Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Patricia Augustin Jaques Maillard

Patrícia Jaques Maillard é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação. É bolsista de produtividade do CNPq e membro titular do Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Ministério da Educação. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5723385125570881 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2 (***
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa Interdisciplinar de Pós Graduação Em Computação Aplicada. Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo Cristo Rei 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil Telefone: (51) 35911100 Ramal: 1639 Fax: (51) 35908305 URL da Homepage: https://professor.unisinos.br/pjaques/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2021-Atual. (Bolsa de Produtividade CNPq - PQ2 - Processo: 306005/2020-4) UM MODELO SENSOR-FREE DE DETECCAO DE ESTADOS AFETIVOS E SUAS TRANSICOES A PARTIR DE LOGS DE ACOES DOS USUARIOS EM SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES
      Descrição: Os estados afetivos interferem no processo de aprendizagem, bem como no engajamento dos alu- nos. Dessa forma, é importante que ambientes de aprendizagem, como os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs), possuam habilidades afetivas, tornando esses ambientes aptos a interpretar e responder adequadamente a estes estados. Uma das formas menos intrusivas de detecção automática de estados afetivos é realizada por meio da mineração de dados provenientes da interação do aluno com o ambiente educacional (logs). Essa forma de detecção é conhecida como sensor-free por não depender de sensores extras para a obtenção dos dados. Os métodos sensor-free de detecção, baseados em mineração de dados, têm sido utilizados para a detecção de estados afetivos, predição do desempenho escolar e do comportamento dos alunos. Estudos apontam que alunos em certos estados afetivos, como frustração e tédio, são mais prováveis a permanecerem nesses estados, impactando negativamente na aprendizagem. Desta forma, os dados de transições dos estados afetivos podem ser utilizados para melhorar a predição destes estados, assim como para possibilitar a tomada de estratégias pedagógicas antes que o aluno entre em estados afetivos com influência negativa na aprendizagem. Da mesma forma, informações adicionais sobre características dos estudantes, como traços de personalidade, poderão ser empregadas para melhorar a detecção uma vez que essas interferem nas emoções. Este trabalho tem como objetivo investigar se a inserção destes dados de transições, assim como da personalidade e mindset, no desen- volvimento de detectores de estados afetivos pode refletir em uma melhora na detecção destes estados. Esse trabalho se diferencia na inserção de dados de transições de estados afetivos no desenvolvimento dos detectores como forma de melhorar a detecção, assim como para fornecer resultados da relação entre os estados afetivos, e suas transições, com a aprendizagem. Embora outros trabalhos tenham desenvolvido detectores sensor-free de estados afetivos, não há trabalhos que utilizaram dados de transições de estados e também não houve a in- tegração destes com dados de personalidade e mindset para predição dos estados dos alunos em tempo real, ao utilizar um STI baseado em passos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    2. 2018-2021. (Bolsa de produtividade CNPq - DT2 - Processo: 309218/2017-9)
      Descrição: Esse trabalho propõe um agente pedagógico, que auxilie o estudante a entender e a regular as suas próprias emoções. A compreensão e regulação das emoções é uma importante habilidade socioemocional. Habilidades socio- emocionais também podem ser ensinadas e aprendidas, assim como competên- cias cognitivas, e o desenvolvimento dessas tem um impacto positivo no sucesso escolar. O agente proposto possuirá um modelo emocional capaz de detectar automaticamente as emoções do estudante, assim como modelar o processo de appraisal de suas emoções, que explicam o porquê de uma emoção. O agente será representado através de um agente pedagógico animado conversacional, que interagirá através de diálogo com o estudante. Dessa forma, através da in- teração com o aluno, ele auxiliará o estudante a compreender as suas emoções e a decidir como agir apropriadamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    3. 2017-2019. (Edital STIC-AMSUD - 18-STIC-03) EMPATIA: EMotional Pedagogical Agents for Training, Instruction and leArning - Avaliando o Impacto de Atitudes Sociais de Personagens Virtuais em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem
