UFABC-professores

Patricia da Silva Sessa

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2013); mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores, pela Universidade Metodista de São Paulo (2006); graduada em Ciências Biológicas (1995); graduada em Pedagogia (2003). Atualmente é docente da Universidade Federal do ABC - UFABC - na área de Ensino de Biologia (Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH) e coordenadora do curso de ingresso Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Integra os grupos de pesquisa ENCIFORM - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores e NEPEC - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação e Educação em Ciências, com ênfase em Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização científica; Ensino de Ciências / Biologia, Formação de Professores, Educação Ambiental, Pesquisa em Educação, Discurso e Argumentação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0251169758090748 (06/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 - Torre A - Bloco 3 - Sala 611 Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968359
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Programa Institucional de Fomento e Inducao da Inovacao da Formacao Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares - Rede de colaboracao UFABC-USP-UniSantos
      Descrição: Estruturação da rede de colaboração UFABC-USP-UniSantos aprovada segundo o EDITAL Nº 35, DE 21 DE JUNHO DE 2021 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FOMENTO E INDUÇÃO DA INOVAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA DE PROFESSORES E DIRETORES ESCOLARES. Serão ofertadas pela rede 480 vagas nos cursos de Licenciaturas: UFABC - Licenciatura em Ciência Naturais e Exatas - 110 vagas, Licenciatura em Ciências Humanas - 50 vagas; USP - Licenciaturas Interdisciplinares - 160 vagas (LIC - Ciências da Natureza - 40 vagas, LIC-Matemática - 40 vagas , LIC-Linguagem/Português - 40 vagas e LIC-Ciências da Aprendizagem - 40 vagas); UniSantos - Licenciatura em Ciências Biológicas - 40 vagas, Licenciatura em Matemática - 40 vagas, Licenciatura em Letras Português/Inglês - 40 vagas e Pedagogia - 40 vagas. Para cada ano do desenvolvimento das ações da rede, após avaliação de indicadores definidos pela SEB-MEC, cada uma das instituições poderá receber R$ 1.000.000,00, nos três primeiros anos, e R$ 1.720.00,00 no último ano da execução das atividades da rede de colaboração UFABC-USP-UniSantos. O total projetado para financiamento de todas as ações da rede é de R$ 14.160.000,00. Destaca-se que o desembolso dos recursos de financiamento está programado para os anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, mas as ações da rede estão planejadas entre 2021-2025 - 51 meses de execução da proposta de rede de colaboração - UFABC-USP-UniSantos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia da Silva Sessa - Coordenador / Danusa Munford - Integrante / Wesley Gois - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Integrante / Rosângela Ballego Campanhã - Integrante / CLAUDIA REGINA VIEIRA - Integrante.
      Membro: Patricia da Silva Sessa.
    2. 2021-Atual. ESPACOS MUSEAIS, ALFABETIZACAO CIENTIFICA E AS RELACOES ENTRE CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia da Silva Sessa - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Adriana Pugliese - Coordenador / Adriana Mattos Pinto - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / carla Gruzman - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Karina Assunção de Barros José - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Martha Marandino - Integrante / Natália Cândido Vendrasco - Integrante.
      Membro: Patricia da Silva Sessa.
    3. 2019-Atual. Ensino de Ciencias e Formacao de Professores
      Descrição: As investigações têm como foco os processos de ensino, de aprendizagem e de formação docente no campo do ensino das Ciências Naturais e da Biologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Patricia da Silva Sessa - Coordenador / Vitor Martins Menezes - Integrante / Cristina Aparecida de Oliveira - Integrante / Marcelo Guerra - Integrante.
      Membro: Patricia da Silva Sessa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. III Congresso da UFABC. 100 ano de Paulo Freire. 2021. (Congresso).
      2. Mesa Redonda sobre as Licenciaturas Interdisciplinares.Mesa Redonda sobre as Licenciaturas Interdisciplinares. 2020. (Outra).
      3. UFABC PARA TODOS. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. 2017. (Feira).
      4. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Ensino de Biologia e Indisciplina: questões relacionais, limites e possibilidades. 2017. (Congresso).
      5. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Ensino de Zoologia em foco: interações e atividades investigativas. 2017. (Congresso).
      6. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. O ensino de Genética no Ensino Médio: a abordagem da Lembrança Estimulada em uma perspectiva de aprendizagem significativa. 2017. (Congresso).
      7. III SEDIAR.Discurso no Ensino de Ciências: Recursos Semióticos e a construção de significados. 2016. (Seminário).
      8. VI ENEBIO. 2016. (Encontro).
      9. V ENEBIO.Interações Discursivas no Ensino de Biologia: perspectivas e práticas educativas. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)
        • Patricia da Silva Sessa ⇔ João Rodrigo Santos da Silva (6.0)
          1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. SESSA, P. S. ; PAIVA, J. C. ; CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S.. Alfabetização científica e a construção de concepções no contexto de formação de professores.. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 24, p. 277-295, issn: 1981-0431, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. SESSA, P. S.; SILVA, J. R. S. ; CASASCO, E. F. C. ; SANTANA, C. M. B. ; SOARES, J. P. R. ; LEVI, B. P. ; PEREIRA, D. V.. Concepções e Práticas de Professores de Ensino Fundamental sobre a temática ambiental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 4689-4700, issn: 1982-1867, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. CASASCO, E. F. C. ; PAIVA, J. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S.. Formação de professores de Ciências e o uso de sequências didáticas: O que dizem os docentes em formaçãoO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 1857-1867, issn: 1982-1867, 2016.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          5. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          6. SOARES, J. P. R. ; SILVA, J. R. S. ; SANTANA, C. M. B. ; CASASCO, E. F. C. ; SESSA, P.. Aproximação Escola-Universidade: entre formação, práticas, desejos e possibilidades. Em: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, p. 2881-2889, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Patricia da Silva Sessa ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (2.0)
          1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:08