UFABC-professores

Ruth Ferreira Galduroz

Graduada em Psicologia, Licenciatura Plena em Psicologia. Doutora em Ciências, Pós-doutorado em Ciencias (Psicxob iologia). Atuação clínica: diagnostico e (re)abilitação de distúrbios cognitivos. Participou também Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Rio Claro, atuando como orientadora de doutorado até 2017. Atualmente é professora da Licenciatura em Matemática com ênfase em aspectos pedagógicos do ensino e aprendizagem (UFABC) e dos cursos: Bacharelado em Ciências e Humanidades e Bacharelado em Ciências e Tecnologia, e dos cursos de Licenciatura em Ciências e Humanidades e Ciências Naturais e Exatas. É Professora Associada do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Orientadora Permanente no Programa de Pós Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC. Atualmente dedica-se exclusivamente ao trabalho acadêmico, realizando e orientando pesquisas clínicas e educacionais relacionada a aspectos cognitivos em diferentes grupos: alterações cognitivas no envelhecimento e, aspectos sócios histórico culturais na formação/desenvolvimento de habilidades cognitivas, contribuições do exercício físico em aspectos neuropsiquiátricos, biomarcadores no envelhecimento e na Doença de Alzheimer, e o impacto de fitoterápicos sobre a cognição de idosos, impacto da Viscosidade do sangue em aspectos neuropsiquiátricos. De 2008 até o atual momento também começou a atuar em neurociência aplicada a educação, sobretudo a educação matemática e aspectos cognitivos e emocionais envolvidos na aprendizagem de matemática e também na aquisição da leitura e escrita. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9429988404934715 (08/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. R. Arcturus, S/N - Bloco Delta Anchieta 09210170 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206279 Ramal: 6279
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Educação Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2020-Atual. Contribuicoes da estimulacao motora e cognitiva em aspectos neuropsiquiatricos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Soraia Fernandes das Neves Glisoi - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    2. 2020-Atual. Iniciacao Musical e suas contribuicoes para aspectos neuropsiquiatricos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Marcel Arruda - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    3. 2020-Atual. contribuicoes do Yoga e meditacao em aspectos neuropsiquiatricos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    4. 2020-Atual. Contribuicoes do Tai Chi em aspectos neuropsiquiatricos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    5. 2018-Atual. Estimulacao Cognitiva e suas contribuicoes para aprendizagem matematica e alfabetizacao
      Descrição: Por meio de um programa de estimulação, pretende-se avaliar suas contribuições para o letramento e aquisição de conhecimentos matemáticos na educação básica, anos iniciais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Bianca Spina - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    6. 2017-2018. Ansiedade e estresse e o impacto na aprendizagem matematica
      Descrição: Estudos sobre Ansiedade matemática e Fatores de interferência na aprendizagem de matemática na educação basica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    7. 2016-2019. Influencias da idade no componente de estimativa de tempo da memoria prospectiva baseada no tempo
      Descrição: A capacidade de lembrar e executar intenções previamente planejadas são conhecidas como Memória Prospectiva (PM). A literatura mostra um bom conhecimento dos processos envolvidos na memória prospectiva baseada no evento, mas há muito menos estudos explorando os mecanismos da memória prospectiva baseada no tempo. No entanto, o processamento de tempo é considerado como uma componente central desta memória (Block & Zakay, 2006). Dado que o processamento tempo parece ser um componente central da memória prospectiva baseada O objetivo deste estudo é avaliar a a capacidade de estimar o tempo em tarefa de memória prospectiva, para tanto, será utilizada uma tarefa de reprodução temporal com estímulos do International Affective Picture System e uma tarefa de memória prospectiva baseada no tempo pra investigar se o desempenho nesta duas tarefas está relacionado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    8. 2015-2018. TEORIA DA RETROGENESE: ALTERACOES PSICOMOTORAS, COGNITIVAS E O RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS HIGIDOS E COM DIAGNOSTICO DE PROVAVEL DOENCA DE ALZHEIMER
