identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Marcia Guimaraes da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (1999) e doutorado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (2003). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Patologia da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo e Corioamnionite Histológica, Mediadores da Resposta Inflamatória e Infecções do Trato Genital Inferior. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4940791909535775 (06/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, Departamento de Patologia. Av. Armando Alves s/nº Distrito de Rubião Junior 18618970 - Botucatu, SP - Brasil - Caixa-postal: 564 Telefone: (14) 38801580 Fax: (14) 38152348 URL da Homepage: https:// www.fmb.unesp.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2016-Atual. Validacao da expressao diferencial de microRNAs em exossomos de sangue periferico de gestantes em Trabalho de Parto Pre-Termo e Rotura Prematura de Membranas Pre-Termo e avaliacao de mecanismos regulatorios.
      Descrição: O Trabalho de Parto Pré-termo (TPP) e a Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo (RPM-PT) acarretam severas morbidades e mortalidade perinatais globalmente. MicroRNAs (miRNAs) podem influenciar o desfecho gestacional e são potenciais biomarcadores para estas complicações. Vesículas exossomais atuam na comunicação intercelular, podem conter miRNAs e agregar estabilidade a estas moléculas. Objetivo: Comparar a expressão, em vesículas exossomais de sangue periférico, dos miRNAs miR-15-5p, miR-143-3p, miR-145-5p, miR-199a-5p, miR-200c-3p, miR-223-3p, miR338-3p e miR-493-3p entre gestantes com desfecho a termo e gestantes com TPP e RPM-PT, e esclarecer possíveis mecanismos de ação destes miRNAs na fisiopatologia destas complicações. Pacientes e métodos: Estudo retrospectivo controlado com mulheres com TPP, RPM-PT, parto a termo fora e em trabalho de parto e mulheres não gestantes, atendidas em Botucatu, SP. Exossomos do sangue periférico serão isolados e a expressão de miRNAs será realizada por Real Time PCR. Posteriormente, miR-mimics ou anti-miRs dos miRNAs diferencialmente expressos serão utilizados para desafiar culturas de membranas corioamnióticas. Os pellets e sobrenadantes das culturas serão utilizados para avaliação da expressão gênica (apenas pellets) e proteica de mRNAs preditos como alvos. Também será realizada a dosagem de IL-1², IL-6 e IL-8 nos sobrenadantes. A análise estatística será realizada respeitando os pressupostos determinados pelos resultados obtidos e o nível de significância adotado será de 5%.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Bruna Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    2. 2013-2016. Avaliacao da influencia da cervicite por Chlamydia trachomatis na persistencia da infeccao pelo Papilomavirus Humano (HPV) e no perfil de citocinas produzidas na secrecao cervical de mulheres imunocompetentes.
      Descrição: Em geral, as infecções por Papilomavirus Humano (HPV) genitais são transientes, sendo a grande maioria delas eliminadas pelo sistema imunológico de mulheres imunocompetentes. Embora apenas pequena proporção de mulheres apresente infecções persistentes pelo HPV, a elevada prevalência do vírus torna este um importante problema de saúde publica, principalmente nos países em desenvolvimento. Embora já se conheça as características do processo inflamatório desencadeado pela infecção por Chlamydia trachomatis, pouco ainda se sabe sobre o papel deste patógeno no que diz respeito à eliminação do HPV pelo sistema imunológico. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é avaliar a influência da cervicite por C. trachomatis como co-fator para o risco de infecção persistente pelo HPV e caracterizar o perfil de expressão de citocinas expressas no local da infecção. Trata-se de um estudo epidemiológico que irá rastrear aproximadamente 3300 mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Botucatu, com idade entre 18 e 50 anos. Durante o exame especular, empregando-se o espéculo bi-valvo de Collins esterilizado e isento de qualquer lubrificante, será coletado conteúdo vaginal para análise do padrão de microbiota vaginal seguindo os critérios de Nugent et al. (1991) e Donders et al. (2002). A seguir, a secreção cervical será coletada com cytobrush para pesquisa de HPV e C. trachomatis pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A pesquisa de Neisseria gonorrhoeae, também por PCR, será realizada para exclusão das pacientes que apresentarem cervicite por esse agente. As mulheres HPV-positivas serão divididas em 2 grupos de estudo, na presença ou não de história de infecção por C. trachomatis, que serão acompanhados para determinação da prevalência de infecção persistente pelo vírus no período de 24 meses. Estes dados serão correlacionados com o perfil de expressão de citocinas expresso no local da infecção que será avaliado por ELISA. Este projeto está vinculado a um projeto de Auxilio a Pesquisa que está em fase de submissão à Fapesp. Trata-se de um projeto mais amplo cujo objetivo será avaliar a história natural da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres atendidas no sistema público de saúde da cidade de Botucatu.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Tristao, Andréa da R. - Integrante / Paula Rahal - Integrante / Eduardo Franco - Integrante / Luisa Lina Villa - Integrante / Aline do Nascimento Bolpetti - Integrante / Larissa Doddi Marcolino - Integrante / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Gabriel Vitor da Silva Pinto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    3. 2013-2015. Estudo in vitro de infeccao das membranas corioamnioticas com especies bacterianas isoladas do trato genital inferior e modulacao da resposta imune inata na interface materno-fetal.
      Descrição: ntrodução: O trabalho de parto pré-termo (TPP) é uma importante intercorrência obstétrica, com etiologia multifatorial, em que a infecção da cavidade amniótica, geralmente advinda do trato genital inferior, é um importante fator associado à sua fisiopatologia por ativar precocemente a cascata inflamatória na interface materno-fetal. As membranas corioamnióticas são barreiras mecânicas contra a ascensão de micro-organismos, possuem papel fundamental no sistema imune e os estudos da modulação da resposta imune inata nesses tecidos gestacionais têm mostrado importante relevância para o entendimento dos mecanismos envolvidos no desencadeamento do trabalho de parto e do parto pré-termo. Objetivo: Determinar as relações entre o status microbiológico e a modulação da resposta imune inata na interface materno-fetal em modelos in vitro de infecção das membranas corioamnióticas com espécies bacterianas isoladas do trato genital inferior de gestantes em TPP. Material e Métodos: Trata-se de estudo prospectivo a ser realizado no período de dezembro de 2012 a novembro de 2014. A primeira etapa do presente estudo será o isolamento de espécies bacterianas presentes na microbiota vaginal de 40 mulheres em TPP em diferentes idades gestacionais, sendo 20 com idade gestacional inferior a 34 semanas e 20 com mais de 34 semanas de gestação. Serão coletadas amostras do conteúdo vaginal em 5 swabs estéreis, separadamente, assim como amostra do conteúdo cérvico-vaginal, no primeiro momento da consulta obstétrica, anteriormente a qualquer procedimento ginecológico. Quatro swabs serão acondicionados em meio de transporte de Amies, Tioglicolato, Brain Heart Infusion (BHI) e Toddy-Hewitt para posterior semeadura, utilizando-se meios de cultura específicos, para isolamento de bactérias aeróbias e anaeróbias, sob condições atmosféricas apropriadas. O quinto swab será utilizado na identificação do microbioma vaginal humano, com objetivo de detectar as bactérias não cultiváveis no conteúdo vaginal através da técnica de pirosequenciamento, complementando a descrição dos micro-organismos isolados por cultura. O lavado cérvico-vaginal será avaliado quanto à presença de mediadores inflamatórios. As capacidades de adesão e invasão das espécies bacterianas mais frequentes serão avaliadas por ensaios in vitro apropriados. Os micro-organismos isolados, bem como linhagens padrão das espécies identificadas pela pirosequencimanto, serão utilizados para estimular as membranas corioamnióticas nos ensaios in vitro. Para esta etapa do estudo, biópsias de 6mm de membranas corioamnióticas de gestantes normais, submetidas à cesárea eletiva de termo, serão colocadas em placas de cultura estéreis em condições de temperatura e atmosfera apropriadas. As suspensões bacterianas inativadas por aquecimento das principais bactérias isoladas e identificadas na etapa inicial do estudo, e daquelas com maior capacidade de adesão e invasão, serão adicionados às culturas de membranas corioamnióticas em diferentes concentrações, de acordo com as encontradas no conteúdo vaginal de gestantes em TPP. Os sobrenadantes resultantes das culturas serão avaliados na detecção proteica de Interleucina (IL) -1b, IL-6, IL-8, Fator de Necrose Tumoral (TNF-a), Prostaglandina E2, ² defensinas e Pentraxina 3 empregando-se a técnica de ELISA. Amostras das membranas corioamnióticas colocadas em cultura serão submetidas à extração proteica e avaliadas quanto à presença de Toll like receptor-2 e Toll like receptor-4, empregando-se a técnica de Western Blot. Outras amostras das membranas corioamnióticas serão submetidas à extração de RNA total e posterior avaliação gênica dos mediadores de interesse por PCR em tempo real. O perfil dos mediadores será comparado com o encontrado no lavado cérvico-vaginal. A análise estatística será realizada de acordo com os pressupostos determinados pelos resultados e o nível de sign. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    4. 2012-2015. Caracterizacao do microbioma vaginal de mulheres brasileiras em idade reprodutiva.
