Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Geane Carvalho Alzamora

Possui graduação em Comunicação Social/habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo realizado estágio doutoral (2003-2004) em Interdisziplinären Arbeitsgruppe Kulturforschung der Universität Kassel/Alemanha e pós-doutorado (2014-2015) em Universitat Pompeu Fabra/Espanha. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, pelo CNPq. Em 2006 recebeu o Prêmio Freitas Nobre (Tese de Doutorado) Intercom- Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação; em 1997 recebeu o Prêmio Intercom na Categoria Mestrado, Modalidade Jornalismo. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Comunicação Social), membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/UFMG, membro do Comitê de Ciências Humanas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, coordenadora do Núcleo de Assessoramento de Pesquisa (NAPq) da FAFICH/UFMG, professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG entre 2002/2 e 2021/2, co-líder do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica e Teorias do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica transmídia; comunicação digital; jornalismo multiplataforma - geanealzamora@ufmg.br. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8572132339129140 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha Belo Horizonte Pampulha 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34096241 Ramal: 6241 Fax: (31) 34095012 URL da Homepage: https://www.fafich.ufmg.br/dcs/pos-graduacao/programa
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (23)
    1. 2021-Atual. Que escola pos pandemia?
      Descrição: A pandemia provocada pelo novo coronavírus alterou de forma drástica o cenário social, impactando todos os setores da vida humana. No campo educacional, a rápida transição para o ensino remoto, imposta pelo isolamento social, afetou as condições de vida de estudantes, educadores e familiares, incidindo sobre o processo de aprendizagem dos alunos. A substituição do ensino presencial pelo remoto reforçou o desinteresse dos jovens pela escola, a qual já vinha perdendo sentidos políticos e existenciais para eles. O ensino remoto tem menores chances de gerar engajamento dos estudantes, especialmente em famílias com condições reduzidas de acesso à internet, aos dispositivos tecnológicos digitais e a meios de subsistência. Ainda, no contexto pandêmico, surgem questões psicológicas relacionadas à contaminação e ao isolamento social que impactam pais, filhos e, consequentemente, o aprendizado escolar, o qual se tornou ainda mais dependente do laço família-escola, comumente fragilizado. A pandemia aprofundou a grande desigualdade socioeconômica do nosso país, de forma que as oportunidades de estudo tornaram-se ainda mais díspares. Assim, é de se esperar maior heterogeneidade de desenvolvimento dos alunos, o que impactará o retorno e permanência futuros na escola. A evasão escolar atinge especialmente adolescentes de 15 a 17 anos, sendo que as condições socioeconômicas têm papel determinante no abandono e no atraso escolar dos jovens. Se a escola já não era capaz de atraí-los, no contexto da pandemia ela parece ainda mais distante e incapaz de ajudá-los a lidar com os impasses atuais. Esta pesquisa surge do interesse em escutar os jovens sobre os seus sentimentos e vivências nesse contexto da pandemia, e sobre os sentidos que atribuem à escola. A pesquisa busca investigar, sobretudo, que escola eles gostariam de ajudar a construir no contexto pós-pandemia, considerando que esse exigirá adaptações por parte de todos os agentes envolvidos na educação. A equipe executora da pesquisa é composta por uma rede interdisciplinar de professoras e pesquisadoras (es) dos cursos de Psicologia, Comunicação Social, Letras e Medicina da UFMG, além de alunas (os) de graduação em Psicologia, Medicina e Comunicação Social... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / luciana andrade - Integrante / Nadia Laguardia - Coordenador / Cristiane Freitas Cunha - Integrante / Marcio Rimet Nobre - Integrante / Maralice de Souza Neves - Integrante / Victor Galdino Moreira Silva - Integrante / Andressa Raiane Nunes - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    2. 2020-Atual. A lo?gica comunicacional da dina?mica transmi?dia: produc?a?o e circulac?a?o de fluxos informacionais em jornalismo e educac?a?o (Processo: 311474/2019-5)
      Descrição: Este projeto fundamenta-se em resultados alcanc?ados em pesquisa sobre dina?mica transmi?dia mediada por hashtags em conexo?es de redes sociais online, desenvolvida no a?mbito dos editais Bolsa Produtividade em Pesquisa/CNPq 2016 (311914/2016) e Programa Pesquisador Mineiro/FAPEMIG 2018 (PPM-002562-18). Os processos empi?ricos analisados, relacionados a agenciamentos semio?ticos e sociote?cnicos mediados por hashtags em contextos de grande mobilizac?a?o social, demonstram que a distribuic?a?o multiplataforma de conteu?dos midia?ticos conjugada a? ac?a?o criativa da audie?ncia em conexo?es online/off-line conformam perspectiva predominante de produc?a?o e circulac?a?o de fluxos informacionais no universo pesquisado. Os resultados apontam para a emerge?ncia de uma lo?gica comunicacional de natureza transmidia?tica e predominantemente marcada por aspectos de mobilizac?a?o transmi?dia no universo empi?rico pesquisado, o que nos motiva a aprofundar a investigac?a?o visando compreender se a dina?mica transmi?dia de produc?a?o e circulac?a?o de fluxos informacionais pode ser caracterizada como lo?gica comunicacional e quais seriam os pressupostos teo?rico-metodolo?gicos e empi?rico-conceituais mais adequados para descreve?-la. A opc?a?o por investigar a questa?o em contextos empi?rico-conceituais variados, como jornalismo e educac?a?o, e? necessa?ria para avaliar sua abrange?ncia epistemolo?gica e seu alcance social. Para tal, sera? realizada uma ampla e profunda revisa?o de literatura na a?rea de interesse desta investigac?a?o. Fundamentos teo?rico-metodolo?gicos oriundos da semio?tica peirceana sera?o acionados para discutir a dimensa?o lo?gica da comunicac?a?o e cotejados a? literatura disponi?vel sobre transmi?dia e comunicac?a?o para a construc?a?o teo?rico-metodolo?gica da investigac?a?o. Com base nessa proposic?a?o, sera?o realizados estudos de casos mu?ltiplos em comunicac?a?o transmi?dia relacionados a: a) jornalismo transmi?dia, com foco em circulac?a?o/expansa?o criativa de informac?o?es em contexto de disputa de sentidos em torno da noti?cias, como e? o caso de fake news; b) educac?a?o transmi?dia, com foco em produc?a?o/distribuic?a?o multiplataforma de narrativa transmi?dia voltada para ressignificac?a?o de ensino e aprendizagem em escolas pu?blicas. A variedade empi?rico-conceitual dos estudos de casos a serem investigados em suas dimenso?es de produc?a?o e circulac?a?o de informac?o?es em conexo?es online/offline, com base em fundamentos teo?rico-metodolo?gicos semelhantes, permitira? averiguar se a dina?mica transmi?dia opera como lo?gica comunicacional em contextos variados de significac?a?o. A investigac?a?o proposta pode contribuir para refinar a compreensa?o acerca das caracteri?sticas teo?rico-metodolo?gicas e empi?rico-conceituais da dina?mica transmi?dia em contextos variados de significac?a?o e, de modo mais amplo, pode contribuir para aprimorar a compreensa?o acerca de seus limites e potencialidades como lo?gica comunicacional contempora?nea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Maria Ângela Mattos - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Tiago B Salgado - Integrante / Conrado Moreira Mendes? - Integrante / Ana Carolina Almeida Souza - Integrante / Fábio Oliveira - Integrante / Jane Mutsuque - Integrante / luciana andrade - Integrante / renira gambarato - Integrante / aline monteiro - Integrante / alice gomes - Integrante / victor goes - Integrante / emmanuelle dias - Integrante / Natalia Moura Pacheco - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    3. 2020-Atual. A lo?gica comunicacional da dina?mica transmi?dia: produc?a?o e circulac?a?o de fluxos informacionais em jornalismo e educac?a?o (Bolsa PIBIC/CNPq)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Rafael Perez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    4. 2020-Atual. Dinamica transmidia de noticias falsas sobre o novo coronavirus
