Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Romariz da Silva Barros

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Pará (2000), com Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992) e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992). Mestre em Psicologia-Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1994) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-Doutorado na University of Massachusetts Medical School-Shriver Center (2005). É Professor Titular do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará. Analista do Comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de estímulos, classes de equivalência, variáveis de procedimento na construção de repertório complexo, modelo experimental de comportamento simbólico, tecnologia comportamental para ensino a crianças diagnosticadas com autismo. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7231331062174024 (13/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Rua Augusto Correia, 01 - Lab. de Psicologia Experimental Guamá 66075110 - Belém, PA - Brasil Telefone: (91) 32018544 URL da Homepage: https://www.ufpa.br/ppgtpc/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. INCT-ECCE - Relational Learning and Symbolic Learning: basic and applied research
      Descrição: The present proposal aims to continue the current Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE, National Institute of Science and Technology on Behavior, Cognition and Teaching). INCT-ECCE is a multi-institutional and multi-disciplinary research team, which has been active for almost two decades. The proposed Institute will continue this work, with the main goal of developing teaching or intervention programs for three major types of symbolic repertoires: language, social competencies, and academic skills (focused on literacy, mathematics, second language, and music). These programs address challenges posed by different populations (particularly children) with developmental delays of some symbolic repertoires. The main challenges to be faced will be delays or restrictions in symbolic repertoires due to: autism spectrum disorders (ASD), communication disorders, intellectual disability, visual or auditory disability, cochlear implantation, young children (12 to 36 months), and poor academic performance. The Institute will also continue to conduct basic research on processes underlying symbolic functioning. Basic research will continue to address the development of equivalence relations and their precursors, particularly stimulus control and relational learning. Observing behavior, as a pre-requisite for learning, will also be a major research focus. Applied programs will have much to benefit from basic investigation of variables that may influence observation of stimuli, stimulus control, and relational learning. While symbolic processes and repertoires are of interest in their own right, our main interest has become the degree to which the targeted repertoires contribute to the solution of societal problems. The Institute will also intensify efforts directed toward knowledge diffusion in society and the generation of social technology. INCT-ECCE is also aware of the importance of expanding its international insertion, to (1) give greater visibility to Brazilian efforts in its sphere of operation (in which it has played a leading role in directions such as the extension of SEP application for designing curricula for a wide range of academic repertories, and in hearing rehabilitation of children with cochlear implants), and (2) expand opportunities for the development of a new generation of scientists, by contact with diverse and advanced environments. In order to achieve scientific goals, as well as goals of its other programs, the Institute proposed a new structural organization for its operation, which is expected to increase the participation of most members and, as such, ensure team efficiency and also promote stronger and systematic interactions among members, the Associated Laboratories, and the coordination.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (42) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (84) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (42) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Deisy das Graças Souza - Coordenador / William V Dube - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Marcelo Frota Benvenuti - Integrante / Maria Martha Costa Hübner - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Maria Stella de Alcantara Gil - Integrante / Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Dione Cavalcante Monteiro - Integrante / Paula Debert - Integrante / Cristiana Ferrari - Integrante / Célia Giacheto - Integrante / Thaís Porlan de Oliveira - Integrante / Willian J. McIlvane - Integrante / Miriam Garcia Mijares - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del-Prette - Integrante / Cesar A. C. Teixeira - Integrante / Débora H. Souza - Integrante / Lídia M. Postalli - Integrante / Adriane L. Mortari Moret - Integrante / Andreia Schmidt - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Antônio Jaeger - Integrante / Edson Huziwara - Integrante / Vitor G. Haase - Integrante / Camila G. S. Gomes - Integrante / Raquel M. de Melo - Integrante / Júlia Zanetti Rocca - Integrante / Daniela M. Ribeiro - Integrante / Janet Twyman - Integrante / Mathew Goodwin - Integrante / Armando Machado - Integrante / Adriana C. Soares Sampaio - Integrante / Guilherme Wood - Integrante / Marcos Cupani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6
      Membro: Romariz da Silva Barros.
    2. 2016-Atual. Analise Comportamental Aplicada ao Autismo
      Descrição: A presente proposta de pesquisa se insere do programa integrado de pesquisa, ensino e extensão intitulado APRENDE (Atendimento e Pesquisa Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento - www.aprende.ufpa.br) mantido pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma iniciativa de pesquisa e de formação de profissionais em Análise Comportamental Aplicada. O programa provê atendimento analítico-comportamental a um número pequeno de crianças diagnosticadas com autismo. A manutenção desse serviço viabiliza a pesquisa básica e aplicada sobre diversas questões de interesse para a Análise do Comportamento (Experimental e Aplicada). Além disso, a iniciativa vem impulsionando a formação pós-graduada de profissionais capacitados para atendimento e pesquisa com crianças com desenvolvimento atrasado. A presente proposta explora duas frentes de pesquisa: (1) a pesquisa translacional sobre desenvolvimento de repertório complexo em crianças diagnosticadas com autismo através da formação de classes de equivalência (Subprojetos 1 e 2) e (2) a pesquisa aplicada sobre a viabilidade da disseminação (com qualidade) da Análise Comportamental Aplicada ao autismo (Subprojeto 3).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Coordenador / Grauben José Alves Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Romariz da Silva Barros.