      Descrição: (https://projeto.unisinos.br/empatia) The main goal of this project is to investigate how the social attitudes (i.e., friendly, unfriendly, dominant, submissive) of animated pedagogical agents, depending on their role in learning environments and the area of training, impact on students learning, their behavior and their perception. More specifically, we aim at integrating in animated pedagogical agents the computational model of social attitudes developed by the French team, SOCRATES. The animated pedagogical agents are integrated into two existing learning environments developed by the Brazilian and French teams, in two different areas: the learning of technical competencies (math) and the learning of social competencies (breaking bad news). This will allows us to investigate the impact of several social attitudes of pedagogical agents playing different roles in different learning environments on (i) students' behavior (i.e., gaming the system), (ii) students' learning (pre and posttest performance) and (iii) students perception of the agent (i.e., how believable and engaging it is).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Silvana Aciar - Integrante / João Gluz - Integrante / Ig Bittencourt - Integrante / Sean Siqueira - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / Magalie Ochs - Integrante. Financiador(es): Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / MEAE - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    4. 2017-Atual. (Edital FAPERGS - Pesquisador Gaucho - 17/2551-0001) Estudando os Efeitos Pedagogicos de Agentes Animados Emocionais em Sistemas Tutores Inteligentes
      Descrição: Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) têm apresentado resultados pro- missores quando aplicados como ferramentas complementares ao aprendizado em sala de aula. No entanto, observa-se que a ausência de recursos que permi- tam ao STI uma comunicação mais antropomórfica e empática com o aluno im- pactam negativamente na sua aprendizagem. Esse projeto propõe a integração, em STIs, de agentes pedagógicos animados com uma arquitetura de emoções e personalidade a fim de: relacionar explicações com material instrucionais atra- vés de gestos e falas, desencorajar comportamentos do estudante que prejudi- quem a sua aprendizagem, tal como o Gaming The System, e auxiliar o aluno a regular suas emoções de forma a promover sua aprendizagem, por exemplo, aumentando a sua motivação intrínseca. O trabalho proposto será integrado ao Sistema Tutor Inteligente PAT2Math para avaliação experimental em situações reais de uso. O estudo desses aspectos através de agentes que apresentam uma arquitetura de emoções e personalidade, assim como sua aplicação em situa- ções reais em sala de aula, são os principais diferenciais deste trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    5. 2014-2017. (Edital Pesquisador Visitante CNPq - Processo 400481/2013-8) Apoio a Formacao Espontanea de Grupos de Alta Performance em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem Colaborativa Utilizando Tecnicas de Gamificacao e Ontologias
      Descrição: A Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional é uma área das ciências de aprendizagem que procura reunir os benefícios do trabalho em grupo e o apoio tecnológico dos computadores para promover o aprendizado efetivo dos participantes. Uma das pesquisas mais importantes nesta área está relacionada à tarefa de formação de grupos de alta performance. Essa é uma tarefa complexa, mas fundamental para o sucesso da aprendizagem, pois eventuais problemas no processo de agrupamento resultam em interações ineficientes que comprometem tanto a construção do aprendizado quanto a motivação do aluno em utilizar está prática pedagógica. Existem diversas técnicas, modelos e algumas ferramentas capazes de prover apoio 'inteligente" e personalizado para formação de grupos. Porém, todas elas são baseadas na formação impositiva de grupos, ou seja, os participantes são obrigados (ou forçados) a formarem determinados grupos para maximizar as chances de aprendizagem. Isso faz com que a atividade colaborativa