      Descrição: Em parceria estabelecida entre integrantes do grupo de pesquisa MediaAção (NucCon/UFMG), Campo Comunicacional e Suas Interfaces (PUC Minas) e Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP), desde 2020 investigamos a dinâmica transmídia de notícias sobre a pandemia de coronavírus. A partir de coleta de hashtags que ocuparam trending topics entre 26 de janeiro de 2020 (data da primeira ocorrência de TT relacionado ao coronavírus no Brasil) e 21 de junho de 2020, elegemos como recorte empírico a mediação estabelecida no Twitter pela hashtag #perguntacorona. Essa hashtag remete ao programa informativo da TV Globo "Combate ao coronavírus", exibido entre 17 de março de 2020 e 21 de maio de 2020. Nossa coleta se estendeu até 20 de junho de 2020, um mês após o final da exibição do programa televisivo, totalizando 5200 tweets. É nesse contexto que averiguamos as especificidades semióticas do processo comunicacional transmídia e suas implicações nas noções de informação e desinformação. Buscamos ainda descrever a rede de sentidos estabelecida em perspectiva de transmedia branding , considerando aspectos inter-relacionados de jornalismo transmídia, ativismo transmídia e educação transmídia. Os resultados serão divulgados em 2021 no livro de autoria coletiva "Sociedade da desinformação e infodemia", editado pelo Selo PPGCOM da UFMG, e em curso homônimo (30h), a ser ofertado nos programas de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, PUC Minas e UFOP a partir de outubro de 2021. Resultados em: https://mediaacao.com.br/2020-dinamica-transmidia-de-noticias-sobre-coronavirus/.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Maria Ângela Mattos - Integrante / Natália Moura Pacheco Cortez - Integrante / Tiago B Salgado - Integrante / Emmanuelle Cristine Dias Miranda - Integrante / Conrado Moreira Mendes? - Integrante / Juliana Lopes de Almeida Souza - Integrante / Fábio Amaral Oliveira - Integrante / Jane Mutsuque - Integrante / Daniel Melo Ribeiro - Integrante / aline monteiro - Integrante / Rafael Perez - Integrante / Camilo Aggio - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    5. 2020-Atual. A dina?mica transmi?dia de noti?cias falsas sobre cie?ncias: jornalismo e educac?a?o - Chamada Programa Professor Residente ? IEAT/UFMG 2019
      Descrição: Chamada Programa Professor Residente ? IEAT/UFMG 2019 - https://www.ufmg.br/ieat/2020/12/geane-carvalho-alzamora/ Esta proposta tem por objetivos investigar de que modo a dina?mica transmi?dia de noti?cias falsas sobre cie?ncias impacta na crenc?a social por meio de disputas de sentido em rede e desenvolver estrate?gias metodolo?gicas transdisciplinares para atividades de pesquisa, ensino e extensa?o nessa a?rea. Especificamente, pretende-se: a) fomentar a construc?a?o interinstitucional de rede de pesquisa transdisciplinar na a?rea investigada; b) estimular a produc?a?o de conhecimento teo?rico-metodolo?gico e empi?rico-conceitual em comunicac?a?o transmi?dia voltada para a disputa de sentidos em torno de dina?micas transmi?dia de noti?cias falsas sobre cie?ncias; c) promover a expansa?o social do conhecimento produzido por meio de atividades de ensino e extensa?o; d) desenvolver, aplicar e avaliar metodologia original em comunicac?a?o transmi?dia com foco em ana?lise de produc?a?o, distribuic?a?o e circulac?a?o de noti?cias falsas sobre cie?ncia; e) realizar experimento metodolo?gico em alfabetizac?a?o transmi?dia sobre o tema investigado. O desenvolvimento desta proposta deve resultar em: metodologia original para ana?lise de dina?mica transmi?dia de noti?cias falsas sobre cie?ncia; metodologia original para planejamento comunicacional em alfabetizac?a?o transmi?dia; realizac?a?o de evento sobre o tema desta investigac?a?o, com vistas a? consolidac?a?o de rede acade?mica em formac?a?o; elaborac?a?o de um livro derivado desta investigac?a?o (relacionado ao evento realizado ou a?s atividades de pesquisa, ensino e extensa?o realizadas); elaborac?a?o e submissa?o (a eventos e/ou publicac?o?es) de dois artigos de divulgac?a?o cienti?fica; planejamento de kit transmi?dia para alfabetizac?a?o transmi?dia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    6. 2019-Atual. Transmedia communication methods and strategies: Education for sustainability (projeto de cooperacao internacional entre UFMG/Brasil e Jonkoping University/Suecia - 2019 - 2021)
      Descrição: The project focuses on theoretical, empirical, and methodological aspects of transmedia communication. Its aim is to understand the distribution processes of media content across multiple media platforms in a continuous flow enriched by connected audiences. Thus, the proposition is to study transmedia processes of communication in the scope of education and sustainability. The premise is that processes involved in the transmedia education sphere, especially in connection with notions of transmedia activism, can contribute to the development of actions promoting sustainability, cultural diversity, social responsibility and environment awareness. This research proposition follows a series of academic activities of international cooperation on transmedia studies already developed by the coordinator of this project, Professor Geane Carvalho Alzamora (Department of Social Communication/UFMG, Brazil) and Associate Professor Renira Rampazzo Gambarato (School of Education and Communication/Jo?nko?ping University, Sweden).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Renira Rampazzo Gambarato - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Joao Paulo Alves - Integrante / Ana Carolina Almeida Souza - Integrante / Carmem Pimenta - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    7. 2019-Atual. DINA?MICA TRANSMI?DIA MEDIADA POR HASHTAGS EM CONEXO?ES DE REDES SOCIAIS ONLINE - AGENCIAMENTOS SEMIO?TICOS E SOCIOTE?CNICOS EM CONTEXTOS DE GRANDE MOBILIZAC?A?O SOCIAL (PPM-00562-18/FAPEMIG)
