Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Helio Cortes Vieira Lopes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor associado ii da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, co-coordenador do laboratório atd-lab da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e consultor no instituto tecgraf da puc-rio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem geométrica, computação gráfica, caracterização de reservatórios, estruturas de dados e compressão geométrica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9199970180870105 (26/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Informática. Pontifícia Universidade Católica - PUC Gávea 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 35271500 Ramal: 4350 Fax: (21) 35271530 URL da Homepage: https://www.inf.puc-rio.br/~lopes
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Augmented Analytics aplicada a industria de OG
      Descrição: A Análise Aumentada é tida como a próxima disrupção da área de Analytics e BI (Business Inteligence). Ela lida com um paradoxo atual e crescente: abundância de dados/informação contra uma escassez de insights/ações baseados nestes dados. Portanto, a ideia da Análise Aumentada é tratar QUESTÔES DESCONHECIDAS, com uso mais intenso de inteligência artificial/machine learning, SOBRE DADOS DESCONHECIDOS. Esse projeto visa pesquisar, propor e desenvolver ferramentas de Augmented Analytics aplicadas à indústria de petróleo, com foco na exploração e produção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (6) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    2. 2019-Atual. Mineracao de dados e processos para suporte a decisao e automacao
      Descrição: A área de Ciência de Dados (Data Science) tem como objetivo transformar dados em informação e informação em conhecimento. Umas das sub-áreas ligadas a Ciência de dados é a de Mineração de Dados e Processos. Esse projeto de pesquisa visa aplicar o uso de técnicas de Data Science aos dados dos logs de processos de refino a fim de construir os algoritmos que automatizam a execução de suas atividades. Outra área ligada a Ciência de Dados é a de Aprendizado automático, que quando acopladas a conhecimentos intrínsecos de operação permite identificar e diagnosticar preditivamente desvios e baixa performance operacional da unidade industrial. Para tanto, esse projeto desenvolverá modelos empíricos baseados em dados de planta e acoplados com conhecimentos de processo para construir um sistema diagnóstico e preditivo usando uma grande massa de dados disponível. Estes modelos matemáticos terão capacidade adaptativa para representar as diversas condições operacionais, descrevendo as não-linearidades presentes nas principais variáveis do processo. Estes modelos serão ajustados em tempo real com dados de processo, podendo, também, serem ajustados com modelos fenomenológicos da planta. Numa outra vertente de aplicação de Aprendizado automático, pretende-se pesquisar o uso de visão computacional para a identificação de embalagens de carga no transporte marítimo de apoio offshore. Acrescentando a esses objetivos, pretende-se também construir novas propostas de ferramentas visuais que tem por meta facilitar o entendimento e a análise desses dados. As principais contribuições residem na produção científica e na formação de recursos humanos nos temas relacionados, e a geração de um protótipo na web para análise descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva com uso desses dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (9) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante / POGGI, MARCUS - Integrante / Marcos Kalinowisky - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    3. 2018-Atual. Fundamentos e tecnicas de Data Science e suas aplicacoes em dados de testes de pocos
      Descrição: A área de Ciência de Dados (Data Science) tem como objetivo transformar dados em informação e informação em conhecimento. Esse projeto de pesquisa visa aplicar o uso de técnicas de Data Science aos dados de teste de poços, aos dados de produção, e também aos dados de sensores permanentes de fundo de poço (PDGs). Em particular, pretende-se avançar o estado da arte na utilização de técnicas de aprendizado automático aplicados a esses dados para ajudar a identificar um modelo do reservatório com um melhor ajuste e prever a produção futura do reservatório. Pretende-se também, aprimorar o uso dessas técnicas a fim de construir uma rede de influência de injetores e produtores com uso dos dados de testes em múltiplos poços. Por fim, pretende-se identificar o melhor modelo para análise do teste por meio de métodos de classificação. Acrescentando a esses dois objetivos, pretende-se também construir novas propostas de ferramentas visuais que tem por meta facilitar o entendimento e a análise desses dados. As principais contribuições residem na produção científica e na formação de recursos humanos nos temas relacionados, e a geração de um protótipo na web para análise descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva com uso desses dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Sinésio Pesco - Integrante / Simone D. J. Barbosa - Integrante / Eduardo Laber - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    4. 2018-Atual. Modelagem geometrica de corpos geologicos condicionados a dados de producao, geologia e geofisica
