Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Flavia Maria Santoro

Flávia Maria Santoro é Doutora e Mestra em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), e Bacharel em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ. Atuou por 20 anos como professora e pesquisadora na área de Sistemas e Computação. Foi Professora Associada do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Sua pesquisa se concentra em Sistemas de Informação, especialmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócios, Gestão do Conhecimento, Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador e Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Participou de projetos de pesquisa em nível internacional, e tem experiência na organização de workshops e conferências. Atuou na Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI, França (2004-2005) e Queensland Universityof Technology (QUT), Austrália (2012-2013) em projetos de pós doutorado. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5377746284077362 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de Matemática e Estatística. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Maracanã 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 999813618
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2021-Atual. Um Framework para Pesquisa em Processos Intensivos em Conhecimento na Era dos Negocios Digitais
      Descrição: Muitos cenários de negócio atuais apontam para uma rápida evolução das organizações para transformação digital e necessidade de respostas rápidas a eventos exógenos (tais como a recente pandemia do Covid 19, crise econômica de 2008, etc.). Os processos de negócios estão sendo cada vez mais conduzidos por organizações e clientes em rede, por meio de plataformas digitais, que incluem facilidades de mídia social, e são ativados por dispositivos móveis. Desta forma, um grande valor está sendo creditado a processos pouco estruturados, ou seja, os chamados Processos Intensivos em Conhecimento (Knowledge-Intensive Process - KiP), beneficiando-se do advento e proliferação de mídias sociais, dispositivos inteligentes, computação em tempo real e tecnologias para big data. KiP é uma área de pesquisas emergente dentro da Gestão de Processos de Negócios. A intensidade do conhecimento no processo de negócios é caracterizada pela presença de interações colaborativas entre os participantes e flexibilidade para realizar o trabalho, tornando o processo menos previsível do que uma rotina estruturada. Um processo intensivo em conhecimento é tipicamente: colaborativo; imprevisível; orientado a objetivos; guiado por eventos muitas vezes contingentes, restrições e regras, e não repetível. Este projeto de pesquisa investiga a origem, formalização, suporte e gerenciamento de um KiP em relação ao termo cunhado previamente como Knowledge-Intensive Process-Aware Information System (KiPAIS). Nesse contexto, argumenta-se que a computação cognitiva pode trazer benefícios sob várias perspectivas e incentivar ainda mais o estabelecimento de um novo paradigma para a Gestão de Processos de Negócios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / João Carlos Gonçalves - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    2. 2018-2021. Sistemas de Informacao para Suporte a Processos Intensivos em Conhecimento
      Descrição: O foco de pesquisa e desenvolvimento em Business Process Management (BPM) ou Gestão de Processos de Negócios esteve inicialmente voltado para os processos ditos estruturados (apoiados por Sistemas de Informação tradicionais). No entanto, atualmente, processos de negócios são cada vez mais realizados por organizações e clientes ligados em rede através de plataformas de mídia social, e ativados por dispositivos móveis. Consequentemente, há uma necessidade de integrar todas essas fontes de dados, a fim de obter informações sobre o desempenho e conformidade dos processos executados e em execução, bem como tomar medidas proativas ou corretivas para melhorar o desempenho do processo ou para mitigar riscos de conformidade. Desta forma, atualmente, grande valor vem sendo atribuído aos processos pouco estruturados ou processos intensivos em conhecimento. Processos Intensivos em Conhecimento ou Knowledge-Intensive Processes (KiP) são processos cuja condução é fortemente dependente de trabalhadores do conhecimento realizando várias tarefas de tomada de decisão intensivas de conhecimento interconectadas. O presente projeto investiga a origem, formalização e suporte computacional a KiP no contexto do termo definido aqui como Knowledge-intensive Process-Aware Information System (KiPAIS). Para isso, é necessário analisar volumes de dados existentes em diversas fontes, incluindo histórias, repositórios de mensagens eletrônicas e conteúdos de blogs e redes sociais, sobre as execuções de um KiP, para extrair e gerar novo conhecimento que possa contribuir para um melhor entendimento sobre as atividades realizadas e consequente modelagem e suporte tecnológico a estes processos. Neste cenário de pesquisa, especificamente, os seguintes desafios são observados: (1) a forma de levantamento e descoberta de KiP, e consequente definição de quais são as informações relevantes ao processo; (2) a representação e suporte à execução de KiP, pois as formas tradicionais não atendem às necessidades de flexibilidade; (3) uma teoria formal capaz de explicar KiP; (4) a definição de um sistema de indicadores adequados para medir a performance de KiP alinhado com suas características específicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / João Carlos Gonçalves - Integrante / BAIAO, F.A. - Integrante / REVOREDO, KATE - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    3. 2018-Atual. Uma alternativa as politicas centralizadas: formar professores e produzir curriculos nas escolas
