Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Kyria Rebeca Finardi

Bolsista de produtividade Cnpq, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), licenciatura em letras inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com bolsa da CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com bolsa do CNPQ e CAPES- PDEE para o doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Fez pós doutorado na Faculdade de Letras (Departamento Inglês) da Universidade de Genebra em 2015 com bolsa da Capes tendo o projeto sido aceito também pelo CNPq e reconhecido com bolsa de excelência da Universidade de Genebra e em 2020 fez outro pós doutorado na Universidade de Valência, Espanha também com bolsa da Capes. Foi bolsista do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print em 2019 na Espanha, durante sua licença capacitação e em 2020 durante sua licença de pós doutorado com bolsa de professor visitante senior. Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE) e membro da Comissão Permanente de Internacionalização. Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - ABEHTE (2012-2013) e Presidente da Associação Brasileira de Linguística Aplicada - ALAB (2018-2019). Membro do CT da Andifes/CGRIFES de Política Linguística, do GT da Anpoll de Linguagem e Tecnologia e do GT da Faubai de Políticas Linguísticas. Coordenadora e vice-coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEPEHTE) e do Núcleo de Relações Internacionais (NERI) da UFES. Líder dos grupos de pesquisa (CNPQ) de Tecnologia e Educação e de Inglês e Internacionalização e membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior - GIEPES (CNPQ). Participou do Projeto Nacional do Livro Didático para Línguas Estrangeiras no edital 2014. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação, com ênfase em educação de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização institucional, formação de professores de línguas, construção de cidadania por meio da língua, tecnologia e L2, abordagens híbridas e críticas de ensino de L2, metodologia de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (CLIL) e políticas linguísticas. Fundadora e coordenadora da Associação Iberoamericana de Linguística Aplicada (AIALA) vinculada à Associação Mundial de Linguística Aplicada (AILA) eleita para compor a diretoria da AILA na função de vice-presidente (2021-2023), presidente (2024-2026) e past presidente (2027-2029).Membro consultora da Câmara de Assessoramento da Fapes na área de Linguística, Letras e Artes. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1076562311962755 (15/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Educação. Rua Fernando Ferrari, 514 Goiabeiras 29075910 - Vitória, ES - Brasil Telefone: (027) 40097778 URL da Homepage: Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGEL https://www.linguistica.ufes.br/ e Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação - PPGE https://www.ppge.ufes.br/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. INTECLING
      Descrição: Este projeto de pesquisa investiga o papel das tecnologias e das metodologias de ensino de língua adicional e sua relação com as políticas linguísticas e de internacionalização do ensino superior. O estudo investiga também o papel das línguas adicionais em geral, do multilinguismo e do inglês em particular no processo de internacionalização desde uma perspectiva decolonial. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital. Outro pressuposto do estudo é que o uso informado de tecnologias colaborativas com possibilidade de intercâmbios virtuais como COIL nos chamados terceiros espaços, aliado ao uso de metodologias ativas e híbridas no ensino de línguas são essenciais para promover o desenvolvimento da interculturalidade e da internacionalização da educação no Brasil. O estudo analisa políticas de internacionalização do ensino superior, formação de professores, políticas linguísticas e tecnologias de ensino/aprendizagem/uso de línguas adicionais bem como o papel das metodologias de ensino de línguas nesse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador / Celso Henrique Tumolo - Integrante / Felipe Guimarães - Integrante / Michele Salles El Kadri - Integrante / Pat Moore - Integrante / Ana Sevilla-Pavón - Integrante / Gabriel Brito Amorim - Integrante.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    2. 2015-Atual. Linguas adicionais, metodologias, tecnologias e internacionalizacao
      Descrição: Este projeto de pesquisa investiga o papel das tecnologias e das metodologias de ensino de língua adicional e sua relação com as políticas linguísticas e de internacionalização do ensino superior. O estudo investiga também o papel das línguas adicionais em geral, do multilinguismo e do inglês em particular no processo de internacionalização. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital. Outro pressuposto do estudo é que o uso informado de tecnologias e metodologias, aliado ao ensino de línguas são essenciais para alavancar o desenvolvimento social e a internacionalização da educação no Brasil. O estudo analisa políticas de internacionalização do ensino superior, políticas linguísticas e tecnologias de ensino/aprendizagem/uso de línguas adicionais bem como o papel das metodologias de ensino de línguas nesse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    3. 2013-2015. O PAPEL DO INGLES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZACAO DE INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar o papel do inglês no processo de internacionalização da UFES propondo ações para melhorar ou agilizar esse processo. Partindo da análise de dados do processo de internacionalização de instituições de ensino superior na Europa que adotaram a metodologia de ensino de conteúdos diversos através do inglês tanto na graduação quanto na pós graduação (Smit & Dafouz, 2012) e da experiência com os Programas Ciência sem Fronteiras (CsF) e Inglês sem Fronteiras (IsF) no Brasil, o estudo pretende traçar mapas comparativos e propor ações que agilizem o processo de internacionalização da UFES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 22