      Descrição: O processo de envelhecimento pode ser acompanhado por alterações fisiológicas ou patológicas. Tanto no comprometimento cognitivo leve (CCL) quanto na Doença de Alzheimer (DA) observa-se declínio importante da funcionalidade, impactando diretamente na qualidade e sobrevida dos idosos. O desafio, entretanto, está em detectar é esperado para o envelhecimento normal e patológico. A Teoria da Retrogênese propõe que o declínio de certas capacidades na DA mostrava-se reverso aos estágios do desenvolvimento de Piaget (desenvolvimento neuropsicomotor). Para compreender a evolução da DA, faz-se necessário o estudo de como ocorrem estas perdas cognitivas e motoras a fim de determinar padrões e características comuns que tornem possível a detecção das primeiras perdas nos casos de provável diagnóstico de DA. Essa detecção precoce poderá auxiliar o planejamento de terapias que previnam, mantenham e auxiliem à manutenção da funcionalidade nestas populações. Objetivo: Avaliar as perdas psicomotoras e cognitivas de acordo com a teoria da retrogênese e avaliar o risco de quedas em idosos hígidos e com diagnóstico provável da DA. Materiais e método: Estudo transversal realizado em três partes com idosos residentes na Grande São Paulo no período de 2016 a 2017. No estudo 1, idosos hígidos responderam a uma anamnese com dados sociodemográficos, clínicos e número de quedas. Foram aplicados instrumentos de avaliação, sendo: 2 testes cognitivos (MoCA e CAMCOG-R); 2 testes de avaliação motora e risco de quedas (EEB, TUG); 1 teste de avaliação comportamental (GDS-30) e 1 teste de avaliação funcional (DAFS-BR). No estudo 2 foi repetido o mesmo procedimento com amostra de idosos com DA na fase leve e moderada. O estudo comparou os resultados obtidos nos grupos dos estudos 1 e 2 correlacionandos os resultados encontrados com a Teoria da Retrogênese.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Soraia Fernandes das Neves Glisoi - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    9. 2014-2018. Estudo sobre as relacoes da Meta-memoria e o desempenho em testes de Memoria: Memorias Falsas
      Descrição: Os processos de rememoração de fatos e eventos da vida não ocorrem de forma íntegra, e muitas vezes, pessoas não apenas esquecem de informações, mas também distorcem e criam memórias não vivenciadas, produzindo um fenômeno comumente conhecido como memórias falsas. Apesar disso, pessoas são naturalmente aptas a avaliar a sua própria memória e criar estratégias que influenciam diretamente em seu desempenho mnemônico, um atributo cognitivo conhecido como meta-memória. Já está bem documentado pela literatura que os julgamentos podem variar em memórias verdadeiras e falsas, mas pouco se sabe sobre como o autoconceito mnemônico influencia em intrusões. O presente estudo investigou a relação entre esses construtos. Para tal, optamos por um teste de memória baseado no paradigma Deese-Roediger-McDermott (DRM), modelo composto por listas de palavras semanticamente relacionadas que leva pessoas a recordar e reconhecer palavras ?iscas? que não foram apresentadas previamente; juntamente com uma avaliação subjetiva sobre o autoconceito da memória, o questionário de memória prospectiva e retrospectiva (PRMQ). A amostra foi composta por 81 voluntários entre 18 e 35 anos de ambos os sexos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Integrante / Patricia Hong - Coordenador.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    10. 2012-2017. Efeito da pratica combinada de exercicios fisicos sistematizados na cognicao e viscosidade do Sangue de Idosos com a Doenca de Alzheimer
      Descrição: A doença de Alzheimer é a mais frequente patologia neurodegenerativa, sendo o maior fator de risco a idade avançada. Considerando o envelhecimento da população, tem-se um grave impacto de grande magnitude, pois o quadro leva a uma progressiva perda das capacidades cognitivas, fundamentais para a independência, prejudicando a qualidade de vida do idoso e secundariamente aos familiares. O tratamento disponível é farmacológico na tentativa de minimizar as perdas cognitivas e estimulação das funções prejudicadas. Propostas que possibilitem uma melhora do quadro contribuem para a qualidade de vida do indivíduo e a famíiia, mas as repercussões abrange também a saúde pública. O efeito da atividade física na cognição tem sido estudada, confirmando a sua função neuroprotetora, com resultados positivos na melhora do desempenho das funções cognitivas. A maior oferta de oxigênio, decorrente do aumento do fluxo sanguíneo e a capacidade antioxidante e anti-inflamatória são alguns dos caminhos de investigação. O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos de um programa de atividade física com exercícios aeróbio e anaeróbio na funções cognitivas e na viscosidade do sangue de idosos com doença de Alzheimer. Serão avaliados idosos saudáveis e com demência quanto às características sócio demográficas, nível de atividade física, capacidade motora e cognitiva. Posteriormente o grupo com comprometimento cognitivo será distribuído aleatoriamente em dois grupos, sendo GC que participará de atividades sociais, e GE que será submetido ao treinamento combinado, a intervenção terá a duração de 12 semanas, ao final serão avaliados novamente. A análise estatística será realizada com a utilização do programa SPSS.