Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Berbara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em História da Arte pela Universidade de Hamburgo, e pos-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunta de História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente na área da recepção da tradição clássica e do trânsito de linguagens artísticas entre a Itália, a Península Ibérica e o "Novo Mundo" na primeira época moderna. É procientista e bolsista de produtividade (CNPq). Foi membro da diretoria do Comitê Brasileiro de História da Arte entre 2013 e 2016. Coordenou diversos projetos de cooperação internacional financiados internacionalmente, entre os quais Unfolding Art History in Latin America (Fundação P. Getty, 2012 a 2017). Foi "Director's Appointee" na Villa I Tatti - The Harvard University Center for Italian Renaissance Studies", em 2015, e "chercheuse invitée" do Institut national d'histoire de l'art (INHA) em 2019. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0220141208589293 (30/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituto de artes. Rua do Oriente Santa Teresa 20240130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 994330355 URL da Homepage: https://www.inst-artes.uerj.br/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2013-2013. Para uma historiografia hispano-brasileira da arte ibero-americana
      Descrição: O projeto parte da necessidade de revisão historiográfica relativa à questão do trânsito de linguagens artísticas entre a península ibérica e a América Latina durante a Primeira Época Moderna. É realizado em parceria do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Departamento de História da Arte da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), representados, respectivamente, pelos pesquisadores Maria Berbara e Fernando Marías Franco (coordenadores), e ainda Roberto Conduru e Vera Beatriz Siqueira (UERJ) e Juan Luis González García e Luisa Elena Alc alá (UAM). O projeto foi seleccionado pelo edital CAPES/DGU, na modalidade ?Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais?, e prevê a realização de dois seminários no segundo semestre de 2013, sendo o primeiro deles no Brasil e o segundo na Espanha. Os seminários contarão com a participação dos seis professores diretamente envolvidos no projeto mais um grupo selecionado de mestrandos e doutorandos das IES hospedeiras (no máximo 12), e professores convidados, os quais contribuirão com palestras e apresentações em momentos pontuais. Os pós-graduandos são selecionados pelo grupo de professores da IES hospedeira com base a três critérios: produtividade; qualidade da produção acadêmic a, e afinidade entre a própria pesquisa e o tema do seminário em questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (6) . Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / roberto conduru - Integrante / vera beatriz siqueira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Maria Berbara.
    2. 2012-2014. Laboratorio Publico de Historia da Arte Mundial
      Descrição: O Laboratório Público de História da Arte Mundial é constituído com pesquisadores que vêm se articulando em diferentes redes de ação. Uma primeira se insere no âmbito das relações estabelecidas há algum tempo entre pesquisadores de instituições de ensino superior de Artes Visuais, História da Arte e História no Rio de Janeiro: Uerj, Uff e UFRJ. Outra rede tem sido firmada, há pelo menos quatro anos, por representantes das instituições de ensino superior, no Brasil, que oferecem cursos de graduação em História da Arte: Uerj, Unifesp, UFRGS e UFRJ. A terceira rede vem sendo articulada, também há alguns poucos anos, entre pesquisadores da América Latina ? Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México ? a partir de encontros científicos. Além destes, foram incorporados pesquisadores dos Estados Unidos da América, de modo a tanto consolidar parcerias estabelecidas recentemente, quanto a ampliar estas redes. A atuação destes pesquisadores in clui a criação de uma rede por meio de: 1 ? realização de pesquisas e textos pelos seus integrantes com vistas à constituição de uma História da Arte mundial; 2 ? orientação de pós-graduandos dos diferentes contextos na elaboração de pesquisas e textos; 3 ? participação em encontros científicos (as sessões abertas e semiabertas do Laboratório Público de História da Arte Mundial) para debater publicamente os trabalhos realizados; e 4 ? articulação das reflexões em publicação no livro resultante do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Berbara - Integrante / roberto conduru - Coordenador / vera beatriz siqueira - Integrante / Paulo Knauss de Mendonça - Integrante / Cézar Tadeu Bartholomeu - Integrante / Rafael Cardoso Denis - Integrante / Roberto Corrêa dos Santos - Integrante / Patrícia Leal Azevedo Correa - Integrante.
