PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

João Rodrigo Santos da Silva

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), possui mestrado em Ciências/Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo no programa de Botânica do instituto de biociências com projeto voltado para o Ensino de Botânica. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. O ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS: ESTRATÉGIAS E SABERES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
      Descrição: Diariamente, somos bombardeados com diversas informações, vindas do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade. Hoje é comum vermos notícias sobre Organismos transgênicos ou aquecimento global por exemplo, entretanto estes assuntos não participam do planejamento do professor, prova disto é que muitos alunos saem do ensino básico ainda com diversas concepções alternativas de temas que foram, ou não, trabalhados em diversos níveis de complexidade. O ensino superior na área de botânica ainda é baseado em modelos tradicionais em muitas instituições de ensino, que mantêm a descontextualização e compartimentalização apresentada no ensino básico, fazendo com que o tema se torne maçante e pouco atrativo. As dificuldades da formação de professores aptos na área associados justamente a formação inicial do professor, fazendo com que esta deficiência na formação seja transmitida em forma de um ensino defasado e negligenciado pelos professores, tornando muitas vezes o ensino de botânica distante do aluno. O presente projeto, visa trabalhar tais questões de forma a estudar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes no ensino de botânica. O projeto iniciou-se com um estudo exploratório sobre as relações de docentes paulistas em relação ao ensino de botânica, e atualmente promove um curso de formação continuada de professores na área. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / João Paulo Reis Soares - Integrante.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
    2. 2023-Atual. UMA PROPOSTA DIALÓGICA, PRÁTICA E COLABORATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA APROXIMAÇÃO DA ESCOLA COM A UNIVERSIDADE
      Descrição: Este projeto de pesquisa se baseia na necessidade de diálogo e aproximação entre universidades e escolas, entre os próprios professores e entre os professores e alunos. Assim, pretende-se desenvolver uma ação investigativa na prática dos professores da educação básica (área de ciências) e na estruturação dessas aulas bem como dos materiais e recursos utilizados. Nesta ação trabalharemos com duas vertentes: na primeira delas, os professores irão pesquisar a própria prática e desenvolver ações e aulas baseando-se no ensino prático do conhecimento científico; a segunda iremos conhecer as escolhas de professores de ciências e biologia para realizar suas práticas de ensino e instrumentos nos quais eles estruturam suas aulas. Este projeto irá desenvolver ações pedagógicas para o ensino de ciências mais dialógico, participativo e prático, baseando-se nas propostas de Paulo Freire e John Dewey. As ações desenvolvidas terão o intuito de aprimorar o conhecimento científico dos estudantes de modo que o pensamento científico, o senso crítico e o entendimento da ciência possam fazer parte das realidades dos estudantes. Para isso utilizaremos como metodologia, a pesquisa-ação por parte dos professores para que os pressupostos do conhecimento científico possam estar associados a perspectiva prática e dialógica do ensino, bem como relatos e análises das ações propostas, escolhidas e/ou utilizadas pelos professores. Espera-se que com este projeto consiga estabelecer uma rede de diálogo entre professores e estudantes para que exista mais engajamento nos processos de ensino e aprendizagem. Este projeto também visa criar parcerias com escolas, já existem professores parceiros, mas, para desenvolvimento da pesquisa nas escolas, pretende-se estabelecer parcerias e que este projeto possa promover além da aproximação escola universidade - uma melhora nos índices avaliativos na qual a escola é submetida e que estes apontem alguma mudança na leitura sobre o conhecimento científico, a ciência no nosso cotidiano e o pensamento crítico sobre a ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Carolina Maria Boccuzzi Santana - Integrante / João Paulo Reis Soares - Integrante.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
    3. 2023-Atual. UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
      Descrição: A necessidade de diálogo entre universidades e escolas, entre os próprios professores e entre os professores e alunos são a base estruturante deste projeto. E deste espaço sociocultural e educativo que a escola representa, que incorporam os diversos saberes e suas origens, bem como a ação e atuação dos professores.Assim, este trabalho se estrutura na criação de espaços formativos diversos que partem das necessidades formativas e de diálogo provenientes da comunidade escolar e universitária, visando a aproximação dos professores para a formação de sujeitos com conhecimento crítico da realidade.Assim, este projeto apresenta três eixos principais relacionados à prática educativa e a atuação dos professores. O primeiro deles se relaciona com as necessidades dos professores e suas percepções e concepções quanto a educação como um todo. O segundo eixo é o espaço formativo dialógico e os processos que são estabelecidos de troca entre os participantes. O terceiro eixo está relacionado com a elaboração e instrumentação para o ensino.Para isso utilizaremos como metodologia, ações universitárias formativas, busca da necessidade formativa de professores bem como as percepções e concepções de professores, desenvolvimento de instrumentos para o ensino de conteúdos relacionados ao conhecimento sobre ciências naturais e suas correlações. Esses itens de estudo e ações não acontecerão ao mesmo tempo e com o mesmo propósito, a ideia é que as necessidades formativas apontem os caminhos para as formações, e para os instrumentos de ensino.Espera-se que com este projeto consiga estabelecer uma rede de diálogo entre professores que busquem formações durante seu exercício da docência, instrumentos para o ensino de ciências naturais e ajude a academia a dialogar com a escola permitindo que a troca de conhecimento ocorra. Para assim aprimorarmos ainda mais a docência escolar e universitária para o desenvolvimento crítico-social dos sujeitos envolvidos nas ações e propiciar uma melhora nos índices educacionais através de instrumentos e recursos didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