      Descrição: O projeto resulta do compromisso teórico de responder a desafios que vêm sendo apresentados pela racionalidade técnica ao campo do currículo. Sua proposta configura intervenções pilotos em três estados (RJ, BA, MT) e seis municípios (Rio de Janeiro, Niterói, São Félix, Cachoeira, Cruz das Almas e Rondonópolis) pensadas como política pública em currículo a partir de biografias e histórias de vida de professores, assumindo, assim que a política se faz em todos os espaços em que sujeitos tomam decisões e estruturam o mundo social de uma determinada forma. Com isso, espera-se, além dos resultados específicos nos municípios em que as intervenções se darão, avançar teoricamente na superação do hiato, que entre formulação e prática curriculares. Respondendo às críticas que têm sido formuladas contra o currículo reconceptualizado, pretendemos demonstrar que é possível produzir política pública (para a educação de qualidade) considerando o local e a concretude dos sujeitos envolvidos nos processos curriculares. Tal visão da política pública implica que a política é lugar de constituição de subjetividades e, portanto, no caso de que tratamos, lugar em que os docentes, mais do que se formam, se constituem como sujeitos. Nesse sentido, a intervenção proposta pelo projeto é, ao mesmo tempo, a proposta de como fazer política pública em currículo e de como formar professores em serviço. Para tanto, o projeto conta com parcerias interinstitucionais com a UFRB, UFF, UFBA, UFRJ, UNIRIO e UFMT, além da participação de pesquisadores internacionais (Columbia University e Université Charles de Gaule, Lille 3.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Maria Santoro - Integrante / Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho - Integrante / Elizabeth Fernandes de Macedo - Coordenador / Rita de Cássia Prazeres Frangella - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Integrante / Carmen Teresa Gabriel Anhorn - Integrante / Marcia Serra Ferreira - Integrante / Janet Miller - Integrante / Maria Isabel Ramalho Ortigão - Integrante / Guilherme Augusto Rezende Lemos - Integrante / Lindalva Maria Novaes Garske - Integrante / Maria margarida Pereira de Lima Gomes - Integrante / Thiago Ranniery Moreira de Oliveira - Integrante / Solyane Silveira Lima - Integrante / Tatiana Polliana Pinto de Lima - Integrante / Christophe Niewiadomski - Integrante / Tania Maria Lima - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Flávio Villas-Boas Trovão - Integrante / Erika Virgílio Cunha - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    4. 2016-Atual. Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia
      Descrição: O grupo envolve duas linhas de pesquisa, com seus respectivos objetivos: 1) Aspectos Ontológicos da Tecnologia: A tecnologia hoje perpassa e tem enorme poder de condicionamento sobre todas as representações, atividades e hábitos humanos. Está todavia longe de ser bem compreendido qual a lógica ou essência que rege os atuais ditames tecnológicos. É propósito desta linha de pesquisa fazer com esses ditames apareçam com maior nitidez, partindo tanto da análise das diversas manifestações tecnológicas, quanto dos autores que se ocupam do tema. 2) O Lugar da Filosofia na Era Técnica: A pesquisa se organiza em torno do lugar do pensamento filosófico num mundo progressivamente mais técnico, palco de transformações cada vez mais substanciais e velozes, possivelmente irreversíveis e imprevisíveis em seus desdobramentos. Ocupa-se, mais pontualmente, do possível desenvolvimento de interfaces entre a filosofia e a sociedade contemporânea, visando à irrigação desta última com a necessária interrogação sobre o sentido do seu atual desenvolvimento. Link: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1165943440913116. Integrantes: Edgar de Brito Lyra Netto - Coordenador / Tito Marques Palmeiro - Integrante / Leandro Chevitarese - Integrante / Elsa Buadas - Integrante / Flávia Maria Santoro - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Tito Marques Palmeiro - Integrante / Leandro Chevitarese - Integrante / Elsa Buadas - Integrante / Edgar de Brito Lyra Netto - Integrante.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    5. 2015-2019. RISE BPM: Propelling Business Process Management by Research and Innovation Staff Exchange Activity