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    4. 2013-2014. Elaboracao, analise e compilacao de conteudos didaticos com uso de tecnologia para o ensino de lingua estrangeira
      Descrição: Este projeto tem como finalidade suprir uma lacuna na pesquisa de metodologias de ensino de línguas estrangeiras organizando de forma sistemática a elaboração, avaliação e compilação de tarefas, materiais e conteúdos didáticos com uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o ensino de línguas estrangeiras partindo dos pressupostos psicolinguísticos da Teoria da Informação (por exemplo McLaughlin,1987), da Abordagem de Ensino de Línguas Baseada em Tarefas (por exemplo Ellis, 2003; Skehan, 1998), da teoria de comunicação no ciberespaço (Lévy, 1999) e de propostas de letramento e inclusão digital (por exemplo Kenski, 2007). Palavras-chave: Elaboração, avaliação e compilação de tarefas, materiais e conteúdos didáticos; Ensino de língua estrangeira; Letramento Digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador / Maria Carolina Porcino - Integrante / Jackson Reder - Integrante / Carlos Hildeblando Junior - Integrante / Sabrina Peruzzo - Integrante / Roberta Gomes Leão - Integrante / Livia Melina da Silva Pinheiro - Integrante / Thiago Veronez - Integrante / Nadia Silveira - Integrante / Karina Fadini - Integrante / João Gabriel Alencar - Integrante / Claudio Tassis - Integrante. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    5. 2013-2014. Facebook no ensino de ingles
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa guarda-chuva é refletir sobre as affordances do Facebook no ensino de inglês como língua estrangeira partindo da teoria da comunicação no ciberespaço (por exemplo Lévy, 1999), de propostas de abordagens híbridas de ensino de línguas estrangeiras (por exemplo Finardi, 2012), de sugestões de letramento digital e inclusão social (por exemplo Kenski, 2007; Menezes, 2012; Warschauer, 2006) através do ensino de inglês como língua internacional (por exemplo Finardi, Prebianca & Momm, 2013 no prelo). Para tanto o estudo se debruça primeiramente sobre algumas características e ferramentas do Facebook (Baralt, 2007) que se aproximam do método comunicativo (por exemplo Brumfit & Johnson,1979) e do método baseado em tarefas comunicativas (por exemplo Ellis, 2003; Skehan, 1998) no tocante ao uso de linguagem autêntica e ao foco no significado e não na forma, respectivamente. Logo, crenças de professores sobre o uso do Facebook como ferramenta de comunicação entre alunos e professores (Veronez & Finardi, 2013, no prelo) e como ferramenta de apoio pedagógico (Pimentel & Finardi, 2013, no prelo) são investigadas. O estudo usa uma abordagem mista (Dornyei, 2007) de análise triangulando dados de entrevistas e questionários com professores e alunos de inglês com a análise das características do Facebook contrastadas com as sugestões de abordagens híbridas de ensino de língua estrangeira baseadas no método comunicativo e no método baseado em tarefas comunicativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    6. 2012-2019. Linguagem, Cognicao e Tecnologia
      Descrição: O presente grupo de pesquisa tem como interesse a investigação dos processos de ensino, aquisição/aprendizagem de línguas mediado pelo uso de ferramentas tecnológicas, incluindo línguas estrangeiras (L2) e o Português Brasileiro. É também de interesse do grupo conduzir pesquisas que investiguem os processos cognitivos de aquisição e uso da L2, com foco nos mecanismos de controle executivo e sistemas de memória. Pretende-se divulgar os resultados das pesquisas conduzidas pelo presente grupo por meio da participação em eventos científicos, publicações em periódicos especializados e programas de capacitação para professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Integrante / Gicele Vergine Vieira Prebianca - Coordenador / Gicele Vergine Vieira Prebianca - Integrante / Glíndia Victor - Integrante / Juliana de Jesús Baumhardt - Integrante / Marli Fátima Vick Vieira - Integrante / Regiane Regis Momm - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    7. 2012-2014. Ferramentas tecnologicas e materiais para o ensino de lingua estrangeira
      Descrição: Pesquisa e produção de ferramentas tecnológicas e materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 36
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    8. 2011-2012. Elaboracao, implementacao e avaliacao de tarefas didaticas para o ensino de ingles como lingua estrangeira.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . Integrantes: Kyria Rebeca Finardi - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Affordances of COIL for Internationalisation at Home (IaH) at the time of the COVID-19 Pandemic, Chamada UK Academies 2019.. 2021.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    2. Pós Doutorado, Unviersidade de Valencia.. 2020.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    3. Visiting scholar, Universidade Politécnica de Valencia.. 2019.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    4. LT123 Brazil State Sector Scholarship, IATEFL.. 2018.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    5. Participação no Tesol 2016 Convention como proêmio pelos melhores trabalhos no encontro internacional Programa Idiomas sem Fronteiras, Programa Idiomas sem Fronteiras.. 2016.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    6. Bolsa de Excelência, Université de Géneve.. 2015.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    7. 2o Melhor Trabalho no I Congresso Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras, Programa Idiomas sem Fronteiras.. 2015.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    8. Professora homenageada, Turma de Letras Inglês 2010-1 da UFES.. 2014.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.
    9. Projeto de Pós Doutorado aprovado pelo CNPQ e Capes a reconhecido com bolsa de Excelência da Universidade de Genebra, Universidade de Genebra, CNPQ processo 202763/2014-5 e CAPES processo 6837/2014-0.. 2014.
      Membro: Kyria Rebeca Finardi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (176)
    1. 2021 AAAL. Regional organizations in applied linguistics: The power of multilingual perspectives (AILA@AAAL). 2021. (Congresso).
