UFABC-professores

Virgínia Cardia Cardoso

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). É docente da UFABC - Universidade Federal do ABC, atuando, principalmente, na área de Ensino da matemática. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática, o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR UFABC, e foi a Coordenadora Geral do programa das Licenciaturas da UFABC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática, história da matemática, filosofia da educação matemática e matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5208119612907937 (12/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Av. dos Estados, 5001, Bloco A, Torre 2, Sala 516 Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968315 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. PESQUISAS EM TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
      Descrição: Tendências em Educação Matemática - GPTEMa abriga a pesquisas relativas às seguintes linhas de pesquisa: Práticas de Ensino em Matemática; Formação de Professores que Ensinam Matemática e Ensino e Aprendizagem em Matemática. Objetiva-se ampliar as discussões já iniciadas sobre o ensino da Matemática em um projeto OBEDUC/CAPES que está em processo de conclusão, incorporando abordagens ainda não contempladas anteriormente como, por exemplo, a Educação a Distância e a Educação Inclusiva em Matemática. O grupo é formado de docentes, discentes da graduação e da pós-graduandos da UFABC, pesquisadores colaborados doutores e professores das redes públicas da Educação Básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador / Ruth Ferreira Santos Galduroz - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / CARLOS ROCHA SANTOS - Integrante / Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Amarildo Aparecido dos Santos - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante.
      Membro: Virgínia Cardia Cardoso.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Vivilí Maria Silva Gomes - Integrante / Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
    2. 2013-2017. PROJETO OBEDUC - Rede Colaborativas de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos
      Descrição: Projeto OBDUC inter institucional (UFSCar - Sorocaba (sede) / PUCSP (polo) / UFABC (polo)) que visa o fortalecimento de vínculos entre a Universidade e professores que ensinam matemática nos níveis Fundamental I e II. No caso da UFABC pretende-se que as ações de ensino, pesquisa e extensão incidam na formação de professores em início de carreira nas escolas públicas do Grande ABC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Virgínia Cardia Cardoso - Integrante / Ruth Ferreira Santos Galduroz - Integrante / RENATA PRENSTTETER GAMA - Coordenador / BARBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI - Integrante / Laurizete Passos - Integrante / Ana Lúcia Manrique - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Virgínia Cardia Cardoso.
    3. 2012-2016. Um estudo histórico sobre as práticas escolares de circulação e apropriação do conhecimento matemático
      Descrição: Investigação da História da Educação Matemática e traz como problemática central investigar quais metodologias e recursos didáticos estiveram presentes nas praticas dos professores que ensinaram matemática que foram abandonados e quais permaneceram nas escolas brasileiras ao longo da nossa história. Projeto executado em parceria com a UFRG e UNESP - Guaratinguetá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Virgínia Cardia Cardoso - Integrante / Andréia Dalcin - Coordenador / Rosa Monteiro Paulo - Integrante / Fernanda Wanderer - Integrante / Samuel Edmundo Lopez Bello - Integrante.
      Membro: Virgínia Cardia Cardoso.
    4. 2010-2013. MATEMÁTICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: novas teias do saber escolar
      Descrição: Trata-se de estudar as articulações que podem ser estabelecidas entre Matemática, Tecnologia e Ciência, do ponto de vista filosófico e histórico e quais seriam as implicações que tais relações poderiam ter em situações de ensino voltadas à formação de futuros professores de Matemática. Ou seja, que implicações, na formação de professores de Matemática, seriam reveladas no estudo sobre as relações entre Matemática, Tecnologia e Ciência empírica. Esse estudo levará em conta as peculiaridades da região do Grande ABC, suas necessidades sociais, educacionais e culturais atuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador.
      Membro: Virgínia Cardia Cardoso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (53)
      1. IX CIBEM. Adição de números naturais no livro Praticando Matemática. 2022. (Congresso).
      2. XIV ENEM.A hermenêutica de profundidade nas pesquisas em História da Educação Matemática. 2022. (Encontro).
      3. 6º Encontro Anual do HIFEM.Leituras críticas. 2021. (Encontro).
      4. 5 Encontro Nacional de pesquisa em História da Educação Matemática.História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas. 2020. (Encontro).
      5. 5º Encontro Anual do HIFEM.O Ensino de Volume por meio da História da Matemática. 2020. (Encontro).
      6. II Congresso da UFABC. 2020. (Congresso).
      7. III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática,.Ensinar Matemática: uma reunião de educadores de São Bernardo do Campo. 2020. (Simpósio).
