Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Sergio Oliveira De Paula

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado (2001) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada - Bioagentes Patogênicos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do Laboratório de Imunovirologia Molecular do Departamento de Biologia Geral/UFV. Tem experiência na área de microbiologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genomas, dengue, SARS-COV-2, Zika, Mayaro, vacina, diagnóstico molecular, bacteriófagos e expressão heteróloga de proteínas. É orientador dos programas de pós-graduação em biologia celular (Capes 5) e microbiologia agrícola (Capes 6) da UFV. Atua como revisor de projetos de várias agências de fomento. Faz parte do corpo editorial e é revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi diretor executivo do centro tecnológico de desenvolvimento regional de Viçosa - CENTEV / UFV de 2015 a 2019. Foi integrante da Câmara de Ciências Biológicas e Biotecnologia - CBB da Fapemig de 2018 a 2020. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8835491732653277 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Geral. Av. P.H. Rolfs, s/n Campus Universitário 36570000 - Viçosa, MG - Brasil Telefone: (31) 36125016 URL da Homepage: www.ufv.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Microbiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2020-Atual. Construcao de SARS-CoV-2 Virus-like particles (VLPs) para a confeccao de kits diagnosticos sorologicos de baixo custo
      Descrição: Produzir Vírus-Like Particles (VLPs) do SARS-CoV-2 para confecção de testes rápidos de fluxo lateral (Lateral flow assay) para detecção de anticorpos e antígenos virais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    2. 2020-Atual. Producao e comparacao das propriedades antigenicas da proteina S do virus SARS-CoV-2 em Pichia pastoris para confeccao de kits diagnosticos sorologicos de baixo custo.
      Descrição: Produção e comparação das propriedades antigênicas da proteína S do vírus SARS-CoV-2 em Pichia pastoris para confecção de kits diagnósticos sorológicos de baixo custo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    3. 2020-Atual. Producao de quimeras vacinais (SARS-CoV-2-YFV17D) contra o virus SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) e padronizacao de testes sorologicos
      Descrição: Desenvolvimento de uma vacina recombinante utilizando como plataforma o vírus da febre amarela 17D (YFV 17D).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    4. 2018-Atual. Isolamento e caracterizacao de bacteriofagos para o controle de bacterias redutoras de sulfato
      Descrição: O objetivo dessa proposta é avaliar o potencial de aplicação de bacteriófagos como controle de bactérias relacionadas ao souring biogênico, formação de biofilmes e biocorrosão em processos de exploração e produção de petróleo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante / DOS SANTOS CRUZ, BRUNA CRISTINA - Integrante. Financiador(es): Petrobras - Cooperação.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    5. 2016-Atual. Desenvolvimento de um modelo animal de artrite induzida pelo Virus Mayaro para caracterizacao do seu tropismo e compreensao dos mecanismos de artrite
      Descrição: Caracterizar a patogênese induzida pelo vírus Mayaro, determinando as células e tecido alvos de replicação do MAYV e também os fatores imunes celulares e humorais do hospedeiro que contribuem para o dano tecidual, utilizando um modelo animal de doença induzida pelo MAYV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Franciele Santos - Integrante / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Roberto Sousa Dias - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    6. 2015-Atual. AVALIACAO DO POTENCIAL EFEITO ANTIVIRAL DE ANALOGOS DE ISOBENZOFURAN-(3H)-ONAS E 3-(2-OXO-2-ARIL)-ISOBENZOFURAN-(3H)-ONAS NO VIRUS DA DENGUE
      Descrição: O primeiro passo na busca de terapias antivirais contra a dengue é a triagem antiviral de substâncias com possível ação contra o vírus. As substâncias que se mostram mais promissoras nessa etapa são selecionadas para estudos mais aprofundados. Nesse trabalho será realizada uma triagem antiviral de substâncias derivadas da classe das isobenzofuranonas contra o vírus da dengue. O particular interesse nessa classe de substâncias se deve ao seu variado espectro de atividade biológica , tais como atividade antiproliferativa e antimicrobiana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / André S de Oliveira - Integrante / Ana Flavia Costa da Silva Oliveira - Integrante / Cynthia Canedo da Silva - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    7. 2015-Atual. AVALIACAO DO POTENCIAL EFEITO ANTIVIRAL DE DERIVADOS DO ACIDO CINAMICO CONTRA O VIRUS DA DENGUE
      Descrição: Nesse trabalho será analisado o efeito de substâncias inéditas, derivadas do ácido cinâmico, sobre o vírus da dengue. Essas substâncias se diferem do ácido que lhes deu origem por modificações na sua estrutura, como adição de átomos de oxigênio e de cadeias aromáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / André S de Oliveira - Integrante / Ana Flavia Costa da Silva Oliveira - Integrante / Cynthia Canedo da Silva - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    8. 2015-Atual. Diversidade bacteriana e impacto de um coquetel de bacteriofagos no crecimento de bacterias isoladas de um produto minimamente processado produzido na cidade de Vicosa-MG.