      Descrição: Este Plano de Trabalho se inscreve no escopo de investigação delineado pela pesquisa "A dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online - agenciamentos semióticos e sociotécnicos em contextos de grande mobilização social", sob coordenação de Prof. Dra. Geane Carvalho Alzamora (Edital CNPq n. 12/2016, Bolsas de Produtividade em Pesquisa, PQ, nível 2 - Processo: 311914/2016-0). Com base em resultados alcançados em pesquisas prévias realizadas com apoio da FAPEMIG (Programa Pesquisador Mineiro), CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa) e Capes (Bolsa de Estágio Sênior), a questão norteadora da atual pesquisa é assim definida: de que modo agenciamentos semióticos e sociotécnicos engendrados em contextos de grande mobilização social são mediados por hashtags e em que medida esse processo mediador configura dinâmicas jornalísticas transmídia? Serão utilizados procedimentos de coleta automática e manual para a configuração do corpus, o qual será analisado com base na Teoria Ator-Rede (agenciamento sociotécnico) e na Teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce (agenciamento semiótico). O projeto de referência se ocupa prioritariamente do Twitter e do Facebook, ambientes midiáticos que delineiam diferentemente agenciamentos semióticos e sociotécnicos em torno de hashtags, no contexto das eleições presidenciais do Brasil em 2018. Como incremento à pesquisa de referência, este Plano de Trabalho propõe considerar os desdobramentos políticos, sociais e culturais em 2019 relativamente ao contexto investigado em 2018 com o intuito de averiguar a pertinência dos resultados obtidos em 2018 para descrever a dinâmica jornalística transmídia, de modo mais amplo. Também como incremento deste Plano de Trabalho, será incorporado à investigação o Whatsapp, ambiente midiático refratário a procedimentos de coleta automática. Trata-se de desafio metodológico que pode resultar em contribuição à área em pesquisas afins.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Renira Rampazzo Gambarato - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Tacyana Arce - Integrante / Marcílio Lana - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Polyana Inácio Rezende Silva - Integrante / Juliana Lopes de Almeida Souza - Integrante / Ana Carolina Almeida Souza - Integrante / Adriano Padua - Integrante / Fábio Amaral Oliveira - Integrante / Aline Monteiro Xavier Homssi Borges - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    8. 2018-2019. Circulacao de noticias mediadas por hashtags: apontamentos teorico-metodologicos em torno da nocao de jornalismo transmidia - Supervisao de Pos Doutorado (PDJ/CNPq - Processo: 403251/2017-6)
      Descrição: Em diálogo com a pesquisa ?A dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online ? agenciamentos semióticos e sociotécnicos em contextos de grande mobilização social?, em desenvolvimento sob coordenação da Prof. Dra. Geane Alzamora, supervisora desta proposta, pretende-se mapear e caracterizar a circulação de notícias mediadas por hahstags no Twitter e no Facebook com o intuito de avaliar o alcance da noção de jornalismo transmídia. Pretende-se descrever as tensões entre produção e consumo de notícias nas redes traçadas pelas hashtags a serem investigadas. O estudo levará em conta o modo pelo qual as especificidades sociotécnicas de cada ambiente midiático impactam nas funções mediadoras da hashtag e, consequentemente, interferem na circulação jornalística da notícia, assim como o modo pelo qual as conexões de mídias digitais evocam redes de sentidos mediadas por hashtags, ainda que fluidas, circunstanciais e heterogêneas. O recorte empírico da investigação, a ser definido no primeiro trimestre da pesquisa, em sua fase de pesquisa exploratória, privilegiará os usos e apropriações variados da hashtag na configuração do fragmentado relato jornalístico-cidadão em conexões de mídias digitais. Essa fase norteará o mapeamento das formas mediadoras acionadas pela hashtag no universo pesquisado, o qual será realizado em nova fase que durará mais três meses de investigação. Com base nesse mapeamento, será delimitado o corpus empírico, cuja observação e análise ocorrerão no trimestre posterior. Os resultados, que pretendem apresentar contribuições teóricas e metodológicas ao estudos acerca de jornalismo transmídia, serão sistematizados nos três meses finais da pesquisa. Esta proposta de pesquisa se inscreve no âmbito de investigações em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisas em Conexões Intermidiáticas (https://nuccon.fafich.ufmg.br/), vinculado ao Centro de Convergências de Novas Mídias (CNPq/UFMG), do qual a proponente e supervisora, Geane Carvalho Alzamora, é co-líder e a pesquisadora indicada, Carolina Magalhães Braga, é participante. A proposta, se concretizada, reverberá também nas atividades didáticas do Laboratório de Convergência (https://nuccon.fafich.ufmg.br/labcon/), vinculado ao NucCon/CCNM, do qual a proponente e supervisora é co-coordenadora.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Carolina Braga - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    9. 2017-2020. A dinamica transmidia mediada por hashtags em conexoes de redes sociais online ? agenciamentos semioticos e sociotecnicos em contextos de grande mobilizacao social (PQ/CNPq Processo: 311914/2016-0)
      Descrição: Processo: 311914/2016-0 Demanda/Chamada: Chamada CNPq N o 12/2016 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ Modalidade: PQ Categoria/Ni?vel: 2 Esta pesquisa fundamenta-se nos resultados alcançados em pesquisa prévia desenvolvida no âmbito do Edital Bolsas de Produtividade em Pesquisa 2013, os quais apontam para a necessidade de aprofundar a investigação acerca da natureza mediadora das hashtags em dinâmicas jornalísticas multiplataforma e participativas. A questão norteadora desta proposta é assim definida: de que modo agenciamentos semióticos e sociotécnicos engendrados em contextos de grande mobilização social são mediados por hashtags e em que medida esse processo mediador configura dinâmicas jornalísticas transmídia? A questão é empiricamente localizada no âmbito da mobilização social a ser capturada nas conexões do Twitter e do Facebook no contexto das eleições presidenciais no Brasil em 2018. Pressupostos teóricos e metodológicos oriundos da Teoria Ator-Rede e da semiótica peirceana serão acionados para descrever a rede a ser traçada pela mediação de hashtags nesse recorte empírico com o intuito de aferir o potencial transmidiático das ações sociais e jornalísticas vinculadas a narrativas coletivas delineadas pelo uso social de tais hashtags. A investigação proposta pode contribuir para refinar a compreensão acerca das dinâmicas contemporâneas de mobilização social em rede mediadas por hashtags e, de modo mais amplo, pode contribuir para o aprimoramento teórico e metodológico da investigação de práticas jornalística multiplataforma e participativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Renira Rampazzo Gambarato - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Tacyana Arce - Integrante / Carolina Braga - Integrante / Tiago B Salgado - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Polyana Inácio Rezende Silva - Integrante / Vitória Barros de Oliveira - Integrante / Joao Paulo Alves - Integrante / Juliana Lopes de Almeida Souza - Integrante / Ana Gonçalves Guerra - Integrante / Fábio Oliveira - Integrante / Aline Monteiro Xavier Homssi Borges - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    10. 2017-Atual. Projeto de Ensino, Pesquisa, Extensao: PLANEJAMENTO COMUNICACIONAL EM EDUCAC?A?O (Registro SIEX/UFMG 403678)TRANSMI?DIA PARA ESCOLAS PU?BLICAS DE PAI?SES DE LI?NGUA PORTUGUESA (Registro SIEX/UFMG 403678)