      Descrição: Horizon 2020 - Research and Innovation Framework Programme. RISE_BPM networks world-leading research institutions and corporate innovators to develop new horizons for Business Process Management (BPM). BPM is a boundary-spanning discipline focused on division and re-integration of day-to-day work in organisations and on analysis of process data for organisational decision-making. Recent break-through innovations in Social Computing, Smart Devices, Real-Time Computing, and Big Data Technology create a strong impetus for propelling BPM into a pervasive corporate topic that enables design of entirely new products and services. All RISE_BPM consortium members possess excellent expertise in distinct aspects of the BPM lifecycle, ranging from Strategy and Modelling to Implementation and Analysis of business processes. RISE_BPM networks this complementary knowledge to create a unique environment for BPM research and innovation. The research activities are organised with reference to the design-science paradigm, including joint activities for analysing technological enablers and societal impact factors, as well as designing innovative IT artefacts for the BPM lifecycle. Staff secondments and joint events promote a cumulative exchange of knowledge in a think-pair-square-share approach that networks large-scale research capabilities and innovation projects carried out by the involved organisations. Key objectives of RISE_BPM are (a) to propel BPM research into the era of Social Computing, Smart Devices, Real-Time Computing, and Big Data Technology; (b) to enable companies to develop new products and services for designing and analysing business processes; and (c) to supply the involved staff with a unique intellectual environment for accumulating boundary-spanning knowledge and skills that refer to the entire BPM lifecycle. RISE_BPM extends the established administrative structures of the European Research Center for Information Systems (ERCIS) by involving additional BPM thought leaders and corporate innovators.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (4) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Claudia Cappelli - Integrante / BAIAO, F.A. - Integrante / REVOREDO, KATE - Integrante / José Ricardo Cereja - Integrante. Financiador(es): Marie Sk?odowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange - Cooperação.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    6. 2015-2018. Descoberta de Conhecimento e Mineracao aplicadas ao Levantamento e Modelagem de Processos de Negocios
      Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de investigação de abordagens, metodologias e ferramentas de suporte ao levantamento e modelagem de processos de negócio. Para a fase de levantamento serão investigadas fontes de conhecimento adicionais às tradicionalmente consideradas, como um conjunto de histórias contadas por seus executores que descrevem informações tácitas relacionadas ao seu trabalho, repositórios de mensagens trocadas entre os executores envolvidos no processo e informações contextuais externas que podem influenciar na execução das atividades e requerer adaptações dinâmicas do processo. É proposto o desenvolvimento de metodologias e ferramentas de suporte para abstrair e transformar esta grande diversidade de fontes de informação em representações do processo de negócio com uso de técnicas de mineração de dados estruturados e não estruturados, processamento de linguagem natural e geração automática de modelos gráficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Kate Revoredo - Integrante / Fernanda Araujo Baião - Integrante.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    7. 2015-2018. Sistemas de Informacao Orientados a Processos de Negocios Flexiveis e Adaptaveis: Framework de Pesquisa
      Descrição: A pesquisa em Business Process Management BPM (Gestão de Processos de Negócios) vem sendo direcionada para aspectos distintos do ciclo de vida de processos de negócios. Embora diferentes escolas de pensamento tenham apostado no valor comercial ou em ferramentas de BPM, respectivamente, ferramentas de software para a realização de processos de negócio (sistemas de processamento de transações on-line) e a análise de processos de negócio (sistemas de processamento analítico online) vem sendo projetadas em grande parte de forma independente umas das outras. Neste contexto, apresentam-se pesquisas em Sistemas de Informação Orientados a Processos ou Process-Aware Information Systems (PAIS) (por exemplo, Business Process Managemnt Systems, Enterprise Resource Planning, e Workflow Systems) que atuam na automação ou controle de execuções de processos de negócios. Por outro lado, o advento e proliferação das mídias sociais, dispositivos inteligentes, computação em tempo real e tecnologias para big data apresentam hoje um forte impulso para a consolidação dessas visões fragmentadas sobre BPM em uma abordagem abrangente, provendo base para que, novas perspectivas teóricas, bem como produtos e serviços inovadores possam ser desenvolvidos. Além disso, se o esforço de pesquisa e desenvolvimento em BPM estava inicialmente voltado para os processos ditos estruturados (modelos imperativos), atualmente, grande valor vem sendo atribuído aos processos pouco estruturados ou processos intensivos em conhecimento (modelos declarativos). Neste sentido, também a colaboração e gestão baseada em casos apresentam diversos problemas para pesquisa em todo o ciclo de processos. Diante este cenário, três objetivos gerais constituem este arcabouço ou framework de pesquisa: análise de Facilitadores Tecnológicos; análise de Fatores de Impacto Social e síntese de artefatos de TI para o ciclo de vida de BPM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Claudia Cappelli - Integrante / Kate Revoredo - Integrante / Fernanda Araujo Baião - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    8. 2014-2016. Uma Arquitetura em Nuvem para a Gestao de Processos de Negocios Orientada a Aspectos