      Descrição: Estudos do microbioma vaginal foram iniciados recentemente, seguindo importantes projetos de determinação do microbioma humano. A caracterização do microbioma vaginal é de fundamental importância, visto que alterações nesse ambiente causam graves prejuízos à saúde da mulher como o aumento da biovulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, infertilidade, além de mau prognóstico gestacional. Além disso, o tratamento da vaginose bacteriana (VB), principal alteração de microbiota vaginal em mulheres em idade reprodutiva, está associado a altas taxas de falha terapêutica ao tratamento convencional. Estudo realizado com mulheres norte-americanas demonstrou que microbiota vaginal pode ser dividida em 5 comunidades bacterianas conforme a abundância de determinadas espécies. Os casos de VB estão compreendidos na comunidade bacteriana que apresenta menor abundância de lactobacilos e esta comunidade pode ser subdividida em três sub-comunidades, conforme a interação de determinadas espécies. Considerando que até o momento nenhum estudo para a determinação do microbioma vaginal foi realizado em mulheres brasileiras e a considerável falha terapêutica da VB, os objetivos desse estudo são: caracterizar o microbioma vaginal de mulheres brasileiras em idade reprodutiva provenientes das 5 regiões do país e avaliar se a presença de determinadas sub-comunidades bacterianas, a contagem bacteriana total e o perfil proteômico estão associados à persistência da VB após tratamento convencional. O microbioma vaginal de, no mínimo, 500 mulheres será realizado pelo pirosequenciamento do gene bacteriano RNA ribossômico 16S. Além disso, a microbiota vaginal será classificada microscopicamente em normal, intermediária e VB, segundo os critérios de Nugent et al. (1991). Nos casos de VB incluídos no estudo serão determinadas as sub-comunidades bacterianas existentes. Além disso, os casos de VB serão avaliados antes e após o tratamento convencional quanto à contagem bacteriana total por citometria de fluxo e quanto ao perfil proteômico por eletroforese bidimensional seguida de sequenciamento em espectrômetro de massa MALDI-TOF-TOF. Dessa forma, esses resultados permitirão descrever pela primeira vez a composição da microbiota vaginal na população brasileira e, portanto, poderão contribuir para novas estratégias para a melhora da saúde reprodutiva dessa população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Camila Marconi - Integrante / Paulo César Giraldo - Integrante / Moisés Diogo de Lima - Integrante / Rosane Ribeiro Figueiredo Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    5. 2010-2013. Contribuicao ao entendimento dos mecanismos envolvidos na Rotura Prematura de Membranas.
      Descrição: Introdução: A Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para a decídua e membranas corioamnióticas. Objetivo: avaliar a expressão e atividade de MMP-2, MMP-9, TIMP-1, TIMP-2, síntese de PGE2, expressão de receptores de ocitocina e índices apoptóticos em membranas corioamnióticas de gestações complicadas por RPM-PT e corioamnionite. Material e Métodos: Serão incluídas no estudo 30 mulheres com RPM-PT e 30 gestantes com rotura prematura de membranas de termo (RPM-T). No momento da resolução da gestação, após a dequitação, foram retirados fragmentos das membranas corioamnióticas e acondicionados em criotubos para posterior detecção de metaloproteinase - 2 (MMP-2), MMP-9, inibidores teciduais de metaloproteinase - 1 (TIMP-1), TIMP-2, receptores de ocitocina (OTRs) e receptores de PGE2 pela técnica de western blot; pesquisa de infecção microbiana nas membranas corioamnióticas através da detecção do gene RNAr 16S pela técnica de seqüenciamento; detecção do índice apoptótico pela técnica de TUNEL e determinação de TIMP-1, TIMP-2, OTRs e receptores de PGE2 por imunohistoquímica. Outros fragmentos das membranas foram submetidos à análise histopatológica para avaliação da presença de corioamnionite.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Ana Carolina Pereira - Integrante / Laura Fernandes Martin - Integrante / Nathália Mayumi Noda Nicolau - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    6. 2008-2011. Resultado materno e perinatal de gestacao na adolescencia associada a busca ativa das infeccoes do trato genital inferior
      Descrição: As vulvovaginites são as principais representantes das infecções do trato genital inferior que, quando sintomáticas, respondem pela grande maioria das consultas de mulheres aos serviços de ginecologia. Muitas infecções do trato genital inferior estão envolvidas em complicações ginecológicas e obstétricas, tais como doença inflamatória pélvica, esterilidade, câncer de colo de útero, prematuridade, trabalho de parto prematuro, rotura prematura de membranas, corioamnionite, entre outras. O objetivo desse estudo é avaliar o resultado materno e perinatal de gestantes adolescentes com infecções do trato genital inferior. Trata-se de estudo epidemiológico, de coorte prospectiva. Parte-se da hipótese de que a busca ativa e o tratamento etiológico das vulvovaginites e/ou cervicites em gestantes adolescentes reduzem a ocorrência de resultados maternos e perinatais adversos, quando comparado com o diagnóstico clínico e tratamento sindrômico dessas infecções. Serão incluídas no estudo gestantes adolescentes, com idade inferior a 20 anos, atendidas no período pré-natal nos Serviços Públicos de Saúde dos municípios de Botucatu, SP e Belém, PA. No momento da inclusão, as adolescentes deverão obedecer aos seguintes critérios: ausência de tratamento de infecções do trato genital inferior no período de 30 dias; 72 horas ou mais de abstinência sexual ou de procedimentos vaginais (toque digital, ultrasom vaginal), e apresentar idade gestacional igual ou inferior a 14 semanas completas de gestação. Serão constituídos quatro grupos (G1 a G4) para estudo, cada um deles composto por 100 gestantes adolescentes, sendo G1 e G2 relativos à busca ativa e diagnóstico etiológico de vulvovaginites e/ou cervicites e G3 e G4 relativos ao diagnóstico clínico e tratamento sindrômico, em Botucatu e Belém, respectivamente. O momento 1 (M1) do estudo será considerado a primeira consulta pré-natal, o momento 2 (M2) o terceiro trimestre de gestação e o momento 3 (M3), a consulta de revisão de parto, agend. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Integrante / Andréa da Rocha Tristão - Integrante / Marilza Vieira Cunha Rudge - Coordenador / Jossimara Polettini - Integrante / Marli Teresinha Cassamassimo Duarte - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Eliane Passarelli Vieira - Integrante / Bruna Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante / Larissa Doddi Marcolino - Integrante / Adriano Dias - Integrante / Fabiana Ribeiro Weide Araújo - Integrante / Dirce Nascimento Pinheiro - Integrante / Jacira Carvalho - Integrante / Ana Lúcia Batista Sampaio - Integrante / Ana Paula Oliveira Gonçalves - Integrante / Kleber Augusto Fernandes - Integrante / Orliuda dos Santos Bezerra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    7. 2008-2011. Pesquisa de Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum na cavidade amniotica de gestantes em trabalho de parto prematuro: associacao com os niveis de citocinas
      Descrição: ntrodução: O Trabalho de Parto Prematuro (TPP) é uma importante intercorrência obstétrica que acomete de 5 a 10% das gestações e, apesar dos novos tratamentos e estratégias de prevenção, sua incidência não tem diminuído nos últimos anos. Atualmente, inúmeros estudos têm buscado elucidar causas e mecanismos envolvidos no desenvolvimento do TPP e, apesar de suas importantes contribuições, a patogênese do TPP ainda não é completamente conhecida.Entre os fatores relacionados ao desenvolvimento do TPP, merece destaque a infecção da cavidade amniótica. Define-se esta como a presença de microrganismos no líquido amniótico (LA), na presença ou ausência de sinais clínicos de infecção. A presença de microrganismos na CA induz a ativação do sistema imune inato, que constitui a primeira linha de defesa do hospedeiro contra patógenos. Objetivo: Avaliar o papel das espécies Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum, na patogênese do trabalho de parto prematuro associado à infecção da cavidade amniótica. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 120 pacientes em TPP, com idade gestacional entre 26 e 36 semanas, atendidas no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, constituindo 6 grupoos de estudo, considerando a infecção da cavidade amniótica e presença de corioamnionite. As amostras de LA obtidas no momento da resolução da gestação ou por amniocentese serão imediatamente transportadas ao Laboratório de Patologia Placentária do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. As amostras coletadas serão fracionadas em alíquotas de 1 mL e centrifugadas a 15.000 g à temperatura ambiente. Os sobrenadantes e os pellets obtidos serão armazenados separadamente a -80ºC até o processamento. A pesquisa de invasão microbiana da cavidade amniótica será realizada pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) para detecção de Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum e do gene bacteriano RNAr 16S. A de. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Bruna Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante / Natália Prearo Moço - Integrante.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    8. 2008-2011. Perfil de citocinas em mulheres com neoplasia intraepitelial cervical e cancer cervical
      Descrição: Introdução: A infecção genital por Papilomavírus Humano (HPV) é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST), de origem viral, mais prevalente no mundo. Os genótipos de alto risco estão associados com lesões precursoras do câncer cervical e ao desenvolvimento de carcinoma cervical invasor. A resposta imune tem um papel importante na história natural da infecção pelo HPV na cérvice uterina assim como persistência viral e desenvolvimento do câncer cervical. As citocinas são importantes reguladores da transcrição do HPV, sendo que o padrão Th1 contribui para o desenvolvimento da imunidade celular contra a neoplasia e infecção pelo HPV, e está relacionado com clearance dessa infecção. O padrão Th2 está associado com a persistência viral da infecção e com o desenvolvimento de neoplasias. Objetivo: Avaliar o padrão de citocina sérica, na secreção cervical e nas biópsias cervicais de mulheres portadoras de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau, lesão intraepitelial escamosa de alto grau e carcinoma cervical invasor, e associar esse padrão com os genótipos de HPV. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 120 mulheres com diagnóstico clínico e histopatológico de lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (n=40), lesão intraepitelial escamosa de alto grau (n=40) e carcinoma cervical invasor (n=40), diagnosticadas no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e no Hospital Estadual Bauru (HEB). Como grupo controle, serão incluídas no estudo 40 mulheres, com indicação de biópsia cervical mas sem confirmação histopatológica de doença HPV induzida. Durante o exame especular será coletada a secreção cervical com cytobrush para determinação do perfil de citocinas. O sangue periférico das mulheres incluídas no estudo será colhido por punção venosa, em volume de 10mL e os padrões de citocinas séricas e na secreção cervical serão avaliados por ensaio imunoenzimático (ELISA). O método de imuno-histoquímica será empregado para avaliação das c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Larissa Doddi Marcolino - Integrante / Laura Fernandes Martin - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    9. 2008-2011. Aspectos clinicos, microbiologicos e da regulacao da imunidade inata na vaginose bacteriana.
