A importância do dialogo ciência & política tem sido repetida em inúmeros encontros e fóruns internacionais. O livro Governança e Planejamento Ambiental: adaptação e políticas públicas na Macrometrópole Paulista, organizado no âmbito do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática”, é uma contribuição que busca justamente suprir a escassez desse diálogo, com foco nas mudanças climáticas em um contexto subnacional.

Os capítulos, escritos por renomados pesquisadores no tema, ligados a diversas instituições de ensino e pesquisa, possuem linguagem destinada a gestores públicos, tomadores de decisão e especialistas. A estrutura do livro abrange os mais diversos tópicos em abordagem interdisciplinar, característica marcante da trajetória dos organizadores, em necessária construção do conhecimento em tempos de incerteza e colapso climático.

A conjuntura em que vivemos exige uma tomada de decisão cada vez mais centrada no conhecimento científico e na interlocução entre saberes, com objetivo de pensar novas formulações para a governança e o planejamento ambiental das cidades e das metrópoles e suas expansões, como é o caso da Macrometrópole Paulista. Um ambiente complexo, mergulhado em incertezas e com múltiplas conexões entre o meio ambiente e a sociedade que carece de um olhar adaptativo e dinâmico.

Nesse sentido o presente livro acerta em dois movimentos que são complementares. Contribui, de um lado, para o fortalecimento e a formação de um novo paradigma para as ações adaptativas e, por outro, expõe a importância de pensar ações em nível local ou regional em relação a um dos maiores desafios de nossa época: a adaptação às mudanças climáticas.

Prof. Dr. Marcos Silveira Buckeridge

Professor Titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP)

Coordenador do programa USP-Cidades Globais – Instituto de Estudos Avançados (IEA)

TORRES, P., JACOBI, P., BARBI, F., GONÇALVES, L. Planejamento e Governança Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019