      Descrição: A Gestão de Processos de Negócios ou Business Process Management (BPM) vem sendo adotada por organizações em vários contextos, incluindo o suporte para revisão de melhores práticas e projeto de sistemas de informação. BPM inclui um conjunto de conceitos, métodos e tecnologias para dar suporte às fases do ciclo de vida de um processo de negócio: Design e Análise, Configuração, Execução e Avaliação. Um modelo de processo, elaborado na fase de Design e Análise, é o ponto de partida para a execução do processo. Estes modelos são elaborados seguindo princípios básicos de decomposição funcional e separação de conceitos. Embora estes princípios ajudem a organização de processos, eles não são suficientes para representar conceitos modulares repetidos em várias partes de um mesmo processo ou em várias atividades diferentes sobrepostas em processos. Estes conceitos são chamados usualmente de interesses transversais, uma vez que eles são entrelaçados com outros conceitos básicos de um processo, e espalhados em várias partes do modelo. Isso leva a uma redução da compreensibilidade e reutilização, e também ao aumento do custo de manutenção. Com base no uso do paradigma da orientação a aspectos, os grupos envolvidos neste projeto têm trabalhado em iniciativas para estabelecer o AO- BPM (Aspect-Oriented Business Process Management). Observamos que as abordagens existentes na literatura sobre orientação a aspectos em processos de negócio restringem-se a apenas uma das fases do ciclo de vida, e possuem objetivos, técnicas, vocabulários e domínios próprios, na maioria das vezes incompatíveis entre si, dificultando o reuso e adaptação dos aspectos durante a transição entre a modelagem, execução e avaliação. Nossa principal contribuição reside em uma arquitetura que contempla esta nova abordagem para a modularidade em todos os níveis do ciclo BPM de forma integrada. Nossa pesquisa visa responder à questão central de como proporcionar modularidade, lidando com conceitos extras funcionais, isto é, distribuídos por um processo, mas que são suplementares para a funcionalidade central do mesmo. Acreditamos que esta abordagem irá melhorar a compreensão e evolução de processos de negócio. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe uma Arquitetura em Nuvem para Gestão de Processos de Negócios Orientada a Aspectos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Julio Cesar Sampaio do Prado Leite - Integrante / Thais Vasconcelos Batista - Integrante / Sean Wolfgand Matsui Siqueira - Integrante / Claudia Cappelli Aló - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    9. 2014-2016. Crescimento do acervo da biblioteca setorial do CentroDE Ciencias Exatas e Tecnologia do sistema de bibliotecas da biblioteca central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Claudia Cappelli - Integrante / Marcio de Oliveira Barros - Integrante / Gleison dos Santos Souza - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    10. 2012-2014. Adaptacao e Melhoria de Processos de Negocios atraves de Conhecimento Contextual
      Descrição: Um desafio que, ainda hoje, é discutido tanto pela comunidade acadêmica quanto pela indústria, está relacionado à habilidade de uma organização em responder a mudanças em seus processos de forma eficiente e efetiva. A Gestão de Processos de Negócios é uma abordagem capaz de prover conhecimento e oportunidades de contínua avaliação do trabalho executado pelas pessoas em uma organização. Observa-se a necessidade não só de apoiar a realização das atividades em um processo, mas de customizar ou adaptar processos genéricos para torná-los aplicáveis a contextos específicos. Esta tarefa exige experiência e envolve o conhecimento sobre diversos aspectos do negócio, do ambiente, das pessoas e das tecnologias utilizadas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo ampliar o cenário de uso de contexto em processos de negócios, visando não somente o apoio à realização de atividades, mas ao suporte à adaptação e melhoria destes processos. Especificamente, serão tratadas as questões de identificação de contexto em processos de negócios, identificação de padrões e modelos, raciocínio, análise de dados históricos e adaptação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Fernanda Araujo Baião - Integrante / Kate Revoredo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    11. 2011-2014. Balanceando Colaboracao e Disciplina em Processos de Desenvolvimento de Software
      Descrição: Este projeto tem como objetivo definir uma abordagem e desenvolver um ferramental de apoio à adaptação de processos de software com as seguintes características: (i)balanceamento entre os aspectos de colaboração e disciplina dos modelos de desenvolvimento de software; (ii) sistemática para realizar a adaptação de processos baseada em uma estrutura de reutilização de processos; (iii) dinamicidade para evoluir ao longo do tempo e se adequar ao contexto da organização, do projeto e da equipe. Para apoiar o gerente de projeto na tomada de decisão sobre a melhor forma de adaptar o processo específico para o projeto e construir uma solução com todas as características descritas na seção anterior, este projeto se diferencia ao propor a combinação de diferentes técnicas e tecnologias. Está envolvida no projeto a UNIRIO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Flávia Maria Santoro - Integrante / Renata Mendes de Araujo - Integrante / Marcio de Oliveira Barros - Integrante / Claudia Werner - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Flavia Maria Santoro.
