Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Nivia Valenca Barros

Professora aposentada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983). Atua na Coordenação do Núcleo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Cidadania - Nudhesc-UFF, desde 1999, membro do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)-UFF, do Programa UFF Mulher ? PROEX e da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS. Coordena o Projeto de Pesquisa sobre Famílias junto ao Degase. Desenvolve pesquisas na área dos estudos de saúde, gênero, famílias, criança e adolescência, violência, geração, sujeitos sociais, direitos humanos, políticas sociais. infância, adolescência e juventude e população LGBTTI. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Violencia, Direitos Humanos e Socioeducacao - Os adolescentes inseridos no Sistema Socioeducativo nos diferentes territorios das unidades do Degase-RJ e seus familiares
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como perspectiva aprofundar os estudos sobre violência, família, adolescência e socioeducação no âmbito dos Direitos Humanos. As atuais crises econômicas, políticas, sociais nas diversas sociedades capitalistas, desenvolvidas ou em desenvolvimento, bem como as recentes transformações societárias têm repercutido diretamente nas políticas públicas na área de Direitos Humanos. Esse processo tem colocado em questão os significativos avanços e conquistas dos Direitos Humanos e da Socioeducação, nas últimas décadas. Neste sentido objetiva-se analisar o atravessamento dos direitos humanos e da socioeducação para as famílias e os adolescentes atendidos no sistema socioeducativo no DEGASE - Rio de Janeiro, em suas unidades, nas várias regiões do estado do Rio de Janeiro. O conhecimento desse processo é fundamental para o desvendamento dos fatores, que podem subsidiar a formulação de políticas, projetos e programas de caráter preventivo. O projeto será desenvolvido em todas as unidades do DEGASE, através de pesquisa documental, entrevistas as famílias e profissionais e grupo focal, além do armazenamento dos dados coletados em um banco de dados criado para este fim. A produção científica que irá decorrer deste estudo contribuirá para ampliar conhecimentos sobre o tema, bem como para a mobilização de debates e análises mais amplas sobre um fenômeno complexo - o envolvimento das famílias que repercutem em ações afirmativas de direitos humanos para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Coordenador / Josélia Ferreira dos Reis - Integrante / Joice da Silva Brum - Integrante / Ida Cristina Rebello Motta - Integrante / ANA BEATRIZ QUIROGA FURTADO - Integrante / Paula Ferreira dos Reis - Integrante / Livia Lima Yane - Integrante. Financiador(es): Pibic Cnpq Prop Uff - Bolsa.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    2. 2020-Atual. Niteroi Inclusiva e Sustentavel: construindo politicas intersetoriais para populacao em situacao de rua
      Descrição: Pesquisa estratégica, a qual se propõe não apenas investigar uma dada realidade, mas também propor soluções para situações consideradas problemáticas. O objetivo central é fornecer subsídios para Niterói construir uma política municipal para a PSR que contemple as necessidades dessa população e lhe assegure direitos de cidadania. Para tanto, a proposta busca traçar, de maneira inédita, o perfil da população adulta em situação de rua no município, identificando suas necessidades e demandas sociais; mapear as organizações públicas e privadas e grupos sociais que desenvolvem ações dirigidas a PSR na cidade; identificar os movimentos sociais que atuam em defesa dos direitos da PSR no município; conhecer as iniciativas intersetoriais existentes em prol da atenção à PSR; examinar a dinâmica de funcionamento do CIAMP-Rua; promover o debate entre governo municipal, sociedade civil e população em situação de rua para a construção de uma proposta de política municipal para a PSR e elaborar um painel de indicadores para monitoramento e avaliação das intervenções públicas dirigidas à PSR no âmbito da política municipal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Integrante / Ida Cristina Rebello Motta - Integrante / Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato - Integrante / Mônica Castro Maia Senna - Coordenador / Míriam de Fátima Reis - Integrante / Giovanna Cinnach - Integrante / Marceli Matoso Silva - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    3. 2019-Atual. Servico Social e Familias: concepcoes e praticas de Assistentes Sociais no Brasil e em Portugal.
