Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Gabriel Sperandio Milan

ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor e pesquisador na Unisinos ligado aos PPGs em Gestão e Negócios (Mestrado e Doutorado Profissional) e Engenharia de Produção e Sistemas (Mestrado e Doutorado Acadêmico). Coordenador do MBA em Gestão Empresarial. Membro do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do Comitê Interno de Bolsas de Iniciação Tecnológica. Membro do Comitê Executivo da ANPAD. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (Nível 2, por quatro ciclos, 2010 a 2024). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Mercado (GPEM), cadastrado junto ao CNPq, de 2007 a 2018. Membro do Grupo de Pesquisa em Estratégias e Práticas de Mercado (EPM), cadastrado junto ao CNPq, desde 09/2019. Avaliador de Agências de Fomento (CAPES, CNPq e FAPERGS). FORMAÇÃO: Pós-Doutor em Administração na área de Marketing pela UFRGS (2016). Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS (2006). Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade e Gerência de Serviços pela UFRGS (2000). Especialista em Planejamento Econômico: Gestão Econômica da Empresa pela UCS (1998). Especialista em Administração de Marketing pela UCS (1996). Bacharel em Administração de Empresas pela UCS (1994). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 223 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. 189 artigos completos, 11 resumos expandidos e 15 resumos publicados em anais de congressos. 05 livros organizados e 29 capítulos de livros publicados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 953 orientações concluídas, sendo: 02 de Apoio Técnico em nível superior (AP-NS), 25 de Iniciação Científica, 344 de Graduação, 538 de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs), 24 de Mestrado, 06 de Doutorado, 02 de Pós-Doutorado Voluntário e 12 de Estágio Docência. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 393 participações em Bancas, sendo: 266 em Graduação, 01 em MBA, 35 em Qualificações de Mestrado, 66 de Mestrado, 14 Qualificações de Doutorado e 11 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associado ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e à ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Ex-Diretor de Conteúdo e Ex-Membro do Comitê de Estudos em Estratégia e Mercado da AANERGS. EDITORIA DE REVISTAS: Editor Chefe (a partir de 04/2021) e Editor responsável pela Área de Administração da BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (de 03/2020 a 04/2021). Ex-Editor Científico (de 12/2017 a 10/2018) e Ex-Editor Chefe (de 10/2018 a 12/2018) da RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação. AVALIADOR DE PERIÓDICOS E EVENTOS CIENTÍFICOS: Avaliador do Journal of Retailing and Consumer Services, Journal of Strategic Marketing e International Journal of Consumer Studies, periódicos nacionais e do EnANPAD, EMA, CLAV, ENEGEP e SIMPEP. INTERESSES DE PESQUISA: estratégias de marketing, estratégia e operações em serviços, gestão de produto, marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Publicações internacionais no Journal of Retailing and Consumer Services, Journal of Relationship Marketing, Journal of Food Products Marketing, Journal of Marketing Communications, Benchmarking, International Journal of Quality and Service Sciences, Journal of Engineering and Technology Management, Facilities, Journal of Facilities Management e Environmental Quality Management. ATUAÇÃO NO MERCADO: Ex-Diretor Presidente do SAMAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (RS). Membro do Conselho de Administração e Consultor de Empresas nas áreas de estratégia e mercado há mais de 20 anos. PRINCIPAIS PRÊMIOS: Prêmios Mérito em Administração, no Setor de Ensino, em 2010, concedido pelo CRA RS, e Pesquisador Gaúcho, em 2013, concedido pela FAPERGS. CRA RS: 32.661. Scopus: h = 7. Web of Science: h = 5. Google Scholar: h = 22 e i10 = 64. SPELL: h = 7. ResearchGate: h = 15 e RG Score = 31,27. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1063672354605352 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, PPG em Gestão em Negócios (Mestrado e Doutorado Profissional). Avenida Nilo Peçanha, 1600 Boa Vista 91330002 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 35911122 Ramal: 3716
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (28)
    1. 2021-Atual. A Continuidade de Uso de uma Rede Social e seus Determinantes
      Descrição: (Chamada CNPq Nº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ). As redes sociais são relevantes, pois influenciam o comportamento das pessoas e suas intenções de compra. Porém, há lacunas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso das redes sociais por parte dos usuários. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, será analisada a influência do valor hedônico, valor utilitário, influência social, experiência do fluxo e senso de pertencimento sobre a continuidade de uso de uma rede social (Instagram), avaliando a moderação da personalidade narcisista de seus usuários. Para tanto, será realizada uma pesquisa quantitativa por meio da implementação de uma survey. A análise dos resultados será feita por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Como resultado, espera-se contribuir com a literatura, gerando evidências sobre a influência dos construtos testados sobre a continuidade de uso da rede social e o efeito moderador da personalidade narcisista de seus usuários. Obs.: Projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão em Negócios e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Vinicius Zanchet de Lima - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Antonio Jorge Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    2. 2020-Atual. Impactos do Omni-Channel sobre a Imagem de Preco de Loja, a Intencao de Recompra dos Consumidores e os Avancos nas Formas de Pagamento
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo verificar como o Omni-channel influencia na imagem de preço de loja e seus impactos na intenção de recompra, no contexto da indústria de varejo de vestuário. Para a testagem das hipóteses, em conjunto com o modelo mediado moderado será empregado o método de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) e a utilização do Process 3.4. A sincronização dos múltiplos canais através do Omni-channel, a compreensão da percepção do consumidor em relação à imagem de preço de loja e os efeitos moderadores das diferentes formas de pagamento são algumas justificativas para este projeto de pesquisa. Com este estudo, busca-se gerar contribuições teóricas e gerenciais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Ana Paula Graciola - Integrante / Luciene Eberle - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    3. 2020-Atual. Determinantes e Mediadores no Contexto da Intencao de Compra de Alimentos Organicos
      Descrição: Estudos sobre conscientização ambiental buscam entender os problemas e o impacto que o comportamento humano pode causar ao meio ambiente. O presente projeto tem o objetivo testar um Modelo Teórico que contemple a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de compra de alimentos orgânicos. O método aplicado a este trabalho é caracterizado como sendo uma abordagem quantitativa com objetivo descritivo que será implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, que contemplará consumidores que tem acesso ao consumo de alimentos orgânicos, residentes na Serra Gaúcha, entrevistados a partir de uma amostra não-probabilística por conveniência. Após a coleta, os dados serão analisados através da técnica da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) que permitirá melhor delimitar a pesquisa, bem como medir as relações entre os fatores determinantes da intenção de compra de alimentos orgânicos definidos no modelo teórico proposto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Ana Paula Graciola - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Adão Pinto dos Santos - Integrante / Janaina Maria Andrade Aires Fonseca - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    4. 2019-2020. Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovacao em Organizacoes Publicas
      Descrição: A presença do empreendedorismo em uma região específica e a preocupação com a sustentabilidade leva a um entendimento mais coerente do processo de inovação, que constitui um ato pouco alcançado no Brasil, e pouco entendido pelas institucionais públicas do país. Considerando que a inovação representa o êxito de uma comunidade organizacional que lidera, em termos de empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, a inovação somente representa o alcance do novo e do diferenciado, já com impacto socioeconômico numa sociedade onde ela se insere. Os pilares desta lógica são três: 1) a questão empreendedora, nas suas formas de estudo; 2) o desenvolvimento sustentável, com duas de suas três vertentes baseada no conceito de triple bottom line de Elkington (1997), de onde surgem as dimensões econômicas, sociais e ambientais, e 3) o conceito de inovação, primeiramente numa perspectiva Schumpeteriana, mas também em outras formas de entendimento que agregam a competitividade das organizações. Tanto as ações empreendedoras econômicas quanto as preocupações sociais para a inovação podem se tornar fundamentais para garantir a competitividade das organizações públicas. Este projeto tem como objetivo de progredir em estudar, caracterizar e analisar o empreendedorismo, a sustentabilidade e as inovações nas organizações públicas no Brasil. A metodologia utilizada será uns estudos exploratórios e descritivos de múltiplos casos das organizações públicas. Prevê-se a utilização de entrevistas semiestruturadas para identificação dos aspectos relacionados ao empreendedorismo, a sustentabilidade e a inovação, com possível utilização de questionários estruturados a fim de se identificar, em detalhes, mais características relacionadas aos conceitos introduzidos. Este projeto contribuirá cientificamente nesta área do conhecimento, agregando novos estudos e poderá evidenciar implicações essenciais para a realização de práticas e políticas empresariais que se aproximam das necessidades das organizações públicas Brasileiras, procurando melhores condições de vida em níveis social, ambiental e econômico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Julio Cesar Ferro de Guimarães - Integrante / Eliana Andrea Severo - Integrante / Eric Charles Henri Dorion - Coordenador / Cassiane Chais - Integrante / Tiago Zardin Patias - Integrante / François Coallier - Integrante / Marcia Zampieri Grohmann - Integrante / Luciana Battistella - Integrante / Daniel Teixeira Camillo - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    5. 2018-2021. Gerenciamento Estrategico de Marcas em Mercados Competitivos
