Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Carlos Barbosa Alves de Souza

Graduação (1994) e Mestrado (1997) em Psicologia na Universidade de Brasília, Doutorado em Ciencias del Comportamiento (2001) no Centro de Estudios e Investigaciones en Comportamiento, Universidad de Guadalajara e Pós-Doutorado (2003) no Nova Institute of Philosophy, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), coordenador do Grupo de Pesquisa Análise do Comportamento Aplicada a questões sociais contemporâneas (certificado pelo CNPq), membro do comitê de avaliação da área de Psicologia na Capes, Editor Associado dos periódicos Acta Comportamentalia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento, e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino do CNPq. Atuou como Editor Geral para a Língua Portuguesa do periódico Acta Comportamentalia (2007-2009), Vice-Coordenador (2013-2015) e Coordenador (2015-2017) do PPGTPC, coordenador (2015-2020) do Projeto Multi-Institucional (UFPA-UFSCar-UNESP) Análise Aplicada do Comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo (financiado pela Capes), e membro da comissão da área da Psicologia do Prêmio Capes de Tese 2016. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada e Análise conceitual em Psicologia. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1264063598919201 (26/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Campus Básico, Av Augusto Corrêa 1 66075-110 - Belem, PA - Brasil Telefone: (91) 32018483 URL da Homepage: https://www.ppgtpc.ufpa.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Observacao de pareamentos de estimulos e a aquisicao de comportamento verbal em criancas com autismo ((CNPq-310443/2018-0)
      Descrição: A presente proposta é constituída por um conjunto de três Estudos que buscam investigar os efeitos do Procedimento de Observação de Pareamento de Estímulos (SPOP) na aquisição de diferentes repertórios verbais em crianças com TEA com repertório verbal reduzido: Estudo 1- Experimento 1 - avaliará a eficiência dos ciclos SPOP-testes comparativamente à implementação do SPOP com testes apenas ao final de um número de pareamentos equivalente aos pareamentos realizados nos ciclos, na aquisição de tatos e resposta de ouvinte. Estudo 1- Experimento 2 - avaliará a eficiência dos ciclos SPOP-testes com a exigência de respostas ecoicas comparativamente à realização dos ciclos SPOP-testes sem esta exigência, na aquisição de tatos e resposta de ouvinte. Estudo 2- Experimento 1 - avaliará o efeito do SPOP na emergência de nomeação bidirecional. Estudo 2- Experimento 2 - avaliará o efeito da exigência de ecoicos durante o SPOP na emergência de nomeação bidirecional. Estudo 3- avaliará eficácia do SPOP, com e sem exigência de resposta ecoica, na emergência de intraverbais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Edson Luis Nascimento dos Santos - Integrante / Eduardo Trindade - Integrante / Malena Costa - Integrante / Juliana Lobato - Integrante / Michele Brasil - Integrante / Lorraine Calandrini Araujo - Integrante.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    2. 2017-Atual. Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia sobre Comportamento, Cognicao e Ensino: Aprendizagem Relacional e Comportamento Simbolico (II) (CNPq # 465686/2014-1 - FAPESP # 2014/50909-8)
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral (relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional e comportamento de observação). Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Plano Nacional de Educação com respeito à educação regular e especial. Além dos objetivos relativos à pesquisa básica, translacional e aplicada, o instituto permanecerá atento a suas responsabilidades de formação de pessoal. Espera-se que o Instituto proposto intensifique esse esforço, com o desenvolvimento de novos líderes de pesquisa distribuídos no território nacional e também com a promoção de oportunidades de iniciação científica na graduação. Também serão intensificados esforços dirigidos à difusão do conhecimento para a sociedade e à geração de tecnologia social. O INCT está ciente da importância de expandir sua inserção internacional, para (1) dar maior visibilidade aos esforços brasileiros em sua esfera de atuação, e (2) ampliar as oportunidades de desenvolvimento de nova geração de cientistas, pelo contato com ambientes diversificados e avançados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Mestrado acadêmico: (84) / Doutorado: (48) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Júlio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Gerson Tomanari - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Paula Debert - Integrante / Edson Huziwara - Integrante / Camila Gomes - Integrante / MCILVANE, WILLIAM J. - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Thais Porlan - Integrante / Lidia Postalli - Integrante / Zilda del Prette - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / Debora de Hollanda Souza - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Mariéle de Cassia Diniz Cortez - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / ANTONIO JAEGGER - Integrante / VITOR HAASE - Integrante / Raquel Maria de Melo - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    3. 2016-2019. Resposta de monitoramento e aprendizagem observacional via videomodelacao em criancas com autismo (Cnpq - 311553/2015-0)
      Descrição: A presente proposta investiga o efeito do ensino de respostas de monitoramento sobre a aprendizagem observacional via videomodelação de tatos e textuais em crianças com autismo. O ensino das respostas de monitoramento será feito também via videomodelação buscando replicar e ampliar os resultados prévio do nosso grupo de pequisa. Serão avaliados ainda 1) o efeito de uma maior exposição às sessões de videomodelação, de forma a ampliar o contato das crianças com os exemplares dos estímulos a serem aprendidos; e a estabilidade da aprendizagem, por meio de testes de folow-up realizados um mês após o re-teste da aprendizagem observacional via videomodelação de tatos e textuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Eileen Pfeiffer Flores - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Izabel Brasiliense - Integrante / Fernanda Cybelle Gomes Sena - Integrante.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    4. 2014-2020. Analise Aplicada do Comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo (Capes # 88887091031201401)
