UFABC-professores-CCNH

Allan Moreira Xavier

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Nanociências e Materiais Avançados (2012) e doutorado em Ciência e Tecnologia/Química (2015), ambos pela Universidade Federal do ABC. Atuou como professor e coordenador em diversos níveis e modalidades de ensino.Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do ABC.Coordena o LinnDES - Laboratório de investigações na Diferença: Educação e Subjetividades, no qual orienta trabalhos de pesquisa nos campos da Educação e dos Estudos de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, teoria queer, filosofia da diferença, formação de professores e estudos culturais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8937993281827484 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, nº 5001 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil - Caixa-postal: 01224000 Telefone: (11) 49960000
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. Dissidências Curriculares - Desobediências de gênero e sexualidade na produção de subjetividades pautadas na diferença em espaços educativos
      Descrição: Avaliação de encontros que permitem colocar em evidência pensamentos e práticas produzidos em espaços educativos por corpos desobedientes de gênero e sexualidade que propiciem terreno fértil para produção de subjetividades a partir do pensamento da diferença. Libertadas suas potências de existência destes corpos, visa a produção de cartografias curriculares que estranhem as certezas educacionais e alimentem processos de subjetivação em permanente devir.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allan Moreira Xavier - Coordenador / FERNANDA DE ALMEIDA SOUZA - Integrante.
      Membro: Allan Moreira Xavier.
    2. 2016-2020. Devir-Currículo e Formação de Professores: Possibilidades de uma Educação Química Molecular.
      Descrição: Os currículos estabelecem subjetividades que podem estratificarem-se em identidades ou liberarem-se em singularidades de existência. Os cursos de formação inicial de professores, frequentemente pautada no discurso cientificista (pós)positivista, enrijece os processos de subjetivação e impossibilita a liberação de multiplicidades subjetivas moleculares. A partir do referencial teórico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a análise dos enunciados pedagógicos que tratam da formação inicial e continuada de professores de química será realizada objetivando a proposição de novas e criativas formas de experiência docente. Documentos oficiais, narrativas, observações, entrevistas e materiais de divulgação de informação comporão os objetos da análise arqueológica de discurso que será realizada, cujo mapeamento permitirá identificar possibilidades rizomáticas na formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Allan Moreira Xavier - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Allan Moreira Xavier.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professor Paraninfo, Universidade Federal do ABC.. 2021.
      Membro: Allan Moreira Xavier.
    2. Aprovado (2º lugar) em Concurso Público para Professor Adjunto A ? Nível I, da carreira do Magistério Superior; Área: Ensino / Subárea: Ensino de Química., Universidade Federal do ABC.. 2016.
      Membro: Allan Moreira Xavier.
    3. Aprovado (1º lugar) em Concurso Público para Professor Adjunto A ? Nível I, da carreira do Magistério Superior; Área: Ensino de Química., Universidade Federal de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Allan Moreira Xavier.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. ERASMUS + Regional Cluster Meeting and Contact Making Seminar for Latin America and the Caribbean.Equipping learners with digital competences in EMBRACE project. 2024. (Encontro).
    2. Colóquio Guattari ? vivência, potência e encontros. 2023. (Outra).
    3. Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares: Diálogos, desafios e perspectivas.Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares: Diálogos, desafios e perspectivas. 2020. (Encontro).
    4. Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC. Diversidade e inclusão no ensino de Ciências. 2020. (Congresso).
    5. I Seminário em Rede da UFSB.BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2020. (Seminário).
    6. SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.O BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NA UFSB E O BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NA UFABC. 2020. (Seminário).
    7. I ENCONTRO DELEUZE E GUITTARI: DESEJO E POLÍTICA. 2019. (Encontro).
    8. III Semana da Química da UFABC.Representatividade na Ciência. 2019. (Encontro).
    9. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO.Comissão Científica. 2019. (Seminário).
    10. Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências e Biologia.Estudos de gênero em educação: Contribuições da 'teoria' queer para a formação de professores. 2018. (Outra).
    11. II Semana da Química da UFABC.Educação Queer - Pode o ensino de química ser viada?. 2018. (Outra).
    12. Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares. 2018. (Seminário).
    13. Seminário de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. 2017. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. WATANABE, G. ; XAVIER, ALLAN MOREIRA ; WATANABE, G. ; GURGEL, I. ; SILVA, J. R. S. ; BROCKINGTON, J. G. O. ; TOMIZAKI, K. A. ; KAWAMURA, M. R. D. ; RIBEIRO, R. A.. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. Outro
    2. XAVIER, ALLAN MOREIRA; CARDOSO, V. C. ; MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIN, M. H. ; SALVIA, A. L. L. ; ALTARUGIO, M. H. ; FISCARELLI, P. E. ; SOUSA, P. F. F. ; MAIA, R. A. ; PIZA, S. O. ; PAZUCH, V. ; GOMES, V. M. S.. 3ª semana das licenciaturas da UFABC. 2017. Outro
    3. CARDOSO, V. C. ; Xavier, Allan M. ; FISCARELLI, P. E. ; MAIA, R. ; GUIMARAES, Y. ; PISANI, M. M. ; BEZERRA, F. J. B. ; GOMES, V. M. S. ; MIRANDA, M. A. G. C.. 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Allan Moreira Xavier ⇔ Leonardo José Steil (4.0)
      1. XAVIER, A. M. ; STEIL, L. J.. Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e171355, issn: 1517-9702, 2018.
      2. XAVIER, ALLAN MOREIRA; STEIL, LEONARDO JOS?. Formação continuada de professores em exercício no Ensino Superior. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE). v. 29, p. 305-322, issn: 1980-6248, 2018.
      3. XAVIER, ALLAN MOREIRA; STEIL, LEONARDO JOS? ; MENA-CHALCO, JESUS PASCUAL. (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC. Ciência e Educação (UNESP). v. 23, p. 373-390, issn: 1516-7313, 2017.
      4. XAVIER, A. M.; STEIL, LEONARDO JOS?. Currículo-devir: a flexibilidade curricular do projeto de formação interdisciplinar do BC. Revista Congreso Universidad. v. 6, p. 122-135, issn: 2306-918X, 2017.

    • Allan Moreira Xavier ⇔ Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda (2.0)
      1. DOS SANTOS, CHARLIE DREWS ; XAVIER, ALLAN MOREIRA ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. Homem trans com homem cis dá lobisomem? Professores de ciências perante corpos lobisbixas. REVISTA PERIÓDICUS. v. 2, p. 155-171, issn: 2358-0844, 2021.
      2. SANTOS, C. D. T. ; XAVIER, ALLAN MOREIRA ; MIRANDA, M. A. G. C.. O MONSTRO ESTÁ GRÁVIDO! (IM)POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUEER PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Em: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, v. 1, p. 1-12, 2019.




Data de processamento: 16/11/2024 16:18:12