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a importância do gerenciamento de marcas (brand management) e sua influência na lucratividade e competitividade organizacional, em tempos de concorrência acirrada e de clientes cada vez mais exigentes e em constante mutação. Para tanto, serão analisadas as relações da equidade da marca, imagem da marca e lealdade à marca e os seus respectivos determinantes. Porém, a definição do conjunto de construtos a serem testados dependerá do contexto de pesquisa, levando em consideração suas características e especificidades. O método utilizado será o quantitativo de caráter descritivo operacionalizado por meio de surveys ou aplicação de experimentos. A partir dos resultados obtidos com a testagem dos modelos teóricos ou da abordagem experimental, pretende-se verificar quais as estratégias de marketing potencializam o fortalecimento da marca perante o mercado e os consumidores no momento de decisão de (re)compra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Coordenador.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    6. 2018-2019. A Governanca Corporativa e suas Contribuicoes para o Desenvolvimento Organizacional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Alex Eckert - Coordenador / Marlei Salete Mecca - Integrante / Diego Luis Bertollo - Integrante / Sinara Jaroseski - Integrante / Joel Borges Domingues - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    7. 2018-2018. Antecedentes da Retencao de Clientes no Contexto de Servicos Turisticos
      Descrição: A retenção de clientes é um imperativo para a competitividade das organizações, com reflexos importantes na sua participação de mercado, rentabilidade e lucratividade. Muito embora estudos, tanto teóricos quanto empíricos, relacionados aos determinantes da retenção de clientes e seu impacto no desempenho das empresas venham sendo realizados há pelo menos três décadas, os construtos utilizados na elaboração dos modelos teóricos utilizados sofreram relativamente poucas alterações ao longo deste período. Neste sentido, este projeto de pesquisa parte do desenvolvimento de um modelo teórico original, tomando por base contribuições teóricas da Service-dominant Logic (S-D Logic) e da Service Logic (SL) que, por seus desdobramentos e relevância no âmbito da área de serviços, são merecedoras de investigações mais aprofundadas a fim de recolher evidências empíricas que lhes deem suporte e maior robustez teórico-empírica. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, foi desenvolvido um modelo teórico que contempla os construtos Proposição de Valor, Recursos Operados, Recursos Operantes, Facilitação de Valor, Cocriação de Valor e Valor de Uso como determinantes da Retenção de Clientes. Com este propósito, foi efetivada a fundamentação teórica relativa à retenção de clientes e aos demais construtos abordados que apresentam representatividade estratégica para a competitividade das organizações, com base em uma abrangente revisão bibliográfica nas principais bases de dados disponíveis. O estudo proposto será conduzido por meio de uma pesquisa quantitativa, mais especificamente com a realização de uma survey, a ser realizada junto a turistas do Vale dos Vinhedos. A análise dos resultados será realizada com base na estatística multivariada, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais para analisar e compreender os elementos e relações que compõem o modelo teórico proposto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Giancarlo Dal Bó - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    8. 2018-2018. Coopeticao Intraorganizacional: O Efeito Mediador da Comissao de Vendas em Comportamentos Showrooming e Webrooming
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa compreender a coopetição intraorganizacional entre o canais off-line e on-line de empresas varejistas que oferecem concomitantemente os dois meios de ofertas de seus produtos aos consumidores. Mais precisamente, o estudo pretende analisar o efeito mediador que a comissão de vendas pode exercer em comportamentos showrooming (compra off-line de informações on-line) e webrooming (compra on-line de informações off-line). Para tanto, a pesquisa será dividido em duas fases: (i) a primeira fase, qualitativa e de concepção exploratória, com o objetivo de compreender a natureza geral do problema de pesquisa identificado e o estabelecimento do Modelo Teórico do estudo; e (ii) a segunda fase, quantitativa e de característica descritiva, voltada à testagem das hipóteses e à validação do Modelo Teórico desenvolvido, por meio de um conjunto de técnicas estatísticas multivariadas e com o emprego da Modelagem de Equações Estruturais (MEE).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Lasier Gorziza de Souza - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    9. 2018-Atual. Gestao do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovacao de Produto no Setor Textil Brasileiro e Portugues
      Descrição: (Chamada MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 ? Chamada Universal / Faixa C). A teoria sobre inovação e gestão do conhecimento tem se desenvolvido, nas últimas décadas, no setor industrial, em específico, o setor têxtil. Em virtude de o Brasil possuir uma das últimas cadeias têxteis completas do ocidente, o objetivo desse projeto é verificar se os processos de gestão do conhecimento e a inovatividade levam a inovação de produto em indústrias têxteis brasileiras. O setor têxtil é um setor inovador, devido ao número de lançamento anual que é no mínimo de quatro vezes, assim como seu ambiente é composto pela capacidade de inovar, também ocorrem os processos de gestão do conhecimento criado e adquirido pela empresa. A base teórica do projeto é composta pelas teorias da visão baseada em recursos, visão baseada no conhecimento, capacidades dinâmicas e difusão da inovação. O método de pesquisa consistirá em duas abordagens, uma quantitativa, em que antevê a utilização de um questionário estruturado com o uso de survey eletrônica, aplicados aos gestores das indústrias têxteis brasileiras. Serão utilizadas análises multivariadas dos dados coletados com a aplicação de técnicas quantitativas, e também com a utilização de software e outra qualitativa em que serão utilizadas técnicas de análise de conteúdo, por codificação, clusters e mapas cognitivos e mapas de associação de ideias. Será utilizada a codificação das falas dos entrevistados, e as técnicas a serem utilizadas serão a codificação de entrevistas com base na codificação aberta, axial e seletiva, e a análise por mapas cognitivos e mapas de associação de ideias a fim de representar os resultados obtidos das entrevistas frente à teoria codificada a priori. Este projeto busca como finalidade contribuir de maneira científica nesta área do conhecimento, agregando novos estudos ao tema da gestão do conhecimento e inovação, com o intuito de incentivar as práticas de gestão do conhecimento para a inovação de produto nas indústrias têxteis brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Coordenador / Paula Patricia Ganzer - Integrante / Eric Charles Henri Dorion - Integrante / Cassiane Chais - Integrante / Cleber Cristiano Prodanov - Integrante / Antonio Jorge Fernandes - Integrante / Jefferson Marçal da Rocha - Integrante / Juliana Matte - Integrante / Vandoir Welchen - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    10. 2018-Atual. A Relacao entre o Valor de Compra e a Imagem de Preco da Loja Mediada pelo Omni-Channel
      Descrição: (Chamada MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 ? Chamada Universal / Faixa C). As transformações da indústria do varejo têm sido influenciadas largamente pela internet e os novos canais de compra. Na atualidade, as lojas físicas ainda são o canal de maior faturamento. No entanto, estas fachadas tradicionais (bricks-and-mortar stores) estão se transformando em virtude da necessidade de integrar os canais (omni-channel). Este projeto de pesquisa tem por objetivo verificar a relação mediadora da integração dos canais (omni-channel) sobre a relação do valor de compra e a formação da imagem de preço de loja. Para a testagem das hipóteses, a mediação e a moderação será empregado o método de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Este projeto de pesquisa se justifica em decorrência da necessidade de sincronizar os múltiplos canais através do omni-channel. Com este estudo busca-se gerar contribuição teórica e gerencial. Contribuir para orientar os gestores de diferentes portes da indústria varejista, através da compreensão sobre a integração das informações entre os canais através do omni-channel, a experiência de consumo através da percepção de valor e a multidimensionalidade da imagem de preço da loja.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Marcelo Benetti Correa da Silva - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Suélen Bebber - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Ricardo Antônio Reche - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Fernanda Rizzon - Integrante / Stephan Zielke - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    11. 2018-Atual. Determinantes da Continuidade de Uso de uma Rede Social e o Papel Moderador da Personalidade Narcisista do Usuario
