UFABC-professores

Ailton Paulo de Oliveira Junior

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado IV do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística ? RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC ? UFABC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6829518369917635 (21/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967950 URL da Homepage: http://cmcc.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. O ENSINO A DISTANCIA - EAD E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS DO ENSINO MEDIO DE SAO BERNARDO DO CAMPO
      Descrição: Aos estados e municípios no Brasil foi sugerido buscar alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a emergência frente à epidemia do Covid-19. Dessa forma, pretendemos com esse estudo entender o que pensam os alunos do ensino médio de São Bernardo do Campo de escolas estaduais e privadas sobre o Ensino à Distância ? EAD e o processo ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. Para a coleta dos dados será disponibilizado o instrumento de pesquisa (questionário) via online e serão convidados os alunos a participarem e será aplicado presencialmente quando for possível a partir do contato com os professores responsáveis pelas escolas. Nossa pesquisa será descritiva na qual será realizado estudo, análise, registro e interpretação de fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / Karina Miyuki Anzawa - Integrante.
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Junior.
    2. 2020-Atual. COMPARACAO DOS MODELOS DA TEORIA CLASSICA DOS TESTES (TCT) E DAS TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NA VALIDACAO DE TESTES DE AVALIACAO NA DISCIPLINA DE INTRODUCAO A PROBABILIDADE E A ESTISTICA DA UFABC
      Descrição: No contexto da Avaliação Educacional, um teste objetivo pode seguir a Teoria Clássica de Testes ? TCT ou a Teoria de Resposta ao Item ? TRI, em que é possível verificar a qualidade de um item de um teste por meio do Índice de Dificuldade, do Índice de Discriminação e da probabilidade de acerto ao acaso. É fundamental que gestores, coordenadores e professores conheçam alguns métodos elementares que auxiliem na elaboração e análise de testes educacionais e, nesse sentido, esta pesquisa traz subsídios teórico-metodológicos para a análise de itens. Assim, neste estudo pretendemos ilustrar as potencialidades de análise da TCT e da TRI aplicadas aos itens de testes utilizados na durante a disciplina obrigatória de Introdução à Probabilidade e à Estatística da Universidade Federal do ABC ? UFABC que tem como foco criar momentos contínuos de preparação e avaliação da apropriação dos conceitos ministrados e permitir ao professor criar ações para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem; avaliando o estilo cognitivo da dependência-independência de campo (Teste Padrões). Mais concretamente, pretende-se efetuar uma análise dos itens empregando modelos da TCT e da TRI que constituem os testes, com o intuito de conhecer o seu grau de dificuldade, poder de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. Com essa informação, verificou-se se o teste se mostrava adequado na avaliação do construto ?dependência-independência de campo?, e foram sugeridas ações de melhoria da prova. Ainda pretendemos criar estratégias de análise para outros contextos que se assemelham a este estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / Rebecca Haruka Inazumi - Integrante.
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Junior.
    3. 2019-Atual. Aprendizagem Relacional e Funcionamento Simbolico ? Pesquisa Basica e Aplicada
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando eles não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. A pesquisa básica tem sido e continuará sendo uma fonte importante de informações que respalda decisões para planejar e aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas decorrentes de sua ausência ou de seus déficits. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Plano Nacional de Educação com respeito à educação regular e especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (20) / Mestrado profissional: (20) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Integrante / PRISCILA BENITEZ AFONSO - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Edson Massayuki Huziwara - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / William Jay McIlvane - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Junior.