      Descrição: Vaginose bacteriana (VB) é a infecção mais freqüente do trato genital inferior (TGI) em mulheres em idade reprodutiva. Inúmeras complicações ginecológicas e obstétricas são associadas à VB, como a doença inflamatória pélvica, o aumento de aquisição do HIV, a corioamnionite e o baixo peso ao nascimento. A VB se caracteriza pela substituição dos lactobacilos da microbiota vaginal por outras espécies bacterianas. Estudos recentes demonstraram que várias espécies até então raramente ou nunca isoladas em laboratório são associadas à VB como Atopobium vaginae, Leptotrichia sp., Megasphaera sp. Essas espécies têm como característica comum a liberação de ácido lático. No entanto, tem sido observado que mulheres assintomáticas tem ausência de lactobacilos na microbiota vaginal e predomínio dessas espécies produtoras de ácido lático. Considerando que os casos de VB comportam-se de forma heterogênea quanto à sintomatologia e às complicações associadas, o objetivo desse trabalho é avaliar os parâmetros relacionados com a resposta imune inata local, bem como a atividade enzimática bacteriana das sialidases e prolidases, na VB com predominância de espécies ácido lático produtoras. Serão avaliadas as pacientes atendidas nos ambulatórios de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A detecção e quantificação relativa das espécies Atopobium vaginae, Leptotrichia, Megasphaera sp. serão realizadas pela técnica de PCR em tempo real. Além disso, esses microrganismos serão semiquantificados nos esfregaços vaginais através da técnica de FISH. Para a avaliação da resposta imune local serão quantificados os níveis das citocinas inflamatórias, IL1b, IL-6, IL-8 e TNF-a, presentes no lavado cérvico-vaginal por ELISA, além da avaliação de polimorfismos no gene da IL1b. As atividades de sialidades e prolidases serão quantificadas através de métodos enzimáticos específicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Camila Marconi - Integrante / Paulo César Giraldo - Integrante / Anaglória Pontes - Integrante / Ana Gabriela Pontes dos Santos - Integrante / Juliana Takitane - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    10. 2008-2011. Analise da expressao de IL-18 em gestacoes complicadas por Rotura Prematura de Membranas Pre-Termo.
      Descrição: Introdução: A rotura prematura de membranas pré-termo (RPM-PT), é uma das principais causas de prematuridade, ocorrendo em 30% a 40% dos nascimentos prematuros. Sua etiologia está relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para a decídua e membranas corioamnióticas. Objetivo: Avaliar a expressão de IL-18 pelas membranas corioamnióticas de gestações complicadas por RPM-PT em relação às gestações de termo. Material e Métodos: Serão estudadas 90 gestantes atendidas no Serviço de Obstetrícia do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, sendo 30 gestantes com RPM-PT em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Serão excluídas do estudo gestantes portadoras de diabetes, anomalias fetais congênitas comprovadas, placenta prévia, infecção urinária ou outras infecções. Como grupo controle, serão avaliadas 30 gestantes normais, fora de trabalho de parto, que tiveram indicação de cesárea para resolução da gestação de termo. No momento da resolução da gestação, após a dequitação, fragmentos das membranas corioamnióticas serão congeladas em nitrogênio líquido e armazenadas a-70ºC. O tecido será posteriormente homogeneizado com tampão de lise. A seguir, o homogenato obtido será submetido a quantificação de IL-18 pela técnica de Western Blot. Outro Fragmento das membranas corioamnióticas serão desidratados em álcool, diafanizados em xilol e a seguir incluídos em blocos de parafina. Os blocos obtidos serão seccionados em micrótomo comum, obtendo-se cortes de 6 ?m de espessura que serão corados pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina para análise histopatológica das membranas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Mariana Perlati dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    11. 2008-2010. Expressao de receptores Toll like 2 e 4 em membranas corioamnioticas de gestacoes complicadas por corioamnionite
      Descrição: Introdução: Corioamnionite aguda é a inflamação das membranas corioamnióticas, geralmente considerada como marcador clínico ou subclínico de infecção da cavidade amniótica, principalmente por invasão microbiana. O sistema imune inato constitui a primeira linha de defesa do hospedeiro contra patógenos e nesse sentido os receptores Toll-like são importantes reguladores dessa resposta inespecífica. As membranas corioamnióticas são barreiras mecânicas contra a ascensão de microrganismos e também possuem papel fundamental no sistema imune inato. Entretanto, o mecanismo pelo qual as membranas corioamnióticas identificam a presença de microrganismos não está bem estabelecido. Objetivo: Investigar a expressão de receptores Toll like - 2 e -4 em membranas corioamnióticas de gestações complicadas por corioamnionite. Material e Métodos: No momento da resolução da gestação, logo após a dequitação, serão colhidas 30 membranas corioamnióticas de gestações pré-termo complicadas por corioamnionite e, como grupo controle, 30 membranas livres de infiltrado inflamatório. Fragmentos das membranas corioamnióticas encaminhadas à análise histopatológica para confirmação de corioamnionite histológica. Outros fragmentos de 1cm2 das membranas serão acondicionados em RNA later e submetidos à extração de RNA total. Após a extração do RNA, as amostras com concentração entre 0,02 e 0,2 microgramas/mL de RNA serão submetidas à obtenção de cDNA para posterior utilização na quantificação da expressão de TRL-2 e 4 pela técnica da PCR em tempo real empregando-se o sistema TaqMan Gene Expression Assays.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Natália Prearo Moço - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    12. 2007-2010. Analise quantitativa da expressao de citocinas inflamatorias e de B defensinas em membranas corioamnioticas de gestantes com Rotura Prematura de Membranas Pre-Termo
      Descrição: Introdução: A Rotura Prematura de membranas Pré-Termo (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para decídua e membranas corioamnióticas. Objetivos: quantificar a expressão de IL-1, IL-6, IL-8 e TNF e de beta defensinas pelas células amnióticas, coriônicas e deciduais de gestantes com RPM-PT, correlacionando-a com a intensidade da corioamnionite e avaliar a regulação dos antimicrobianos em função das citocinas inflamatórias. Material e Métodos: Serão estudadas 30 pacientes com gestação única, cuja rotura de membranas ovulares tenha ocorrido espontaneamente entre 26ª e 36ª semanas de gestação e que estejam em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Como grupo controle serão avaliadas 30 gestantes em trabalho de parto prematuro, entre 26ª e 36ª semanas de gestação, e bolsa íntegra. No momento da resolução da gestação, logo após a dequitação serão retirados fragmentos de 1 cm2 da borda das membranas, que serão acondicionados em tubos tipo eppendorf contendo RNA laterTM para posterior realização da microdissecção a laser das células amnióticas, coriônicas e deciduais e quantificação das citocinas inflamatórias e das beta ?defensinas por real time PCR. Após esse procedimento, o restante das membranas será acondicionado em recipiente contendo formalina a 10%, por 24 horas para fixação. Fragmentos das membranas corioamnióticas serão desidratados em álcool, diafanizados em xilol e a seguir incluídos em blocos de parafina. Os blocos obtidos serão seccionados em micrótomo comum e as lâminas serão coradas pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina (HE) para a análise histopatológica das membranas e semi-quantificação do infiltrado inflamatório. Os resultados da expressão de citocinas inflamatórias e ?beta defensinas serão submetidos a análise estatística empregando-se o software BioEstat 2.0.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Mariana Perlati dos Santos - Integrante / Natália Prearo Moço - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    13. 2006-2009. Correlacao entre presenca de Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum e niveis de IL-6 e IL-10 no liquido amniotico de gestantes com trabalho de parto prematuro
      Descrição: O Trabalho de Parto Prematuro (TPP) é uma intercorrência com etiologia multifatorial e estudos têm demonstrado que a infecção na cavidade amniótica (CA) é um dos principais fatores. As espécies Ureaplasma urealyticum e Mycoplasma hominis, merecem destaque por serem freqüentemente encontrados no líquido amniótico (LA) e fortemente associados aos casos de TPP. Esses microrganismos estão associados ao desenvolvimento de inúmeras doenças como cervicite, rotura prematura de membranas, corioamnionite, parto prematuro, além de infecções em recém-nascidos. Na infecção da CA, células amnióticas, coriônicas e deciduais secretam citocinas inflamatórias, que podem atuar indiretamente, induzindo aumento da atividade uterina. Níveis elevados de citocinas no LA sugerem a presença de infecção, mesmo quando sinais clínicos estão ausentes, havendo correlação entre infecção intra-amniótica e corioamnionite histológica. Portanto, a presença de microrganismos na cavidade amniótica leva à ativação da imunidade inata mediada por células que se caracteriza pela produção de citocinas. Objetivo: correlacionar a presença de infecção na CA por M. hominis e U. urealyticum, em gestantes com TPP, com a concentração de IL-6 e IL-10 no LA, na presença ou não de corioamnionite. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 30 pacientes em TPP com idade gestacional entre 28 e 37 semanas atendidas no Serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Como grupo controle, serão incluídas no estudo 30 gestantes normais com indicação de cesárea eletiva. Amostras do LA serão obtidas no momento da resolução da gestação, para pesquisa de M. hominis e U. urealyticum por reação em cadeia da polimerase (PCR) e para determinação dos níveis de IL-6 e IL-10 por ensaio imunoenzimático (ELISA). Logo após a dequitação, fragmentos representando as membranas corioamnióticas serão corados pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina (HE) para análise histopatológica das membranas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Bruna Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    14. 2006-2008. Correlacao entre presenca de Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum e niveis de citocinas inflamatorias no liquido amniotico de gestantes com trabalho de parto prematuro
      Descrição: O Trabalho de Parto Prematuro (TPP) é uma intercorrência que acomete de 5 a 10% das gestações e tem como principal complicação a prematuridade. A etiologia do TPP é multifatorial, e vários estudos têm demonstrado que a infecção na cavidade amniótica (CA) é um dos principais fatores associado ao TPP. Dentre os microrganismos que invadem a CA, as espécies Ureaplasma urealyticum e Mycoplasma hominis, merecem destaque por serem freqüentemente encontrados no líquido amniótico e fortemente associados aos casos de TPP. Na infecção da CA, células amnióticas, coriônicas e deciduais secretam citocinas inflamatórias, que podem atuar indiretamente, induzindo aumento da atividade uterina. Objetivo: correlacionar a presença de infecção na CA por M. hominis e U. urealyticum, em gestantes com TPP, com a concentração de citocinas pró-inflamatórias no LA, na presença ou não de corioamnionite. Pacientes e Métodos: Serão incluídas no estudo 30 pacientes em TPP com idade gestacional entre 28 e 37 semanas atendidas no Serviço de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Como grupo controle, serão incluídas no estudo 30 gestantes normais com indicação de cesárea eletiva. Amostras do LA serão obtidas no momento da resolução da gestação, para pesquisa de M. hominis e U. urealyticum por reação em cadeia da polimerase (PCR) e para determinação dos níveis de IL-1, IL-6, IL-8 e TNF por ensaio imunoenzimático (ELISA). Logo após a dequitação, fragmentos representando as membranas corioamnióticas serão corados pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina (HE) para análise histopatológica das membranas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Bruna Ribeiro de Andrade Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    15. 2006-2008. Analise quantitativa da expressao de citocinas anti-inflamatorias em membranas corioamnioticas de gestantes com rotura prematura de membranas pre-termo