      Descrição: (Chamada MCT/CNPq Nº 028/2018 ? Chamada Universal). O número de usuários de redes sociais cresceu exponencialmente nos últimos anos, no entanto, existem lacunas de pesquisas sobre o conhecimento acerca das relações entre os construtos determinantes da continuidade de uso das redes sociais por parte dos usuários. Assim, para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, será analisada a influência do valor hedônico, do valor utilitário, da experiência do fluxo, da influência social e do senso de pertencimento sobre a continuidade de uso de uma rede social (Facebook), avaliando a moderação da personalidade narcisista de seus usuários. Para tanto, foi realizado o levantamento teórico que aborda a continuidade de uso, bem como a compreensão e análise dos construtos e relações a serem investigadas. Posteriormente, será realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da implementação de uma survey. A análise dos resultados será feita por meio de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para se observar e analisar os elementos que compõem o objeto em estudo, além da realização do teste das hipóteses levantadas. Como resultado, espera-se contribuir com a literatura, gerando evidências sobre a influência dos construtos testados sobre a continuidade de uso e o efeito moderador da personalidade narcisista, no contexto de redes sociais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Patrícia Sambaquy Ritter - Integrante / Rafael Barreiros Porto - Integrante / Vinicius Zanchet de Lima - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Antonio Jorge Fernandes - Integrante / Jandir dos Santos Alós - Integrante / Ricardo Luis Sehn - Integrante / Zuleidi Schuh - Integrante / Marselha Vianna Altmann - Integrante / Juliana Andersson Moreira - Integrante. Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    12. 2017-2020. A Imagem de Preco de Produto/Servico, Marca e Organizacao: O Papel da Dimensao Cognitiva e Afetiva a partir da Moderacao de Diferentes Niveis de Preco, do Envolvimento e da Sensibilidade ao Preco
      Descrição: O preço em sua natureza é composto por vários elementos que transcendem os aspectos puramente utilitários. Este estudo buscará abordar o Preço como um sistema complexo, multidimensional e interdisciplinar em que o seu melhor entendimento passa pelas dimensões cognitivas e afetivas bem como pelos seus fatores moderadores. Assim, o objetivo deste projeto é propor e testar um modelo conceitual integrativo da configuração da imagem de preço que possa ser estendido para produto/serviço, marca e organização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Deise Taiana de Ávila Dias - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Fernanda Rizzon - Integrante / Aline Weste Procópio - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    13. 2017-2018. Antecedentes (ou Determinantes) da Lealdade de Clientes no Contexto de Servicos Financeiros
      Descrição: A prática do marketing de relacionamento visa à construção, à manutenção e à ampliação das trocas relacionais entre as partes envolvidas, tendo a lealdade de clientes como um possível diferencial competitivo. Para as empresas se habilitarem a adotar estratégias direcionadas à lealdade de clientes, é essencial que conheçam o processo pelo qual seus clientes passam nos encontros de serviço, identificando os diversos construtos que estimulam a conquista, a retenção e a lealdade de clientes. Assim sendo, o presente projeto de pesquisa tem como foco a verificação de relações entre os construtos Valor Percebido, Reputação, Táticas Vinculantes (Financeiras, Sociais e Estruturais) e Custos de Troca como determinantes da Lealdade de Clientes, o que é representado pelo Modelo Teórico proposto e suas respectivas hipóteses. Para tanto, será realizada uma pesquisa quantitativa, implementada por meio de uma survey, no contexto de clientes (pessoa física) de serviços financeiros. A análise dos resultados será feita com base em estatísticas multivariadas, utilizando-se a Modelagem de Equações Estruturais, além do teste das hipóteses levantadas e da discussão dos resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Suélen Bebber - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    14. 2017-2018. Estrategias de Marketing Internacional e sua Influencia na Percepcao e no Comportamento de Consumidores Globais
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva identificar e avaliar estratégias de marketing internacional capazes de atuar sobre as percepções, avaliações e o comportamento de consumidores acerca de produtos e/ou serviços, marcas e demais elementos do composto mercadológico. Neste contexto, serão analisados o efeito país de origem e sua capacidade de atuar sobre a qualidade percebida, a intenção de comprar e a disposição de preço a pagar de consumidores brasileiros e/ou estrangeiros. Além disso, serão desenvolvidas pesquisas multiculturais que permitirão analisar diferenças e semelhanças entres respostas dos consumidores em relação aos elementos do composto de marketing, e suas respectivas ferramentas, tais como propaganda e venda on-line. O método a ser utilizado é o método quantitativo de caráter descritivo, operacionalizado ou por meio de surveys ou de abordagens experimentais (experimentos). Com base nas investigações realizadas, pretende-se verificar quais são as estratégias, as ações e os investimentos de marketing que podem propiciar melhores resultados para as empresas ao atenderem consumidores globais (brasileiros e/ou de outras nacionalidades).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Fábio Verruck - Integrante / Rodrigo Eduardo Bampi - Integrante / Marcelo Benetti Correa da Silva - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante / Felippe de Farias - Integrante / Gabriele Spader - Integrante / Priscila de Moura - Integrante / Tatiana Piccin - Integrante / Carmila Noele Gialdi - Integrante / Gabriela Gazzi - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    15. 2015-2018. Marketing Social e o Consumo Consciente de Produtos Ecologicamente Corretos
      Descrição: Como um construto multidimensional, o consumo consciente pode ser identificado a partir de quatro categorias: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade ou planejamento. Buscam-se, neste estudo, proposições da relação do nível de consciência sobre o consumo (aqui mensurado pelas quatro categorias de consumo consciente) com a percepção de valor relativa aos produtos ecologicamente corretos. Desta forma, este estudo objetiva identificar como o consumo consciente impacta nestas categorias de análise e também sobre a intenção de compra dos produtos ecologicamente corretos. Assim, é importante que se identifique mais claramente o quanto a consciência ecológica está associada a práticas realmente sustentáveis e a compra efetiva de produtos ecologicamente corretos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Fabiano Larentis - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Aline Weste Procópio - Integrante.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    16. 2014-2018. Relacoes Intrinsecas e Resultados Provenientes da Pratica Relacional Existente entre Parceiros de Negocio
      Descrição: O projeto de pesquisa está direcionado ao desenvolvimento de estudos qualitativo-exploratórios e/ou quantitativo-descritivos acerca das relações e dos respectivos resultados provenientes da prática relacional (marketing de relacionamento), entre parceiros de negócio. Para tanto, serão abordados construtos tais como satisfação de clientes, valor percebido, cooperação, confiança, compromisso, táticas vinculantes (financeiras, sociais e estruturais), reputação, custos de troca, oportunismo, retenção e lealdade de clientes. A definição do conjunto de construtos a serem analisados dependerá do contexto de pesquisa, com suas características e especificidades. A partir das evidências, serão identificadas as respectivas implicações teóricas e gerenciais, as quais poderão embasar o desenvolvimento e o teste de modelos teóricos, com suas respectivas relações entre os construtos avaliados, bem como a proposição de estratégias corporativas e/ou estratégias de marketing que potencializem os resultados provenientes da prática relacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Valter Marcos Monteiro Fortes - Integrante / Giancarlo Dal Bó - Integrante / Renato Breitenbach - Integrante / Alex Eckert - Integrante / Daniele Nespolo - Integrante / Vinicius Zanchet de Lima - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Cassiane Mazzochi Molin - Integrante / Júlia Gomes Bridi Magrin - Integrante / Suélen Bebber - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Guilherme Coelho Nunes - Integrante / Lidiane Campos da Cunha - Integrante / Caroline Barbieri - Integrante / Eliane Clemente Ramos - Integrante / Kelin Vargas da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
      Descrição: O projeto de pesquisa está direcionado ao desenvolvimento de estudos qualitativo- exploratórios e/ou quantitativo-descritivos acerca das relações e dos respectivos resultados provenientes da prática relacional (marketing de relacionamento), entre parceiros de negócio. Para tanto, serão abordados construtos tais como satisfação de clientes, valor percebido, cooperação, confiança, compromisso, táticas vinculantes (financeiras, sociais e estruturais), reputação, custos de troca, oportunismo, retenção e lealdade de clientes. A definição do conjunto de construtos a serem analisados dependerá do contexto de pesquisa, com suas características e especificidades. A partir das evidências, serão identificadas as respectivas implicações teóricas e gerenciais, as quais poderão embasar o desenvolvimento e o teste de modelos teóricos, com suas respectivas relações entre os construtos avaliados, bem como a proposição de estratégias corporativas e/ou estratégias de marketing que potencializem os resultados provenientes da prática relacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Fabiano Larentis - Integrante / Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Deonir De Toni - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Alex Eckert - Integrante / Renato Breitenbach - Integrante / Suélen Beber - Integrante.
      Membro: Fabiano Larentis.