      Descrição: Esta proposta de estudo tem como objetivo principal analisar as concepções acerca do tema famílias, de assistentes sociais que atuam na assistência social em Brasil e Portugal. Teremos como área de estudos os Estados do Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais (Brasil) e Lisboa e Coimbra (Portugal). Trata-se de estudo exploratório e busca compreender o modo como as assistentes sociais desses dois países lidam com a temática da família que nos últimos tempos, vem ocupando um lugar central na política de assistência social (Brasil) ou da ação social (Portugal). Além da centralidade das famílias nas políticas, assistimos nos últimos tempos alterações nas relações de gênero, sexualidades e geracionais, bem como nas relações de classe que rebatem diretamente na constituição dos papéis familiares e na formatação de diferentes formas de conjugalidade. Por isso, pretende-se problematizar o modo como as essas transformações são compreendidas pelas diversas assistentes sociais em seus cotidianos de trabalho e como isso se reflete no acesso aos direitos por parte dessas diferentes famílias, especialmente as famílias pobres. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Integrante / Cilene Sebastiana Braga Lins - Integrante / Maria Inês Martinho Antunes Amaro - Integrante / Verônica Gonçalves Azeredo - Integrante / Rita de Cassia Santos Freitas - Coordenador / Adriana de Andrade Mesquita - Integrante / Rafaella Musmanno Gonçalves - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    4. 2017-2020. Observatorio de Violencia de Genero Analisando a Universidade Federal Fluminense
      Descrição: A temática da violência de gênero ganha, hoje, proporções gigantescas. Entendemos que esta violência envolve não apenas a violência contra mulheres, mas também contra homossexuais (homens ou mulheres, em suas diversas identidades) e população trans. A partir de uma perspectiva que privilegia a dimensão interseccional, entende-se que a violência de gênero percorre diversas classes sociais, diferentes grupos étnicos raciais e gerações. Bem como percorre também diferentes territórios, uma vez que se estende por toda a sociedade. Dessa forma, tomamos o espaço da universidade como lócus para nosso estudo. A universidade, como qualquer instituição, também é perpassada por relações de poder e convive, em seu interior, diferentes sujeitos sociais. As relações de violência não poderiam estar distantes desse cenário e costumamos ouvir relatos, principalmente de violência contra mulheres (especialmente alunas). Entendemos que esse fenômeno deva ser alvo de investigações. Neste sentido, esse projeto objetiva analisar a violência de gênero no interior da Universidade Federal Fluminense (UFF). A proposta é investigar, nos diferentes campi da UFF, a existência ou não da violência de gênero. Pretende-se ainda, tentar captar o grau de conhecimento de nossos alun@s, professor@s e funcionári@s acerca da violência de gênero e da rede de atendimento. Tais estudos possibilitarão conhecer melhor esse fenômeno no interior desta universidade e, com certeza, construir reflexões que nos ajudem a repensar espaços como esse e contribuir, neste sentido para o adensamento dessa discussão e a construção de políticas públicas neste âmbito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Integrante / Josélia Ferreira dos Reis - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Coordenador / Glauber Lucas Ceará Silva - Integrante / Malu de Aguiar Gouvêa Aragão - Integrante / Taísa Alexia Campelo dos Santos - Integrante / Iolanda Franquilino L. da Silva - Integrante / Antonio Cláudio Muniz Ribeiro - Integrante / Larissa Borchert Dourado - Integrante / Ruth de Souza Falcão - Integrante / Nathaliê Cristo Ribeiro dos Santos - Integrante / Monique de Souza Carvalho - Integrante / Cristiane Cordeiro da Silva Delfino - Integrante / Luciene Medeiros - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    5. 2017-2020. Familias no Degase ? Familia dos Adolescentes inseridos nos Sistema Socioeducativo nos diferentes territorios das unidades do Degase
