UFABC-professores-CCNH

Solange Wagner Locatelli

Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Curtin (Australia), em Educação Química. Atuou por mais de 20 anos como professora na Educação Básica. Foi coordenadora (e vice) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM). Orienta mestrado/doutorado como docente permanente na UFABC - no PEHCM (ensino) e CTQ Ciência e Tecnologia - Química (ensino de química), colaborando também na UNIFESP (ensino). Líder do Grupo de Pesquisa PECME (CNPq). Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century e Amazônia. Pesquisa a metacognição; aproximações da educação com a neurociência; Ensino por Investigação; desenhos; os níveis de representação e a Educação de Surdos. Membro da IUPAC e Representante Regional Sudeste da SBEnQ. Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8962640200169519 (07/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2016-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968387
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2023-Atual. Desenhos na aprendizagem de conceitos científicos no início da vida escolar
      Descrição: O foco deste projeto de pesquisa intenciona compreender como a utilização de desenhos pode favorecer a construção/reconstrução/revisão de conceitos científicos com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, com foco nas aulas de ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    2. 2023-Atual. A utilização de desenhos na (re)construção de conceitos químicos no contexto da sala de aula
      Descrição: O foco deste projeto de pesquisa é a sala de aula, intencionando-se compreender como a utilização de desenhos pode favorecer a construção/reconstrução/revisão de conceitos químicos com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / BRUNO GUMIERI FERNANDES - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / juliana renovato vizza - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Mauro Mocerino - Integrante / David Franklin Treagust - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    3. 2022-Atual. Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.Projeto 409601/2021-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Angela James - Integrante / Lívia de Sousa Silva - Integrante / Higor Vinícius Camargo Corrêa - Integrante / Brenno Fernandes Dorte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Angela James - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
    4. 2021-Atual. Aspectos da metacognição e da neurociência em ciências e na matemática
      Descrição: A importância da metacognição e da neurociência têm se revelado a cada dia para o processo de ensino-aprendizagem em ciências e na matemática, conforme pontuado por alguns estudos. A busca pela compreensão do papel da metacognição e da neurociência no ensino-aprendizagem em ciências e matemática, bem como no desenvolvimento profissional dos docentes, é desejável por toda comunidade científica. Esse projeto de pesquisa tem a intenção de se utilizar de uma metodologia qualitativa para possibilitar uma maior compreensão do processo como um todo, envolvendo discentes da graduação, da pós-graduação e pesquisadores colaboradores da UFABC e de outras IES. Os instrumentos de coleta utilizados serão registros em audiovisual, registros feitos pelos alunos, questionários, entrevistas, utilização do eye-tracking, etc. Como resultados, espera-se uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / BRUNO GUMIERI FERNANDES - Integrante / JADIS HENRIQUE PICIRILLI DA SILVA - Integrante / Larissa Souza de Oliveira - Integrante / Rubens Pessoa Gomes - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / Vanessa Martins de Oliveira - Integrante / Adriana Bigido Rocha - Integrante / juliana renovato vizza - Integrante / Maria Angélica Novaes Pereira - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Gustavo Henrique Santana - Integrante / Lílian Moreira dos Santos - Integrante / Ricardo Luís de Souza - Integrante.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    5. 2020-Atual. Aspectos reflexivos na formação de professores
      Descrição: A formação de professores pode ser construída a partir da reflexão sobre algumas estratégias utilizadas por eles, bem como todas as ações inerentes à sua prática pedagógica. A metodologia utilizada apoia-se na pesquisa qualitativa, buscando investigar sobre o uso de estratégias e aspectos gerais relacionados à sua prática pedagógica, considerando-se aulas de ciências e de matemática. Busca-se compreender como se dá o desenvolvimento profissional destes docentes, na busca por profissionais mais autônomos e reflexivos acerca de suas práticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Adriana Bigido Rocha - Integrante / Ricardo Luís de Souza - Integrante.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    6. 2019-Atual. A compreensão de estratégias metacognitivas no ensino de Química: limites e possibilidades para a sala de aula
      Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como que estratégias metacognitivas, no viés investigativo com a utilização de desenhos/imagens favorece a construção e reconstrução do aprendizado em Química, considerando o Ensino Médio e o Ensino Superior. Projeto FAPESP 2018/26142-0 (2019 a 2022). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / BRUNO GUMIERI FERNANDES - Integrante / JADIS HENRIQUE PICIRILLI DA SILVA - Integrante / Larissa Souza de Oliveira - Integrante / Rubens Pessoa Gomes - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    7. 2018-Atual. Educação para surdos no Ensino de Química
      Descrição: O referido projeto tem por finalidade analisar o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos em relação à disciplina de Química. Ainda que a Inclusão seja assunto recorrente nos mais diversos grupos sociais, quando analisamos a atual proposta de inclusão escolar oferecida aos alunos surdos, identificamos uma série de falhas que dificultam a aprendizagem do grupo, em relação à aprendizagem de conceitos abstratos e subjetivos que englobam essa importante área da Ciências, além disso, identificar em que momento as dificuldades com os conteúdos da Química surgem na trajetória escolar desses alunos e como os professores especialistas podem minimizar essas dificuldades evitando a evasão escolar dos surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Ronaldo Santos Santana - Integrante / Rubens Pessoa Gomes - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / juliana renovato vizza - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    8. 2016-2020. Avaliação no ensino de química
      Descrição: É muito importante refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, focalizando nos aspectos sobre o que é, por que e como avaliar em química, o que se constitui em um grande e necessário desafio. Neste projeto, pretende-se contribuir investigando e refletindo sobre o papel da avaliação em química e as concepções dos professores da área para possibilitar a reflexão de algumas visões solidificadas acerca da avaliação, qualificando a prática docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Fabiola Ferreira Barbosa - Integrante / Bruna da Silva Ganassin - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Solange Wagner Locatelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção honrosa como um dos melhores trabalhos apresentados no III Jalequim, UNILA - Foz do Iguaçu.. 2018.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    2. Aprovada em 1.º lugar no Concurso Público para Professor Adjunto A - Nível I, da carreira do Magistério Superior; Área: Ensino / Subárea: Ensino de Química, Universidade Federal do ABC.. 2016.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (51)
    1. Formação pedagógica - Colégio Ateneu.Metacognição, neurociência e a sala de aula. 2024. (Encontro).
    2. VI QUIEDUCA ? COLÓQUIO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA.METACOGNIÇÃO E POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER. 2024. (Outra).
    3. XXII Encontro Nacional do Ensino de Química.Metacognição no ensino de química. 2024. (Encontro).
    4. 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BALTICSTE2023).Drawings to learn chemistry: Limits and possibilities. 2023. (Simpósio).
    5. Australian Conference on Science and Mathematics Education. PATTERNS DEMONSTRATED BY COLLEGE STUDENTS IN DRAWINGS REGARDING SODIUM CHLORIDE AND IMPLICATIONS FOR THE CLASSROOM. 2023. (Congresso).
    6. Natural Science Education in a comprehensive school - 2023. Reflections and actions on Inquiry-Based Learning in teacher education - Brazil and South Africa connections. 2023. (Congresso).
    7. X Congreso Internacional sobre Formación de Professores de Ciencias. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. 2023. (Congresso).
    8. International conference on chemistry education (ICCE - África do Sul). THE USE OF A METAVISUAL STRATEGY AND SELF-QUESTIONING TO LEARN CHEMISTRY CONCEPTS. 2022. (Congresso).
    9. IOSTE. Analysis of drawings made by deaf students in the representation of water evaporation using the PhET simulator. 2022. (Congresso).
    10. Movimentos Docentes. A metacognição em sala de aula para aprender e ensinar melhor. 2022. (Congresso).
    11. NATURAL SCIENCE EDUCATION IN A COMPREHENSIVE SCHOOL-2022.The didactic approach of inquiry-based learning with the use of drawings ? considerations and notes for future research. 2022. (Encontro).
    12. 18.o Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI.A metacognição e o Ensino de Química. 2021. (Simpósio).
    13. 27th National Scientific Practical Conference. USING ALTERNATIVE STRATEGY FOR IMPLEMENTING SIMPLE INVESTIGATIVE ACTIVITIES TO LEARN CHEMISTRY IN THE CLASSROOM. 2021. (Congresso).
    14. 4 rd INTERNATIONAL BALTIC SYMPOSIUM ON SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION.Drawing to learn science - some reflections. 2021. (Simpósio).
    15. I Encontro Nacional de Estudos em Metacognição.Estratégias metacognitivas auxiliando na aprendizagem com relação aos níveis de representação em química. 2021. (Encontro).
    16. III Semana da Química da UNIVASF.O papel do professor de química em tempos de fake news. 2021. (Outra).
    17. IX Congreso internacional sobre formación de profesores de ciencias. Repensando a formação inicial de professores de química: atividades metavisuais e a reconstrução conceitual. 2021. (Congresso).
