Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Edvaldo Souza Couto

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Coordenou o GT 16 - Educação e Comunicação, do EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (ANPED-Nordeste) 2017-2018. É membro e parecerista ad doc do GT 16 - Educação e Comunicação, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Técnica: Benjamin, Adorno e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética e técnica; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0777871871325302 (23/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação - FACED. Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Campus do Canela Canela 40110100 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32837200 Fax: (71) 32837292 URL da Homepage: www.faced.ufba.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2020-Atual. Narrativas pessoais e profissionais de professores no Instagram e no Twitter
      Descrição: As narrativas pessoais e profissionais de professores se multiplicam em redes sociais digitais e constroem renovados modos de ensinar e aprender, traduzem outros entendimentos do próprio exercício da docência. Não por acaso tantos professores utilizam criativamente diversos ambientes da internet para narrar seu fazer cotidiano. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é esboçar um retrato da vida na cibercultura e dos desafios que nela enfrentamos diariamente a partir das narrativas pessoais e profissionais de um grupo de professores universitários que usa aplicativos de redes sociais digitais: Instagram e Twitter. O campo teórico da investigação são os estudos da cibercultura e os estudos sobre redes sociais digitais aplicados à educação. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, baseada na netnografia. O argumento central é que as narrativas pessoais e profissionais de professores no Instagram e no Twitter articulam diferentes modos de educar e promover aprendizagens ubíquas em redes conectivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Joana Dourado França de Souza - Integrante / Verónica Sofía Ficoseco - Integrante / Danillo Mota Lima - Integrante.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    2. 2020-Atual. Dinamicas de las experiencias en entornos virtuales: Relaciones entre tecnologias digitales, espacio y genero como dimensiones constitutivas de lo social mediado
      Descrição: El proyecto se propone analizar desde una perspectiva de género las dinámicas de las experiencias virtuales que se producen en entornos institucionales y comerciales/privados entre personas usuarias del entorno virtual de la Universidad Nacional de la Patagonia Austral atendiendo a los modos de configuración del propio cuerpo, las accesibilidades espaciales, el acceso a condiciones de habitabilidad de la experiencia, las posibilidades de expresión personal y auto-reconocimiento, los estatutos de legalidad, la pertenencia, el consumo y la ciudadanía. Para el abordaje de dinámicas complejas y multisituadas de interacción se diseñó una estrategia metodológica cuali-cuantitativa concisa que articula tres niveles simultáneos de análisis: un nodo material que se aborda desde el análisis sociotécnico y con la técnica auxiliar de la observación no participante en entornos virtuales; un nodo relacional a explorar en base a elementos de etnografía virtual con métodos auxiliares de estadística descriptiva diseñados en la matriz del Análisis de Redes Sociales aplicado a medios digitales; y una instancia de análisis interpretativo integrador. El trabajo de base empírica en esta confluencia permite analizar, no sólo la complejidad de los procesos de inclusión/exclusión relacionados con las tecnologías digitales y los procesos sociales mediados tecnológicamente, sino también caracterizar las matrices de esas dinámicas y sus causas y manifestaciones. (Pesquisa desenvolvida em parceria com professores da Unidad Académica San Julián de la Universidad Nacional de la Patagonia Austral ? Argentina.). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Integrante / Verónica Sofía Ficoseco - Coordenador / Melina Gaona - Integrante / Gonzalo Zubia - Integrante / Andrea Noelia Lopes - Integrante. Financiador(es): Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    3. 2019-Atual. Impacto de uma intervencao educativa no enfrentamento da violencia escolar atraves das tecnologias digitais
