Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marinez Meneghello Passos

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [https://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3275252597631249 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática. AC Jardim Bandeirante Jardim Portal de Versalhes 1 86057970 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001 Telefone: (43) 33714711 Fax: (43) 33714216 URL da Homepage: https://portal.uel.br/home/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. O PROCESSO METACOGINITIVO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CIENCIAS E MATEMATICA
      Descrição: Este projeto faz parte de um programa de pesquisa em andamento que tem como objetivo geral investigar o processo metacognitivo no ensino e na aprendizagem em Ciências e Matemática. Um dos principais resultados do programa até o presente momento consistiu na elaboração de um instrumento de análise que permite traçar perfis metacognitivos. Tal instrumento é constituído por quinze categorias que emergiram a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, quando da interpretação de textos de autores conhecidos no campo, como Flavell, Brown e colaboradores. O instrumento foi utilizado para interpretar os relatos de estudantes do Ensino Médio sobre o aprendizado em Física, permitindo evidenciar o perfil metacognitivo de cada um deles. A ideia geral é testar o instrumento de pesquisa em outras áreas do conhecimento, como Matemática, Biologia e Química tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior e estudar a possibilidade de planejar intervenções a partir desse instrumento. Dada a complexidade do campo, planejamos também sistematizar os estudos teóricos relativos ao conceito de metacognição e eventualmente desenvolver um modelo geral para a aprendizagem metacognitiva. A equipe envolvida nesse projeto é composta por diversos estudantes de mestrado, de doutorado e outros pesquisadores do grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional (GPEFOP) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (9) . Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    2. 2018-Atual. Um estudo sobre a acao docente de professores de Ciencias e Matematica em sala de aula
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a ação docente de professores de Ciências e Matemática em sala de aula. Pretende também, construir, posteriormente, um conjunto de categorias de ação para as áreas envolvidas (Matemática, Física, Química e Biologia), analisando-as com base em um instrumento denominado Matriz 3x3 . Os dados serão coletados com professores e/ou estudantes, por meio de gravações diretas em sala de aula, complementadas por entrevistas, notas de campo e/ou outros procedimentos que se fizerem necessários. A fundamentação teórico-metodológica se baseia nas análises qualitativas, em especial na Análise Textual Discursiva. O projeto envolve diversos estudantes de mestrado e doutorado e outros pesquisadores do grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) da Universidade Estadual de Londrina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (9) . Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    3. 2015-2020. Analises qualitativas: possibilidades de aplicacao nas pesquisas em ensino de ciencias e matematica
      Descrição: Para esta proposta de projeto, parte-se da consideração de que as análises qualitativas podem contribuir de forma significativa para a pesquisa em ensino de Ciências e Matemática. Diante disso, temos como intenção aplicar as análises qualitativas ? análise de conteúdo, análise de discurso, análise documental ? em situações de pesquisa nas áreas de ensino, buscando (por meio das possibilidades que esses referenciais apresentam) compreender alguns dos diversos fenômenos e/ou eventos e/ou conceitos pertinentes às áreas de Ensino de Ciências e Matemática. Entre os focos investigativos das áreas em questão destacam-se para este projeto a formação de professores e a educação não formal [ou informal]. Nessas áreas estaremos investigando a aplicação de três conjuntos de categorias a priori denominadas de Matriz 3x3, Focos da Aprendizagem Docente (FAD) e Focos da Aprendizagem Científica (FAC). Tais categorias serão definidas ao longo deste projeto. Além dessas categorias já estabelecidas, consideraremos