    18. VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e ao II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino. Uma abordagem histórica do mito de Galileu em meios digitais educacionais: possibilidades e aproximações. 2021. (Congresso).
    19. VI Semana de Pedagogia - Fatece.O professor do futuro e as competências metacognitivas na sua prática docente - reflexões.. 2021. (Outra).
    20. Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação - Angola.Metacognição e aprimoramento da escrita acadêmica. 2020. (Outra).
    21. Planejamento de cursos virtuais: como organizar sua disciplina- UFABC.Avaliação on-line: algumas reflexões/ideias. 2020. (Outra).
    22. Seminários da pesquisa II.Contribuições da metacognição no processo de ensino-aprendizagem. 2020. (Seminário).
    23. Seminários em educação química I e II do Programa de Pós-graduação em Química - UFAlfenas.Algumas considerações sobre a metacognição no ensino. 2020. (Simpósio).
    24. Videocast - SESI-SP.Atividades investigativas por meio da tecnologia digital: limites e possibilidades. 2020. (Outra).
    25. 3 rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education BalticSTE2019 - Lituânia.Metacognitive strategies in science and technology education: Limits and possibilities. 2019. (Simpósio).
    26. CARTOGRAFIA DE SABERES: ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS & VII SIMPÓSIO PIBID UFABC.Água: reflexões e questionamentos, uma abordagem interdisciplinar no ensino de química. 2019. (Encontro).
    27. III Workshop - UNIFESP.Mitos e aprendizagem: contribuições da metacognição no ensino. 2019. (Encontro).
    28. I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação - UFMA.Reconstruindo ideias prévias em equilíbrio químico por meio da tecnologia. 2019. (Simpósio).
    29. LASERA - Conferencia de lá Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación en Ciencias - México. LA COMPRENSIÓN DEL PAPEL DE LA METACOGNICIÓN PARA LA EDUCACIÓN EN LA CIENCIA. 2019. (Congresso).
    30. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a Universidade Federal do ABC.Tópicos de metacognição - para aprender e ensinar melhor. 2019. (Oficina).
    31. XII SIM ESALQ USP.Metacognição na Educação. 2019. (Simpósio).
    32. III Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - JALEQUIM,.O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos - limites e possibilidades. 2018. (Encontro).
    33. III Seminario de la Asociación Latino Americana de Investigación em Educación em Ciencias (Lasera) - Equador.Estratégia metavisual para aprendizagem de equilíbrio químico na percepção dos graduandos. 2018. (Seminário).
    34. II Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática Docência e Currículo na atualidade: desafios e perspectivas.O uso de portfólios como estratégia metacognitiva no Ensino de Química. 2018. (Simpósio).
    35. International LUMAT: Research and Practice in Math, Science and Technology Education - Finlândia.The use of Information and Communication Technology (ICT) as a metacognitive strategy for reconstructing basic chemistry concepts. 2018. (Simpósio).
    36. Semana da Química da UNEB.ensinando química de maneira visual - uma possibilidade de inclusão para alunos surdos. 2018. (Outra).
    37. SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA COM AS CIÊNCIAS NATURAIS E SEMANA ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFG.Aprendizado e metacognição. 2018. (Outra).
    38. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A análise da dimensão cognitiva e incidentes metacognitivos de docentes em uma aula investigativa. 2018. (Encontro).
    39. XVI International Scientific Conference? Siedlce University of Natural Sciences and Humanities - Polônia. Prior knowledge expressed by undergraduated students regarding to macro, submicro and symbolic levels. 2018. (Congresso).
    40. XXXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Química.A metacognição no ensino e aprendizagem de Química. 2018. (Encontro).
    41. ?PEHCM INTERNATIONAL SEMINAR: YOUNG PEOPLE AND SCIENCE?,. 2017. (Seminário).
    42. 2ND INTERNATIONAL BALTIC SYMPOSIUM ON SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION (BALTICSTE2017).The influence of chemical language in the reworking of basic concepts in electrochemistry. 2017. (Simpósio).
    43. 3.a semana das licenciaturas, VI Simpósio do PIBID e I Jornada Freireana.AVALIANDO O SUBPROJETO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS. 2017. (Outra).
    44. Congresso Nacional de Ensino de Ciências e de Formação de Professores - CECIFOP. Metacognição no ensino de ciências - para aprender e ensinar melhor. 2017. (Congresso).
    45. III Conexão de Extensão Universitária da UFABC. Aulas investigativas em Química para o Ensino Fundamental i. 2017. (Congresso).