      Descrição: Este projeto objetiva conhecer as famílias atendidas no sistema socioeducativo no DEGASE - Rio de Janeiro. Nesta ótica, esta investigação propõe um diálogo com outros estudos e pesquisas sobre fatores de risco, proteção e vulnerabilidades das famílias de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, validando e/ou complementando indicadores de análise destes fatores de risco e proteção que guardam interface com a experiência social dos membros das famílias estudadas. Este conhecimento é relevante para o desvendamento dos fatores, que podem subsidiar a formulação de políticas, projetos e programas de caráter preventivo. Assim, essa pesquisa, ao se debruçar sobre as famílias, se inscreve em um conjunto de esforços anteriores por dar visibilidade às demandas por reconhecimento e afirmação de direitos humanos no atendimento ao adolescente, especialmente aqueles privados ou com restrição de liberdade e direitos. O projeto será desenvolvido em todas as unidades do DEGASE, através de pesquisa documental, entrevistas as famílias e profissionais e grupo focal. A produção científica que irá decorrer deste estudo contribuirá para ampliar conhecimentos sobre o tema, bem como para a mobilização de debates e análises mais amplas sobre um fenômeno complexo - o envolvimento das famílias que repercutem em ações afirmativas de direitos humanos para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Coordenador / José Nilton de Sousa - Integrante / Maria Izabel Valença Barros - Integrante / Josélia Ferreira dos Reis - Integrante / Solange, Lopes Alves - Integrante / Joice da Silva Brum - Integrante / Ida Cristina Rebello Motta - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Integrante / Wilma Lúcia Rodrigues Pessôa - Integrante / Janaina de Fátima Silva Abdalla - Integrante / Christiane Zeitoune - Integrante / Eliza dos Santos Lopes - Integrante / Tania Mara Trindade Gonçalves - Integrante / Maria Beatriz Barra de Avellar Pereira - Integrante / LEILA MAYWORM COSTA - Integrante / SATURNINA PEREIRA DA SILVA - Integrante / SORAYA SAMPAIO VERGÍLIO - Integrante / ANA BEATRIZ QUIROGA FURTADO - Integrante / SOLANGE LOPES ALVES - Integrante / Bianca Ribeiro Veloso - Integrante / Eliana Lobo do Carmo Guedes - Integrante / Leandro Soares de Sousa - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    6. 2017-2018. Servico Social e Familias: analise das demandas postas aos Assistentes Sociais em Niteroi e Rio de Janeiro
      Descrição: Nos últimos anos países da América Latina e Europa tem enfrentando uma gama de desafios frente as tensões sociais decorrentes da ofensiva neoliberal ? e que rebatem diretamente no cotidiano das famílias pobres. Diante disso, essa proposta tem como objetivo conhecer como Assistentes Sociais nas cidades de Niterói e Rio de janeiro estão problematizando as ?novas? demandas advindas das Famílias no seu cotidiano. A necessidade de fazer o recorte no campo da família ocorre em função do Serviço Social historicamente atuar neste campo. Então, analisar Famílias, Proteção Social, Serviço Social e Política Social nesse momento significa repensar formas de ver a família, de analisar políticas, processos interventivos e principalmente, fazer reflexões sobre o significado de políticas centralizadas nas famílias, numa conjuntura marcada por medidas restritivas de direitos. Diante deste contexto questiona-se as concepções teóricas e principais problematizações que compõe o conjunto de estudos realizados no campo do Serviço Social nos últimos anos acerca das famílias: Quais as principais violações de direitos humanos apresentadas pelas famílias junto ao Serviço Social? Quais os impactos desse processo no conjunto da classe trabalhadora e seus familiares? Este projeto se insere com parte do projeto ?Serviço Social e Famílias: análise das demandas postas aos Assistentes Sociais do Brasil e de Portugal?, coordenado pela professora Cilene Braga (UFPa). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Integrante / Cenira Duarte Braga - Integrante / Maria Izabel Valença Barros - Integrante / Josélia Ferreira dos Reis - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Coordenador / Taísa Alexia Campelo dos Santos - Integrante / Iolanda Franquilino L. da Silva - Integrante / Larissa Borchert Dourado - Integrante / Ruth de Souza Falcão - Integrante / Verônica Gonçalves Azeredo - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    7. 2016-2021. Muito alem do oceano: Legislacoes, politicas e praticas de protecao social para o enfrentamento a violencia contra meninas, no Brasil e em Portugal, de 2010-2015