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / José Carlos Fernandes Galduróz - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    11. 2012-Atual. ESTUDO E ESTABELECIMENTO DE METODOLOGIA PADRAO PARA OBTENCAO DA MEDIDA DE VISCOSIDADE DO SANGUE
      Descrição: O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo, sendo constituído de plasma e células especializadas em suspensão, com função essencial de transporte de substâncias. A viscosidade do sangue depende basicamente de quatro fatores: influência do hematócrito, influência da temperatura, diâmetro do vaso e axialização das hemácias. Os valores encontrados para a viscosidade sanguínea tendem a aparecer com diferenças significativas, de acordo com o sexo, avançar da idade e uso de substâncias. Pelo fato de o sangue ser um fluido não newtoniano, não podemos expressar sua viscosidade em termos absolutos sem que sejam levadas em conta as condições em que a mensuração é feita. A prática médica carece ainda de um método simples e clinicamente prático para a verificação desta medida, além de valores de referência. Estudos anteriores destacaram a importância esta medida, considerando o efeito da idade, o uso de substâncias, bem como sua relação com Fluxo Sanguíneo Regional Cerebral. O uso do viscosímetro rotacional com sistema cone/plate modelo DV-III Ultra permite utilizar o sangue total, apresentando a vantagem de controlar a temperatura na cuba de medição. Além deste controle, é necessário padronizar os procedimentos e condições do processo de medição, para que os valores encontrados em pacientes possam ser comparados de forma efetiva a valores de referência (a ser determinado a partir desta técnica). Portanto, este trabalho representa um primeiro passo para que a utilização dos valores de viscosidade sanguínea possam vir a ser melhor utilizados pela pesquisa e prática médica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Sara Gomes - Integrante / José Carlos Fernandes Galduróz - Integrante / Andrea Sanches - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    12. 2011-2017. Estudo das possiveis relacoes entre nivel de atividade fisica, cognicao e funcionalidade motora de idosos no Estagio leve da Doenca de Alzheimer
      Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por declínios cognitivos, motores e funcionais que tendem a se agravar com o avanço da doença e afetam diretamente as atividades diárias de idosos com DA, que muitas vezes deixam de realizar suas atividades, passando a depender cada vez mais de cuidadores familiares e/ou profissionais. Este estudo tem por objetivo verificar as possíveis relações entre nível de atividade física, cognição e funcionalidade motora de idosos no estágio leve da doença de Alzheimer e idosos cognitivamente preservados. Participarão do estudo 40 idosos com diagnóstico clínico de DA em estágio leve, e 40 idosos cognitivamente preservados. Para avaliar as funções cognitivas serão aplicados o Mini-Exame de Estado Mental, Escore de Avaliação Clínica de Demência, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Escala de Depressão Geriátrica, Blocos de Corsi e Pares Verbais Associados. Para avaliar o nível de atividade física será aplicado o Questionário de Baecke Modificado para Idosos e será utilizado o pedômetro por um total de 7 dias consecutivos. Para analisar o tempo de processamento de informação será utilizado um exame eletroencefalográfico para a obtenção da onda P300.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / José Luis Riani Costa - Integrante / Renata Valle Pedroso - Integrante / Jose fraga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    13. 2011-2016. Estudo da influencia de um programa sistematizado de dancas circulares em aspectos psiconeuroimunologicos de idosos cuidadores de individuos com a Doenca de Alzheimer