      Descrição: A modelagem geométrica de corpos geológicos está associada diretamente a caracterização de reservatórios de petróleo incluindo fatores deposicionais relacionados a geometria dos corpos. Essa modelagem gera insumos para os modelos de simulação de fluxo e tem a intenção de gerar cenários mais realistas. Duas linhas de pesquisa podem ser destacadas nesta direção: a simulação baseada em objetos e a geoestatística multi-ponto, ambos com objetivos similares para geração de cenários de reservatórios. Neste projeto buscamos trabalhar nesta técnicas incluindo dados condicionantes como dados de sísmica, dados de perfilagem e de produção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Integrante / Sinésio Pesco - Coordenador. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    5. 2017-2019. Execucao do projeto de Mineracao de dados em bases nao estruturadas de relatorios operacionais de producao de petroleo
      Descrição: Esse projeto tem como objetivos pesquisar, desenvolver e implementar técnicas de processamento de linguagem natural e aplicá-las na construção de um minerador de dados em bases textuais de relatórios. Com isso transformando esses dados textuais, que são considerados como não-estruturados, em dados passíveis de análise através do desenvolvimento de mecanismos de busca por palavras chave.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    6. 2014-2018. Simulacao estocastica, modelagem, otimizacao e analise estatistica de dados de pocos aplicados a avaliacao de formacoes
      Descrição: O objetivo geral desse projeto é o de desenvolver uma ferramenta computacional, que será chamada de SIMPAD, aplicada à avaliação de formações. Essa ferramenta usará simulação estocástica para gerar cenários tridimensionais de reservatórios de petróleo que fossem condicionados aos dados de testes de poços, aos dados petrofísicos de poços, e aos dados da sísmica a fim de buscar o ajuste ótimo da curva de produção de curto tempo, e por consequência, um bom modelo do reservatório. Essa ferramenta trará inovações científicas e tecnológicas na área de simulação gerenciamento de reservatórios, pois terão que ser desenvolvidos métodos métodos de simulação inéditos que suportem condicionantes aos dados de poços, aos dados sísmicos e aos dados de testes de formação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Sinésio Pesco - Integrante / Simone D. J. Barbosa - Integrante / Eduardo Laber - Integrante / POGGI, MARCUS - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    7. 2014-2018. Modelagem geometrica de corpos geologicos e processamento de sinais aplicados a avaliacao de formacoes
      Descrição: Os objetivos principais desse projeto são pesquisar e desenvolver novas ferramentas matemáticas e computacionais na área de avaliação de formações. Serão abrangidas as seguintes linhas de pesquisa: Modelagem geométrica de corpos geológicos aplicados à simulação booleana ou similares para geração de cenários tridimensionais de reservatórios condicionados à dados sísmicos e dados de produção dos poços, e a linha de processamento de sinais de dados de poços aplicados a avaliação de formações, como por exemplo, a remoção e a detecção de ruídos em curvas de produção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Integrante / Sinésio Pesco - Coordenador. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    8. 2014-2017. Modelagem e Visualizacao de Incertezas - Projeto Universal
      Descrição: A Quantificação de Incertezas (QI) é uma área de pesquisa que estuda os aspectos quantitativos das diversas fontes de incertezas de um sistema. Ela hoje é bastante utilizada em diferentes aplicações principalmente nas áreas de ciências naturais e das engenharias. Um de seus objetivos é o de determinar a distribuição de probabilidade das saídas de um sistema considerando incertezas em seus parâmetros de entrada. Muitas vezes essa probabilidade é estimada estatisticamente com o devido uso de técnicas de simulação estocástica. Um aspecto muito importante na área de QI é que a modelagem das incertezas é muito dependente da aplicação. Se a aplicação muda então a modelagem serádiferente. Buscar um modelo que inclua todos os possíveis aspectos das diferentes incertezas inerentes ao sistema é muito difícil e, muito provavelmente, desnecessário. Esse projeto visa avançar o estado da arte através do desenvolvimento de métodos matemáticos e computacionais para modelagem e visualização de incertezas de dois problemas reais: o de caracterização de propriedades de reservatórios de petróleo; e o de dinâmica estrutural. Para isso, serão utilizadas diversas técnicas avançadas das áreas de: computação gráfica, modelagem matemática e computacional, computação de alto desempenho, probabilidade e estatística. É possível observar na literatura atual das áreas de modelagem matemática e computacional e de computação gráfica um crescente interesse no desenvolvimento de técnicas avançadas para modelagem e visualização de incertezas. E esse problema é