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal realizar um estudo comparativo da legislação, das políticas e das práticas de proteção social às meninas (criança e adolescente) vítimas de violência no Brasil e em Portugal. Busca-se analisar como o processo de violência contra meninas ocorrem nos dois países, suas repercussões na sociedade, como também as legislações, as práticas e as políticas de proteção social estabelecidas para o enfrentamento a esta violência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Coordenador / Maria Izabel Valença Barros - Integrante / Josélia Ferreira dos Reis - Integrante / Joice da Silva Brum - Integrante / Ida Cristina Rebello Motta - Integrante / Sandra Mônica Schwarzstein - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Integrante / Malu de Aguiar Gouvêa Aragão - Integrante / ORLANDO TAILOR VINHOZA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    8. 2013-2015. Retratos da Violencia: Crianca e adolescente no Municipio de Niteroi - RJ
      Descrição: Este estudo é resultante do trabalho desenvolvido, nas últimas décadas, junto a meninas em situação de vulnerabilidade ? violência, e, tem como objetivo analisar a atuação da rede local de atendimento a estas meninas (crianças e adolescentes) vítimas de violência no município de Niterói/RJ. Mais especificamente, pretende-se analisar como se dá a articulação entre os serviços de atendimento a crianças e adolescentes, em especial, as meninas, frente às situações de violência notificadas no 1º Conselho Tutelar do município de Niterói/RJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Coordenador / Jacques Sochaczewski - Integrante / Cenira Duarte Braga - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.
    9. 2012-2017. Familias e Protecao Social na cidade de Niteroi
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções acerca do Programa Bolsa Família de mulheres pertencentes a famílias pobres na cidade de Niterói Rio de Janeiro que recebem este benefício. Meu interesse é perceber os significados do programa e os rebatimentos deste na vida dessas mulheres e de suas famílias. Trata-se de um programa que atende um grande número de famílias sendo o que possui maior financiamento na atualidade e que surgiu com o objetivo não apenas de complementação de renda, mas também de contribuir para retirar as famílias da situação de vulnerabilidade e pobreza. Muitas avaliações já foram feitas e apresentam resultados positivos em relação a distribuição da renda, mas nosso olhar aqui pretende se voltar para as famílias protagonistas desse programa. São dessas famílias em especial das mulheres, beneficiárias preferenciais que buscarei captar as vozes para poder compreender os impactos do programa em suas vidas, tanto no que se refere a utilização do benefício, mas também a possíveis modificações e empoderamento destas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nivia Valença Barros - Integrante / Cenira Duarte Braga - Integrante / Maria Izabel Valença Barros - Integrante / Lia Canejo Diniz Barros - Integrante / Adriana Mesquita - Integrante / Daguimar de Oliveira Barbosa - Integrante / Rita de Cássia Santos Freitas - Coordenador / Suyane Campos Perez - Integrante.
      Membro: Nivia Valenca Barros.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. XIV Prêmio Josué de Castro de Extensão pelo Primeiro Lugar na temática DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA. Trabalho apresentado pelo Programa UFF Mulher, PROEX-UFF.. 2016.
      Membro: Nivia Valença Barros.
    2. 3º Prêmio UFF de Excelência Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPPI UFF.. 2010.
      Membro: Nivia Valença Barros.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (71)
    1. ?Direitos Humanos, Interseccionalidade e Isolamento?.?Violência contra meninas e mulheres em contexto de isolamento social?. 2020. (Outra).
    2. ?Direitos Humanos, Interseccionalidade e Isolamento?.Abertura - Direitos Humanos e a Interseccionalidade - Classe, Gênero e Raça. 2020. (Outra).
    3. 1º Simpósio UFF de Política Social.O Enfrentamento da COVID-19 nas prisões: garantia ou violação de direitos?. 2020. (Simpósio).
    4. 9º CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidadesade. Interseccionalidade, Teletrabalho e a Divisão sexual do trabalho: Desafios na Pandemia e no Pós-Pandemia. 2020. (Congresso).