      Descrição: O enfrentamento da violência escolar constitui-se um desafio histórico para educadores, pesquisadores e agências internacionais. Nesse sentido, a internet e o acesso às informações, possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais, podem ser importantes aliadas em intervenções educativas para identificação e perpetuação desse agravo no ambiente escolar. Objetivo: Analisar o impacto de uma intervenção educativa no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento da violência escolar, por adolescente, utilizando as potencialidades oferecidas pelas tecnologias digitais. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, randomizado, unicego, a ser realizado em uma escola pública na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A população alvo do estudo será a totalidade dos (as) estudantes do ensino médio (900) matriculados no turno vespertino. Após os critérios de inclusão, exclusão, e o cálculo amostral; a população será alocada no Grupo Intervenção (submetidos intervenção educativa com as temáticas de interesse), ou no Grupo Controle (submetidos à intervenção educativa sem as temáticas de interesse). As intervenções serão realizadas em quatro visitas (V): V0 aplicação dos Termos de Assentimento Livre e Esclarecido e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; V1 aplicação de questionário; V2 realização de oficina educativa; V3 reaplicação do questionário. Apenas para o Grupo Intervenção será acompanhada a #violenciaaccsufba nas redes sociais instagram e/ou facebook. O questionário a ser aplicado consta de cinco blocos sobre: situação socioeconômica e demográfica; uso da internet e redes sociais; vitimização e agressão entre pares; interações familiares; e violência escolar. No tratamento estatístico, primeiramente, será realizada a análise descritiva dos dados, estabelecendo-se o cálculo das frequências absoluta e relativa das variáveis categóricas, da média e desvio padrão para as variáveis quantitativas com distribuição normal. Para avaliar a associação entre a ocorrência de violência escolar (desfecho) e as variáveis de interesse (variáveis categóricas de exposição) será realizada a análise bivariada utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, com nível de significância estatística de 5%. Em seguida, as razões de prevalência (RP) das variáveis de interesse e os respectivos intervalos de confiança de 95% serão estimados e proceder-se-á à análise múltipla por meio da Regressão de Poisson com variação robusta para estabelecimento do modelo final. As variáveis que obtiverem p-valor?0,20 na análise bivariada serão incluídas no modelo multivariado com o procedimento backward, permanecendo no modelo final as variáveis com p valor menor ou igual que 0,20. Será selecionado o modelo final que apresentar o menor valor do critério de informação de Akaike (AIC). Para verificar a associação entre a violência escolar (bullying) em relação às nove dimensões da escala qualidade de interação familiar será por meio da análise de variância ANOVA e o post hoc de Turkey (Z). Obedecendo à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, por se tratar de pesquisa que envolve seres humanos (BRASIL, 2012), o estudo será submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, por meio da Plataforma Brasil... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Integrante / Danillo Mota Lima - Integrante / Ridalva Dias Martins Felzemburgh - Coordenador / Tilson Nunes Mota - Integrante.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    4. 2018-Atual. Pedagogias das Conexoes: Narrativas e acoes de professores em aplicativos de redes sociais digitais
      Descrição: A pesquisa explorará interconexões de narrativas pessoais e ações pedagógicas, por meio dos gêneros textuais, fotográficos e videográficos, em aplicativos de redes sociais digitais. Os estudos sobre a cibercultura e educação e sobre as redes sociais digitais aplicadas a educação delimitam o campo teórico da investigação. O objetivo geral é esboçar um retrato da vida na cibercultura, e os desafios que nela enfrentamos diariamente, a partir das narrativas pessoais e ações profissionais de um grupo de professores universitários que usa aplicativos de redes sociais digitais. Serão estudadas as formas coletivas e interativas de produzir, sistematizar e partilhar saberes. Com esse objetivo o que desejamos é identificar, problematizar e analisar articulações possíveis entre as narrativas pessoais e do fazer pedagógico de professores com os diferentes modos de educar e promover aprendizagens ubíquas em redes conectivas. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho descritiva e analítica, baseada na netnografia. A análise dos dados será feita por meio da técnica de análise textual discursiva. Ao delinear a investigação nessas bases, o argumento da pesquisa é que a celebrada cultura de exibição de si, as estratégias para ampliar a visibilidade e a popularidade dos professores, bem como suas ações pedagógicas partilhadas, são potencializadas em aplicativos de redes sociais digitais e podem apontar caminhos para modos plurais de fazer educações na era das conectividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    5. 2016-2017. Narrativas de professores: Experiencias em grupos no Facebook