      Membro: Maria Berbara.
    3. 2012-Atual. Unfolding Art Histories in Latin America
      Descrição: The Unfolding Art History in Latin America Project ? carried out through the ?Connecting Art Histories Initiative of the Getty Foundation in Los Angeles ? is coordinated by the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro) jointly with the Universidad San Martin (UNSAM, Buenos Aires) and the Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, Mexico City), with the Universidad San Francisco (USFQ, Quito), the Universidad de los Andes (Bogotá) and the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) as partners. Its two main goals are the constitution of a Latin American academic sustainable network and the consolidation of the postgraduate and undergraduate programs in Argentina, Brazil, and Mexico, as well as their implementation in Colombia,and Ecuador. ? The main theme of this project is the investigation of the transit of art objects, artistic practices, and art historical discourses in the visual arts in Latin America from 1800 to 1920 ? the ?long 19th century? - from the changes in the political status of former colonies to the modernization of cities, territories, bodies and minds. The concept of ?unfolding?, as it is understood here, embraces that of reception in a broad sense, taking into account various forms of circulation of knowledge and visual values as, for example, crystallization, transmission, transmutation, transposition, borrowing, appropriation, and transformation. This expanded notion of reception is being examined in the realm of three Latin American artistic and art historical traditions - namely the classical, the modern, and non-Western traditions. The project does not aim at necessarily and exclusively studying objects of art produced on Latin American soil, but rather to investigate how these traditions have been changed and how they affected each other, surviving with different intensities and cultural power in the social space. ? Unfolding Art History has two main lines of action. One, international. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (14) . Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / roberto conduru - Integrante / vera beatriz siqueira - Integrante.
      Membro: Maria Berbara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (48)
      1. Geografías del Más Allá.'Sin pecados abajo del Ecuador': Construcciones visuales de la Francia Antártica. 2021. (Encontro).
      2. Més de Psicoanálisis de la Asociacón Panameña de Psicoanálisis.Conversando sobre el Moisés de Miguel Ángel desde la historia del Arte y el Psicoanálisis. 2021. (Outra).
      3. Epidemias, Arte e História.Expansão colonial europeia, globalização epidemiológica e seu impacto no Novo Mundo. 2020. (Seminário).
      4. 35o Congresso Internazionale CIHA. Representations of Brazil in Italy in the 16th and 17th centuries: between Domestication and Ferocity. 2019. (Congresso).
      5. Redes artísticas, circulación y exposición de reliquias. Moderação da mesa: Identidades y fronteras. 2019. (Congresso).
      6. Seminario itinerante de historia del arte II.La imagen del ?indio brasileño? entre el siglo XIX y la primera época moderna: entre territorio y nación. 2019. (Seminário).
      7. XIV Encontro de História da Arte.Um olhar sobre a crueldade na primeira época moderna: o método de execução tupinambá e a tortura pre-mortem durante as guerras de religião na Europa. 2019. (Encontro).
      8. 14.º Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). CONEXÕES: O BRASIL E A AMÉRICA LATINA NA HISTÓRIA DA ARTE GLOBAL. 2018. (Congresso).
      9. Francisco de Holanda. Arte e Teoria no Renascimento Europeupeu. Francisco de Holanda e a Renovação Imperial. 2018. (Congresso).
      10. Keimelia/Leipsana. Reliquias y memoria entre la Antigüedad y el Mundo Moderno. Las sociedades tupíes y la resignificación de las reliquias en la América portuguesa durant e la primera época moderna. 2018. (Congresso).
      11. Netherlandish Art and the World A conference on global art history. Images of Brazil and the Tupinambás in Anti -Catholic Netherlandish Art during the Early Modern Period. 2018. (Congresso).
      12. Sacrifice and Conversion between Europe and the New World. Representation of Catholic and Protestant Martyrdoms during the European Wars of Religion: The Antarctic France as an Ambivalent Visual Repertoire. 2018. (Congresso).