      Descrição: A responsabilidade de cuidar pode influenciar na incidência do estresse crônico, sendo este um dos principais desencadeadores de prejuízos à saúde de idosos cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA). A prática regular de atividade física tem sido recomendada como tratamento não-farmacológico, no entanto, são raros os estudos que a associem aos idosos cuidadores de idosos com DA. Assim, este estudo objetiva analisar a influencia de um programa sistematizado de danças circulares em aspectos psiconeuroimunológicos de idosos cuidadores de idosos com DA. Primeiramente, em estudo exploratório descritivo, participarão 45 idosos cuidadores e 45 não cuidadores. Na segunda etapa, para estudo experimental, serão formados dois grupos: Grupo treinamento cuidadores (GTC; n=15), que participarão do protocolo de intervenção, com quatro meses de danças circulares, com três sessões semanais de 60 minutos; e Grupo controle cuidadores (GCC; n=15), sem participação em intervenção. Para o protocolo de avaliação serão utilizados: Questionário Baecke Modificado para Idosos, Bateria de testes motores da AAHPERD, Timed Up and Go, Escala de Equilíbrio Funcional de Berg, Teste de levantar e sentar da cadeira em 30 segundos, Medida de Independência Funcional, Critério de Classificação Econômica Brasil, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Escala de sobrecarga do cuidador de Zarit, Inventário Neuropsiquiátrico, Escala de Depressão Geriátrica, Questionário de Suporte Social, Mini Exame do Estado Mental, Percepção de tempo e variáveis bioquímicas (colesterol total e frações, glicemia, cortisol, sulfato de dehidroepiandrosterona-DHEAS e hemograma completo). Será realizada análise descritiva e para a comparação entre grupos e intervenção, ANOVA two-way para medidas repetidas, seguido de post hoc quando necessário. As correlações de Spearman e/ou Pearson serão utilizadas para as relações entre variáveis, de acordo com a natureza dos dados, um p?0,05 será admitido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / GOBBI, S - Integrante / Danilla Icassatti Corazza - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Leia B Bagesteiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    14. 2011-2015. Efeito do treinamento aerobio nos niveis perifericos do fator neurotrofico derivado do cerebro, variaveis metabolicas e funcoes cognitivas em idosos com a Doenca de Alzheimer
      Descrição: A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por alterações neuropatológicas e metabólicas que contribuem para o declínio cognitivo. Pacientes com DA apresentam baixa expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) no tecido cerebral. Esta redução pode estar associada ao aumento do colesterol, dos triglicérides e da resistência à insulina, contribuindo para a progressão do declinio cognitivo. Estudos recentes apontam que o exercício físico, especificamente, o exercício aeróbio, demonstra ser efetivo para elevar as concentrações de BDNF em idosos saudaveis. No entanto, não foram encontrados estudos que analisassem o efeito do exercício físico nos níveis séricos de BDNF e suas relações com variáveis metabólicas e funções cognitivas de idosos com DA. Assim, o objetivo deste estudo será analisar e correlacionar os níveis séricos do BDNF, variáveis metabólicas, funções cognitivas após três meses de um programa de treinamento aeróbio em idosos com DA. Para tanto, em uma primeira etapa, de caráter transversal, participarão deste estudo 80 idosos, sendo 40 idosos preservados cognitivamente e 40 idosos com DA. Na segunda etapa, para estudo experimental, somente os idosos com DA serão convidados a participar de protocolo de intervenção, formando 2 grupos: 1) Grupo treinamento (GT-n=20); 2) Grupo controle (GC-n=20). Os idosos serão submetidos a um protocolo de avaliação, que constará dos seguintes instrumentos de avaliação: Escore de Avaliação Clínico de Demência, Mini-Exame do Estado Mental, Bateria de Avaliação Frontal, Teste do Desenho do Relógio, Teste Procurar Símbolos, Escala de Depressão Geriátrica, Teste de Caminhada de 6 Minutos, coleta sanguínea para obtenção do BDNF e variáveis metabólicas (colesterol total e frações, triglicérides e glicemia). O protocolo de treinamento aeróbio será realizado na esteira, três vezes por semana, em uma sessão de 40 minutos, durante o período de três meses. Para análise dos dados será verificada a distribuição dos dados por m. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Flávia Gomes de Melo Coelho - Integrante / GOBBI, S - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    15. 2011-2013. Alteracoes Neuropsiquiatricas e Motoras e percepcao de tempo em idosos com doenca de Alzheimer e idosos sem comprometimento cognitivo.