      Descrição: O projeto propõe o estudo da diversidade bacteriana cultivável de um produto minimamente processado produzido na cidade de Viçosa-MG, empregando técnicas de cultivo e isolamento microbiano; e avaliar o impacto do coquetel de bacteriófagos desenvolvido nesse trabalho na cinética do crescimento desses isolados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Cynthia Canedo Silva - Integrante / Vinicius Silva - Integrante / Roberto Sousa Dias - Integrante / rodrigo madeira - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    9. 2014-Atual. Desenvolvimento de um Modelo de Camundongo Transgenico CD8+ TCR Contra o Virus da Dengue
      Descrição: As células T CD8+ são conhecidas por desempenhar papel muito importante no combate às doenças infecciosas intracelulares, assim como na geração de células de memória. Na verdade, as células T CD8+ específicas para um sorotipo desempenham um papel importante na limitação da infecção, enquanto que as células T CD8+ que realizam reação cruzada têm sido associadas ao aumento da gravidade da doença após a infecção secundária com um sorotipo diferente. É muito importante que se compreenda melhor o papel das células T CD8+ na resposta imune contra o vírus da dengue, enquanto que a detecção de uma forte resposta destas células contra os diferentes sorotipos podem ser usados para testar diferentes estratégias de vacinação. O nosso grupo está atualmente produzindo vacinas de DNA e de proteínas recombinantes para o vírus da dengue, como candidatos para novas vacinas . O estabelecimento de um modelo in vivo para infecções com o vírus da dengue em camundongos vai melhorar a capacidade dos testes para as diferentes estratégias de vacinação do laboratório, enquanto que a geração de células T CD8+ transgênicas será ferramenta muito importante para estudos futuros, tanto para os testes com as vacina quanto para quantificar a resposta imune gerada pelas diferentes estratégias de vacinação e pela infecção pelo vírus. Além disso, ampliará o nosso conhecimento e capacidade de desenvolver estratégias específicas para potenciais tratamentos e vacinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Juliana Monteiro - Integrante / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Javier Vega Ramos - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    10. 2013-Atual. ANALISE DO USO DE NANOTUBOS DE CARBONO COMO VEICULOS PARA APRIMORAR A TRANSFECCAO E EXPRESSAO DE VACINAS DE DNA CONTRA OS VIRUS DA DENGUE
      Descrição: As infecções causadas pelos vírus dengue representam a principal arbovirose em nível mundial e são de grande importância para o nosso país. Podem variar desde formas assintomáticas até formas extremamente graves caracterizadas por hemorragia e choque, sendo estas associadas a alto índice de mortalidade. Atualmente, o controle desta doença se baseia na tentativa de eliminar os mosquitos transmissores dos vírus da dengue, sendo o principal deles o Aedes aegypti, pois não existem vacinas disponíveis comercialmente para este vírus, o qual é representado por quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Pesquisas para o desenvolvimento de vacinas contra a dengue têm explorado vários aspectos das técnicas de produção de vacinas, desde métodos clássicos como a atenuação viral até a expressão de antígenos recombinantes em vetores de expressão, tais como vírus ou bactérias, porém sem o sucesso desejado. Por isso, estudos recentes vem tentando melhorar a eficiência da proteção conferida por essas vacinas, como o uso de adjuvantes e moléculas carreadoras para ajudar na internalização das vacinas nas células. Nanotubos de carbono (CNT, na sigla em inglês) possuem diversas aplicações devido às suas propriedades únicas, além de serem biocompatíveis e possuirem alta relação superfície/volume. Dentre as aplicações na área biológica pode-se citar o transporte e disponibilização de drogas, proteínas e genes em células, e também a apresentação de biomoléculas em sistemas biológicos. Estudos já demonstraram que a proteína do envelope (E) do vírus é imunodominante, com geração de uma resposta imune protetora e de longa duração para o mesmo sorotipo do vírus, através da produção de anticorpos neutralizantes. Por isso, nesse estudo serão utilizados nanotubos de carbono como veículos para quatro vacinas de DNA contra a dengue já produzidas em nosso laboratório, as quais possuem genes para a expressão da proteína E dos vírus. Essas vacinas serão conjugadas com nanotubos de. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Eduardo Rezende Honda - Integrante / Luan Prados Calegari - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    11. 2013-Atual. AVALIACAO DA ATIVIDADE LITICA DE BACTERIOFAGOS ESPECIFICOS PARA Trueperella pyogenes ASSOCIADA A PROBLEMAS REPRODUTIVOS NO PUERPERIO
