UFABC-professores

Marcelo Bender Perotoni

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Engenharia eletrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: compatibilidade eletromagnética, microondas, antennas, circuitos monolíticos de microondas e simulacao eletromagnetica. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2023-2023. Realizacao de testes de laboratorio em 4 tecnologias candidatas a Camada Fisica do Projeto TV 3.0 do Forum SBTVD , Fase 3 Camada Fisica
      Descrição: Testes da camada fisica das 3 tecnologias candidatas a TV Digital no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Bender Perotoni - Coordenador / TAFELI DOS SANTOS, EDSON - Integrante / VIEIRA, MARCOS STEFANELLI - Integrante / Cristiano Akamine - Integrante.
      Membro: Marcelo Bender Perotoni.
    2. 2018-2019. Projeto e desenvolvimento de dispositivos de eletromagnetismo aplicado
      Descrição: Projeto e desenvolvimento de dispositivos de eletromagnetismo aplicado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bender Perotoni - Coordenador / Samuel Nunes Nascimento Silva - Integrante.
      Membro: Marcelo Bender Perotoni.
    3. 2013-2014. CARACTERIZACAO GEOLOGICO-GEOTECNICA ATRAVES DE INVESTIGACAO GEOFISICA-METODO DA RESISTIVIDADE ELETRICA
      Descrição: Descrição: Para o adequado conhecimento das reais condições do subsolo, tanto no local onde deverão ser executadas obras civis, bem como nos estudos do meio ambiente, são necessários estudos para caracterização geológico-geotécnica da área de interesse, que auxiliem o engenheiro a desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis para os diferentes problemas enfrentados. Em geral, os estudos prévios de caracterização geológico-geotécnica realizados em uma área de interesse, podem indicar: - distribuição dos diversos materiais que compõem o subsolo (solo, rocha, resíduos, etc.); - presença de água, indicando a posição do nível freático e possíveis pressões artesianas; - profundidade do topo da camada rochosa ou do material impenetrável; - parâmetros físicos dos materiais que compõem o subsolo; - procedimentos técnicos mais adequados para intervenção nos terrenos; - posicionamento mais adequado para as estruturas das obras civis; - volumes necessários de material para cortes ou escavações; - necessidade de obras de estabilização dos maciços; - indícios de contaminação no solo e/ou água (lençol freático). Historicamente, a inobservância de certos princípios de investigação ou, até mesmo, a negligência diante da obtenção de informações representativas acerca do subsolo tem conduzido a prejuízos incalculáveis, não apenas de tempo como também de recursos para a recuperação de obras e/ou áreas degradadas (NOGUEIRA, 1988; FORNASI et al., 1992; BRAGA et al., 1996; PINTO, 2000; CRAIG, 2011; entre outros ). Destaca-se ainda que, o custo de um programa de prospecção bem conduzido e implementado situa-se, em geral, entre 0,5 a 2 % do valor da obra civil ou da obra de recuperação/remediação ambiental. Pelo exposto, nota-se a importância dos estudos preliminares para caracterização geológico-geotécnica do subsolo tanto nos projetos de grandes obras, como nos levantamentos geoambientais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Bender Perotoni - Integrante / Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / STILANTE KOCH MANFRIN - Integrante / WILSON CARLOS DA SILVA JUNIOR - Integrante.
      Membro: Marcelo Bender Perotoni.
      Descrição: Para o adequado conhecimento das reais condições do subsolo, tanto no local onde deverão ser executadas obras civis, bem como nos estudos do meio ambiente, são necessários estudos para caracterização geológico-geotécnica da área de interesse, que auxiliem o engenheiro a desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis para os diferentes problemas enfrentados. Em geral, os estudos prévios de caracterização geológico-geotécnica realizados em uma área de interesse, podem indicar: - distribuição dos diversos materiais que compõem o subsolo (solo, rocha, resíduos, etc.); - presença de água, indicando a posição do nível freático e possíveis pressões artesianas; - profundidade do topo da camada rochosa