    2. 21st International Conference of the International Association for Languages and Intercultural Communication. Feels like a third mother tongue to me': exploring learners' attitudes towards minority languages in the English as an Additional Language class. 2021. (Congresso).
    3. AIALA Symposium at AILA. Introducing AIALA: AILA?s Ibero-American Association of Applied Linguistics. 2021. (Congresso).
    4. COIL in and with Latin America at a time of change. Affordances of COIL for IaH (Internationalisation at Home) during the Covid-19 pandemic: reporting on a Brazil/UK COIL-MOOC blend. 2021. (Congresso).
    5. Congresso Internacional PluEnPli. COIL E INTERCOMPREENSÃO COMO ABORDAGENS MULTILÍNGUES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2021. (Congresso).
    6. Congresso Internacional PluEnPli. COIL E INTERCOMPREENSÃO COMO ABORDAGENS MULTILÍNGUES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2021. (Congresso).
    7. Corso di Storia italiana: dai Comuni alla Seconda Repubblica. 2021. (Outra).
    8. Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e a Internacionalização da Educação Superior.Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e a Internacionalização da Educação Superior. 2021. (Outra).
    9. English medium education in multilingual university settings: from research to policies J. The Footprints of Research in University Language Policies. 2021. (Congresso).
    10. FAUBAI 2021 Virtual Conference ?Expanding our Minds?.Language Policies. 2021. (Outra).
    11. I Colóquio de Educação Internacional para o Sul Global (CEISG).Políticas Linguísticas e Formação de professores de Línguas. 2021. (Outra).
    12. I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: e. O IFES junto às comunidades locais na produção de epistemologias do Sul. 2021. (Congresso).
    13. I Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas.A internacionalização da Educação Superior no contexto brasileiro. 2021. (Encontro).
    14. International Teaching Online Symposium.Digital critical literacy development and intercultural awareness raising ?in? action, ?on? action and ?for? action in ELT. 2021. (Simpósio).
    15. International Virtual Exchange Conference.Digital critical literacy development and intercultural awareness raising ?in? action, ?on? action and ?for? action through a MOOC/VE blend. 2021. (Outra).
    16. I Seminario Interregional en Internacionalización de la Educación Superior: aplicaciones y realidades desde América Latina.Internacionalización desde una perspectiva del sur, crítica y emancipadora.. 2021. (Seminário).
    17. Language Learning Research Group.2) English in the internationalization of higher education and possibilities for multilingualism: reality of wishful thinking?. 2021. (Outra).
    18. Lanspan.Global English and the Global South. 2021. (Outra).
    19. Linguística Aplicada na Contemporaneidade: Temáticas e Desafios.Moderação, Organização, Apresentação. 2021. (Outra).
    20. Master in TEFL.Narratives in TEFL research. 2021. (Oficina).
    21. POLÍTICAS DEL LENGUAJE Y EVALUACIÓN ACADÉMICA: Sinergia y confluencia entre dos campos de estudio e intervención. As línguas e políticas linguísticas na produção, avaliação e internacionalização do ensino superior no Brasil: uma ecologia possível?. 2021. (Congresso).
    22. ReN: Language Policy: Theory, Method, and Advocacy for Contemporary Geopolitics. Language Policies in Brazil - possibilities for multilingualism and agency in times of Anglicization of higher education. 2021. (Congresso).
    23. Seminário GEL 2021.Políticas de linguagem, internacionalização e construção de modelos plurilíngües nas universidades latinoamericanas. 2021. (Seminário).
    24. Seminario Interregional de Internacionalización de la Educación Superior.Conferencia internacional de apertura: Internacionalización de la educación superior: búsqueda de relevancia a través de becas y el desarrollo de teorías apropiadas. Dr. Nico Jooste-Director South African Regional University Association.. 2021. (Seminário).
    25. Simpósio Internacional sobre la enseñanza de lenguas extranjeras en la educación superior.El aprendizaje de lenguas en la Universitat de València durante y tras el confinamiento: la perspectiva del alumnado. 2021. (Simpósio).
    26. XIX CONGRESO DE ALFAL. POLÍTICAS DEL LENGUAJE Y EVALUACIÓN ACADÉMICA: Sinergia y confluencia entre dos campos de estudio e intervención. 2021. (Congresso).
    27. ?Roda de conversa sobre Internacionalização? com os autores da edição especial da ETD ?A Internacionalização na Educação Superior: pressupostos, significados e impactos?.?Roda de conversa sobre Internacionalização? com os autores da edição especial da ETD ?A Internacionalização na Educação Superior: pressupostos, significados e impactos?. 2020. (Outra).
    28. 14a Reunião Regional Anped Sudeste.(In)visibilização das internacionalizações desde a perspectiva das Epistemologias do Sul Global. 2020. (Outra).
    29. 30 anos da ALAB.Mesa com ex presidentes da ALAB. 2020. (Outra).
    30. ABRALIN AO VIVO ? LINGUISTS ONLINE.O perigo de uma única língua. 2020. (Outra).
    31. Abralin ao Vivo Sharon Stein.Internationalization for the end of the world as we know it. 2020. (Outra).
    32. Applied Linguistics QA Sessions.Internationalization of Higher Education. 2020. (Outra).
    33. English as a Global Language Course at Unipd.English in the Global South. 2020. (Seminário).
    34. Faubai Webinar series International Talks.Language Policies and Internationalisation in Higher Education. 2020. (Outra).