      Descrição: A Rotura Prematura de membranas Pré-Termo (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para decídua e membranas corioamnióticas. Objetivos: Correlacionar a expressão de citocinas anti-inflamatórias com a intensidade do infiltrado inflamatório presente nas membranas corioamnióticas de gestantes com RPM-PT. Material e Métodos: Serão estudadas 30 mulheres com gestação única, cuja rotura de membranas ovulares tenha ocorrido espontaneamente entre 26 e 36 semanas de gestação e que estejam em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Como grupos controle, serão avaliadas 30 gestantes em trabalho de parto prematuro (TPP) entre 26 e 36 semanas de gestação e bolsa íntegra. No momento da resolução da gestação, logo após a dequitação, serão colhidas membranas corioamnióticas das gestantes incluídas no estudo. Fragmentos da borda das membranas serão acondicionados em frascos esterilizados contendo 500 ?L de solução TET (Tampão Tris Edta Tween) e imediatamente armazenados a -70ºC para posterior quantificação relativa do RNA mensageiro pela técnica de PCR real time. Fragmentos das membranas corioamnióticas também serão coradas pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina (HE) para estudo histopatológico das membranas e análise semi-quantitativa do infiltrado inflamatório presente nessas membranas. Os resultados obtidos da produção de citocinas nas membranas corioamnióticas serão submetidos à análise de comparação múltipla e o nível de significância adotado será de 5%.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Maria Terezinha Serrão Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Ana Carolina Pereira - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Eliane Passarelli Vieira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    16. 2006-2008. Rotura prematura de membranas pre-termo: correlacao entre IL-18 e intensidade do infiltrado inflamatorio nas membranas corioamnioticas
      Descrição: A rotura prematura de membranas pré-termo (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para decídua e membranas corioamnióticas. O objetivo desse estudo é correlacionar semi-quantitativamente, a expressão de IL-18 pelas membranas corioamnióticas com a intensidade do infiltrado inflamatório presente nas membranas corioamnióticas de gestantes com RPM-PT. Serão estudadas 30 pacientes com gestação única, cuja rotura de membranas ovulares tenha ocorrido espontaneamente entre 26ª e 36ª semanas de gestação e que estejam em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Como grupo controle, serão avaliadas 30 gestantes normais atendidas no Serviço de Obstetrícia e que terão indicação de cesariana para resolução da gestação de termo. No momento da resolução da gestação, logo após a dequitação, serão colhidas membranas corioamnióticas das gestantes com RPM-PT e das gestantes normais submetidas à cesariana. Serão retirados fragmentos da borda das membranas, com bisturi, que serão acondicionados em frascos esterilizados com 500 L de solução TET (Tampão Tris Edta Tween) e imediatamente armazenados a -70ºC para posterior semi-quantificação do RNA mensageiro pela técnica de RT-PCR. Após esses procedimentos, fragmentos das membranas corioamnióticas serão incluídos em blocos de parafina. As lâminas serão coradas pelo método clássico de Hematoxilina-Eosina (HE) para a análise histopatológica da presença ou ausência de infiltrado inflamatório nas membranas corioamnióticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Eliane Passarelli Vieira - Integrante.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    17. 2006-2008. Estimativa de colonizacao retovaginal por Streptococcus do grupo B em gestantes atendidas no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.
      Descrição: Durante os últimos anos, poucos temas do literatura científica obstétrica e pediátrica, como também a imprensa leiga, têm despertado tanta atenção como a infecção neonatal de início precoce pelo Streptococcus agalactiae. O objetivo desse estudo é avaliar a prevalência desse microrganismo em gestantes no terceiro trimestre de gestação e explorar os fatores potencialmente associados à essa colonização. No período de janeiro de 2006 a janeiro de 2007 será realizado um estudo transversal em gestantes em idade gestacional entre 34 e 36 semanas atendidas no Pré-Natal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. As gestantes serão esclarecidas quanto à finalidade do estudo e, após concordarem em participar, assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta das amostras para cultura serão realizadas com swab da região anorretal, um swab do intróito vaginal e um swab vaginal do terço distal da parede da vagina. Juntamente com a coleta das maostras para cultura, será preenchido um formulário com identificação da gestante, com dados de pré-natal e informações adicionais relativas à gestação atual. O material coletado será introduzido em tubo estéril, devidamente identificado, contendo meio de Amies e permanecerá refrigerado até o momento da transferência desse material para o meio de enriquecimento de Todd Hewit suplementado com colistina (10 g/mL) e ácido nalidíxico (15 g/mL). O caldo seletivo inoculado será incubado por um período de 18 a 24 horas à temperatura de 37ºC. Após o período de incubação do caldo seletivo, será realizada uma subcultura em placa de ágar-sangue a 5% sob as mesmas condições. As colônias, que na subcultura em ágar-sangue, forem sugestivas de S. agalactiae e, portanto, apresentarem uma zona de beta-hemólise, serão submetidas a coloração de Gram e ao teste da catalase. Os isolados cocos gram positivos e catalase negativos, serão submetidos ao Camp Test para identificação da espécie S. agalactiae.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Vera Therezinha Medeiros Borges - Integrante / Vera Lúcia Mores Rall - Integrante / Camila Marconi - Integrante / Talita Trevizani Rochetti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    18. 2006-2007. Co-infeccao entre HPV e Chlamydia trachomatis em mulheres com condiloma acuminado
      Descrição: O objetivo desse trabalho é investigar a co-infecção entre HPV e Chlamydia trachomatis em mulheres com condiloma acuminado. Serão incluídas no estudo 50 mulheres com diagnóstico de condiloma acuminado. No momento da biópsia será selecionada a lesão com maior representatividade clínica da infecção pelo HPV. Após antissepsia do local com solução de clorohexidine 2% e anestesia infiltrativa na base da lesão selecionada usando lidocaína 2%, será realizada ressecção pela base com lâmina de bisturi. A lesão excisada será seccionada em 2 metades, uma com acondicionamento em frasco contendo formol 10% que será enviado para exame histopatológico e outra será adicionada em tubo tipo "eppendorf" de 1,5 ml com 500 l da solução de TET. Após a digestão do material, será realizada a extração orgânica de DNA com solução CTAB. A detecção do DNA de HPV nas amostras será feita através da reação de PCR, utilizando-se os primers GP5+/GP6+. Como controle de qualidade da extração do DNA, serão adicionados também os primers PCO4+/GH20 que codificam para beta-globina. A genotipagem do HPV será feita empregando-se a reação de hibridização em pontos ("dot-blot") com sondas de oligonucleotídeos marcadas com fluoresceína (sistema Gene Images 3' -oligolabelling and detection system) específicas para diferentes tipos de HPV. As membranas marcadas com as sondas específicas serão colocadas em contato com filme para autoradiograma. Após incubação overnight a temperatura ambiente, os filmes serão revelados para posterior leitura dos resultados. Em cada membrana serão incluídos controles positivos para os tipos de HPV pesquisados. A pesquisa de Chlamydia trachomatis também será realizada por PCR, empregando-se os primers PCT1 e PCT2, empregando-se os parâmetros de 95ºC durante 5 minutos, 95ºC durante 1 minuto para desnaturação, 55ºC durante 1 minuto para anelamento dos primers e 72ºC durante 1 minuto e 30 segundos para extensão seguidos de 39 ciclos idênticos ao descrito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Mariangela Esther Alencar Marques - Integrante / Larissa Doddi Marcolino - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    19. 2004-2008. Estudo morfofuncional e expressao de MC-1R nos melanocitos de lesoes de melasma
      Descrição: O objetivo desse estudo é caracterizar morfofuncionalmente os melanócitos de lesões de melasma. Serão incluídos 30 pacientes voluntários com diagnóstico de melasma, sem restrição de sexo, atendidos no Serviço de Dermatologia do HC da Faculdade de Medicina de Botucatu. Sob anestesia local serão realizadas biópsias da pele normal e lesada, empregando-se punch de 2mm de diâmetro. Parte dos fragmentos serão preparados para análise histopatológica. Para detecção da distribuição dos melanócitos será realizada reação de imuno-histoquímica utilizando-se como marcador o Melan-A. Outros fragmentos de pele serão colocados em frascos com glutaraldeído a 2,5% para o processamento do material para microscopia eletrônica. A expressão de MC-1R nos melanócitos será avaliada pela técnica de "real time", após extração de RNA, transcrição do cDNA e amplificação do gene MC-1R de acordo com o protocolo da Applied Biosystems SYBR Green PCR Master Mix e ABI Prism 7700 Sequence Detector. Os dados obtidos serão analisados empregando-se o software BioEstat 2.0.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Mariângela Esther Alencar Marques - Coordenador / Luciane Donida Bartoli Miot - Integrante / Hélio Amante Miot - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    20. 2004-2008. Niveis de IL-8, IL-10 e TNF em sangue de cordao umbilical de recem-nascidos prematuros de gestacoes com rotura prematura de membranas
      Descrição: A RPM está presente em 5 a 15% das gestações, sendo que em 20 a 25% desses casos de RPM-PT contribuindo com 30 a 40% de todos os nascimentos prematuros e 20% das mortes perinatais. A morbidade neonatal nas RPM-PT é nitidamente relacionada à idade gestacional, atingindo 2,5% nos RN de termo e podendo atingir até mais de 40% em prematuros.Assim, a busca por outros marcadores séricos de infecção como citocinas inflamatórias, tem sido estudadas na tentativa de realizar associações mais precisas com processos inflamatórios associados à infecção. Várias citocinas como IL-1, IL-6, IL-8, IL-10, IL-12 e TNF são importantes mediadores da resposta inflamatória sistêmica. Níveis elevados dessas citocinas no soro de sangue periférico de recém-nascidos e neonatos têm sido utilizados como marcadores precoces de infecções bacterianas, sepse e prognóstico em sepse (FRANZ et al., 1999, DE BONT et al., 1994, DERKX et al., 1995; VAN DEUREN et al., 1995). Portanto, o objetivo desse trabalho é avaliar a produção de IL-8, IL-10 e TNF em soro e sobrenadante de cultura de células mononucleares obtidas de sangue de cordão umbilical de RN prematuros com rotura prematura de membranas pré-termo, associando os níveis destas citocinas com a presença de infecções precoces e complicações neonatais tardias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Integrante / José Carlos Peraçoli - Integrante / Cilmery Suemi Kurokawa - Coordenador / Ligia Rugolo - Integrante / Miriam Hashimoto - Integrante.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    21. 2004-2006. Pesquisa de citocinas em membranas corioamnioticas de gestantes com rotura preamtura de membranas pre-termo: correlacao entre expressao e intensidade do infiltrado inflamatorio
      Descrição: A RPM-PT é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica.O objetivo desse estudo é correlacionar a expressão de citocinas com a intensidade do infiltrado inflamatório presente nas membranas corioamnióticas de gestantes com RPM-PT. Serão estudadas 30 pacientes com gestação única, cuja rotura de membranas ovulares tenha ocorrido entre 26 e 36 semanas de gestação e que estejam em trabalho de parto e 30 gestantes com RPM-PT fora do trabalho de parto. Na resolução da gestação, logo após a dequitação, serão colhidas membranas corioamnióticas das gestantes incluídas no estudo. Fragmentos da borda das membranas serão acondicionados em frascos esterilizados contendo 0,5mL de solução TET e armazenados a -70ºC para posterior semi-quantificação do mRNA pela técnica de RT-PCR. Fragmentos das membranas corioamnióticas serão submetidas a análise semi-quantitativa do infiltrado inflamatório e os resultados obtidos da produção de citocinas nas membranas corioamnióticas serão analisados por comparação múltipla com nível de significância de 5%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / José Carlos Peraçoli - Integrante / Maria Terezinha Serrão Peraçoli - Integrante / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    22. 2004-2005. Estimativa da prevalencia dos genotipos do Papilomavirus Humano em pacientes portadores de verrugas genitais: correlacao clinica-histopatologica.
