UFABC-professores

Claudia Francisca Escobar de Paiva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (1992), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP (1996) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004) em infraestrutura. Possui experiência como membro de Banca Examinadora de Concurso Público e Processos Seletivos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e coordenadora do Laboratório de Geotecnia, que desenvolve pesquisa sobre o comportamento geomecânico dos solos tropicais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental e Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e ambiental, impacto ambiental, solos tropicais, mecânica dos solos, fundações, processos erosivos, movimentos de massa e obras de contenção e proteção. Outras informações entrar em contato pelo e-mail: claudia.paiva@ufabc.edu.br. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3739178396580393 (22/03/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Av. dos Estados, 5001 SALA 609 - TORRE 1 BLOCO A Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960000 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Civil
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2020-Atual. ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO POR EROSAO HIDRICA COM O EMPREGO DA EUPS
      Descrição: Atualmente, destaca-se como um dos mais importantes problemas ambientais a degradação do solo e consequentemente o assoreamento de cursos d'água e reservatórios. A proposta de projeto é avaliar a perda de solo por erosão hídrica com o emprego da EUPS-Equação Universal de Perda de Solo. A motivação básica para a realização dessa pesquisa está ligada aos seguintes aspectos: - As perdas de solo estão entre os principais impactos ambientais da atualidade e geram um grande impacto econômico no Brasil; - A erodibilidade dos solos tropicais necessita ser melhor investigada à luz da Mecânica dos Solos; - Muitas áreas que sofrem esse tipo de impacto ambiental estão protegidas ambientalmente por vários diplomas federais; - A quantidade de informações utilizadas exige uma estrutura de banco de dados que permita ao usuário obter diferentes tipos de consultas, com rapidez e facilidade; - Os Sistemas de Informações Geográficas foram desenvolvidos para manusear dados georreferenciados, podendo-se fazer uma análise de vários fatores e relacioná-los à susceptibilidade às perdas de solo por erosão hídrica na bacia em estudo; - A possibilidade de atualização das informações, as quais são dinâmicas no tempo, permite um monitoramento dos processos erosivos estabelecidos na área de estudo; - Sabe-se que, o geoprocessamento representa um grande potencial no emprego de modelos distribuídos, podendo-se avaliar as áreas que mais contribuem para um determinado processo, uma vez que a segmentação da área de estudo é possível. - Finalmente, os ensaios laboratoriais propiciam uma melhor interpretação e compreensão do comportamento mecânico e hidráulico dos solos da área de estudo, evidenciando a importância do parâmetro erodibilidade no equacionamento dos processos erosivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / Diana Sarita Hamburger - Integrante / HELENA FRANÇA - Integrante / Andrea Cardoso - Integrante.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    2. 2019-Atual. Chuvas, seus extremos e impactos
      Descrição: Descrição: Os diferentes regimes de chuva estão fortemente associados aos tipos de sistemas atuantes de diferentes escalas (locais, regionais e remotos), de alta ou baixa frequências, que variam com a região do país e a época do ano. Em grande escala, fenômenos de baixa frequência causam variabilidades na precipitação, podendo acarretar casos extremos. Variações nas precipitações influenciam diversas atividades socioeconômicas brasileiras, podendo tal impacto ser crítico no caso de ocorrências de extremos ou anomalias prolongadas. Assim, este projeto objetiva estudar eventos extremos de precipitação, visando associá-los com possíveis padrões climáticos e caracterizar seus impactos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / HELENA FRANÇA - Integrante / Andrea Cardoso - Coordenador / CLAUDIA BOIAN - Integrante.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
      Descrição: Os diferentes regimes de chuva estão fortemente associados aos tipos de sistemas atuantes de diferentes escalas (locais, regionais e remotos), de alta ou baixa frequências, que variam com a região do país e a época do ano. Em grande escala, fenômenos de baixa frequência causam variabilidades na precipitação, podendo acarretar casos extremos. Variações nas precipitações influenciam diversas atividades socioeconômicas brasileiras, podendo tal impacto ser crítico no caso de ocorrências de extremos ou anomalias prolongadas. Assim, este projeto objetiva estudar eventos extremos de precipitação, visando associá-los com possíveis padrões climáticos e caracterizar seus impactos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andréa de Oliveira Cardoso - Coordenador / Cláudia Francisca Escobar Paiva - Integrante / Claudia Boian - Integrante / HELENA FRANÇA - Integrante / GIOVANNI CALDERONI STATONATO - Integrante / Amanda Rodrigues De Souza - Integrante / ALAN YAGO BARBOSA DE LIMA - Integrante.
      Membro: Andrea de Oliveira Cardoso.
    3. 2018-2019. EMPREGO DE MAQUETES DIDATICAS PARA O PLANEJAMENTO E GESTAO DE AREAS DE RISCO E PREVENCAO DE DESASTRES NATURAIS.