    35. III Seminário de Internacionalização do IFBA ?Educação, Ciência e Internacionalização em tempos de pandemia?.A abordagem COIL e a pandemia de Covid-19: desafios e oportunidades para o Sul global. 2020. (Seminário).
    36. Lançamento do livro de Jane Knight: Internacionalização da educação superior: conceitos e tendências?.Lançamento do livro de Jane Knight: Internacionalização da educação superior: conceitos e tendências. 2020. (Outra).
    37. Mesa redonda ALAB ? AIALA.ALAB - AIALA. 2020. (Outra).
    38. Reconstructing education through a global lens.How the Covid-19 pandemic has affected global learning. 2020. (Seminário).
    39. Reconstructing education through a global lens.Shaping global urban environments for today and tomorrow: Internationalisation of researcher development and doctoral provision in strategic research areas through a Brazil/UK collaboration. 2020. (Outra).
    40. Research Methods in Language and Linguistics.Mixed Methods. 2020. (Seminário).
    41. Sessões Temáticas em Linguagem e Tecnologia.Educação a Distância e o Contexto da Pandemia. 2020. (Outra).
    42. XII Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp (SELin).Línguas e humanidades nos diálogos com a sociedade: o papel da universidade. 2020. (Seminário).
    43. XXIV Reunião da Regional Nordeste da FAUBAI.Sustentabilidade da internacionalização em tempos de pandemia: panorama atual. 2020. (Outra).
    44. 12o CBLA. Tecnologia e ensino de línguas. 2019. (Congresso).
    45. 1o Encontro GT ProfLínguas.GT ProfLínguas e Alab. 2019. (Encontro).
    46. 37 AESLA International Conference. CLIL, COIL and Intercomprehension approaches: possibilities for internationalization and multilingualism in Brazil. 2019. (Congresso).
    47. Bilingualism Conference 2019. Multilingualism in face of English as a lingua franca in the context of internationalization of higher education. 2019. (Congresso).
    48. BRAZ-TESOL Espírito Santo.Multilingual approaches with English in the mix: EMI/CLIL/COIL/IA and beyond. 2019. (Encontro).
    49. Debate: Política de Educação em China e Cuba.Debate: Política de Educação em China e Cuba. 2019. (Outra).
    50. Encontro de presidentes de associações da área de Linguística e Letras.ALAB e as associações da área. 2019. (Outra).
    51. Encontro dos Presidentes das Associações de Linguística Aplicadada Nacionais.Associação de Linguística Aplicada Brasileira - ALAB. 2019. (Encontro).
    52. Encontro Núcleo Gestor Programa Idiomas sem Fronteiras.ALAB e Programa Idiomas sem Fronteiras. 2019. (Encontro).
    53. II Fórum de Educação.Mesa 3 - Ensino Superior e Internacionalização. 2019. (Outra).
    54. II Fórum de Educação do PPGE.Mesa 3: Ensino Superior e Internacionalização. 2019. (Outra).
    55. III Fórum de Internacionalização do Ensino Superior.A política linguística para internacionalização do ensino superior. 2019. (Outra).
    56. INTED2019. PLAYING IN AND WITH ENGLISH LANGUAGE TEACHING/LEARNING: A MATRIX PROPOSAL FOR THE EVALUATION OF GAMES. 2019. (Congresso).
    57. INTED2019. TEACHERS AND STUDENTS ONLINE BUT DISCONNECTED. 2019. (Congresso).
    58. Itecla. Teacher Education for Intercultural Learning in the Digital Age. 2019. (Congresso).
    59. Minicurso Educação e Governança Global. 2019. (Outra).
    60. PRELA 2019 "Professionnel·le·s et Recherche en Linguistique Appliquée : défis méthodologiques, enjeux sociétaux et perspectives d?intervention". The role of languages in internationalization of higher education: insights from the analysis of Collaborative Online International Learning as an alternative to international mobility. 2019. (Congresso).
    61. VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade VIII ESOCITE..MESA-REDONDA: Ciência, línguas e internacionalização democrática. 2019. (Simpósio).
    62. XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação e 40° Encontro Nacional do FORUMDIR, I Seminário Nacional do FORPARFOR e do FORPIBID RP Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência.Políticas de Internacionalização do ensino superior, financiamento e resistência. 2019. (Seminário).
    63. 1st Brazilian EMI Seminar.Classroom Reports from EMI Professors. 2018. (Seminário).
    64. 40 anos do PPGE.A pesquisa em educação e linguagens: perspectivas em diálogo. 2018. (Outra).
    65. Abralin en Cena Piauí.Mesa das Associações da àrea de Linguística e Literatura. 2018. (Outra).
    66. Alfalito 2018. 2018. (Outra).
    67. Aula Magna 50 anos Curso de Letras FURB.Current trends and interfaces in and between ELT and internationalization. 2018. (Outra).
    68. IATEFL.Language teaching approaches and inclusion: challenges for teacher training. 2018. (Outra).
    69. II Conferência Internacional de Estudos da Linguagem - CIELIN,.Abordagem de Intercompreensão: possibilidades e limitações para uma educação brasileira multilíngue,. 2018. (Outra).
    70. I SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFBA.A Internacionalização da Educação Superior no Brasil. 2018. (Seminário).
