Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Valdemar Lacerda Junior

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Goiás (1997), Mestre em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2000), Doutor em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2004), Pós-Doutor em Química Orgânica, pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2006. Chefe do Departamento de Química por 2 mandatos consecutivos de 2007-2011. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo por 4 mandatos consecutivos (2011-2019). Diretor de Pós-Graduação da PRPPG/UFES (2019-2020). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES (2020-atual). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq desde 2009. Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Ciências Exatas da FAPES (2012-2014). Membro do Conselho Científico Administrativo da FAPES - CCAF (2013-2016). Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (2012-2014). Membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Vitória (2015 ? atualmente). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Ressonância Magnética Nuclear e espectrometria de massas, Cálculos Teóricos, Síntese Orgânica e Química do Petróleo. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9819471276433138 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química. Av. Fernando Ferrari, S/N, Laboratório de Química Orgânica Goiabeiras 29060-900 - Vitoria, ES - Brasil Telefone: (27) 40092908 Fax: (27) 33352826 URL da Homepage: https://www.ufes.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (24)
    1. 2020-Atual. Manutencao do espectrometro de Ressonancia Magnetica Nuclear de Baixo Campo
      Descrição: Edital FAPES 16/2019 - Manutenção de Equipamentos - TO 167/2020, Processo: 2020-7N65N Esse projeto possibilitará o desenvolvimento de métodos e metodologias analíticas que podem ser implementados por empresas petrolíferas e agência reguladoras (ANP ? Agência Nacional do Petróleo) na detecção de poços, na produção, refino e no controle de qualidade dos derivados do petróleo. A ideia do projeto é simplificar métodos analíticos utilizando a ressonância magnética nuclear de baixo campo. Esta técnica experimental é relativamente barata, realiza análises rápidas e precisas, possibilitando a execução da investigação in situ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Jair Carlos Checon de Freitas - Integrante / Lucio Leonel Barbosa - Integrante / thiago Eduardo Pedreira Bueno - Integrante / Diana Catalina Cubides Román - Integrante / Daniel Fernandes Cipriano - Integrante / Mirian Reetz da Silva - Integrante / Isabela da Silva Vieira - Integrante / Joycel Verde Fernandez - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    2. 2020-Atual. Medidas Profilaticas no Enfrentamento da COVID-19 Usando Glicerina Oriunda do Processo de Biodiesel
      Descrição: EDITAL FAPES Nº 03/2020 - EDITAL DE AVALIAÇÃO DE DEMANDA INDUZIDA ? COVID-19 TERMO DE OUTORGA: 318/2020 Historicamente 2020 será lembrado como o ano que parou o mundo e o grande motivo desse cenário é a pandemia causada pelo Sars-Cov-2, um vírus da família coronavírus, comuns em muitas espécies de animais. O Sars-Cov-2 é altamente infectante e com um extremo potencial de transmissibilidade. Estudos mostraram que após a exposição ao vírus a pessoa infectada pode levar até 14 dias para a manifestação clínica da doença COVID-19. No Brasil, até o dia se 02 de Maio houve 6.750 mortes e 96.559 casos foram confirmados. As principais vias de transmissão do SARS-CoV-2 incluem a direta, através de contatos com mucosas, gotículas de tosse e espirro. Outras formas de contágios são estudadas, pesquisas do NIH descobriram que o mesmo sobrevive depositado em superfícies de 24 horas até 4 dias. Provocando assim, uma contaminação indireta, o grande desafio de cientistas não é somente o Sars-Cov-2, mas a conscientização populacional sobre as medidas de higienização, uso de máscaras e o isolamento, abrindo margens para diversos tipos de contaminação. Portanto, este projeto apresenta como alternativa, um processo rentável economicamente e eficaz tecnicamente, trata-se do uso de um subproduto do processo de biodiesel para descontaminar locais públicos. A fase glicerinosa oriunda da reação de transesterificação etílica, é constituída por água, sabão, álcool e glicerina, ou seja, uma mistura letal ao Sars-Cov-2, apresenta baixíssimo custo e é encontrada em grandes quantidades em todo o território brasileiro. O intuito é utilizá-la na assepsia de lugares públicos principalmente em comunidades pobres. Atualmente são poucas prefeituras que realizam este trabalho, devido principalmente aos custos com os sanitizantes, portanto este estudo objetiva apresentar dados físico-químicos e microbiológicos que comprovem o uso deste coproduto (biodiesel) como medidas de enfrentamento ao SARS-CoV-2. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Warley de Souza Borges - Integrante / wanderson romão - Integrante / Diana Catalina Cubides Román - Integrante / Clara Lirian Javarini - Integrante / Carla Santana Francisco - Integrante / Geraldo F. David - Integrante / FILGUEIRAS, PAULO ROBERTO - Integrante / Bruno Quirino - Integrante / Carmem Cicera Maria da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    3. 2019-Atual. Estudo do Envelhecimento do Asfalto, Agregacao de Asfaltenos e Resinas, Naftenatos e Caracterizacao de Materiais Lignocelulosicos por RMN, FT-ICR MS e Quimiometria
      Descrição: Processo Sigitec: 2018/00110-4 Petrobrás/CENPES A Universidade Federal do Espirito Santo através do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos possui um longo histórico de parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello/Petroleo Brasileiro S/A onde foram/estão em desenvolvimento inúmeros Acordos de Cooperação. Um deles que terminou em janeiro de 2018 foi intitulado "Consolidação do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Núcleo de competências em Química do Petróleo da Universidade Federal do Espirito Santo", onde foram desenvolvidos diferentes estudos em parceria com o grupo de RMN do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, sendo que ao final tivemos excelente resultados, como: formação de recursos humanos especializados, publicação de papers em periódicos internacionais e desenvolvimento de novas metodologias experimentais em RMN. Como continuação dos estudos, neste novo Acordo de Cooperação propomos uma continuação dos estudos já iniciados anteriormente (processos de envelhecimento de asfaltos, formação de agregados de asfaltenos e resinas, naftenatos, propriedades do petróleo e caracterização de materiais lignocelulósicos), introduzindo novas técnicas experimentais além da RMN de alto e baixo campo, como a espectrometria de massas de altíssima resolução FT ICR MS e a utilização de métodos de análise quimiométrica para dar suporte e robustez aos resultados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Jair Carlos Checon de Freitas - Integrante / wanderson romão - Integrante / thiago Eduardo Pedreira Bueno - Integrante / FILGUEIRAS, PAULO R - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    4. 2019-Atual. Simplificando o controle da qualidade de produtos alimenticios usando equipamentos de alta resolucao (FTMS e RMN) e Portateis (FTIR e Raman)