      Descrição: Esta proposta visa contribuir, através de uso de maquetes didáticas, à Gestão de Áreas de Risco e Prevenção de Desastres Naturais em escala Regional. Portanto, o projeto é fundamentado a partir de uma visão geotécnica que busca auxiliar a compreensão das causas de instabilização de encostas/taludes, através da utilização de maquetes como metodologia didática. Desta forma, pode-se dizer que, o projeto contempla capacitar técnicos e gestores públicos, agentes sociais, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos da UFABC, além da população que mora em áreas de risco, ao entendimento dos processos geodinâmicos regionais mais comuns. Nesse sentido, possui como objetivo apoiar e contribuir para o fortalecimento de ações e/ou programas de interesse dos governos federal, estadual e municipal na prevenção de desastres naturais. O assunto risco ambiental é, atualmente, tratado no contexto de uma linha técnica específica, de notório caráter multidisciplinar e interdisciplinar, objetivando uma compreensão cada vez maior e melhor dos fenômenos naturais e/ou antrópicos que propiciam riscos à humanidade ou ao patrimônio público. Esta linha técnica desenvolve-se através de ações preventivas e/ou mitigadoras dos efeitos dos desastres, requerendo a contribuição de profissionais das mais diversas áreas de atuação - Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais, entre outras - além da participação de entidades públicas e privadas. Cabe ressaltar ainda que, os professores da UFABC, participantes da equipe, desenvolvem trabalho de ensino e pesquisa nas áreas de Climatologia, Análise das Dinâmicas Territoriais, Geotecnia, Geotecnia Aplicada ao Planejamento Urbano e Ambiental, Mapeamento e Gestão de Áreas de Risco, Cartografia e Geoprocessamento, entre outras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / HELENA FRANÇA - Integrante / Andrea Cardoso - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    4. 2017-2019. Caracterizacao de fatores climaticos e intrinsecos aos solos relacionados as ocorrencias de deslizamentos no municipio de Maua-SP
      Descrição: Descrição: O presente projeto visa analisar a influência da precipitação na deflagração dos processos de deslizamentos no município de Mauá-SP, considerando os fatores condicionantes (como condições geológicas, topográficas e ambientais da área) e a ação de fatores deflagradores (como da pluviosidade, erosão pela água ou vento, ação humana, oscilação do lençol freático, entre outros), destacando o desencadeamento imediato deste processo em casos de chuva intensa, erosão e ação antrópica. Será investigada a influência da precipitação categorizada por intensidades, visando identificar limiares críticos relacionados às ocorrências de deslizamentos. Desta forma, as investigações realizadas neste trabalho podem auxiliar na elaboração de curva de ajuste entre precipitação - deslizamento para a região, através do uso de limiares críticos de precipitação determinados de acordo com as características locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Andrea Cardoso - Coordenador / ALOA D. DE OLIVEIRA DAMACENO - Integrante.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    5. 2017-Atual. Caracterizacao Geologico-Geotecnica atraves de Sonda Geofisica.
      Descrição: O projeto apresentado teve como objetivo principal contribuir para a avaliação das características geológico-geotécnicas do terreno, incluindo a avaliação de contaminações do solo e/ou água por meio do emprego de prospecção geofísica através de métodos da resistividade elétrica. O programa de pesquisa consistiu na investigação experimental do desempenho de processos de investigação geofísica com o emprego de métodos geoelétricos. Portanto, a primeira intenção do projeto foi montar um arranjo Wenner tradicional e na sequência montar um dispositivo para medida da resistividade dos diferentes materiais que constituem o subsolo e avaliar o seu desempenho através de testes de bancada. A segunda ideia é verificar o funcionamento do dispositivo (sonda geofísica) montado, através de medições in situ e compará-los com valores apresentados no meio técnico-científico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / STILANTE KOCH MANFRIN - Integrante / Marcelo Bender Perotoni - Integrante.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    6. 2017-Atual. ANALISE DA ESTABILIDADE DE TALUDES: MODELAGEM GEOTECNICA AMBIENTAL UTILIZANDO A TEORIA DO EQUILIBRIO LIMITE - COM APLICACAO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS
      Descrição: Com a crescente ocupação de áreas mais suscetíveis aos movimentos de massa, em especial nos grandes centros urbanos, destaca-se a importância da avaliação da estabilidade de taludes/encostas. Este projeto de pesquisa possui como finalidade apresentar e discutir os mecanismos, métodos e ferramentas computacionais utilizados na análise da estabilidade de taludes. Para tanto, possui como objetivos específicos: - Aplicar um software de uso corrente da engenharia geotécnica para avaliar a estabilidade de um talude em um caso prático de deslizamento na Região do Grande ABC; - Levantar dados reais das características físicas e geomecânicas do talude analisado, de forma a obter parâmetros para a representação simplificada da estabilidade do talude; - Identificar os fatores que acarretam a instabilização dos taludes/encotas, por meio da análise de sensibilidade do fator de segurança, dados os métodos de análises escolhidos. Por fim, este projeto de pesquisa procurará fornecer subsídios para um maior entendimento da estabilidade de taludes em solos tropicais na Região do Grande ABC-Paulista, contribuindo, desse modo, com projetos de estabilidade na área de estudo e com uma melhor compreensão do potencial de instabilização desses solos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / HELENA FRANÇA - Integrante / Andrea Cardoso - Integrante.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    7. 2016-2017. Carta Geotecnica de Aptidao a Urbanizacao: Instrumento de Planejamento para Prevencao de Desastres Naturais nos Municipios de Caieiras, Itapecerica da Serra, Itapevi e Santana de Parnaiba, no Estado de Sao Paulo.