      Descrição: O envelhecimento natural é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, tais como, atenção, aprendizagem, comunicação, memória, entre outros. A doença de Alzheimer é a principal causa de declínio cognitivo em idosos, representando mais da metade dos casos. O curso da doença é avaliado pelo comprometimento progressivo, inicialmente, para fatos recentes e, posteriormente, atingindo outras funções cognitivas como: linguagem e funções executivas. Como tentativa de minimizar os prejuízos cognitivos a prática regular de atividade física tem sido recomendada como tratamento não farmacológico. Assim, este estudo objetiva analisar e quantificar as alterações neuropsicológicas e motoras de idosos sem comprometimento cognitivo e idosos com doença de Alzheimer no estagio leve da doença. A presente pesquisa será de delineamento transversal e descritiva, a amostra será constituída de 60 idosos, sendo 30 idosos preservados cognitivamente e 30 idosos com doença de Alzheimer no estagio leve. Para o protocolo de avaliação serão utilizados: Clinical Dementia Rating Scale (CDR), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Teste do desenho do relógio (TDR), Bateria de avaliação frontal (BAF), Escala Geriátrica de Depressão (GDS), Pares verbais associados (WMS-R), Blocos de corsi e Teste de Percepção de tempo. Para as avaliações motoras, serão utilizados: Direct assessment of Functional Status (DAFS-R), Teste em pista para avaliação da resistência aeróbia em adultos idosos, Resistência de membros superiores (AAHPERD), Escala de equilíbrio funcional de Berg (EEFB), Time Up-and-GO (TUG) e Grooved Pegboard para avaliação motora fina. Será realizada análise para a comparação dos grupos nos parâmetros estudados,utilizando o software Statistica 9.0 e seus testes: teste de U-Mann Whitney, teste de Wicoxon para medidas repetidas. As correlações de Spearman serão utilizadas para as relações entre variáveis, de acordo com a natureza dos dados, um p#. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / José Luis Riani Costa - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Carla Andreza Almeida Andreatto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    16. 2011-2012. Estudo das possiveis diferencas cognitivas e motoras de criancas de diferentes Classes Sociais.
      Descrição: Sabemos hoje que procedimentos de aprendizagem produzem mudanças estruturais e funcionais em células nervosas, bem como, sobre a importância que diversas estruturas cerebrais têm para o processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista bioquímico, é conhecido o papel dos neurotransmissores sobre o desempenho das funções cognitivas superiores, tais como a aprendizagem e memória. Considerando aspectos genéticos, igualmente muito estudados, são muito bem descritos os impactos de Síndromes e doenças genéticas sobre habilidades cognitivas. Além destes fatores, também se sabe hoje, sobre a interferência de fatores exógenos no desenvolvimento, sendo a intersecção destes dois fatores (endógenos e exógenos) tema de grande interesse para os geneticistas comportamentais. Os avanços em neurociências proporcionaram uma maior compreensão sobre processos cognitivos evolutivos e involutivos, hoje se sabe muito mais sobre o processo de sinaptogênese (a formação de conexões sinápticas entre os neurônios), sabe-se que um bebê possui muito mais neurônios e conexões neurais que um adulto, que os neurônios se conectam uns aos outros e que aquelas conexões que não forem estimuladas acabam por ?desaparecer?. Esta ideia reforça o argumento de Vygotsky sobre ter um papel crucial sobre o comportamento e o desenvolvimento de funções psicológicas. Segundo este autor, a formação das funções superiores é um processo decorrente de um processo de internalização mediada pela cultura. Assim sendo por que não pensar que na escola, sobretudo nas séries inicias há um confronto de formas de pensamentos decorrente das diferentes inserções sociais dos alunos. O Objetivo deste estudo é identificar características cognitivas e psicomotoras de crianças de diferentes classes sociais, não como uma forma de julgamento de superioridade ou inferioridade, mas sim como uma forma de descrever com maiores detalhes as diferenças de habilidades decorrentes da experiência sócio-cultural prévia da criança. Para ta. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Coordenador / Natalia Chequer Reis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.
    17. 2010-2016. Estudo das possiveis contribuicoes da estimulacao cognitivas em idosos higidos Ativos e sedentarios
      Descrição: No presente estudo, além da avaliação cognitiva, humor e motricidade (Nível de Atividade Física), avaliou-se nível de atividade física com o objetivo de comparar as variáveis e suas relações com exercício físico. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ruth Ferreira Galduróz - Integrante / Feng Yu Hua - Coordenador / Fabia Cecilia da Silva-Amann - Integrante.
      Membro: Ruth Ferreira Galduroz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. PRÊMIO UNESP DE TESES: DESAFIOS GLOBAIS, MELHOR VIDEO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.. 2018.
      Membro: Ruth Ferreira Galduróz.
    2. PRÊMIO CAPES DE TESES - EDIÇÃO 2018 - MENÇÃO HONROSA, FUNDAÇÃO VOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR.. 2018.