seja menos atraente e com maiores índices de repúdio por parte dos estudantes. Neste contexto, esta proposta visa investigar um campo ainda inexplorado pela comunidade que é a criação espontânea de grupos de aprendizagem de alta performance. Usualmente, quando a formação dos grupos acontece de maneira espontânea, os estudantes tendem a se agrupar de acordo com suas preferências pessoais, seguindo critérios como afinidade, preconceitos, ou idiossincrasias gerando grupos desbalanceados e ineficientes que não conseguem atingir os objetivos educacionais desejados. Este trabalho busca investigar e desenvolver um método alternativo para formação de grupos que, ao mesmo tempo, dá a liberdade para os alunos escolherem com quem irão interagir, mas induz (ou influencia) o agrupamento de maneira que grupos de alta performance sejam criados. Essa influência positiva será realizada por meio do uso dos aspectos motivacionais dos indivíduos, uma área também pouco explorada. Uma das técnicas que serão investigadas neste trabalho para atingir este objetivo é conhecida como gamificação. Este termo é comumente utilizado para expressar o uso de elementos de jogos (e.g. enredo, pontuação, ranking, medalhas, etc) em ambientes que não são de jogos (e.g. um ambiente de aprendizagem). Diversas pesquisas vêm sendo conduzidas na área de educação a fim de compreender como técnicas de gamificação podem ser utilizadas para motivar estudantes a realizarem as tarefas desejadas e utilizarem de forma efetiva softwares educacionais. Assim, os objetivos deste projeto são os seguintes: (i) propor a formalização de um modelo (por meio de ontologias) para a formação espontânea de grupos de aprendizagem de alta performance; (ii) investigar a efetividade do emprego de técnicas de gamificação para promover a motivação dos estudantes; e (iii) desenvolver e adaptar as ferramentas necessárias para prover o apoio computacional inteligente para a realização do projeto. Processo CNPq: 400481/2013-8 : 71/2013 / 2013 - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSA NO PAÍS MODALIDADE PESQUISADOR VISITANTE - MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAPS 71/2013. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Integrante / Ig Bittencourt - Integrante / Seiji Isotani - Coordenador / Riichiro Mizoguchi - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    6. 2013-2015. (Edital MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras 18/2013 - Processo 420243/2013-5 / 2013) Computacao e tri-legal! O ensino de programacao como estrategia para despertar o interesse de adolescentes em Computacao
      Descrição: Esse projeto descreve uma metodologia de ensino de programação como estratégia para despertar interesse de adolescentes, principalmente, do sexo feminino, em uma formação e carreira profissional na área de informática. A metodologia proposta consiste no ensino semanal de programação a alunos do 2o e 3o anos do ensino médio com a ferramenta web Scratch. Por ser mais interativa e social, Scratch tem um forte apelo motivacional entre os adolescentes. A utilização do Scratch para desenvolver projetos de programação que envolvam problemas do dia-a-dia e interesse dos alunos com tópicos vistos nas aulas de matemática, física e português, pode igualmente auxiliar os estudantes a melhor aprenderem conteúdos relacionados. Além disso, são previstas palestras motivacionais sobre carreiras em Computação. 420243/2013-5 / 2013 - MCTI/CNPQ/SPM-PR/PETROBRAS - MENINAS E JOVENS FAZENDO CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO - CNPQ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    7. 2011-2014. (Edital Pesquisador Gaucho/FAPERGS - Faixa A) PAT2Math: UM STI Afetivo de Algebra
      Descrição: Este projeto propõe a consideração das emoções do aluno em um Sistema Tutor Inteligente de matemática, mais especificamente, voltado ao ensino de álgebra elementar. Um ambiente computacional de aprendizagem que é ciente das emoções do aprendiz está mais apto a determinar um momento mais apropriado para interceder, assim como decidir qual estratégia aplicar a fim de manter a motivação do aluno e seu engajamento na atividade. O sistema tutor proposto tem aplicação na 7ª série do ensino fundamental e seu conteúdo está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), articulando-se na área de conhecimento Matemática. A matemática foi escolhida, pois esta é uma