UFABC-professores-CCNH

Graciela de Souza Oliver

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós-doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2010). É docente da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2010, atuando junto ao Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia, Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Tem experiência em História das Ciências e da Tecnologia, Ciência & Público e Ciência, Tecnologia e Sociedade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8294147356194199 (28/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Santa Adélia, 166. Bairro Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968354 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/ensino/docentes/graciela-de-souza-oliver
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-2023. Espaços das ciências em uma cidade portuária. Estudo biográfico de Júlio Conceição, 1870-1946
      Descrição: O presente projeto abordará um sujeito histórico atuante no desenvolvimento econômico e republicano da cidade de Santos, desde fins do século XIX até o período considerado como Belle Epoque. Por meio do estudo biográfico de Júlio Conceição (1864 1938), buscarei integrar, exemplificar e questionar o que a história das ciências compreende por processo de institucionalização científica, evidenciando as relações entre as ciências e seus públicos. Júlio Conceição foi comissário de café, estando à frente de diversos cargos no município e na criação de diversas instituições e espaços de educação, saneamento e saúde na cidade (Pereira, 1990). Segundo a mesma autora, podemos compreendê-lo como verdadeiro missionário do progresso (Pereira, 2016). Embora sua atuação seja bem compreendida na história da educação, não há um aprofundamento entre esta e o processo de institucionalização científica paulista. Deste modo, destacarei por meio de sua vida, atuação e publicações, os atores, os espaços de circulação, as práticas científicas e atitudes perante estas, em diversos processos de modernização ocorridos na cidade. Assim a pesquisa apresenta caráter historiográfico e documental e mapeará os atores e fluxos dos conhecimentos na localidade, fazendo uso de diversos acervos históricos. Por fim, espera-se como resultado desta pesquisa a publicação de material didático para cursos de extensão, ensino superior e formação de professores, bem como contribuir para a historiografia da história das ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graciela de Souza Oliver - Coordenador.
      Membro: Graciela de Souza Oliver.
    2. 2011-2011. Amadores e ciência nos catálogos de plantas e sementes, 1870 -1940
      Descrição: O projeto destaca os elementos visuais e textuais vinculados ao mercado e à propaganda, em face das relações entre amadores e profissionais das ciências, nos catálogos de plantas e sementes americanos entre 1870 e 1940. Três são os objetivos dessa pesquisa a ser realizada nas Coleções Especiais da biblioteca da Universidade Estadual de Oregon, Oregon, EUA. 1) Identificar os interesses e públicos-alvo desses catálogos, observando os valores atribuídos à natureza e à publicidade da mesma. Especial atenção será dada ao papel das mulheres, suas tarefas e formação, e suas imagens perante a Horticultura; 2) Identificar os procedimentos para a criação de novas variedades, bem como sua iconografia, em face do desenvolvimento das ciências agrícolas e da botânica. Procurando compreender como e porque essas ciências serviram à sociedade; 3) organizar uma visão geral sobre o comércio de plantas e sementes, sob diversos aspectos econômicos, sociais e técnicos, nos EUA. Admite-se que este é um bom ponto de partida para compreender porque as elites agrárias brasileiras, no início do século XX, desenvolveram "experimentações" com variedades agrícolas, para grandes e pequenas culturas, apesar dos esforços das instituições científicas locais. Espera-se com essa pesquisa compreender o desenvolvimento das comunidades científicas brasileiras no período em virtude das relações comerciais e dos processos de urbanização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graciela de Souza Oliver - Coordenador. Financiador(es): Oregon State University - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Graciela de Souza Oliver.
    3. 2010-2012. Tecnologia e Meio Ambiente como Mecanismos Propulsores de Negócios e Competitividade: Um Estudo em Empresas da Região do Grande ABC
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a morfologia, os aspectos críticos, os resultados e as implicações do uso de tecnologias voltadas às questões ambientais em empresas da região do Grande ABC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graciela de Souza Oliver - Integrante / Anapatrícia Morales Vilha - Coordenador / Luciana Pereira - Integrante / Marcos Paulo Fuck - Integrante / Maria Gabriela Silva M. da C. Marinho - Integrante / Darlene Ramos Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciela de Souza Oliver.
    4. 2010-2012. Entre a Agricultura e a História Natural: o surgimento da biologia no Brasil, 1870 -1920
      Descrição: Nessa pesquisa busco compreender, num primeiro momento, como as instituições de ciências agrícolas de São Paulo propiciaram a recepção, apropriação e desenvolvimento da biologia entre fins do século XIX e início do XX. Como se entrelaçaram fatores sociais e de difusão das ciências, para o desenvolvimento de conhecimentos biológicos em insitutições de ciëncias agrícolas? Esta é a principal pergunta que conduz a leitura de documentação relativa à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (relatórios e boletins), Revista Agrícola (1895 - 1907), Boletim do Instituto Agronömico de Campinas e da Escola De Agricultura "Luiz de Queiroz" (1901 - ESALQ - USP). Num momento futuro espera-se incorporar outras localidades, que também apresentaram o mesmo desenvolvimento cientíifico e institucional na área de ciëncias agrícolas no mesmo período, a saber: Bahia, Rio Grande do Sul, Lavras e Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graciela de Souza Oliver - Coordenador.
      Membro: Graciela de Souza Oliver.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2019. (Simpósio).
      2. Ator rede e além... no Brasil 2013.CTS nas Formações Interdisciplinares. 2013. (Outra).
      3. IV Semana da Biologia da UFABC.Mesa redonda "Biologia Pura X Biologia Aplicada". 2012. (Outra).
      4. IV Simpósio de Iniciação Científica.Memórias, Mulheres e leitura no ABC paulista. 2011. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • Graciela de Souza Oliver ⇔ Letície Mendonça Ferreira (1.0)
          1. OLIVER, G. S.; MENDONÇA-FERREIRA, L. (Org.) ; SCACHETTI, R. E. (Org.) ; MENDES, V. R. (Org.) ; SCHMAEDECKE, G. (Org.) ; CHAVES, A. A. B. (Org.) ; MOURAD, B. M. (Org.) ; ROSSI, L. (Org.) ; MENDES, F. R. (Org.) ; SEPULVEDA, A. F. (Org.) ; PINTO, B. S. F. (Org.) ; RODRIGUES, G. M. A. (Org.) ; MARTINEZ, P. H. (Org.) ; COLACIOS, R. D. (Org.). Caderno de Campo : Projeto de Extensão e Cultura Caminhos do Mar: História, Memória e Ambiente. 1 ed. Santo André: , 2018. .

        • Graciela de Souza Oliver ⇔ Lúcio Campos Costa (1.0)
          1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.

        • Graciela de Souza Oliver ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
          1. OLIVER, G. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; COSTA, L. C. ; PANSARELLI, D. ; SILVA, R. L. F.. Desafio Wall-E. Em: Vimieiro, A.C.; Figueiredo, B. G.; Trueba, C.C.. (Org.). História das Ciências no Cinema 4. Coleção Scientia. 16ed.Belo Horizonte, MG. : Fino Traço. 2012.v. 4, p. 53-68.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12