      Descrição: As patologias infecciosas e inflamatórias uterinas do puerpério (período pós-parto) como metrite, endometrite clínica e endometrite subclínica são as mais comuns, sendo, geralmente, causadas por microorganismos de origem ambiental como Escherichia coli, Trueperella pyogenes, Fusobacterium necrophorum e Prevotella spp. A utilização de antibióticos e hormônios são os tratamentos mais utilizados no controle destas enfermidades, porém o uso indiscriminado de antibióticos nas últimas décadas proporcionou o aparecimento de bactérias resistentes a mais de uma classe de agentes antimicrobianos. Sendo assim, a fagoterapia surge como uma alternativa natural, não tóxica e economicamente viável para o controle destes microorganismos. Neste estudo, buscamos isolar bacteriófagos líticos específicos para Trueperella pyogenes, uma bactéria Gram-positiva, sem motilidade, não formadora de esporos e que possui diversos fatores de virulência que a torna um dos principais agentes etiológicos de enfermidades no período pós-parto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante / Vinicius Silva - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    12. 2013-Atual. Desenvolvimento de um modelo animal de artrite induzida pelo Virus Mayaro para caracterizacao do seu tropismo e compreensao dos mecanismos de artrite
      Descrição: No Brasil o MAYV é endêmico na região Amazônica, mas o risco de emergência desse vírus em outras regiões e a manutenção dele em um ciclo urbano deve ser levado em conta, uma vez que, o Brasil apresenta cidades altamente infestadas pelo Aedes aegypti, que é considerado um potente vetor para o Mayaro. Além disso, o fato da febre Mayaro e a dengue apresentarem sintomas semelhantes contribui para que esse patógeno passe despercebido até causar grandes surtos. Assim como outras doenças alfavirais a febre Mayaro tem um grande impacto na qualidade de vida do homem. Portanto, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um modelo animal de doença induzida pelo MAYV e a determinação dos sítios primários de infecção, para posterior compreensão dos mecanismos fisiopatológicos do MAYV e para futuramente contribuir para o desenvolvimento de terapias anti-virais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Cynthia Canedo Silva - Integrante / Honda, Eduardo - Integrante / Franciele Santos - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    13. 2013-Atual. EXPRESSAO DO DOMINIO III DA PROTEINA RECOMBINANTE OTIMIZADA DE ENVELOPE (E) DOS VIRUS DENGUE-1 E -3 EM PICHIA PASTORIS
      Descrição: O desenvolvimento e melhoramento das metodologias de diagnóstico da dengue, experiências práticas demonstram que a limitação comum a todas as metodologias da realização de testes diagnósticos para a dengue reside na dificuldade de produção em grande escala de antígenos a serem usados na captura do anticorpo presente no soro de pacientes infectados. Devido a este fator limitante, este trabalho tem como objetivo mostrar como a produção de linhagens recombinantes de Pichia pastoris capazes de produzir o antígeno otimizado em grande quantidade e qualidade do domínio III da proteína E.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Cynthia Canedo Silva - Integrante / Vinicius Paixâo - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    14. 2012-2016. TRIAGEM DA POTENCIAL ATIVIDADE ANTI-DENGUE DE PEPTIDEOS PURIFICADOS DE VENENO DE SERPENTES, SECRECAO DE ANFIBIOS E EXTRATOS VEGETAIS
      Descrição: As manifestações clínicas da dengue vão desde infecções assintomáticas a doenças graves caracterizadas por hemorragia e choque, conhecidas como dengue hemorrágica, e que são responsáveis por altos índices de morbidade e mortalidade. Estudos ao longo dos anos revelam diversas funções para peptídeos purificados de veneno de cobras, secreção de anfíbios e extratos vegetais, dentre elas estão atividades: antiviral, antimicrobiana, antitumoral e antiparasitária. Entretanto, os peptídeos que possuem ativídade antimicrobiana (PAM) são os mais procurados devído a crescente resistência aos antibióticos convencionais e a necessidade de novos antibióticos para a terapia humana. Potenciais peptídeos antimicrobianos devem apresentar uma toxicidade seletiva, rápida ação e um amplo espectro. Na atualidade, o tratamento contra a dengue que acomete milhões de pessoas anualmente é sintomático não existindo nem uma droga antiviral eficaz contra esses vírus. Devido a isso, temos como objetivo neste trabalho triar a potencial atividade anti-dengue de peptídeos purificados de veneno de cobras, secreção de anfíbios e extratos vegetais no Laboratório de Imunovirologia Molecular do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Juliana Monteiro - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    15. 2012-2015. EXPRESSAO HETEROLOGA DO DOMINIO III DA PROTEINA DE ENVELOPE (E) DO VIRUS DENGUE-1 e -3 COMO ANTIGENO RECOMBINANTE PARA DIAGNOSTICO RAPIDO E EM GRANDE ESCALA