também as categorias emergentes, que cada um dos fenômenos investigados acomoda em sua singularidade. Cabe destacar que este projeto apresenta um conjunto de investigações em desenvolvimento no grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) , da Universidade Estadual de Londrina, vinculado ao Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL e ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) . Indicamos ainda que em diversos momentos nossa atuação enquadra-se na categoria de orientadora e em outros como colaboradora na coleta dos dados, na sistematização das informações e nas discussões interpretativas. Essa forma de colaboração justifica-se pelo fato de que atuamos como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL ? ministrando as disciplinas ? 2MAT256 ? Contribuições das análises qualitativas para a pesquisa em ensino de Ciências e Matemática e 2FIS255 ? A investigação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Coordenador / Sergio de Mello Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    4. 2012-2015. FORMACAO DE PROFESSORES & EDUCACAO INFORMAL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Integrante / Sergio de Mello Arruda - Coordenador.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    5. 2012-2015. PESQUISA EM ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA: SOB O OLHAR DAS ANALISES QUALITATIVAS
      Descrição: PARA ESTA PROPOSTA DE PROJETO, PARTE-SE DA CONSIDERAÇÃO DE QUE AS ANÁLISES QUALITATIVAS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. DIANTE DISSO, TEMOS COMO INTENÇÃO APLICAR AS ANÁLISES QUALITATIVAS ? ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DE DISCURSO, ANÁLISE TEXTUAL, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA ? EM SITUAÇÕES DE PESQUISA NAS ÁREAS DE ENSINO, BUSCANDO (POR MEIO DAS POSSIBILIDADES QUE ESSES REFERENCIAIS APRESENTAM) COMPREENDER ALGUNS DOS DIVERSOS FENÔMENOS E/OU EVENTOS E/OU CONCEITOS PERTINENTES ÀS ÁREAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ENTRE OS FOCOS INVESTIGATIVOS DAS ÁREAS EM QUESTÃO DESTACAM-SE PARA ESTE PROJETO E PERÍODO (2011/2014) A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, A ASTRONOMIA, ENTRE OUTROS. CABE DESTACAR QUE ESTE PROJETO APRESENTA UM CONJUNTO DE INVESTIGAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (EDUCIM) , DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, VINCULADO AO PROGRAMA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UEL E AO MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LONDRINA (MCTL). INDICAMOS AINDA QUE EM DIVERSOS MOMENTOS NOSSA ATUAÇÃO ENQUADRA-SE NA CATEGORIA DE ORIENTADORA E EM OUTROS COMO COLABORADORA NA COLETA DOS DADOS, NA SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E NAS DISCUSSÕES INTERPRETATIVAS. ESSA FORMA DE COLABORAÇÃO JUSTIFICA-SE PELO FATO DE QUE ATUAMOS COMO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UEL ? MINISTRANDO A DISCIPLINA ? 2MAT256 ? CONTRIBUIÇÕES DAS ANÁLISES QUALITATIVAS PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. PARA ESTE DESENVOLVIMENTO, ENTRE OS RESULTADOS ESPERADOS ESTÃO: TESES DE DOUTORADO CONCLUÍDAS ? 2 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDAS ? 6 INICIAÇÕES CIENTÍFICAS CONCLUÍDAS ? 6 MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO CONCLUÍDAS ? 1 ARTIGOS EM PERIÓDICOS PUBLICADOS ? 6 TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS ? 16. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Coordenador / Sergio de Mello Arruda - Integrante.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    6. 2010-2014. Articulacao de pesquisas no grupo Educacao em Ciencias e Matematica da Universidade Estadual de Londrina EDUCIM/UEL (CNPq-Ed.014/2010-Universal - faixa B). Valor R$ 35.000,00