      Descrição: Processo FAPES: 84389540, EDITAL CNPq/FAPES Nº 23/2018 - PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS EMERGENTES - PRONEM A produção de alimentos em vários segmentos define o Brasil como competitivo, inovador e sustentável, sendo o país reconhecido internacionalmente por ser autossuficiente e um dos principais exportadores de produtos alimentícios. Dentre os alimentos encontram-se as carnes bovinas e azeite/óleo e nas bebidas, leite e cerveja. Os dois primeiros produtos são vendidos para mais de 130 países, sendo o Brasil precursor na exportação de azeite. As bebidas brasileiras também são muito valorizadas no exterior. Sendo assim, o controle da qualidade destes alimentos e bebidas é de suma importância para o PIB do país. A qualidade dos alimentos é definida, normalmente, por parâmetros físico-químicos, microbiológicos, patógenos, sensoriais e inspeção e fiscalização sanitária realizados por órgãos fiscalizadores como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No entanto esses métodos podem ser subjetivos e demorados, portanto, análises que garantem confiabilidade, simplicidade (com pouco ou nenhum preparo de amostra e fácil operação) e baixo custo de operação são essenciais para o monitoramento da autenticidade destes produtos alimentícios. Desta maneira, o intuito deste projeto será caracterizar quimicamente e avaliar adulterações em 1) leites, 2) cervejas 3) carnes bovinas e embutidos e 4) azeite/óleo. Todos os experimentos serão desenvolvidos a partir de técnicas analíticas de alta resolução como ressonância magnética nuclear (RMN) e espectrometria de massas (MS); e técnicas portáteis como micro espectrômetro na região do infravermelho próximo (microNIR) e micro raman em conjunto a análise multivariada de dados. Através dos resultados obtidos serão construídos protocolos de ensaios a fim de monitorar o controle de qualidade destes produtos alimentícios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / wanderson romão - Integrante / Dorval Moreira Coelho Neto - Integrante / TOSATO, FLAVIA - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    5. 2019-Atual. Laboratorio de RMN de Alto e Baixo Campo da UFES
      Descrição: FAPES: 85476587 EDITAL FAPES Nº 26/2018 - BOLSAS DE APOIO TÉCNICO (AT-NS) O Laborato?rio de Ressona?ncia Magne?tica Nuclear (RMN) de Alto e Baixo Campo, localizado no Nu?cleo de Compete?ncias em Qui?mica do Petro?leo (UFES) possui um espectro?metro de RMN de baixo campo, modelo Maran Ultra-2 fabricado pela Oxford Instruments, que fornece um campo magne?tico de 52 mT, correspondendo a uma freque?ncia de 2,2 MHz para o nu?cleo de 1H e um espectro?metro de RMN de alto Campo modelo 400 VNMRS da Varian Agilent® que fornece um campo magne?tico de 9.4 T correspondendo a 400 MHz para o nu?cleo de 1H e 100 MHz para o nu?cleo de 13C. Ambos equipamentos sa?o utilizados para diversas linhas de pesquisa de grande impacto para a comunidade cienti?fica, tais como caracterizac?a?o, elucidac?a?o e estudo de biodiesel, petro?leo e seus destilados, latici?nios, vinho, entre outros. Ale?m disso, o Laborato?rio de RMN de alto e baixo campo presta servic?o para outros laborato?rios da instituic?a?o, empresas privadas e parcerias com outras instituic?o?es de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Diana Catalina Cubides Román - Integrante / Clara Lirian Javarini - Integrante / Carla Santana Francisco - Integrante / Geraldo F. David - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    6. 2019-Atual. Analise de Asfaltenos e suas subfracoes por FT-ICR MS
      Descrição: Processo Sigitec: 2018/00122-2 Petrobrás/CENPES Asfaltenos e carbenos são frações do petróleo que causam problemas de deposição, consequentemente prejuízos financeiros ao setor petrolífero. A composição de tais frações é variável de acordo com a origem do petróleo e ainda necessita de estudos. Uma maneira de simplificar e que permite estudar melhor a composição dos asfaltenos é por meio de fracionamento. Neste trabalho propomos estudos de fracionamento de asfaltenos por meio de solventes e materiais adsorventes. As frações serão caracterizadas por infravermelho (onset), análise elementar e análise de metais, e principalmente por técnicas analíticas de alta resolução (FT-ICR MS, Orbitrap-MS e NMR). O principal objetivo da análise de carbenos é estudar sua composição. Tanto para carbenos quanto para asfaltenos, a técnica de FT-ICR MS será utilizada na investigação da composição, fornecendo informações como fórmulas moleculares (CcHhOoNn), perfil isotopólogo, classes de compostos, grau de insaturação (DBE e diagrama de van Krevelen), grau de alquilação (distribuição de número de carbono), distribuição da massa molecular mássica média (Mw) e informações de solubilidade dos asfaltenos. A partir dessas análises, e discutindo os resultados obtidos, pretendemos contribuir cientificamente com descobertas quanto a composição, estrutura, Mw de asfaltenos e informações de solubilidade diretamente de resultados de espectrometria de massas. Como também colaborar cientificamente com descobertas a respeito da composição dos carbenos. Além disso, pretende-se correlacionar os dados obtidos através da técnica de FT-ICR MS e com as outras técnicas instrumentais descritas no projeto de pesquisa. Os resultados poderão auxiliar no entendimento de como os depósitos em tubulações e reservatórios de petróleo são formados e assim, induzir procedimentos afim de evitá-los e /ou pelo menos minimizar os problemas decorrentes destes, o que vem causando sérios transtornos em toda a cadeia produtiva, da produção ao refino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / wanderson romão - Integrante / SOUZA, LINDAMARA - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    7. 2019-Atual. Estudo das Reacoes Quimicas no Processo de Envelhecimento do Cimento Asfaltico de Petroleo (CAP) por RMN, FT-IR, FT-ICR MS
      Descrição: FAPES/Processo: 85425966, EDITAL FAPES Nº 19/2018 - TAXA DE PESQUISA A pavimentação das estradas e rodovias, bem como a sua manutenção possui bastante importância no cenário econômico brasileiro. A demanda por asfaltos de qualidade, que sejam resistentes aos processos de envelhecimento advindos da degradação mecânica, térmica e fotoquímica, entre outras, geram a necessidade da busca de um conhecimento sobre as reações químicas que envolvem esse processo. As técnicas analíticas como a espectrometria de massas (FT-ICR MS), espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) e espectroscopia na região do infravermelho (IR) são técnicas que proporcionam análises rápidas e fácil preparo, gerando diversos resultados relevantes sobre as estruturas químicas dos compostos analisados. Em virtude dessas afirmações, propõe-se um trabalho a fim de se estudar as reações químicas envolvidas no processo de envelhecimento em diferentes amostras de CAP obtidas em território nacional por meio de técnicas analíticas como FT-ICR MS, RMN e FT-IR. Além das técnicas, serão utilizadas metodologias analíticas como SARA, extração em fase sólida (SPE) e reações de metilação que favoreçam o estudo de compostos polares presentes no CAP como saturados, aromáticos a polares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados). Após a obtenção de todos os dados, serão aplicados os modelos quimiométricos de análise de componentes principais (PCA) e a regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) para reconhecimento de padrões e estimativas qualitativas e quantitativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    8. 2018-2019. Conversao de Biomassa em Compostos de Alto Valor Agregado: Aplicacao dos compostos de Niobio como catalisador