    17. 2014-2017. Inter-relacao entre Imagem de Loja, Valor Percebido, Conhecimento de Marca e Intencao de Compra nos Supermercados
      Descrição: Monitorar constantemente as alterações do comportamento do consumidor é a base para o sucesso das organizações. Deste modo, o objetivo deste projeto de pesquisa é verificar as inter-relações existentes entre as dimensões da imagem de loja, com o valor percebido, o conhecimento de marca e a intenção de compra num contexto de autosserviço em uma rede de supermercados, que representam o setor com mais destaque na área de varejo no Brasil. Os questionários serão aplicados em duas regiões distintas em estabelecimentos, da mesma rede, localizados no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Através da revisão da literatura, foram definidas as dimensões que perfazem o estudo, na sequência, será desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo-exploratória, com base em uma survey a ser aplicada, por meio da utilização de escalas já validadas. A análise dos dados será realizada com a aplicação de técnicas estatísticas multivariadas. Entrevistadores treinados irão abordar os consumidores na saída dos supermercados, após efetuarem as compras. Serão realizados os procedimentos de análise dos dados através da modelagem de equações estruturais (MEE), além de gerar comparações entre as regiões observadas, para examinar como se comportam as inter-relações dos construtos em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Ana Paula Graciola - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    18. 2014-2015. Analise da Eficiencia dos Portos de Conteineres Brasileiros
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar comparativamente a eficiência dos portos de contêineres brasileiros, utilizando o método da Análise Envoltória de Dados ? Data Envelopment Analysis (DEA). A DEA é indicada para comparar a eficiência de unidades de negócios utilizando diferentes inputs e outputs, ainda que os mesmos estejam em diferentes unidades de medida, uma vez que se trata de uma técnica não paramétrica. A definição dos inputs e dos outputs tomará como base a revisão da literatura da área e os dados serão coletados com base em informações do setor, disponíveis em estatísticas da Secretaria de Portos e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ). A partir dos resultados obtidos com a aplicação da DEA, pretende-se identificar elementos ou aspectos que auxiliem na orientação do processo de tomada de decisão a respeito da infraestrutura e da gestão de operações nos portos estudados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Guilherme Bergmann Borges Vieira - Integrante / Roberto Birch Gonçalves - Integrante / Clarissa Braun Teixeira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    19. 2013-2017. O Efeito Pais de Origem: A Influencia das Estrategias e Acoes de Marketing e as Consequencias sobre as Avaliacoes de Produtos
      Descrição: Este projeto objetiva identificar e avaliar as estratégias de marketing capazes de moderar os efeitos gerados pelo estereótipo do país de origem nas avaliações de um produto. Analisa-se a atuação do endosso de celebridade, da imagem positiva do varejista e da precificação do produto, entre outros fatores, na relação entre país de origem e intenção de compra, percepção de qualidade, disposição de preço a pagar, confiança e segurança no produto. O método utilizado é experimental, aplicado a alunos de graduação. Os produtos e os países a serem utilizados como manipulações dos experimentos serão definidos em pesquisa exploratória anterior à etapa experimental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Luiz Antônio Slongo - Integrante / Sulivan Boschetti - Integrante / Cassiane Mazzochi Molin - Integrante / Michel Gehlen Bassani - Integrante / Kátia Cardoso Nostrane - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fernanda Lazzari - Integrante / Kenny Basso - Integrante / Luciene Eberle - Integrante / Andréa Fanton - Integrante / Gabriel Benato Tonietto - Integrante / Fernanda Rizzon - Integrante / Gabriel de Melo Borges - Integrante. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    20. 2013-2016. A Influencia da Internacionalizacao, da Criatividade Organizacional e das Capacidades Dinamicas Baseadas em Conhecimento no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos e no Desempenho de Inovacao
      Descrição: (Edital MCT/CNPq Nº 014/2013 ? Chamada Universal). Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a influência da Internacionalização, da Criatividade Organizacional e das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento no Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e no Desempenho de Inovação de produto em empresas de médio e grande portes, em especial dos setores metal-mecânico e moveleiro, localizadas na Serra Gaúcha. A partir de um levantamento bibliográfico, observou-se que o modelo teórico proposto preenche uma lacuna de pesquisa, ao mesmo tempo em que relaciona construtos apoiados em tendências estruturais (globalização, economia criativa, Era do Conhecimento) e com fundamentação em estudos internacionais. A proposta desta pesquisa, essencialmente baseada no método survey, é de testar o modelo teórico proposto e suas respectivas hipóteses de pesquisa por meio da Modelagem de Equações Estruturais, possibilitando uma análise da relação destes construtos, agregando insights para a teoria referente à Inovação, bem como apontando implicações gerenciais que possibilitem aos setores analisados, como é o caso do setor metal-mecânico da Serra Gaúcha, o segundo maior do País, a desenvolverem uma maior competitividade a partir do desenvolvimento de práticas de gestão que envolvam os aspectos relacionados à Internacionalização, à Criatividade Organizacional e às Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento e o DNP e o Desempenho de Inovação de Produto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Marcelo Gattermann Perin - Integrante / Cláudio Hoffmann Sampaio - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Mateus Panizzon - Integrante / Patrícia Sambaquy Ritter - Integrante / Paula Sartor - Integrante / Hector Ricardo da Silva Alves - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante / François Coallier - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
      Descrição: (Edital MCT/CNPq Nº 014/2013 Chamada Universal). Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a influência da Internacionalização, da Criatividade Organizacional e das Capacidades Dinâmicas Baseadas em Conhecimento no Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e no Desempenho de Inovação de produto em empresas de médio e grande portes, em especial dos setores metal-mecânico e moveleiro, localizadas na Serra Gaúcha. A partir de um levantamento bibliográfico, observou-se que o modelo teórico proposto preenche uma lacuna de pesquisa, ao mesmo tempo em que relaciona construtos apoiados em tendências estruturais (globalização, economia criativa, Era do Conhecimento) e com fundamentação em estudos internacionais. A proposta desta pesquisa, é de testar o modelo teórico proposto e suas respectivas hipóteses de pesquisa por meio da Modelagem de Equações Estruturais, possibilitando uma análise da relação destes construtos, agregando insights para a teoria referente à Inovação, bem como apontando implicações gerenciais que possibilitem aos setores analisados a desenvolverem uma maior competitividade a partir do desenvolvimento de práticas de gestão que envolvam os aspectos relacionados à pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiano Larentis - Integrante / Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / DE TONI, Deonir - Integrante / Mateus Panizzon - Integrante / Pelayo Munhoz Olea - Integrante / Patrícia Sambaquy Ritter - Integrante / Paula Sartor - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiano Larentis.
    21. 2013-2016. Efeitos Estrategicos no Desempenho Financeiro Empresarial: Estudo com Micro, Pequenas e Medias Empresas no Brasil
      Descrição: (Edital MCT/CNPq Nº 014/2013 ? Chamada Universal). As micro, pequenas e médias empresas (MPME) há muito tempo têm sido a maior parte dos empreendimentos no Brasil (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2011). Representadas geralmente por empresas comerciais e prestadoras de serviço, são responsáveis por cerca de 2/3 do total de ocupações no setor privado do país, seus funcionários têm apresentado um aumento real três vezes maior que o de trabalhadores de grandes empresas e apenas no primeiro bimestre de 2013, o investimento federal para essas empresas por meio de desembolsos do BNDES representaram 47% do total (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, 2013). Essa nova realidade sinaliza que a administração dessas empresas, como um todo, tem aumentado o volume financeiro movimentado e, possivelmente, seu crescimento. Contudo, as causas dessa nova realidade não são transparentes, não demonstrando com clareza se a lucratividade, por ora registrada nessas empresas, é atribuída mais aos esforços dos próprios empresários (ou diretoria) ou às condições setoriais mais ou menos favoráveis. A identificação das fontes geradoras do desempenho empresarial, medido pela lucratividade é uma proposta antiga na literatura de gestão e meta-análise tem indicado, em termos gerais, que variáveis de marketing, competitividade e de pesquisa e desenvolvimento têm sido seus maiores preditores. As pesquisas deste projeto podem abrir caminho para revelação do quanto os atuais gestores de MPME têm sido efetivos em seu papel em gerar lucratividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Rafael Barreiros Porto - Coordenador / Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima - Integrante / Pedro Henrique Melo Albuquerque - Integrante / Carlos Denner dos Santos Júnior - Integrante / Delane Botelho - Integrante / Sionara Ioco Okada - Integrante / Daiana Paula Pimenta - Integrante / Marcos Inacio Severo de Almeida - Integrante / Patricia Sá de Roure - Integrante / Tatiana Ferraz de Sá Mendonça - Integrante / Gabriel Porto Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    22. 2011-2014. Determinantes da Retencao de Clientes em uma Operadora de Planos de Saude: A Comparacao entre Modelos Rivais