    5. Direitos Humanos: 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil e os desafios atuais.Direito Humano da Saúde da Criança e do Adolescente. 2020. (Outra).
    6. I Simpósio UFF de Política Social: Direitos Sociais frente aos desafios da conjuntura em tempos de COVID 19.O enfrentamento da Covid-19 nas prisões: Garantia ou violação de direitos?. 2020. (Simpósio).
    7. II Semana de Atividades - Mulheres Praia Vermelha UFF.Violência contra mulher no espaço da Universidade. 2018. (Encontro).
    8. I Seminário Violência contra as Mulheres, Universidade e Sociedade Lançamento oficial do Projeto Observatório de Violência de gênero na UFF, vinculado ao UFF Mulher.Violência contra as Mulheres, Universidade e Sociedade. 2018. (Seminário).
    9. XVI ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Família e homoparentalidade no ordenamento jurídico brasileiro (2009-2017). 2018. (Encontro).
    10. 15 anos do Programa de Política Social da Universidade Federal Fluminense: Desafios Teóricos e Aplicados da Política Social.Direitos Humanos, Gênero e Diversidades. 2017. (Outra).
    11. 15 anos do Programa de Política Social da Universidade Federal Fluminense: Desafios Teóricos e Aplicados da Política Social.Violência e a questão etnico/racial. 2017. (Outra).
    12. 6º Encontro Nacional de Núcleos de Pesquisa em Política Social e Família.Família e Intersecções Étnico-Raciais, Gênero e Gerações. 2017. (Encontro).
    13. Educação e Mídia: reflexões sobre a formação de crianças e adolescentes.Educação e mídia: experiências práticas e relatos. 2017. (Encontro).
    14. Encontro do Núcleo de Gênero do IF Fluminense - Campus Macaé: Gênero, Família e Violência.Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual. 2017. (Encontro).
    15. Gênero, Família e Violência.Gênero, violência e diversidade sexual. 2017. (Encontro).
    16. III Curso de Extensão: atualização em gênero, diversidade sexual e direitos sociais.Transfeminismo: da prostituição à academia. 2017. (Outra).
    17. III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Adoção por casais homoparentais e suas Possibilidades Jurídicas. 2017. (Congresso).
    18. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 - 13ª edição Women?s Worlds Congress.Adoção por casais homoafetivos: priorizando as relações de afeto. 2017. (Seminário).
    19. VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Adoção por casais homoparentais e suas possibilidades jurídicas. 2017. (Congresso).
    20. Comemoração - Dia Internacional da Mulher.Por que ainda é necessário o 8 de março?. 2016. (Outra).
    21. Semana da Psicologia Roda I.Por que também precisamos falar de violência. 2016. (Oficina).
    22. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Violência contra Meninas no Brasil e em Portugal: Legislações, Políticas e Práticas de Proteção Social - 2010 ? 2015. 2016. (Encontro).
    23. 1º Simpósio do Projeto Brincando e Reabilitando.Direitos Humanos e o enfrentamento a violência contra criança e adolescente. 2015. (Simpósio).
    24. As políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, a partir da entrada em vigor da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). 1. 2015. (Seminário).
    25. Colóquio Internacional: Políticas municipais de igualdade de gêneroero - Planos, metodologias e agentes. 2015. (Outra).
    26. Políticas, Cultura e Territorialidades - Noção de espaço entre diferentes escalas, tempo e interesses.Violência: Políticas, Cultura e Territorialidades. 2015. (Seminário).
    27. Seminário Internacional: As políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, a partir da entrada em vigor da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). 2015. (Seminário).
    28. Seminário Internacional: Perspectivas interdisciplinares sobre educação, história e eurocentrismo em Portugal e no Brasil.. 2015. (Seminário).
    29. Seminário Internacional: Perspetivas interdisciplinares sobre educação, história e eurocentrismo em Portugal e no Brasil.Violência contra meninas no Brasil e em Portugal. 2015. (Seminário).