      Descrição: As narrativas profissionais de docentes sobre suas ações em redes sociais digitais constroem renovados modos de ensinar e aprender, traduzem outros entendimentos do próprio exercício da profissão. Não por acaso tantos professores utilizam criativamente diversos ambientes da internet para narrar seu fazer cotidiano. Muitos professores, além das suas páginas pessoais, criam grupos para as suas disciplinas, outros criam para sua escola, procuram integrar e promover na rede um estimulante espaço de discussão dos problemas e das soluções vividos por aquela comunidade escolar formada por gestores, professores, funcionários, alunos e pais; produzem coletivamente e difundem conteúdos. Explorar essas interconexões de promoção pessoal e profissional e analisar a cultura da interface nas narrativas de professores em grupos criados para suas disciplinas no Facebook, resumem nossa proposta de pesquisa. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico, baseada na netnografia. O problema da pesquisa consiste em discorrer sobre narrativas pessoais e práticas docentes desenvolvidas por professores do ensino superior (graduação) em seus grupos criados para suas disciplinas no Facebook, com a finalidade de promover estratégias mais eficientes de ensino e aprendizagem. Objetivo Geral é analisar a produção e divulgação de conteúdos, por meio de três gêneros narrativos (textuais, fotográficos e videográficos) em grupos criados por professores no Facebook.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Ramon Missias Moreira - Integrante / Raphaelle Nascimento Silva - Integrante / Joana Dourado França de Souza - Integrante / Giulia Fraga - Integrante / Rafaela Magalhães Monteiro - Integrante / Luan Pereira da Silva - Integrante / Eliana Moreira de Assis - Integrante / Handherson L. C. Damaceno - Integrante / Tássio Roberto Lopes Macedo - Integrante / Gabriel Francisco Cevallos Martínez - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    6. 2015-2018. Educacao e partilha: Narrativas e acoes pedagogicas em redes sociais digitais
      Descrição: A pesquisa explorará interconexões de narrativas pessoais e ações pedagógicas, por meio dos gêneros textuais, fotográficos e videográficos, em duas redes sociais digitais chamadas educativas: Edmodo e Redu. Os estudos sobre a cibercultura e as educações e sobre as redes sociais digitais delimitam o campo teórico da investigação. O objetivo principal é investigar, analisar e esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente a partir dos modos como um grupo de professores, alunos e pais constrói, cria estratégias de visibilidade e popularidade e produzem e partilham saberes nessas redes sociais digitais. Também é objetivo da pesquisa analisar ações pedagógicas desenvolvidos pelos sujeitos nesses mesmos ambientes. Trata-se de uma pesquisa com a finalidade de mapear e aprofundar análises conceituais e metodológicas relacionadas com os renovados modos de ser de professores, alunos e pais na cibercultura. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho descritiva e analítica, baseada na netnografia. Ao delinear a investigação nessas bases, o argumento da pesquisa é que a celebrada cultura de exibição de si, as estratégias para ampliar a visibilidade e a popularidade dos sujeitos aprendentes, bem como suas ações pedagógicas partilhadas são potencializadas nessas redes sociais digitais e podem apontar caminhos para modos plurais de fazer educações na era das conectividades. As práticas de narrar e exibir condutas pessoais e profissionais nos sites de relacionamentos podem sugerir dinâmicas de ensino e aprendizagem sob a lógica do compartilhamento das experiências no ensino presencial ou online, bem como sobre as maneiras dinâmicas de se construir subjetividades em rede. O estudo sobre a promoção das ações pedagógicas, partilhadas por professores, alunos e pais, nessas redes sociais digitais, deverá apontar que os sites de relacionamentos são ambientes fecundos e criativos para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem presencial e online. As conectividades de professores, alunos e pais devem resultar em múltiplas educações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Júlio Cesar Gomes Santos - Integrante / Quesia Silva do Carmo - Integrante / Ramon Missias Moreira - Integrante / SILVA, Ana Elisa Drummond Celestino - Integrante / Giulia Fraga - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    7. 2015-2016. Redes Sociais Digitais e Educacoes: narrativas e acoes docentes no REDU