      Descrição: Nas empresas prestadoras de serviços, o marketing de relacionamento visa à manutenção e à ampliação das trocas relacionais, tendo a retenção de clientes como um diferencial perante a concorrência. Para as empresas se habilitarem a adotar estratégias de retenção de clientes, é fundamental que conheçam o processo pelo qual seu cliente passa nos encontros de serviço identificando os diversos construtos que estimulam a conquista e a retenção de clientes. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, cabe destacar que será realizada a replicação integral de um Modelo Teórico contemplado com os construtos Satisfação de Clientes, Valor, Reputação e Confiança como antecedentes da Retenção de Clientes, considerando suas respectivas hipóteses, comparado o seu encaixe a Modelos Rivais. Para tanto, será realizado o levantamento da revisão teórica que aborda a Retenção de Clientes, bem como a compreensão e a análise dos construtos que afetam estrategicamente a competitividade de um provedor de serviços, mediante a retenção de seus clientes. Posteriormente, será efetuado um estudo de caráter descritivo por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizando-se como uma survey. A análise dos resultados será feita através de estatísticas multivariadas, utilizando-se a Modelagem de Equações Estruturais, além da observação e análise dos elementos que compõem o fenômeno em estudo; do teste das hipóteses levantadas e da discussão dos resultados. Por conseguinte, será testado um Modelo Teórico, com suas respectivas hipóteses, o qual será comparado com Modelos Rivais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Renato Breitenbach - Integrante / Pedro Selbach Goulart - Integrante / Sulivan Boschetti - Integrante / Lasier Gorziza de Souza - Integrante / Luciene Eberle - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    23. 2011-2014. A Emocao no Contexto da Prestacao de Servicos: Um Estudo Aplicado junto a Usuarias dos Servicos de Obstetricia de um Hospital Publico
      Descrição: Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação de tais emoções poderá auxiliar a Instituição na definição de prioridades de ação, na qualificação dos funcionários, na redução de riscos e de desperdícios e no aumento da qualidade dos serviços prestados, bem como o incremento na satisfação das usuárias dos serviços. A metodologia de pesquisa a ser adotada é pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semi-estruturada, mediante a aplicação de um Roteiro Básico de Questões. Cabe ressaltar que os dados serão analisados e interpretados por meio de análise do conteúdo. Os principais resultados esperados ao partir da realização do trabalho são: compreender a incidência de emoções positivas e negativas, simultaneamente vivenciadas pelas usuárias dos serviços de obstetrícia no momento do parto, analisando tal contexto e, por decorrência disso, a proposição de direcionamentos no sentido de maximizar as emoções positivas e minimizar as emoções negativas, repercutindo na melhoria da qualidade percebida dos serviços prestados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Juliana Raquel de Souza Luchesi - Integrante / Gabriela Bacim - Integrante / Franciele de Gasperi - Integrante / Deonir De Toni - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    24. 2011-2013. Nivel de Maturidade Lean no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos em Organizacoes Industriais
      Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é propor uma ferramenta para identificar o nível de maturidade das organizações quanto à implementação do conceito lean, no contexto do processo de desenvolvimento de novos produtos (DNP). Para tanto, os pontos principais a serem investigados no âmbito da pesquisa estão relacionados com o entendimento das práticas adotadas pelas empresas, e seus respectivos resultados, e a proposição de um modelo que permita a identificação da maturidade lean intrínseca ao processo de DNP. Observa-se que algumas empresas iniciam as práticas e perdem força ao longo do tempo por falta de objetividade e de resultados que justifiquem os investimentos realizados. Evidencia-se, também, que muitos insucessos decorrem de objetivos confusos e irreais ou da escolha de métodos conflitantes com o estágio de maturidade gerencial da empresa. Assim sendo, percebe-se que a definição de um Modelo de Maturidade Lean em DNP pode fornecer uma abordagem mais adequada à identificação dos processos críticos (que não agregam valor ao produto) e para a definição de ações de melhoria alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio e consistentes com o estágio de maturidade lean de cada organização. A partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, serão utilizados os resultados como fonte para desenvolver uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo (do tipo survey), na qual se pretende compreender como as empresas estão interpretando os seus níveis de maturidade lean no contexto do processo de DNP. Este estudo, em organizações industriais, portanto, propõe-se a repercutir na proposição de um modelo que ampare os gestores na de tomada de decisões sobre a aplicação do conceito e de ferramentas lean no processo de DNP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Zaida Cristiane dos Reis - Integrante / Carlos Alberto Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    25. 2010-2015. Imagem e Comportamento do Consumidor: Gestao das Imagens de Produto/Servico, Marcas, Preco e Organizacoes a partir do Metodo de Configuracao de Imagem (MCI)
      Descrição: Esse projeto de pesquisa busca estudar o comportamento do consumidor a partir do estudo de suas imagens. Uma vez que as imagens dos consumidores constituem um dos principais mecanismos psicológicos que influencia seu comportamento de compra, a compreensão de suas imagens e de como estão configuradas torna-se uma ferramenta muito importante para os gestores melhor gerenciar as comunicações de seus produtos, marcas e organizações. Porém ter acesso a estas imagens nem sempre é um caminho fácil e confiável, Assim, este trabalho apresenta um procedimento de mensuração da imagem de organizações, marcas e produtos, inserido no Método de Configuração de Imagem (MCI), largamente fundamentado. A técnica considera a formação de imagem como um evento holístico, que envolve diferentes dimensões do ser humano, tratando-a, no seu processo de gestão, como tal. O procedimento de configuração de conteúdo das imagens, no contexto do marketing, revela a sua natureza holística, composta pelas dimensões sensorial, emocional, racional, afetiva, simbólica, visionária e axiomática. A partir das questões: Quais as imagens que os consumidores têm com relação a produto/serviço, marca, preço ou organização? Como elas estão configuradas? Quais os impactos dessas imagens no comportamento dos consumidores? Quer-se aprofundar o estudo do comportamento do consumidor a partir da compreensão das imagens dos consumidores e de como ela estão configuradas, uma vez que estas influenciam diretamente seu comportamento de compra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Integrante / Taisson Toigo - Integrante / Mateus Panizzon - Integrante / Francieli Montanari Gasparin - Integrante / Maria Schuler - Integrante / Deonir De Toni - Coordenador / Ricardo Antônio Reche - Integrante. Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    26. 2010-2013. Aprendizagem nas Organizacoes e as Praticas de Marketing de Relacionamento
      Descrição: Relacionamentos entre organizações e as ações de marketing de relacionamento, que pressupõem interações interpessoais e intergrupais, estão baseadas fundamentalmente na confiança, no comprometimento, na cooperação e nos aprendizados de indivíduos de organizações diferentes. Paralelamente, processos de aprendizagem nas organizações não são apenas de caráter formal, mas também de caráter informal, provenientes das relações sociais. A aprendizagem não é apenas um fenômeno cognitivo, mas social e cultural. Assim, este projeto tem o objetivo de compreender e analisar os processos de aprendizagem entre indivíduos de organizações diferentes, a partir das práticas do marketing de relacionamento. Para tanto, serão efetuados estudos de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevistas em profundidade, observação e aplicação de questionários estruturados. Serão utilizadas técnicas de análise qualitativas e quantitativas, análises derivadas da grounded theory (teoria fundamentada nos dados) e análise estatística multivariada, principalmente análise de regressão múltipla e análise fatorial. Portanto, almeja-se propiciar evidências relevantes associadas aos contextos e características da aprendizagem dentro das organizações e entre organizações diferentes (aprendizagem interorganizacional), quanto à existência tanto de processos formais quanto informais associados. Isto porque, em relacionamentos interorganizacionais, os indivíduos aprendem porque estão interagindo e participando de grupos, não somente compartilhando informações e conhecimentos, mas negociando significados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Claudia Simone Antonello - Integrante / Franciele de Gasperi - Integrante / Lasier Gorziza de Souza - Integrante / Deonir De Toni - Integrante / Fabiano Larentis - Integrante. Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
      Descrição: Relacionamentos entre organizações e as ações de marketing de relacionamento, que pressupõem interações interpessoais e intergrupais, estão baseadas fundamentalmente na confiança, no comprometimento, na cooperação e nos aprendizados de indivíduos de organizações diferentes. Paralelamente, processos de aprendizagem nas organizações não são apenas de caráter formal, mas também de caráter informal, provenientes das relações sociais. A aprendizagem não é apenas um fenômeno cognitivo, mas social e cultural. Assim, este projeto tem o objetivo de compreender e analisar os processos de aprendizagem entre indivíduos de organizações diferentes, a partir das práticas do marketing de relacionamento. Para tanto, serão efetuados estudos de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevistas em profundidade, observação e aplicação de questionários estruturados. Serão utilizadas técnicas de análise qualitativas e quantitativas, análises derivadas da grounded theory (teoria fundamentada nos dados) e análise estatística multivariada, principalmente análise de regressão múltipla e análise fatorial. Portanto, almeja-se propiciar evidências relevantes associadas aos contextos e características da aprendizagem dentro das organizações e entre organizações diferentes (aprendizagem interorganizacional), quanto à existência tanto de processos formais quanto informais associados. Isto porque, em relacionamentos interorganizacionais, os indivíduos aprendem porque estão interagindo e participando de grupos, não somente compartilhando informações e conhecimentos, mas negociando significados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Fabiano Larentis - Integrante / Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / DE TONI, Deonir - Integrante / Claudia Simone Antonello - Integrante. Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Fabiano Larentis.