    12. 2010-2011. Bridging the gap between mobile and in-classroom learning
      Descrição: The expected goal that new technologies will transform learning practices has not yet been fully realized. Many researchers? opinion is that one of the main problems is that the various systems developed for various learning scenarios mainly address a specific learning situation, thus there are too many different systems supporting the different learning situations. In this project we would like to develop a couple of scenarios that include in-classroom activities (like presentations from teacher and/or students), followed by outdoors activities (typically gathering of information and fact findings activities on the field), followed by activities at home (processing the gathered material) and finalizing by a wrap-up activity again in the classroom (presenting the findings on the field and relating it with the teacher previously given by the teacher). A propper platform to support these activities will be set up. These scenarios will be tested in real settings. The expected outcome of this project is a set of validated learning activities including that will serve as patterns for implementing other learning activities which can use the same pattern. The team is formed by two researchers from Universidad de Chile and three of Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Maria Santoro - Coordenador / Renata Mendes de Araujo - Integrante / Sean Siqueira - Integrante. Financiador(es): Latin American and Caribbean Collaborative ICT Research Virtual Institute - Auxílio financeiro.
      Membro: Flavia Maria Santoro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. MC Award Best Paper Winner "Boundary Spanning and the Impact of Technology: A Japanese Company in China", Academy of Management (AOM).. 2020.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    2. Academy of Management (AOM) 2020 Best paper: ?Theories of Power, Boundary Spanning and the Impact of Technology: A Japanese Company in China?, Academy of Management (AOM).. 2020.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    3. Menção Honrosa - Artigos Técnicos Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2019), Sociedade Brasileira de Computação.. 2019.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    4. Best paper nominated - 79th Annual Meeting of the Academy of Management (AOM), Academy of Management (AOM).. 2019.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    5. Best Student Paper Finalist - "Epos: The Hero's Journey in organizations through Group Storytelling", IEEE - 23rd International Conference on Computer-Supported Cooperative Work in Design.. 2019.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    6. MARIE SK?ODOWSKA-CURIE Fellowship, European Comission.. 2019.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    7. Professor Homenageado Turma do Bacharelado em Sistemas de Informação da Unirio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.. 2017.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    8. Indicated among the 20 Best Papers among 341 accepted - "Information Technology in the Internet Era: Critical Theory Perspective", Association for Information Systems (AIS) - Americas Conference on Information Systems.. 2017.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    9. Certificado pelo Empenho na realização da International Conference on Business Process Management - BPM 2016, Sociedade Brasileira de Computação.. 2016.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    10. Certificado pelo Empenho na realização da II Escola Regional de Sistemas de Informação (ERSI), Sociedade Brasileira de Computação.. 2015.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    11. 2o Lugar da Trilha Regular - Artigos Completos do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Sociedade Brasileira de Computação - USP-EACH.. 2012.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    12. Prêmio Jabuti - Tecnologia e Informática - 3º Lugar - Sistemas Colaborativos, de Mariano Pimentel e Hugo Fuks (orgs.), Editora Elsevier, Câmara Brasileira do Livro.. 2012.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    13. Highly Commended Award, Emeral Group Publishing Limited.. 2011.
      Membro: Flávia Maria Santoro.
    14. Best Student Paper Award, International Conference on Knowledge Management and Information Sharing.. 2011.
      Membro: Flávia Maria Santoro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (116)
    1. 18th International Conference on Business Process Management ent. Membro do Comitê de Programa - Sênior PC Member. 2020. (Congresso).