      Descrição: Tendo em vista que a prevalência das infecções genitais pelo Papilomavírus Humano (HPV) tem aumentado significativamente nos últimos 20 anos, constituindo-se uma das principais doenças sexualmente transmissíveis diagnosticadas em todos os serviços especializados, o objetivo desse trabalho é estimar a prevalência dos genotipos do HPV em pacientes portadores de verrugas genitais e sua correlação clínico-histopatológica. Para tanto, será selecionada a lesão que apresente maior representatividade clínica da infecção pelo HPV. Após antissepsia do local com solução de clorohexidine 2% e anestesia infiltrativa na base da lesão selecionada usando lidocaína 2%, será realizada ressecção pela base com lâmina de bisturi. A lesão excisada será seccionada em 2 metades, uma com posterior acondicionamento em frasco contendo formol 10% que será enviado para exame histopatológico e outra será adicionada em tubo tipo "eppendorf" de 1,5 ml com 500 ml da solução de TET. Após a digestão do material, procederemos a extração orgânica com solução CTAB. A detecção do DNA de HPV nas amostras será feita através da reação de PCR, utilizando-se os primers GP5+/GP6+. Como controle de qualidade da extração do DNA, serão adicionados também os primers PCO3+/PCO4+ que codificam para beta-globina. A reação de amplificação será feita em 50 ml de PCR com uma solução mãe contendo 10 mM Tris-HCl (pH 8,3), 50 mM KCl, 3,5 mM MgCl2, 200 mM dNTPs, 50 pmol de primer GP5+ e GP6+ e 1 U de Taq polimerase. A verificação dos tipos de HPV será feita apenas nas amostras, cujo produto de PCR mostrou resultado positivo pela visualização da banda característica de HPV no gel de agarose. A tipagem será feita através da reação de hibridização em pontos ("dot-blot") com sondas de oligonucleotídeos marcadas com fluoresceína (sistema Gene Images 3' ?oligolabelling and detection system) específicas diferentes tipos de HPV.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Jossimara Polettini - Integrante / Mariângela Esther Alencar Marques - Integrante / Rodrigo Alessandro Riemma Vela - Integrante / Helio Miot - Integrante / Luciane Donida Bartoli - Integrante. Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    23. 2003-2008. Busca ativa da vaginose bacteriana em gestantes com fator de risco para hiperglicemia: avaliacao das repercussoes maternas e perinatais
      Descrição: O objetivo desse estudo será avaliar a influência da busca ativa para detecção das alterações da microbiota vaginal em gestantes com fator de risco para hiperglicemia. Trata-se de estudo clínico, prospectivo e controlado. Serão estudadas mulheres com fatores de risco para hiperglicemia e gestação única atendidas no Serviço de Pré-Natal e no Ambulatório de Infecções Genitais do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Na primeira consulta Pré-Natal será aplicada anamnese dirigida visando ao rastreamento do diabete gestacional. As gestantes com rastreamento positivo, serão submetidas a confirmação diagnóstica do diabete usando-se TOTG de 100g e perfil glicêmico realizados entre a 24ª a 26ª semanas de gestação. No período compreendido entre a 24ª e 26ª semanas de gestação, as pacientes serão submetidas a confirmação diagnóstica do diabete, sendo incluídas nos grupos IA, IB, IIA e IIB. Nesse momento, as gestantes pertencentes ao grupo com busca ativa serão abordadas novamente quanto à presença de vaginose bacteriana, constituindo o 2º momento da busca ativa do presente estudo. Após a resolução da gestação, analisaremos as repercussões maternas e fetais através das informações colhidas nos prontuários médicos quanto à ocorrência de: rotura prematura de membranas, trabalho de parto prematuro, restrição de crescimento fetal, recém-nascido pequeno para a idade gestacional, infecção puerperal, além da constatação da via de parto. O grupo controle será constituído por gestantes com rastreamento negativo para o diabete e que serão submetidas aos mesmos procedimentos diagnósticos do grupo estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Integrante / Andréa da Rocha Tristão - Coordenador / Marilza Vieira Cunha Rudge - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    24. 2000-2003. Pesquisa de Staphylococcus toxigenicos e de citocinas inflamatorias em membranas corioamnioticas de gestantes com rotura prematura de membranas pre-termo
      Descrição: A Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior para as membranas corioamnióticas. O objetivo desse estudo foi avaliar o envolvimento dos Staphylococcus toxigênicos e de citocinas inflamatórias na RPM-PT. Foram estudadas 30 gestantes normais e 30 com RPM-PT. Na admissão da paciente foi colhida secreção cervical para isolamento de Staphylococcus. O perfil toxigênico dos microrganismos isolados foi analisado pela técnica de aglutinação reversa passiva do látex (RPLA). Noparto, foram colhidas membranas corioamnióticas das gestantes normais e com RPM-PT para estudo histopatológico e detecção dos genes das enterotoxinas, pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). As membranas foram avaliadas quanto à presença de interleucina 1 (IL-1), IL-6, IL-8 e TNF-por imunohistoquímica. No período do estudo, a incidência de RPM-PT foi de 6,8% e de corioamnionite de 66,7%. No grupo RPM-PT, houve associação entre corioamnionite e presença de Staphylococcus na secreção cervical em 90,5% dos casos. Entretanto, apenas 23,8% desses microrganismos eram produtores das enterotoxinas A, B e C e, em somente 13,3% das membranas os genes das enterotoxinas foram detectados. A análise imunohistoquímica das membranas corioamnióticas, no grupo RPM-PT com corioamnionite, mostrou um predomínio de marcação moderada para IL-6 e IL-8, enquanto houve aumento no número de membranas com marcação intensa para IL-1 e TNF. Para o grupo RPM-PT, na ausência de corioamnionite, houve predomínio de marcação discreta para IL-6 e IL-8 e de moderada para TNF e IL-1. No grupo controle, 100% das amostras apresentaram marcação discreta para IL-8, 80% para IL-1 e IL-6 e 60% para TNF. Na gestação, citocinas envolvidas nos mecanismos de imunidade inata contra infecções podem desempenhar papel significativo na RPM- PT, considerada importante causa de morbidade perinatal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Integrante / José Carlos Peraçoli - Integrante / Eliane Souto de Abreu - Integrante / Maria Terezinha Serrão Peraçoli - Coordenador / João Manuel Grisi Candeias - Integrante / Maria de Lourdes Ribeiro de souza da Cunha - Integrante / Tânia Machado de Alcântara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.
