PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Giselle Watanabe

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com visita técnica na Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ensino de Ciências/Física (ensino-aprendizagem e formação de professores) com foco nos temas: aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente, e modelos metodológicos pessoais. Lidera o grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades). Atuou como avaliadora e coordenadora adjunta em diversos processos vinculados ao PNLD e é coordenadora da Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade (HCES/UAB). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8199192901622333 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5001 Bangu 01109010 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968388 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2024-Atual. A perspectiva da complexidade para abordar questões socioambientais e riscos
      Descrição: As incertezas em situações de risco e de ameaças ambientais vêm ganhando espaço nas últimas décadas. Elas se fundamentam na imprevisibilidade advinda do papel estrutural da ciência e das tecnologias no desenvolvimento social e da complexificação das relações entre sociedade, tecnologia, ambiente e seres vivos. As interações cotidianas vem refletindo este estágio de complexidade de nossas realidades, no entanto, pouco sabemos sobre a maneira mais adequada de tratá-las. Uma abordagem necessária para tratar tais questões requer reestruturar as formas de lidar com o mundo, implicando rever a percepção pública sobre a natureza da ciência, que para nós é a da complexidade. Diante disso, esse projeto propõe investigar os aspectos teóricos envolvidos na complexidade que potencializam uma formação crítica, validando-os por meio de proposições e ações educativas tanto no ensino básico quanto superior. As estratégias da pesquisa perpassam por aprofundamentos teóricos acerca da criação de riscos manufaturados, aspectos da educação ambiental e da complexidade que permite revelá-los e por estudos de implementação em escolas visando produzir material empírico. A equipe de pesquisa será composta por quatro grupos envolvidos de forma distintas com o tema. A partir dessas aproximações pretende-se identificar os potenciais situações de riscos e os elementos da complexidade capazes de contribuir para uma formação mais crítica. Para análise dos dados considerar-se-á a Análise Textual Discursiva, tomando como parâmetro as linhas de pesquisa e de ação de cada grupo, com foco na complexidade; além das estratégias usuais em pesquisas de natureza teórica-empírica. Dentre os resultados esperados estão a identificação de elementos da complexidade para lidar com o risco e as incertezas; além de intervenções educativas visando validar os aspectos teóricos encontrados na pesquisa.Projeto financiado: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, PROCESSO 2024/03921-4.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giselle Watanabe - Coordenador / Maria Regina Dubeux Kawamura - Integrante / Luciano Fernandes Silva - Integrante / Fátima Rodríguez-Marín - Integrante / Janilse Fernandes Nunes - Integrante / Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira - Integrante / Pedro Alves da Silva Autreto - Integrante / Danielle Aparecida Reis Leite - Integrante / Leandro Londero da Silva - Integrante / CALAFELL SUBIRÀ, GENINA - Integrante / Aurea Maria Zöllner Ianni - Integrante / Carolina Buso Dornfeld - Integrante / Elizabeth Rushton - Integrante / Fredy Ramon Garay Garay - Integrante / Janaína Roberta dos Santos - Integrante / Luiz Marcelo de Carvalho - Integrante / Prislaine Pupolin Magalhães - Integrante / Rocío Jimenez-Fontana - Integrante / Tatiana Iveth Salazar López - Integrante / Haira Emanuela Gandolfi - Integrante / Giuliano Pagy Felipe dos Reis - Integrante / Tarcilo Torres Valois - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Giselle Watanabe.