      8. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UFABC: DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2020. (Seminário).
      9. XIV Encontro Paulista de Educação Matemática.História Da Educação Matemática: História Da Matemática Na Escola. 2020. (Encontro).
      10. 4º Encontro Nacional do HIFEM: História, Tecnologia e Educação Matemátiva.TENDÊNCIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS COM ENFOQUE NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2019. (Encontro).
      11. XV CIAEM. História da matemática e formação de professores: uma relação possível a partir de pesquisas acadêmicas. 2019. (Congresso).
      12. XXIII EBRAPEM.Moderador - GD 11 - Filosofia da Educação Matemática. 2019. (Encontro).
      13. 3º Encontro Nacional do HIFEM.História na formação de professores que ensinam Matemática: as pesquisas do PEHCM - UFABC. 2018. (Encontro).
      14. VIII CIBEM. A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE COMO METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Congresso).
      15. XIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A FORMAÇÃO DO PNAIC E O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. 2017. (Encontro).
      16. III ENCONTRO COMPARTILHADO EM REDE "EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E PRÁTICAS".ENCONTRO COMPARTILHADO EM REDE. 2016. (Encontro).
      17. II SIPRAEM.AVALIADOR DE TRABALHOS E MODERADOR DE GRUPO. 2016. (Simpósio).
      18. VI FÓRUM PAULISTA DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA.AVALIAÇÃO DE TRABALHOS E MODERADOR DE GRUPO. 2016. (Simpósio).
      19. XII ENEM.MESO REDONDA: ESPAÇOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XX E XXI: RETRATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS. 2016. (Encontro).
      20. II ENCONTRO NACIONAL PIBID- FILOSOFIA.MESA DE ABERTURA. 2015. (Encontro).
      21. III CIHEM: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. AVALIAÇÃO DE TRABALHOS. 2015. (Congresso).
      22. I SIPRAEM: SIMPÓSIO SOBRE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.TRABALHANDO MATEMÁTICA COM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH. 2015. (Simpósio).
      23. XIV INTER-AMERICAN CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION. EXPLORANDO OS MUSEUS DE CIENCIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).
      24. Compartilhando experiências - OBEDUC - CAPES - UFSCAR - UFABC - PUC/SP. 2014. (Encontro).
      25. EXCELLENCE IN HIGHER EDUCACTION. 2014. (Simpósio).
      26. I Encontro Compartilhado em Rede Experiências Educactivas em Matemática.Educação Matemática em Rede: UFABC. 2014. (Encontro).
      27. II Congresso nacional de Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos: estudo sobre as dificuldades de ensino de matemática em turmas de EJA do ensino médio público de Santo André, SP. 2014. (Congresso).
      28. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Proposta de Transposição didática no contexto de práticas de ensino no curso de licenciatura em matemática da UFABC: Torres de Hanoi. 2014. (Congresso).
      29. II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENAPHEM.COORDENAÇÃO DE SESSÃO DE TRABALHOS. 2014. (Encontro).
      30. I SIMPÓSIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO GRANDE ABC. 2014. (Simpósio).
      31. V Encontro Nacional das Licenciaturas - V ENALIC.Jogos como ferramenta para o ensino de Matemática nos anos iniciais. 2014. (Encontro).
      32. Compartilahando Experiências - OBEDUC.Universidade federal do ABC e o Projeto OBEDUC. 2013. (Encontro).
      33. Mostra do CAEM 2013.Descobrindo e Construindo Números irracionais. 2013. (Encontro).
      34. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. INTERDISCIPLINARIDADE, UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A PROPOSTA DA UFABC. 2013. (Congresso).
      35. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Um estudo histórico sobre as práticas escolares de circulação e apropriação do conhecimento matemático no Brasil. 2013. (Congresso).
      36. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Educação Matemática para o Consumo Consciente. 2013. (Congresso).
      37. VII Encontro do PIBID/UFABC. 2013. (Encontro).
      38. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. A Hermenêutica de Profundidade como possibilidade metodológica para as pesquisas em Educação Matemática. 2013. (Congresso).
      39. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. O Conceito de Inclusão de Deficientes Visuais num contexto do ensino de matemática de uma escola da região do ABC. 2013. (Congresso).
      40. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. A Matemática nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Brasileiro. 2013. (Congresso).
      41. VI ENCONTRO PIBID / UFABC. 2012. (Encontro).
      42. Escola de Altos Estudos - UNIBAN / CAPES - Iniciação à teoria Antropológica do didático. 2011. (Encontro).
      43. III SIEMAT. 2011. (Seminário).
      44. II Semana do CMCC.História como Fonte de Problematização. 2011. (Encontro).
      45. I Seminário de Redes Colaborativas da UFABC.Educação em Debate: Formação e Currículo. 2011. (Seminário).
      46. IV Forum Nacional da Licenciaturas em Matemática.A formação do professor de matemática num contexto interdisciplinar: o caso da Universidade Federal do ABC. 2011. (Simpósio).