    71. NAFSA 2018. 2018. (Feira).
    72. Semana de Formação Continuada dos Professores do Núcleo de Línguas UFES.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ABORDAGENS HÍBRIDAS NO FORMATO ?COIL? COMO ALTERNATIVA PARA A MOBILIDADE ACADÊMICA. 2018. (Outra).
    73. Semana de Internacionalização da INTERUFU 2018.Intercâmbio e Internacionalização. 2018. (Outra).
    74. Seminário discussão resolução 02/2015/CNE.O papel da ALAB na discussão da resolução 02/2015/CNE. 2018. (Seminário).
    75. VII CLAFPL. Reflexões sobre as licenciaturas em línguas estrangeiras à luz da Resolução n.2 de 1o de julho de 2015: possíveis cenários. 2018. (Congresso).
    76. World Call 5. Assessing the validity of educational software for foreign language learning. 2018. (Congresso).
    77. XIII Encontro IsF. 2018. (Encontro).
    78. XIV Encontro dos Coordenadores Gerais e Pedagógicos do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Inglês). 2018. (Encontro).
    79. XXXIII Enanpoll.Associações nacionais de linguagem: das possibilidades e dificuldades de se construir uma agenda comum de trabalho. 2018. (Encontro).
    80. XXXIII Enanpoll.JOGANDO NO E COM O ENSINO/APRENDIZADO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA DE MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE GAMES. 2018. (Encontro).
    81. Congresso Mundial de Linguística Aplicada. English in Brazil: views, policies and programs. 2017. (Congresso).
    82. Docência no Ensino Superior: desafios e possibilidades. 2017. (Seminário).
    83. GT Politica linguistica para internacionalização.Politca Linguistica para internacionalização. 2017. (Encontro).
    84. I Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica A Linguística Aplicada Crítica e seu Compromisso com a Sociedade.A Educação Docente em Contextos de Internacionalização/Mundialização. 2017. (Outra).
    85. I Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica A Linguística Aplicada Crítica e seu Compromisso com a Sociedade.Internacionalização Crítica e Políticas Linguísticas no Ensino Superior. 2017. (Outra).
    86. I Mostra de Tecnologias e Ensino de Línguas.Tecnologia, Educação e Multilinguismo: qual a relação?. 2017. (Oficina).
    87. Language Testing Research Colloquium. Internationalization and Language Testing in Brazil: Exploring the Interface of TOEFL ITP and Rankings at UFES. 2017. (Congresso).
    88. Mesa de Abertura da XI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.As Humanidades no Cenário de Internacionalização: estratégias e políticas de incentivo. 2017. (Outra).
    89. Open Seminar.Language Policies and Critical Internationalization. 2017. (Seminário).
    90. Reunião do Conselho Consultivo do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2017. (Outra).
    91. Semana Internacional.Internacionalização, inglês e inclusão. 2017. (Encontro).
    92. Universidades para o Mundo: Desafios e oportunidades para internacionalização.Mesa redonda o papel das línguas na internacionalização. 2017. (Encontro).
    93. XI Encontro Nacional de Coordenadores do Programa IsF-Inglês e o II Encontro de Formação de Coordenadores IsF: Escola de Gestores ?. 2017. (Encontro).
    94. XI Semana de Humanidades.Tecnologia, Internacionalização e Multilinguismo: qual a relação?. 2017. (Outra).
    95. Encontro Faubai Sudeste.English Medium Instruction. 2016. (Encontro).
    96. English Medium Instruction. 2016. (Outra).
    97. II Seminário do GEEC-LE Grupo de Estudos sobre Educação Crítica Línguas Estrangeiras - LE/LI.Internacionalização Crítica: Possibilidades para a Inclusão e (In)formação Superior. 2016. (Seminário).
    98. Impacto de la Internacionlización sobre la Calidad de la Educación Superior". 2016. (Seminário).
    99. International Conference on Multilingualism and Multilingual Education (ICMME 17).Membro do Comitê Científico. 2016. (Outra).
    100. IV Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.SimpósioMULTILINGUISMO, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ABORDAGENS DE ENSINO PLURILÍNGUES E HÍBRIDAS. 2016. (Simpósio).
    101. IV Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.CLIL como abordagem plurilíngue no Ensino Bilíngue na EI e EF. 2016. (Simpósio).
    102. IV Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Multilinguismo, políticas linguísticas e abordagens de ensino plurilíngues e híbridas. 2016. (Outra).
    103. IV Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Internacionalização e ensino de línguas: O caso do inglês. 2016. (Outra).
    104. IV Jornada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Abordagem de intercompreensão e ensino de línguas estrangeiras no Brasil: refletindo sobre possibilidades para as línguas neolatinas. 2016. (Outra).
    105. IX Encontro de Coordenadores IsF-Inglês.UFES. 2016. (Encontro).
    106. Tesol Convention. 2016. (Outra).
    107. V FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA ENSINO E APRENDZAGEM DE LÍNGUAS.ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CRENÇAS DE FALANTES DE POMERANO APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Outra).
    108. V FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA ENSINO E APRENDZAGEM DE LÍNGUAS.Refletindo sobre possibilidades e limitações da abordagem CLIL no ensino de LE na Educação Infantil no Brasil. 2016. (Outra).
