Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Janaina Weissheimer

Janaina Weissheimer possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015. É professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN. Tem experiência na área de Psicolinguística, com ênfase em Aprendizagem de Inglês como Segunda Língua (L2), atuando principalmente nos seguintes temas: Memória de Trabalho e desenvolvimento de habilidades na L1 e L2, especialmente da fala, leitura e escrita e aprendizagem mediada por tecnologias digitais. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais e comportamentais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de estudos de eletroencefalografia e neuropsicológicos. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7345837860360864 (07/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Caixa Postal 1524 Campus Universitário Lagoa Nova 59072970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524 Telefone: (71) 91443994 URL da Homepage: www.ufrn.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. AVALIACAO E TREINAMENTO DE MEMORIA DE TRABALHO E PROCESSAMENTO DE LEITURA EM CRIANCAS DE DIFERENTES STATUS SOCIOECONOMICOS
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento do Projeto ACERTA (CAPES OBEDUC 0898/2013) - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem 2013/2017? e do Projeto de cooperação internacional Bases Universais das Dificuldades de Leitura (CAPES/PGCI), em parceria com o Laboratório Haskins (Universidade de Yale). Pretendemos avaliar a capacidade de memória de trabalho e o efeito do treino dessa função executiva sobre o processamento de leitura em crianças de diferentes status socioeconômicos. As funções executivas (FE) são um conjunto de mecanismos que dão suporte às habilidades de auto-regulação e que contribuem para um funcionamento saudável das capacidades mentais e emocionais do ser humano. Assim, o treinamento de habilidades relacionadas às FE deve beneficiar o desempenho daquelas tarefas que dependem da integridade dessas mesmas funções executivas. De fato, muitas são as evidências de que o treinamento de FE produz um efeito generalizante e atinge domínios não-treinados, como o processamento da leitura. No presente projeto, iremos avaliar uma importante função executiva - a memória de trabalho (MT) - e executar uma intervenção que tem como objetivo treinar a memória de trabalho e ainda investigar a ocorrência de transferência direta e indireta para outras habilidades, entre elas a leitura. Tal intervenção será aplicada em uma população de alunos dos quartos e quintos anos de diferentes status socioeconômicos (SES). Nosso recrutamento terá como foco principal os alunos advindos de contextos de baixo nível socioeconômico, visto que estudos demonstram que tais crianças estão em risco de déficits em FE devido a fatores ambientais, por exemplo. O grupo experimental será submetido a um treinamento com jogos contendo tarefas que abordam FE e memória de trabalho durante um mês. Comparados ao grupo controle, iremos testar a eficácia das intervenções examinando: (a) melhorias em domínios de FE não treinados b) habilidades relacionadas à linguagem e à leitura. Ademais, iremos (c) considerar diferenças individuais como SES/estresse ou habilidades iniciais como moderadores da eficácia do treinamento. Assim, o presente projeto não apenas contribuirá para o maior entendimento do construto da memória, mas também das relações entre condições socioeconômicas e desempenho escolar, especificamente no processamento de leitura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Janaina Weissheimer - Coordenador / Lígia Leite - Integrante / FUJII, RENATA CALLIPO - Integrante / SOUZA, JULIANA GEIZY MARQUES - Integrante / Ana Beatriz Bulcão Véras - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.
      Membro: Janaina Weissheimer.
    2. 2017-Atual. Bases Universais das Dificuldades de Leitura
      Descrição: Projeto de cooperação internacional (CAPES/PGCI) voltado para a investigação das bases neurais das dificuldades de leitura, entre elas, a dislexia do desenvolvimento. Objetivo: estabelecer uma investigação multicêntrica e multilingue sobre as dificuldades de aprender a ler e seus correlatos neurais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Janaina Weissheimer - Integrante / Mailce Borges Mota - Integrante / Sidarta Tollendal Ribeiro - Integrante / Augusto Buchweitz - Coordenador / Renata Callipo Fujii - Integrante.
      Membro: Janaina Weissheimer.