    4. 2017-Atual. AVALIACAO DAS ATITUDES EM RELACAO AO ENSINO DE ESTATISTICA DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIENCIAS E TECNOLOGIA - BCT DA DISCIPLINA DE INTRODUCAO A PROBABILIDADE E ESTATISTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC
      Descrição: A atitude, considerada parte importante das habilidades afetivas, pode ser ensinada e apreendida. Do mesmo modo, pode ser influenciada por componentes cognitivos, motivacionais e emocionais. Seu poder presumido de influenciar a resposta do sujeito a um objeto social tem determinado o interesse de diversos pesquisadores em busca de técnicas de mensuração e promoção de mudanças atitudinais. Além disso, o ensino-aprendizagem de probabilidade e estatística cada vez mais ocupa um lugar importante nas Instituições de Ensino Superior devido à necessidade atual de profissionais capacitados em lidar com grande quantidade de informações, processadas em tempo mínimo, e com domínio de técnicas de análise de dados que fundamentem a tomada de decisões baseada na inferência de dados amostrais. Portanto, neste trabalho, definiu-se como objeto validar a escala de atitudes em relação ao ensino de estatística de Auzmendi (1992) para alunos que cursam Introdução à Probabilidade e à Estatística do Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BCT da Universidade Federal do ABC - UFABC e avaliar as atitudes destes alunos em relação ao ensino de Estatística para criar ações no desenvolvimento desta disciplina no BCT da UFABC. Também pretendemos estabelecer perfil deste grupo de alunos e sua percepção em relação à UFABC. A Escala de Atitudes Estatísticas criada por Auzmendi (1992) é composta por 25 itens que estão em uma escala de resposta de Likert de 5 opções. Estes itens variam de "Totalmente em desacordo" para "Concordar totalmente", considerando um valor de núcleo neutro ou "nem concordam nem discordam". Além disso, a mesma avalia 5 fatores compostos por 5 itens cada, quais sejam: (1) Utilidade; (2) Ansiedade; (3) Confiança; (4) Agrado; (5) Motivação. Assim, espera-se que os resultados desse trabalho possam gerar orientações na busca de novas estratégias ou metodologias de ensino que facilitem a aprendizagem dessa disciplina, muito solicitada pela sociedade atual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / Pedro Rosental Zamora - Integrante / Lucas Azevedo de Oliveira - Integrante / Thiago Costa de Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 17
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Junior.
    5. 2017-Atual. A UTILIZACAO DA METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATISTICA, PROBABILIDADE E ANALISE COMBINATORIA NA EDUCACAO BASICA
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é trabalhar a Estatística, a Probabilidade e a Análise Combinatória com os alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio) em escolas públicas envolvendo processos oriundos da resolução de problemas. No primeiro momento serão aplicados questionários aos alunos das turmas participantes do projeto e seus respectivos professores, onde serão levados em consideração fatores que descrevam, por exemplo, gênero, idade, faixa salarial, assim como a relação dos indivíduos que compõem a amostra com abordagens acerca do tema central do trabalho de pesquisa. Também será desenvolvida e aplicada atividades no intuito de identificar como os alunos trabalham os conteúdos estatísticos, probabilísticos e da combinatória utilizando a Resolução de Problemas sendo que as questões do teste avaliativo serão elaboradas e adaptadas a partir do curso bimodal para o Ciclo Diversificado: enfoque de resolução de problemas, que faz parte do projeto da Reforma da Educação Matemática no Ensino Básico da Costa Rica, dentre outras fontes disponíveis. Nas intervenções de ensino em sala de aula serão adotadas as nove etapas de abordagem propostas por Onuchic e Allevato (2009), para estimular a leitura e interpretação de situações associadas aos conteúdos pontuados neste trabalho e, também como recomendam as autoras, relacionar os conceitos aprendidos com aspectos econômicos, sociais e culturais da realidade dos alunos. Os dados serão registrados e as atividades avaliadas da seguinte forma: (1) registros das aulas através de um diário de campo; (2) registros das tarefas em grupo; (3) momentos de socialização das tarefas e a troca de mensagens via grupo criado no Facebook entre as turmas que participarão da pesquisa; (4) confecção de uma História em Quadrinhos como forma de registro escrito e pictórico. Acreditamos que tais instrumentos servirão tanto como instrumentos de avaliação e como instrumentos de coleta dos dados da pesquisa. Os Grupos a serem criados no Facebook irão representar a comunicação entre os participantes da pesquisa e a sua visibilidade será restrita. O seu uso será visto como ferramenta alternativa que complementará a experiência educacional fora da sala de aula. As informações obtidas a partir das discussões feitas no Facebook serão analisadas por meio de análise de conteúdo. As análises das falas dos alunos e professores serão realizadas através do método de análise de conteúdo, Bardin (2009), é um conjunto de técnicas de análise de comunicação que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / KAROLINE MARCOLINO CARDOSO - Integrante / NATALIA GALVAO SIMAO DE SOUZA - Integrante / NILCEIA DATORI BARBOSA - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 2
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (34)
      1. XII Simposio de Matemática y Educación Matemática.EVALUANDO EL CONOCIMIENTO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA SOBRE GRÁFICOS ESTADÍSTICOS EN BRASIL. 2022. (Seminário).