      Descrição: O uso de matérias-primas resultantes de resíduos lignocelulósico, tais como, resíduos agrícolas, florestais e industriais é especialmente desejável, uma vez que estas matérias-primas não competem com culturas alimentares. Contudo, a necessidade de estabelecer novos métodos ou aprimorar os já existentes é um desafio para o aproveitamento dessas biomassas para produção de compostos de alto valor agregado. Diante disto, este projeto tem por objetivo a avaliação de compostos nióbio (oxalato de nióbio, pentacloreto de nióbio, pentóxido de nióbio e óxido de nióbio) como catalisadores na síntese direta de resíduos agroindustriais de diversas fontes em 5-hidroximetilfurfural e na etapa de pré-tratamento da biomassa para produção de açúcares pirolíticos. A eficiência destes catalisadores será inicialmente avaliada utilizando bagaço de cana-de-açúcar, casca de café, casca de arroz, casca de coco e capim elefante como matéria-prima. Parâmetros reacionais serão otimizados e determinado o melhor catalisador para ambos processos. Vale a pena salientar que esta proposta é de caráter inédito, pois não há relatos da utilização dos compostos de Nióbio em etapas de pré-tratamento da biomassa para produção de açúcares pirolíticos. Com o desenvolvimento dessas novas aplicações para estes catalisadores, será concedido mais um campo de utilização do nióbio, sendo o Brasil, o maior produtor deste metal. EDITAL FAPES/CAPES Nº 009/2014 - BOLSA DE FIXAÇÃO DE DOUTORES ? PROFIXm Processo: 80873545/18. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Integrante / Valdemar Lacerda Jr. - Integrante / CUBIDES-ROMAN, DIANA C. - Integrante / Geraldo F. David - Coordenador.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    9. 2018-Atual. Novas Estrategias na Investigacao de Petroleo e Derivados por FT-ICR MS
      Descrição: Nº FAPES: 83552723 Edital: EDITAL FAPES/CAPES Nº 10/2018 - PROFIX 2018 - PROJETOS BOLSISTAS. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / wanderson romão - Integrante / Bruno Quirino - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    10. 2018-Atual. Aplicacao de catalisadores para a conversao de biomassa em Compostos de Alto Valor Agregado: Avaliacao de biomassa de diversas fontes
      Descrição: Nº FAPES: 355/2018 Edital: EDITAL FAPES/CAPES Nº 10/2018 - PROFIX 2018 O uso de matérias-primas resultantes de resíduos lignocelulósico, tais como, resíduos agrícolas, florestais e industriais é especialmente desejável, uma vez que estas matérias-primas não competem com culturas alimentares. Contudo, a necessidade de estabelecer novos métodos ou aprimorar os já existentes é um desafio para o aproveitamento dessas biomassas para produção de compostos de alto valor agregado. Diante disto, este projeto tem por objetivo a avaliação de compostos nióbio (oxalato de nióbio, pentacloreto de nióbio, pentóxido de nióbio e óxido de nióbio) como catalisadores na síntese direta de resíduos agroindustriais de diversas fontes em 5-hidroximetilfurfural e na etapa de pré-tratamento da biomassa para produção de açúcares pirolíticos. A eficiência destes catalisadores será inicialmente avaliada utilizando bagaço de cana-de-açúcar, casca de café, casca de arroz, casca de coco e capim elefante como matéria-prima. Parâmetros reacionais serão otimizados e determinado o melhor catalisador para ambos processos. Vale a pena salientar que esta proposta é de caráter inédito, pois não há relatos da utilização dos compostos de Nióbio em etapas de pré-tratamento da biomassa para produção de açúcares pirolíticos. Com o desenvolvimento dessas novas aplicações para estes catalisadores, será concedido mais um campo de utilização do nióbio, sendo o Brasil, o maior produtor deste metal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Integrante / Diana Catalina Cubides Román - Integrante / Geraldo F. David - Coordenador. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    11. 2018-Atual. Novas Estrategias na Investigacao de Petroleo e Derivados por FT-ICR MS
      Descrição: Nº FAPES: 355/2018 Edital: EDITAL FAPES/CAPES Nº 10/2018 - PROFIX 2018 O petróleo é uma mistura de elevada complexidade, sendo um dos grandes desafios e motivações do desenvolvimento de técnicas analíticas avançadas. Em geral, óleos brutos são constituídos de parafinas, compostos naftênicos, aromáticos e frações contendo compostos com N, S e O, inclusive V e Ni. O desafio analítico é a detecção e análise dessas moléculas químicas do petróleo evitando a discriminação seletiva devido às condições analíticas empregadas. Muitas técnicas são empregadas para a caracterização dos constituintes do óleo bruto e derivados, entretanto, quando combinamos o elevado poder de resolução e exatidão da espectrometria de massas, em especial, a ressonância ciclotrônica de íons com transformada de Fourier, (FT-ICR MS) com diferentes fontes de ionização tais como ESI, APCI, APPI, entre outras, é possível fazer uma verdadeira análise de óleo total. Na indústria do petróleo existe uma grande demanda na análise de ácidos naftênicos, parafinas, compostos naftênicos, aromáticos e outros devido à problemas durante a extração de óleo e transporte nos dutos tais como corrosão, formação de depósitos e emulsões que aumentam os custos de produção. Portanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver novas estratégias na caracterização das diferentes classes de compostos de petróleo e derivados por FT-ICR MS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / wanderson romão - Integrante / Bruno Quirino - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    12. 2016-Atual. Laboratorio de Ressonancia Magnetica Nuclear de Baixo Campo - Processo FAPES 75602466/2016
      Descrição: O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear de Baixo Campo, localizado no Núcleo de Competências em Química do Petróleo (UFES), é o único laboratório do Estado que conta com um espectrômetro de RMN com frequência de 2,2 MHz, sendo o mesmo de uso compartilhado. A estrutura do laboratório nos fornece condições para o desenvolvimento de pesquisas de grande impacto para a comunidade científica em diferentes linhas de pesquisas. Dentre elas, destacam-se o estudo das propriedades de polímeros, petróleo do pré-sal e pós-sal, de emulsões, rochas e fluidos, a determinação da distribuição do tamanho de gota em emulsões de água/óleo e água/biodiesel, a predição de propriedades físicas e químicas de destilados de petróleo e biodiesel, estudos de precipitação de asfaltenos e cristalização de parafinas, adulteração de óleo diesel e gasolina, na determinação da salinidade de água produzida de petróleo, monitoramento de biosorventes e dos parâmetros de qualidade de biodiesel, análise de alimentos como leite e derivados e lipídeos presentes em oleaginosas e em diversas outras matrizes. O laboratório de RMN de Baixo Campo atende pesquisas desenvolvidas no Estado do Espírito Santo, internamente e externamente à UFES, em áreas multidisciplinares e muitas delas vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o CENPES-Petrobras, Schlumberger, EMBRAPA e outras Universidades. Uma parcela significativa dos trabalhos desenvolvidos é premiada em eventos científicos (Jornada Brasileira de RMN), o que reforça a importância do laboratório multiuso no âmbito da pesquisa, visto que são poucos laboratórios de RMN de baixo campo existentes no país. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Lucio Leonel Barbosa - Integrante / thiago Eduardo Pedreira Bueno - Integrante / Tiago Pulce Bertelli - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    13. 2016-Atual. Estudo do Efeito da Adicao de Gas Condensado no Ponto de Fluidez e Viscosidade de Petroleos Pesado