    30. Seminário Internacional Diversidade de saberes sobre a América Latina.Comunicação, Violência e (In)visibilidade. 2015. (Seminário).
    31. Seminário Internacional Políticas, Culturas e Territorialidade - Noções de Espaço entre diferentes escalas, tempo e interesse.Violência contra meninas. 2015. (Seminário).
    32. V Colóquio Internacional dos/as Doutorandos/as do CES, Universidade de Coimbra. 2015. (Seminário).
    33. Campanha de ?Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente. 2014. (Exposição).
    34. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidadesdes. A paz sem voz. 2014. (Congresso).
    35. II Semana de Desenvolvimento Acadêmico.Violência Silenciada - criança e adolescente. 2014. (Seminário).
    36. Museu Fórum.Forum - Espaços de Vida e Medo. 2014. (Outra).
    37. VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ? CBEU. UFF MULHER: Promovendo o diálogo entre a extensão universitária e gênero. 2014. (Congresso).
    38. VIII Encontro Associação Nacional de Direitos Humanos ? Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP).Favela: Memórias e realidades. 2014. (Encontro).
    39. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Violência Sexual na Infância. 2014. (Encontro).
    40. III Congreso de Pensamiento Pólitico Latinoamericano.. O Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA e a Política Nacional de Proteção Integral aos Direitos da Infância e Adolescência no Brasil. 2013. (Congresso).
    41. IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais.A Lei 12.650\2012 e o enfrentamento ao abuso e violência sexual cometidos contra criança e adolescentes. 2013. (Seminário).
    42. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos,.Mães, negligentes ou negligenciadas?. 2013. (Seminário).
    43. Seminário Internacional Socioeducativo - IV Seminário Estadual Socioeducativo.As violências: Impactos na juventude do município de São Gonçalo. 2013. (Seminário).
    44. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas - VI JOINPP.Refletindo sobre os novos aspectos legais da adoção. 2013. (Outra).
    45. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS).PROTEÇÃO SOCIAL À INFANCIA E ADOLESCENCIA POBRE NO BRASIL ? Pensando redes sociais. 2013. (Encontro).
    46. 10 Congresso Internacional da Rede Unida: Educação, saúde e participação - ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano. Negligência Familiar X Negligência do Estado. 2012. (Congresso).
    47. I Seminario Internacional sobre Historia de la Violencia en América Latina. Siglos XIX Y XX.A intervenção das Casas-Abrigo no fenômeno da violência contra as mulheres: Um estudo brasileiro. 2012. (Seminário).
    48. Seminário Internacional Proteção Social e Cidadania hoje: Tendências e desafios.Gênero, Diversidade, Geração e Políticas Sociais. 2012. (Seminário).
    49. VI CONASSS - Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde - IX SIMPSSS - Simpósio de Serviço Social da Saúde. Notificação da violência na área da saúde. 2012. (Congresso).
    50. Violência Doméstica.Violência Doméstica/Intrafamiliar contra criança e adolescente. 2012. (Outra).
    51. XII Semana Acadêmica - FABEL.Violência, Identidades e a Questão Étnic-Racial. 2012. (Outra).
    52. XV Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Gênero = Mulher?. 2012. (Seminário).
    53. XX Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social.Política social, famílias e gênero - Temas em discussão. 2012. (Seminário).
    54. Da Infância a Velhice: políticas, espaços públicos e movimentos sociais.Reflexão sobre a questão do adolescente em conflito com a lei na contemporâneidade. 2011. (Seminário).
    55. Da Infância a Velhice: políticas, espaços públicos e movimentos sociais.Pesquisas no campo da infância e velhice. 2011. (Seminário).
    56. III Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: ilegalismos e lugares morais.Negligência contra criança e adolescente. 2011. (Seminário).
    57. I Seminário de enfrentamento à exploração sexual da criança e do adolescente: Niterói tem isso?.Abuso e exploração sexual contra criança e adolescente. 2011. (Seminário).
    58. I Seminário de serviço Social do UNIPLI " Serviço Social e Direitos: dilemas e perspectivas".Direitos Humanos e Violência. 2011. (Seminário).