    27. 2010-2012. A Configuracao da Imagem de um Shopping Center na Percepcao de Consumidores Locais
      Descrição: (Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 ? Universal). Este projeto de pesquisa propõe um estudo para identificar a imagem do Shopping Center Iguatemi Caxias, sob a ótica dos consumidores locais. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados e organizados em torno de alguns elementos centrais, que são socialmente aceitos e compartilhados. A identificação das imagens mentais que os consumidores têm a respeito do shopping center é relevante para direcionar estratégias e ações de marketing. A partir de uma pesquisa exploratória, será utilizado o Método de Configuração da Imagem (MCI), um instrumento de pesquisa testado e validado na identificação das imagens de organizações, produtos, serviços e marcas para identificar qual a imagem coletiva dos consumidores relativa ao shopping center em estudo. Com base na Teoria do Núcleo Central, serão identificados os atributos e as dimensões (cognitiva, emocional, funcional e simbólica) relacionadas às imagens dos consumidores. Os resultados serão dispostos no Gráfico de Configuração da Imagem (GCI), que apresentará os atributos que compõem as imagens do shopping center, a proximidade destes atributos com a Imagem Central e a dimensão a que pertencem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Diego Echevenguá Borges - Integrante / Francieli Montanari Gasparin - Integrante / Anderson Corso - Integrante / Deonir De Toni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    28. 2010-2012. Governanca em Clusters Portuarios: Um Estudo Multicaso
      Descrição: Processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se relacionam com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é de fundamental importância para o aumento da competitividade dos diferentes setores exportadores de um país, impactando na economia como um todo. A concepção moderna de gestão portuária deve considerar não apenas o porto em si, mas o contexto de toda a comunidade portuária, ou seja, o conjunto de atores que realizam atividades direta ou indiretamente relacionadas ao porto. Além disso, deve-se buscar o alinhamento e a coordenação destes atores, para que assim o porto exerça um papel de indução da competitividade regional. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar a governança em clusters portuários para que, a partir deste conhecimento, seja possível identificar iniciativas ou direcionamentos para o desenvolvimento de clusters portuários no Brasil e, consequentemente, gerar um aumento da competitividade brasileira no contexto global.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Gabriel Sperandio Milan - Coordenador / Guilherme Bergmann Borges Vieira - Integrante / Magda Medianeira Reginato Bassanesi - Integrante / Giovana Savitri Pasa - Integrante / Norma Pontet Ubal - Integrante / Arturo Monfort Mulinas - Integrante / Rafael Sapiña García - Integrante / Sergio Luis Alves Rodrigues - Integrante / Tânia Craco - Integrante. Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Outra. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (19)
    1. Best Paper Award - Emerald Publishing and Netlog 2021, Emerald Publishing and Netlog 2021.. 2021.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    2. Medalha Mérito Universitário, UCS - Universidade de Caxias do Sul.. 2018.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    3. Paraninfo da Turma de Concluintes do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Gestão Empresarial - 6. Edição, CESF - Centro de Ensino Superior de Farroupilha (Atual: Faculdade CNEC Farroupilha).. 2018.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    4. Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2016 da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Orientando: Mateus Panizzon e Orientador: Gabriel Sperandio Milan, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2017.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    5. Melhor artigo da XVII Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Lima, Milan, Graciola e De Toni), PPGA - UCS - Universidade de Caxias do Sul.. 2017.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    6. Bolsa na Modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2017.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    7. Agradecimento pela atuação como avaliador de artigos do ENEGEP nos últimos 10 anos, ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção.. 2016.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    8. Melhor artigo publicado na Área de Marketing na XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Graciola, De Toni, Bebber, Camargo e Milan), PPGA - UCS.. 2015.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    9. Bolsa na Modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2014.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    10. Indicação ao prêmio de artigo publicado no VI 3 Es (De Toni, Mioranza, Milan e Larentis), ANPAD.. 2013.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    11. Menção Honrosa a artigo publicado no XVI SIMPOI (Milan, Corso e Eberle), FGV / EAESP.. 2013.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    12. Prêmio Pesquisador Gaúcho - Área do Conhecimento: Economia e Administração, FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.. 2013.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    13. Melhor artigo publicado na Área de Gestão da Qualidade no XX SIMPEP (Bebber, Milan e Silva), UNESP - Universidade Estadual Paulista.. 2013.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    14. Menção Honrosa a artigo publicado no XV SIMPOI (Milan, Gasparin e De Toni), FGV / EAESP.. 2012.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    15. Bolsa na Modalidade Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. 2011.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    16. Bolsa de Produção Científica - Nível IV, UCS - Universidade de Caxias do Sul.. 2010.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    17. Orientação de Mestrado Cum Laude (distinção acadêmica) - Aluno: Lasier Gorziza de Souza, UCS - Universidade de Caxias do Sul.. 2010.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    18. Mérito em Administração: Setor de Ensino, CRA/RS - Conselho Regional de Administração.. 2010.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.
    19. Professor Homenageado - Concluintes de Pós-Grad. (Esp.) em Gestão Estratégica da Qualidade - Solenidade: 2010, UCS - Universidade de Caxias do Sul.. 2010.
      Membro: Gabriel Sperandio Milan.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. 2nd International Conference on Network Enterprises & Logistics Management ? NETLOG 2021. 2021. (Congresso).
    2. IX EMA - Encontro de Marketing. 2021. (Encontro).
    3. XLV ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Relação entre Minimalismo, Felicidade, Satisfação com a Vida e Consumo Experiencial. 2021. (Congresso).
    4. Cognition Unisinos Online. 2020. (Congresso).
    5. IX Encontro de Estudos em Estratégia (3Es).Elementos Formadores da Continuidade de Uso de uma Rede Social. 2020. (Encontro).
    6. XLIV ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Fatores Mediadores e Moderadores do Desempenho Organizacional. 2020. (Encontro).
    7. 13° Seminário de Gestão, Projetos e Liderança da Serra Gaúcha.Participante. 2018. (Seminário).
    8. III Encontro Anual do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração.Abertura do III Encontro Anual do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração. 2018. (Encontro).
    9. XLII ENANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Cocriação de Valor, Orientação para o Mercado, Estratégias de Inovação e Capacidade de Precificação Baseada em Valor: Efeitos sobre o Desempenho de Mercado. 2018. (Encontro).
    10. XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do PPGA UCS. Participante. 2018. (Congresso).
    11. 1º Seminário de Marketing da Serra Gaúcha.A Prática de Relacionamentos Duradouros com os Clientes e a Competitividade das Empresas. 2015. (Seminário).
    12. XVIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.Um Experimento sobre o Efeito País de Origem e a Influência do Fortalecimento das Expectativas do Consumidor sobre a Qualidade Percebida e a sua Intenção de Compra. 2015. (Simpósio).
    13. XXI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS / III Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.Apresentação de Trabalhos de Alunos da Área de Ciências Humanas e Sociais. 2013. (Encontro).
    14. XV SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Operações e Logística Internacional.Posicionamento e Competitividade no Varejo: A Imagem de um Shopping Center na Percepção de Consumidores Locais. 2012. (Simpósio).
    15. VI SIPAD - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração.Avaliador de projetos de pesquisa (dissertações) de mestrandos e de tese (doutorando). 2011. (Seminário).
    16. 19th International Conference on Management of Technology (IAMOT). Conflict Management for Product Distribution Channel Performance: A Brazilian Experience. 2010. (Congresso).
    17. XIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.Dimensões da Qualidade na Prestação de Serviços e a Satisfação de Clientes: Um Estudo Ambientado em Laboratórios Universitários. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan). Membro da Comissão Organizadora da XVIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. 2018. (Outro).. . 0.
    2. MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan); OLEA, P. M. ; DE TONI, D. ; LAZZARI, F. ; MACKE, J.. III Encontro Anual do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração. 2018. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Fabiano Larentis (36.0)
