Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Edilece Souza Couto

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Professora Titular em História da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval e História das Religiões e das Religiosidades. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Cristianismo (Catolicismo e Protestantismo) associações leigas católicas, devoções e festas. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões - ABHR (www.abhr.org.br), do GT Nacional da ANPUH - História das Religiões e das Religiosidades e da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo - RHC (https://www.redehistoriaecatolicismo.com.br). É pesquisadora do LETHAM-UFBA (Laboratório de Estudos sobre Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo). colaboradora no Grupo de Investigação Sociabilidades e práticas religiosas do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - Universidade do Porto, Portugal e líder do grupo de pesquisa Religiões e Assistência no Mundo Atlântico e Lusófono - RAMAL. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7180588820841828 (11/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Estrada de São Lázaro, 197 Federação 40210-730 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32836443 URL da Homepage: https://www.ufba.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Devocao e ajuda mutua: as associacoes leigas e a Igreja Catolica na Bahia republicana
      Descrição: A pesquisa visa à análise da estrutura e do funcionamento das associações leigas católicas (irmandades, devoções, confrarias e ordens terceiras) e suas relações com as esferas de poder (eclesiástico e civil) em Salvador-BA. O recorte temporal (1893-1953) abarca as ações dos arcebispos Jerônimo Tomé da Silva (1893-1924) e Augusto Álvaro da Silva (1924-1968), entre a posse do primeiro e a ordenação de cardeal do segundo. As associações foram criadas para difundir o culto aos santos e promover a assistência espiritual e material dos seus membros. Após a proclamação da República, passaram a ser marginalizadas pela Igreja e pelo Estado. As devoções, mescladas com elementos indígenas e africanos, eram vistas como ameaça à hierarquia e desvio da ortodoxia. As autoridades civis, imbuídas dos ideais de laicismo do Estado, progresso e civilização, consideravam o catolicismo como resquício do atraso e da barbárie colonial. Nesse contexto, muitas irmandades foram extintas, algumas realizaram fusões, outras se transformaram em ordens terceiras. A metodologia adotada será a coleta e análise das fontes primárias das instituições, como as legislações eclesiásticas e civis e a correspondência entre as mesas administrativas e os arcebispos, a fim de averiguar as principais permanências e mudanças ocorridas nas práticas religiosas leigas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    2. 2020-Atual. A Santa Casa da Misericordia de Salvador: Culto e Caridade na Bahia (1549-1930)
      Descrição: Assente sobre a ideia cristã da caridade, a Assistência no mundo lusófono sofre ao longo das Idades Moderna e Contemporânea transformações de monta, no cerne das quais estarão as irmandades de Misericórdia. Instituições sociais (nas diversas aceções da palavra) por excelência do mundo lusófono, o papel das Santas Casas como instituições coloniais é bastante evidente. Só assim se compreende o lugar destacado que a Santa Casa da Misericórdia de Salvador desempenhou na história da Bahia e do Brasil, numa dinâmica cujo relevo fez prolongar a sua atuação e significado para além do período colonial, até ao presente. Alvo de um conjunto de pesquisas temáticas, o arquivo da Misericórdia de Salvador ainda conserva importantes potencialidades, nomeadamente para projetos que trabalhem sistematicamente os seus fundos arquivísticos mais significativos, revelando as diversas facetas do seu dinamismo plurissecular. É objetivo deste projeto promover essa pesquisa sistematizada, por via do levantamento documental, produção de bases de dados e análise de resultados construída sobre dois eixos temáticos estruturantes na história das Misericórdias: culto e caridade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador / Marco Antônio Nunes da Silva - Integrante / Lucas Nunes Stasi - Integrante / Nuno de Pinho Falcão - Integrante / Idalina Almeida de Freitas - Integrante / Felipe dos Santos - Integrante / Solange Dias de Santana Alves - Integrante.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    3. 2016-2017. Mapeamento das associacoes leigas catolicas na Bahia republicana (1893 -1968)