      2. XII Simposio de Matemática y Educación Matemática.IDENTIFICACIÓN DEL LENGUAJE PROBABILÍSTICO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL: EL SIGNIFICADO DE ALEATORIO. 2022. (Simpósio).
      3. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliando o conhecimento de alunos do quinto ano do ensino fundamental sobre tabelas estatísticas. 2022. (Encontro).
      4. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.A identificação por alunos do quinto ano do ensino fundamental, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que se configuram como impossíveis. 2022. (Encontro).
      5. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de Probabilidade: abordando o conceito de Espaço Amostral. 2022. (Encontro).
      6. 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME).LENGUAJE PROBABILISTA AL FINAL DE LOS AÑOS INICIALES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL: NOCIONES DE INCERTIDUMBRE. 2021. (Outra).
      7. 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME).EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DOCUMENTO GAISE E A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA. 2021. (Outra).
      8. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).LENGUAJE PROBABILISTA DE ESTUDIANTES DE LOS AÑOS INICIALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: NOCIONES DE AZAR. 2021. (Simpósio).
      9. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).EL INTERÉS DE LOS ALUMNOS POR LA PREPARACIÓN DE UN LIBRO PARADIDÁTICO PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL. 2021. (Simpósio).
      10. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. (Simpósio).
      11. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).ENFOQUES HISTÓRICOS DE LAS ESTADÍSTICAS FORTALECIENDO SU ENSEÑANZA A ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL EN BRASIL: ¿QUÉ SON LAS ESTADÍSTICAS?. 2021. (Simpósio).
      12. I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. MOBILE LEARNING NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2020. (Congresso).
      13. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Actitudes hacia la probabilidad de estudiantes de cursos interdisciplinarios en educación superior en Brasil y su rendimiento académico. 2020. (Seminário).
      14. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Preparación de libros paradidacticos para la enseñanza de estadística en la escuela primaria considerando la Base Curricular Nacional Común en Brasil. 2020. (Seminário).
      15. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Un camino hacia el desarrollo del lenguaje probabilístico para los primeros años de la escuela primaria. 2020. (Seminário).
      16. X Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas (X CIEM). Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para o nono ano do ensino fundamental. 2020. (Congresso).
      17. I Coloquio de Educación Estocástica.LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS Y LA EQUIVALENCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUYENDO PARA EL PENSAMIENTO ESTOCÁSTICO EN LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL. 2019. (Outra).
      18. III International Virtual Congress on Statistical Education. Trajetória da pesquisa em educação estatística no principal evento em educação no Brasil de 1999 a 2017. 2019. (Congresso).
      19. III International Virtual Congress on Statistical Education. Questionário online como estratégia de coleta de dados em estudo com alunos que cursam disciplina de probabilidade e estatística. 2019. (Congresso).
      20. IX Encuentro Nacional de Matemáticas y Estadística.La elaboración y validación de libros paradidácticos en la enseñanza de Combinatoria, Estadística y Probabilidad en la Educación Básica. 2019. (Encontro).