      Membro: Ruth Ferreira Galduróz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (5)
        • Ruth Ferreira Galduróz ⇔ Francisco José Fraga da Silva (4.0)
          1. Pedroso, Renata Valle ; CANCELA, JOSÉ MARIA ; AYÁN, CARLOS ; STEIN, ANGELICA MIKI ; FUZARO, GILSON ; Costa, José Luiz Riani ; FRAGA, FRANCISCO J. ; Santos-Galduróz, Ruth Ferreira. Effects of Physical Exercise on the P300 of Elderly With Alzheimer?s Disease. Journal of Physical Activity & Health. v. 1, p. 1-8, issn: 1543-3080, 2018.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Pedroso, Renata Valle ; AYÁN, CARLOS ; FRAGA, FRANCISCO J. ; DA SILVA, THAYS MARTINS VITAL ; CANCELA, JOSÉ MARIA ; SANTOS-GALDURÒZ, RUTH FERREIRA. Effects of Functional-Task Training on Older Adults With Alzheimer?s Disease. JOURNAL OF AGING AND PHYSICAL ACTIVITY. v. 1, p. 1-27, issn: 1063-8652, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. PEDROSO, RENATA V. ; FRAGA, FRANCISCO J. ; AYÁN, CARLOS ; CANCELA CARRAL, JOSÉ MARIA ; SCARPARI, LAÍS ; Santos-Galduróz, Ruth F.. Effects of physical activity on the P300 component in elderly people: a systematic review. Psychogeriatrics (Tokyo). v. 17, p. 479-487, issn: 1346-3500, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. Pedroso, Renata Valle ; FRAGA, FRANCISCO J. ; CORAZZA, DANILLA ICASSATTI ; ANDREATTO, CARLA ANDREZZA ALMEIDA ; Coelho, Flávia Gomes de Melo ; Costa, José Luiz Riani ; Santos-Galduróz, Ruth Ferreira. Latência e amplitude do P300 auditivo na doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso). v. 78, p. 126-132, issn: 1808-8694, 2012.
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        • Ruth Ferreira Galduróz ⇔ Elizabeth Teodorov (2.0)
          1. VITAL, THAYS MARTINS ; STEIN, ANGELICA MIKI ; DE MELO COELHO, FLÁVIA GOMES ; ARANTES, FRANCIEL JOSÉ ; Teodorov, Elizabeth ; SANTOS-GALDURÓZ, RUTH FERREIRA. Physical exercise and vascular endothelial growth factor (VEGF) in elderly: A systematic review. ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS. v. 59, p. 234-239, issn: 0167-4943, 2014.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. CORAZZA, DANILLA ICASSATTI ; SEBASTIÃO, ÉMERSON ; PEDROSO, RENATA VALLE ; ANDREATTO, CARLA ANDREZA ALMEIDA ; COELHO, FLAVIA GOMES ; GOBBI, SEBASTIÃO ; Teodorov, Elizabeth ; SANTOS-GALDURÓZ, RUTH FERREIRA. Influence of chronic exercise on serum cortisol levels in older adults. European Review of Aging and Physical Activity. v. --, p. 1-4, issn: 1813-7253, 2013.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Ruth Ferreira Galduróz ⇔ Marcelo Bussotti Reyes (1.0)
          1. Andreatto, Carla Andreza Almeida ; CORAZZA, DANILLA ICASSATTI ; Coelho, Flávia Gomes de Melo ; REYES, MARCELO BUSSOTTI ; Pedroso, Renata Valle ; Santos-Galduróz, Ruth Ferreira ; Gobbi, Sebastião. Uso do procedimento de bissecção temporal na avaliação de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso). v. 61, p. 39-44, issn: 0047-2085, 2012.
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        • Ruth Ferreira Galduróz ⇔ Peter Maurice Erna Claessens (1.0)
          1. HONG, PATRICIA ; PARENTE, MARIA ALICE DE MATTOS PIMENTA ; CLAESSENS, PETER MAURICE ERNA ; GALDURÓZ, RUTH FERREIRA. Construção e Avaliação para 15 Listas de Palavras Baseadas no Paradigma Deese-Roediger-McDermott. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). v. 36, p. Epub 17-Feb-202, issn: 1806-3446, 2020.
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        • Ruth Ferreira Galduróz ⇔ Virgínia Cardia Cardoso (1.0)
          1. Santos-Galduróz, R.F.; Cardoso VC ; HUA, F. Y. ; GALDURÓZ, José Carlos Fernandes ; Piconez, S.C.B. ; Bertolucci, Paulo Henrique F.. Pode o Contexto Histórico influenciar na capacidade de solução de exercícios matemáticos?. Em: Ana Lucia Manrique, Renata Premstteter Gama, Sara Miranda de LAcerda, Wanusa Rodrigues da Silva. (Org.). pesquisa em rede colaborativa: processos de formação e ensino de matemática. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2017.v. 1, p. 145-164.
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      Data de processamento: 23/12/2023 13:24:09