      Descrição: Esse projeto de pós-doutorado tem como objeto de estudo as associações leigas, criadas para difundir o culto aos santos e promover a assistência espiritual e material dos seus membros. No Brasil, as irmandades e ordens terceiras foram os principais agentes do catolicismo. Reuniam os irmãos por critérios sociais e de cor, prestavam ajuda mútua na vida (empréstimo, alforria) e na morte (funeral, sepultamento e pensões para a viúva e os órfãos). Porém, havia conflitos entre os leigos e as autoridades eclesiásticas e civis. O clero encarava a religiosidade leiga, mesclada com elementos indígenas e africanos, como ameaça à hierarquia e desvio da ortodoxia e contava com as autoridades civis, principalmente políticos e policiais, para coibir as manifestações religiosas. As obras historiográficas sobre as irmandades tratam do período colonial e imperial. Por isso, com base na documentação eclesiástica e das associações leigas, o principal objetivo desse projeto é fazer um mapeamento das associações que foram extintas, realizaram fusões, se transformaram em ordens terceiras ou permaneceram com a mesma estrutura no período republicano. O recorte temporal abrange os arcerbispados de dom Jerônimo Tomé da Silva (1893-1924) e dom Augusto Álvaro da Silva (1924-1968).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador / Solange Ramos de Andrade - Integrante.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    4. 2013-Atual. Devocao e compromisso: irmandades em Salvador (1918-1968)
      Descrição: As irmandades, associações leigas criadas para difundir o culto aos santos e promover a assistência espiritual e material dos seus membros, foram, durante a Colônia e o Império brasileiro, os principais agentes do catolicismo. Reuniam os irmãos por critérios sociais e de cor, prestavam ajuda mútua na vida (empréstimo, alforria) e na morte (funeral, sepultamento e pensões para a viúva e os órfãos). Após a proclamação da República as associações religiosas passaram a ser marginalizadas pela Igreja e pelo Estado. O clero, na tentativa de reforma, passou a encarar as manifestações exteriores da fé e religiosidade leiga, mesclada com elementos indígenas e africanos, como ameaça à hierarquia e desvio da ortodoxia. Com o fim do padroado e a separação entre Igreja e Estado, os políticos estavam entusiasmados com os ideais de progresso e civilização, preocupando-se com os problemas sociais, criando hospitais e outras associações de socorro à população. Nesse contexto, muitas irmandades desaparecem, algumas optaram pela fusão e outras persistem. As pesquisas históricas sobre as irmandades, desenvolvidas até o momento, tratam do período colonial e imperial, discutem o funcionamento e a importância dessas associações enquanto espaços de culto, beneficência e formação de identidades, mas não abordam o declínio, a extinção e a permanência. Por isso, o projeto visa a análise do funcionamento, da decadência e das fusões e continuidades das irmandades em Salvador (1918 a 1968). O recorte temporal tem início com a publicação do Código de Direito Canônico, novas normas para reger a vida religiosa do clero e dos leigos. Os arcebispos D. Jerônimo Tomé da Silva e D. Augusto Álvaro da Silva tomaram inúmeras medidas para fazer cumprir essa legislação eclesiástica. Portanto, as associações leigas que permaneceram tiveram que realizar adaptações. A pesquisa se encerra em 1968 com a morte do Cardeal da Silva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador / Lucas Nunes Stasi - Integrante / Mariana Ellen Santos Seixas - Integrante / Fernanda Magalhães de Jesus - Integrante / Luiza Pereira de Meneses - Integrante / Thaise Lopes dos Santos - Integrante / Dielson Bispo de Santana - Integrante / Mônica Maria de Souza Silveira - Integrante.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    5. 2012-2015. A Fantasia Orientalista no Carnaval de Salvador (1949-1975)