    2. 2022-Atual. Educação científica na Sociedade de Risco: os impactos da ciência e da tecnologia na produção das ameaças contemporâneas e o desenvolvimento de estratégias de ensino para lidar com cenários de incertezas
      Descrição: A sociedade atual e#769;, cada vez mais, entendida a partir de seus feno#770;menos cienti#769;ficos e tecnolo#769;gicos. Ana#769;lises sociolo#769;gicas defendem que a cie#770;ncia e tecnologias ao mesmo tempo em que oferecem soluc#807;o#771;es, tambe#769;m contribuem com novas incertezas, produzindo uma Sociedade de Risco. Nessa problema#769;tica, a educac#807;a#771;o cienti#769;fica desempenha um papel importante, pois a participac#807;a#771;o cidada#771; em uma sociedade que produz seus pro#769;prios problemas requer a capacidade de seus cidada#771;os em avaliar os riscos e tomar deciso#771;es, especialmente em cena#769;rios nos quais discursos de contestac#807;a#771;o a#768; cie#770;ncia ganham espac#807;o. Neste projeto, visamos abordar dois problemas importantes da educac#807;a#771;o cienti#769;fica numa Sociedade de Risco: i) quais os conteu#769;dos cienti#769;ficos e as situac#807;o#771;es de ensino-aprendizagem oferecem meios de desenvolver a capacidade de perceber, avaliar e tomar deciso#771;es face aos riscos; ii) como formar os professores para implementarem situac#807;o#771;es de ensino-aprendizagem que tratem do par risco-confianc#807;a e envolvam situac#807;o#771;es de riscos e suas incertezas caracteri#769;sticas. Entendemos que a educac#807;a#771;o cienti#769;fica, ao trabalhar com riscos e incertezas, pode proporcionar um ensino mais amplo e orientado a#768; formac#807;a#771;o cidada#771; e a#768; tomada de decisa#771;o a partir de dados e evide#770;ncias frente a problemas reais como a emerge#770;ncia clima#769;tica, a indu#769;stria 4.0, as pandemias. Essa perspectiva pode impactar positivamente a percepc#807;a#771;o da populac#807;a#771;o acerca dos benefi#769;cios e malefi#769;cios da produc#807;a#771;o cienti#769;fica, ajudando a posicionar o papel da cie#770;ncia e da tecnologia atualmente. A estrate#769;gia metodolo#769;gica busca investigar nos alunos da educac#807;a#771;o ba#769;sica a percepc#807;a#771;o de risco e a tomada de decisa#771;o a partir da noc#807;a#771;o de percepc#807;a#771;o ampliada do risco. Propomos a produc#807;a#771;o de inovac#807;o#771;es curriculares ancoradas a#768; sala de aula e advindas de metodologias qualitativas da Pesquisa Baseada em Design e quantitativas como a Cie#770;ncia das Redes Complexas, tratando dos limites e das possibilidades de ensinar conceitos e procedimentos sobre riscos e incertezas. Financiamento- PRO-HUMANIDADES/CNPQ PROC. 420746/2022-6Vige#770;ncia: ini#769;cio: 15/12/2022. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giselle Watanabe - Integrante / Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira - Coordenador / Geide Rosa Coelho - Integrante / Ana Júlia Lemos Alves Pedreira - Integrante / Aurea Maria Zöllner Ianni - Integrante / Ernani Vassoler Rodrigues - Integrante / Mariona Espinet Blanch - Integrante / Ralph Levinson - Integrante / Samuel Molina Schnorr - Integrante / Tanja TAgmel - Integrante / Olivia Levrini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Giselle Watanabe.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. IX Seminário Ibero-Americano CTS | XIII Seminário CTS."Elementos da complexidade na propostas de aulas de ciências para uma Educação CTS. 2024. (Seminário).
      2. I Encontro de Riscos Globais.A Complexidade para tratar os riscos. 2023. (Encontro).
      3. XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).Questões sócio-científicas, complexidade e o Ensino de Física. 2023. (Simpósio).
      4. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Paulo Freire para Esperançar na Educação em Ciência. 2021. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. WATANABE, G.; STUDART, N.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. Congresso
      2. WATANABE, G.. Base Nacional Comum Curicular. 2015. (Outro).. . 0.
      3. WATANABE, G.. Base Nacional Comum Curricular II. 2015. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Giselle Watanabe ⇔ João Rodrigo Santos da Silva (1.0)
        1. AVILA, R. M. ; COSTA, F. M. O. ; CARVALHO, F. R. ; RIBEIRO, T. C. ; BURATTO, L. ; STRAJANELI, L. ; SILVA, J. R. S. ; WATANABE, G.. As ideias de pesquisadores, professores e graduandos sobre aspectos da complexidade. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 19, p. 497/3-519, issn: 1579-1513, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22