      Descrição: O projeto de pesquisa, ensino e extensa?o em Educac?a?o Transmi?dia, que desenvolvemos desde 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais, em parcerias internacionais e locais, desenvolve planejamentos comunicacionais para escolas pu?blicas de pai?ses integrantes da Comunidade dos Pai?ses de Li?ngua Portuguesa (CPLP). O foco primordial de nosso projeto sa?o escolas pu?blicas localizadas em comunidades de baixa renda, normalmente marcadas por acesso limitado a?s tecnologias digitais, o que exige pensar a dina?mica transmi?dia em configurac?o?es midia?ticas nem sempre convencionais. Com base em diagno?stico realizado em cada escola pu?blica, propo?em-se ac?o?es especi?ficas, considerando-se o contexto social, poli?tico e econo?mico da referida escola, assim como os ha?bitos de consumo midia?ticos dos estudantes. As ac?o?es propostas visam contribuir para a soluc?a?o de problemas educacionais por meio de atividades lu?dicas em ambientes midia?ticos variados, assim como buscam incentivar o aluno do ciclo ba?sico dessas escolas pu?blicas a serem multiplicadores de conhecimento em suas comunidades. De modo mais amplo, pretende-se promover o compartilhamento de experie?ncias relacionadas a este projeto entre estudantes e professores de escolas pu?blicas de pai?ses de li?ngua portuguesa, em perspectiva intercultural e transmidia?tica. A proposta envolve cinco etapas: diagno?stico, planejamento, desenvolvimento de produtos, execuc?a?o de ac?o?es planejadas e avaliac?a?o dos resultados alcanc?ados. Mais informações: https://www.educacaotransmidia.com/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Renira Rampazzo Gambarato - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Joao Paulo Alves - Integrante / Ana Carolina Almeida Souza - Integrante / Carmem Pimenta - Integrante / Jane Mutsuque - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    11. 2014-2017. Dinamicas contemporaneas de comunicacao em rede um estudo de iReport for CNN e suas conexoes
      Descrição: No do Processo: 306898/2013 Chamada/Edital: PQ 2013 ? Produtividade em Pesquisa ? PQ - 2013 Este projeto buscar investigar como as dinâmicas contemporâneas de comunicação em rede, que integram lógicas de comunicação de transmissão e de compartilhamento, assim como lidam, de modo cada vez mais intenso, com bancos de dados, incidem sobre os processos de produção, circulação e armazenamento de informações. Busca-se compreender as implicações teóricas, empíricas e conceituais da questão no âmbito dos modelos de comunicação, das concepções midiáticas e das práticas jornalísticas. Indaga-se, desse modo: a) quais seriam os termos e as relações que conformam modelos de comunicação compatíveis com as práticas em estudo; b) o que caracteriza a noção de mídia na contemporaneidade; c) quais aspectos teórico-conceituais poderiam ser acionados para melhor compreendermos as práticas jornalísticas contemporâneas. O estudo será feito tendo por referência as pesquisas que se desenvolvem sob minha coordenação ?A narrativa transmídia de iReport for CNN ? mediações sobrepostas em conexões de mídias digitais (com financiamento da FAPEMIG) e ?Narrativas jornalísticas transmidiáticas ? investigação e experimentação de linguagem em conexões de mídias digitais (com financiamento do CNPq). O recorte empírico da investigação se refere, portanto, à seção colaborativa iReport do site CNN.com, a qual nos permite compreender a dinâmica contemporânea de comunicação em rede. A investigação levará em conta as composições semiótica, multimidiática e hipertextual das contribuições que permeiam essa seção colaborativa, assim como análise da configuração social, sígnica, tecnológica e jornalística das mediações que configuram o trânsito intermidiático desses relatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Tacyana Arce - Integrante / Tiago B Salgado - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Emmanuelle Cristine Dias Miranda - Integrante / Polyana Inácio Rezende Silva - Integrante / Vitória Barros de Oliveira - Integrante / Beatriz Valle - Integrante / Virgínia Siqueira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    12. 2014-2017. Plano de Trabalho ?Dinamicas contemporaneas de comunicacao em rede ? um estudo de iReport for CNN e suas conexoes?
      Descrição: MODALIDADE: ?EDITAL 02/2015 - PROGRAMA PESQUISADOR MINEIRO - PPM IX? PROCESSO N. : CHE - PPM-00263-15 PROJETO: ?DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS DE COMUNICAÇÃO EM REDE ? UM ESTUDO DE IREPORT FOR CNN E SUAS CONEXÕES? PRAZO DE EXECUÇÃO DO PROJETO: 24 MESES.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Tacyana Arce - Integrante / Tiago Barcelos Pereira Salgado - Integrante / Luciana Andrade Gomes Bicalho - Integrante / Emmanuelle Cristine Dias Miranda - Integrante / Polyana Inácio Rezende Silva - Integrante / Vitória Barros de Oliveira - Integrante / Beatriz Valle - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    13. 2014-2016. Taticas fora de campo: videos de cidadaos sobre a Copa do Mundo 2014
      Descrição: Rastrear, reunir e analisar vídeos elaborados por pessoas comuns com a temática da Copa do Mundo de 2014 é o foco da pesquisa aqui proposta, que se volta às produções publicadas no YouTube. Tem como ponto de partida a percepção de que as alterações cotidianas trazidas pelo evento à vida das pessoas comuns muitas vezes não têm espaço nos veículos de mídia tradicionais e de que já existe um hábito, em crescimento, de registro e publicação das situações que, ignoradas pela cobertura audiovisual mais ampla, interferem na vida cotidiana de parcelas da população. Tais vídeos têm, assim, um valor tático, de acordo com o conceito de Certeau (2009). Pretendemos reunir esses vídeos, analisando, além de sua temática, questões referentes à linguagem e o possível estabelecimento de redes informativas audiovisuais para além daquelas tradicionais. Os vídeos diretamente relacionados à Copa do Mundo passam por um controle rígido ? no evento de 2010, por exemplo, a Fifa solicitou ao YouTube que excluísse todos os vídeos sobre a Copa advindos das transmissões de TV. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / carlos frederico de Brito da Silva D´Andrea - Integrante / Joana Ziller - Coordenador.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    14. 2014-2015. A configuracao transmidiatica do jornalismo multiplataforma de Telenoticies/TV3: revisoes teoricas e metodologicas
      Descrição: Processo: BEX 2390/14-0/Capes Este projeto de pós-doutorado fundamenta-se em pesquisa teórica e metodológica para melhor compreensão do cenário multi, inter e transmidiático que atravessa as experiências contemporâneas de jornalismo multilplataforma, buscando assinalar em que medida a noção de transmídia contribui para caracterizar o universo investigado. A pesquisa deverá ser conduzida no Departamento de Comunicação Social da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona/Espanha), sob supervisão do Prof. Dr. Carlos Scolari, referência internacional na área de transmídia e semiótica da mídia. O cenário empírico a ser investigado refere-se às estratégias editoriais e de linguagem do jornalismo multiplataforma praticado por Telenotícies, da TV3, primeira emissora de televisão a transmitir somente em catalão, líder de audiência na região. O estudo enfatizará a cobertura do plebiscito pela independência da região, que acontecerá em 2014, o qual apresenta grande potencial para gerar mobilização social, componente importante no estudo por conta da participação cidadã na cobertura do tema. Tendo por referência comparativa pesquisas em desenvolvimento sob coordenação da proponente deste projeto acerca da narrativa transmídia em iReport for CNN, com financiamento da Fapemig e do CNPq, a investigação proposta pode contribuir para refinar a compreensão acerca do jornalismo multiplataforma praticado por empresas de comunicação originadas em especificidades midiáticas da comunicação de massa, como é o caso das emissoras de televisão TV3 e CNN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    15. 2013-2016. International Cooperation Russia-Brazil ?Russia-Brazil Major Sport Events: Social Commotion in Global Media?