      Descrição: O período do Carnaval de Salvador abrangido pelo presente Projeto conta com o influxo poderoso do cinema. O afoxé Filhos de Gandhi é fundado em 1949, marcando o surgimento e florescimento de um número considerável de blocos de inspiração cinematográfica, como os Filhos do Mar, Filhos do Fogo e Filhos de Obá, que conviviam com matrizes estéticas da tradição dos orixás. Entre estes grupos, destacavam-se aqueles de inspiração orientalista, como os Mercadores de Bagdah e Cavalheiros de Bagdah. Os motivos dos trajes e alegorias correspondiam ao Oriente; remetiam-se ao mundo árabe, compreendido como o mundo dos califas, sheiks e paxás que causavam admiração, nos filmes da época, pelos seus palácios, haréns e montarias. O Orientalismo no Carnaval de Salvador não se restringiu aos blocos que se identificaram mais diretamente com esta temática. Em diversos momentos do Carnaval soteropolitano, outros tipos de blocos adotaram motivos orientalistas. Entretanto, alguns blocos se colocaram como guardiões dessa iconografia. São estes que, devidamente contextualizados, se constituem hoje como núcleo do objeto de pesquisa. A observação da história do Carnaval de Salvador permite identificar a força de diferentes referências fantásticas, correspondendo a regiões imaginadas que guardam correspondência com especificidades dos grupos que as cultivam. Como pensar o fascínio que a descoberta e apropriação de ícones de outros mundos exerceram sobre os sujeitos que fizeram o Carnaval de Salvador nesse período? Que relações é possível identificar entre as formas como se organizaram os Carnavais de então e as representações sobre a relação entre a cidade e os mundos aí presentes, que por sua vez configuram relações de identidades e alteridades? Trata-se, então, de reconstituir algumas dessas recriações de outros mundos, destacando a experiência da fantasia, que organiza e confere sentido ao cotidiano, esfera supostamente mais real da existência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edilece Souza Couto - Integrante / Milton Araújo Moura - Coordenador / Armando Alexandre Costa de Castro - Integrante / Humberto Santos Pereira - Integrante / Fábio Peixoto Bastos Baldaia - Integrante / Luís Alberto de Assis Borges Filho - Integrante / Luciana Sousa Silva - Integrante / Ruydemberg Trindade Júnior - Integrante / Lycia Maria Santos Correa de Oliveira Scharmer - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    6. 2011-2013. Devocao e Compromisso: Irmandades em Salvador (1855-1920)
      Descrição: As irmandades, associações leigas criadas para difundir o culto aos santos e promover a assistência espiritual e material dos seus membros, foram, durante a Colônia e o Império brasileiro, os principais agentes do catolicismo. Reuniam irmãos de devoção por critérios sociais e de cor, prestavam ajuda mútua na vida (empréstimo, alforria) e na morte (funeral, sepultamento e pensões para a viúva e os órfãos). Após a proclamação da República as associações religiosas passaram a ser marginalizadas pela Igreja e pelo Estado. O clero, na tentativa de reforma, passou a encarar as manifestações exteriores da fé e religiosidade leiga, mesclada com elementos indígenas e africanos, como ameaça à hierarquia e desvio da ortodoxia. Com o fim do padroado e a separação entre Igreja e Estado, os políticos estavam entusiasmados com os ideais de progresso e civilização, preocupando-se com os problemas sociais, criando hospitais e outras associações de socorro à população. Nesse contexto, muitas irmandades desaparecem, algumas optaram pela fusão e outras persistem. As pesquisas históricas sobre as irmandades, desenvolvidas até o momento, tratam do período colonial e imperial, discutem o funcionamento e a importância dessas associações enquanto espaços de culto, beneficência e formação de identidades, mas não abordam o declínio, a extinção e a permanência. Por isso, o projeto visa a análise do funcionamento, da decadência e das fusões e continuidades das irmandades em Salvador (1855 a 1920). O recorte temporal tem início no arcebispado do reformador Dom Romualdo Antônio de Seixas. Também encontramos significativas transformações políticas e sócio-econômicas nesse período, como a abolição da escravatura (1888), a República (1889) e a separação entre a Igreja e o Estado. A primeira República, na Bahia, foi marcada pela modernização na arquitetura e tentativas de transformações nos costumes dos baianos. As associações leigas que permaneceram tiveram que realizar adaptações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador / Lucas Nunes Stasi - Integrante / Fernanda Santos de Jesus - Integrante / Fernanda Reis dos Santos - Integrante.