      Descrição: Na atualidade, o maior entrave que há no que tange a um melhor desempenho dos ensaios imunoenzimáticos diz respeito à obtenção dos antígenos. Os principais centros de pesquisa e diagnóstico do mundo têm apresentado grandes dificuldades na obtenção de preparações com conteúdo adequado de antígeno, necessitando concentrar o antígeno através de centrifugação zonal contínua de sobrenadantes de culturas infectadas, sendo que a produção relativamente baixa do vírus dengue nas culturas celulares surge como um obstáculo importante na produção em larga escala dos antígenos empregados em diversos ensaios usados na captura do anticorpo presente no soro do paciente infectado. No Brasil os antígenos atualmente usados para diagnóstico da dengue são proteínas virais estruturais, preparados a partir do cérebro de camundongos recém-nascidos artificialmente infectados, sendo esta obtenção de antígenos extremamente laboriosa e cara. A realização de testes diagnósticos rápidos e baratos representa uma necessidade crescente no Brasil viabilizando a realização do diagnóstico em larga escala e em todo o País, mesmo nas regiões mais afastadas das grandes cidades. Devido a esta demanda, tentativas de se obter um antígeno em quantidade e qualidade serão realizadas utilizando um sistema de expressão heteróloga de proteínas em leveduras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Oliveira, Michelle D. - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    16. 2012-2015. Caracterizacao Genomica De Um Fago De Pseudomonas Fluorescens Com Atividade Antiproteolitica
      Descrição: Estudos envolvendo fagos para o controle de patógenos têm sido estimulados devido ao surgimento de bactérias resistentes a antibióticos, além dos resultados positivos obtidos a partir da terapia fágica em animais. Os bacteriófagos possuem atividade antimicrobiana, assim como os antibióticos. No entanto, o uso de fagos possui algumas vantagens, como especificidade (Karl, 2004); a sua capacidade de se multiplicar exponencialmente ao longo do tempo (Dixon, 2004) e a ausência de efeitos colaterais, uma vez que bacteriófagos são inofensivos para as células de mamíferos. Assim, a presença de fagos no ambiente industrial pode ser usada para limitar a propagação de patógenos ou ainda para reduzir a contaminação do produto nas diferentes fases de produção e processamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    17. 2012-Atual. Monitoramento e Caracterizacao Molecular de Arbovirus Circulantes no Estado de Rondonia, Amazonia Ocidental, Brasil.
      Descrição: A Floresta Amazônica é considerada o maior reservatório de Arbovírus do mundo e a região Amazônica brasileira mantém a maior variedade de arbovírus até hoje isolada. Os arbovírus são classificados de acordo com suas propriedades antigênicas ou segundo suas características físico-químicas. Na classificação sorológica os arbovírus estão distribuídos em grupos antigênicos, segundo critérios e observações estabelecidas por inúmeros pesquisadores e sistematizadas por Casals (1957). Segundo esse critério, a maioria dos Arbovírus atualmente registrados encontra-se distribuída dentro de seis famílias: Bunyaviridae, Flaviviridae, Reoviridae, Rhabdoviridae, Togaviridae e Asfaviridae (Pinheiro et al., 1996). Os arbovírus possuem genoma na sua maioria constituído por ácido ribonucléico (ARN), exceto o African swine fever virus (ASFV).Muitos destes vírus são responsáveis por doenças humanas. Para isolamento de arbovírus circulantes no estado de Rondônia serão utilizados soros de pacientes com doença febril aguda não malárica coletada pela rede instalada pelo Laboratório Central de Saúde Publica ? LACEN/RO. Serão utilizados primers descritos na literatura para caracterização e filogenia de arbovírus. O isolamento e caracterização molecular são ferramentas essenciais para a vigilância epidemiológica, com dados laboratoriais que permitiram conhecer a dinâmica de expansão destes arbovírus, que serão cada vez mais frequentes pela intensa transformação dos ecossistemas naturais que estão ocorrendo para implantação de grandes obras, como as usinas hidrelétricas do Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira em Rondônia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Eduardo Rezende Honda - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    18. 2012-Atual. Desenvolvimento e avaliacao da imunogenicidade de uma vacina de DNA tetravalente contra os virus dengue combinada com adjuvantes geneticos
      Descrição: Uma vez que não há tratamento específico contra a dengue e o controle do vetor tem se mostrado falho, a criação de uma vacina eficiente é de extrema importância para o combate a esta doença que acomete grande parte da população mundial. Com base nisso e nos promissores resultados obtidos com a utilização de vacinas de DNA contra diversas doenças infecciosas, este trabalho visa à construção de uma vacina de DNA recombinante tetravalente que expresse os domínios III dos quatro sorotipos dos vírus dengue na busca de uma medida profilática eficiente contra esta moléstia. Além disso, existe a necessidade de melhorar a performance imunogênica de candidatos vacinais, razão pela qual estes são combinados com adjuvantes. Entretanto, os adjuvantes tradicionais, como hidróxido de alumínio e saponina, não são adequados para vacinas de DNA. Os melhores resultados têm sido obtidos com lipossomos, reagentes que apresentam alto custo financeiro e limitam a penetrabilidade do DNA recombinante devido às grandes dimensões da partícula vacinal (Belákováet al., 2007). Portanto, juntamente com o desenvolvimento de uma vacina para os vírus da dengue no Brasil, seria de imensa valia a busca de adjuvantes menos onerosos e mais eficazes na potencialização da resposta imune de vacinas produzidas por engenharia genética.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Michelle Dias de Oliveira - Integrante / Carine Ribeiro Pessoa - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    19. 2012-Atual. AVALIACAO DO USO DE BACTERIOFAGOS NO CONTROLE DE BIOFILME EM SISTEMA DE OSMOSE INVERSA UTILIZADOS EM REFINARIAS DE PETROLEO