      47. Mesa Redonda: o Ensino de Cálculo na Licenciatura em Matemática.Ensino de Cálculo diferencial e Integral na Licenciatura em Matemática. 2011. (Encontro).
      48. XIII CIAEM. A cigarra e aformiga: a hermenêutica de profundidade como proposta de método de pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Congresso).
      49. 1 EDAPE – Encontro de Desenvolvimento e Aprendizagem e Práticas de Ensino. 2010. (Encontro).
      50. II Reunião Geral do PIBID / UFABC.Uma nova Perspectiva dos conhecimentos matemáticos em um contexto de pesquisa colaborativa. 2010. (Encontro).
      51. II Reunião Geral do PIBID / UFABC.Resolução de Sistemas de Equações Lineares através do EXCEL. 2010. (Encontro).
      52. V CIEM. A racionalidade Técnica e o Ensino de Matemática na Educação Brasileira Atua. 2010. (Congresso).
      53. X ENEM. A formação de Professores: Relatos e Reflexões. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. CARDOSO, V. C.; DALCIN, A. ; ARANHA, C. P. ; BRITO, A. J.. VIII ENCONTRO NACIONAL DO HIFEM: ARTE, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2023. Congresso
      2. PESSOA JR., O.F ; FLACH, M.A. ; CARVALHO, H.M. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. CENTENÁRIO DE IMRE LAKATOS: MATEMÁTICA E CIÊNCIA. 2022. Congresso
      3. DALCIN, A. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA ; Rodrigues, Z. G. M.. VII ENCONTRO NACIONAL DO HIFEM. 2022. Congresso
      4. CARDOSO, W. ; DALCIN, A. ; CARDOSO, V. C. ; BRITO, A. J.. 6º ENCONTRO ANUAL DO HIFEM. 2021. Congresso
      5. CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. 4º ENCONTRO ANUAL DO HIFEM: HISTÓRIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. (Congresso).. . 0.
      6. Rodrigues, Z. G. M. ; CARDOSO, V. C.. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2017. Congresso
      7. CARDOSO, V. C. ; Xavier, Allan M. ; FISCARELLI, P. E. ; MAIA, R. ; GUIMARAES, Y. ; PISANI, M. M. ; BEZERRA, F. J. B. ; GOMES, V. M. S. ; MIRANDA, M. A. G. C.. 2ª SEMANA DAS LICENCIATURAS E V SIMPÓSIO DO PIBID DA UFABC. 2016. Congresso
      8. ANDRÉ, C. F. ; CARDOSO, V. C.. PALESTRA: O MOVIMENTO MAKER E A ROBÓTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Outro
      9. SANCHEZ, A.L. ; YAMAÇAKE, P. R. ; CARDOSO, V. C.. III CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. Outro
      10. CARDOSO, V. C.; SLIVAR, V. ; SANTOS, C.R. ; NASCIMENTO, E.C.S.. 1ª SEMANA DAS LICENCIATURAS DA UFABC. 2015. Congresso
      11. GAMA, R. P. ; CARDOSO, V. C. ; PASSOS, L.. I SIPRAEM: SIMPÓSIO SOBRE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. Congresso
      12. GAMA, R. P. ; CARDOSO, V. C. ; PASSOS, L.. II ENCONTRO COMPARTILHADO EM REDE: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM MATEMÁTICA. 2015. Congresso
      13. GAMA, R. P. ; SICARDI, B. C. M. ; PASSOS, L. ; CARDOSO, V. C.. I ENCONTRO COMPARTILHADO EM REDE: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM MATEMÁTICA. 2014. Congresso
      14. GALDUROZ, R. F. S. ; RIBEIRO, Alessandro Jacques ; DOTTA, S. ; CARDOSO, V. C. ; OLIVEIRA, Felipe A. P. V. S.. II Encontro de Desenvolvimento e Aprendizagem e práticas de Ensino. 2011. Congresso
      15. CARDOSO, V. C.. Semana de Matemática UNIABC. 2009. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (4.0)
        1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; LAURENTINO, K. B.. A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA UFABC. Revista Paranaense de Educação Matemática. v. 8, p. 239-265, issn: 2238-5800, 2019.
        2. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva (Org.). Retratos da experiência sobre o ensinar e o aprender matemática. 1 ed. São Carlos: Pedro & João, 2017. v. 1, p. 216.
        3. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.
        4. PIAIA, Carolina Sanches ; Gomes, Vivili Maria Silva ; Santos, Nicole Francisca Henriques ; CARDOSO, V. C.. Proposta de Transposição Didática no contexto de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em matemática da UFABC: a Torre de Hanói. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. único, p. 1-13, 2014.

      • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Regina Helena de Oliveira Lino Franchi (1.0)
        1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.

      • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Ruth Ferreira Galduróz (1.0)
        1. Santos-Galduróz, R.F.; Cardoso VC ; HUA, F. Y. ; GALDURÓZ, José Carlos Fernandes ; Piconez, S.C.B. ; Bertolucci, Paulo Henrique F.. Pode o Contexto Histórico influenciar na capacidade de solução de exercícios matemáticos?. Em: Ana Lucia Manrique, Renata Premstteter Gama, Sara Miranda de LAcerda, Wanusa Rodrigues da Silva. (Org.). pesquisa em rede colaborativa: processos de formação e ensino de matemática. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2017.v. 1, p. 145-164.

      • Virgínia Cardia Cardoso ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
        1. CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA; PAZUCH, V. (Org.). CADERNOS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFABC - Vol. 1 PLANOS DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO. 1 ed. Santo André: UFABC, 2019. v. 1, p. 114.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34