      Membro: Edilece Souza Couto.
    7. 2011-2012. Irmandades em Salvador (1855-1920): declinio e fusoes
      Descrição: O projeto visa a análise da decadência, fusões e continuidades das irmandades em Salvador (1855-1920). As associações leigas promoviam o culto aos santos e prestavam assistência espiritual e material (empréstimo, alforria, funeral, sepultamento e pensões). Após a proclamação da República, foram marginalizadas pela Igreja e pelo Estado. O clero, na tentativa de reforma, passou a encarar as manifestações exteriores da fé e religiosidade baiana, mesclada com elementos africanos, como ameaça à hierarquia e desvio da ortodoxia. Com a separação entre Igreja e Estado, os políticos estavam entusiasmados com os ideais de progresso e civilização, preocupando-se com os problemas sociais, criando hospitais e outras associações de socorro à população. Assim, muitas irmandades desaparecem, algumas optaram pela fusão e outras persistem. Esse projeto tem como principal objetivo analisar as mudanças e continuidades desse catolicismo leigo. O recorte temporal inicia em 1855, no arcebispado do reformador Dom Romualdo de Seixas, e estende-se a 1920, período de significativas transformações políticas e sócio-econômicas em Salvador, como a modernização na arquitetura e tentativas de transformações nos costumes. As associações que permaneceram tiveram que realizar adaptações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Edilece Souza Couto - Coordenador / Lucas Nunes Stasi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Edilece Souza Couto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (20)
      1. Curso Diversidade Religiosa e História.Devoções e festas religiosas. 2021. (Outra).
      2. Ciclo de palestras em comemoração aos 60 anos do MAS/UFBA.Do tempo da peregrinação à festa: os santos juninos entre martírios, ritos e simbologias. 2019. (Encontro).
      3. Encontro das Irmandades Negras Católicas.A colaboração das Irmandades Negras no âmbito religioso. 2017. (Encontro).
      4. Seminário Reforma Protestante 500 anos: desdobramentos no Brasil.A Companhia de Jesus e a Reforma Católica. 2017. (Seminário).
      5. VIII Congresso Internacional de História - XXII Semana de História. As associações leigas católicas na Bahia republicana (1889-1924). 2017. (Congresso).
      6. V Simpósio do GT História das Religiões e Religiosidades - Regional Sul: Transe , êxtase e possessão nas religiões e e religiosidades.A religião é uma festa: fronteiras tênues entre o sagrado e o profano. 2017. (Simpósio).
      7. VI Congresso Internacional de História. Devoção ao Bom Jesus na Cidade do Salvador-BA. 2013. (Congresso).
      8. Conversando com a sua História.Festas afro-baianas: procissão, lavagem e presente.. 2012. (Outra).
      9. III Encontro de São Lázaro.A (re)estruturação das irmandades de Salvador após o advento da República. 2012. (Encontro).
      10. IV Encontro do GT Nacional História das Religiões e das Religiosidades.Devoções leigas na Bahia republicana. 2012. (Encontro).
      11. IV Seminário A urbanização de Salvador em três tempos: Colônia, Império e República.Reformas urbanas e na vivência religiosa da Salvador republicana. 2012. (Seminário).
      12. XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Percepções protestantes da festa do Senhor do Bonfim, em Salvador-BA, no século XIX. 2012. (Simpósio).