considerado hoje um dos grandes desafios da área de visualização. O principal motivo desse interesse vem do fato que a cada dia que passa é esperado que a pesquisa científica, em geral, inclua incertezas em seus resultados. Em outras palavras, hoje um resultado científico é muitas vezes considerado incompleto se não incluir indicações de erros, precisão, graus de confiança, etc.; e essas informações são geralmente representadas por gráficos e tabelas. Qualquer desenvolvimento de uma nova forma de representação gráfica das incertezas é um desafio, pois a complexidade visual da imagem gerada pode gerar conclusões erradas ou falsas previsões. E por isso, a visualização de incertezas é considerado um tema importante de pesquisa nas áreas de Computação Gráfica e de Computação Científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Rubens Sampaio - Integrante / Simone D. J. Barbosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    9. 2014-2014. Visualizacao de Incertezas em Reservatorios de Petroleo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Helio Cortes Vieira Lopes - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    10. 2012-2014. Simulacao numerica do fluxo e flutuacao de particulas solidas em fluidos viscosos - Projeto Universal
      Descrição: Fluxos com partículas suspensas, isto é, a análise de suspensões com partículas sólidas em fluidos viscosos é uma das principais áreas de pesquisa em Engenharia e ainda um assunto desafiador para aplicações reais como problemas de sedimentação, reologia e suspensões fluidizadas. O estudo do acoplamento entre o fluido e o movimento das partículas é o ponto central para o completo entendimento destes fenômenos. Neste pro jeto, pretendemos continuar o estudo do problema do ?uxo com partículas suspensas e em ?utuação, elaborando algoritmos eficientes através de estruturas de dados e aprimorar a modelagem física para uma melhor simulação da interface entre dois fluidos quando as partículas estiverem em suspensão. Usaremos o método dos Elementos Finitos, associado à técnica conhecida como domínios ?ctícios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Coordenador / Márcio da Silveira Carvalho - Integrante / Marcos de Oliveira Lage Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    11. 2011-2013. Metodos quantitativos para modelagem, gestao e otimizacao de riscos em financas atuaria e decisoes empresariais
      Descrição: Sub-Projeto de infraestrutura submetido pela PUC-Rio para a agência FINEP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Coordenador / Álvaro Veiga - Integrante / Rosane Freire - Integrante / Tara K. Baidya - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.
    12. 2011-2013. Metodos Quantitativos de Alto Desempenho para Trading Sistematico e Gestao de Risco
      Descrição: A análise de riscos cresceu em interesse nas últimas duas décadas, tanto na indústria quanto na academia, revelando-se fortemente multidisciplinar. Combinam-se na atividade análise matemática, probabilidade, estatística e computação. O desenvolvimento de métodos quantitativos em análise e gestão de risco, particularmente de risco financeiro, abrange ainda finanças e macroeconomia. O objetivo desse projeto é desenvolver novos métodos quantitativos de alto desempenho para trading automático de ativos financeiros. Para isso utilizaremos técnicas inovadoras em análise de multiresolução que englobam wavelets, fractais, aprendizado estatístico e computação. A equipe executora tem uma perfil que acompanha a diversidade das exigências técnicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helio Côrtes Vieira Lopes - Integrante / Carlos Tomei - Coordenador / Rosane Freire - Integrante / Nicolau Saldanha - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Helio Cortes Vieira Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Best Paper Award Area: Artificial Intelligence and Decision Support Systems - "Globo Face Stream: A System for Video Meta-data Generation in an Entertainment Industry Setting", International Conference on Enterprise Information Systems 2020.. 2020.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    2. Artigo do ICEIS 2020 foi selecionada como um dos Best Papers a ser publicado como um capítulo de livro em um Lecture Notes in Computer Science, ICEIS 2020 Program Chairs.. 2020.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    3. Artigo do CIARP 2019 foi selecionada como um dos papers para serem estendidos para uma revista, CIARP 2019 Program Chairs.. 2019.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    4. Artigo do ICEIS 2018 foi selecionada como um dos Best Papers a ser publicado como um capítulo de livro em um Lecture Notes in Computer Science, ICEIS 2018 Program Chairs.. 2018.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    5. Vencedor na categoria acadêmica do Business Process Intelligence BPI Challenge 2017, Workshop on Business Process Intelligence 2017 - Business Process Management Conference.. 2017.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    6. Presidente eleito da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC, CEGRAPI-SBC.. 2015.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.