    3. 2013-Atual. ACERTA: Avaliacao de Criancas Em Risco de Transtorno de Aprendizagem
      Descrição: Projeto multi-cêntrico e longitudinal que almeja consolidar uma interface entre a neurociência e o ensino fundamental brasileiro para auxiliar na identificação precoce de transtornos de aprendizagem a partir de bases de dados de avaliação escolar padronizadas (INEP) e de índices neurobiológicos. Trata-se de um projeto com três pontas-de-lança: (1) avaliação e predição de desempenho escolar a partir das bases do INEP (doravante chamados indicadores INEP ) em correlação com os resultados de quatro anos de acompanhamento de desempenho educacional e de índices neurobiológicos, (2) investigação de transtornos de aprendizagem: dislexia e discalculia (3) produção de modelos preditores de transtorno de aprendizagem a partir dos indicadores do estudo em correlação com os indicadores do INEP. Especificamente, o projeto visa utilizar a Provinha Brasil e, ao término de quatro anos, a Prova Brasil, como bases de dados para estabelecer o possível uso destes testes como um indicador precoce de mau desempenho associado a transtornos de aprendizagem e como indicativos para avaliação neuropsicopedagógica mais aprofundada. O estudo propõe acompanhamento longitudinal de grupos de crianças em escolas de ensino fundamental em Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Florianópolis (SC) e conta com apoio de infraestrutura e pessoal do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Instituto do Cérebro de Natal (UFRN) e o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (UFSC).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Janaina Weissheimer - Integrante / Mailce Borges Mota - Integrante / Sidarta Tollendal Ribeiro - Integrante / Augusto Buchweitz - Coordenador / Lígia Leite - Integrante / Gibson Nascimento Azevedo - Integrante / Mirna Wetters Portuguez - Integrante / Jaderson Costa da Costa - Integrante / Alexandre Franco - Integrante / Eliete Hauser - Integrante / Isabel Cristina de Lara - Integrante / Nery Adamy - Integrante / Lígia Tumolo - Integrante / Méricles Moretti - Integrante / Felipe Rech Meneguzzi - Integrante / Adriana Costa - Integrante / Rudineia Toazza - Integrante.
      Membro: Janaina Weissheimer.
    4. 2010-2013. Google Docs como mediador no ensino-aprendizagem da escrita em lingua inglesa
      Descrição: No processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, podemos nos valer das inúmeras possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação. A ferramenta Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de idéias, possibilitando que o aluno seja, ao mesmo tempo, autor de seu próprio texto e editor das idéias de outros autores. Assim, os alunos co-escritores trabalham simultaneamente na co-construção de textos e na edição destes, o que desenvolve não somente a capacidade criativa, mas também o movimento argumentativo e contra-argumentativo. Assim, pretende-se desenvolver uma ação de pesquisa envolvendo a ferramenta Google Docs como mediadora no desenvolvimento da habilidade escrita dos aprendizes de inglês na UFRN. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Janaina Weissheimer - Coordenador / SOARES, Wilka Catarina da Silva - Integrante / CESAR, Diêgo Leandro - Integrante.
      Membro: Janaina Weissheimer.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa, Instituto de Neuropsicologia Aplicada.. 2015.
      Membro: Janaina Weissheimer.
    2. Seleção para a LA school for education, cognitive and neural sciences, James McDonnell Foundation.. 2013.
      Membro: Janaina Weissheimer.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (42)
    1. 12o. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Sistemas de Resposta na aula de L2: promovendo a aprendizagem ativa com Kahoot e Plickers. 2019. (Congresso).
    2. 8 Seminário Educação e Leitura. Entendendo o Cérebro da Leitura. 2018. (Congresso).
    3. IV Jornada de Alfabetização: Neurociência aplicada ao ensino inicial da leitura e da escrita. Entendendo as Bases Neurais da Leitura. 2018. (Congresso).
    4. X congresso de educação. Psicolinguística Aplicada à Educação. 2018. (Congresso).
    5. XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL. Gamificação e Engajamento Cognitivo na Aprendizagem de L2. 2018. (Congresso).
    6. 2a Jornadas Internacionais da Leitura, Escrita e Sucesso Escolar. Memória de Trabalho e desenvolvimento da leitura em crianças. 2017. (Congresso).
    7. 3a. Jornada Internacional de Alfabetização. Transtornos de Leitura e suas relações com a memória de trabalho. 2017. (Congresso).
    8. 7o, Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação.Análise de Grafos e Aprendizagem de inglês mediada por tecnologias digitais. 2017. (Simpósio).
    9. I Colóquio Tradução, Cognição e Linguística.Leitura em Telas Digitais Móveis: o modo de apresentação do texto afeta a compreensão da leitura?. 2017. (Simpósio).
    10. II Encontro de Português Língua Não Materna da UFRN.Como a Neurociência ajuda a entender a Aprendizagem de Línguas. 2017. (Encontro).
    11. III Encontro do Texto Falado.A produção oral em L2: aspectos cognitivos. 2017. (Encontro).
    12. Pint of Science.A força das palavras: memória e neurociência. 2017. (Outra).
    13. VI Semana Nacional do Cérebro. As bases neurais da leitura e da dislexia. 2017. (Congresso).
    14. Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Inglês. 2016. (Encontro).