    3. 2014-2016. Pesquisa Basica e Aplicada sobre Aquisicao de Repertorio Comportamental em Criancas Diagnosticadas com Autismo
      Descrição: O presente projeto é uma proposta integrada de pesquisa voltada para (1) a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo com crianças diagnosticadas com autismo e (2) a pesquisa translacional sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção. O projeto também visa (3) o atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento cognitivo, em especial as diagnosticadas com autismo e (4) a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças do com atraso no desenvolvimento cognitivo. São apresentados três subprojetos. O primeiro deles tem como objetivo aplicar procedimentos de ensino automatizados para obtenção do desempenho de emparelhamento ao modelo por identidade generalizada e estudar a possível formação de classes de equivalência em tarefa de emparelhamento por identidade com reforçadores específicos das classes. O segundo subprojeto explorará procedimentos para a obtenção de classes funcionais com crianças diagnosticadas com autismo e explorará a similaridade entre classes funcionais e classes de equivalência. O terceiro subprojeto comparará a eficácia de dois programas estruturados de atendimento a crianças diagnosticadas com autismo: um programa semi-intensivo direto (o profissional atende a criança) e um programa de atendimento indireto (o profissional atende os cuidadores e modela seu comportamento para intervir no comportamento da criança). Tomados como um todo, os subprojetos contribuem para o avanço da pesquisa básica e translacional para o avanço do repertório de crianças diagnosticadas com autismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Coordenador / Grauben José Alves Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 9
      Membro: Romariz da Silva Barros.
    4. 2014-Atual. Analise Aplicada do Comportamento e tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo
      Descrição: A presente proposta busca integrar os esforços que vêm sendo desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru) e Psicologia (UFSCar) na realização de projetos de pesquisas translacionais e tecnológicas e na formação de recursos humanos qualificados que impactem positivamente na implementação dos princípios da Análise Comportamental Aplicada nas intervenções para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo no Brasil. Serão desenvolvidos quatro Subprojetos que buscam: 1- Desenvolver e aplicar um conjunto articulado de instrumentos e técnicas eficientes para treinar pais, professores, acompanhantes e outros profissionais quanto às habilidades fundamentais para aplicar programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo; 2- Desenvolver procedimentos informatizados e avaliar os pré-requisitos de leitura para construção de palavras e sentenças em alunos diagnosticados com autismo; consolidar os procedimentos de ensino usados pelo grupo de pesquisa que produzam poucos ou nenhum erro, tornando-os mais eficientes e econômicos, gerando uma tecnologia de ensino informatizada que possibilite a generalização para situações próximas do aluno em sala de aula; 3- Estabelecer repertório verbal receptivo e expressivo por instrução por exemplares múltiplos a crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear com atrasos na linguagem considerando avaliação prévia do ouvir baseado em seleção e de respostas vocais ecóicas e de nomeação de objetos/propriedades/eventos; e 4- Desenvolver e validar instrumentos que possibilitem o rastreamento precoce de riscos para dificuldades e transtornos em aprendizagem da matemática; identificar o papel da contagem e da enumeração visual na aquisição de habilidades pré-matemáticas; elaborar currículo funcional que envolva estratégias de auxílio a indivíduos com limitação cognitiva e de comunicação. Como resultado direto do desenvolvimento desses subprojetos serão formados seis Mestres e quatro Doutores capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / João dos Santos Carmo - Integrante / Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Romariz da Silva Barros.
      Descrição: A presente proposta busca integrar os esforços que vêm sendo desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru) e Psicologia (UFSCar) na realização de projetos de pesquisas translacionais e tecnológicas e na formação de recursos humanos qualificados que impactem positivamente na implementação dos princípios da Análise Comportamental Aplicada nas intervenções para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo no Brasil. Serão desenvolvidos quatro Subprojetos que buscam: 1- Desenvolver e aplicar um conjunto articulado de instrumentos e técnicas eficientes para treinar pais, professores, acompanhantes e outros profissionais quanto às habilidades fundamentais para aplicar programas de ensino analítico-comportamentais a crianças diagnosticadas com autismo; 2- Desenvolver procedimentos informatizados e avaliar os pré-requisitos de leitura para construção de palavras e sentenças em alunos diagnosticados com autismo; consolidar os procedimentos de ensino usados pelo grupo de pesquisa que produzam poucos ou nenhum erro, tornando-os mais eficientes e econômicos, gerando uma tecnologia de ensino informatizada que possibilite a generalização para situações próximas do aluno em sala de aula; 3- Estabelecer repertório verbal receptivo e expressivo por instrução por exemplares múltiplos a crianças com deficiência auditiva pré-lingual e implante coclear com atrasos na linguagem considerando avaliação prévia do ouvir baseado em seleção e de respostas vocais ecóicas e de nomeação de objetos/propriedades/eventos; e 4- Desenvolver e validar instrumentos que possibilitem o rastreamento precoce de riscos para dificuldades e transtornos em aprendizagem da matemática; identificar o papel da contagem e da enumeração visual na aquisição de habilidades pré-matemáticas; elaborar currículo funcional que envolva estratégias de auxílio a indivíduos com limitação cognitiva e de comunicação. Como resultado direto do desenvolvimento desses subprojetos serão formados seis Mestres e quatro Doutores capacitados para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Carlos Barbosa Alves de Souza - Coordenador / Romariz da Silva Barrros - Integrante / Grauben G J Assis - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Barbosa Alves de Souza.
