essa razão, as empresas inovadoras tendem a procurar mecanismos de mitigação de risco que lhes permitam minimizar as incertezas. Entre estes mecanismos encontram-se a orientação ao empreendedorismo (OE) e o capital social externo (CSE). Especificamente, propomos que a OE e o CSE exercem efeitos positivos sobre programas de inovação. Mais importante ainda, propomos que o CSE modera positivamente as relações entre a OE e o sucesso de inovação. Sugerimos que oCSE que vai beneficiar desproporcionalmente as empresas com forte OE por capacitá-las a melhor identificar e agir sobre as oportunidades de mercado com o maior potencial de sucesso. Por fim, sugerimos que o efeito moderador do CSE vai diferir entre as pequenas e médias empresas (PME) e as grandes empresas. Neste sentido, este projeto objetiva validar um modelo conceitual que busca avaliar o impacto de um conjunto de recursos da empresa, com maior ênfase na OE e no CSE, procurando descrever o seu impacto na inovação radical e da participação das vendas dos novos produtos nas vendas totais, além do efeito moderador do porte empresarial nessas relações e do CSE na relação entre a OE e a inovação. A elaboração do modelo teórico tem como base as contribuições prévias na área, particularmente os trabalhos liderados por Graham Hooley e por Baker e Sinkula, além daqueles realizados por Perin e Sampaio no contexto brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / William E. Baker - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Coordenador / Cláudia Simões - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    15. 2011-2013. Recursos Empresariais, Performance e Inovacao
      Descrição: (Projeto Universal 14/2011 CNPq). O desenvolvimento de produtos inovadores implica em elevados custos financeiros e resultados incertos, ocasionando elevado índice de incertezas (Chandy e Tellis 2000; Sorescu, Chandy e Prabhu 2003; Por essa razão, as empresas inovadoras tendem a procurar mecanismos de mitigação de risco que lhes permitam minimizar as incertezas associadas a inovar, especialmente a inovação radical (Gielnes e Steenkamp 2007; Tyagi 2006). Entre estes mecanismos encontram-se a orientação ao empreendedorismo (OE) e o capital social externo (CSE). Enquanto a OE e o CSE estão ambos relacionados à aprendizagem organizacional e são vistos como importantes propulsores de sucesso de inovações, o seu efeito conjunto sobre o sucesso de novos produtos ainda necessita ser explorado. Especificamente, propomos que a OE e o CSE exercem efeitos positivos sobre programas de inovação medidos por inovação radical e vendas de novos produtos sobre o percentual de vendas totais. Mais importante ainda, propomos que o CSE modera positivamente as relações entre a OE e o sucesso de inovação. Por definição, as empresas com forte OE são empresas que estão dispostas a participar em estratégias de alto risco para perseguir novas oportunidades de mercado. Sugerimos que oCSE que vai beneficiar desproporcionalmente as empresas com forte OE por capacitá-las a melhor identificar e agir sobre as oportunidades de mercado com o maior potencial de sucesso. Por fim, sugerimos que o efeito moderador do CSE vai diferir entre as pequenas e médias empresas (PME) e as grandes empresas. Por definição, as PME possuem menos capital humano que as grandes empresas e, portanto, possuem menor potencial para insumos informativos diversos para a tomada de decisões. Assim, o valor marginal do capital social externo é susceptível de ser maior nas PME. Neste sentido, este projeto objetiva validar um modelo conceitual que busca avaliar o impacto de um conjunto de recursos da empresa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Integrante / William E. Baker - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Coordenador / Cláudia Simões - Integrante.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    16. 2010-2013. O Papel da Orientacao para o Empreendedorismo e das Redes de Relacionamento no Sucesso de Entrada em Mercados Internacionais
      Descrição: (Ed. CNPq 02/2010) No presente projeto buscar-se-á explorar o papel da OE e das RREs em conjunto com as outras variáveis moderadoras que estão normalmente associadas à necessidade de adaptação do mix de marketing e ao sucesso de entrada em mercados externos: a distância cultural e a ocorrência de eventos imprevistos. A principal razão para estudar essas duas barreiras à entrada é a de que, embora ambas possam moldar a compatibilidade dos mercados estrangeiros, elas representam fenômenos muito diferentes: barreiras de entrada conhecidas x desconhecidas. Os estudos anteriores normalmente se concentram nas barreiras conhecidas, aquelas que são esperados antes da entrada, como a distância cultural e a econômica entre o mercado doméstico e externo, além do risco e da concorrência no mercado externo (Gielens; Dekimpe, 2007; Johnson; Tellis , 2008; Mitra; Golder, 2002; Petersen; Pedersen, 2004). Já o tema de barreiras desconhecidas ainda se encontra pouco estudado. Entende-se que o papel do OE no sucesso de entrada em mercados externos possa mudar em função de serem as incompatibilidades conhecidas ou desconhecidas. Assim, a contribuição esperada do projeto não é apenas identificar os moderadores específicos do impacto das RREs no sucesso de entrada em ambientes externos (distância cultural e ocorrência de eventos imprevistos) sob a influência da OE, mas também a de vincular esses moderadores a um contexto ambiental mais amplo, o de barreiras de entrada conhecidas e desconhecidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Gattermann Perin - Coordenador / Claudio Hoffmann Sampaio - Integrante / William E. Baker - Integrante / Marise Ugalde - Integrante / Cláudia Maria Neves Simões - Integrante / Amir Grinstein - Integrante / Mauren do Couto Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Menção Honrosa por Melhor Trabalho no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2020), Trilha Principal, SBC - Sociedade Brasileira de Computação., Sociedade Brasileira de Computação.. 2020.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    2. Outstanding Paper in the 2017 Emerald Literati Network Awards for Excellence, Emerald Publishing.. 2017.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    3. Patrono da Turma de Bacharelado em Administração, Faculdades SENAC.. 2015.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    4. Prêmio Pesquisador Gaúcho - Economia e Administração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).. 2015.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    5. Mérito em Administração no Setor Ensino, Conselho Regional de Administração do RS.. 2013.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.