    15. I Jornada de Línguística Aplicada Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) Mediado Por Tecnologias Digitais.O impacto das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de LE. 2016. (Seminário).
    16. I Workshop Pedagógico IsF-Inglês e Universidades Britânicas. 2016. (Encontro).
    17. XXXI Encontro Nacional da ANPOLL.Aplicativos para leitura em telas digitais móveis: a relação entre o modo de apresentação do texto e a leitura. 2016. (Encontro).
    18. 28th Annual CUNY Conference on Human Sentence Processing. Morphological processing in visual word recognition: a study with adult dyslexics. 2015. (Congresso).
    19. CNS 2015 - Innovations in Mind and Brain Science. Morphological processing of adult dyslexics: a study of visual word recognition. 2015. (Congresso).
    20. I Encontro Internacional do programa Inglês sem Fronteiras. 2015. (Outra).
    21. 14th Braz-Tesol International Conference. Are you game? Gaming and Gamification principles in second language learning. 2014. (Congresso).
    22. 48th Annual International IATEFL Conference and Exhibition. 2014. (Congresso).
    23. VI Congresso de Educação da Universidade Potiguar. Transtornos de Aprendizagem e Dislexia. 2014. (Congresso).
    24. BRAZ-TESOL RN Chapter.Education Matters. 2013. (Encontro).
    25. I Encontro Nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).
    26. III CRLA Colóquio Regional de Linguística Aplicada. Entre o Local e o Global: políticas públicas para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2013. (Congresso).
    27. V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias digitais, Educação e Compromisso Social.Hibridizando o ensino de inglês como língua adicional na UFRN: uma experiência com jogos eletrônicos do tipo MMORPG. 2013. (Encontro).
    28. VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Bilinguismo e Processamento Linguístico. 2013. (Congresso).
    29. 3 Colóquio Nacional sobre Hipertexto CHIP. Ferramentas Digitais e Multiletramentos. 2012. (Congresso).
    30. 4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional Mediada por Tecnologias Digitais. 2012. (Simpósio).
    31. Conferência Linguagem e Neurociência. Working Memory Capacity across Languages and Proficiency Levels. 2012. (Congresso).
    32. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Perspectivas Bilíngues no Ensino-Aprendizagem de Línguas. 2012. (Congresso).
    33. II Jornada de Memória da UFRN.Memória Operacional e Desenvolvimento da Fala Bilíngue. 2011. (Encontro).
    34. I Seminário Internacional da Aquisição da Linguagem.The Role of Working Memory Capacity in the Ability to Produce Lexically Dense Speech. 2011. (Seminário).
    35. V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Reflexões sobre o uso da novas tecnologias em ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2011. (Encontro).
    36. V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Ensino de Língua Estrangeira. 2011. (Encontro).
    37. VI SIGET Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.O Gênero WIKI e a escrita colaborativa em inglês como LE. 2011. (Simpósio).
    38. XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE 2011. Investigation of the role of sleep in school learning. 2011. (Congresso).
    39. 62a. Reunião Anual da SBPC. Atividades para a aula de língua Inglesa. 2010. (Congresso).
    40. 6 Seminário Educação e Leitura.A leitura e escrita colaborativa mediada pelo Google Docs na aprendizagem de inglês como LE. 2010. (Seminário).
    41. Second Language Research Forum. Working Memory Capacity and the Development of L2 Speech Production: A study of individual differences. 2010. (Congresso).
    42. XVIII Semana de Humanidades.Coordenação do GT Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. WEISSHEIMER, Janaina. IV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2017. (Congresso).. . 0.
    2. NASCHOLD, A. ; WEISSHEIMER, Janaina. 3a. Jornada Internacional de Alfabetização. 2017. Congresso
    3. MARTINS, M. A. ; PASSEGGI, L. ; SA JUNIOR, L. A. ; RODRIGUES, Maria das Graças Soares ; ALVES, Maria da Penha Casado ; CAMPOS, S. F. ; WEISSHEIMER, Janaina ; VIAN Jr, Orlando. VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2013. Congresso
    4. VIAN Jr, Orlando ; WEISSHEIMER, Janaina. III Jornada de Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2013. Outro
    5. VIAN Jr, Orlando ; WEISSHEIMER, Janaina ; MARCELINO, M.. II Jornada de Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2012. Outro
    6. WEISSHEIMER, Janaina; VIAN Jr, Orlando ; OLIVEIRA ; RODRIGUES, Maria das Graças Soares ; ALVES, Maria da Penha Casado. VI SIGET Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. 2011. Congresso