      13. Seminário Interdisciplinar França Antártica.Sobre o Polifemo de Pierre Richer: a França Antártica e o canibalismo do outro. 2018. (Seminário).
      14. Exploratory Seminar: Sacrifice and Conversion between Europe and the New World.Antarctic France: the Representation of Tubinambá ?Sacri?ces? and Catholic Conversion. 2017. (Seminário).
      15. Francisco de Holanda - 500 anos.Francisco de Holanda e a imagem de Lisboa como nova Roma: sobre o desenho representando Sansão e Dalila nas Imagines. 2017. (Seminário).
      16. Seminário Entre Nós - A Figura Humana no Acervo do MASP.Pietro Perugino e ateliê. São Sebastião na coluna, 1500-10. 2017. (Seminário).
      17. XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. O t ranse místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus desdobramentos no 'Novo Mundo'. 2017. (Congresso).
      18. 34th World Congress of Art History. The zoological Other in Early Modern Europe: the Case of the Armadillo. 2016. (Congresso).
      19. 36o Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Afastando os males: Arte e Apotropismo (apresentação de sessão). 2016. (Congresso).
      20. Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura do Renascimento. "Vidimagnam partem mundi": obstáculos para a concepção de Lisboa como "nova Roma" nos séculos XV e XVI. 2016. (Congresso).
      21. Primeiro Simpósio Internacional de História da Arte e Arqueologia Clássica."Este é o Laocoonte que menciona Plínio." Sobre a proveniência e identificação do grupo escultórico na primeira época moderna. 2016. (Simpósio).
      22. 61 Encontro da Renaissance Society of America. Francisco de Holanda and Artistic Relations between Italy and Portugal in the Sixteenth Century. 2015. (Congresso).
      23. Art and Science in the Early Modern Low Countries. Zoological translations between the New World and Europe in the early modern period: the case of the armadillo. 2015. (Congresso).
      24. XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte e Zoologia: Representações do tatu e a construção do Novo Mundo na primeira época moderna.. 2015. (Congresso).
      25. Encontros com a Arte.O mito do Renascimento (palestra inaugural). 2014. (Encontro).
      26. III Colóquio Internacional de História da Arte. Um exemplo de continuidade entre a representação do sacrifício cristão, hebraico e greco-romano no Renascimento: o friso da nave central de San Giovanni Evangelista, em Parma. 2014. (Congresso).
      27. Renascimento no Brasil: Desafios de Pesquisa e Ensino. Medeia durante o Renascimento: imagens da ira entre o aristotelismo e o estoicismo. 2014. (Congresso).
      28. Unfolding Art History in Latin America.Entre o heroísmo e o martírio: considerações sobre a representação do herói latino-americano no século XIX. 2014. (Seminário).
      29. XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A tradição clássica em contexto global. 2014. (Congresso).
      30. Cultures et nature: un échange international.L?art de la vanitas: quis evadet?. 2013. (Outra).
      31. Diálogos globales: el renacimiento italiano visto desde América Latina.Domenicus Lampsonius, Giorgio Vasari e Francisco de Holanda: o impacto da relação artística entre a Itália e os Países Baixos sobre Portugal entre os séculos XV e XVI. 2013. (Simpósio).
      32. Hacia una historiografía hispano-brasileña del arte iberoamericano.'Sereias góticas nadam num mar de alabastro': consideraciones sobre la construcción del "estilo manuelino" y la incorporación de elementos exóticos en el arte portugués del siglo XVI. 2013. (Seminário).
      33. Melancolia. Entre a fisiologia e o espírito.Vivitur ingelio, caetera mortis erunt: Andreas Vesalius e a representação da melancolia e da vanitas no século XVI europeu. 2013. (Simpósio).
      34. Visualizing Portuguese Power. The Political Use of images in Portugal and its Overseas Empire (16th to 18th Century).Imperial Propaganda and the representation of Otherness in Portugal and its Colonies in the Early Modern Times. 2013. (Seminário).