      21. IX Encuentro Nacional de Matemáticas y Estadística.Usando la probabilidad para contar historias y usando historias para explicar la probabilidad en los años iniciales de la enseñanza fundamental. 2019. (Encontro).
      22. Seminário de Educación Matemática.PENSANDO DIFERENTES ESTRATEGIAS PARA LA ENSEÑANZA DE LA PROBABILIDAD EN LA ESCUELA PRIMARIA. 2019. (Seminário).
      23. XV Conferencia interamericana de Educacion Matemática.Avaliação da satisfação de alunos em relação à sua instituição de Ensino Superior. 2019. (Outra).
      24. XV Conferencia interamericana de Educacion Matemática.A apreensão de conceitos básicos de Probabilidade considerando abordagens históricas para o Ensino Fundamental. 2019. (Outra).
      25. I Congresso Iberoamericano de Docentes. Atitudes em relação à Probabilidade e à Estatística e o desempenho acadêmico de alunos da Educação Superior. 2018. (Congresso).
      26. I Congresso Iberoamericano de Docentes. Abordagens Históricas Contribuindo para a Apreensão do Conceito de Aleatório. 2018. (Congresso).
      27. I FÓRUM DO GT DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DA SBEM.INICIATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA - GEEM. 2018. (Outra).
      28. Jornada Pedagógica A Escola dos meus Sonhos. 2018. (Outra).
      29. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS. 2018. (Seminário).
      30. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.AS ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DE ALUNOS DE UMA BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. 2018. (Seminário).
      31. 38ª Reunião Nacional da ANPEd.AVALIAÇÃO DE QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SAEB E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO O DOCUMENTO GAISE. 2017. (Outra).
      32. Seminários de Educação Estatística do IME-USP.A Pesquisa e a Estatística na Educação ? aspectos relacionados à Inferência Estatística. 2017. (Seminário).
      33. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A ESTATÍSTICA NO SAEB PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Encontro).
      34. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM).AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA. 2017. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. EDSON PINHEIRO PIMENTEL ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.. IV Semana do Centro de Matemática, Computação e Cognição - CMCC da UFABC. 2018. Outro
      2. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, II CONGRESSO INTERNACIONAL TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS E II SIMPÓSIO DE ÉTICA EM PESQUISA. 2013. (Congresso).. . 0.
      3. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Encontro Nacional PIBID. 2013. (Outro).. . 0.
      4. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; III Semana de Matemática da UFTM. 2012. (Outro).. . 0.
      5. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; I Seminário Nacional de Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2012. (Outro).. . 0.
      6. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; VII Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília - Membro Sub-comitê da Matemática. 2006. (Outro).. . 0.
      7. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; VII Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília - Membro Sub-comitê da Matemática. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Priscila Benitez (2.0)
        1. AFONSO, PRISCILA BENITEZ ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; DOMENICONI, C. ; OMOTE, S. ; PAULINO, V. C.. Atitudes Sociais de Agentes Educacionais em Relação à Inclusão e à Formação em Análise do Comportamento Aplicada. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 477-492, issn: 1980-5470, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; AFONSO, PRISCILA BENITEZ ; SOUZA, N. G. S.. Tendência da pesquisa sobre equivalência de estímulos para o ensino de matemática em teses e dissertações brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE). v. 23, p. 1-23, issn: 1982-3541, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Carla Lopes Rodriguez (1.0)
        1. OLIVEIRA, R. N. R. ; BELARMINO, G. D. ; Rodriguez, Carla ; GOYA, D. ; VENERO, M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; ROCHA, R. V.. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.
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      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Denise Hideko Goya (1.0)
        1. OLIVEIRA, R. N. R. ; BELARMINO, G. D. ; Rodriguez, Carla ; GOYA, D. ; VENERO, M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; ROCHA, R. V.. Avaliações em Jogos Educacionais: instrumentos de avaliação da reação, aprendizagem e comparação de jogos. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), v. 30, p. 972-981, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Luciana Aparecida Palharini (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.
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      • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.
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    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:05