    2. 24th IEEE EDOC 2020 ? The Enterprise Computing Conference. Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    3. 26th Americas Conference on Information Systems - AMCIS 2020. Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    4. 26th International Conference on Collaboration Technologies and Social Computing. Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    5. 32nd International Conference on Advanced Information Systems Engineering. Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    6. Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    7. IEEE 24th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (IEEE CSCWD 2020). Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    8. XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    9. XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2020). Membro do Comitê de Programa. 2020. (Congresso).
    10. 12th International Conference on the Quality of Information and Communications Technology - Track: Quality Aspects in Business Processes, 2018.. Membro do Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    11. 17th International Conference on Business Process Management ent. Senior Program Committee Member? Management Track. 2019. (Congresso).
    12. 23rd IEEE EDOC 2019 ? The Enterprise Computing Conference). Membro do Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    13. 31st International Conference on Advanced Information Systems Engineering ( (CAiSE 2019). Membro do Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    14. CollabTech 2019: The 25th International Conference on Collaboration Technologies and Social Computing. Membro do Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    15. IEEE 23nd International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design 201919). Membro do Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    16. Pre-AOM Conference in AI in Management. Pre-AOM Conference in AI in Management. 2019. (Congresso).
    17. SBGames.Membro do Comitê de Programa. 2019. (Simpósio).
    18. Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação.Avaliador do Selo SBC Inovação. 2019. (Outra).
    19. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Membro do Comitê de Programa. 2019. (Simpósio).
    20. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2019).Membro do Comitê de Programa. 2019. (Simpósio).
    21. The Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). Revisor de artigos. 2019. (Congresso).
    22. XVIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Membro do Comitê de Programa. 2019. (Simpósio).
    23. 11th International Conference on the Quality of Information and Communications Technology - Track: Quality Aspects in Business Processes. Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    24. 19th Annual International Conference on Digital Government Research. Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    25. 1st International Workshop on Software Engineering for Cognitive Services in conjunction with ICSE.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Oficina).
    26. 24TH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS - AMCIS 2018 -18. Revisor. 2018. (Congresso).
    27. 24th International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG 2018). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    28. 26th European Conference on Information Systems (ECIS 2018). Editor Associado. 2018. (Congresso).
    29. 30th International Conference on Advanced Information Systems Engineering (CAiSE 2018). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    30. IEEE 22nd International Conference on Computer-Supported Cooperative Work in Design (CSCWD). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    31. International Conference on Information Systems (ICIS) 2018. Revisor de artigos. 2018. (Congresso).
    32. International Workshop on Emerging Computing Paradigms and Context in Business Process Management in conjunction with International Conference on Business Process Management.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Oficina).
    33. Pre-ICIS SIGBPS Workshop 2018 on Blockchain and Smart Contract.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Oficina).
    34. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - Minicursos.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Simpósio).
    35. Simpósio Brasileiros de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2018 - Artes e Design.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Simpósio).
    36. The 16th International Conference on Business Process Management - Doctoral Consortium.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Seminário).
    37. The 2018 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC2018). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    38. The IEEE Enterprise Computing Conference (EDOC 2018). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    39. The International Conference on Conceptual Modeling (ER 2018). Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    40. Workshop on Business Process Management and Social Software.Membro do Comitê de Programa. 2018. (Oficina).
    41. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Membro do Comitê de Programa. 2018. (Congresso).
    42. 14º Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Membro do Comitê de Programa. 2017. (Simpósio).
    43. 15th International Conference on Business Process Management.. Membro do Comitê de Programa. 2017. (Congresso).
    44. 19th IEEE Conference on Business Informatics. Membro do Comitê de Programa. 2017. (Congresso).
    45. 25th European Conference on Information Systems. Associate Editor. 2017. (Congresso).
    46. 29th International Conference on Advanced Information Systems Engineering. Membro do Comitê de Programa. 2017. (Congresso).
    47. EEE EDOC 2016 ? Enterprise Computing Conference. Membro do Comitê de Programa. 2017. (Congresso).
    48. IEEE 21st International Conference on Computer-Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2017. (Congresso).
    49. XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2017. (Simpósio).
    50. 14ª Conferência Ibero Americana WWW/Internet 2016. Processos Intensivos em Conhecimento e Colaboração através das Mídias Sociais. 2016. (Congresso).
    51. 15th International Conference on Perspectives in Business Informatics Research. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    52. 2016 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics - SMC. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    53. 20th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    54. 22nd CRIWG Conference on Collaboration and Technology. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    55. 24th European Conference on Information Systems. Editor Adjunto - BPM Track. 2016. (Congresso).
    56. 5th Workshop on Theory and Application of Visualization and Human-Centric Aspects in Process.Membro do Comitê de Programa. 2016. (Oficina).