    6. Best Paper Award da 10th Wageningen International Conference on Chain and Network Management - 127th EAAE Seminar (WICaNeM 2012), IFAMA e EAAE.. 2012.
      Membro: Marcelo Gattermann Perin.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. EMA. Effects of abnormal food shape on willingness to buy the product: a meta-analytic study. 2021. (Congresso).
    2. 2020 AMA Summer Virtual Academic Conference. The (non)synergistic effect of innovativeness and entrepreneurial orientation in business performance. 2020. (Congresso).
    3. CLAV. The impact of COVID-19 on the Brazilian food service industry: topic modelling of online reviews. 2020. (Congresso).
    4. ENANPAD. The Dynamics between Innovation and Internationalization for SMEs - six Case Studies` Analysis of their Strategic Decision-Making Process. 2020. (Congresso).
    5. 12º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo - CLAV. 2019. (Congresso).
    6. 8th International Conference on Social Responsibility, Ethics and Sustainable Business. Environmental Innovation and Brand?s Perceived Value: The Mediating Role of Customer Privacy. 2019. (Congresso).
    7. ENANPAD. 2019. (Congresso).
    8. II ISONEC 2019 ? International Social Networks Conference. 2019. (Congresso).
    9. AMS World Marketing Congress (WMC). Insights into the Relationship between Entrepreneurial Orientation and Performance: Evidence from Brazil. 2018. (Congresso).
    10. EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. 2018. (Congresso).
    11. O Setor das Smart Cities no Brasil: Desafios e Oportunidades. 2018. (Exposição).
    12. Smart City Expo World Congress. 2018. (Congresso).
    13. Symposium Barcelona Meeting Point. 2018. (Feira).
    14. Academy of Management Annual Meeting. The nature of the Entrepreneurial Orientation influence in performance in different landscapes. 2017. (Congresso).
    15. Academy of Marketing Science World Marketing Congress. 2016. (Congresso).
    16. EnANPAD 2016. A Relação entre Informação de Mercado, Mente Aberta e Inovação Radical. 2016. (Congresso).
    17. Strategic Foresight Workshop.RI long term topics for potential cooperation between the EU and Brazil. 2016. (Oficina).
    18. 8o Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV. workshop - Diretrizes para o Desenvolvimento Científico da Administração. 2015. (Congresso).
    19. Academy of Management's 2015 Annual Meeting. 2015. (Congresso).
    20. Australian & New Zealand Marketing Academy. The Influence of Nutritional Information in Food and Drink Products on Young Consumers? Purchase Intent. 2014. (Congresso).
    21. IEEE BigData. 2014. (Congresso).
    22. IX SIPAD. 2014. (Simpósio).
    23. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS.Orientação ao Empreendedorismo, Incerteza Ambiental e Desempenho: o caso da Distância Cultural. 2014. (Seminário).
    24. The Everywhere Store Conference. 2014. (Congresso).
    25. Winter Marketing Educators Conference. Drivers of New Products? Success: The Moderating Role of Technological Turbulence. 2014. (Congresso).
    26. XXI Edição do Seminário de Iniciação Científica da Escola de Administração da FGV. 2014. (Seminário).
    27. 3ES. O Impacto da Orientação para o Empreendedorismo, com a Moderação da Turbulência Ambiental, na Performance Empresarial. 2013. (Congresso).
    28. EMAC. The Effect of Technological Turbulence on The Success of New Products. 2013. (Congresso).
    29. EMAC REGIONAL CONFERENCE. The Impact Of Entrepreneurial Orientation On Business Performance: The Moderating Role Of Environmental Turbulence. 2013. (Congresso).
    30. AMA Summer Marketing Educators Conference. 2012. (Congresso).
    31. EMAC 2012. The Interaction Between Innovativeness And Entrepreneurial Orientation In Business Performance: Evidence From Brazil. 2012. (Congresso).
    32. AMA Summer Marketing Educators? Conference. 2011. (Congresso).
    33. ENANPAD. A Social Capital Approach for Open-mindedness and Radical Innovation Relationship. 2011. (Congresso).
    34. 17th International Product Development Management Conference. The impact of learning and market orientation in the firm?s capacity to develop new products in high and low innovativeness contexts. 2010. (Congresso).
    35. AMA SERVSIG International Service Research Conference. Learning and customer orientation as drivers for new product development capacity: the case of service and manufacturing companies in Brazil and the UK. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MAGALHAES, P. E. ; CASTRO, S. ; BRITO, C. ; CORSTEN, D. ; CAUDURO, F. F. ; NAKATANI, L. T. ; PERIN, M. G. ; OLIVEIRA, M. ; RODRIGUES, N. ; LUCENA, R. ; SOUSA, R. ; FIDALGO, S.. Retail Startup Awards - The Everywhere Store. 2015. Concurso
    2. LUCIANO, E. M. ; BECKER, G. V. ; PERIN, M. G. ; TANURE, S. ; MARQUES, J. R.. VII Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:04