    7. WEISSHEIMER, Janaina. II Jornada de Memória da UFRN. 2011. (Congresso).. . 0.
    8. VIAN Jr, Orlando ; WEISSHEIMER, Janaina. I Jornada de Ensino Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2011. Outro
    9. WEISSHEIMER, Janaina. I SELETRAS Seminário de Estágio de Letras da UNEB. 2008. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Janaina Weissheimer ⇔ Mauro Copelli Lopes da Silva (4.0)
      1. MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; WEISSHEIMER, JANAINA ; RIBEIRO, MARINA ; DE PAIVA, MIZZIARA ; AVILLA-SOUZA, JULIANA ; SIMABUCURU, GABRIELA ; CHAVES, MONICA FRIAS ; CECCHI, LUCAS ; CIRNE, JAIME ; CECCHI, GUILLERMO ; RODRIGUES, CILENE ; COPELLI, MAURO ; RIBEIRO, SIDARTA. Dreaming during the Covid-19 pandemic: Computational assessment of dream reports reveals mental suffering related to fear of contagion. PLoS One. v. 15, p. e0242903, issn: 1932-6203, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. TORRES, ANA RAQUEL ; MOTA, NATÁLIA B. ; ADAMY, NERY ; NASCHOLD, ANGELA ; LIMA, THIAGO Z. ; COPELLI, MAURO ; WEISSHEIMER, JANAINA ; PEGADO, FELIPE ; RIBEIRO, SIDARTA. Selective Inhibition of Mirror Invariance for Letters Consolidated by Sleep Doubles Reading Fluency. CURRENT BIOLOGY. v. 31, p. 1-8, issn: 0960-9822, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MOTA, NATÁLIA B. ; CALLIPO, RENATA ; LEITE, LÍGIA ; TORRES, ANA R. ; WEISSHEIMER, JANAÍNA ; BUNGE, SILVIA A. ; COPELLI, MAURO ; RIBEIRO, SIDARTA. Verbal Short-Term Memory Underlies Typical Development of -Thought Organization- Measured as Speech Connectedness. MIND, BRAIN AND EDUCATION (ONLINE). v. 14, p. 51-60, issn: 1751-2271, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; WEISSHEIMER, JANAÍNA ; MADRUGA, BEATRIZ ; ADAMY, NERY ; BUNGE, SILVIA A. ; COPELLI, MAURO ; RIBEIRO, SIDARTA. A Naturalistic Assessment of the Organization of Children's Memories Predicts Cognitive Functioning and Reading Ability. Mind, Brain and Education (Print). v. 10, p. 184-195, issn: 1751-2271, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Janaina Weissheimer ⇔ Kyria Rebeca Finardi (2.0)
      1. PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA ; FINARDI, KYRIA REBECA ; WEISSHEIMER, JANAINA. Working memory capacity across L2 speech proficiency levels. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada. v. 14, p. 441-462, issn: 1984-6398, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PREBIANCA, G. V. ; Finardi, Kyria ; WEISSHEIMER, Janaina. ?Working memory capacity across languages and proficiency levels?. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Janaina Weissheimer ⇔ Andrea Camaz Deslandes (1.0)
      1. RIBEIRO, SIDARTA ; FERNANDES, V. ; MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; BROCKINGTON, G. ; POMPEIA, S. ; EKUNI, R. ; PEGADO, F. ; TORRES, A. R. ; COQUEREL, P. ; NASCHOLD, A. ; DESLANDES, A. ; COPELLI, MAURO ; WEISSHEIMER, Janaina. Ideas for a school of the future. Em: Victor Hugo C. de Albuquerque; Alkinoos Athanasiou; Sidarta Ribeiro. (Org.). Neurotechnology Methods, advances and applications. 1ed.London. : The Institution of Engineering and Technology. 2020.v. 1, p. 247-266.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Janaina Weissheimer ⇔ Cilene Aparecida Nunes Rodrigues Nevins (1.0)
      1. MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; WEISSHEIMER, JANAINA ; RIBEIRO, MARINA ; DE PAIVA, MIZZIARA ; AVILLA-SOUZA, JULIANA ; SIMABUCURU, GABRIELA ; CHAVES, MONICA FRIAS ; CECCHI, LUCAS ; CIRNE, JAIME ; CECCHI, GUILLERMO ; RODRIGUES, CILENE ; COPELLI, MAURO ; RIBEIRO, SIDARTA. Dreaming during the Covid-19 pandemic: Computational assessment of dream reports reveals mental suffering related to fear of contagion. PLoS One. v. 15, p. e0242903, issn: 1932-6203, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33