      Descrição: Este projeto apresenta um conjunto de investigações em desenvolvimento no grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM), da Universidade Estadual de Londrina, vinculado ao Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL e ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL). As pesquisas apresentadas no projeto estão separadas por três linhas de pesquisa: Formação de Professores, Educação Informal e Análises Qualitativas. Três níveis de articulações estão sendo pensadas para o projeto: (i) articulação interna há um primeiro esforço para articular internamente cada linha de pesquisa, por meio da adoção de pressupostos teóricos comuns, os quais considerados juntamente com o conjunto dos problemas de pesquisa (a maioria deles vinculado a orientações em andamento), definem programas específicos de pesquisa para cada uma das linhas; (ii) articulação metodológica há um segundo esforço para adotar procedimentos metodológicos padronizados no grupo, para as três linhas de pesquisa e as análises qualitativas nos dão o suporte teórico necessário para pensar essa padronização; (iii) articulação externa muitos dos problemas de pesquisa sob investigação no EDUCIM interessam a outros grupos e pesquisadores com os quais temos contato, como o grupo Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (Campus de Toledo), o grupo Ensino e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus de Guaratinguetá), o grupo Pesquisa na Formação de Professores da Universidade de São Paulo USP e o grupo Filosofia da Ciência da Universidade Estadual de Londrina UEL. Com este projeto espera-se contribuir para o desenvolvimento das pesquisas nas três linhas especificadas acima. Como produtos, prevemos a orientação de diversas teses, dissertações, iniciações científicas e a publicação de artigos, trabalhos completos em eventos e outras produções bibliográficas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (7) . Integrantes: Marinez Meneghello Passos - Integrante / de Mello Arruda, Sergio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Nome de turma - na formatura de 2011 - matemática noturno, Universidade Estadual de Londrina - UEL - formatura 2011 - Matemática.. 2012.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    2. Professor empreendedor, SEBRAE.. 2010.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.
    3. Paraninfa do Curso de Matemática - Noturno - turma 2010, Universidade Estadual de Londrina.. 2010.
      Membro: Marinez Meneghello Passos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS, ORGANIZAÇÕES E MUNDO DO TRABALHO. TRABALHO E ATUAÇÃO DOCENTE PERMEADOS PELO SISTEMA CAPITALISTA. 2021. (Congresso).
    2. II Encontro Paranaense de Tecnologias na Educação Matemática.AÇÕES DISCENTES EM AULAS DE MATEMÁTICA QUE OPORTUNIZAM A EXPLORAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA LOUSA DIGITAL. 2021. (Encontro).
    3. III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência III SiPEC.CATEGORIASCATEGORIASCATEGORIASCATEGORIASCATEGORIASCATEGORIASDEAÇÃOAÇÃOAÇÃOAÇÃODOCENTEDOCENTEEMUMAUMAUMAAULAAULAAULADEQUÍMICAQUÍICAQUÍMICAQUÍMICAQUÍMICAEXPERIMENTALEXPERIMENTALEXPERIMENTALEXPERIMENTAL. 2021. (Simpósio).
    4. III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência III SiPEC.ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DO CAMPO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS. 2021. (Simpósio).
    5. III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência III SiPEC.UM ESTUDO SOBRE AÇÕES DOCENTES EM DUAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. (Simpósio).
    6. VII SIES - O que podem os corpos, os direitos e os possíveis contra os fascismos atuais.PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. 2021. (Simpósio).
    7. VII SIES - O que podem os corpos, os direitos e os possíveis contra os fascismos atuais. 2021. (Simpósio).
    8. I CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO. 2020. (Congresso).
    9. I ENCONTRO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PECEM). 2020. (Encontro).
    10. II Congresso Internacional de Ensino. 2019. (Congresso).
    11. II Congresso Internacional de Ensino. Grupo de Pesquisa EDUCIM-Educação em Ciências e Matemática. 2019. (Congresso).
    12. II Congresso Internacional de Ensino. Grupo de Pesquisa EDUCIM-Educação em Ciências e Matemática. 2019. (Congresso).
    13. V Encontro de Integração UENP.Era uma vez... Contos de pesquisa. 2019. (Encontro).
    14. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019. (Encontro).
    15. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A ação docente: caracterização e resultados de um programa de pesquisa em andamento. 2019. (Encontro).
    16. XV Encontro Paranaense de Educação Matemática.ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE E DA AÇÃO DISCENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Encontro).