    25. 1996-1999. Avaliacao microbiologica da secrecao cervical e niveis de citocinas inflamatorias no soro e liquido amniotico de gestantes com rotura prematura de membranas pre-termo
      Descrição: A Rotura Prematura de Membranas (RPM-PT) é um dos principais problemas da Clínica Obstétrica, com etiologia relacionada à ascensão bacteriana do trato genital inferior à decídua e membranas corioamnióticas. O Objetivo desse estudo foi avaliar a presença de microrganismos na secreção cervical e no líquido amniótico de gestantes com RPM-PT, correlacionando-a com corioamnionite histológica e com níveis de citocinas no soro e líquido amniótico. Foram estudadas 40 gestantes com RPM-PT e 20 normais. Na admissão da paciente, foram colhidos secreção cervical, líquido amniótico (LA) e sangue. As amostras foram cultivadas para detecção de microrganismos aeróbios, anaeróbios facultativos e leveduras. No soro materno e LA foram realizadas as dosagens de interleucina 1 (IL-1), Il-6, Il-8 e TNF. No parto foram colhidos placenta e membranas corioamnióticas para análise histopatológica. A incidência de RPM-PT foi de 3,4%. No grupo controle 84,2% apresentaram Lactobacillus e 94,7% ausência ou pequena quantidade de leucócitos. No grupo RPM-PT 18,9% apresentaram Lactobacillus e 54,1% intensa quantidade de leucócitos. Ainda nesse grupo houve uma maior diversidade de microrganismos isolados na secreção cervical, com predomínio de Staphylococcus. A incidência de corioamnionite no grupo RPM-PT foi de 80,0%, não ocorrendo casos no grupo controle. Houve forte associação (75,0%) entre a presença de intensa quantidade de leucócitos na secreção cervical e infiltrado inflamatório intenso nas membranas corioamnióticas. A Análise das citocinas demonstrou níveis elevados de IL-6 no soro de gestantes com RPM-PT, enquanto no LA, os níveis de IL-1, IL-6 e Il-8 estavam aumentados em gestantes com infiltrado inflamatório moderado e intenso nas membranas. Os resultados obtidos permitem concluir que a dosagem de IL-6 no soro materno e o exame microscópico da secreção cervical podem ser considerados métodos rápidos e não invasivos para auxiliar o obstetra na conduta de gestantes com RPM-PT.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Guimarães da Silva - Coordenador / Terue Sadatsune - Integrante / Eliane Souto de Abreu - Integrante / José Carlos Peraçoli - Integrante / Maria Terezinha Serrão Peraçoli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Marcia Guimaraes da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. 2nd ISIDOG Conference. 2017. (Congresso).
    2. 7ª Jornada Paulista de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2016. (Outra).
    3. 30th International Papilomavirus Conference & Clinical and Public Health Workshops. 2015. (Congresso).
    4. 9th ESIDOG / 1st ISIDOG European conference. 2015. (Congresso).
    5. 29th International Papillomavirus Conference. 2014. (Congresso).
    6. 10th World Congress on Inflammation. 2011. (Congresso).
    7. 7 th European Conference of European Society for Infectious Diseases in Obstetrics and Gynsecology. Expression of TIMP-1 and TIMP-2 in chorioamniotic membranes of pregnant women with preterm premature rupture of membranes and preterm labor. 2010. (Congresso).
    8. III Encontro de Pós-Graduação em Patologia.Programa de Pós-Graduação em Patologia - UNESP. 2010. (Encontro).
    9. IV Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. 2010. (Encontro).
    10. 1º Encontro de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2009. (Encontro).
    11. III Conferência da Pós-Graduação da UNESP. 2009. (Outra).
    12. III Encontro Nacional de Pós Graduação na àrea de Ciências da Saúde. 2009. (Encontro).
    13. XI Congresso Português de Ginecologia. Papel do laboratório nas infecções genitais. 2009. (Congresso).
    14. Conhecendo a Pós-Graduação.Programa de Pós-Graduação em Patologia. 2008. (Encontro).
    15. Simpósio Ética na pesquisa envolvendo seres humanos. 2008. (Seminário).
    16. II Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. 2008. (Encontro).
    17. XXI European Congress of Perinatal Medicine. Detection of IL-4 and IL-10 mrna in chorioamniotic membranes from the pregnant women with preterm premature rupture of membranes. 2008. (Congresso).
    18. 1º Simpósio de Inovação Tecnológica da UNESP. 2007. (Simpósio).
    19. II Encontro Nacional de Pós Graduação em Medicina e Saúde. 2007. (Encontro).
    20. III Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2007. (Encontro).
    21. Ist Satellite Symposium on Reproductive Immunology.Detection of inflammatory cytokines mRNA by real time in choriomniotic membranes from the pregnant women with preterm premature rupture of membranes. 2007. (Simpósio).
    22. Encontro Nacional de Pós-Graduação. 2006. (Encontro).
    23. II Encontro de Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2006. (Encontro).
    24. I Encontro de Citopatologia. 2005. (Encontro).
    25. I Encontro de Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2005. (Encontro).
    26. Primeiro Encontro: A Interface Clínica e Básica da Medicina Atual. 2004. (Encontro).
    27. II Curso de Aprendizagem Baseada em Problemas. 2004. (Outra).
    28. II Curso de Doenças Sexualemte Transmissíveis. 2004. (Congresso).
    29. II Intercontinental Congress of Pathology. Expression of inflammatory cytokines in chorioamniotic membranes from pregnant women with preterm premature rupture of membranes. 2004. (Congresso).
    30. VIII Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Patologia. 2004. (Outra).
    31. 6º Encontro Regional de Biomedicina. 2003. (Congresso).
    32. IV Curso de Infecções Genitais Femininas. 2003. (Outra).
    33. VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. 2003. (Congresso).
    34. XVIII Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2003. (Congresso).
    35. XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. x. 2001. (Congresso).
    36. XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. XV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2000. (Congresso).
    37. Mini Jornada Científica. 1999. (Simpósio).
    38. XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1999. (Congresso).
    39. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia.. a. 1999. (Congresso).
    40. 9º Encontro de Biólogos. 1998. (Encontro).
    41. . XXI REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA. 1996. (Congresso).
    42. I Jornada do Programa de Aprimoramento Profissional. 1995. (Simpósio).
    43. VIII Jornada Científica de Toxicologia. 1994. (Simpósio).
    44. I Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1993. (Congresso).
    45. 10º Encontro Anual de Etologia. 1992. (Encontro).
    46. Semana da Biologia. 1992. (Simpósio).
    47. II C ongresso de Iniciação Científica. 1990. (Congresso).
    48. VII Congresso Brasileiro de Biologia Celular. 1990. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. SILVA, M.G.. 20º Encontro Nacional de Biomedicina. 2017. (Outro).. . 0.
    2. SILVA, M.G.; FECCHIO, Denise. VIII Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2014. Congresso
    3. SILVA, M.G.; FECCHIO, Denise. VII Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2012. Congresso
    4. SILVA, Márcia Guimarães da; FECCHIO, Denise. VI Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2010. Congresso
    5. FECCHIO, Denise ; SILVA, Márcia Guimarães da. V Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2009. Congresso
    6. RUDGE, Marilza Vieira Cunha ; MULLER, S. S. ; FECCHIO, Denise ; BRAZ, J. R. C. ; PEREIRA, P. C. M. ; MATTOS, I. P. C. ; MATSUBARA, L. S. ; SILVA, Márcia Guimarães da ; SILVA, J. A. H. N. ; COSTA, D. ; ERDMANN, A. L. ; ABDALLA, D. S. P. ; SILVA, J. R. L. E. ; LEITE, J. P. ; SAMPAIO, F. J. B. ; PORDEUS, I. A. ; Cavalcante, André Luiz Monteiro. II Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área da Saúde. 2008. Congresso
    7. FECCHIO, Denise ; SILVA, Márcia Guimarães da ; BRAZ, J. R. C. ; PARADA, Cristina Maria de Lima ; SPADELLA, C. T. ; CALDERON, Iracema Mattos Paranhos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. IV Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. 2008. Congresso
    8. SILVA, Márcia Guimarães da; CESÁRIO, M.D.. 9º Encontro Regional de Biomedicina. 2006. Congresso
    9. ALVES, Maria José Queiroz de Freitas ; SILVA, Márcia Guimarães da. 8º Encontro Regional de Biomedicina. 2005. Congresso
    10. ALVES, Maria José Queiroz de Freitas ; SILVA, Márcia Guimarães da. 7º Encontro Regional de Biomedicina. 2004. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Hélio Amante Miot (15.0)
      1. RIBEIRO DE ANDRADE RAMOS, BRUNA ; COSI BENTO, GIOVANA FERNANDA ; NAVASCUES BERNARDINO, RÔMULO AUGUSTO ; MIOT, Hélio Amante ; GUIMARÃES DA SILVA, MÁRCIA. Influence of single nucleotide polymorphisms (SNPs) in immunoregulatory genes in the morbidity of preterm newborns. Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine. v. 34, p. 1-6, issn: 1476-7058, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. D?ELIA, MARIA PAULA BARBIERI ; BRANDÃO, MARCELA CALIXTO ; DE ANDRADE RAMOS, BRUNA RIBEIRO ; Da Silva, Márcia Guimarães ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; DOS SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; MIOT, Hélio Amante. African ancestry is associated with facial melasma in women: a cross-sectional study. BMC Medical Genetics (Online). v. 18, p. 17-24, issn: 1471-2350, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NODA-NICOLAU, NATHÁLIA MAYUMI ; POLETTINI, Jossimara ; MARCONI, Camila ; PERAÇOLI, José Carlos ; MIOT, Hélio Amante ; Da Silva, Márcia Guimarães. Human Beta Defensins 1, 2 and 3 Produced by Amniochorion Membranes Is Similar in Term and Preterm Delivery. OPEN JOURNAL OF OBSTETRICS AND GYNECOLOGY. v. 07, p. 846-857, issn: 2160-8792, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARTIN, LAURA FERNANDES ; MOÇO, NATÁLIA PREARO ; DE LIMA, MOISÉS DIÔGO ; POLETTINI, Jossimara ; MIOT, Hélio Amante ; CORRÊA, CAMILA RENATA ; MENON, RAMKUMAR ; Da Silva, Márcia Guimarães. Histologic chorioamnionitis does not modulate the oxidative stress and antioxidant status in pregnancies complicated by spontaneous preterm delivery. BMC Pregnancy and Childbirth. v. 17, p. 376, issn: 1471-2393, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. TERRA, SIMONE A ; DE ARRUDA LOURENÇÃO, PEDRO L ; G SILVA, MÁRCIA ; A MIOT, HÉLIO ; RODRIGUES, MARIA A M. A critical appraisal of the morphological criteria for diagnosing intestinal neuronal dysplasia type B. MODERN PATHOLOGY. v. 30, p. 978-985, issn: 0893-3952, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade ; D?ELIA, MARIA PAULA BARBIERI ; AMADOR, MARCOS ANTÔNIO TRINDADE ; SANTOS, NEY PEREIRA CARNEIRO ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; DA CRUZ CASTELLI, ERICK ; Witkin, Steven S. ; MIOT, Hélio Amante ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; Da Silva, Márcia Guimarães. Neither self-reported ethnicity nor declared family origin are reliable indicators of genomic ancestry. Genetica ('s-Gravenhage). v. 144, p. 259-265, issn: 0016-6707, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. RAMOS, PAULO MÜLLER ; BRIANEZI, GABRIELLI ; MARTINS, ANA CAROLINA PEREIRA ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar ; MIOT, Hélio Amante. Apoptosis in follicles of individuals with female pattern hair loss is associated with perifollicular microinflammation. International Journal of Cosmetic Science (Print). v. 38, p. 651-654, issn: 0142-5463, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. MIOT, Luciane Donida Bartoli ; MIOT, Hélio Amante ; POLETTINI, Jossimara ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar. Morphologic changes and the expression of alpha-melanocyte stimulating hormone and melanocortin -1 receptor in melasma lesions: a comparative study.. The American Journal of Dermatopathology (Print). v. 32, p. 676-682, issn: 0193-1091, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MIOT, Luciane Donida Bartoli ou BARTOLI, Luciane Donida ; MIOT, HA ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar. Fisiopatologia do Melasma. Anais Brasileiros de Dermatologia (Impresso). v. 84, p. 623-635, issn: 0365-0596, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Vela, Rodrigo Alessandro R. ; POLETTINI, Jossimara ; Marques, Mariângela Esther A. ; STOLF, Hamilton Ometto ; Candeias, João Manuel Grisi ; Silva, Márcia Guimarães da ; COSTA, Ana Laura Bastos da ; MATSUO, Cristiane Yuri ; Miot, Hélio Amante. Detecção e genotipagem de papilomavírus humano em lesões de queratoacantoma solitário de pacientes imunocompetentes. Anais Brasileiros de Dermatologia (Impresso). v. 82, p. 35-40, issn: 0365-0596, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MIOT, Luciane Donida Bartoli ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MIOT, Hélio Amante ; MARQUES, Mariangela Esther Alencar. Estudo comparativo morfofuncional de melanócitos em lesões de melasma. Anais Brasileiros de Dermatologia (Impresso). v. 82, p. 529-534, issn: 0365-0596, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MIOT, Luciane Donida Bartoli ; MIOT, Hélio Amante ; POLETTINI, Jossimara ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar. Estudo comparativo morfofuncional e expressão de hormônio estimulante de melanócitos do tipo alfa e receptor de melanocortina do tipo 1 em lesões de melasma. Em: LXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2008, Fortaleza-CE. Anais Brasileiros de Dermatologia. Rio de Janeiro-RJ: Sociedade Brasileira de Dermatologia, v. 83, p. S24-S24, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MIOT, Luciane Donida Bartoli ; MIOT, Hélio Amante ; SILVA, Márcia Guimarães da ; COELHO, Kunie Iabuki Rabello ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar. Estudo comparativo morfo-funcional de melanócitos em lesões de melasma. Em: LXI Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2006, Curitiba - PR. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 81, p. s110-s110, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. VELA, Rodrigo Alessandro Riemma ; POLETTINI, Jossimara ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARQUES, Mariangela Esther Alencar ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; MIOT, Hélio Amante ; STOLF, Hamilton ; COSTA, Ana Laura Bastos da ; MATSUO, Cristiane Yuri ; CANDEIAS, João Manuel Grisi. HPV Detection and genotyping in solitary kerathoacanthoma. Em: III Simpósio Internacional de oncovirologia, 2005, Salvador - BA, v. 10, p. 179-179, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. POLETTINI, Jossiamra ; VELA, Rodrigo Alessandro Riemma ; BARTOLI, Luciane Donida ; MIOT, Hélio Amante ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar ; SILVA, Márcia Guimarães da ; CANDEIAS, João Manuel Grisi. Prevalence of human papillomavirus in patients with genital warts: clinical and histopatological correlation. Em: XV Encontro Nacional de Virologia, 2004, São Pedro. Anais do XV Encontro Nacional de Virologia, p. 156-156, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Cristina Maria Garcia de Lima Parada (12.0)
      1. MARCONI, Camila ; EL-ZEIN, MARIAM ; RAVEL, JACQUES ; MA, BING ; LIMA, MOISÉS D. ; CARVALHO, NEWTON S. ; ALVES, ROSANE R. F. ; PARADA, CRISTINA M. G. L. ; LEITE, SANDRA H. M. ; GIRALDO, PAULO C. ; GONÇALVES, ANA K. ; FRANCO, EDUARDO L. ; Da Silva, Márcia Guimarães. Characterization of the vaginal microbiome in women of reproductive age from five regions in Brazil. SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES. v. Publish Ahead of Print, p. 562-569, issn: 0148-5717, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FERREIRA, CAROLINA SANITÁ TAFNER ; DONDERS, GILBERT GERARD ; PARADA, CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA ; TRISTÃO, ANDREA DA ROCHA ; FERNANDES, THAIZ ; Da Silva, Márcia Guimarães ; MARCONI, Camila. Treatment failure of bacterial vaginosis is not associated with higher loads of Atopobium vaginae and Gardnerella vaginalis. JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY. v. 66, p. 1217-1224, issn: 0022-2615, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FERREIRA, CAROLINA SANITÁ TAFNER ; Marconi, Camila ; Parada, Cristina Maria de Lima Garcia ; DUARTE, MARLI TERESINHA CASSAMASSIMO ; GONÇALVES, ANA PAULA OLIVEIRA ; RUDGE, MARILZA VIEIRA CUNHA ; Silva, Márcia Guimarães da. Bacterial vaginosis in pregnant adolescents: proinflammatory cytokine and bacterial sialidase profile. Cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL. v. 133, p. 465-470, issn: 1806-9460, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MARCONI, C. ; DONDERS, G.G.G. ; BELLEN, G. ; BROWN, D.R. ; PARADA, C.M.G.L. ; SILVA, M.G.. Sialidase activity in aerobic vaginitis is equal to levels during bacterial vaginosis. European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology. v. 167, p. 205-209, issn: 0301-2115, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Marconi, Camila ; Donders, Gilbert G. G. ; Martin, Laura F. ; Ramos, Bruna R. A. ; Duarte, Marli T. C. ; Parada, Cristina M. G. L. ; Tristão, Andréa R. ; Silva, Márcia G.. Chlamydial infection in a high risk population: association with vaginal flora patterns. Archives of Gynecology and Obstetrics (Internet). v. 285, p. 1013-1018, issn: 1432-0711, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. GONDO, D. C. A. F. ; DUARTE, Marli Teresinha Cassamassimo ; SILVA, Márcia Guimarães da ; PARADA, Cristina Maria de Lima. Abdormal vaginal flora in low risk pregnant women cared for by a public health service: prevalence and association with symptoms and findings from gynecological exams.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 18, p. 919-927, issn: 0104-1169, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Feitosa, Danielle Cristina Alves ; Silva, Márcia Guimarães da ; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima. Accuracy of simple urine tests for diagnosis of urinary tract infections in low-risk pregnant women. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 17, p. 507-513, issn: 0104-1169, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. GONDO, Fausto ; SILVA, Márcia Guimarães da ; POLETTINI, Jossimara ; TRISTÃO, Andréa da Rocha ; PERAÇOLI, José Carlos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Prevalência das infecções do trato genital inferior em gestantes de baixo risco da Estratégia de Saúde da Família. Em: Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 2008, Goiânia. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Niterói: Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, v. 20, p. 163-163, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. FEITOSA, D. C. A. ; MARCONI, Camila ; VIEIRA, Eliane Passarelli ; SILVA, Márcia Guimarães da ; PARADA, Cristina Maria de Lima. Relation between alterations in simple urine exam and infections of the urinary and lower genital tract in pregnanat women. Em: III Encontro de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, 2007, Botucatu. Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, v. 13, p. 1001-1001, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. VIEIRA, Eliane Passarelli ; MARCONI, Camila ; PARADA, Cristina Maria de Lima ; FEITOSA, D. C. A. ; RODRIGUES, Maria Aparecida Marchesan ; OLIVEIRA, M. L. C. S. ; SILVA, Márcia Guimarães da. Performance da citologia cérvico-vaginal convencional para o diagnóstico de vaginose bacteriana e candidíase vaginal comparada ao método de Gram. Em: X Encontro Regional de Biomedicina, 2007, Botucatu. Anais do X Encontro Regional de Biomedicina. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, v. 1, p. 19-19, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. VIEIRA, Eliane Passarelli ; MARCONI, Camila ; TRISTÃO, Andréa da Rocha ; PARADA, Cristina Maria de Lima ; FEITOSA, D. C. A. ; OLIVEIRA, M. L. C. S. ; RODRIGUES, Maria Aparecida Marchesan ; SILVA, Márcia Guimarães da. Performance of conventional cervico-vaginal cytology for diagnosis of bacterial vaginosis and vaginal candidiasis as compared to the Gram´s method. Em: III Encontro de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, 2007, Botucatu. Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases. Botucatu: CEVAP _ UNESP, v. 13, p. 993-993, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. DUARTE, Marli Teresinha Cassamassimo ; GODOY, Ilda de ; PARADA, Cristina Maria de Lima ; SILVA, Márcia Guimarães da ; CURCELLI, Emílio Carlos. Programa cuidando do cuidador: experiência do Hospital Estadual de Bauru (HEB). Em: IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005, Santos. Livro de Resumos do IX Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP e Associação Paulista de Saúde Pública, v. 14, p. 206-206, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Marilza Vieira Cunha Rudge (11.0)