      Descrição: Com a popularização das redes sociais digitais diversos professores passaram a narrar, por meio de textos, fotografias e vídeos, suas experiências pessoais e ações docentes. Nesse contexto, a pesquisa investigará as chamadas redes sociais digitais, tendo como objeto de estudo a rede social digital REDU (www.redu.com.br). Explorar essas interconexões de promoção pessoal e profissional e analisar a cultura da interface nas narrativas de professores, alunos e pais (se for o caso) resumem nossa proposta de pesquisa. O Objetivo Geral é estudar uma rede social educativa no Brasil especificamente no Porto Digital de Recife, considerada a mais exitosa das chamadas redes sociais educativas no Brasil. São objetivos específicos: (1)Ampliar a reflexão teórica que articula as relações entre redes sociais digitais e renovados modo de produzir educações; (2) Investigar as políticas de produção e difusão de narrativas textuais, imagéticas e sonoras de professores, alunos e pais na rede social digital REDU; (3) Identificar tipos e características de narrativas textuais, as técnicas para se fazer conhecer e criar visibilidade de um grupo de professores, alunos e pais nessas redes sociais digitais rede social digital REDU e (4)Apresentar e analisar que práticas pedagógicas são partilhadas por um grupo de professores, alunos e pais (quando for o caso) na rede social digital REDU, em narrativas textuais, fotográficas e videográficas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Quesia Silva do Carmo - Integrante / Ramon Missias Moreira - Integrante / SILVA, Ana Elisa Drummond Celestino - Integrante / Giulia Fraga - Integrante / CHAGAS, André Luis França - Integrante / SANTOS, Maiara Nascimento - Integrante / SANTANA, Andressa Caroline Lopes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    8. 2014-2015. Redes sociais e educacoes: narrativas de professores no Edmodo
      Descrição: O que a pesquisa almeja é estudar e problematizar as confusões entre vida pública e privada de um grupo de professores que constroi subjetividades online e discutir em que medida essas experiências da exibição de si trazem contribuições para clarear o próprio campo das redes sociais, os processos de escrita e leitura em rede e os modos de ensinar e aprender na cibercultura. Esses objetivos são acompanhados de outros, como: discutir e problematizar o conceito de rede social educativa, as características da rede social Edmodo e identificar práticas docentes de um grupo selecionado de professores brasileiros que usam essa rede em sua ações docentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Júlio Cesar Gomes Santos - Integrante / SILVA, Ana Elisa Drummond Celestino - Integrante / Euler Santos de Santana - Integrante / André Luis Franca Chegas - Integrante / Gabriela de Gardênia Oliveira Mendonça - Integrante / Ramon Missias - Integrante / Patricia Barreto - Integrante / Raphaelle Nascimento Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    9. 2013-2014. Redes sociais e educacoes: narrativas pessoais e pedagogicas de professores no Google+
      Descrição: No contexto da vida digital, tendo como objeto de reflexão e estudo empírico o fenômeno das narrativas pessoais e profissionais nas redes sociais digitais, o problema a ser investigado diz respeito aos modos como um grupo selecionado de professores compartilha as suas vivências pessoais e profissionais por meio da escrita de si, das imagens fotográficas e videográficas no Google+. O que se deseja observar e problematizar são as experiências narrativas de um grupo de professores que constrói subjetividades online e discutir em que medida essas experiências trazem contribuições para clarear o próprio campo das redes sociais e os modos de ensinar e aprender na cibercultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Maria de Fátima Barbosa Coelho - Integrante / Júlio Cesar Gomes Santos - Integrante / Quesia Silva do Carmo - Integrante / Ramon Missias Moreira - Integrante / Lorena Neris Almeida - Integrante / Tárcila Oliveira Castro da Cruz - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    10. 2012-2015. Cibercultura e Educacoes: Narrativas de professores nas redes sociais digitais