      Descrição: Tendo em vista o volume de água utilizado pelas refinarias e a crescente preocupação com a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos no Brasil, empresas de refino de petróleo buscam tecnologias que viabilizem o reuso de efluentes industriais. Nesse sentido, o processo de osmose inversa, que utiliza membranas semipermeáveis para alcançar a separação molecular, tem atraído atenção significativa como um processo econômico no domínio da dessalinização da água de efluentes. Durante esse processo há deposição de microorganismos sobre a superfície da membrana resultando em uma camada de células microbianas denominada biofilme, que acarreta perda do desempenho da membrana e consequente uso de procedimentos de limpeza custosos para manter a sua qualidade e eficiência. Nesse sentido, este trabalho investigará a capacidade de formação de biofilme por parte de bactérias, isoladas de lodo ativado da Refinaria Gabriel Passos, e a interferência da expressão do gene LuxS no crescimento do biofilme. Com base no conhecimento da potencialidade de formação de biofilme o presente trabalho pretende viabilizar o uso de bacteriófagos como metodologia alternativa de controle do biofilme formado em sistemas de osmose inversa presentes em refinarias de petróleo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Cynthia Canedo Silva - Integrante / Roberto Sousa Dias - Integrante / Valeria M. Oliveira - Integrante / larissa assis barony valadares fonseca - Integrante / Maira Sousa - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    20. 2011-2013. PURIFICACAO E CARACTERIZACAO DE VIRUS QUE INFECTA A LAGARTA DESFOLHADORA DO DENDEZEIRO
      Descrição: O dendezeiro é uma das monoculturas importantes do Brasil, principalmente nos estados do Pará e Amazonas onde é cultivado. Um dos motivos é pelo seu fruto, o dendê, que dele se retira o óleo de palma, conhecido internacionalmente como ?oil-palm? e que a cada ano a demanda pelo óleo aumenta devido a expansão e popularização de biocombustíveis. Geralmente as monoculturas sofrem com problemas com pragas, dentre elas destacam-se os lepidópteros desfolhadores. Conhecida como Opsifane, do gênero Opsiphanes (Lepidoptera: Brassolidae) é umas das principais pragas do dendezeiro. Opsiphanes sp. com sintomatologia clínica de infecção viral foram coletadas nas plantações de dendê no estado do Pará. Com o intuito de realizar um controle biológico dessas lagartas será realizada a identificação e caracterização desses vírus. Para tanto, as possíveis partículas virais serão purificadas, a partir dessa purificação será realizada a caracterização morfológica e molecular dos supostos vírus através de microscopia eletrônica, identificação protéica e genômica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    21. 2010-2012. PURIFICACAO DE OLIGOSSACARIDEOS MANANA E GLICANA INSOLUVEL DE Saccharomyces sp
      Descrição: PURIFICAÇÃO DE OLIGOSSACARIDEOS MANANA E GLICANA INSOLÚVEL DE Saccharomyces sp. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante / de Oliveira, Leandro Licursi - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.
    22. 2010-2012. AVALIACAO DE OLIGOSSACARIDEOS COMO POSSIVEIS ADJUVANTES DO SISTEMA IMUNOLOGICO
      Descrição: Atualmente existem poucos adjuvantes com seu uso liberado, temos como exemplo o Avridine que é um amido lipídico sintético, o Algamulin que é um composto de gama inulina [b-D-(2-1) polifructofuranosil-a-D-glicose], a beta-Glucana que é uma microcápsula de carboidrato composta por duas cadeias laterais de glicose (b 1,3/b 1,6) ligadas a cadeia de glicose principal e as SEPPIC cujas formulações são consideradas segredos industriais. Desta maneira faz-se notável a necessidade do desenvolvimento de novos adjuvantes para suprir um mercado que está em expansão com o desenvolvimento de vacinas para uso humano e veterinário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sérgio Oliveira De Paula - Coordenador / Roberto Sousa Dias - Integrante / Oliveira, Leandro L. - Integrante.
      Membro: Sergio Oliveira De Paula.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Melhor apresentação oral - Virologia ambiental - Genomic characterization of lytic Escherichia coli bacteriophage, a promising candidate for phage therapy, Brazilian Society of Virology.. 2018.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.
    2. Melhor poster categoria pos-graduação com o trabalho intitulado Evaluation of the antiviral effect and action mechanisms of derivative compunds of Xanthenedione against zoka virus., VIII Simposio de Biologia Celular.. 2017.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.
    3. Melhor apresentação oral da seção 6 - Virologia ambiental - Corrosion and biofilm reduced by ecophages in a pilot anaerobic system, Brazilian Society of Virology.. 2016.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.