      Descrição: Processo FAPES: 73332151 Especialistas dizem que ate? 2025, os o?leos pesados sera?o a principal fonte energe?tica mundial. Ate? la?, as empresas devera?o investir mais em tecnologias que possibilitem explorar, produzir, transportar, escoar e refinar esses o?leos. Os o?leos pesados sa?o aqueles que apresentam densidade entre 10 e 20° API e sa?o ricos em hidrocarbonetos de cadeia mais longa que o pentano. Essas caracteri?sticas dificultam a separac?a?o o?leo-a?gua nos separadores bifa?sicos de superfi?cie e faz com que o refino desses o?leos, com as tecnologias atuais, resulte em menores quantidades de GLP, gasolina, querosene e diesel, o que reduz o seu valor comercial. Ale?m disso, os o?leos pesados apresentam-se com elevada viscosidade ? de 100 a 10000 vezes a viscosidade da a?gua, na superfi?cie ? o que torna difi?cil, cara e muitas vezes inviabilizam sua movimentac?a?o desde o reservato?rio ate? a superfi?cie, etapa denominada produc?a?o. A adic?a?o de diluentes ao o?leo pesado, como por exemplo, ga?s condensado de petro?leos, pode ser uma alternativa via?vel na reduc?a?o de viscosidade e aumento do fluxo de escoamento destes o?leos. Entretanto, requer uma minuciosa pesquisa para avaliar algumas propriedades fi?sicas relevantes ao escoamento tais como: ponto de fluidez e propriedades reolo?gicas (viscosidade dina?mica, tensa?o e taxa de cisalhamento, curva de fluxo, etc.). Portanto, este projeto visa analisar o comportamento do ponto de fluidez e da viscosidade dina?mica de petro?leos pesados apo?s adic?a?o de ga?s condensado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / SAD, CRISTINA M. S. - Integrante / João Felipe P. Bassane - Integrante / NETO, DORVAL M.C. - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    14. 2016-Atual. Obtencao de novos insumos a partir de fontes naturais e sinteticas com potencial aplicacao no combate ao fungo Fusarium solani piperis
      Descrição: Processo FAPES: 76418880 A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) possui importância notável para o comércio agrícola nacional e internacional, sendo o Vietnã o maior produtor e exportador, seguido da Índia, do Brasil e da Indonésia. No cenário nacional, o estado do Pará é responsável por, aproximadamente, 80% da produção brasileira, que é de 55.995 toneladas de pimenta seca. Os estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro completam a produção brasileira. Em relação às doenças presentes na cultura da pimenta-do-reino, algumas são causadas por fungos, como a podridão das raízes (Fusarium solani f. sp. piperis) e a murcha amarela (Fusarium oxysporum) que diminuem a produção, a produtividade e a vida útil dos pimentais. Na década de 50, os pimentais começaram a sofrer prejuízos causados por uma doença, para a qual até o presente momento não há uma alternativa de controle eficiente e segura, conhecida como fusariose. Esta doença é causada pelo fungo Nectria haematococca f. sp. piperis, anamorfo Fusarium solani f. sp. piperis, responsável por perdas da ordem de 10 milhões de dólares anuais e pela redução de, aproximadamente, 3% da área cultivada anualmente, com uma produtividade média que já foi de 4,0 t/ha e, hoje, é de 2,0 t/ha. A infecção geralmente se inicia pelas raízes mais jovens e raízes secundárias em plantas com mais de dois anos de idade, conforme observado naturalmente nos pimentais. O período chuvoso favorece a multiplicação do patógeno e o avanço da colonização dos tecidos das raízes em uma mesma planta, bem como a disseminação da doença entre plantas vizinhas. Os fungos pertencentes ao gênero Fusarium L. estão se tornando resistentes pelo uso da quantidade excessiva de pesticidas através do fenômeno conhecido como resistência múltipla. A resistência antimicrobiana está associada com taxas elevadas de mortalidade, elevados custos médicos e tem um impacto significativo sobre a eficácia dos agentes antimicrobianos. Em virtude disto, torna-se um desafio para a comunidade científica diminuir o efeito patogênico de diversos fungos. A identificação de compostos naturais capazes de contornar a resistência múltipla aos pesticidas com efeitos secundários adversos mínimos é um objetivo bastante atraente. Portanto, existe uma grande necessidade de encontrar novos insumos a partir de fontes naturais os quais atuem seletivamente sobre o fungo em questão com menos efeitos colaterais. Os usos de produtos naturais como antifúngicos são de grande importância em termos econômicos e para a saúde humana. As fontes naturais têm sido importantes para o desenvolvimento de novas moléculas bioativas. Muitas novas substâncias foram descobertas através de várias fontes naturais, tais como plantas, produtos marinhos, e micro-organismos, os quais são considerados como parte muito importante da natureza. Além disso, um número considerável de potentes antifúngicos tem origem a partir de diferentes fontes naturais. Desta forma propõe-se a busca por novos compostos naturais ou semissintéticos a partir de produtos naturais que venham a ser uma alternativa para o controle deste micro-organismo que causa tanto prejuízo a pipericultura capixaba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Eduardo R. Cole - Integrante / Warley de Souza Borges - Integrante / Jean Paulo de Andrade - Integrante / Jaume Bastida Armengo - Integrante / Pedro Alves Bezerra Morais - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    15. 2015-Atual. Sintese de novos derivados de cumarinas como inibidores enzimaticos e como agentes antioxidantes
      Descrição: Processo FAPES: 71025146/15 O plano de trabalho proposto envolve a síntese de derivados de cumarinas, compostos heterocíclicos de grande interesse científico, pois possuem inúmeras propriedades biológicas, nomeadamente, atividades anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e antiviral, podendo também atuar como inibidores enzimáticos incluindo inibição da AChE. Para além destas propriedades apresentam ainda outras ações benéficas para a saúde humana. A doença de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa caracterizada pelo declínio progressivo da função cognitiva, é considerada a forma mais comum de demência entre os idosos, e está associada com a diminuição dos níveis de acetilcolina em áreas do cérebro que lidam com aprendizagem, memória, comportamento e respostas emocionais. Assim, a abordagem mais promissora para o tratamento sintomático da doença de Alzheimer é aumentar os níveis sinápticos da acetilcolina no cérebro pela inibição da enzima acetilcolinesterase (AChE), a qual é responsável pela hidrólise e supressão da ação da acetilcolina. Vários estudos demonstraram que as cumarinas de origem natural, bem como seus análogos sintéticos apresentam potente atividade inibidora da AChE. Uma grande variedade de cumarinas foi relatada por afetar a formação e a eliminação de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio exibindo propriedades antioxidantes que podem incluir inúmeros mecanismos moleculares diferentes e que são, provavelmente, devidas à sua analogia estrutural com flavonóides e benzofenonas. Os compostos fenólicos são substâncias bioativas amplamente distribuídas no reino vegetal. Geralmente, este grupo de compostos possui um ou mais anéis aromáticos na sua estrutura e, também, um ou mais grupos hidroxilo. Sua presença contribui para evitar ou minimizar diversos tipos de processos oxidativos. Estudos recentes evidenciaram que derivados de 3-arilcumarinas apresentam propriedades de inibição de monoamina oxidases (MAO´s), enzimas que catalisam a desaminação oxidativa de monoaminas, desempenhando um papel vital na sua degradação e, como consequência, na inativação de neurotransmissores. Assim, a regulação destas enzimas determina o interesse no desenvolvimento de inibidores adequados que possam ser usados como fármacos no tratamento de doenças neurológicas e neurodegenerativas, nomeadamente, doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Este