      Descrição: A pesquisa explorará interconexões da leitura e da escrita em ambientes online e analisará a cultura da interface das narrativas de si nas redes sociais digitais. Os estudos sobre a cibercultura e as educações e sobre as redes sociais digitais delimitam o campo teórico da investigação. O objetivo principal é investigar, analisar e esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente a partir da exibição da vida privada de um grupo de professores por meio de três gêneros: as narrativas textuais, as fotografias pessoais ou familiares e os vídeos caseiros no Facebook, Twitter e Golgle+. Trata-se de uma pesquisa com a finalidade de mapear e aprofundar análises conceituais relacionadas com os renovados modos de ser de professores na cibercultura. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa netnográfica. Ao delinear a pesquisa nessas bases, o pressuposto é que a celebrada cultura de exibição de si, potencializada nas redes sociais digitais, pode apontar caminhos para a educação na era da cibercultura avançada. As práticas de narrar e se exibir nos sites de relacionamentos podem sugerir dinâmicas de ensino e aprendizagem sob a lógica do compartilhamento das experiências íntimas, bem como sobre as maneiras dinâmicas e voláteis de se construir subjetividades em rede. O estudo sobre a promoção do eu nessas redes sociais digitais deverá apontar que os sites de relacionamentos são ambientes fecundos e criativos para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem online.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    11. 2012-2013. Redes sociais e educacoes: narrativas de professores no Facebook
      Descrição: No contexto da vida digital, tendo como objeto de reflexão e estudo empírico o fenômeno da exibição de si nas redes sociais digitais, o problema a ser investigado diz respeito aos modos como um grupo selecionado de professores universitários, que atua na pós-graduação, compartilha as suas vivências e intimidades por meio da escrita de si, das imagens fotográficas e videográficas no Facebook. O que se deseja observar e problematizar são as confusões entre vida pública e privada de um grupo de professores que constroem subjetividades online e discutir em que medida essas experiências da exibição de si trazem contribuições para clarear o próprio campo das redes sociais, os processos de escrita e leitura em rede e os modos de ensinar e aprender na cibercultura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Júlio Cesar Gomes Santos - Integrante / Camila Santana - Integrante / Quesia Silva do Carmo - Integrante / SILVA, Milena dos Anjos - Integrante / OLIVEIRA, Jordana Feitosa - Integrante / NEVES, Barbara Coelho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    12. 2011-2012. Redes sociais e educacoes. A promocao do sujeito no Twitter
      Descrição: A produção de narrativas pessoais nas redes sociais na internet se popularizaram rapidamente nos últimos anos. Cada vez mais as pessoas, em especial os jovens, narram e exibem cada detalhe da intimidade e as redes sociais se tornaram o lugar da megalomania e das excentricidades dos sujeitos sempre conectados. Vivemos a era que integra no mesmo sistema modalidades narrativas e fundem o escrito, o oral e o audiovisual. Com a web 2.0 a internet miga de um espaço de pesquisa e consumo de informação para um ambiente generalizado de comunicação, troca de informações e publicações. Nesses ambientes integrados, online e participativos, novos valores são desenvolvidos. E eles são marcas significativas de diferentes modos de aprender, produzir e difundir saberes na cibercultura. Talvez o mais importante deles seja a disposição para migrar de um aprendizado individual para um aprendizado colaborativo. Em outras palavras, vivemos a era em que cada sujeito é estimulado a se mostrar como for, a detonar antigas fronteiras entre o privado e o público e promover a intimidade como espetáculo. Nesse contento, a pesquisa tem o objetivo de investigar, analisar e esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente a partir da exibição da vida privada no Twitter, por meio de três gêneros narrativos: as microescritas de si, as fotografias pessoais ou familiares e os vídeos caseiros. Trata-se de uma pesquisa com a finalidade de mapear e aprofundar análises conceituais relacionadas com os renovados modos de fazer educações, a partir das experiências de um determinado grupo de pessoas no Twitter.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador / Quesia Silva - Integrante / Jaqueline Queiroz - Integrante / Adriana Diniz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Edvaldo Souza Couto.