      Descrição: Discuss, in the context of media convergence, major sports events (Olympics/World Cup) as global media events which are planned, reach high media visibility and feature large capacity of social commotion. Consequently, they are surrounded by several other correlated events/manifestations that take the opportunity of visibility to gain media coverage and social engagement. That is what already happened in June 2013 in Brazil during the FIFA Confederations Cup and it is happening in Russia in relation to manifestations against the homophobic issue specially connected to the Winter Olympic Games in 2014.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Renira Rampazzo Gambarato - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / carlos frederico de Brito da Silva D´Andrea - Integrante / Joana Ziller - Integrante / Ilya Kiriya - Integrante / Sergey Davydov - Integrante / Olga Baysha - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    16. 2013-2016. As webTVs em conexoes intermidiaticas: redes sociotecnicas na cobertura jornalistica de dois eventos programados
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa é analisar as conexões intermidiáticas e as redes sociotécnicas mobilizadas por duas webTVs brasileiras a partir da cobertura jornalística de dois eventos programados para o ano de 2014: a Copa do Mundo de Futebol e as eleições presidenciais. Consideramos a co-existência de duas formas distintas de convergência midiática (Jenkins, 2008): há uma ?convergência vertical? alavancada pelas empresas do setor a partir de seus interesses empresariais e cujo foco recai sobre a otimização dos fluxos e processos de produção de conteúdo. Outra convergência - a ?horizontal? - advém da crescente ?cultura participativa? que dá aos sujeitos em interação nas redes a possibilidade de criar ou escolher o que é mais relevante ou original. As duas formas de convergência não são antagônicas, mas sua conciliação traz desafios significativos para as empresas de mídia, inclusive de caráter jornalístico. É nesta zona de interfaces e tensões entre as convergências vertical e horizontal - ou entre as lógicas de transmissão massiva e colaborativa, conforme discute Alzamora (2011) - que o presente projeto de pesquisa se situa. Interessa-nos problematizar as relações sistêmicas entre os esforços de instituições jornalísticas para produzir e fazer circular suas produções de caráter audiovisual e as diferentes intervenções e reapropriações - autorizadas ou não por essas instituições - advindas da audiência conectada à internet através da ferramenta Twitter. Nosso referencial teórico é composto por discussões sobre convergência intermidiática, jornalismo, Sistema Adaptativos Complexos e Teoria Ator-Rede. Na pesquisa empírica pretendemos coletar dados dos dois eventos programados através de softwares especializados e da observação direta pelos membros da equipe de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / carlos frederico de Brito da Silva D´Andrea - Coordenador / Amanda Jurno - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    17. 2012-2015. Narrativas jornalisticas transmidiaticas ? investigacao e experimentacao de linguagem em conexoes de midias digitais
      Descrição: Processo n. 478156/2012-0/Edital Universal /CNPq12/2012 Este projeto, vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG),se propõe a investigar e a experimentar modalidades contemporâneas de produção jornalística em contextos de convergência intermidiática utilizando como plataforma de experimentação o LABCON ? Laboratório de Convergência (https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/). LABCON é um projeto interdisciplinar de ensino em desenvolvimento no Departamento de Comunicação Social da UFMG desde fevereiro de 2011, em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).A plataforma LABCON será aqui utilizada como base para experimentos a serem realizados na interseção de ensino e pesquisa, tendo por referência empírica o estudo de caso do experimento colaborativo e intermidiático iReport for CNN, em desenvolvimento pela Cable News Network (CNN) desde 2006. Espera-se, com essa interseção de pesquisa e ensino, ampliar o escopo social da pesquisa realizada, introduzindo-a na dinâmica didática das disciplinas que integram o projeto LABCON, assim como observar, com base no estudo de caso, parâmetros de aplicação empírica em experimentação didática.A análise de iReport for CNN é tomada como parâmetro referencial para os experimentos de linguagem a serem realizados nesta investigação, no âmbito do LABCON, porque sinaliza potencialidades e limites da narrativa transmídia nos modelos de negócio contemporâneos na área jornalística. A análise das especificidades de linguagem das narrativas transmídias que permeiam a seção colaborativa iReport do site CNN.com será feita por meio do estudo de suas composições semiótica, multimidiática e hipertextual, as quais conformam suas especificidades de linguagem e suas potencialidades comunicacionais em conexões de mídias digitais. O experimento colaborativo e intermidiático em estudo se diferencia por integrar a lógica de transmissão que delineia o jornalismo televisivo, do qual a CNN é referência internacional, e a lógica de compartilhamento típica das mídias sociais, constituin. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Nísio Teixeira - Integrante / Lorena Tarcia - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / Tacyana Arce - Integrante / carlos frederico de Brito da Silva D´Andrea - Integrante / Raquel Salomao Utsch - Integrante / carolina abreu - Integrante / Joana Ziller - Integrante / Amanda Jurno - Integrante / Natália Moura Pacheco Cortez - Integrante / Jessica Malta - Integrante / Vitoria Barros - Integrante / Marco Severo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    18. 2012-2015. A narrativa transmidia de iReport for CNN: mediacoes sobrepostas em conexoes de midias digitais
      Descrição: Processo n. CHE ? APQ-01992-12/Edital 01/2012 ? Demanda Universal/FAPEMIG Este projeto investiga as especificidades de linguagem das narrativas transmídias que permeiam a seção colaborativa iReport do site CNN.com por meio do estudo de suas composições semiótica, multimidiática e hipertextual, assim como análise da configuração social, sígnica, tecnológica e jornalística das mediações que configuram o trânsito intermidiático dessas narrativas. O experimento em estudo, disponível na internet desde 2006, se diferencia por integrar a lógica de transmissão que delineia o jornalismo televisivo, do qual CNN é referência internacional, e a lógica de compartilhamento típica das mídias sociais, constituindo narrativas transmídias que tencionam os limites de cada ambiente midiático e os pressupostos jornalísticos tradicionais. Essas narrativas se expandem por conexões de mídias sociais, como Twitter, Facebook, Flicker e Tumblr, além de permearem televisão e dispositivos móveis. A arquitetura de informação privilegia formas de validação pelos pares em formato de rede social. Com base nessa forma de aferição pelos pares, editores da CNN selecionam contribuições para exibição no programa mensal de meia hora de duração iReport for CNN. Os procedimentos metodológicos da investigação se baseiam em estudo de caso, observação sistemática, análise semiótica, discursiva e conversacional. As questões norteadoras do estudo são: Quais são as especificidades das mediações que, sobrepostas, delineiam e qualificam as narrativas transmídias que circulam em conexões de mídias sociais e entre televisão e dispositivos móveis de comunicação? De que modo tais mediações e os processos interacionais que lhe são próprios configuram as narrativas transmídias em trânsito nesse cenário? E, de maneira mais ampla, quais consequências esse tipo de experiência comunicacional pode trazer para a concepção de jornalismo na contemporaneidade? O projeto se inscreve no Grupo de Pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador / Lorena Tarcia - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / Raquel Salomao Utsch - Integrante / Priscila Borges - Integrante / Joana Ziller - Integrante / Jessica Malta - Integrante / Vitoria Barros - Integrante / Tacyana Arce - Integrante / Natalia Moura Cortez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    19. 2011-2015. INCTWeb - Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia para a Web
      Descrição: O INCT para Web é uma rede integrada de pesquisadores de quatro instituições, coordenada pelo prof. Virgilio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A Web é o maior sistema de informação e comunicação já construído, e interfere de forma significativa nas atividades humanas. O INCT Web foi criado para projetar e desenvolver sistemas, tecnologias e aplicações que permitam explorar as possibilidades de uso da Web no futuro de forma benéfica para a sociedade. O INCT Web visa estudar e entender os fundamentos científicos e tecnológicos da Web, bem como suas repercussões sociais, para propor e desenvolver sistemas e tecnologias que poderão compor a Web do futuro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / Wagner Meira - Integrante / Virgílio Almeida Fernandes (coordenador) - Coordenador / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / Nivio Ziviani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    20. 2011-2012. Cartografias de redes de consumo online no segmento de automoveis ? metodologias de pesquisa em rede