    59. VI Encontro Saúde e Educação para a Cidadania.Violência Silenciada: Uma breve análise da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Niterói. 2011. (Encontro).
    60. XXI Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.Violência silenciada ? criança e adolescente. 2011. (Seminário).
    61. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino Americano de Sociologia. A violência silenciada contra meninas: Reflexões sobre o município de Niterói. 2011. (Congresso).
    62. Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso, Exploração e Tráfico Sexual de Crianças e Adolescentes.Violência Silenciada. 2010. (Seminário).
    63. Estatuto da Criança e do Adolescente: 20 anos de conquistas e desafios.Enfrentando a violência infanto-juvenil - uma perspectiva intersetorial - diversos olhares. 2010. (Seminário).
    64. Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos.Construindo uma universidade - A participação das mulheres. 2010. (Seminário).
    65. III seminário Internacional de Derechos Humanos, Violencia y Pobreza - Primer Encuentro Nacional Interdisciplinario de Derechos Humanos y Sociedade Civil.Reflexões sobre medidas socioeducativas e punição. 2010. (Seminário).
    66. Instituição Nacional de Direitos Humanos.Contexto Nacional e Integração Universal: Conquistas e perspectivas. 2010. (Seminário).
    67. I Seminário Regional do NACA- Baixada.Debate em torno da violência. 2010. (Seminário).
    68. Oficina Internacional: Monitoramento de Locais de Privação de Liberdade no Brasil. 2010. (Oficina).
    69. Promoção e defesa do direito de criança e adolescente a convivência familiar e comunitária.Convivência familiar e comunitária - centralidade da família nas políticas públicas. 2010. (Seminário).
    70. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Memória, história oral e gênero - notas metodológicas. 2010. (Encontro).
    71. XX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.O Conselho Tutelar e a violência contra criança e o adolescente. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (35)
    1. BARROS, N. V.; REIS, J.F. ; FREITAS, R. C. S. ; DUARTE, M. J. O. ; ALMEIDA, M. S. ; PROCOPIO, A. P.. IV Encontro Mulheres de Axé e Universidade: 2020 novos desafios e velhos desafios. 2020. Outro
    2. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; REIS, J.F. ; DUARTE, M. J. O. ; ALMEIDA, M. S. ; PROCOPIO, A. P.. III Encontro Mulheres de Axé e Universidade: Juventude de Terreiro no enfrentamento ao racismo religioso. 2019. Outro
    3. BARROS, N. V.; REIS, J.F. ; FREITAS, R. C. S. ; DUARTE, M. J. O. ; ALMEIDA, M. S. ; PROCOPIO, A. P.. II Encontro de Axé e a Universidade - Saber ancestral e Academia: Itinerário, Conexões e Tensões. 2018. Outro
    4. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S.. Exposição Todas Elas. 2018. Exposição
    5. BARROS, N. V.; BRAGA, C. D. ; BRUM, J.S, ; SILVA, I. F. L.. Cidadania e participação na Comunidade da Grota. 2018. Outro
    6. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; BRUM, J.S,. Semana da Assistente Social. 2018. Outro
    7. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; BRUM, J.S, ; REIS, J.F. ; MOTTA, I. C. R.. Seminário Famílias e Serviço Social. 2018. Outro
    8. FREITAS, R. C. S. ; BARROS, N. V. ; MOTTA, I. C. R. ; REIS, J.F. ; BRUM, J.S,. Encontro Mães em Luta UFF. 2018. Outro
    9. PESSOA, W. L. R. ; BARROS, N. V. ; REIS, J.F.. Genocídio negro e resistências: a voz das favelas. 2018. Outro
    10. FREITAS, R. C. S. ; BARROS, N. V. ; REIS, J.F. ; ALMEIDA, M. S. ; DUARTE, M. J. O.. I Encontro Mulheres de Axé e Universidade: protagonismos e produção de conhecimento. 2017. Outro
    11. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; BITTENCOURT, L.. Encontro ?Educação e Mídia: reflexões sobre a formação de crianças e adolescentes. 2017. Outro
    12. FREITAS, R. C. S. ; BARROS, N. V. ; Lobato, L ; Senna, M. C. M. ; Farias, L ; BRUM, J.S,. 15 anos da do Programa de Política Social da Universidade Federal Fluminense: Desafios Teóricos e Aplicados da Política Social. 2017. Outro