trabalho envolve a síntese de derivados de cumarina e potenciais inibidores de enzimas (MAO-A, MAO-B, AChE e BChE) e agentes antioxidantes por meio de modificações estruturais dos compostos que serão realizadas pelos métodos sintéticos habituais para compostos aromáticos (modificações na cumarina), em síntese peptídica (formação de amida), cicloadição 1,3-dipolar entre um alquino terminal e uma azida em condições de click chemistry com vista à introdução de uma unidade 1,2,3-triazole e ainda métodos de glicosilação. A avaliação biológica dos compostos inclui a determinação da sua capacidade de inibição das enzimas referidas, pela determinação das constantes de inibição e respectiva cinética. Paralelamente, serão realizados estudos de molecular docking para aferir as interações composto-enzima, calcular as energias de interação, e otimizar a eficiência dos compostos. A atividade antioxidante será determinada usando o método da xantina oxidase, descrito na literatura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Clara Lirian Javarini - Integrante / Carla Santana Francisco - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    16. 2015-Atual. Avaliacao de Diferentes Materias Primas, Condicoes de Reacao na Producao de Biodiesel Utilizando Catalisadores Heterogeneos
      Descrição: Processo FAPES: 71025723/15 Um dos desafios atuais da humanidade é diminuir as emissões dos gases do efeito estufa que contribuem para o fenômeno do aquecimento global. Assim, pode-se observar uma intensa atividade de pesquisa focadas no uso de energias renováveis entre as quais se incluem o desenvolvimento de tecnologias para a obtenção de biocombustíveis (etanol, biodiesel, etc.). De qualquer maneira a demanda para a produção destes biocombustíveis impõe uma pressão sobre a produção de culturas que podem fornecer substratos, e nos processos de produção devido á geração de efluentes que requerem a implantação de sistemas de tratamento, além do uso de matérias primas de origem fóssil, como por exemplo o metanol na produção de biodiesel. O desenvolvimento de tecnologias não convencionais para a obtenção de Biodiesel envolve uma série de etapas importantes que incluem desde a caracterização da matéria prima, desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, até o estudo de diferentes condições de mistura, temperatura e pressão na condução das reações. Além disso, outras questões como custos envolvidos no processo, e o impacto ambiental dos mesmos são aspectos relevantes que devem ser levados em consideração. Assim, partindo dos trabalhos com catalise heterogênea na produção de biodiesel, realizados como parte da linha de pesquisa em Química do Petróleo e Biocombustíveis da UFES, usando compostos de nióbio, e com a experiência da proponente na produção deste biocombustível por métodos no convencionais, foi concebido este projeto com o propósito de avaliar os rendimentos na produção de biodiesel com o emprego de compostos de nióbio (oxalato amoniacal de nióbio, oxido de nióbio e pentacloreto de nióbio), usando diversas matérias primas, condições de reação (razão molar óleo álcool, % de catalisador e temperatura de reação). Para posteriormente, comparar os resultados experimentais com uma simulação do processo para avaliar a viabilidade técnico-econômica e o impacto ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Diana Catalina Cubides Román - Integrante / Milena Castello de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    17. 2013-2016. Estudo do Efeito da Adicao de Gas Condensado na Determinacao do Ponto de Fluidez e Viscosidade de Petroleos Pesados (Processo: 482276/2013-4, Edital CNPq Universal 2013)
      Descrição: Processo: 482276/2013-4, Edital CNPq Universal 2013 Especialistas dizem que até 2025, os óleos pesados serão a principal fonte energética mundial. Até lá, as empresas deverão investir mais em tecnologias que possibilitem explorar, produzir, transportar, escoar e refinar esses óleos. Os óleos pesados são aqueles que apresentam densidade entre 10 e 20° API e são ricos em hidrocarbonetos de cadeia mais longa que o pentano. Essas características dificultam a separação óleo-água nos separadores bifásicos de superfície e faz com que o refino desses óleos, com as tecnologias atuais, resulte em menores quantidades de GLP, gasolina, querosene e diesel, o que reduz o seu valor comercial. Além disso, os óleos pesados apresentam-se com elevada viscosidade ? de 100 a 10000 vezes a viscosidade da água, na superfície ? o que torna difícil, cara e muitas vezes inviabilizam sua movimentação desde o reservatório até a superfície, etapa denominada produção. A adição de diluentes ao óleo pesado, como por exemplo, gás condensado de petróleos, pode ser uma alternativa viável na redução de viscosidade e aumento do fluxo de escoamento destes óleos. Entretanto, requer uma minuciosa pesquisa para avaliar algumas propriedades físicas relevantes ao escoamento tais como: ponto de fluidez e propriedades reológicas (viscosidade dinâmica, tensão e taxa de cisalhamento, curva de fluxo, etc.). Portanto, este projeto visa analisar o comportamento do ponto de fluidez e da viscosidade dinâmica de petróleos pesados após adição de gás condensado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Cristina Maria dos Santos Sad - Integrante / Sandro J. Greco - Integrante / Francine Dalapícola dos Santos - Integrante / João Felipe Pereira Bassame - Integrante / Fabrício Carlos Tozzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    18. 2013-2015. Manutenc?a?o de Equipamentos de Uso Compartilhado na Instituic?a?o de execuc?a?o UFES (Processo: 60611197/12, Edital FAPES 18/2012
      Descrição: Processo: 60611197/12, Edital FAPES 18/2012 Este projete prevê recursos para manutenção de 2 equipamentos de grande porte instalados no Núcleo de Competências em Química do Petróleo, um FT-ICR MS, campo Magnético de 9,4 Tesla ? Bruker e um Espetrômetro de RMN de 400 MHz Varian. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Jair Carlos Checon de Freitas - Integrante / Lucio Leonel Barbosa - Integrante / wanderson romão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    19. 2012-2018. Consolidacao do Laboratorio de Ressonancia Magnetica Nuclear do NCQP UFES (Processo: 2012/00250-4, Sigitec/Petrobras)
      Descrição: Neste projeto pretende-se utilizar a Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de alto campo no estudo de caracterização de frações de petróleo e nas suas propriedades físicas e químicas, como na agregação de asfaltenos, por exemplo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Jair Carlos Checon de Freitas - Integrante / Sonia Maria Cabral de Menezes - Integrante / Lucio Leonel Barbosa - Integrante / Emanuele Catarina da Silva Oliveira - Integrante. Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    20. 2012-2015. CONSOLIDACAO DA INFRA-ESTRUTURA DOS LABORATORIOS DE ESPECTROMETRIA DE MASSAS E RAIOS-X PARA OS PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO DO CCE E CCS DA UFES (Edital CT-Infra FINEP 2012)
      Descrição: Consolidar a Infra-Estrutura dos Programas de Pós-Graduação das áreas de ciências exatas e da saúde da UFES através da aquisição de novos equipamentos (cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas, LC-MS, e fluorescência de raios-X, XRF) destinados aos Laboratórios de Massas e Raios-X. Os equipamentos de LC-MS e XRF fortalecerão a implementação de novas linhas de pesquisa nas áreas de Petroleômica, Proteômica, Bioquímica, Biotecnologia, Materiais, Ciências Forenses e Farmacêuticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / wanderson romão - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    21. 2012-2014. Estudos sobre o Ponto de Fluidez de Petroleos da Bacia do Espirito Santo: Uma Comparacao entre os Metodos ASTM D 971, ASTM D 5853 e ASTM D 5950 ((54664900/2011, Edital FAPES 12/2011)