    7. Presidente eleito da Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC, CEGRAPI-SBC.. 2013.
      Membro: Helio Côrtes Vieira Lopes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. PESCO, S. ; LOPES, H. ; BORDIGNON, A. L.. XXXII SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images. 2019. Congresso
      2. FERNANDES, L. A. F. ; LAGE, M. ; MARROQUIM, R. ; LOPES, H.. XXX SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images. 2017. Congresso
      3. LOPES, H.; HIRATA, N.. Workshop on Thesis and Dissertation of SIBGRAPI 2012. 2012. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Helio Côrtes Vieira Lopes ⇔ Marco Antonio Casanova (3.0)
        1. RODRÍGUEZ LLANES, KATHRIN ; Casanova, Marco A. ; LOPES, HÉLIO ; F. DE MACEDO, JOSÉ ANTONIO. An approach to evaluate the impact on travel time of bus network changes. Em: 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), p. 23, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. NASSER, RAFAEL ; LOPES, HÉLIO ; RODRIGUEZ, KATHRIN ; AMARAL, BRUNO GUBERFAIN DO ; Casanova, Marco A. ; LEME, LUIZ ANDRÉ PAES. On the design of a traffic observatory application based on bus trajectories. Em: 18th International Conference on Enterprise Information Systems, p. 215-222, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. RORIZ JUNIOR, M. ; ENDLER, M. ; CASANOVA, M. A. ; LOPES, HÉLIO ; SILVA E SILVA, F.. A heuristic approach for on-line discovery of unidentified spatial clusters from grid-based streaming algorithms. Em: 18th Int?l. Conf. on Big Data Analytics and Knowledge Discovery ? DaWaK 2016, v. 9829, p. 128-142, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Helio Côrtes Vieira Lopes ⇔ Marcos Kalinowski (3.0)
        1. TORRES, PEDRO ; DAVYS, ANDRÉ ; SILVA, THUENER ; SCHIRMER, LUIZ ; KURAMOTO, ANDRÉ ; ITAGYBA, BRUNO ; SALGADO, CRISTIANE ; COMANDULLI, SIDNEY ; VENTURA, PATRICIA ; FIALHO, LEONARDO ; FISCHER, MARINHO ; KALINOWSKI, MARCOS ; BARBOSA, SIMONE ; LOPES, HÉLIO. A Robust Real-time Component for Personal Protective Equipment Detection in an Industrial Setting. Em: International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), v. 1, p. 693-700, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. TEIXEIRA, BIANCA ; FERREIRA, BRUNA ; DAMASCENO, ANDRÉ ; BARBOSA, SIMONE ; NOVELLO, CASSIA ; VILLAMIZAR, HUGO ; KALINOWSKI, MARCOS ; SILVA, THUENER ; CHUEKE, JACQUES ; LOPES, HÉLIO ; KURAMOTO, ANDRÉ ; ITAGYBA, BRUNO ; SALGADO, CRISTIANE ; COMANDULLI, SIDNEY ; FISCHER, MARINHO ; FIALHO, LEONARDO. Lessons Learned from a Lean RD Project. Em: International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), v. 1, p. 345-352, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MENDONCA, D. S. ; SILVA, T. G. ; OLIVEIRA, D. F. ; BRANDAO, J. S. ; LOPES, H. ; BARBOSA, S. D. J. ; KALINOWSKI, M. ; STAA, A. V.. Applying Pattern-driven Maintenance: A Method to Prevent Latent Unhandled Exceptions in Web Applications. Em: In 2018 ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM, p. 1-10, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Helio Côrtes Vieira Lopes ⇔ Aristófanes Corrêa Silva (1.0)
        1. BARROS NETTO, Stelmo Magalhães ; SILVA, Aristófanes Corrêa ; LOPES, H. C. V. ; PAIVA, Anselmo Cardoso de ; GATTASS, Marcelo ; NUNES, Rodolfo Acatauassú. Statistical Tools for the Temporal Analysis and Classification of Lung Lesions. Computer Methods and Programs in Biomedicine (Print). v. 142, p. 55-72, issn: 0169-2607, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Helio Côrtes Vieira Lopes ⇔ Anselmo Cardoso de Paiva (1.0)
        1. BARROS NETTO, Stelmo Magalhães ; SILVA, Aristófanes Corrêa ; LOPES, H. C. V. ; PAIVA, Anselmo Cardoso de ; GATTASS, Marcelo ; NUNES, Rodolfo Acatauassú. Statistical Tools for the Temporal Analysis and Classification of Lung Lesions. Computer Methods and Programs in Biomedicine (Print). v. 142, p. 55-72, issn: 0169-2607, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:53