      Descrição: Este projeto busca compreender de que modo aquilo que é divulgado pela mídia corporativa online (sites institucionais e portais de informação) relacionada ao consumo de carros em geral e, comparativamente, ao consumo de carros da FIAT, é propagado e apropriado em redes sociais (como blogs e microblogs) e em que medida tais informações, captadas em tempo real, se tornam relevante no contexto da conversa social nessas redes. Com base em categorias de busca relacionadas ao consumo de carros em geral comparativamente ao consumo de carros da FIAT, pretende-se identificar: a) O processo e propagação e recursividade dessas informações por meio de conexões entre ambientes diversificados da internet (sites institucionais, portais de informações, blogs e microblogs); b) Conteúdos mais relevantes e usuários mais influentes em cada circunstância de rede analisada, considerando aspectos como postagem, acesso e debate; e c) Os regimes temporais da audiência em rede, observada por intermédio do registro em tempo real de informações que geram maior propagação nas conexões de redes investigadas e/ou apresentam maior capacidade de gerar acesso, compartilhamento e debate no contexto e rede investigado. Trata-se, portanto, de investigar o modo como formas de distribuição, armazenamento, apropriação e compartilhamento de informações relacionadas ao consumo de carros em geral, comparativamente ao consumo de carros da FIAT na internet, podem interferir nas estratégias comunicacionais direcionadas para a internet. A proposta se fundamenta na discussão que Kerckove (2009) faz da noção de prosumidor (TOFFLER, 1980, apud KERCHOVE, 2009), segundo a qual os consumidores são também produtores da informação que consomem. A análise semiótica será acionada para a compreensão dos sentidos que emanam dostextos, muitas vezes multimidiáticos e interconectados, selecionados para efeitos de análise qualitativa na pesquisa com ajuda de softwares que tratam grandes volumes de dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / Wagner Meira - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Coordenador / Virgílio Almeida - Integrante / Adriano Alonso Veloso - Integrante / Dorgival Guedes - Integrante / Gisele Lobo Pappa - Integrante / Mohammed Zaki - Integrante / Raquel Cardoso de Melo Minardi - Integrante / valeria ramos de amorim - Integrante / Raquel Salomao Utsch - Integrante / Priscila Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    21. 2011-2012. Cidade e Cultura: rebatimentos no espaco publico contemporaneo
      Descrição: Este projeto aparece como um novo desdobramento, de uma colaboração já existente entre professores-pesquisadores de três programas de pós-graduação em arquitetura, urbanismo e planejamento urbano (PPG-AU/UFBA, IPPUR e PROURB/UFRJ) em torno da questão da culturalização das cidades contemporâneas. Estes programas de pós-graduação nacionais participaram do Programa de Cooperação Universitária Internacional CAPES-COFECUB (biênio 2004/2005 - renovação 2006/2007) - coordenado pela professora Paola Berenstein Jacques (UFBA) no Brasil e com a participação no Rio de Janeiro de Lilian Fessler Vaz e Ana Clara Torres Ribeiro - com o projeto Territórios urbanos e políticas culturais (https://www.laboratoriourbano.ufba.br). A partir do desenvolvimento das ações deste projeto se deu a formação de um grupo de pesquisadores nacionais que resultou no encontro Corpocidade: debates em estética urbana 1 (https://www.corpocidade.dan.ufba.br), que já contou com a participação da professora Regina Helena Alves da Silva (UFMG) que coordenou a sessão temática Cidades Imateriais junto com a professora Margareth da Silva Pereira (UFRJ). No decorrer das discussões durante esta sessão temática foi proposto o desenvolvimento de um novo projeto de pesquisa conjunto, que promove a integração, através dos pesquisadores envolvidos, de Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ e UFBA), História Social da Cultura (UFMG), Comunicação e Praticas Sociais (UFMG), Cultura e Sociedade (UFBA), Artes Visuais (UFBA) e Planejamento Urbano (UFRJ), a partir, principalmente, de 3 linhas de pesquisa que se correlacionam diretamente: Historia Social da Cultura (PPGHIS/UFMG), Processos Urbanos Contemporâneos (PPG-AU/UFBA) e Historia da Cidade e do Urbanismo (PROURB/UFRJ)... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Coordenador / tais veloso pimentel - Integrante / ana clara torres ribeiro - Integrante / Margareth da Silva Pereira - Integrante.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    22. 2011-2011. Laboratorio de Jornalismo Online: uma experiencia didatica em contexto colaborativo de convergencia intermidiatica (Edital PEG 2011/UFMG)
      Descrição: Partindo da premissa de que jornalismo online não caracteriza uma modalidade jornalística, mas o processo contemporâneo de produção de informação jornalística, este projeto busca investigar experiências inovadoras de jornalismo online e desenvolver, para a produção discente, site compatível com a atual dinâmica intermidiática de comunicação. Isso pressupõe o incentivo à experiência de linguagem jornalística em formatos emergentes e reticulares, assim como a abertura à participação pública e online no processo de produção da informação jornalística. Este projeto vincula-se ao projeto de ensino Conexões intermidiáticas - produção jornalística em contexto de convergência, em desenvolvimento no Departamento de Comunicação Social/FAFIC/UFMG, junto com os professores Nísio Teixeira e Tacyana Arce.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.
    23. 2010-2012. Mediacao jornalistica em contextos intermidiaticos - a experiencia colaborativa da CNN
      Descrição: Este projeto tem por finalidade investigar a configuração contemporânea dos processos de mediação jornalística em contextos intermidiáticos e colaborativos, marcados pelo trânsito informacional intenso entre ambiências midiáticas diversificadas, embora densamente interconectadas. Opta-se aqui por estudar a mediação jornalística no contexto intermidiático da televisão, que combina aspectos socioculturais consolidados pelos modelos de TV aberta, TV segmentada e aspectos, ainda não consolidados, do que vem sendo chamado hipertelevisão ou televisão pessoal. Especificamente, elege-se como objeto de estudo o experimento intermidiático On CNN da seção colaborativa IReport/CNN. On CNN se caracteriza pela mediação jornalística da CNN, que seleciona e exibe na televisão algumas colaborações postadas na seção colaborativa IReport (acessíveis no site sob a rubrica On CNN). Além de exibir na TV os vídeos selecionados e armazená-los no site em rubrica própria, On CNN se caracteriza também por favorecer o desenvolvimento de formas diversificadas de interação social na seção colaborativa IReport, cujas contribuições aparecem organizadas (mediação tecnológica) do seguinte modo: Latest, Most viwed, Most commented, Most shared, On CNN, Newsiest . É possível também buscar informações organizadas do ponto de vista da produção (IReports), da autoria (IReporters) e da folksonomia (Tags). A rede social se organiza em torno de blog, perfis e mapa das contribuições. A observação sistemática do corpus analítico levará em conta as marcas temporais da internet e a definição posterior de categorias de análise . Estas devem levar em conta as características da mediação jornalística (indícios teóricos do jornalismo, como critérios de noticiabilidade e agendamento midiático, linguagem e formato) e da mediação social no ambiente (tais como audiência, comentários, popularidade e atividade na rede) identificáveis no corpus analítico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Geane Carvalho Alzamora - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professor Homenageado Turma de Publicidade e Propaganda/2013 - Curso de Graduação em Comunicação Social, .. 2013.
      Membro: Geane Carvalho Alzamora.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica. Linguagens e tecnologias na educação. 2021. (Congresso).
    2. 30 Semana do Conhecimento UFMG.A construção de mundos possíveis. 2021. (Outra).
    3. A corrida às vacinas: imunizar a população para controlar a pandemia.Vacinas e fake news: o que podemos fazer?. 2021. (Outra).
    4. Dinâmica transmídia no jornalismo e na educação, com Geane Alzamora ? Aula Aberta Pós-Graduação.Dinâmica transmídia no jornalismo e na educação. 2021. (Outra).
    5. Encontros Inter-Regionais Intercom 2021.Desinformação e cidadania nas mídias sociais brasileiras. 2021. (Encontro).
    6. II Ciclo de Debates Desafios da Comunicação Frente à Pandemia (Conjor/UFOP).Redes de desinformação e pandemia. 2021. (Seminário).