      Descrição: De acordo com as diretrizes da Lei 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil ? CONPDEC, a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização é dos instrumentos de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres. Assim, este projeto, desenvolvido por meio de um Termo de Execução Descentralizada entre o Ministério das Cidades e a UFABC, no âmbito da Ação 20NN - Ação Planejamento e Monitoramento da Ocupação Urbana em Áreas Suscetíveis a Inundações, Enxurradas e Deslizamentos do Programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres, trata da elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização face aos desastres naturais para os municípios de Caieiras, Itapecerica da Serra, Itapevi e Santana de Parnaíba, situados na Região Metropolitana de São Paulo. A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização deverá fornecer subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos. A elaboração dessas cartas prevê o desenvolvimento metodológico com base nos parâmetros dos meios físico, biótico e antrópico; a estruturação de plano de atividades que conta indispensavelmente com a participação e envolvimento dos gestores e técnicos das prefeituras municipais; e a indicação de diretrizes para o planejamento territorial-urbano das áreas de expansão urbana dos municípios, contendo subsídios para revisão e formulação dos planos diretores municipais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / Andrea Cardoso - Integrante / MARÍA CLEOFÉ VALVERDE - Integrante / KATIA CANIL - Coordenador / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Ministério das Cidades - Secretaria Nacional de Programas Urbanos - Bolsa. - Bolsa.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
      Descrição: Constitui objeto do presente Termo de Cooperação desenvolver, em parceria com o Ministério das Cidades, a elaboração de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do(s) município(s) de Caieiras, Itapecerica da Serra, Itapevi e Santana de Parnaíba, na RMSP, SP. Esse instrumento deverá atender à Lei 12.608/12, subsidiando o planejamento do uso e ocupação do solo e à prevenção de desastres naturais (deslizamentos, inundações e processos geológicos e hidrológicos correlatos). Os limites cartográficos serão definidos de acordo com a área urbana e de expansão do município, com apresentação em escala 1:10.000. O projeto envolve a participação de nove professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Urbana e Planejamento Territorial, além de alunos bolsistas de graduação desses cursos e da pós-graduação em Gestão do Território. O trabalho é realizado em conjunto com as equipes técnicas municipais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Kátia Canil - Coordenador / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schultz - Integrante / Andrea Cardoso de Oliveira - Integrante / Maria Valverde Brambila - Integrante - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    8. 2015-2016. Cartas geotecnicas de Aptidao a Urbanizacao frente a Desastres dos Municipios de Santo Andre e Ribeirao Pires, SP
      Descrição: Objeto da Lei Federal 12608/2012, a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização frente a Desastres compreende estudos e análises de formas, materiais e processos presentes no meio físico das áreas de expansão urbana do Município, o entendimento das dinâmicas de ocupação urbana e das áreas de urbanização pouco consolidada para indicar setores aptos, aptos com restrição e inaptos à urbanização nas áreas não ocupadas e setores de consolidação simples, com restrição ou de consolidação complexa ou muito complexa nas áreas com urbanização precária. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / KATIA CANIL - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Cooperação.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    9. 2014-2015. Carta geotecnica de aptidao a urbanizacao: Instrumento de planejamento para prevencao de desastres naturais nos municipios de Rio Grande da Serra e Sao Bernardo do Campo, Regiao do Grande ABC, Estado de Sao Paulo.
      Descrição: A Lei n° 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / KATIA CANIL - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Cooperação.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
      Descrição: A Lei n 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Kátia Canil - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    10. 2013-2015. Urbanizacao de assentamentos precarios no ambito do PAC na Regiao do Grande ABC
      Descrição: O programa tem por objetivo contribuir para o mapeamento, caracterização e gestão de áreas de riscos geológicos nos municípios do Grande ABC, além de propiciar a qualificação do corpo discente e de técnicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFABC, profissionais e dirigentes dos poderes públicos regionais, organizações não-governamentais, movimentos sociais e demais envolvidos na gestão de riscos geológico-geotécnicos no espaço urbano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Coordenador / Fernando Rocha Nogueira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    11. 2013-2015. Urbanizacao de assentamentos precarios no ambito do Programa de Aceleracao do Crescimento na Regiao do ABC
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar as características, alcance e limitações dos investimentos em urbanização de assentamentos precários efetuados com recursos do PAC na região do ABC paulista. Trata-se de um projeto que integra a rede de pesquisa ?Urbanização de assentamentos precários no âmbito do PAC? coordenada pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Para tanto, essa avaliação será desdobrada em 3 diferentes níveis: levantamento das características dos projetos e obras, em execução ou programadas para a região do ABC; análise detalhada das características e resultados parciais obtidos para quatro empreendimentos emblemáticos e que já estão em fase de execução; analise do tratamento das áreas de risco. Propõe-se que a metodologia a ser utilizada nos dois primeiros níveis de análise, para o conjunto de empreendimentos e para aqueles em fase de execução, seja construída e compartilhada pelas demais equipes que integrarão a rede de investigação. O estudo deve trazer elementos para produzir recomendações para aprimoramento do programa e para o desenvolvimento de metodologias de avaliação e acompanhamento. Deverá contribuir ainda para um eventual aperfeiçoamento metodológico do mapeamento de riscos, buscando-se identificar e incorporar variáveis de vulnerabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / ANA GABRIELA AKAISHI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    12. 2013-2014. CARACTERIZACAO GEOLOGICO-GEOTECNICA ATRAVES DE INVESTIGACAO GEOFISICA-METODO DA RESISTIVIDADE ELETRICA