      13. II Encontro de São Lázaro.Colégio Antônio Vieira (1911-2011): retorno dos jesuitas, a pedagogia inaciana e a reestruturação da Companhia de Jesus no Brasil. 2011. (Encontro).
      14. V Congresso Internacional de História. O retorno dos Jesuítas ao Brasil e a fundação do Colégio Antônio Vieira na Bahia. 2011. (Congresso).
      15. XXVIII Semana de História: Modalidades da Cultura Histórica.Festas religiosas e cultura popular na Bahia. 2011. (Encontro).
      16. 2º Encontro de novos pesquisadores em História.Questões de fé: religião e religiosidade no Brasil. 2010. (Encontro).
      17. Departamento de História da Universidade de Évora.Festas religiosas populares: metodologia e fontes. 2010. (Encontro).
      18. IV Semana de História - História e Cultura.Religião e religiosidades na historiografia. 2010. (Seminário).
      19. Orden e congregações religiosas em Portugal: memória, presença e diásporas. A expulsão dos jesuítas de Portugal pela República e a fundação do Colégio Antônio Vieira na Bahia. 2010. (Congresso).
      20. Seminário de investigação da Cátedra de Estudos Sefarditas ?Alberto Benveniste?.Devoção e Festas na Historiografia Brasileira. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. COUTO, Edilece S.. Coordenação do XLVI Seminário do Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo "Crenças entre práticas, representações e relações de poder". 2019. (Outro).. . 0.
      2. COUTO, Edilece S.; SERAFIM, Vanda F.. Coordenação do Simpósio Temático: Crenças, devoções, rituais e festas: práticas e discursos nas religiões. 2017. Congresso
      3. COUTO, Edilece S.; SILVA, Elizete da ; Fabrício L. Santos. Seminário Reforma Protestante 500 anos: desdobramentos no Brasil. 2017. Congresso
      4. COUTO, Edilece S.; A. L. SOUZA. Coordenação do GT Crenças, práticas e discursos religiosos no II Simpósio Internacional / XV Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR. 2016. Congresso
      5. COUTO, Edilece S.; SERAFIM, Vanda F.. Coordenação do ST História das Religiões e Religiosidades: crenças, práticas e hibridismos. 2016. Congresso
      6. COUTO, Edilece S.; SILVA, Marco Antônio N. da ; SERRANO, J. I. P. ; SEVERS, Suzana ; MATEUS, Susana. III Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais. 2015. Congresso
      7. COUTO, Edilece S.; SILVA, Elizete da. Grupo de Discussão (GD) Ensino de História, Religiões e Religiosidades no III Encontro Estadual de Ensino de História - ANPUH-BA. 2015. Congresso
      8. COUTO, Edilece S.; SILVA, Elizete da ; SERAFIM, Vanda F. ; ANDRADE, Solange R. de. V Encontro do GT História das Religiões e das Religiosidades. 2014. Congresso
      9. COUTO, Edilece S.; SILVA, Marco Antônio N. da ; ARAS, Lina Maria Brandão de ; BAITES, Mª de Deus Manso ; BONFIM, Grayce S. ; MATEUS, Susana ; SEVERS, Suzana. II Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais. 2013. Congresso
      10. COUTO, Edilece S.. Comissão Científica do III Seminário de História Política. 2013. (Congresso).. . 0.
      11. COUTO, Edilece S.; CASTRO, Janio R. B.. Organização do GT Festas, ritos e devoções em lugares sagrados. 2012. Congresso
      12. COUTO, Edilece S.; ARAS, Lina Maria Brandão de ; MANSO, M. D. ; SEVERS, Suzana ; SILVA, Marco Antônio N. da ; SOUZA, Grayce B.. Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais. 2011. Congresso
      13. COUTO, Edilece S.. Simpósio Temático: Devoções, festas e ritos. 2007. (Outro).. . 0.
      14. COUTO, Edilece S.. Festas Populares na Bahia. 2002. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30