    46. IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise da associação da metacognição com aulas investigativas em periódicos na área de ensino de ciências. 2017. (Encontro).
    47. VII Encontro de Iniciação Científica - UFABC.Avaliador de trabalho. 2017. (Encontro).
    48. X Congreso Internacional sobre Investigacion en Didactica de las Ciencias. Dificuldades na transição entre os níveis simbólico e submicro - repensar o macro pode auxiliar a compreender reações químicas?. 2017. (Congresso).
    49. 14.o Simpósio Brasileiro de educação Química (Simpequi).Tarefas contextualizadas mobilizam conceitos espontaneamente?. 2016. (Simpósio).
    50. 2.a Semana das Licenciaturas e do V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. (Encontro).
    51. 36.o Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ).A metacognição apoiando melhores aprendizados em química ? estratégias e referências para pesquisa. 2016. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. LOCATELLI, S. W.; LAMANAUSKAS, V.. 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education, Lithuania. 2023. Congresso
    2. LOCATELLI, S. W.; LAMANAUSKAS, V.. 4th International Baltic Symposium on Science and Technology Education, Lithuania. 2021. Congresso
    3. LOCATELLI, S. W.; ROSA, C. T. W. ; NEIDE, I. G. ; CORREA, N. ; PEIXOTO, M. A. P. ; BRABO, J. N. C.. I Encontro Nacional de Estudos em Metacognição. 2021. Congresso
    4. LOCATELLI, S. W.; MIRANDA, M. A. G. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; PAZ, G. S. B. ; ROCHA, A. B. ; LIMA, G. S. ; SILVA, F. A. ; SILVA, A. L.. III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Solange Wagner Locatelli ⇔ Maisa Helena Altarugio (6.0)
      1. GARCIA, M. S. ; SIQUEIRA, B. O. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; LOCATELLI, Solange Wagner. O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos ? limites e possibilidades. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 6, p. 273-281, issn: 2447-6099, 2020.
      2. LOCATELLI, S. W. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Estratégia metavisual para aprendizagem de equilíbrio químico na percepção dos graduandos. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 6, p. 1-9, issn: 2007-9842, 2019.
      3. ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, S. W.. Os saberes docentes e a formação do bom professor de Ciências. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO. v. 25, p. 364-382, issn: 2238-0302, 2018.
      4. LOCATELLI, S. W. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Estratégia metacognitiva para repensar e reconhecer conceitos em ligação iônica. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS). v. 12, p. 138-152, issn: 1982-2413, 2017.
      5. ALTARUGIO, Maisa Helena; LOCATELLI, S. W.. Concepções e percepções de licenciandos sobre atividades lúdicas em sala de aula. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. v. 1, p. 1-15, issn: 2527-2624, 2017.
      6. LOCATELLI, Solange Wagner ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Contribuições das atividades lúdicas para a reflexão sobre a prática de futuros professores. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: relatos de experiência das ações do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas. : Leitura crítica. 2017.v. único, p. 25-35.

    • Solange Wagner Locatelli ⇔ Alvaro Takeo Omori (1.0)
      1. NOVAKI, LUZIA PERES ; MARCHI, JULIANA ; OMORI, ALVARO TAKEO ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. Percepções dos alunos sobre a mudança do curso presencial para o remoto durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso do ensino de Química Geral. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 10, p. e15101724184-19p., issn: 2525-3409, 2021.

    • Solange Wagner Locatelli ⇔ José Guilherme de Oliveira Brockington (1.0)
      1. LOCATELLI, S. W.; BROCKINGTON, G.. Reconstruindo ideias prévias em equilíbrio químico por meio da tecnologia.. Revista Querubim (Online). v. 16, p. 86-93, issn: 1809-3264, 2020.

    • Solange Wagner Locatelli ⇔ Juliana Marchi (1.0)
      1. NOVAKI, LUZIA PERES ; MARCHI, JULIANA ; OMORI, ALVARO TAKEO ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. Percepções dos alunos sobre a mudança do curso presencial para o remoto durante a pandemia de COVID-19: um estudo de caso do ensino de Química Geral. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 10, p. e15101724184-19p., issn: 2525-3409, 2021.

    • Solange Wagner Locatelli ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
      1. CIRILLO, T. C. ; ROMANO, M. A. ; BUENO FILHO, M. A. ; LOCATELLI, S. W.. Tarefas contextualizadas mobilizam relações conceituais espontaneamente? O caso de sujeitos experientes. Em: 14.o Simpósio Brasileiro de educação Química (Simpequi), 2016.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12