      Descrição: Para o adequado conhecimento das reais condições do subsolo, tanto no local onde deverão ser executadas obras civis, bem como nos estudos do meio ambiente, são necessários estudos para caracterização geológico-geotécnica da área de interesse, que auxiliem o engenheiro a desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis para os diferentes problemas enfrentados. Em geral, os estudos prévios de caracterização geológico-geotécnica realizados em uma área de interesse, podem indicar: - distribuição dos diversos materiais que compõem o subsolo (solo, rocha, resíduos, etc.); - presença de água, indicando a posição do nível freático e possíveis pressões artesianas; - profundidade do topo da camada rochosa ou do material impenetrável; - parâmetros físicos dos materiais que compõem o subsolo; - procedimentos técnicos mais adequados para intervenção nos terrenos; - posicionamento mais adequado para as estruturas das obras civis; - volumes necessários de material para cortes ou escavações; - necessidade de obras de estabilização dos maciços; - indícios de contaminação no solo e/ou água (lençol freático). Historicamente, a inobservância de certos princípios de investigação ou, até mesmo, a negligência diante da obtenção de informações representativas acerca do subsolo tem conduzido a prejuízos incalculáveis, não apenas de tempo como também de recursos para a recuperação de obras e/ou áreas degradadas (NOGUEIRA, 1988; FORNASI et al., 1992; BRAGA et al., 1996; PINTO, 2000; CRAIG, 2011; entre outros ). Destaca-se ainda que, o custo de um programa de prospecção bem conduzido e implementado situa-se, em geral, entre 0,5 a 2 % do valor da obra civil ou da obra de recuperação/remediação ambiental. Pelo exposto, nota-se a importância dos estudos preliminares para caracterização geológico-geotécnica do subsolo tanto nos projetos de grandes obras, como nos levantamentos geoambientais. Entretanto, ressalta-se que, o engenheir. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / STILANTE KOCH MANFRIN - Integrante / WILSON CARLOS DA SILVA JUNIOR - Integrante / Marcelo Bender Perotoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    13. 2013-2014. Caracterizacao Geologico-Geotecnica atraves de Investigacao Geofisica ? Metodo da Resistividade Eletrica
      Descrição: Para o adequado conhecimento das reais condições do subsolo, tanto no local onde deverão ser executadas obras civis, bem como nos estudos do meio ambiente, são necessários estudos para caracterização geológico-geotécnica da área de interesse, que auxiliem o engenheiro a desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis para os diferentes problemas enfrentados. Destaca-se ainda que, o custo de um programa de prospecção bem conduzido e implementado situa-se, em geral, entre 0,5 a 2 % do valor da obra civil ou da obra de recuperação/remediação ambiental. Pelo exposto, nota-se a importância dos estudos preliminares para caracterização geológico-geotécnica do subsolo tanto nos projetos de grandes obras, como nos levantamentos geoambientais. Entretanto, ressalta-se que, o engenheiro deverá sempre conhecer as limitações dos procedimentos existentes para a prospecção do subsolo, evitando, desta forma, interpretações equivocadas e/ou levantamento que não condizem com as reais características do local prospectado. Atualmente, com o avanço dos sistemas de aquisição de dados e programas computacionais para tratamento das informações coletadas, notou-se uma evolução na aplicação dos métodos de investigação na solução de problemas geológico-geotécnicos e geoambientais. Considerando que, a contaminação do subsolo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, assim como, a relevância dos mapeamentos do subsolo para as diferentes aplicações e necessidades dos projetos de engenharia, esse projeto tem por objetivo contribuir para a avaliação das características geológico-geotécnicas do terreno por meio do emprego de prospecção geofísica através de métodos da resistividade elétrica (eletroresistividade).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / STILANTE KOCH MANFRIN - Integrante / Marcelo Bender Perotoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    14. 2011-2012. Avaliacao de Areas de Risco a Escorregamentos na Regiao do Grande ABC.
      Descrição: Este projeto tem a intenção de avaliar e estudar os riscos de movimentos de massa (escorregamentos) na região do Grande ABC, contribuindo, desta forma, para o mapeamento, caracterização e gestão de áreas de riscos geológico-geotécnicos nos municípios do Grande ABC. Destaca-se como objetivo principal do projeto gerar conhecimento científico sobre os desastres naturais mais comuns e frequentes na região do Grande ABC. Para tanto, pretende-se realizar um levantamento de informações junto aos municípios da região do Grande ABC (São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra) o que irá viabilizar a escolha de uma área piloto de estudo sobre a atual susceptibilidade aos riscos geológico-geotécnicos. O projeto dará especial ênfase às metodologias usadas para a identificação e caracterização de áreas de risco, consideradas importantes elementos para a elaboração de mapeamento e gestão de risco. Por fim, espera-se que esta investigação produza resultados, a partir dos quais seja possível aprimorar e melhor avaliar os riscos geológicos-geotécnicos nos municípios do Grande ABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    15. 2011-2012. Avaliacao das Poropressoes Negativas em Solos Tropicais no estudo de Movimentos de Massa (ou da Estabilidade de Taludes/Encostas) na Regiao do Grande ABC.