    57. 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2016.. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    58. 9th International Workshop Series on Business Process Management and Social Software.Membro do Comitê de Programa. 2016. (Oficina).
    59. Congresso Brasileiro de Informática e Educação. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    60. Dagstuhl Seminar - Fresh Approaches to Business Process Modeling.Fresh Approaches to Business Process Modeling. 2016. (Seminário).
    61. IEEE EDOC 2016 ? Enterprise Computing Conference. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    62. The Eighth International Conference on Collaboration Technologie. Membro do Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    63. XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2016. (Simpósio).
    64. 14th International Conference on Perspectives in Business Informatics Research. Membro do Comitê de Programa. 2015. (Congresso).
    65. 19th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2015. (Congresso).
    66. 1o Fórum de Gestão Pública.Melhoria e Implantação dos Processos de Atendimento ao Aluno na UNIRIO. 2015. (Seminário).
    67. 2014 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics - SMC. Membro do Comitê de Programa. 2015. (Congresso).
    68. 21st CRIWG Conference on Collaboration and Technology. Membro do Comitê de Programa. 2015. (Congresso).
    69. 23rd European Conference on Information Systems. Editor adjunto. 2015. (Congresso).
    70. First Latin American School on Business Process Management.Membro do Comitê de Programa. 2015. (Oficina).
    71. Knowledge Management in Organizations. Membro do Comitê de Programa. 2015. (Congresso).
    72. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2015. (Simpósio).
    73. 18th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    74. 2014 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics - SMC. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    75. 20th CRIWG Conference on Collaboration and Technology. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    76. 22nd European Conference on Information Systems. Editor Associado. 2014. (Congresso).
    77. Denmark-Brazil Research Collaboration Workshop. 2014. (Oficina).
    78. IEEE EDOC 2014 ? the ?Enterprise Computing Conference?. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    79. Industry & Application Track (together with the 11th IEEE International Conference on Services Computing).. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    80. Jornadas de Atualização em Informática (JAI) da SBC 2014. Membro do Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    81. SEMISH'14: XLI Seminário Integrado de Software e Hardware.Membro do Comitê de Programa. 2014. (Seminário).
    82. Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2014. (Oficina).
    83. Workshop em Computação Aplicada em Governo Eletrônico.Membro do Comitê de Programa. 2014. (Oficina).
    84. X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2014. (Simpósio).
    85. 17th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    86. 17th IEEE International EDOC Conference (EDOC 2013). Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    87. 19th CRIWG Conference on Collaboration and Technology. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    88. 21st European Conference on Information Systems. Associate Editor for the BPM track. 2013. (Congresso).
    89. 4th International Workshop on Process Model Collections: Management and Reuse.Membro do Comitê de Programa. 2013. (Outra).
    90. 8th International and Interdisciplinary Conference on Modeling and Using Context - CONTEXT 2013. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    91. IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    92. Simpósio Braileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2013. (Simpósio).
    93. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos SBSC 2013.Membro do Comitê de Programa. 2013. (Simpósio).
    94. 16th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    95. 18th CRIWG Conference on Collaboration and Technology. Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    96. Congresso Brasileiro de Informática e Educação. Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    97. IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC 2012). Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    98. International Workshop on Reuse in Business Process Management (rBPM) in conjuction with BPM International Business Process Management Conference.Membro do Comitê de Programa. 2012. (Outra).
    99. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Membro do Comitê de Programa. 2012. (Simpósio).
    100. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2012. (Simpósio).
    101. XXXVI Encontro da ANPAD.Membro do Comitê de Programa. 2012. (Encontro).
    102. Fifth International Conference on Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems (CONFENIS 2011). Membro do Comitê de Programa. 2011. (Congresso).
    103. II Encontro de Administração da Informação.Membro do Comitê de Programa. 2011. (Encontro).
    104. International Conference on Computer-Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2011. (Congresso).
    105. International Workshop on Groupware - CRIWG. Membro do Comitê de Programa. 2011. (Congresso).
    106. Pacific Asia Conference on Information Systems (PACIS) 2011. Membro do Comitê de Programa. 2011. (Congresso).
    107. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Membro do Comitê de Programa. 2011. (Simpósio).
    108. VII Workshop Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software. Membro do Comitê de Programa. 2011. (Congresso).