    4. Prêmio Conceição Ribeiro da Silva Machado de Produtividade em Pesquisa, II Simpósio de Integração dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular.. 2013.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.
    5. Menção Honrosa - Prêmio Capes de Tese 2012 - Tese ?Mecanismo de ação e efeitos imunoestimulatórios de bovicina Hc5, uma bacteriocina produzida por Streptococcus bovis - Aline D. Paiva, Capes.. 2012.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.
    6. Prêmio: Melhores Pôsteres do 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG., 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.. 2011.
      Membro: Sérgio Oliveira De Paula.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. Congresso Online de Microbiologia. Vacinas contra a COVID-19 - Informação/Educação. 2021. (Congresso).
    2. VI Semana da Biologia do IFSP câmpus São Roque. Vacinas contra a COVID-19: Informação/Educação e Divulgação científica. 2021. (Congresso).
    3. ?SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DOS DESAFIOS DECORRENTES DA PANDEMIA COVID- 19?.SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA. 2020. (Seminário).
    4. ?VII Simpósio de Microbiologia da UFMG CONECTA SIM 2020?, promovido pelo Programa de Pós. Uso de fagos: Biocontrole e Microbiologia industrial, o lado bom da força! força!?. 2020. (Congresso).
    5. Grupo de estudos em bioquimica aplicada.Produção de Quimeras Vacinais Contra o Vírus SARS-CoV-2,. 2020. (Oficina).
    6. I webnar: Cuidado centrado no paciente com covid-19.Perspectivas para a vacina da covid-19. 2020. (Seminário).
    7. VII Semana das Ciências Biológicas.Panorama do desenvolvimento de vacinas contra COVID 19. 2020. (Simpósio).
    8. XXII semana academica do curso de ciencias biologicas da UEMG/Carangola.Panorama do desenvolvimento de vacina contra a COVID-19. 2020. (Simpósio).
    9. gene time conference 2018.Uso de fagos: terapia, biocontrole e microbiologia industrial. 2018. (Simpósio).
    10. Programa de pos-graduação em administração - mestrado e doutorado.Desafios na criação e desenvolvimento de novos negocios de base tecnologica: o centro tecnologico regional de viçosa e a incubadora de empresas de base tecnologica. 2016. (Encontro).
    11. Bacteriophages 2015. Differentaction pathways of the phage vB_AspP-UFV1 in reducing biofilms formed by bacterial isolates from feed water of reverse osmose system. 2015. (Congresso).
    12. One Health. Dengue immediate diagnostic test and vaccine development at UFV. 2015. (Congresso).
    13. XI Workshop of Immunology.The use of phage: Therapy, Biocontrol and commercial microbiology. 2015. (Simpósio).
    14. III Simposio de Integração dos Porgramas de Pós graduação em Bio Biologia Celular.USO DOS FAGOS: CARACTERIZAÇÃO, TERAPIA, BIOCONTROLE E MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL. 2014. (Simpósio).
    15. Innovet 2014.Controle de mastites por bacteriófagos. 2014. (Simpósio).
    16. I Simposio de microbiologia da UFMG.A Virologia e a Sociedade. 2014. (Simpósio).
    17. V Encontro de Genética de Minas Gerais: Pesquisa e Pós-Graduação.Uso dos fagos: Terapia, Biocontrole e Microbiologia industrial. 2014. (Encontro).
    18. XXII Congreso Latinoamericano de Microbiología - ALAM 2014. Bacteriophages reduce biofilm formation on reverse osmosis membranes of the oil refinery wastewater treatment system.. 2014. (Congresso).
    19. IV semana academica de bioquimica da UFV.Tecnicas bioquimicas e moleculares aplicadas para caracterização da diversidade microbiana em ambientes associados ao petroleo: a industria em simbiose com o meio ambiente. 2013. (Outra).
    20. 14th International Symposium on Microbial Ecology - ISME14.Control of the biofim-forming bacteria by phages isolates of activated sludge from refinery wastewater treatment systems. 2012. (Simpósio).
    21. ISIMPÓSIODEINTEGRAÇÃODOSPROGRAMASDEPÓS-GRADUAÇÃOEMBIOLOGIACELULAREVSIMPÓSIODEBIOLOGIACELULARDAUFMG?PROF.LUIZRENATODEFRANÇA. 2012. (Simpósio).
    22. I Workshop da Rede Nanobiotec-Brasil (NANOS).Expressão heterologa das proteinas prM/E dos vírus dengue em levedura. 2012. (Simpósio).
    23. 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2011. (Congresso).
    24. 3rd International Symposium on Applied Microbiology and Molecular Biology in Oil Systems (ISMOS3). 2011. (Encontro).
    25. III SIMLEITE - Simpósio Nacional de bovinocultura leiteira e I Simpósio Internacional de bovinocultura leiteira. 2011. (Simpósio).
    26. III SIMLEITE - Simpósio Nacional de bovinocultura leiteira e I Simpósio Internacional de bovinocultura leiteira.Pré-imunização e tratamento de tristeza parasitária em bovinos leiteiros.. 2011. (Simpósio).