      Descrição: Este projeto tem a intenção de avaliar e estudar a influência dos valores das poropressões (pressões neutras negativas) na avaliação dos riscos de movimentos de massa (escorregamentos) na região do Grande ABC, contribuindo, desta forma, para um melhor entendimento dos processos de movimento de massa em solos tropicais dos municípios do Grande ABC. Destaca-se como objetivo principal do projeto gerar conhecimento científico sobre a influência da sucção (pressões neutras negativas) em solos tropicais nos desastres naturais mais comuns e frequentes na região do Grande ABC. Os ensaios para a avaliação das poropressões previstos neste projeto de pesquisa serão realizados conforme as normas pertinentes, nacionais e internacionais. Além disso, pretende-se com a avaliação da sucção (pressões neutras negativas) dos solos em estudo, estabelecer correlações entre as instabilizações potenciais dos solos tropicais e suas respectivas sucções. A análise da estabilidade dos solos tropicais é uma crescente necessidade do meio técnico, por um lado devido aos poucos métodos geotécnicos disponíveis para tal finalidade, por outro pelos movimentos de massa (rupturas de taludes/encostas) estarem entre os principais impactos ambientais da atualidade. Pretende-se que esta investigação produza resultados, a partir dos quais seja possível aprimorar e melhor avaliar a maior ou menor susceptibilidade dos solos tropicais aos processos de instabilização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    16. 2010-2011. Comparacao Entre Diferentes Tecnicas Para Determinacao do Teor de Umidade de Solos Arenosos
      Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade a avaliação experimental do teor de umidade de solos tropicais. A medida do teor de umidade do solo é uma informação técnica fundamental e de relevante importância para uma série de atividades técnicas da área da agricultura, ecologia, engenharias civil e ambiental. Sabe-se que, os métodos convencionais gravimétricos são precisos, porém, trabalhosos, destrutivos e demorados. Desta forma, pretende-se neste trabalho avaliar o uso do forno microondas na determinação do teor de umidade dos solos arenosos, comparando-se os resultados com os valores fornecidos pelo método da estufa convencional. Os ensaios para a avaliação do teor de umidade previstos neste projeto de pesquisa serão realizados conforme as normas pertinentes, nacionais e internacionais. Por fim, espera-se que esta investigação produza resultados, a partir dos quais seja possível aprimorar e melhor avaliar o teor de umidade dos solos tropicais. Palavras-chave: Teor de Umidade dos Solos; Solos Tropicais; Forno Microondas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    17. 2010-2011. MODELAGEM DA EUPS- EQUACAO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO EM SIG - SISTEMA DE INFORMACAO GEOGRAFICA- NA BACIA DO RIO UNA- TAUBATE-SP
      Descrição: O presente trabalho possui como objetivo identificar qualitativamente o potencial à erosão laminar da bacia do rio Una, situada no município de Taubaté (SP), na qual se observam práticas inadequadas de parcelamento do solo e processos de assoreamento de seus cursos d?água. Pretende-se determinar as perdas de solo utilizando-se a Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS), a qual será simulada em ambiente SIG (Sistemas de Informações Geográficas) utilizando-se o software SPRING-INPE. O produto final deverá ser um mapa de suscetibilidade da bacia aos processos erosivos laminares. Os resultados parciais mostraram que os procedimentos aplicados e os produtos cartográficos gerados até o momento forneceram uma grande quantidade de informações sobre o meio físico, tendo um grande potencial de aplicabilidade para a avaliação dos fenômenos erosivos na bacia em estudo. Palavras-chave: Erosão, EUPS ? Equação Universal de Perdas de Solo, SIG- Sistema de Informações Geográficas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador / CAIO BIZ MALASSISE - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.
    18. 2010-2011. AVALIACAO DA ERODIBILIDADE DE SOLOS TROPICAIS
      Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade a avaliação experimental da erodibilidade de diferentes horizontes pedológicos tropicais. Os ensaios para a avaliação da erodibilidade, assim como, os ensaios de caracterização e classificação das amostras previstos neste projeto de pesquisa serão realizados conforme as normas pertinentes. Além disso, prevêem-se ensaios de papel filtro para a avaliação das pressões neutras negativas dos solos em estudo, com a finalidade de obterem-se correlações entre o potencial erodível dos mesmos e suas respectivas sucções. A análise do comportamento erodível dos solos tropicais é uma crescente necessidade do meio técnico, por um lado devido aos poucos métodos geotécnicos disponíveis para tal finalidade, por outro pelas perdas de solo estarem entre os principais impactos ambientais da atualidade. Pretende-se que esta investigação produza resultados, a partir dos quais seja possível aprimorar e melhor avaliar a maior ou menor susceptibilidade dos solos tropicais aos processos erosivos hídricos. Palavras-chave: Erosão; Erodibilidade; Horizontes Pedológicos Tropicais; Pressões Neutras Negativas e Metodologia MCT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
      Membro: Claudia Francisca Escobar de Paiva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (58)
    1. PALESTRA: GEOSSINTÉTICOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA.GEOSSINTÉTICOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA. 2019. (Outra).
    2. PROJETO DE EXTENSÃO.Emprego de Maquetes Didáticas para o Planejamento e Gestão de Áreas de Risco e Prevenção de Desastres Naturais. 2019. (Oficina).
    3. 16. CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA-PONTA DELGADA/ AÇORES. DISCUSSÃO SOBRE LIMIARES CRÍTICOS DE PRECIPITAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS A MOVIMENTOS DE MASSA NO BRASIL. 2018. (Congresso).
    4. 16. CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA-PONTA DELGADA/ AÇORES. AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE SEGUNDO CONDIÇÕES DE UMIDADE DISTINTAS DE DOIS HORIZONTES TROPICAIS DAS ÁREAS DE RISCO DA REGIÃO DO GRANDE ABC- SP-BRASIL. 2018. (Congresso).
    5. 16. CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA-PONTA DELGADA/ AÇORES. MONTAGEM E EMPREGO DE UM SISTEMA AUTÔNOMO DE MEDIÇÃO DA RESISTIVIDADE (CONDUTIVIDADE) DO SOLO. 2018. (Congresso).
    6. 16o. CBGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL. ASPECTOS GEOTÉCNICOS FUNDAMENTAIS NA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE BARRAGENS DE REJEITOS: ESTUDO DE CASO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM MARIANA, MG. 2018. (Congresso).
    7. 16o. CBGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL. ASPECTOS GEOTÉCNICOS FUNDAMENTAIS NA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE BARRAGENS DE REJEITO;ESTUDO DE CASO DA BARRAGEM DE FUNDÃO MARIANA - MG. 2018. (Congresso).
    8. SIMPÓSIO SOBRE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS PORTO ALEGRE/RS.PADRÕES DE PRECIPITAÇÃO E DESLIZAMENTO EM MAUÁ-SP. 2018. (Simpósio).
    9. XIX COBRAMSEG 2018 - CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÃNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. PREVISÃO DO COMPORTAMENTO ERODÍVEL DE QUATRO SOLOS PERTENCENTES ÀS ÁREAS COM POTENCIAL PARA EXPANSÃO URBANA NOS MUNICÍPIOS DE SANTO ANDRÉ E RIBEIRÃO PIRES ? SP ATRAVÉS DA METODOLOGIA MCT.. 2018. (Congresso).