    109. VI CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas Universidade Estadual de Londrina. INCORPORATION OF TECHNOLOGIES IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING METHODOLOGIES: AN INVERTED CLIL APPROACH PROPOSAL. 2016. (Congresso).
    110. VI CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas Universidade Estadual de Londrina. Identity of foreign language teachers to speakers of other languages: insights from Brazil and Chile. 2016. (Congresso).
    111. X Encontro de Coordenadores IsF e I Formação de Gestores IsF.IsF UFES. 2016. (Encontro).
    112. XI Colóquio de Estudos Linguísticos.XI Colóquio de Estudos Linguísticos. 2016. (Outra).
    113. XVIII EPLE.?Inglês Para Quê e Para quem?? : Ensino de língua inglesa na contemporaneidade". 2016. (Encontro).
    114. XXVI Encontro da APIES Teaching English in a Fast­ Changing World.Tesol Contributions for a fast-changing world. 2016. (Encontro).
    115. 2015 International Business and Education Conferences. Reflections on internationalization of education in Brazil. 2015. (Congresso).
    116. Bridging Language Acquisition and Language Policy Symposium..Language policies and rights in Brazil: the role of English as an additional language. 2015. (Simpósio).
    117. Changing English: Integrating cognitive,?social & typological perspectives. English as a Lingua Franca? Insights from the analysis of language policies and an internationalization program in Brazil. 2015. (Congresso).
    118. CIEP- Congresso Internacional de Educacion y Pobreza. 2015. (Congresso).
    119. Faces of English: Theory, Practice and Pedagogy.. Education for life: globalization and languages at a Swiss university.. 2015. (Congresso).
    120. Faubai 2015 Conference - Creating Sustainable Partnerships through an Equitable Internationalization. The role(s) of English as an additional language and Portuguese as a foreign language in Brazil: insights from the analysis of language policies and internationalization programs. 2015. (Congresso).
    121. Going Global. English language and internationalization in Brazil: insights from the English without Borders Program. 2015. (Congresso).
    122. III Conel. Ensino de Conteúdos por meio da língua inglesa (AECL/CLIL): apropriações, possibilidades e limitações. 2015. (Congresso).
    123. III Conel. Formação inicial de professores de inglês para o uso de tecnologias. 2015. (Congresso).
    124. International Conference on Bilingualism. Language policies and internationalization in Brazil: the role(s) of English as an additional language. 2015. (Congresso).
    125. International Conference on Education and New Developments. 2.0 WEB TOOLS FOR THE L2 CLASS. 2015. (Congresso).
    126. International Conference on Education and New Developments. HYBRIDIZING L2 LEARNING: INSIGHTS FROM AN INTACT CLASS EXPERIENCE. 2015. (Congresso).
    127. International Conference on Education and New Learning Technologies. The role of English and Technology in the Internationalization of Education: insights from the analysis of MOOCS. 2015. (Congresso).
    128. International Conference on Education and New Learning Technologies. HUMANIZATION AND TECHNIQUE: theoretical and practical foundations for a discipline in Distance Education Degree courses at the Federal University of Espirito Santo.. 2015. (Congresso).
    129. IX Congresso Internacional da ABRALIN. TIC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS DO E NO SÉCULO XXI: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Congresso).
    130. VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.10 anos de Hipertexto... os precursores. 2015. (Encontro).
    131. VIII Encontro Estadual de Política e Administração da Educação.REFLETINDO SOBRE A ABORDAGEM DE ?ENSINO DE CONTEÚDOS DIVERSOS POR MEIO DA LÍNGUA ADICIONAL: ?EVIDÊNCIAS DE CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2015. (Encontro).
    132. VIII Encontro Estadual de Política e Administração da Educação.Ensino de Inglês como Língua Internacional e Abordagem CLIL como Ferramenta de Internacionalização do Ensino Superior Brasileiro. 2015. (Encontro).
    133. XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Crenças de Professores de Inglês em Formação sobre o uso da Tecnologia na Educação. 2015. (Congresso).
    134. 290 Encontro Nacional da ANPOLL (ENANPOLL), apresentando o trabalho.?Facebook e ensino aprendizagem de inglês como língua adicional?. 2014. (Encontro).
    135. 2e Journée de l´Association suisse de didactique des langues distantes.Five Minute Activities for L2. 2014. (Outra).
    136. 4o Encontro Nacional de Representantes do Programa Inglês sem Fronteiras.4o Encontro de Coordenadores IsF. 2014. (Encontro).
    137. Forum Canadá-Brasil. 2014. (Encontro).
    138. Forum permanente de linguagem.Políticas linguísticas e o ensino de inglês no Brasil. 2014. (Outra).
    139. INTCESS14- International Conference on Education and Social Sciences. ?Globalization, Internationalization and Education: What Is the Connection??. 2014. (Congresso).
    140. International Conference on Education, Research and Innovation. Duas apresentações diferentes. 2014. (Congresso).
    141. Propell Workshop for the Toefl iBT Test. 2014. (Oficina).
    142. I Encontro em Pesquisa sobre Texto e Discurso: Discurso, Mídia e conhecimento. 2013. (Encontro).
    143. II Conel. Contribuições da neurolinguística, das teorias da aquisição e do emergentismo para a linguística aplicada ao ensino de línguas. 2013. (Congresso).