      35. 33rd Congress of the International Committee of the History of Art (CIHA). Images of Heroism and Martyrdom: Borrowings from the Vatican Laocoon during the Early Modern Period. 2012. (Congresso).
      36. ANPAP.Vanitas fotografada: considerações sobre fotografia e morte. 2012. (Encontro).
      37. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A iconografia manuelista e seus revivals além-mar. 2012. (Congresso).
      38. Commerce & Confrontation in Portuguese/Spanish Empires.Visual Constructions of the Portuguese Empire. 2012. (Simpósio).
      39. Convening of the coordinators of "Connecting Art History" projects (Getty Foundation).Unfolding Art Histories in Latin America. 2012. (Encontro).
      40. Simpósio Internacional En Torno al Documento.Navegaciones y Globalización: algunos aspectos del Renascimiento portugués. 2012. (Simpósio).
      41. 99th Annual Conference of the College Art Association. Transatlantic crossroads: images of the Lusitanian Empire between Italy, Portugal and the New World. 2011. (Congresso).
      42. Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. Nascentes morimur: Francisco de Holanda como artista, escritor e leitor. 2011. (Congresso).
      43. Conferência do Comitê Estadunidense de História da Arte.Global Art History. 2011. (Seminário).
      44. I Simpósio en História del Arte: pensar el história del arte aqui y ahora.Arte y Nación. 2011. (Simpósio).
      45. Conferência do Comitê Estadunidense de História da Arte.Art History in Brazil today. 2010. (Seminário).
      46. História da Arte - Ensaios Contemporâneos.Arte e sacrifício: Laocoonte, Michelangelo, Marcus Curtius e a representação do sacrifício humano entre os astecas. 2010. (Simpósio).
      47. XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Tensões entre a tradição clássica e o nacionalismo português do Renascimento a 1808. 2010. (Congresso).
      48. XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. História da Arte Global (mesa de abertura). 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. Berbara, M.. Sacrifice and Conversion between Europe and the New World. 2018. (Congresso).. . 0.
      2. Berbara, M.; HUE, S. ; MENEZES, R.. Seminário Interdisciplinar França Antártica. 2018. Congresso
      3. RAGAZZI, A. ; Berbara, M. ; QUIRICO, T. ; AZEVEDO, E.. I Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos do Renascimento: O Conceito de Cópia e a Figura do Artista. 2018. Congresso
      4. Berbara, M.; FONSECA, R.. Francisco de Holanda - 500 anos. 2017. Congresso
      5. Berbara, M.. Exploratory Seminar "Sacrifice and Conversion". 2017. (Outro).. . 0.
      6. Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R. ; SERAPHIN, M. N. ; QUIRICO, T. ; Patrícia Meneses. Arte em Ação: 36o Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2016. Congresso
      7. Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R.. New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias / Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias. 2015. Congresso
      8. Berbara, M.; DOCTORS, M.. Encontros com a Tradição Clássica. 2015. Outro
      9. Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R. ; SERAPHIN, M. N. ; DORIA, R. P. ; LEHMKUHL, L. ; ANDRADE, M. A. P. ; MIYOSHI, A. G.. XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2014. Congresso
      10. Berbara, M.; FAJARDO, P. Z. ; SALVADOR, C. F.. Diálogos globales. El renacimiento Italiano visto desde América Latina. 2013. Congresso
      11. Berbara, M.. Arte Religiosa: Trânsitos. 2013. (Exposição).. . 0.
      12. Berbara, M.; CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B.. Instituto de Artes da Uerj ? 50 anos de História da Arte. 2011. Congresso
      13. Berbara, M.; MARQUES, L. C. ; MIGLIACCIO, L. ; Baumgarten, Jens ; BYINGTON, E.. Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. 2011. Congresso
      14. CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B. ; Marcelo Campos ; Berbara, M.. História da Arte - Ensaios Contemporâneos. 2010. Congresso
      15. CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B. ; Berbara, M.. XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2010. Congresso

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34