    7. Indagación sobre el contemporâneo desde America Latina.Contemporaneidad, desinformación e infodemia. Dinámicas transmedia en la circulación de noticias sobre el coronavirus. Adelanto del libro Sociedade da desinformação e infodemia (2021).. 2021. (Simpósio).
    8. Infodemia e Desinformação.Infodemia e Desinformação: a quantidade em detrimento da qualidade. 2021. (Outra).
    9. Infodemia e desinformação: a quantidade em detrimento da qualidade.Infodemia e desinformação. 2021. (Outra).
    10. IV Colóquio Discente: Diálogos e Convergências.?Mídias Digitais e Produção de Sentido?, do GT Comunicação e Mídias Digitais. 2021. (Simpósio).
    11. Processos Interacionais e Desinformação.Verdade e crença na sociedade de desinformação. 2021. (Outra).
    12. VI Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica.Aspectos pragmáticas e semióticos da desinformação. 2021. (Outra).
    13. X Colóquio Internacional Leitura e Cognição - I Encontro de Pesquisadores em Intermidialidade.I Encontro de Pesquisadores em Intermidialidade. 2021. (Simpósio).
    14. 18º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - Univale.MESA-REDONDA ? NÚCLEO DA COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES E NÚCLEO DE LICENCIATURAS Ciência, Fake News e Pós-Verdade. 2020. (Simpósio).
    15. Engajamento virtual: as ruas e as redes - uma conversa com a Prof. Geane Alzamora.Engajamento virtual: as ruas e as redes - uma conversa com a Prof. Geane Alzamo. 2020. (Outra).
    16. Estudos Virtuais (IEAT/UFMG; IEA/USP; FEARP/USP) "Pandemia: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade".Pandemia: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. 2020. (Outra).
    17. Io Colóquio Digital 1000 minutos em conexões - Grupo de Pesquisa Conexões Expandidas (PPGCOM/UFJF).Quais Lógicas comunicacionais se configuram no tempo presente? 05/05/2020, 19h. 2020. (Outra).
    18. Mesa Redonda: Ciclo IEAT 20 anos: As instituições estão realmente funcionando? Povo nas ruas e populismo nas redes.Mesa Redonda. 2020. (Outra).
    19. Professora convidada na disciplina Fake news e saúde Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.Fake news e saúde - A dinâmica transmídia de fake news conforme a concepção pragmática de verdade. 2020. (Outra).
    20. 14th World Congress of Semiotics IASS/AIS. The transmedia dynamics of the hashtag #VemPraRua: mediation and semiosis. 2019. (Congresso).
    21. 28 Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação Social. ATIVISMO TRANSMÍDIA NAS ELEIÇÕES 2018 NO BRASIL: a semiose de #CadêAProva1. 2019. (Congresso).
    22. 9º Congresso Internacional de Design da Informação. A dimensão semiótica do design transmedia. 2019. (Congresso).
    23. Café com Pensar - Observatório da Comunicação Pública da Ciência.O jornalismo frente às crises contemporâneas. 2019. (Encontro).
    24. I Seminário Mineiro de Popularização da Ciência.Dúvida, Crença e Verdade: desafios para os postulados científicos em contextos de propagação de fake news. 2019. (Seminário).
    25. IX Congresso Internacional de Design da Informação. A dimensão semiótica do design transmedia. 2019. (Congresso).
    26. SEMINÁRIO ANDIFES ?COMUNICAÇÃO PÚBLICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS?.Mesa Redonda FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2019. (Seminário).
    27. Seminário Internacional Comunicação e Cultura Visual,.Entre o digital e o que já fazemos: articulações. 2019. (Simpósio).
    28. Seminário Internacional Tecnologias, Comunicação e Educação.Educação Transmídia como estratégia de comunicação da ciência. 2019. (Seminário).
    29. UFMG Talks.Fake news: o poder da mentira bem contada. 2019. (Outra).
    30. 27 Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação. A DINÂMICA TRANSMÍDIA DE FAKE NEWS: interações sociais em torno da concepção pragmática de verdade. 2018. (Congresso).
    31. 2a. Jornada PPGICS Fiocruz.Fake News e Fact Checking: jornalismo e regime de verdade em disputa na contemporaneidade. 2018. (Outra).
    32. 5. Seminário ABRACOM Minas de Comunicação Corporativa.Comunicação como antídoto à Fake News?. 2018. (Seminário).
    33. Café Controverso: Fake News: a pós-verdade na era da internet.Fake News: a pós-verdade na era da interne. 2018. (Encontro).
    34. Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais PUC Minas (CONECEX). A lógica transmídia de notícias falsas. 2018. (Congresso).
    35. III Jornada Internacional GEMInIS.EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA: PLANEJAMENTO COMUNICACIONAL PARA ESCOLAS PÚBLICAS EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Outra).
    36. Transmedia Literacy International Conference.Transmedia Education: students? connection and multiplatform communication projects in Brazil and East Timor. 2018. (Outra).
    37. V ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA 2018.Coordenadora do GT História do Jornalismo. 2018. (Encontro).
    38. XI Simpósio Nacional Da ABCiber.A lógica transmídia das notícias falsas. 2018. (Simpósio).
    39. 26 Encontro Nacional da Associação de Programas de Pós Graduação em Comunicação - Compos. Televisão em semiose - mídia, intermídia, transmídia. 2017. (Congresso).
    40. 3º Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma.PROPOSTA METODOLÓGICA DE ANÁLISE DE COBERTURA JORNALÍSTICA TRANSMÍDIA DE MEGAEVENTOS ESPORTIVOS APLICADA ÀS OLIMPÍADAS DE SOCHI (2014) E DO RIO DE JANEIRO (2016). 2017. (Simpósio).
    41. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação XXVI Encontro Anual da Compós,. Televisão em semiose: mídia, intermídia, transmídia. 2017. (Congresso).
    42. Escrita, Som, Imagem - Colóquio Internacional - VI Jornada Intertermedia."Mídia, Intermídia, Transmídia: apontamentos à luz da semiótica peirceana". 2017. (Simpósio).
    43. I Colóquio Discente: Diálogos e Convergências.Internet, Inteligência Artificial e Jogos Digitais. 2017. (Outra).
    44. PINT OF SCIENCE 2017.Esfera Pública Ampliada ou Palanque Virtual? Redes Sociais e Ativismo. 2017. (Outra).
    45. SBPJor ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Cobertura jornalística transmídia de megaeventos esportivos: proposta metodológica aplicada às Olimpíadas de Sochi (2014) e do Rio de Janeiro (2016). 2017. (Congresso).
    46. The Transmedia Earth Conference. 2016 Rio Olympics and the Transmedia Journalism of Planned Events. 2017. (Congresso).
    47. Venezuela Digital.? Las redes sociales, armas de protesta. Twitter y Facebook en las protestas de movimientos sociales en España y Brasil. 2017. (Simpósio).
    48. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música ? MUSICOM: Consumo midiático da música: estéticas, regulações e práticas.Representante do PPGCOM/UFMG na mesa de abertura do evento. 2017. (Encontro).
    49. X SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS.MEDIAÇÃO JORNALÍSTICA EM CNN NO FACEBOOK E PELO SOFTWARE PROSPÉRO EPIDEMIA ZIKA VÍRUS E OS JOGOS OLIMPÍCOS DE 2016 NO BRASIL. 2017. (Simpósio).
    50. Congreso Internacional de la Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación Social. La producción de noticias por Mídia Ninja en Twitter durante el Impeachment Day. 2016. (Congresso).
    51. Encontro de Saberes.Avaliador de Pesquisas Concluídas de Iniciação Científica UFOP (Comitê Externo). 2016. (Encontro).