    13. BARROS, N. V.. Curso de Extensão: Atualização em gênero, direitos humanos e violência. 2016. (Outro).. . 0.
    14. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; BITTENCOURT, L. ; SOARES, M. B. C. ; SOUZA, M. L. M. T.. Comemoração do Dia Internacional da Mulher. 2016. 2016.
    15. ADRIANO, A. L. ; BARROS, N. V. ; MARTINS, L. B. ; PEREIRA, J. M. ; SILVA, F. ; BARRA, N. G.. Resquícios da ditadura militar -. 2014. Exposição
    16. BARROS, N. V.; OUTROS. XIII Seminário Vítimas do Silêncio. 2014. Outro
    17. BARROS, N. V.; BRAGA, C. D. ; FREITAS, R. C. S. ; BITTENCOURT, L. ; SOUZA, M. L. M. T. ; SOARES, M. B. C.. UFF Mulheres na Praça. 2013. 2013.
    18. BARROS, N. V.; BRAGA, C. D. ; FREITAS, R. C. S. ; BITTENCOURT, L. ; SOARES, M. B. C. ; SOUZA, M. L. M. T.. UFF Mulher na Comunidade - Grota. 2013. 2013.
    19. BARROS, N. V.; FREITAS, R. C. S. ; BRAGA, C. D. ; BRUM, J.S, ; EVANGELISTA, A.S.. 18 de Maio: Dia Naciona de Combate a Exploração e Abuso Sexual contra Criança e Adolescente. 2012. Outro
    20. BARROS, N. V.; OUTROS. Seminário Internacional Proteção Social e Cidadania Hoje: tendências e desafios. 2012. Outro
    21. BARROS, N. V.; SILVA, J. C. ; BRUM, J.S, ; FREITAS, R. C. S. ; BRAGA, C. D.. Combate a Exploração e Abuso Sexual contra Criança e Adolescente - Marco Nacional. 2011. Outro
    22. BARROS, N. V.; OUTROS. Dia Nacional de Combate a Exploração e Abuso Sexual contra Criança e Adolescente. 2010. Outro
    23. BARROS, N. V.. Política Social em Questão. 2006. (Outro).. . 0.
    24. BARROS, N. V.. Questão agrária no Brasil: perspectivas histórica e configuração atual. 2006. (Outro).. . 0.
    25. BARROS, N. V.. O Terceiro Setor e a questão social. 2006. (Outro).. . 0.
    26. BARROS, N. V.. Criança de rua - criança de ninguém. 2006. (Outro).. . 0.
    27. BARROS, N. V.. Pesquisa Social e Ética. 2005. (Outro).. . 0.
    28. BARROS, N. V.. Mesa-Redonda: Ética e Pesquisa Social. 2005. (Outro).. . 0.
    29. BARROS, N. V.. SUS/SUAS - O desafio dessa intersetorialidade. 2005. (Outro).. . 0.
    30. BARROS, N. V.. Coordenação da apresentação da palestra: Mães em luta.. 2005. (Outro).. . 0.
    31. BARROS, N. V.. V Seminário Vítimas do Silêncio - Dia Nacional de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente. 2004. (Outro).. . 0.
    32. BARROS, N. V.. O I e II Conselhos Tutelares do Município de Niterói - Seminário de Integração. 2003. (Outro).. . 0.
    33. BARROS, N. V.. Comissão Organizadora da V Semana de Extensão - Violência, pobreza e desigualdade: Estratégias para o próximo milênio. 2000. (Outro).. . 0.
    34. BARROS, N. V.. Seminário: As múltiplas formas da violência urbana e suas inter-relações com a ética e cidadania. 1999. (Outro).. . 0.
    35. BARROS, N. V.. I Forum sobre Epilepsia. 1994. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36