      1. TONI, DEONIR DE ; MILAN, Gabriel Sperandio ; LARENTIS, FABIANO ; EBERLE, LUCIENE ; PROCÓPIO, ALINE WESTE. Image Configuration of Organic Food and its Motivation for Consumption. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE). v. 23, p. 1-25, issn: 1809-4422, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CISLAGHI, T. P. ; LARENTIS, F. ; TONDOLO, V. A. G. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan). Relacionamentos Interorganizacionais entre Empresas Exportadoras e Assessorias em Comércio Exterior: Um Estudo em Díades no Setor Moveleiro. Revista de administração da UFSM. v. 11, p. 56-77, issn: 1983-4659, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DE TONI, DEONIR ; MILAN, Gabriel Sperandio ; SACILOTO, EVANDRO BUSATA ; LARENTIS, FABIANO. Pricing strategies and levels and their impact on corporate profitability. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (FEA-USP). v. 52, p. 120-133, issn: 0080-2107, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SACILOTO, E. B. ; LARENTIS, F. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan) ; DE TONI, D.. Agrupamento de Empresas a partir de suas Estratégias de Precificação e Níveis de Desempenho: Um Estudo no Setor Metalmecânico de Caxias do Sul. REVISTA ORGANIZAÇÕES EM CONTEXTO (ONLINE). v. 13, p. 155-193, issn: 1982-8756, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DE TONI, DEONIR ; EBERLE, LUCIENE ; LARENTIS, FABIANO ; MILAN, Gabriel Sperandio. Antecedents of Perceived Value and Repurchase Intention of Organic Food. JOURNAL OF FOOD PRODUCTS MARKETING. v. 24, p. 1-20, issn: 1045-4446, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan); SACILOTO, E. B. ; LARENTIS, F. ; DE TONI, D.. AS ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 22, p. 419-452, issn: 1413-2311, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan); BERNARDI, F. C. ; LARENTIS, F. ; TONI, DEONIR DE. PROCESSOS E RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR METAL-MECÂNICO. REVISTA ELETRÔNICA DE ESTRATÉGIA & NEGÓCIOS. v. 9, p. 3-36, issn: 1984-3372, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. DE TONI, D. ; SPERANDIO MILAN, GABRIEL ; COSTA, G. C. ; LARENTIS, F.. Existing Relational Practice Between a Manufacturer and its Distributors and the Perception of the Relationship Value in the Dyad. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online). v. 12, p. 48-71, issn: 1808-2386, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MILAN, GABRIEL SPERANDIO ; CORSO, ANDERSON ; LARENTIS, FABIANO ; De Toni, Deonir ; EBERLE, LUCIENE ; LAZZARI, FERNANDA. A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA IES E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Alcance (Online). v. 22, p. 538-552, issn: 1983-716X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DIAS, D. T. A. ; NESPOLO, D. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano ; MILAN, G. S.. A Relação entre os Modelos Mentais dos Empreendedores e o Desempenho Organizacional: Um Estudo Exploratório. CONNEXIO - REVISTA CIENTÍFICA DA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS. v. 4, p. 127-144, issn: 2236-8760, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MILAN, G. S.; DE TONI, D. ; BACICHETTO, V. V. ; MILAN, G. S. ; LARENTIS, F.. A Relação entre Conhecimento da Marca e Nível de Preço na Intenção de Compra: Um Experimento com Perfumes de Luxo. REMark. Revista Brasileira de Marketing. v. 13, p. 108-124, issn: 2177-5184, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. DE TONI, D. ; PANIZZON, M. ; MILAN, G. S. ; LARENTIS, Fabiano. As Dimensões da Imagem de Preço de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e seus Impactos sobre a Lealdade. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online). v. 13, p. 499-524, issn: 2179-4936, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MILAN, G. S. ; SILVA, M. B. C. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano. Adaptação da Escala SERVQUAL para Avaliação da Qualidade dos Serviços na Construção de Edificações Multifamiliares. Revista de administração da Unimep. v. 12, p. 136-158, issn: 1679-5350, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. DE TONI, D. ; MIORANZA, G. ; MILAN, Gabriel Sperandio ; LARENTIS, F.. AS DIMENSÕES DOS MODELOS MENTAIS DOS EMPREENDEDORES E SEUS IMPACTOS SOBRE O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 20, p. 713-739, issn: 1413-2311, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. DE TONI, D. ; MIORANZA, G. ; LARENTIS, Fabiano ; MILAN, G. S.. Modelos Mentais dos Empreendedores e Desempenho Organizacional: Um Estudo Exploratório com Empreendedores do Setor Metal-Mecânico. Gestão Contemporânea. v. 15, p. 28-54, issn: 2177-3068, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. LARENTIS, FABIANO; ANTONELLO, Claudia Simone ; MILAN, GABRIEL SPERANDIO ; De Toni, Deonir. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. Base (São Leopoldo. Online). v. 11, p. 346-366, issn: 1984-8196, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. LARENTIS, Fabiano; MILAN, G. S. ; DE TONI, D. ; GAVA, A. M.. Relação entre Estratégias de Preços e Custeio. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC). v. 1, p. 229-244, issn: 2175-8077, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. MILAN, G. S.; PANIZZON, M. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, F. ; MILAN, G. S.. A percepção da imagem de preço em serviços: um estudo de abordagem quantitativa sobre os cursos de lato sensu de uma Universidade. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online). v. 19, p. 646-674, issn: 1413-2311, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. LARENTIS, Fabiano; MILAN, G. S. ; BERNARDI, F. C. ; DE TONI, D.. Joint Ventures como Estratégia de Internacionalização: Benefícios e Riscos. Global Manager (FSG). v. 13, p. 1-23, issn: 1676-2819, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano ; MATTIA, A. A. ; MILAN, G. S.. Configuração da Imagem do Conceito de Produtos Ecologicamente Corretos. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR). v. 28, p. 173-188, issn: 1518-952X, 2013.
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      21. RECHE, R. A. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano ; MILAN, G. S.. Configuração da Imagem da Carne de Frango na Perspectiva de Consumidores e Varejistas. Organizações Rurais & Agroindustriais. v. 15, p. 314-329, issn: 2238-6890, 2013.
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      22. DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano ; MATTIA, A. A. ; GILIOLI, R. M. ; MILAN, G. S.. Consumo Consciente e seus Impactos sobre Valor Percebido e Lealdade em Produtos Ecologicamente Corretos: Proposição e Teste de um Modelo Teórico. RGO. Revista Gestão Organizacional (Online). v. 6, p. 4-20, issn: 1983-6635, 2013.
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      23. LARENTIS, F. ; MILAN, G. S. ; MILAN, G. S. ; DE TONI, D. ; GAVA, A. M.. Formação e Estratégias de Preços: Um Estudo Quantitativo-Descritivo sobre as Práticas de Empresas da Serra Gaúcha. Análise (PUCRS. Online). v. 24, p. 28-41, issn: 1980-6302, 2013.
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      24. MILAN, G. S.; LARENTIS, F. ; MILAN, G. S. ; DE TONI, D.. Formação de estratégia como um processo coletivo e múltiplas perspectivas culturais: um estudo qualitativo em uma loja exclusiva de móveis. REGE Revista de Gestao. v. 19, p. 87-105, issn: 2177-8736, 2012.
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      25. DE TONI, D. ; MATTIA, A. A. ; LARENTIS, Fabiano ; SILVA, M. G. R. ; MILAN, G. S.. O Perfil dos Gestores: Um Estudo Exploratório dos Modelos Mentais e das Competências. Gestão.Org. v. 10, p. 537-566, issn: 1679-1827, 2012.
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      26. DE TONI, D. ; LARENTIS, F. ; MATTIA, A. A. ; MILAN, G. S. ; MILAN, G. S.. A imagem do comércio varejista e a satisfação dos consumidores: um estudo exploratório ambientado em uma cidade da serra gaúcha. Base (UNISINOS). v. 8, p. 91-104, issn: 1807-054X, 2011.
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      27. MILAN, G. S. ; RIBEIRO, J. L. D. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano. A prática relacional entre provedor de serviços e clientes: comparação entre um modelo teórico e um modelo rival. Base (São Leopoldo. Online). v. 7, p. 42-54, issn: 1984-8196, 2010.
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      28. MILAN, G. S. ; LARENTIS, Fabiano ; CORSO, A. ; EBERLE, L. ; LAZZARI, F. ; DE TONI, D.. Atributos de Qualidade dos Serviços Prestados por uma IES e os Fatores que Impactam na Satisfação dos Alunos do Curso de Graduação em Administração. Em: XXXVIII EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, p. 1-16, 2014.
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      29. CISLAGHI, T. P. ; LARENTIS, Fabiano ; TONDOLO, V. A. G. ; MILAN, G. S. ; DE TONI, D.. Contribuição dos Relacionamentos Interorganizacionais para o Desempenho Relacional: Um Estudo em Díades Empresas Focais e Assessorias em Comércio Exterior no Setor Moveleiro. Em: XXXVIII EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, p. 136-16, 2014.
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      30. LARENTIS, Fabiano; ANTONELLO, C. S. ; MILAN, G. S. ; MELLO, C. B. C. ; DE TONI, D.. Aprendizagem Interorganizacional e Marketing de Relacionamento: Um Estudo Exploratório. Em: XXXVI EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, p. 1-16, 2012.
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      31. LARENTIS, Fabiano; ANTONELLO, C. S. ; MILAN, G. S. ; DE TONI, D.. Aprendizagem Organizacional em Relacionamentos Interorganizacionais: Um Estudo de Casos Múltiplos. Em: Encontro de Estudos Organizacionais (3Es), 2011.
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      32. DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano ; MATTIA, A. A. ; MILAN, G. S. ; SILVA, M. G. R.. Um Estudo sobre a Configuração da Imagem do Conceito de Consumo Consciente. Em: Encontro de Estudos Organiacionais da ANPAD - ENEO, 2010.
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      33. MILAN, G. S. ; MATTIA, A. A. ; LARENTIS, Fabiano ; DE TONI, D. ; SILVA, M. G. R.. Percepção da Responsabilidade Social Empresarial na Perspectiva dos Acadêmicos de uma Universidade da Região da Serra Gaúcha. Em: XIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. MILAN, G. S. ; LARENTIS, Fabiano ; DE TONI, D.. Múltiplas Perspectivas da Cultura Organizacional em uma Loja Exclusiva de Móveis: Um Estudo Etnográfico. Em: XIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2010.
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      35. SCHULER, M. ; DE TONI, D. ; MILAN, G. S. ; PANIZZON, M. ; LARENTIS, Fabiano. As Dimensões da Imagem de Preço para o Consumidor: Uma Abordagem Exploratória. Em: XXXIV EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2010.
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      36. DE TONI, D. ; MIORANZA, G. ; MILAN, G. S. ; LARENTIS, Fabiano. As Dimensões dos Modelos Mentais dos Empreendedores e seus Impactos sobre o Desempenho Organizacional. Em: Encontro de Estudos em Estratégia, 2013, Bento Gonçalves. VI Encontro de Estudos em Estratégia. Rio de Janeiro: ANPAD, v. 6, p. 1-3, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Eric Charles Henri Dorion (14.0)
      1. PANIZZON, MATEUS ; MILAN, Gabriel Sperandio ; DORION, ERIC CHARLES HENRI ; OLEA, PELAYO MUNHOZ. NEW PRODUCT DEVELOPMENT ABILITY AND INTERNATIONAL INOVATIVENESS: AN EMPIRICAL STUDY ON BRAZILIAN EXPORTING COMPANIES. EXACTA (ONLINE). v. 19, p. 954-977, issn: 1983-9308, 2021.