    4. 2022-Atual. Espaços museais, alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Adriana Pugliese - Coordenador / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
      Descrição: O projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / Vanessa Goulart - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
      Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
    5. 2021-Atual. Relatos (auto)biográficos de estudantes do ensino superior na UFABC
      Descrição: ste projeto de Pesquisa intitulado Relatos (auto)biográficos de estudantes do ensino superior trata-se do desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutorado na área da formação de professores com discentes do curso do bacharelado interdisciplinar da UFABC com o objetivo de identificar desafios e potencialidades do contexto da Formação de professores/as pós-pandemia a partir da compreensão da história de vida desses sujeitos do curso de Licenciatura da UFABC. A pesquisa é de natureza (auto)biográfico do tipo descritiva com uso das técnicas de aplicação de questionário e talvez grupo focal (a viabilidade deste depende de um possível retorno e da colaboração dos participantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Ronaldo Figueiredo Venas - Integrante.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
    6. 2021-Atual. As práticas científicas nos currículos e a concepção de professores do ensino superior sobre currículo e manuais didáticos de Imunologia: em que ponto estamos?
      Descrição: A imunologia ocupa destaque diante das contradições e complexidades da sociedade atual, como por exemplo, durante a pandemia de COVID-19. Assim, deve estar também à serviço da educação e da formação de profissionais da ciência. Para o presente projeto, tomamos por base nossa experiência em pesquisa educacional em imunologia e também as evidências dos currículos da educação científica superior brasileira. Elas sugerem o predomínio de uma visão cartesiana e formalista em que o conhecimento é apesentado como produto acabado. Nesse sentido, nos cabe indagar se o ensino formal de imunologia propicia oportunidades nas práticas científicas aos profissionais em formação. Para responder a essa questão central, nossa proposta é realizar a análise de três diferentes estruturas curriculares em imunologia de três IES brasileiras. Nos interessa saber (1) qual é a estrutura curricular adotada para as respectivas disciplinas e para isso realizaremos análise documental do material curricular; (2) em que medida as práticas científicas são possibilitadas pelos documentos e para isso será construída uma ferramenta de análise de práticas epistêmico-sociais em imunologia; (3) qual é a concepção dos docentes acerca do currículo e para isso será conduzida entrevista semiestruturada. Esperamos obter um conjunto de evidências que nos permitam propor caminhos que contribuam no diálogo entre conteúdos disciplinares e as dimensões social e epistêmica da ciência. Acreditamos que o projeto tenha grande potencial em fornecer contribuições na formação científica em imunologia de profissionais que sejam capazes de lidar com os múltiplos desafios científicos do Século XXI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Paula Seixas Mello - Integrante.
      Membro: João Rodrigo Santos da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (8)
        1. SILVA, J. R. S.. VII ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2005. (Outro).. . 0.
        2. SILVA, J. R. S.. II ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2004. (Outro).. . 0.
        3. SILVA, J. R. S.. VI ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2004. (Outro).. . 0.
        4. SILVA, J. R. S.. REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2004. (Outro).. . 0.
        5. SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2003. (Outro).. . 0.
        6. SILVA, J. R. S.. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA. 2003. (Congresso).. . 0.
        7. SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 5 (NE). 2003. (Outro).. . 0.
        8. SILVA, J. R. S.. V ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2003. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • João Rodrigo Santos da Silva ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (2.0)
          1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
          2. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.

        • João Rodrigo Santos da Silva ⇔ Patricia da Silva Sessa (2.0)
          1. PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
          2. SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.

        • João Rodrigo Santos da Silva ⇔ Giselle Watanabe (1.0)
          1. AVILA, R. M. ; COSTA, F. M. O. ; CARVALHO, F. R. ; RIBEIRO, T. C. ; BURATTO, L. ; STRAJANELI, L. ; SILVA, J. R. S. ; WATANABE, G.. As ideias de pesquisadores, professores e graduandos sobre aspectos da complexidade. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 19, p. 497/3-519, issn: 1579-1513, 2020.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22