    52. Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (ECOMIG).Abertura do evento. 2016. (Encontro).
    53. YouTube Conference. Intermedia connections in digital media: actions and affordances through the "Desce a Letra" network.. 2016. (Congresso).
    54. 1st International Conference on Academic Communication Journals.La participación ciudadana en Facebook alrededor de la cobertura periodista del 9-N hecha por TV3. 2015. (Outra).
    55. Encontro de Saberes.Avaliador de Pesquisas Concluídas de Iniciação Científica UFOP (Comitê Externo). 2015. (Encontro).
    56. Seminário de Temas Aprofundados de Comunicação II do Doutoramento em Ciências da Comunicação e do Labcom.Potencialidades da mediação jornalística em dinâmica transmidiática. 2015. (Seminário).
    57. Seminário Rússia-Brasil/2015 ?Megaeventos esportivos em conexões de mídias digitais.Cobertura jornalística dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi e da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, em 2014: Uma análise transmidiática comparativa. 2015. (Seminário).
    58. Shaping the Future of News Media, the International Conference on Integrated Journalism Education, Research and Innovation. "The multiplatform journalism TV 3 on Facebook - intermedia or transmedia practices?". 2015. (Congresso).
    59. XXI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Periodística. Citizen participation on Facebook around the 9-N: the cases of Catalunya Opina and multiplatform journalism of TV3. 2015. (Congresso).
    60. ?Seminar Russia-Brazil Major Sport Events: Social Commotion in Global Media?.Russian News Coverage of 2014 Sochi Winter Olympic Games: A Transmedia Analysis (em co-autoria com Renira Rampazzo Gambaratto e Lorena Tárcia). 2014. (Seminário).
    61. ?Seminar Russia-Brazil Major Sport Events: Social Commotion in Global Media? National Research University Higher School of Economics October 20-21, 2014 Moscow, Russia.NETWORK RESEARCH METHODOLOGIESWORLD CUP/2014 DATA COLLECTION - FACEBOOK EVENTS (em co-autoria com Tacyana Arce). 2014. (Seminário).
    62. 12th World congress of the IASS/AIS. ?PEIRCE?S MODEL OF SEMIOSIS AND TRANSMEDIA DYNAMICS? (co-autoria com Renira Rampazzo Gambarato). 2014. (Congresso).
    63. 4th International Conference on Online Journalism. Transmediality and the Russian News Coverage of the 2014 Sochi Winter Olympic Games (em co-autoria com Renira Gambaratto e Lorena Tárcia). 2014. (Congresso).
    64. Derechos humanos emergentes y medios de comunicación. O legado da Copa do Mundo da Fifa 2014: intervenção criativa e movimentação social. 2014. (Congresso).
    65. DK-BR International Collaboration Prospects Workshop.The semiotic aspects of the communication model within a digital context:. 2014. (Outra).
    66. Taula de Nova Recerca: "Redes sociales, política y movimentos sociales.?La configuracion del periodismo multiplataforma del Telenotícies - TV3. Revisiones teóricas y metodológicas?.. 2014. (Encontro).
    67. VII Seminário da Diversidade Cultural.Visibilidade expandida em conexões intermídia: sobre a noção de público. 2014. (Seminário).
    68. 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Os protestos em iReport on CNN: a cobertura cidadã no Brasil, Egito e Turquia. 2013. (Congresso).
    69. 8o Sopcom. Latour e o interacionismo simbólico: pragmatismo, reflexividade e comunicação como eixo explicativo do social. 2013. (Congresso).
    70. Ecomig.Conexões intermídia no dispositivo #protesto. 2013. (Encontro).
    71. Encontro Anual da Compos 2013. OLIMPÍADAS 2012, CONVERGÊNCIA E TRANSMÍDIA: telas múltiplas na cobertura jornalística da BBC. 2013. (Congresso).
    72. Intercom Sudeste. Lições de jornalismo no outono brasileiro: uma reflexão sobre o #BHNASRUAS. 2013. (Congresso).
    73. Colóquio Semiótica das Mídias do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação CISECO.A semiose da narrativa transmidiática de "Angry Bird": uma abordagem peirceana. 2012. (Simpósio).
    74. II Multicom - Semana Acadêmica do Curso de Comunicação e Multimeios.Convergência e novas mídias. 2012. (Outra).
    75. Intercom Sudeste. A dinâmica transmidiática dos mobisódios. 2012. (Congresso).
    76. XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. A rede como forma de resistência. Conexão, mediação e narrativa no movimento Praia da Estação. 2012. (Congresso).
    77. Ciclo de palestras do Nemusad (ECI/UFMG).Ciclo de palestras sobre informação e teorias da significação. 2011. (Outra).
    78. Congreso Internacional de Discurso y Medios. Conhecimento acadêmico em plataforma wiki: análise de wikibooks finalizados na categoria Communication. 2011. (Congresso).
    79. II Congresso Nacional de Medicina. A contribuição das redes sociais virtuais para a promoção da saúde. 2011. (Congresso).
    80. II Encontro "Cidade e Cultura: Rebatimentos no Espaço Público.Midiatização do espaço urbano. 2011. (Seminário).
    81. II Seminário Convergências.Conexões intermidiáticas - experiências verticais de convergência. 2011. (Seminário).
    82. IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. Entre a TV e a Internet - mediações sobrepostas em iReport for CNN. 2011. (Congresso).
    83. V Encontro de Assessores da UFMG.Labcon - uma experiência de jornalismo convergente. 2011. (Encontro).
    84. XV Semana da Graduação da UFMG Conhecimento e Cultura.PEG 2011 - 36 Laboratório de Jornalismo Online: uma experiência didática em contexto colaborativo de convergência intermidiática. 2011. (Outra).
    85. Abertura do segundo semestre letivo - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/FAFICH/UFMG.Mediação jornalística em contextos intermidiáticos de comunicação. 2010. (Outra).
    86. I Seminario de Pesquisa em comunicação.Caminhos da pesquisa em comunicação. 2010. (Seminário).
    87. Seminário de convergência das mídias/CEDECOM-UFMG.Seminário de convergência das mídias. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. ALZAMORA, G. C.; TEIXEIRA, D.. 30 Semana da Iniciação Científica UFMG (NAPq/FAFICH). 2021. Outro
    2. ALZAMORA, G. C.; TEIXEIRA, D.. 29ª Semana de Iniciação Científica (NAPq/FAFICH/UFMG). 2020. Outro
    3. Geane Alzamora; ARCE, T. Oficina Prospèro: um software para análise de processos coletivos a partir de corpora de grandes extensões. 2019. Outro
    4. ARCE, T. ; ALZAMORA, G. C. ; D´ANDREA, Carlos F ; ZILLER, J.. Interfaces entre a comunicação e as sociologias pragmáticas francesas. 2016. Outro
    5. D´ANDREA, Carlos F ; ALZAMORA, G. C. ; ZILLER, J. ; SILVA, Regina H. ; TARCIA, L. ; BORGES, Priscila ; REIS, R. ; JURNO, A. ; BARROS, V. ; MELGACO, L. ; NOGUEIRA, P.. Seminário Rússia-Brasil/2015 ?Megaeventos esportivos em conexões de mídias digitais?. 2015. Outro
    6. ALZAMORA, G. C.. II Oficina de Idéias do LPE. 2002. (Outro).. . 0.
    7. ALZAMORA, G. C.. I Oficina de Idéias do LPE. 2001. (Outro).. . 0.
    8. ALZAMORA, G. C.. I Curso de Capacitação em Orientação de Pesquisas de Graduação. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:37