    10. XIX COBRAMSEG 2018- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. MONTAGEM DO APARELHO DE INDERBITZEN COM DIMENSÕES REDUZIDAS PARA AVALIAÇÃO DA ERODIBILIDADE DE SOLOS RESIDUAIS JOVENS PERTENCENTES ÀS ÁREAS DE RISCO DO GRANDE ABC-SP.. 2018. (Congresso).
    11. XIX COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. AVALIAÇÃO DA PERMEABILIDADE DE UM HORIZONTE RESIDUAL JOVEM PERTENCENTE ÀS ÁREAS DE RISCO DA REGIÃO DO GRANDE ABC -SP ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA MCT. 2018. (Congresso).
    12. XIX COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. EMPREGO DE UM SISTEMA AUTÔNOMO DE MEDIÇÃO DA RESISTIVIDADE (CONDUTIVIDADE) DO SOLO ? SONDA GEOFÍSICA. 2018. (Congresso).
    13. XX CBMET- CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. MACÉIO-AL.. FREQUÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE MAUÁ-SP ASSOCIADOS A EPISÓDIOS DE PRECITPITAÇÃO. 2018. (Congresso).
    14. III CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFABC.. OFICINAS DE CAPACITAÇÃO: COMPORTAMENTO GEOMECÂNICO DOS SOLOS DA REGIÃO DO GRANDE ABC E SOLUÇÕES DE ENGENHARIA PARA PREVENÇÃO E DESASTRES NATURAIS.. 2017. (Congresso).
    15. PROJETO DE EXTENSÃO.REGIONALIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO EM AMBIENTES URBANOS COM VISTA À DETERMINAÇÃO DE LIMIARES DEFLAGRADORES DE EVENTOS DE INUNDAÇÃO E DESLIZAMENTOS: APOIO À PREVENÇÃO E DDE DESASTRES NO ABC. 2017. (Oficina).
    16. XVIII - COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÃNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA- COBRAMSEG 2016. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DE UM SOLO RESIDUAL SAPROLÍTICO PERTENCENTE À ÁREA DE RISCO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP. 2016. (Congresso).
    17. XVIII - COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÃNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA- COBRAMSEG 2016. : EMPREGO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT- NA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO GEOMECÃNICO DE HORIZONTES PERTENCENTES ÀS ÁREAS COM POTENCIAL PARA EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE SBC. 2016. (Congresso).
    18. XVIII - COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÃNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA- COBRAMSEG 2016. AVALIAÇÃO DA ERODIBILIDADE DE UM SOLO SAPROLÍTICO MICÁCEO COM O EMPREGO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT- COMPARAÇÃO DE DIFERENTES PROPOSTAS DE REDUÇÃO DO TEMPO DE REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS. 2016. (Congresso).
    19. XVIII - COBRAMSEG- CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÃNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA- COBRAMSEG 2016. EMPREGO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT- NA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO GEOMECÂNICO DE HORIZONTES PERTENCENTES ÀS ÁREAS COM POTENCIAL PARA EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO.... 2016. (Congresso).
    20. 15º CBGE Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia Ambiental.. AVALIAÇÃO DA ERODIBILIDADE DE SOLOS RESIDUAIS PERTENCENTES ÀS ÁREAS COM POTENCIAL PARA EXPANSÃO URBANA NO MUNÍCIPIO DE SBC-SP.. 2015. (Congresso).
    21. 15º CBGE Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia Ambiental.. TRATAMENTO DE RISCOS EM URBANIZAÇÃO DE FAVELAS.. 2015. (Congresso).
    22. 15º CBGE Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia Ambiental.. Previsão do Comportamento Geomecânico de Horizontes Residuais Pertencentes às Áreas com Potencial para Expansão Urbana no Município de São Bernardo do Campo-SP.. 2015. (Congresso).
    23. 15º CBGE Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia Ambiental.. TRATAMENTO DE RISCO EM URBANIZAÇÃO DE FAVELAS. 2015. (Congresso).
    24. A gestão de risco e suas interfaces com as políticas públicas.. 2014. (Outra).
    25. ELE INTERNATIONAL - ENSAIOS GEOTÉCNICOS.ENSAIO TRIAXIAL. 2014. (Oficina).
    26. I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS- 13 A 15 DE NOVEMBRO DE 2014 SBC-SP.O programa de aceleração do crescimento- Urbanização de assentamentos precários (PAC-UAP) na Região do ABC: características e execução.. 2014. (Seminário).
    27. I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS- 13 A 15 DE NOVEMBRO DE 2014 SBC-SP.Construindo Indicadores para o Tratamento de Riscos em Urbanização de Favelas.. 2014. (Seminário).
    28. I URBFAVELAS - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS.COORDENADORA DA SEÇÃO TEMÁTICA 2.2 RISCO E AMBIENTE DO GT 2 - TRATAMENTO E GESTÃO DE RISCO NOS PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE FAVELA. 2014. (Seminário).
    29. SIMPÓSIO DE PESQUISA DO GRANDE ABC.AVALIAÇÃO DAS POROPRESSÕES NEGATIVAS EM SOLOS TROPICAIS PARA O ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES/ENCOSTAS. 2014. (Simpósio).
    30. SPG ABC- Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.AVALIAÇÃO DAS POROPRESSÕES NEGATIVAS EM SOLOS TROPICAIS PARA O ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES/ENCOSTAS. 2014. (Simpósio).
    31. 14º. CBGE- CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL. Práticas de campo no processo ensino-aprendizagem de geologia de engenharia ambiental. 2013. (Congresso).