      Descrição: Devido à natureza peculiar e diversidade dos diferentes tipos de petróleos existe permanentemente a necessidade de realizar estudos aplicáveis a petróleos, entre eles a avaliação de métodos de ponto de fluidez. O conhecimento do ponto de fluidez é importante porque a partir dele podem ser definidas suas condições de transferência em oleodutos. É utilizado, assim como a viscosidade, em cálculos de dimensionamento e bombeamento de petróleo. Dessa forma, é necessário utilizar métodos eficientes para a realização do monitoramento do ponto de fluidez durante a etapa do processamento primário dos óleos. A confiabilidade no resultado da análise de ponto de fluidez possibilita ações preventivas a fim de uma melhor otimização no processo para melhorar o escoamento dos óleos e reduzir a incidência de precipitação de parafinas e asfaltenos. Diante da importância do conhecimento do ponto de fluidez de petróleos, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo da eficiência dos métodos ASTM D 5950, ASTM D 97 e ASTM D 5853 nas análises de ponto de fluidez em petróleos da bacia do estado do Espírito Santo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Reginaldo Bezerra dos Santos - Integrante / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / Kátia da Silva Pereira - Integrante / Cristina Maria dos Santos Sad - Integrante / Sandro José Greco - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    22. 2012-Atual. Acordo de Cooperac?a?o Te?cnico-Cienti?fico entre a Poli?cia Civil do Estado do Espi?rito Santo e o Programa de Po?s-Graduac?a?o em Qui?mica da UFES (Acordo de Cooperacao No 1007/2012)
      Descrição: EXTRATO DE ACORDO DE COOPERAC?A?O No 1007/2012 Descric?a?o:Embora seja um tema que desperte bastante interesse perante a sociedade, a aplicac?a?o da qui?mica no campo da criminali?stica ainda constitui uma nova linha de pesquisa no Brasil. Embora dotadas de excelentes profissionais de Peri?cia Criminal, as forc?as policiais existentes no pai?s necessitam constantemente de melhorias no tocante a novas metodologias de ana?lises, visando um aprimoramento constante deste servic?o e apresentando consequentemente um maior retorno para a sociedade. Dessa forma este projeto tem como objetivo desenvolver novas metodologias anali?ticas que facilitem a resoluc?a?o de problemas encontrados dentro do contexto da Qui?mica Forense e a formac?a?o de profissionais qualificados, capazes de manusear equipamentos destinados a? ana?lise de rotinas e interpretac?a?o dos resultados. No Campus da UFES, o Projeto de colaborac?a?o cienti?fica entre o PPGQUI da UFES e a Poli?cia Te?cnico Cienti?fica do ES sera? desenvolvido no Nu?cleo de Compete?ncias em Qui?mica do Petro?leo (NCQP) atrave?s da colaborac?a?o de professores (em destaque o prof. Dr. Wanderson Roma?o que possui a sua titulac?a?o na a?rea de Qui?mica Forense) e alunos vinculados ao programa de PPGQUI/UFES. Portanto, este projeto de colaborac?a?o visa nos pro?ximos anos a consolidac?a?o de uma nova linha de pesquisa no Estado do Espi?rito Santo e no PPGQUI: Qui?mica Forense.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Eustaquio Vinicius Ribeiro de Castro - Integrante / wanderson romão - Integrante.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    23. 2011-2016. Intercambio Cientifico e de Formacao de Recursos Humanos em Sintese e Modelagem Molecular de substancias Bioativas entre a Universidade Federal do Espirito Santo e a Universidade Federal de Sao Carlos - Processo: 552686/2011-5, Edital CASADINHO 2011
      Descrição: Este projeto trata da implantação de uma rede cooperativa para intercâmbio científico e formação de recursos humanos de alta qualidade nas áreas de síntese orgânica, atividades biológicas e caracterização estrutural usando métodos espectroscópicos e modelagem molecular/química computacional. A rede é integrada por equipes de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculados ao programa de Pós-Graduação em Química (programa não consolidado conceito CAPES 3), e da Universidade Federal de São Carlos, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Química (programa consolidado conceito CAPES 6) e terá como meta principal promover a cooperação científica e a formação de recursos humanos qualificados de graduação e de pós-graduação. Do ponto de vista técnico e científico esta proposta contempla atividades de síntese orgânica de poliaminasnaftoquinônicas e metodologias para a síntese dce produtos naturais da classe dos eudesmanos e guaianos. Envolve ainda forte interação com pesquisadores que atuam nos testes de atividades biológicas destas estruturas, bem como o estudo de suas propriedades e caracterizações pelo uso de modelagem molecular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Kleber Thiago de Oliveira - Integrante / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Timothy John Brocksom - Integrante / Reginaldo Bezerra dos Santos - Integrante / Sandro José Greco - Integrante / Warley de Souza Borges - Integrante / Moacir Rossi Forin - Integrante / Paulo Cezar Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.
    24. 2010-2011. A escassez e o Consumo de agua: Uma questao a ser tratada
      Descrição: A realização do presente trabalho, motivado pela crescente necessidade de monitoramento das problemáticas ambientais, tem como objetivo geral: A apropriação do saber elaborado referente aos conteúdos científicos da disciplina de Química e a formação de cidadãos capazes de intervir ativamente no ambiente social em que vivem, com uma visão crítica da realidade em seus aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, aptos ao exercício da cidadania.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar Lacerda Júnior - Coordenador / Álvaro Cunha Neto - Integrante / Reginaldo Bezerra dos Santos - Integrante / Sandro José Greco - Integrante / marcio Correa silva - Integrante. Financiador(es): Fundacao de Apoio a Ciencia e Tecnologia do ES - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Valdemar Lacerda Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Medalha Paulo Vinha - Criada pela Resolução 2.075/2003, Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo.. 2014.
      Membro: Valdemar Lacerda Júnior.
    2. Melhor Trabalho na Categoria Mestrado apresentado na XII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética realizado em São Carlos dado a Giovanna Fraga Carneiro, AUREMN.. 2012.
      Membro: Valdemar Lacerda Júnior.
    3. Melhor Trabalho na Categoria Iniciação Científica apresentado na XI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética realizado em Curitiba dado a Giovana Carneiro Fraga, AUREMN.. 2010.
      Membro: Valdemar Lacerda Júnior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (49)
    1. 43a Reunião Anual Virtual da SBQ. Pyrolysis?GC?MS of asphaltenes for the hydrocarbon screening in highly biodegraded crude oils. 2020. (Congresso).
    2. XVI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética. Theoretical and Experimental Chemical Shift Study of Alkaloids from Amaryllidaceae Family: Haemanthamine and Albomaculine. 2020. (Congresso).
    3. 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Water and Sediment recovery from water-based drilling fluid waste. 2019. (Congresso).
    4. 7th Brazilian Conference on Natural products and XXXIII RESEM. Effects of [6]-gingerol triazole derivatives against Fusarium solani f. sp. piperis. 2019. (Congresso).
