UFABC-professores

Regina Helena de Oliveira Lino Franchi

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), Mestrado (1993) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática e das Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação Matemática em nível fundamental, médio e superior. Tem como áreas de interesse: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Educação Matemática no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3417222098702995 (17/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968312 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-2021. A formação inicial de professores de Matemática: A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa nacional que tem como objetivo geral buscar os projetos e planos curriculares de Licenciatura em Matemática que se desenvolvem no Brasil no ano 2019, visando observar a implementação das orientações da Resolução CNE/2015, descrever os itinerários formativos que apresentam e analisar o modelo formativo que os conforma, no sentido de perceber avanços e dificuldades diante das demandas da educação básica. O projeto é coordenado pelo profª Samira Zaidan da UFMG e executado por uma equipe de 40 pesquisadores na sua maioria membros do GT7-SBEM, Grupo de Trabalho 7 - Formação de Professores, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O projeto iniciou em 2018 e tem conclusão prevista para 2021.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante / Samira Zaidan - Coordenador / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
    2. 2017-Atual. Pesquisa em Tendências em Educação Matemática
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Vivilí Maria Silva Gomes - Integrante / Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
    3. 2017-Atual. Tecnologias Digitais e Educação Matemática
      Descrição: O projeto tem por objetivo geral investigar diferentes dimensões do uso de tecnologias digitais na Educação Matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Coordenador.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
    4. 2016-Atual. Modelagem Matemática na Educação Matemática
      Descrição: Tem como objetivo investigar as potencialidades da Modelagem para a Educação Matemática em diferentes níveis de ensino:da educaçao infantil à Educação Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Coordenador.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (17)
      1. XII CNMEM ? Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Qualidades do diálogo identificadas em uma prática de modelagem matemática. 2023. (Congresso).
      2. IV Simpósio PEHCM da UFABC.Educação Matemática: os desafios da Educação Financeira de jovens e adultos. 2022. (Simpósio).
      3. XIV ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Investigando sobre o uso de máscaras na pandemia: o que foi possível aprender e ensinar?. 2022. (Congresso).
      4. ?UBIRATAN D'AMBROSIO: pessoa, contribuições e memórias?. 2021. (Encontro).
      5. II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.Avaliador das apresentações orais. 2020. (Simpósio).
      6. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.Avaliador das apresentações orais. 2020. (Outra).
      7. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.EXPLORANDO VOLUMES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2020. (Encontro).
      8. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.Modelagem Matemática. 2020. (Encontro).
      9. Seminário Comemorativo dos 10 anos do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade federal de Ouro Preto.Mesa Redonda de Abertura. 2018. (Seminário).
      10. III Semana Acadêmica do curso de Matemática- Licenciatura.Modelagem Matemática e a formação de professores. 2017. (Encontro).
      11. VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Parecerista Ad Hoc. 2017. (Encontro).
      12. X Conferência Nacional de Modelagem na Educação Matemática. Parecerista Ad Hoc. 2017. (Congresso).
      13. 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. Projetos de Modelagem no Ensino Médio: usando a Matemática para compreender a realidade e para ser crítico. 2016. (Congresso).
      14. 12th International Conference on Thecnology in Mathematics TeTeachings. Abordagem da convergência de sequências infinitas em ambientes informatizados visando à corporiticação do conceito. 2015. (Congresso).
      15. 12th International Conference on Thecnology in Mathematics TeTeachings. Produção de conhecimento acerca do Teorema de Pitágoras em ambiente informatizado. 2015. (Congresso).
      16. II Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores para o Ensino Médio. 2014. (Seminário).
      17. I Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada das Licenciaturas. 2014. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. ZANA, Y. ; MEDEIROS, D. M. R. ; FALEIROS, A. C. ; FRANCHI, R. H. O. L. ; ALMEIDA, A. P. ; BRAGA, L. C.. III Semana do CMCC - UFABC. 2016. Congresso
      2. FRANCHI, R. H. O. L.. Conferência GPIMEM 15 anos (Grupo de Pesquisa em Informática, Modelagem e Educação Matemática). 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Regina Helena de Oliveira Lino Franchi ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (3.0)
        1. Gomes, Vivilí M.S.; FRANCHI, R. H. O. L. ; CARDOSO, V. C. ; PINTO, B. H. B.. O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?. Ensino e Tecnologia em Revista. v. 8, p. 277-294-294, issn: 2594-3901, 2024.
        2. FRANCHI, REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA. Projetos Temáticos e Modelagem Matemática na Extensão Universitária. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 96911632, issn: 2525-3409, 2020.
        3. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.

      • Regina Helena de Oliveira Lino Franchi ⇔ Virgínia Cardia Cardoso (1.0)
        1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34