    27. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Dengue. 2011. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. DE PAULA Sérgio Oliveira. IV Workshop de Imunologia. 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Rodrigo Siqueira-Batista (4.0)
      1. Rodrigo Siqueira-Batista ; Gomes, AP ; BASTOS, C. A. ; PAULA-SANTOS, E. ; AZEVEDO, S. F. M. ; MENDES, T. A. ; OLIVEIRA, A. P. ; CERQUEIRA, F. R. ; De Paula, Sérgio Oliveira ; GELLER, M.. THE COMPLEMENT SYSTEM: IMPORTANCE IN CLINICAL PRACTICE O SISTEMA COMPLEMENTO: IMPORTÂNCIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro). v. 72, p. 95-100, issn: 0034-7264, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Rodrigo Siqueira-Batista ; Gomes, AP ; AZEVEDO, S. F. M. ; VITORINO, R. R. ; MENDONCA, E. G. ; SOUSA, F. O. ; OLIVEIRA, A. P. ; CERQUEIRA, F. R. ; De PAULA, Sérgio Oliveira ; OLIVEIRA, M. G. A.. Linfócitos T CD4+CD25+ e a regulação do sistema imunológico: perspectivas para o entendimento fisiopatológico da sepse. Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Impresso). v. 24, p. 294-301, issn: 0103-507X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GOMES, A. P. ; VIANA, L. E. O. ; PINTO, R. C. T. ; PAULA, S. O. ; BAZZOLLI, D. ; RODRIGUES-ANDRADE, W. ; TAVARES, W. ; SIQUEIRA-BATISTA, R.. O sistema nervoso central e as doenças infecciosas: novas fronteiras. ISBN: 978-8-57771-0218. Em: Vanderson Esperidião Antonio. (Org.). Neurociências: diálogos e interseções. Neurociências: diálogos e interseções. 1ed.Rio de Janeiro. : Rubio. 2012.v. 1, p. 255-303.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SIQUEIRA-BATISTA, R. ; Gomes, AP ; De PAULA, Sérgio Oliveira ; Nacif, MS ; TAVARES, W.. O arco de Odisseu: alterações neurais relacionadas à infecção pelo HIV. ISBN: 978-8-577710-218. Em: Vanderson Esperidião Antonio. (Org.). NEUROCIÊNCIAS: DIÁLOGOS E INTERSEÇÕES. 1ed.Rio de Janeiro. : Rubio. 2012.v. 1, p. 305-341.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Tiago Antônio de Oliveira Mendes (4.0)
      1. SILVA, LÍVIA CARNEIRO FIDÉLIS ; LIMA, HELENA SANTIAGO ; MENDES, TIAGO ANTÔNIO DE OLIVEIRA ; SARTORATTO, ADILSON ; SOUSA, MAIRA PAULA ; DE SOUZA, RODRIGO SUHETT ; DE PAULA, SÉRGIO OLIVEIRA ; DE OLIVEIRA, VALÉRIA MAIA ; SILVA, CYNTHIA CANEDO. Physicochemical characterization of Pseudomonas stutzeri UFV5 and analysis of its transcriptome under heterotrophic nitrification/aerobic denitrification pathway induction condition. Scientific Reports. v. 10, p. 2215, issn: 2045-2322, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LIMA, ÂNGELA ; TEIXEIRA, RÓBSON ; SILVA, BIANCA ; SIQUEIRA, RAONI ; SILVA, ÍTALO ; SANTOS, EDJON ; FERNANDES, MARIA CECÍLIA ; GONÇALVES, VICTOR ; BRESSAN, GUSTAVO ; MENDES, TIAGO ; PAULA, SÉRGIO ; COSTA, ADÍLSON ; SANTOS, MARCELO. SÍNTESE E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES FOTOPROTETORA, CITOTÓXICA E ANTIVIRAL CONTRA O ZIKA VÍRUS DE DERIVADOS TRIAZÓLICOS DA BENZOFENONA. QUIMICA NOVA. v. 00, p. 1-12, issn: 0100-4042, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CARNEIRO FIDÉLIS SILVA, LÍVIA ; SANTIAGO LIMA, HELENA ; ANTÔNIO DE OLIVEIRA MENDES, TIAGO ; SARTORATTO, ADILSON ; DE PAULA SOUSA, MAIRA ; SUHETT DE SOUZA, RODRIGO ; OLIVEIRA DE PAULA, SÉRGIO ; MAIA DE OLIVEIRA, VALÉRIA ; CANÊDO DA SILVA, CYNTHIA. Heterotrophic nitrifying/aerobic denitrifying bacteria: Ammonium removal under different physical-chemical conditions and molecular characterization. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT. v. 248, p. 109294, issn: 0301-4797, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DE OLIVEIRA, ANDRÉ S. ; GAZOLLA, POLIANA A. R. ; OLIVEIRA, ANA FLÁVIA C. DA S. ; PEREIRA, WAGNER L. ; DE S. VIOL, LÍVIA C. ; MAIA, ANGÉLICA F. DA S. ; SANTOS, EDJON G. ; DA SILVA, ÍTALO E. P. ; MENDES, TIAGO A. DE OLIVEIRA ; DA SILVA, ADALBERTO M. ; DIAS, ROBERTO S. ; DA SILVA, CYNTHIA C. ; POLÊTO, MARCELO D. ; TEIXEIRA, RÓBSON R. ; DE PAULA, SERGIO O.. Discovery of novel West Nile Virus protease inhibitor based on isobenzonafuranone and triazolic derivatives of eugenol and indan-1,3-dione scaffolds. PLoS One. v. 14, p. e0223017, issn: 1932-6203, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Antonio Fernandes de Carvalho (3.0)