ou do material impenetrável; - parâmetros físicos dos materiais que compõem o subsolo; - procedimentos técnicos mais adequados para intervenção nos terrenos; - posicionamento mais adequado para as estruturas das obras civis; - volumes necessários de material para cortes ou escavações; - necessidade de obras de estabilização dos maciços; - indícios de contaminação no solo e/ou água (lençol freático). Historicamente, a inobservância de certos princípios de investigação ou, até mesmo, a negligência diante da obtenção de informações representativas acerca do subsolo tem conduzido a prejuízos incalculáveis, não apenas de tempo como também de recursos para a recuperação de obras e/ou áreas degradadas (NOGUEIRA, 1988; FORNASI et al., 1992; BRAGA et al., 1996; PINTO, 2000; CRAIG, 2011; entre outros ). Destaca-se ainda que, o custo de um programa de prospecção bem conduzido e implementado situa-se, em geral, entre 0,5 a 2 % do valor da obra civil ou da obra de recuperação/remediação ambiental. Pelo exposto, nota-se a importância dos estudos preliminares para caracterização geológico-geotécnica do subsolo tanto nos projetos de grandes obras, como nos levantamentos geoambientais. Entretanto, ressalta-se que, o engenheir. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / STILANTE KOCH MANFRIN - Integrante / WILSON CARLOS DA SILVA JUNIOR - Integrante / Marcelo Bender Perotoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    4. 2010-2014. Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais para Radomes Ceramicos em Aplicacoes Espaciais
      Descrição: Descrição: Processo Institucional CNPq n.:559991/2010-0: O principal problema a ser abordado é o desenvolvimento, caracterização e produção de materiais para aplicação em protótipos de radomes cerâmicos que recobrirão antenas instaladas em veículos espaciais que necessitem de proteção para altas temperaturas e ao atrito aerodinâmico. Tendo em vista que alguns projetos espaciais do IAE têm requisitos onde as antenas podem estar sujeitas a altas temperaturas, estabelecidas entre 300?C e 900?C, que materiais protetores desta natureza sofrem de embargo internacional, que a indústria nacional não dispõe de meios para desenvolvimento e não dispõe do produto para venda, são necessários a pesquisa e o desenvolvimentos de materiais para proteções para as antenas que além de suportar estas temperaturas sejam compatíveis com as exigências estruturais e eletromagnéticas. Este projeto é multi institucional, criando uma cooperação entre o Instituto de aeronáutica e Espaço - IAE (AEL E AMR) e a Universidade Federal do Ceará -UFC (LOCEM) objetivando formar capacitação tecnológica e recursos humanos especializados na área de materiais cerâmicos e caracterização eletromagnética de modo a atender à demanda do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que tem como um principais executores o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) . Ao término do desenvolvimento do projeto espera-se que os grupos envolvidos (IAE/UFC) estejam aptos para produzir protótipos de radomes cerâmicos com propriedades eletromagnéticas e mecânicas que os façam operar em temperaturas variando até 900?C e freqüências de operação de até 10GHz. Estas freqüências estão dentro da faixa utilizada nas aplicações em veículos espaciais (434MHz-5,7GHz) e das temperaturas a serem encontradas nos cenários de vôo (300?C-900?C).. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Bender Perotoni - Integrante / Cynthia Junqueira - Coordenador / Andrade, Luiz Alberto - Integrante / Antonio Sergio Bezerra Sombra - Integrante / Fábio Francisco de Carvalho Caballero - Integrante / Fábio de Almeida Brancaglion - Integrante / Alexandre Natã Vicente - Integrante / Francisco Piorino Neto - Integrante / Francisco Cristovão Lourenço de Melo - Integrante / Valdeci José Giacomelli - Integrante / Diovana de Moura Silva - Integrante / Ediana Gambin - Integrante / Gustavo Dip - Integrante / Alessandro LaNeve - Integrante / Joao Paulo Devezas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bender Perotoni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações



        Data de processamento: 23/12/2023 13:24:08