    5. 2013-2016. Pesquisa translacional e atendimento a criancas diagnosticadas com autismo
      Descrição: O presente projeto é uma proposta integrada de pesquisa, extensão e ensino, voltada para (1) a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo; (2) a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção; (3) para o atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento cognitivo, em especial as diagnosticadas com autismo; (4) para a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças do com atraso no desenvolvimento cognitivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Coordenador / Grauben José Alves Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 7
      Membro: Romariz da Silva Barros.
    6. 2012-2014. Atendimento e Pesquisa Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento - APRENDE
      Descrição: O APRENDE é uma proposta de ensino, pesquisa e extensão voltada para (1) o atendimento a crianças com atraso global no desenvolvimento, em especial as diagnosticadas com autismo; (2) para a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção (3) para a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo e (4) para a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças do com atraso no desenvolvimento cognitivo. O projeto é desenvolvido nas dependências do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento em cooperação entre os docentes Romariz Barros, Carlos Souza e Grauben Assis, com o engajamento de estudantes de graduação (curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento). O projeto conta com apoio de profissionais do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e da ONG Amora (www.ongamora.org).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Coordenador / Grauben José Alves Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Romariz da Silva Barros.
    7. 2010-2013. Estudos sobre controle de estimulos e formacao de classes em macacos-prego Cebus apella
      Descrição: O presente projeto de pesquisa, portanto, explora procedimentos alternativos para acessar a formação de classes de equivalência em sujeitos não-humanos. Um conjunto vasto de estudos está em andamento em nosso laboratório no sentido de desenvolver procedimentos efetivos para a produção de repertórios discriminativos nos sujeitos que sejam coerentes com o planejamento experimental. São utilizados macacos-prego como sujeitos. Os animais são submetidos a sessões experimentais diárias onde são apresentados a tarefas discriminativas a serem desempenhadas na tela sensível de um computador ou através da manipulação de objetos. Pesquisa dessa natureza tem impacto tanto sobre o conhecimento teórico relativo ao comportamento simbólico quanto sobre o desenvolvimento de tecnologia para a construção de repertório simbólico em crianças com desenvolvimento atípico e severamente atrasado. Os resultados da presente pesquisa podem também representar avanços no sentido do estabelecimento de um modelo animal para comportamento simbólico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Romariz da Silva Barros - Coordenador / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Ana Leda de Faria Brino - Integrante / Katarina Bonfin Kataoka - Integrante / Ilara Reis Nogueira da Cruz - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / Carlos Rafael Fernandes Picanço - Integrante / Paulo Dillon Soares Filho - Integrante / Lidianne Lins de Queiroz - Integrante / Álvaro Júnior Melo e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5
      Membro: Romariz da Silva Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. Jornada de Análise do Comportamento Belém 2015. Treinamento de cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo. 2015. (Congresso).
      2. Jornada dos Estudantes de Psicologia JEPSI. Psicologia do Desenvolvimento e sua inserção na comunidade. 2015. (Congresso).
      3. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015. (Congresso).
      4. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Classes de estímulos e aquisição de repertórios verbais em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2015. (Congresso).
      5. 40th ABAI Annual Convention. Autism intervention via parental training in northern Brazil. 2014. (Congresso).
      6. I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo: Do diagnóstico ao tratamento.Análise Comportamental Aplicada ao Autismo. 2014. (Simpósio).
      7. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).
      8. Sessão Especial da Câmara Municipal de Belém.Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 2013. (Outra).
      9. Simpósio de Atenção à Pessoa com Autismo - ABRATO/PA.Estratégias para o ensino e assistência da pessoa com autismo. 2013. (Simpósio).
      10. XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC.Ensinando indivíduos com autismo: avaliação de repertório, procedimentos de ensino e orientação a pais. 2013. (Encontro).
      11. XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Análise Comportamental Aplicada ao Autismo. 2013. (Encontro).
      12. I Encontro de Ciências do Comportamento de Brasília.Comportamento Animal: Etologia, neurociências e análise do comportamento. 2012. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42