      1. FERREIRA, CAROLINA SANITÁ TAFNER ; Marconi, Camila ; Parada, Cristina Maria de Lima Garcia ; DUARTE, MARLI TERESINHA CASSAMASSIMO ; GONÇALVES, ANA PAULA OLIVEIRA ; RUDGE, MARILZA VIEIRA CUNHA ; Silva, Márcia Guimarães da. Bacterial vaginosis in pregnant adolescents: proinflammatory cytokine and bacterial sialidase profile. Cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL. v. 133, p. 465-470, issn: 1806-9460, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARCONI, Camila ; DUARTE, M. TERESINHA CASSAMASSIMO ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARCOLINO, Larissa Doddi ; POLETTINI, Jossimara ; GONÇALVES, ANA PAULA ; DIAS, ADRIANO ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Trichomonas vaginalis and Chlamydia trachomatis Prevalence, Incidence and Associated Factors in Pregnant Adolescents from Belém City, in the Brazilian Amazon. Open Journal of Obstetrics and Gynecology. v. 05, p. 677-687, issn: 2160-8806, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade ; POLETTINI, Jossimara ; MARCOLINO, Larissa Doddi ; VIEIRA, Eliane Passarelli ; MARQUES, Mariângela Esther Alencar ; TRISTÃO, Andréa da Rocha ; NUNES, H. R. C. ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha ; SILVA, Márcia Guimarães da. Prevalence and Risk Factors of Chlamydia trachomatis Cervicitis in Pregnant Women at the Genital Tract Infection in Obstetrics Unit Care at Botucatu Medical School, São Paulo State University - UNESP, Brazil. Journal of Lower Genital Tract Disease. v. 15, p. 20-24, issn: 1089-2591, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GONDO, Fausto ; SILVA, Márcia Guimarães da ; POLETTINI, Jossimara ; Tristao, Andréa da R. ; Peracoli, José C. ; Witkin, Steven S. ; Rudge, Marilza V.C.. Vaginal Flora Alterations and Clinical Symptoms in Low-Risk Pregnant Women. Gynecologic and Obstetric Investigation. v. 71, p. 158-162, issn: 1423-002X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. TRISTÃO, Andréa da Rocha ; SILVA, Márcia Guimarães da ; PERAÇOLI, José Carlos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Infecções do Trato Genital Inferior e Gravidez. Femina (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstétrícia). v. 31, n. 8, p. 679-685, issn: 0100-7254, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. RAMOS, Maria Delgi ; SÁ, Ana Carolina Japur de ; SILVA, Márcia Guimarães da ; CALDERON, Iracema Mattos Paranhos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. A dieta restritiva no controle do diabete em ratas. I. Repercussões no peso corpóreo e cerebral dos recém-nascidos. Reprodução & Climatério. v. 10, n. 2, p. 85-89, issn: 1413-2087, 1995.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. GONDO, Fausto ; TRISTÃO, Andréa da Rocha ; SILVA, Márcia Guimarães da ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Importância da rotina diagn´sotica das vulvovaginites no acompanhamento pré-natal na saúde da família. Em: I Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade, 2005, Ribeirão Preto. Revista do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, v. 38, p. 46-46, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. TRISTÃO, Andréa da Rocha ; VELA, Rodrigo Alessandro Riemma ; SILVA, Márcia Guimarães da ; PACHECO, José Fernando ; BÚFALO, Michele Cristiane ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha ; CANDEIAS, João Manuel Grisi. Human papillomavirus (HPV) detection in women with clinically suggestive genital lesions. Em: XIV Encontro Nacional de Virologia, 2003, Florianópolis. Journal of the Brazilian Society for Virology, v. 08, p. 165-165, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SÁ, Ana Carolina Japur de ; CRUZ, Marcelo Alves da ; SILVA, Márcia Guimarães da ; RAMOS, Maria Delgi ; OLIVEIRA, Marcus Guazzelli Maurício de ; GOMES, Cristiane Maria Moreira ; CALDERON, Iracema Mattos Paranhos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Repercussões da hiperglicemia materna sobre o perfil fosfolipídico pulmonar de recém-nascidos de ratas diabéticas. Em: V Congresso Médico Acadêmico, 1996, Botucatu. Anais V Congresso Médico Acadêmico, p. 59-59, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. CRUZ, Marcelo Alves da ; SÁ, Ana Carolina Japur de ; RAMOS, Maria Delgi ; SILVA, Márcia Guimarães da ; OLIVEIRA, Marcus Guazzelli Maurício de ; GOMES, Cristiane Maria Moreira ; CALDERON, Iracema Mattos Paranhos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha. Efeito da associação dieta restritiva e insulina no controle da hiperglicemia materna e nas repercussões fetais e placentárias, em prenhez de ratas diabéticas. Em: V Congresso Médico Acadêmico, 1996, Botucatu. Anais do V Congresso Médico Acadêmico, p. 60-60, 1996.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. RAMOS, Maria Delgi ; CALDERON, Iracema Mattos Paranhos ; RUDGE, Marilza Vieira Cunha ; SÁ, Ana Carolina Japur de ; CRUZ, Marcelo Alves da ; SILVA, Márcia Guimarães da. A dieta restritiva no controle do diabete em Ratas. I - Repercussões no peso corpóreo e cerebral dos recém-nascidos. Em: 46º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 1995, Porto Alegre. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, p. 67-67, 1995.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Sidney Emanuel Batista dos Santos (3.0)
      1. D?ELIA, MARIA PAULA BARBIERI ; BRANDÃO, MARCELA CALIXTO ; DE ANDRADE RAMOS, BRUNA RIBEIRO ; Da Silva, Márcia Guimarães ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; DOS SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; MIOT, Hélio Amante. African ancestry is associated with facial melasma in women: a cross-sectional study. BMC Medical Genetics (Online). v. 18, p. 17-24, issn: 1471-2350, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RAMOS, BRUNA RIBEIRO DE ANDRADE ; MENDES, NIELE DIAS ; TANIKAWA, ALINE AKI ; AMADOR, MARCOS ANTÔNIO TRINDADE ; Santos, Ney Pereira Carneiro Dos ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS ; CASTELLI, ERICK C. ; WITKIN, STEVEN S. ; SILVA, MÁRCIA GUIMARÃES DA. Ancestry informative markers and selected single nucleotide polymorphisms in immunoregulatory genes on preterm labor and preterm premature rupture of membranes: a case control study. BMC Pregnancy and Childbirth (Online). v. 16, p. PMC4743423, issn: 1471-2393, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade ; D?ELIA, MARIA PAULA BARBIERI ; AMADOR, MARCOS ANTÔNIO TRINDADE ; SANTOS, NEY PEREIRA CARNEIRO ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; DA CRUZ CASTELLI, ERICK ; Witkin, Steven S. ; MIOT, Hélio Amante ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; Da Silva, Márcia Guimarães. Neither self-reported ethnicity nor declared family origin are reliable indicators of genomic ancestry. Genetica ('s-Gravenhage). v. 144, p. 259-265, issn: 0016-6707, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Ney Pereira Carneiro dos Santos (2.0)
      1. RAMOS, BRUNA RIBEIRO DE ANDRADE ; MENDES, NIELE DIAS ; TANIKAWA, ALINE AKI ; AMADOR, MARCOS ANTÔNIO TRINDADE ; Santos, Ney Pereira Carneiro Dos ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS ; CASTELLI, ERICK C. ; WITKIN, STEVEN S. ; SILVA, MÁRCIA GUIMARÃES DA. Ancestry informative markers and selected single nucleotide polymorphisms in immunoregulatory genes on preterm labor and preterm premature rupture of membranes: a case control study. BMC Pregnancy and Childbirth (Online). v. 16, p. PMC4743423, issn: 1471-2393, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RAMOS, Bruna Ribeiro de Andrade ; D?ELIA, MARIA PAULA BARBIERI ; AMADOR, MARCOS ANTÔNIO TRINDADE ; SANTOS, NEY PEREIRA CARNEIRO ; SANTOS, SIDNEY EMANUEL BATISTA ; DA CRUZ CASTELLI, ERICK ; Witkin, Steven S. ; MIOT, Hélio Amante ; MIOT, Luciane Donida Bartoli ; Da Silva, Márcia Guimarães. Neither self-reported ethnicity nor declared family origin are reliable indicators of genomic ancestry. Genetica ('s-Gravenhage). v. 144, p. 259-265, issn: 0016-6707, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Sérgio Luis Felisbino (1.0)
      1. CONSTANTINO, FLÁVIA B. ; CAMARGO, ANA C. L. ; SANTOS, SÉRGIO A. A. ; COLOMBELLI, KETLIN T. ; MARTIN, LAURA F. ; SILVA, MARCIA G. ; FELISBINO, SÉRGIO L. ; JUSTULIN, LUIS A.. The prostate response to prolactin modulation in adult castrated rats subjected to testosterone replacement. JOURNAL OF MOLECULAR HISTOLOGY. v. 48, p. 403-415, issn: 1567-2379, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Jose Guilherme Cecatti (1.0)
      1. DISCACCIATTI, M. G. ; SIMÕES, José Antonio ; SILVA, Márcia Guimarães da ; MARCONI, Camila ; BROLAZO, E. ; COSTA, M. L. ; CECATTI, J. G.. Microbiological characteristics and inflammatory cytokines associated with preterm labor. Archives of Gynecology and Obstetrics (Print). v. 283, p. 501-508, issn: 0932-0067, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Ana Katherine da Silveira Gonçalves de Oliveira (1.0)
      1. MARCONI, Camila ; EL-ZEIN, MARIAM ; RAVEL, JACQUES ; MA, BING ; LIMA, MOISÉS D. ; CARVALHO, NEWTON S. ; ALVES, ROSANE R. F. ; PARADA, CRISTINA M. G. L. ; LEITE, SANDRA H. M. ; GIRALDO, PAULO C. ; GONÇALVES, ANA K. ; FRANCO, EDUARDO L. ; Da Silva, Márcia Guimarães. Characterization of the vaginal microbiome in women of reproductive age from five regions in Brazil. SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES. v. Publish Ahead of Print, p. 562-569, issn: 0148-5717, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Márcia Guimarães da Silva ⇔ Luis Antonio Justulin Junior (1.0)
      1. CONSTANTINO, FLÁVIA B. ; CAMARGO, ANA C. L. ; SANTOS, SÉRGIO A. A. ; COLOMBELLI, KETLIN T. ; MARTIN, LAURA F. ; SILVA, MARCIA G. ; FELISBINO, SÉRGIO L. ; JUSTULIN, LUIS A.. The prostate response to prolactin modulation in adult castrated rats subjected to testosterone replacement. JOURNAL OF MOLECULAR HISTOLOGY. v. 48, p. 403-415, issn: 1567-2379, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/07/2022 08:03:49