    144. International Conference of Interactive Computer Aided Blended Learning. Paper session 5. 2013. (Congresso).
    145. International Conferences of Interactive Computer Aided Blended Learning. Information Technology and Communication @ UFES. 2013. (Congresso).
    146. Simpósio Hipertexto e Tecnologias Educacionais.MOBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: INSIGHTS DA ELABORAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA PROFESSORES DE INGLÊS. 2013. (Simpósio).
    147. V Encontro de Hipertexto e Tecnologia Educacional.O ensino de língua inglesa e as novas tecnologias: desenvolvimento de tarefas pedagógicas a partir de recursos disponíveis na web 2.0. 2013. (Encontro).
    148. V Encontro de Hipertexto e Tecnologia Educacional.Crenças de professores de inglês sobre o uso de Facebook no ensino de L2. 2013. (Encontro).
    149. V Encontro de Hipertexto e Tecnologia Educacional.Desenvolvendo habilidades comunicativas através da tecnologia e da interação transcultural. 2013. (Encontro).
    150. V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com tecnologias.Webquest, inteligências múltiplas e ensino de inglês como LA; uma proposta de aprendizagem colaborativa. 2013. (Simpósio).
    151. V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.(EM)Redados: ensinando e aprendendo inglês na era da conectividade. 2013. (Simpósio).
    152. V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio INternacional de Educaçlão com TEcnologias.Comissão de Avaliação de Posteres Digitiais. 2013. (Simpósio).
    153. X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Tecnologias da informação e da comunicação no ensino presencial da UFES. 2013. (Congresso).
    154. X Encontro Estadual dos Sem Terrinhas.Construindo cidadania por meio do inglês. 2013. (Encontro).
    155. X Semana de Letras.O ensino de inglês nas escolas. 2013. (Encontro).
    156. Abrapui. coordenação de sessão coordenada. 2012. (Congresso).
    157. Abrapui. Web2 tools 4 the EFL class and beyond. 2012. (Congresso).
    158. II JELE.Construindo cidadania através do ensino de língua estrangeira. 2012. (Outra).
    159. IV Curso de Extensão Universitária: Ciência, Saúde e Espiritualidade. 2012. (Outra).
    160. IV Seminário de Letras-Inglês.Methodology x Technology. 2012. (Seminário).
    161. IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Possibilidades da web 2.0 no ensino de línguas estrangeiras. 2012. (Simpósio).
    162. Language and Neuroscience Conference. Working memory capacity across languages and proficiency levels. 2012. (Congresso).
    163. Debate.Debate in Chile and Brasil. 2011. (Encontro).
    164. I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Aportes da Teoria do Processamento de Informação para a Línguistica Aplicada. 2011. (Congresso).
    165. II Seminario de Letras Ingles.Implications of the Task Based Approach to the EFL class. 2011. (Seminário).
    166. IX Semana de Letras.Citizenship and Education. 2011. (Outra).
    167. Palestra Ensino de Lingua: Conhecer a Historia: Harmonizar com a aquisição.Ensino de Lingua: Conhecer a Historia: Harmonizar com a aquisição. 2011. (Outra).
    168. VI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica Saberes.Aportes da Teoria do Processamento da Informação para o Ensino de L2. 2011. (Seminário).
    169. Apies First Event of the Year.New games and ways for EFL. 2010. (Encontro).
    170. Developing Research-able questions. 2010. (Oficina).
    171. I Congresso Nacional de Inglês para Fins Específicos. Formação de professores de inglês (para fins específicos?) e abordagem de ensino de línguas baseado em tarefas. 2010. (Congresso).
    172. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Crenças de Estagiários de Letras Inglês sobre a Prática nas Escolas Públicas - Um estudo de caso. 2010. (Congresso).
    173. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A ação de ensinar: visões de profesores, estagiários e supervisores. 2010. (Congresso).
    174. Teaching the art of life. 2010. (Oficina).
    175. VIII Semana de Pesquisa em Letras.Novos Rumos da Pesquisa na Graduação. 2010. (Encontro).
    176. VIII Semana de Pesquisa em Letras.Novos Rumos da Pesquisa na Graduação. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (26)
    1. FINARDI, KYRIA REBECA; ALMEIDA, C. S. ; AMORIM, G. B.. Linguística aplicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. 2021. Outro
    2. GURZYNSKI-WEISS, L. ; FINARDI, KYRIA REBECA. Introducing AIALA: AILA?s Ibero-American Association of Applied Linguistics. 2021. Outro
    3. WASSEN, J. ; PEREIRA, E. M. A. ; FINARDI, KYRIA REBECA. ?Roda de conversa sobre Internacionalização? com os autores da edição especial da ETD ?A Internacionalização na Educação Superior: pressupostos, significados e impactos?. 2020. Outro
    4. FINARDI, KYRIA REBECA; LOUREIRO, R. ; LEAO, R. ; TAQUINI, R.. Conversa do grupo de pesquisa com Robson Loureiro. 2020. Outro
    5. FINARDI, KYRIA REBECA; VERONEZ, T. ; SCHOORMAN, D.. Conversa com Dilys Schoorman. 2020. Outro
    6. FINARDI, KYRIA REBECA; PICCIN, G. F. O. ; ANDREOTTI, V. ; LEAL, F.. Conversas Decoloniais com Vanessa Andreotti e Fernanda Leal. 2020. Outro
    7. FINARDI, KYRIA REBECA; GUIMARÃES, FELIPE FURTADO ; DIAZ, B. ; VILLARES, R. ; KREMER, M.. Diálogos sobre EMI, corpus e PL com Brett Diaz, Rosana Villares e Marcelo Kremer. 2020. Outro