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      2. Panizzon, Mateus ; Milan, Gabriel Sperandio ; Dorion, Eric Charles Henri ; Coallier, François. The main determinants of new product development ability for international markets: An empirical study on brazilian manufacturing export companies. JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY MANAGEMENT. v. 57, p. 101569, issn: 0923-4748, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DE TONI, D. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan) ; DORION, E. ; DIAS, D. T. A.. The Influence of Entreprepreneurs? Mental Models on Organizational Performance: Brazilian Cases. EUROPEAN JOURNAL OF ECONOMICS, FINANCE AND ADMINISTRATIVE SCIENCES. v. 9, p. 111-123, issn: 1450-2275, 2017.
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      4. EBERLE, L. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan) ; DORION, E.. Service quality dimensions and customer satisfaction in a Brazilian university context. Benchmarking (Bradford). v. 23, p. 1697-1716, issn: 1463-5771, 2016.
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      5. Milan, Gabriel Sperandio ; De Toni, Deonir ; Barcellos, Paulo Fernando Pinto ; DORION, E. C. H. ; BEBBER, S.. A Brazilian Experience of Customer Retention and Its Key Drivers in Banking Service Rendering. JOURNAL OF RELATIONSHIP MARKETING (ONLINE). v. 14, p. 269-286, issn: 1533-2675, 2015.
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      6. Lima, Patricia Padilha ; DORION, E. ; Milan, Gabriel Sperandio ; Severo, Eliana Andrea ; Ganzer, Paula Patricia ; Olea, Pelayo Munhoz. Interface, Empreendedorismo e Resiliência: Um Estudo de Caso Ambientado na Flytour Viagens e Turismo Ltda.. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online). v. 13, p. 391-424, issn: 2179-4936, 2014.
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      7. Milan, Gabriel Sperandio ; DORION, E. ; Craco, Tania ; De Toni, Deonir ; Costa, Carlos Alberto. The Passage from a Transport Carrier into a Logistic Operator: A Brazilian Case. Australian Journal of Basic and Applied Sciences. v. 8, p. 321-331, issn: 1991-8178, 2014.
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      8. Milan, Gabriel Sperandio ; Manenti, Diogo Zapparoli ; Olea, Pelayo Munhoz ; De Toni, Deonir ; DORION, E.. Un estudio exploratorio acerca de los stakeholders de influencia directa en el desarrollo de la ruta turística de una localidad en la Sierra Gaucha. Espacios (Caracas). v. 34, p. 4-20, issn: 0798-1015, 2013.
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      9. DORION, E.; Milan, Gabriel Sperandio ; Matos, José Alberto da Rosa. Distribution channel conflict management: a Brazilian experience. Benchmarking (Bradford). v. 19, p. 32-51, issn: 1463-5771, 2012.
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      10. Milan, Gabriel Sperandio ; De Toni, Deonir ; DORION, E.. An Exploratory Study about the Influence of Entrepreneurs' Mental Models on Organizational Performance. Espacios (Caracas). v. 33, p. 1-14, issn: 0798-1015, 2012.
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      11. Milan, Gabriel Sperandio ; De Toni, Deonir ; DORION, E. ; Schuler, Maria. A Influência dos Modelos Mentais dos Empreendedores no Desempenho de suas Organizações. Gestão.Org. v. 08, p. 355-381, issn: 1679-1827, 2010.
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      12. Teixeira, Fábio Eberhardt ; Bampi, Paulo Roberto ; Milan, Gabriel Sperandio ; GANZER, P. P. ; Maciel, Josiane Vieira ; Chais, Cassiane ; Pereira, Adrieli Alves ; OLEA, P. M. ; DORION, E.C.H. ; Prodanov, Cleber Cristiano. Redes de Cooperação entre Empresas Concorrentes: Um Estudo em Uma Rede de Cooperação no Setor de Gêneros Alimentícios. Em: XV Mostra de Iniciação Científica, v. 15, 2015.
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      13. Milan, Gabriel Sperandio ; DORION, E. ; Matos, Jose Alberto da Rosa de. Conflict management for product distribution channel performance: a Brazilian experience. Em: 19th International Conference on Management of Technology (IAMOT), v. 19, p. 1-14, 2010.
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      14. Milan, Gabriel Sperandio ; De Toni, Deonir ; DORION, E. ; Schuler, Maria. Proposições de Pesquisa e uma Análise Exploratória Acerca da Influência dos Modelos Mentais dos Empreendedores no Desempenho de suas Organizações. Em: VI EGEPE ? Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2010.
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    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Maria Emilia Camargo (9.0)
      1. BENETTI CORRÊA DA SILVA, MARCELO ; BEBBER, SUÉLEN ; SPERANDIO MILAN, GABRIEL ; RAVIZZONI VERONESE, ANGÉLICA ; TESTOLIN, JÉSSICA ; CAMARGO, MARIA EMÍLIA. Built environment dimensions in the context of a gas station in Brazil. FACILITIES (LONDON). v. 39, p. 236-255, issn: 0263-2772, 2021.
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      2. NESPOLO, DANIELE ; Fachinelli, Ana Cristina ; FORTES, VALTER MARCOS MONTEIRO ; MILAN, GABRIEL SPERANDIO ; CAMARGO, Maria Emilia. Knowledge-based development from the citizen's perspective: a study from Southern Brazil. International Journal of Knowledge-Based Development. v. 9, p. 6-22, issn: 2040-4476, 2018.
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      3. MILAN, G. S.; CAMARGO, M. E. ; DE TONI, D. ; PINTO, M. M. B. ; COSTA, C. A.. The Relational Practice Existing Between a Service Provider and its Customers and the Customer Retention: a Comparison Between a Theoretical Model and Rival. AUSTRALIAN JOURNAL OF BASIC AND APPLIED SCIENCES. v. 7, p. 904-915, issn: 1991-8178, 2013.
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      4. EBERLE, L. ; MILAN, G. S. ; CAMARGO, M. E.. Antecedentes da retenção de clientes no contexto de uma instituição de ensino superior DOI - 10.5752/P.1984-6606.2013v13n33p5. E&G - Revista Economia e Gestão. v. 13, p. 5-27, issn: 1984-6606, 2013.
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      5. LIMA, V. Z. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan) ; GRACIOLA, A. P. ; DE TONI, D. ; CAMARGO, M. E.. O Impacto do Comprometimento, da Satisfação e da Intenção em Defender a Marca na Intenção de Recompra em Serviços de Ensino. Em: XXIII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2016.
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      6. GRACIOLA, A. P. ; BEBBER, S. ; CAMARGO, Maria Emilia ; DE TONI, D. ; MILAN, G. S.. Efeito da Imagem de Loja, do Valor Percebido e do Conhecimento de Marca sobre a Intenção de Compra nos Supermercados. Em: XXXIX EnANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015.
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      7. GRACIOLA, A. P. ; DE TONI, D. ; BEBBER, S. ; CAMARGO, M. E. ; CAMARGO, M. E. ; MILAN, G. S.. O Efeito da Imagem de Loja, do Valor Percebido e do Conhecimento de Marca sobre a Intenção de Compra nos Supermercados. Em: XV Mostra de Iniciação Científica, 2015.
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      8. EBERLE, L. ; MILAN, G. S. ; Camargo, Maria Emília. Antecedentes da Retenção de Clientes no Contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Em: XIX SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, p. 1-15, 2012.
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      9. EBERLE, L. ; MILAN, G. S. ; ESPARTEL, L. B. ; CAMARGO, M. E.. Dimensões do Risco Percebido na Escolha de um Plano de Saúde. Em: XIX SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, p. 1-15, 2012.
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    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Dirceu da Silva (4.0)
      1. SILVA, D. S. (Gabriel Sperandio Milan). Avaliação de artigos para o XXXVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2017.
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      2. SILVA, D. S. (Gabriel Sperandio Milan). Avaliação de artigos para o XIX SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. 2016.
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      3. MILAN, G. S. Avaliação de artigos para o XVIII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. 2015.
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      4. MILAN, G. S. Avaliação de artigos para o XXXV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2015.
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    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Marcelo Gattermann Perin (2.0)
      1. DAL BÓ, G. ; MILAN, G. S. (Gabriel Sperandio Milan) ; SAMPAIO, C. H. ; PERIN, M. G.. Desenvolvimento de Novos Serviços e Competitividade: Da Proposição de Valor à Cocriação de Valor como Possível Fonte de Vantagem Competitiva. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMEP. v. 15, p. 1-25, issn: 1679-5350, 2017.
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      2. PANIZZON, M. ; MILAN, G. S. ; PERIN, M. G. ; SAMPAIO, C. H.. CAPACIDADES DINÂMICAS BASEADAS EM CONHECIMENTO E TIPOS DE INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK DE ANÁLISE. RAI : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO. v. 12, p. 271-302, issn: 1809-2039, 2015.
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    • Gabriel Sperandio Milan ⇔ Jose Luis Duarte Ribeiro (1.0)
      1. MILAN, G. S. ; RIBEIRO, J. L. D. ; DE TONI, D. ; LARENTIS, Fabiano. A prática relacional entre provedor de serviços e clientes: comparação entre um modelo teórico e um modelo rival. Base (São Leopoldo. Online). v. 7, p. 42-54, issn: 1984-8196, 2010.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41