    109. Escola Regional de Informática (ERI-RJ 2010).Membro do Comitê de Programa. 2010. (Encontro).
    110. Euro-american Conference on Telematics and Information Systems. Membro do Comitê de Programa. 2010. (Congresso).
    111. IFIP WG 8.3 International Conference on Decision Support Systems. Membro do Comitê de Programa. 2010. (Congresso).
    112. International Conference on Computer-Supported Cooperative Work in Design. Membro do Comitê de Programa. 2010. (Congresso).
    113. International Workshop on Groupware - CRIWG. Membro do Comitê de Programa. 2010. (Congresso).
    114. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Membro do Comitê de Programa. 2010. (Simpósio).
    115. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Membro do Comitê de Programa. 2010. (Simpósio).
    116. VI Workshop Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software.Membro do Comitê de Programa. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. SANTORO, F. M.; JOYCE, E.. 26TH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS - AMCIS 2020- Track Philosophy in IS. 2020. Congresso
    2. DEL-RIO-ORTEGA, A. ; LEOPOLD, H. ; SANTORO, F. M.. 18th International Conference on Business Process Management ? Workshops, 2020. 2020. Congresso
    3. JOYCE, E. ; SANTORO, F. M.. 25TH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS - AMCIS 2019 - Track Philosophy in IS. 2019. Congresso
    4. MONOD, E. ; BACKHAUS, C. ; RIVAL, M. ; SANTORO, F. M.. Artificial Intelligence in Management. 2019. Outro
    5. SANTORO, F. M.; JOYCE, E.. 24TH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS - AMCIS 2018 - Track Philosophy in IS - Minitrack 2: Social Media, Psychology and Innovation. 2018. Congresso
    6. Claudia Lage Rebello da Motta ; SANTORO, F. M.. Chancela SBC 2019. 2018. Concurso
    7. KAPPEL, G. ; SANTORO, F. M.. Panel Session on the 36th International Conference on Conceptual Modeling (ER 2017). 2017. Congresso
    8. ROSA, M. L. ; SAEKI, M. ; SANTORO, F. M. ; YU, E.. Publicity Regional Chair on the 29th International Conference on Advanced Information Systems Engineering (CAISE 2017). 2017. Congresso
    9. SANTORO, F. M.; CABANILLA, C.. Track Chair - Data Analytics. 2017. Congresso
    10. SANTORO, F. M.; Claudia Cappelli ; SANTOS, R. P. C.. 14th International Conference on Business Process Management. 2016. Congresso
    11. SANTORO, F. M.; OLVEIRA, J. L.. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - Trilha 5 - Business Process Management. 2015. Congresso
    12. Claudia Cappelli ; SANTORO, F. M.. 2a Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro. 2015. Congresso
    13. BURSTEIN, F. ; SANTORO, F. M. ; OGATA, H. ; Zurita, G.. 20th International Conference on Collaboration and Technology (CRIWG 2014). 2014. Congresso
    14. SANTORO, F. M.; BACARIN, E.. VIII Workshop Brasileiro em Gestão de Processos de Negócio. 2014. Congresso
    15. Claudia Lage Rebello da Motta ; SANTORO, F. M.. III Seminário dos Grande Desafios da Computação da Sociedade Brasileira de Computação. 2014. Outro
    16. Claudia Lage Rebello da Motta ; SANTORO, F. M. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; ESTEVES, R. M. M. ; Fábio Ferrentini Sampaio ; ANDRADE, L. C. V.. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. Congresso
    17. Vieira, V. ; SANTORO, F. M.. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2011. Congresso
    18. SANTORO, F. M.; ISAIAS, P. ; GUTIERREZ, J. M.. Conferência IADIS Ibero-americana WWW/Internet. 2011. Congresso
    19. ISAIAS, P. ; SANTORO, F. M.. Conferência IADIS WWW/Internet Internacional. 2011. Congresso
    20. Iacob, M.E. ; SANTORO, F. M.. International Conference on Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems (CONFENIS) - BPM Track. 2011. Congresso
    21. SANTORO, F. M.; TEIXEIRA, R. F.. Workshop de Dissertações e Teses - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2010. Outro
    22. SANTORO, F. M.. International Conference on Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems (CONFENIS) - Sessão Português. 2010. (Congresso).. . 0.
    23. ISAIAS, P. ; GUTIERREZ, J. M. ; SANTORO, F. M.. Conferência IADIS Ibero-americana WWW/Internet. 2010. Congresso
    24. SANTORO, F. M.. Workshop de Gestão de Processos de Negócios (WBPM). 2009. (Congresso).. . 0.
    25. SANTORO, F. M.. Simpósio Brasileiro de Informática e Educação - Minicursos. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43