    32. 14 º CBGE- Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental.. CLASSIFICAÇÃO DE UM SOLO RESIDUAL JOVEM PERTENCENTE À ÁREA DE RISCO NA REGIÃO DO GRANDE ABC-SP. 2013. (Congresso).
    33. Debate: A Lei 12.608/12, a Defesa Civil e o Planejamento Urbano. 2013.. 2013. (Outra).
    34. III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2013..CLASSIFICAÇÃO DE UM SOLO RESIDUAL JOVEM PERTENCENTE À ÁREA DE RISCO NA REGIÃO DO GRANDE ABC-SP.. 2013. (Encontro).
    35. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC..Classificação de solo residual jovem x áreas susceptíveis aos processos geodinâmicos no Grande ABC.. 2013. (Simpósio).
    36. I SEMANA DAS ENGENHARIAS DA UFABC.DESASTRES NATURAIS: PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS- PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO DE RISCOS. 2013. (Seminário).
    37. I SEMANA DAS ENGENHARIAS DA UFABC.PALESTRA DESASTRES NATURAIS: PREBENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS - PALNO NACIONAL DE PREVENÇÃO DE RISCOS. 2013. (Outra).
    38. Oficina Técnica Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC.Desafios e problemas estruturantes a serem enfrentados pelas cidades do Grande ABC. C,. 2013. (Oficina).
    39. - XI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL.Identificação dos solos tropicais das áreas de risco da Região do Grande ABC. 2013. (Encontro).
    40. XI ENEEAmb - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental..CLASSFICAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS PARA SOLOS TROPICAIS Aplicabilidade para solos das Áreas de Risco da Região do Grande ABC. 2013.. 2013. (Encontro).
    41. II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.AVALIADOR DE TRABALHOS. 2012. (Encontro).
    42. IPCC SREX REGIONAL OUTREACH MEETING.IPCC SREX REGIONAL OUTREACH MEETING. 2012. (Encontro).
    43. IPCC SREX REGIONAL OUTREACH MEETING. 2012. (Encontro).
    44. IPCC SREX REGIONAL OUTREACH MEETING. 2012. (Encontro).
    45. V simpósio de Iniciação Científica - UFABC.Avaliador do V Simpósio de Iniciação Científica - UFABC. 2012. (Simpósio).
    46. 13o. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMAMBIENTAL. MODELAGEM DA EUPS - EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO EM SIG - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - NA BACIA DO RIO UNA/SP. 2011. (Congresso).
    47. 13º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. MODELAGEM DA EUPS - EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO EM SIG - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - NA BACIA DO RIO UNA-TAUBATÉ/SP. 2011. (Congresso).
    48. IV SIMPÓSIO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFABC.MODELAGEM DA EUPS - EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO EM SIG - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - NA BACIA DO RIO UNA/SP. 2011. (Simpósio).
    49. IV SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.AVALIADOR DO SIMPÓSIO. 2011. (Simpósio).
    50. IV SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFABC.COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES TÉCNICAS PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DE SOLOS. 2011. (Simpósio).
    51. IV SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFABC.ESTUDO DE PROCESSOS EROSIVOS HÍDRICOS. 2011. (Simpósio).
    52. PALESTRA DESASTRES NATURAIS.DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. 2011. (Outra).
    53. Asociación Argentina de Mecánica Computacional. Análise Numérica para Estimativa de Recalque em Fundações Diretas. 2010. (Congresso).
    54. I JORNADA E EXPOSIÇÃO DA ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA.Obras de Proteção Superficial com Materiais Naturais. 2010. (Encontro).
    55. I Jornada e Exposição de Engenharia Ambiental e Urbana.A importância das Obras de Drenagem na Estabilização de Encostas. 2010. (Outra).
    56. I Jornada e Exposição de Engenharia Ambiental e Urbana.Estudo de Processos Erosivos Hídricos. 2010. (Outra).
    57. I Jornada e Exposição de Engenharia Ambiental e Urbana.Processos Naturais da Dinãmica Superficial das Encostas: Estudo de Caso. 2010. (Outra).
    58. PEAT- PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM TUTORIAL.desenvolver a atitude empreendedora na formação pessoal, acadêmica e profissional do estudante em um método de acompanhamento, realizado por um docente (Tutor).. 2009. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. PAIVA, C. F. E.; MACHADO, L.. GEOSSINTÉTICOS E APLICAÇÕES EM ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA. 2019. Outro
    2. PAIVA, C. F. E.. Emprego de Maquetes Didáticas para o Planejamento e Gestão de Áreas de Risco e Prevenção de Desastres Naturais. 2019. (Outro).. . 0.
    3. Denaldi, Rosana ; AKAISHI, ANA GABRIELA ; PAIVA, C. F. E. ; FERREIRA, P. E. B. ; OLIVEIRA, N.A.. I URBFAVELAS - Seminário Nacional sobre urbanização de favelas. 2014. (Congresso). 2014. Congresso
    4. PAIVA, C. F. E.. ELE INTERNACIONAL - ENSAIOS GEOTÉCNICOS - SISTEMA TRIAXIAL. 2014. (Outro).. . 0.
    5. Denaldi, Rosana ; PAIVA, C. F. E.. SEÇÃO TEMÁTICA 2.2 - RISCO E AMBINETE DO GT - TRATAMENTO E GESTÃO DE RISCO NOS PROJETOS DE URBANIZAÇÃO DE FAVELA. 2014. Outro
    6. PAIVA, CLAUDIA. ELE INTERNATIONAL - ENSAIOS GEOTÉCNICOS - SISTEMA TRIAXIAL. 2014. (Outro).. . 0.
    7. Denaldi, Rosana ; PAIVA, CLAUDIA. I URBAFAVELAS - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS. 2014. Outro
    8. PAIVA, C. F. E.. PALESTRA - DESASTRES NATURAIS: PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS- PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO DE RISCOS. 2013. (Outro).. . 0.