    5. VI Encaqui SBQ ES. Síntese e caracterização de derivados de 3-arilcumarina. 2019. (Congresso).
    6. 17th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (17th BMOS). Synthesis of novel 1,2,3-triazole compounds from coumarin derivatives. 2018. (Congresso).
    7. 19o ENQA. IDENTIFICAC?A?O DE PADRO?ES DE CERVEJAS POR ESPECTROSCOPIA FTIR E PCA. 2018. (Congresso).
    8. 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determination of physicochemical properties of biodiesel and blends using low-field NMR and multivariate calibration. 2018. (Congresso).
    9. ASMS 2018. Monitoring the Benefits Provided to Robusta Coffee Cultivated in Different Agroforestry Systems Using FT-ICR MS. 2018. (Congresso).
    10. XV Jornada Brasileira de Ressonância Magnética. QUANTIFICAC?A?O DOS CAPSAICINO?IDES PRESENTES NA PIMENTA MALAGUETA POR RESSONA?NCIA MAG- NE?TICA NUCLEAR. 2018. (Congresso).
    11. 16th NMR Users Meeting. Study of Sulfur Compounds in Asphalt by NMR and Methylation. 2017. (Congresso).
    12. 46th IUPAC World Chemistry Congress. Design and synthesis of coumarin derivatives as potential inhibitors for neurodegenerative diseases. 2017. (Congresso).
    13. 6th BCNP - Brazilian Conference on Natural Products. Drug design and enzymatic activity evaluation of coumarin derivatives as potent GSK-3? inhibitors. 2017. (Congresso).
    14. Petrophase 2017 - 18th International Conference on Petroleum Phase Behavior & Fouling. Rheological Study of Water in Oil Emulsions of Heavy Oils. 2017. (Congresso).
    15. SMASH 2017. Evaluation of NMR Signals of Isoquinoline Alkaloids: An Experimental and Theoretical Approach. 2017. (Congresso).
    16. VI ENCAQUI. In silico studies and synthesis of coumarin derivatives as potential enzymatic inhibitors in degenerative disturbs in System Nervous Central.. 2017. (Congresso).
    17. 39a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo químico em alcaloides de Worsleya procera (Amaryllidaceae). 2016. (Congresso).
    18. PetroPhase 2016 - The 17th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling. Rheological Study of Water in Oil Emulsions of a Heavy Oil. 2016. (Congresso).
    19. Smash 2016 - Small Molecule NMR Conference. Unequivocal Structural Assignments of a Macrolactone: An Experimental and Theoretical Approach. 2016. (Congresso).
    20. The 17th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling. Rheological Study of Water in Oil Emulsions of a Heavy Oil. 2016. (Congresso).
    21. XIV Jornada Brasileira de RMN. Estudo do Perfil Químico de Maconha por RMN. 2016. (Congresso).
    22. 15th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling. Assesment of the Pour Point Behavior of Heavy Oils When Added Organic Solvents. 2015. (Congresso).
    23. 38a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo da preparação de biodiesel metílico a partir dos óleos de soja e linhaça utilizando NH4[NbO(C2O4)2(H2O)].n(H2O) como catalisador. 2015. (Congresso).
    24. V ENCAQUI SBQ-ES. Transesterificação dos óleos de soja e linhaça na preparação de biodiesel utilizando NH4[NbO(C2O4)2(H2O)].n(H2O) como catalisador. 2015. (Congresso).
    25. World Congress and Expo on Oil, Gas and Petrochemistry 2015. Study of the effect of oils mixture in the determination of acidity, sulphur content, pour point, viscosity and API gravity. 2015. (Congresso).
    26. 37a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Educac?a?o Qui?mica por meio de Projetos Escolares no Ensino Fundamental: Importa?ncia da Qui?mica no Estado do Espi?rito Santo. 2014. (Congresso).
    27. Petrophase XV. Assessment of the Rheological Behavior of Heavy Oils when Submitted to a Temperature Gradient. 2014. (Congresso).
    28. SMASH 2014. Unequivocal Structural Assignments of Three Cycloheptenoid Intermediates for Guaiane Sesquiterpenes: An Experimental and Theoretical Approach. 2014. (Congresso).
    29. XIII Jornada Brasileira de RMN. Caracterização de Compostos Sulfurados em Petróleo por RMN e S-Metilação. 2014. (Congresso).
    30. 14th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling. Applying principal component analysis to separate oils from different fields and reservoirs: a case study. 2013. (Congresso).
    31. 15th BMOS - Brazilian Meeting on Organic Synthesis. NbCl5 as Catalyst in Diels-Alder Reaction of Furan Ring. 2013. (Congresso).
    32. 18th ISMAR Meeting. THEORETICAL CALCULATIONS OF CHEMICAL SHIFTS (?) OF TWO SYNTHETIC INTERMEDIATES FOR GUAIANES AND NOR-GUAIANES: A COMPARISON BETWEEN GIAO AND CSGT METHODS. 2013. (Congresso).
    33. 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudos sobre a reação de Diels-Alder do furano com acrilato de metila: NbCl5 como catalisador. 2013. (Congresso).
    34. EUROMAR 2013. ?Analysis of Vegetable Oil Quality to Produce Biodiesel Using Multivariate Methods with Data Obtained from Low-Field. 2013. (Congresso).
    35. IV ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química. s. 2013. (Congresso).
    36. 13th International Conference on Petroleum Phase Behavior and Fouling. Determination and Comparative Study of Oil Pour Point Using the ASTM D 97, ASTM D 5853, and ASTM D 5950 Methods. 2012. (Congresso).
    37. 35 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise qualitativa da viscosidade cinemática de óleos vegetais com potencial para produção de biodiesel por RMN de baixo campo. 2012. (Congresso).
    38. IV Ibero-American NMR Meeting - VI GERMN Bienal Meeting - III Iberian NMR Meeting. TWO-DIMENSIONAL LOW FIELD NMR IN THE STUDY OF CRUDE OIL EMULSIONS. 2012. (Congresso).
    39. IV Workshop Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Síntese Orgânica. Transesterificação do Óleo de Soja: Estudo da Utilização do Nb2O5.xH2O como Catalisador na Produção de Biodiesel. 2012. (Congresso).
    40. XII Jornada Brasileira de RMN. ESTUDO DE EMULSÕES POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE BAIXO CAMPO BIDIMENSIONAL. 2012. (Congresso).
    41. 13TH Nuclear Magnetic Resonance Users. UNEQUIVOCAL ASSIGNMENT OF THREE SYNTHETIC INTERMEDIATES OF GUAIANES AND NOR-GUAIANES: AN EXPERIMENTAL AND THEORETICAL APPROACH. 2011. (Congresso).
    42. 14th BMOS - Brazilian Meeting on Organic Synthesis. Synthesis of new naphthoquinones with antifungal activity. 2011. (Congresso).
    43. 34 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Química. Comparação entre os métodos GIAO e CSGT através dos cálculos das propriedades magnéticas de compostos policíclicos cage-like. 2011. (Congresso).
    44. EUROMAR 2011. Oil Demulsification Investigation: D-T2 Low Field NMR Mapping Analysis. 2011. (Congresso).
    45. III ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química SBQ/ES. Estudo. 2011. (Congresso).
    46. 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. -. 2010. (Congresso).