      1. ELLER, MONIQUE R ; VIDIGAL, PEDRO M ; SALGADO, RAFAEL L ; ALVES, MAURA P ; DIAS, ROBERTO S ; DA SILVA, CYNTHIA C ; DE CARVALHO, ANTÔNIO F ; KROPINSKI, ANDREW ; DE PAULA, SÉRGIO O. UFV-P2 as a member of the Luz24likevirus genus: a new overview on comparative functional genome analyses of the LUZ24-like phages. BMC Genomics. v. 15, p. 7, issn: 1471-2164, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Eller, M. R. ; SALGADO, R. L. ; VIDIGAL, P. M. P. ; ALVES, M. P. ; Dias, R. S. ; DE OLIVEIRA, L. L. ; DA SILVA, C. C. ; De Carvalho, A. F. ; DE PAULA, S. O.. Complete Genome Sequence of the Pseudomonas fluorescens Bacteriophage UFV-P2. Genome Announcements. v. 1, p. e00006-12-e00006-12, issn: 2169-8287, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Eller MR ; Dias RS ; Célia Alencar de Moraes ; Carvalho, AF ; Oliveira, Leandro L. ; Silva, EAM ; Silva CC ; De Paula, Sergio O.. Molecular characterization of a new lytic bacteriophage isolated from cheese whey. Archives of Virology. v. 157, p. 2265-2272, issn: 0304-8608, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Abelardo Silva Júnior (1.0)
      1. BARRERO, M.A.O. ; PIETRALONGA, P.A.G. ; SCHWARZ, D.G.G. ; JUNIOR, A. SILVA ; Paula, S.O. ; MOREIRA, M.A.S.. Effect of the inhibitors phenylalanine arginyl ß-naphthylamide (PAßN) and 1-(1-naphthylmethyl)-piperazine (NMP) on expression of genes in multidrug efflux systems of Escherichia coli isolates from bovine mastitis. RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE. v. 97, p. 176-181, issn: 0034-5288, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Flávio Guimarães da Fonseca (1.0)
      1. CALEGARI, LUAN P. ; DIAS, ROBERTO S. ; DE OLIVEIRA, MICHELLE D. ; PESSOA, CARINE RIBEIRO ; DE OLIVEIRA, ANDRÉ S. ; OLIVEIRA, ANA F. C. S. ; DA SILVA, CYNTHIA C. ; FONSECA, FLAVIO G. ; VERSIANI, ALICE F. ; DE PAULA, SÉRGIO O.. Multi-walled carbon nanotubes increase antibody-producing B cells in mice immunized with a tetravalent vaccine candidate for dengue virus. Journal of Nanobiotechnology. v. 14, p. 61-82, issn: 1477-3155, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Rafaela Salgado Ferreira (1.0)
      1. OLIVEIRA, ANA FLÁVIA C. DA S. ; DE SOUZA, ANA PAULA M. ; DE OLIVEIRA, ANDRÉ S. ; DA SILVA, MILENE L. ; DE OLIVEIRA, FABRÍCIO M. ; SANTOS, EDJON G. ; DA SILVA, ÍTALO ESPOSTI P. ; Ferreira, Rafaela S. ; VILLELA, FILIPE S. ; MARTINS, FELIPE T. ; LEAL, DANIEL H.S. ; VAZ, BONIEK G. ; TEIXEIRA, RÓBSON R. ; DE PAULA, SERGIO O.. Zirconium catalyzed synthesis of 2-arylidene Indan-1,3-diones and evaluation of their inhibitory activity against NS2B-NS3 WNV protease. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY. v. 149, p. 98-109, issn: 0223-5234, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sérgio Oliveira De Paula ⇔ Otávio de Toledo Nóbrega (1.0)
      1. Brito, C.J. ; Mendes, E.L. ; Ferreira, A.P. ; Paula, S.O. ; O. de Toledo Nóbrega ; CÓRDOVA, Cláudio Olavo de Almeida. Impacto do treinamento resistido na força e hipertrofia muscular em HIV-soropositivos. Motriz : Revista de Educação Física (Online). v. 19, p. 313-324, issn: 1980-6574, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:11