    13. 2010-2011. Pierre Levy: cibercultura e educacoes
      Descrição: São muitos os autores e conceitos que tentam esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente. Pierre Lévy foi um dos pioneiros nos estudos da vida e da educação na cibercultura. Por meio de seus estudos e escritos conceitos como os de cibercultura, ciberespaço, interatividade, hipertexto, hipercorpo, comunidades virtuais, tecnologias da inteligência, inteligência coletiva, antropologia do ciberespaço, conexão planetária, desmaterialização e virtualização, inclusão digital, cidades inteligentes, contextos partilhados, imaginário tecnológico, mapa conceitual, noosfera, dentre outros, passaram a fazer de muitos discursos e das análises sobre a vida atual, com especial destaque no campo da educação. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa é identificar e analisar nos escritos de Pierre Lévy os conceitos e as articulações das diversas narrativas tecnológicas que tecem as redes entre educação e cibercultura. Trata-se de uma pesquisa teórica com a finalidade de mapear e aprofundar tais análises conceituais relacionadas com os novos modos de fazer educações. Esse estudo teórico é importante na fundamentação e formação intelectual dos alunos de graduação que se preparam para ser professores, pesquisadores e para viverem intensamente a era das conexões integradas. É também objetivo da pesquisa incentivar e desenvolver o hábito de estudos, centrado em leituras atentas e criteriosas que investiguem e aprofundem os conceitos, que mergulhem profundamente nas idéias e teorias de um determinado autor, evitando as análises e usos conceituais superficiais e rasteiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Edvaldo Souza Couto - Coordenador.
      Membro: Edvaldo Souza Couto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. II Seminário Estudos Culturais na Educação em Movimento.Abordagens teórico-metodológicas nas pesquisas em Estudos Culturais na Educação. 2020. (Seminário).
      2. XXV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Corpo mutilado e protetizado: a (re)construção da sexualidade na vida de mulheres mastectomizadas. 2020. (Encontro).
      3. 2nd International Conference on Convergence in Information Science, Tecnology and Education (CONCITEC). PEDAGOGIAS SEXUAIS E O PROTAGONISMO DO PAR HUMANO-NÃO-HUMANO. 2019. (Congresso).
      4. 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Ativismos digitais e o uso da internet para o enfrentamento às violências. 2019. (Congresso).
      5. SEMET - II SEMINÁRIO DE MULTILETRAMENTOS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS.Educação, diversidade e tecnologias digitais: a rede na escola e a escola na rede. 2019. (Seminário).
      6. 24 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Computação Cognitiva e Inteligência Artificial na Educação a Distância. 2018. (Congresso).
      7. III Jornada Baiana de Pedagogia - JORNAPED.Tecnologias e cultura digital: desafios para a atuação dos professores. 2018. (Outra).
      8. IV Seminário FORTEC - Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas.Pedagogias das conexões: produções de conteúdos e redes de Compartilhamento. 2018. (Seminário).
      9. IX Simpósio Internacional de Educação e Comunicação: Sociabilidades e Desterritorialização da Educação em Tempos Digitais.Pesquisa qualitativa em Estudos de Educação, Mídia e Gênero. 2018. (Simpósio).
      10. VI Colóquio Internacional de Desenho.O desenho e a construção do mundo artificial. 2018. (Simpósio).
      11. VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Pedagogias de masculinidades e estéticas monstras no Scruff. 2018. (Seminário).
      12. XXIV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - ANPED NER.Coordenador do GT 16 - Educação e Comunicação. 2018. (Encontro).
      13. 23 CIAED - Congresso Internacional ABED de EDucação a Distância. Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre grupos de pesquisa no Brasil. 2017. (Congresso).
      14. IV Congreso Científico Internacional UNIANDES. Visión multiperspectival sobre educación y tecnologias desde los actores de una comunidad escolar equatoriana. 2017. (Congresso).
      15. Congresso UFBA 70 anos. Narrativas fotográficas infantis. 2016. (Congresso).
      16. II Jornada Baianade Pedagogia (JORNAPED).Letramento digital do professor do contexto de um computador por aluno. 2016. (Encontro).
      17. 37 Reunião Nacional da ANPED. Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. 2015. (Congresso).
      18. XIII Semin?io Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Literatura, redes e ssitemas. Ler e escrever na cultura digital. 2015. (Seminário).
      19. X ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A experiência online do curso-piloto de formação de gestores culturais (SNC/MINC). 2014. (Encontro).
      20. III Simpósio Internacional de Educação Sexual - Corpos, Identidade de Gênero e Heteronarmatividade no Espaço Educativo.Corpos e subjetividades voláteis: diversidade sexual na escola em tempos de conexões e redes sociais digitais. 2013. (Simpósio).
      21. II Seminário UCA Bahia.Sociabilizações das ações com o PROUCA nas escolas da Bahia. 2013. (Seminário).
      22. II SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Corpo e sexualidade no espaço-tempo. 2013. (Seminário).
      23. InovaEduca3.0 - II Congresso sobre práticas inovadoras na educação em um mundo impulsionado pela tecnologia. Inovações na sala de aula. 2013. (Congresso).