    47. Joint EUROMAR 2010 and 17th ISMAR Conference. Study of the effect of paramagnetic ions on the T2 distribution curves of oils. 2010. (Congresso).
    48. Segundo Simposio Iberoamericano de Química Orgánica (SIBEAQO-II). x. 2010. (Congresso).
    49. XI Jornada Brasileira de Ressonânica Magnética. Avaliação dos Coeficientes de Difusão de Fluidos com Diferentes Viscosidades por RMN de Baixo Camposss. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. LOPES, N. P. ; FREITAS, R. P. ; da Silva, F. de C. ; ROCHA FILHO, R. C. ; LOPES, L. G. F. ; JÚNIOR, VALDEMAR LACERDA. 43a Reunião Anual Virtual da SBQ. 2020. Congresso
    2. LACERDA JÚNIOR, Valdemar; TORMENA, Cláudio Francisco ; Lião, L. M. ; SANTOS, F. P.. XVI Jornada Brasileira de Ressonância Magnética. 2020. Congresso
    3. da Silva, F. de C. ; LOPES, N. P. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; CAMPOS, D. M. F. ; BARIN, J. S. ; GUSMAO, K. B. ; OLIVI, P. ; SOARES, M. H. F. B. ; ANDRADE, G. F. S. ; BASTOS, E. L. ; SILVA, M. F. G. F. ; MONTAGNER, C. C. ; MESKO, M. F. ; MACHADO, G. ; DEFLON, V. M. ; ANDRADE, C. H. ; RAMINELLI, C.. 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2019. Congresso
    4. TORMENA, Cláudio Francisco ; Lião, L. M. ; SANTOS, F. P. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; Almeida, F. C. L. ; MENEZES, S. M. C.. 17th NMR User's Meeting. 2019. Congresso
    5. CARNEIRO, M. T. W. D. ; Borges, W. Souza ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; SILVA, A. R. ; DALMASCHIO, C. J. ; TAKAHASHI, P. M. ; MOURA, P. R. G. ; LELIS, M. F. F. ; Pedrini, G.. VII ENCAQUI SBQ-ES. 2019. Congresso
    6. Vieira, P. C. ; KUSTER, R. M. ; Kitagawa, R. R. ; BERLINCK, R. G. S. ; LACERDA JR, VALDEMAR ; Borges, W. Souza. 6th BCNP - Brazilian Conference on Natural Products. 2017. Congresso
    7. LACERDA JUNIOR, VALDEMAR; ALMEIDA, F. C. L. ; AZEVEDO, E. R. ; RUIZ, N. S. ; GIL, R. A. S. S. ; CUNHA NETO, A. ; MENEZES, S. M. C.. XIV Jornada Brasileira de Ressonância Magnética. 2016. Congresso
    8. Romão, W. ; LACERDA JUNIOR, VALDEMAR. 1o CSI Vitória - Congresso Brasileiro de Ciências Forenses. 2016. Congresso
    9. CARNEIRO, M. T. W. D. ; Borges, W. Souza ; SILVA, A. R. ; CELANTE, V. G. ; TAKAHASHI, P. M. ; Pedrini, G. ; RIBEIRO, J. S. ; MORAIS, V. S. ; MORAIS, P. A. B. ; COMARU, M. W. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar. V ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química SBQ/ES. 2015. Congresso
    10. Borges, W. Souza ; LACERDA JUNIOR, VALDEMAR ; MORAIS, P. A. B.. 2 Simpósio Capixaba de Química de Produtos Naturais. 2014. Congresso
    11. CARNEIRO, M. T. W. D. ; SILVA, A. R. ; COTTA, A. J. B. ; MACHADO, A. R. ; Sena, D. R. ; Pedrini, G. ; OLIVEIRA, O. V. ; TAKAHASHI, P. M. ; LEITE, S. Q. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; Borges, W. Souza. IV ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química SBQ/ES. 2013. Congresso
    12. Borges, W. Souza ; Vieira, P. C. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar. I Simpósio Capixaba de Química de Produtos Naturais. 2012. Congresso
    13. CARNEIRO, M. T. W. D. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; CUNHA NETO, Álvaro ; MACHADO, A. R. ; Pedrini, G.. III ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química SBQ/ES. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Valdemar Lacerda Júnior ⇔ Fernando de Carvalho da Silva (2.0)
      1. Fiorot, R. G. ; Greco, S. J. ; Júnior, V. L. ; dos Santos, R. B. ; de Castro, E. V. R. ; da Silva, I. M. C. B. ; Ferreira, V. F. ; da Silva, F. C.. Síntese de nova 4-amidopiranonaftoquinona derivada do nor-lapachol através da reação de Prins-Ritter com potencial atividade antineoplásica. Em: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos. São Paulo: SBQ, v. Org252, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Cabral, M. B. ; Greco, S. J. ; Júnior, V. L. ; dos Santos, R. B. ; de Castro, E. V. R. ; da Silva, F. C. ; Martins, P. R. C. ; Ferreira, V. F.. Síntese e design de novas naftoquinonas híbridas derivadas da lausona contendo anel triazólico com potencial atividade antifúngica. Em: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia-SP. Livro de Resumo 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, p. 0RG-024, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Valdemar Lacerda Júnior ⇔ Dênis Pires de Lima (2.0)
      1. OLIVEIRA, RODRIGO JULIANO ; NAVARRO, STEPHANIE DYNCZUKI ; de Lima, Dênis Pires ; Meza, Alisson ; PESARINI, JOÃO RENATO ; DA SILVA GOMES, ROBERTO ; KARAZIACK, CAROLINE BILHAR ; DE OLIVEIRA MAURO, MARIANA ; CUNHA-LAURA, ANDRÉA LUIZA ; MONREAL, ANTÔNIO CARLOS DUENHAS ; ROMÃO, WANDERSON ; JÚNIOR, VALDEMAR LACERDA ; BEATRIZ, Adilson. A novel cytosporone 3-Heptyl-4,6-dihydroxy-3H-isobenzofuran-1-one: synthesis; toxicological, apoptotic and immunomodulatory properties; and potentiation of mutagenic damage. BMC CANCER (ONLINE). v. 15, p. 1-15, issn: 1471-2407, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Salles, Roberta C. ; Lacerda, Valdemar ; BEATRIZ, Adilson ; Ito, Felicia M. ; dos Santos, Reginaldo B. ; Greco,, Sandro J. ; de Castro, Eustáquio V. R. ; de Lima, Dênis P.. 1H and 13C NMR spectral data of bioactive cage-like polycyclic compounds. MAGNETIC RESONANCE IN CHEMISTRY. v. 48, p. 409-415, issn: 0749-1581, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Valdemar Lacerda Júnior ⇔ Alex Gutterres Taranto (1.0)
      1. DELARMELINA, MAICON ; DALTOÉ, RENATA D. ; CERRI, MURILO F. ; MADEIRA, KLESIA P. ; RANGEL, LETICIA B. A. ; LACERDA JÚNIOR, Valdemar ; ROMÃO, WANDERSON ; TARANTO, ALEX G. ; GRECO, SANDRO J.. Synthesis, Antitumor Activity and Docking of 2,3-(Substituted)-1,4-Naphthoquinone Derivatives Containing Nitrogen, Oxygen and Sulfur. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY (IMPRESSO). v. 26, p. 1804-1816, issn: 0103-5053, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46