    17. XV Encontro Paranaense de Educação Matemática.AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA. 2019. (Encontro).
    18. XV Encontro Paranaense de Educação Matemática.AÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSOR QUE EXPLORAM UM OBJETO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA:. 2019. (Encontro).
    19. III Simpósio de Pesquisa em Computação (SPC).Proposta para a representação didática em ambientes virtuais: análise das ações docentes em um curso técnico a distância. 2018. (Simpósio).
    20. XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A noção da relação com o saber e suas implicações para as pesquisas em ensino de ciências e matemática. 2018. (Outra).
    21. XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2018. (Outra).
    22. I Congresso Internacional de Ensino (I CONIEN). As memórias como instrumento para a formação do pesquisador. 2017. (Congresso).
    23. X Congreso Internacional sabre lnvestiqacion en Didactica de las Ciencias. lnterpretação da Iinguagem e estruturação dos modelos mentais como forma de se aprender Fisica.. 2017. (Congresso).
    24. X Congreso Internacional sobre Investigacion en Didactica de las Ciencias. Matriz 3x3: urn instrumento para investigar as relações com o saber em sala de aula. 2017. (Congresso).
    25. XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ? EDUCON.Dimensões da Aprendizagem e Relação com o Saber. 2017. (Outra).
    26. XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ? EDUCON.A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS OPÇÕES DE CARREIRA PROFISSIONAL. 2017. (Outra).
    27. X Colóquio Internacional ?Educação e Contemporaneidade?.PERSPECTIVAS SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER, COM O ENSINAR E COM O APRENDER EM SALA DE AULA. 2016. (Outra).
    28. IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade".A RELAÇÃO COM O SABER NA SALA DE AULA. 2015. (Outra).
    29. 28º Semana da Matemática. 2012. (Outra).
    30. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Oficina).
    31. XXVI Semana da Matemática. 2011. (Outra).
    32. II SINECT Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010. (Simpósio).
    33. IX Encontro do Projeto Universal CNPq 477523/2007-2 (25 e 26 de fevereiro).A construção de memórias.. 2010. (Encontro).
    34. X Encontro do projeto Universal 477523/2007-2 (29 março de 2010).A construção de memórias - em análise.. 2010. (Encontro).
    35. X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
    36. XIV EBRAPEM.O Estágio Supervisionado e a Decisão de Querer Ser Professor. 2010. (Encontro).
    37. XXVI Semana da Matemática. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática para Todos: uma iniciação. 2000. (Outro).. . 0.
    2. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática para Adultos: uma iniciação. 2000. (Outro).. . 0.
    3. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática Aplicada à Educação. 1999. (Outro).. . 0.
    4. PASSOS, Marinez Meneghello. Introdução à Informática. 1998. (Outro).. . 0.
    5. PASSOS, Marinez Meneghello. Monitorando a utilização da Informação em Sala de Aula. 1998. (Outro).. . 0.
    6. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática para Todos: uma iniciação. 1998. (Outro).. . 0.
    7. PASSOS, Marinez Meneghello. Aplicando a Informática na Escola. 1998. (Outro).. . 0.
    8. PASSOS, Marinez Meneghello. Introdução à Linguagem C. 1997. (Outro).. . 0.
    9. PASSOS, Marinez Meneghello. Estudando a Linguagem Logo. 1997. (Outro).. . 0.
    10. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática para Todos: uma iniciação. 1997. (Outro).. . 0.
    11. PASSOS, Marinez Meneghello. Recursos Didáticos da Geometria. 1997. (Outro).. . 0.
    12. PASSOS, Marinez Meneghello. Logo e a Realidade Matemática. 1996. (Outro).. . 0.
    13. PASSOS, Marinez Meneghello. Estudando a Linguagem Logo. 1996. (Outro).. . 0.
    14. PASSOS, Marinez Meneghello. Informática para Todos: uma iniciação. 1996. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45