      24. IX Congresso Nacional de Ciências del Deporte y la Educación Física. Social Representations About Quality of Life of Adolescents. 2013. (Congresso).
      25. IX Congresso Nacional de Ciências del Deporte y la Educación Física. Bioethical Reflection About Adolescence and Sexuality. 2013. (Congresso).
      26. Seminário Educação Mediada por Tecnologias.Cibercultura e novas educações. 2013. (Seminário).
      27. SIMSOCIAL: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade.Grindr e Scruff: amor e sexo na cibercultura. 2013. (Simpósio).
      28. VII Encontro de Educação e Ludicidade.Cibercultura infantil. Tecnologias móveis e ludicidade. 2013. (Encontro).
      29. VII Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade.Autorias com tecnologias móveis e redes sociais nas diversas redes educativas. 2013. (Seminário).
      30. V SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Corpo e sexualidade no espaço-tempo. 2013. (Seminário).
      31. XI Congressos Internacional de Tecnologia e Educação. Do personal computer às tecnologias móveis. 2013. (Congresso).
      32. 54 ICA International Congress of Americanists. Estéticas e políticas triunfantes do corpo masculino no Brasil. 2012. (Congresso).
      33. III Colóquio Gaston Bachelard.W. Benjamin e G. Bachelard: a arte de bem viver no cotidiano moderno. 2012. (Outra).
      34. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discursos, Identidade e Sociedade - SIDIS.Metamorfoses sociais: subjetividade e território. 2012. (Simpósio).
      35. InovaEduca 3.0. Experiências práticas sobre o uso das redes sociais no contexto educacional. 2012. (Congresso).
      36. I SINID - Seminário Nacional de Inclusão Digital.Narrativas pessoais e intimidade coletiva nas redes sociais digitais. 2012. (Seminário).
      37. SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Corpo, subjetividade e tecnologias digitais: usos de redes sociais na educação. 2012. (Simpósio).
      38. I Congresso Latino Americano de Gerontologia Comunitária. Viver para ser velho? Cuidado de si, juvenislismo e envelhecimento. 2011. (Congresso).
      39. I Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Avaliador de trabalhos. 2011. (Seminário).
      40. IV Seminário Brasileiro de Estudos Culturias e Educação.Avaliador de trabalhos. 2011. (Seminário).
      41. IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa.Processos pedagógicos e linguagen. 2011. (Seminário).
      42. VII ENECULT.A vida privada no Twitter. 2011. (Encontro).
      43. V Seminário Corpo, gênero e Sexualidade.Políticas do pós-humano e da pós-sexualidade. 2011. (Seminário).
      44. XXIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Produzir e compartilhar conhecimentos em educação. 2011. (Encontro).
      45. XXIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Produzir e compartilhar conhecimentos em educação. 2011. (Encontro).
      46. 33 Reunião Anual da ANPED.Juventudes conectadas. Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar. 2010. (Encontro).
      47. I Encontro Municipal de Tecnologia na Educação.Cibercultura e novas educações: leitura e escrita digitais na dormação docente. 2010. (Encontro).
      48. I Simpósio Nacional Gênero e interdisciplinaridades - SINAGI.Gênero, corpo e sexualidades. 2010. (Simpósio).
      49. I Simpósio Nacional Gênero e interdisciplinaridades - SINAGI.Educação em redes de colaboração. 2010. (Simpósio).
      50. VI ENECULT - Encontro de estudos multidisciplinares em cultura.Clicar e brincar: o lúdico na cibercultura infantil. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. SIBILIA, P. ; JORGE, M. F. ; COUTO, Edvaldo Souza ; OLIVEIRA, T. Seminário Das paredes às redes: Educação, tecnologia, corpo e subjetividades. 2013. Outro
      2. COUTO, Edvaldo Souza. Seminário sobre autonomia universitária - FFCH-UFBA. 1999. (Outro).. . 0.
      3. COUTO, Edvaldo Souza. III Semana de Filosofia da UFJT. 1992. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33