    8. FINARDI, KYRIA REBECA; AMORIM, GABRIL BRITO ; ALMEIDA, C.. 12o CBLA. 2019. Congresso
    9. FINARDI, KYRIA REBECA. Forinter UFES. 2019. (Outro).. . 0.
    10. FINARDI, KYRIA REBECA; MURPHY, L.. EMI/COIL. 2019. Outro
    11. MARTINEZ, R. ; FINARDI, KYRIA REBECA. Internationalization of research: old barriers and new strategies. 2019. Outro
    12. MARTINEZ, R. ; FINARDI, KYRIA REBECA. English as a Medium of Instruction (EMI) in higher education: Fundamental questions. 2019. Outro
    13. FINARDI, KYRIA REBECA; SCHERRE, M. M. ; LINS, M. P. ; KAWACHI, C.. IV Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2017. Congresso
    14. FINARDI, KYRIA REBECA. Researcher Connect. 2016. (Outro).. . 0.
    15. LEITE, L. R. ; KAWACHI, C. ; LANIS, C. ; PUPPIN, L. ; BULHOES, L. F. ; PAIXAO, G. ; PORSETTE, I. ; FINARDI, K. R.. IV JELE - O lugar das línguas estrangeiras em diferentes contextos: escola, ciência, cidadania. 2016. Outro
    16. FINARDI, KYRIA REBECA. Dia da Cultura Internacional. 2016. (Outro).. . 0.
    17. FINARDI, KYRIA REBECA; LANIS, C. ; GUIMARAES, F.. Dia da CulturaInternacional Espanha. 2016. Outro
    18. FINARDI, KYRIA REBECA; KOMMERS, P. ; SHARMA, G. ; PATHAK, S. ; DARDER, A. ; ROSS, D. ; CHIANG, L. H. ; SEKRET, I. ; ELFINDRI, D.. INTCESS 2017- 4th INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES. 2016. Congresso
    19. FINARDI, KYRIA REBECA; KOMMERS, P. ; ELFINDRI, D. ; SHARMA, G. ; PATHAK, S. ; DARDER, A. ; ROSS, D. ; CHIANG, L. H. ; SEKRET, I.. SOCIOINT 2017- 4th INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION, SOCIAL SCIENCES AND HUMANITIES. 2016. Congresso
    20. FINARDI, K. R.; Baker, T.. Edcamp Santiago. 2013. Outro
    21. FINARDI, K. R.; Teixeira, Daisa ; SOUZA, S. F. ; LYRIO, A. L. L. ; Lopes, O.. V Encontro Nacional da ABEHTE. 2013. Congresso
    22. FINARDI, K. R.; LYRIO, A. L. L. ; VIDON, L. ; SMARSARO, A. D. ; CARMELINO, A. C.. II Conel. 2013. Congresso
    23. Baker, T. ; FINARDI, K. R.. EdCamp Santiago. 2012. Outro
    24. FINARDI, K. R.. I Encontro Capixaba de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. 2012. (Congresso).. . 0.
    25. FINARDI, K. R.; Carmelino, A.. VII Colóquio de Estudos Linguísticos. 2012. Outro
    26. FINARDI, K. R.. Construindo Cidadania por meio da Língua. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Kyria Rebeca Finardi ⇔ Janaina Weissheimer (2.0)
      1. PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA ; FINARDI, KYRIA REBECA ; WEISSHEIMER, JANAINA. Working memory capacity across L2 speech proficiency levels. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada. v. 14, p. 441-462, issn: 1984-6398, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PREBIANCA, G. V. ; Finardi, Kyria ; WEISSHEIMER, Janaina. ?Working memory capacity across languages and proficiency levels?. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Kyria Rebeca Finardi ⇔ Raquel da Cunha Recuero (1.0)
      1. LOPES, RODRIGO ESTEVES DE LIMA ; SILVA, VALDIR ; FINARDI, KYRIA REBECA ; ARAGÃO, RODRIGO CAMARGO ; CAIADO, ROBERTA VARGINHA RAMOS ; BUZATO, MARCELO EL KHOURI ; DE OLIVEIRA, ROBSON SANTOS ; CAVALARI, SUZI MARQUES SPATTI ; RECUERO, RAQUEL DA CUNHA. Uma rodada de perguntas com os membros do Grupo de Trabalho Linguagem e Tecnologias (ANPOLL). LINGUAGEM EM FOCO. v. 12, p. 1-31, issn: 2674-8266, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kyria Rebeca Finardi ⇔ Daniel de Mello Ferraz (1.0)
      1. FERRAZ, D. ; FINARDI, KYRIA REBECA. O Programa Inglês sem Fronteiras na UFES e o ensino de inglês no Brasil. Em: Cláudia Cristina Ferreira. (Org.). Vade mecum do ensino das línguas estrangeiras/adicionais. 1ed.Campinas. : Pontes Editores. 2018.v. 1, p. 695-714.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Kyria Rebeca Finardi ⇔ Marinez Meneghello Passos (1.0)
      1. PASSOS, Marinez Meneghello. SINECT 2018. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32