      Descrição: A presente proposta busca integrar os esforços que vêm sendo desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru) e Psicologia (UFSCar) na realização de projetos de pesquisas translacionais e tecnológicas e na formação de recursos humanos qualificados que impactem positivamente na implementação dos princípios da Análise Comportamental Aplicada nas intervenções para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo no Brasil. Serão desenvolvidos quatro Subprojetos que buscam: 1- Desenvolver e aplicar um conjunto articulado de instrumentos e técnicas eficientes para treinar pais, professores, acompanhantes e outros profissionais quanto às habilidades fundamentais para aplicar programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo; 2- Desenvolver procedimentos informatizados e avaliar os pré-requisitos de leitura para construção de palavras e sentenças em alunos diagnosticados com autismo; consolidar os procedimentos de ensino usados pelo grupo de pesquisa que produzam poucos ou nenhum erro, tornando-os mais eficientes e econômicos, gerando uma tecnologia de ensino informatizada que possibilite a generalização para situações próximas do aluno em sala de aula; 3- Estabelecer repertório verbal receptivo e expressivo por instrução por exemplares múltiplos a crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear com atrasos na linguagem considerando avaliação prévia do ouvir baseado em seleção e de respostas vocais ecóicas e de nomeação de objetos/propriedades/eventos; e 4- Desenvolver e validar instrumentos que possibilitem o rastreamento precoce de riscos para dificuldades e transtornos em aprendizagem da matemática; identificar o papel da contagem e da enumeração visual na aquisição de habilidades pré-matemáticas; elaborar currículo funcional que envolva estratégias de auxílio a indivíduos com limitação cognitiva e de comunicação. Como resultado direto do desenvolvimento desses subprojetos serão formados seis Mestres e quatro Doutores capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Romariz da Silva Barrros - Integrante / Grauben G J Assis - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    5. 2013-2016. Atencao conjunta e repertorios verbais em criancas com autismo (CNPq # 407384/2012-0)
      Descrição: A atenção conjunta (AC) tem sido caracterizada como a capacidade de seguir a direção do olhar de outra pessoa para um objeto ou evento, e é apontada como um pré-requisito na aquisição da linguagem. Pessoas com autismo geralmente apresentam déficit dessa capacidade, o que é apontado como uma das causas de suas dificuldades linguísticas. Tem sido proposto que a AC é composta por respostas de atenção conjunta (RAC - comportamento da criança em seguir a direção para onde aponta ou olha outra pessoa) e Iniciação de atenção conjunta (IAC - comportamentos de contato visual, apontar ou demonstração que a criança produz de forma intercalada de uma pessoa para um objeto ou evento, ou vice-versa). Poucos estudos procuraram ensinar ambos os repertórios, apresentando resultados díspares. Além disso, não se localizou estudos que tenham procurado avaliar em crianças com autismo o efeito da aquisição desses repertórios na aprendizagem inicial de respostas de falante e ouvinte. Isto é problemático considerando a conexão que tem sido sugerida entre déficit em AC e as dificuldades linguísticas em pessoas com autismo. Recentemente se revisaram as recomendações de sequenciamento do ensino de linguagem receptiva e expressiva de programas de intervenção comportamental precoce e intensivo para pessoas com autismo. De forma geral se recomenda o ensino de habilidades receptivas antes de serem exigidas habilidades expressivas. No entanto, essa recomendação não é sustentada empiricamente, e alguns estudos sugerem que o treino de habilidades expressivas pode gerar habilidades receptivas. Este estudo avaliará 1) a possibilidade de ensinar RAC e IAC para crianças com autismo; e para aquelas que aprendam esses repertórios 2) comparará o desempenho de vocabulário expressivo e receptivo das crianças em um treino simultâneo desses repertórios com o desempenho em um treino exclusivo de vocabulário produtivo seguido de teste de vocabulário receptivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Romariz da Silva Barrros - Integrante / Grauben G J Assis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    6. 2010-2013. Estudos sobre comportamentos pre-simbolico em humanos e nao-humanos (CNPq # 307815/2009-9)
      Descrição: Conjunto de quatro estudos. Estudo 1: 1 ) Ampliar a base de dados empíricos sobre a aprendizagem de discriminação simples auditiva em Cebus apella, utilizando um procedimento Go/No-Go que procura desfavorecer o controle discriminativo visual na tarefa; 1.1) Avaliar a ocorrência de learning set na tarefa anterior; 2) Avaliar com os sujeitos que aprendam a tarefa de discriminação simples auditiva a formação de classes funcionais com os estímulos auditivos. Estudo 2: investigar em macacos-prego (Cebus apella) os efeitos de treinos mistos de discriminação condicional por identidade e arbitrárias, com um mesmo conjunto de estímulos, usando um procedimento Go/No-go e um procedimento de matching-to-sample com atraso zero, sobre 1) a aquisição destes repertórios discriminativos, e 2) a emergência de simetria. Estudo 3: procurará realizar um treino, ainda não documentado na literatura, de formação de classes funcionais via procedimento de mudanças repetidas de discriminação simples utilizando-se estímulos olfativos. Estudo 4: 1) Investigar a aquisição do repertório de discriminação auditivo-visual, em crianças com menos de 24 meses de vida, a partir de um treino que favoreça a ?aprendizagem por exclusão?; 2) A partir da aprendizagem por exclusão do repertório de discriminação auditivo-visual verificar a possível transferência desta aprendizagem para o repertório de produção verbal (nomeação).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Avaliando procedimentos e processos comportamentais no ensino de crianças com autismo.. 2015. (Congresso).
      2. III Seminário Novos Horizontes da ANPEPP.Quesito III- Corpo discente, dissertações e teses. 2014. (Seminário).
      3. XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Avaliando procedimentos para o ensino de repertórios verbais para crianças com autismo. 2014. (Congresso).
      4. XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise Comportamental Aplicado ao Autismo. 2013. (Congresso).
      5. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.. Uma abordagem funcional no estudo da aquisição da linguagem. 2011. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:41