    9. PAIVA, C. F. E.; HAMBURGER, D. S.. PALESTRA DESASTRES NATURAIS - GE[OLOGO JAIR DANTORO - IAG. 2011. Outro
    10. PAIVA, C. F. E.; Santoro, Jair. DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. 2011. Outro
    11. HAMBURGER, D. S. ; PAIVA, C. F. E.. I JORNADA E EXPOSIÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA - JEAU. 2010. Outro
    12. PAIVA, C. F. E.; MACHADO, L.. PALESTRA SOBRE GEOSSINTÉTICOS - SOLUÇÕES EM GEOTECNIA. 2010. Outro
    13. PAIVA, CLAUDIA; MATHEUS, D. R. ; HAMBURGUER, D. S.. I JORNADA DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Cláudia Francisca Escobar de Paiva ⇔ Fernando Rocha Nogueira (5.0)
      1. NOGUEIRA, FERNANDO ROCHA; PAIVA, CLÁUDIA FRANCISCA ESCOBAR DE. Uma contribuição ao tratamento de riscos em urbanização de assentamentos precários | A contribution to the treatment of risks in slums upgrading. OCULUM ENSAIOS (PUCCAMP). v. 15, p. 437-454, issn: 1519-7727, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Denaldi, Rosana ; MORETTI, RICARDO ; PAIVA, CLAUDIA ; NOGUEIRA, FERNANDO ; PETRAROLLI, JULIANA. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. CADERNOS METRÓPOLE. v. 18, p. 101-118, issn: 2236-9996, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Nogueira, Fernando Rocha ; MORETTI, R. S. ; PAIVA, CLAUDIA. ESTUDOS SOBRE RISCOS GEOLÓGICOS E SUA INCORPORAÇÃO NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL ? RELATO DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE QUADROS TÉCNICOS NO ABC PAULISTA. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA). v. 3, p. 45-56, issn: 2237-4590, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Nogueira, Fernando Rocha ; PAIVA, C. F. E. ; MORETTI, R. S.. TRATAMENTO DE RISCOS EM URBANIZAÇÃO DE FAVELAS. Em: 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental., v. 1, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Nogueira, Fernando Rocha ; PAIVA, C. F. E. ; MORETTI, R. S.. CONSTRUINDO INDICADORES PARA O TRATAMENTO DE RISCOS EM URBANIZAÇÃO DE FAVELAS. Em: I URBFAVELAS Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas, v. -, p. 1-116, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cláudia Francisca Escobar de Paiva ⇔ Andréa de Oliveira Cardoso (3.0)
      1. DAMACENO, A. D. O. ; CARDOSO, A. O. ; PAIVA, C. F. E.. PADRÕES DE PRECIPITAÇÃO E DESLIZAMENTO EM MAUÁ-SP. Em: 4º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DAMACENO, A. D. O. ; CARDOSO, A. O. ; PAIVA, C. F. E.. Frequência de deslizamentos no município de Mauá-SP associados a episódios de precipitação. Em: XX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FACETO, A. C. R. ; PAIVA, C. F. E. ; CARDOSO, A. O. ; VALVERDE, M. C.. RELAÇÃO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E A OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP. Em: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia: Incertezas e Desafios para a Sustentabilidade Planetária: O papel da Ciência Meteorológica, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cláudia Francisca Escobar de Paiva ⇔ Rosana Denaldi (3.0)
      1. Denaldi, Rosana ; MORETTI, RICARDO ; PAIVA, CLAUDIA ; NOGUEIRA, FERNANDO ; PETRAROLLI, JULIANA. Urbanização de favelas na Região do ABC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento-Urbanização de Assentamentos Precários. CADERNOS METRÓPOLE. v. 18, p. 101-118, issn: 2236-9996, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MORETTI, R. S. ; Denaldi, Rosana ; PAIVA, C. F. E. ; Nogueira, Fernando Rocha ; PETRAROLLI, J.. Slum upgrading within the ?Informal Settlements Urbanization - Growth Acceleration Program (PAC-UAP). A Case Study of the ABC Region within the Metropolitan Region of São Paulo (Brazil). In: RC21 International Conference, 2015, Urbino. The ideal City: between myth and reality. Representations, policies, contradictions and challenges for tomorrow´s urban life., 2015, Urbino- ITALY. Em: RC21 International Conference on ' The Ideal City: between mith and reality. Representations, v. V D4, p. 27-29, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Denaldi, Rosana ; AKAISHI, A. G. ; PAIVA, C. F. E. ; PETRAROLLI, J. ; MORETTI, R. S. ; Nogueira, Fernando Rocha. O PAC_UAP na região do ABC: caracteristicas e execução. Em: I URBFavelas - Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas. São Bernardo do Campo: UFABC, v. 1, p. 51-52, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cláudia Francisca Escobar de Paiva ⇔ Marcelo Bender Perotoni (1.0)
      1. MANFRIN, S. K. ; PEROTONI, MARCELO B. ; PAIVA, C. F. E.. Emprego de um sistema autônomo de medição da resistividade (condutividade) do solo - Sonda Geofísica. In:. Em: XIX CCOBRAMSEG Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotecnica, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cláudia Francisca Escobar de Paiva ⇔ María Cleofé Valverde Brambila (1.0)
      1. FACETO, A. C. R. ; PAIVA, C. F. E. ; CARDOSO, A. O. ; VALVERDE, M. C.. RELAÇÃO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E A OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP. Em: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia: Incertezas e Desafios para a Sustentabilidade Planetária: O papel da Ciência Meteorológica, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06