área de conhecimento, onde muitas das dificuldades que os alunos experimentam se devem a bloqueios afetivos. O conteúdo de Álgebra, em particular, foi selecionado, pois é um tópico da matemática onde os alunos brasileiros têm particularmente tido dificuldades. Neste projeto, estamos também propondo um agente pedagógico animado que aplicará as táticas pedagógicas afetivas com o objetivo de motivar e engajar o aluno na sua aprendizagem de acordo com as emoções inferidas. As táticas do agente serão compostas por comportamentos e falas emocionais, assim como expressões faciais emocionais do agente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Henrique M. Seffrin - Integrante / Geiseane Rubi - Integrante / Tiago Sommer - Integrante / Felipe de Morais - Integrante / Bruno Schaab - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    8. 2011-2014. (Edital Universal 14/2011 - Faixa B - Processo 470485/2011-6) Considerando as emocoes do aluno para promover a aprendizagem de algebra
      Descrição: Este projeto propõe a consideração das emoções do aluno em um STI de matemática, mais especificamente, voltado ao ensino de álgebra elementar. O objetivo principal no desenvolvimento deste STI é utilizá-lo como ambiente de ensino para considerar a afetividade do aluno, tema principal de pesquisa da coordenadora deste projeto desde seu doutorado (Jaques e Viccari, 2005a; Quarto, Labidi et al., 2006; Jaques e Viccari, 2007; Jaques e Vicari, 2008; Motola, Jaques et al., 2009). Um ambiente computacional de aprendizagem que é ciente das emoções do aluno está mais apto a determinar um momento mais apropriado para interceder, assim como decidir qual estratégia aplicar a fim de manter a sua motivação e seu engajamento na atividade. Um STI voltado ao ensino de matemática apresenta duas principais vantagens quando aplicado como ambiente para inferir emoções do usuário: (1) sabe-se que a matemática em geral é uma área bastante temida pelos alunos, gerando várias emoções tais como frustração, medo de errar e até mesmo baixa auto-eficácia (Piaget, 1989); e (2) em um sistema tutor temos um ambiente onde as situações de aprendizagem e o perfil do aluno estão mais bem definidos do que em objetos de aprendizagem em geral. Isso é necessário para a inferência das emoções do usuário pelo seu comportamento observável (ações do usuário na interface do sistema) se utilizando de um modelo psicológico de emoções baseado em appraisal (Ortony, Clore et al., 1988), uma das abordagens que será empregada nesta pesquisa. O sistema tutor proposto tem aplicação na 6a e 7ª série e seu conteúdo está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), articulando-se na área de conhecimento Matemática. O conteúdo de Álgebra foi escolhido, pois é um tópico da matemática onde os alunos brasileiros têm particularmente tido dificuldades. ?Nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por exemplo, os itens referentes à álgebra raramente atingem um índice de 40 % de acerto. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    9. 2011-2013. (Edital RNP/CTIC) SIMTUR - Sistema Inteligente de Monitoramento de Trafego Urbano
      Descrição: Questões recorrentes, tais como os grandes congestionamentos nos centros urbanos e a ausência de fomento à utilização de transportes coletivos, são obstáculos ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Como soluções a essas dificuldades e visando atingir uma mobilidade sustentável, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) vêm sendo aplicadas, tendo como principal resultado os Sistemas de Transportes Inteligentes (STI). Neste contexto, este projeto propõe criar, modelar e implementar um sistema integrado de soluções, intitulado SIMTUR, direcionado ao rastreamento, comunicação, controle e monitoramento de transporte e tráfego em cidades. SIMTUR pretende prover informações sobre o tráfego, localização e demais condições urbanas (nível de poluição, temperatura, umidade e outras) aos usuários de transporte coletivo e privado, além de informações de itinerários para os passageiros de transportes coletivos. O projeto desenvolverá, ainda, um simulador de semáforos inteligentes e disponibilizará uma base de dados, que podem ser utilizados por instituições governamentais e prefeituras para auxiliar no planejamento urbano. Em geral, o sistema SIMTUR contribuirá para a desobstrução de vias urbanas e almeja incentivar o uso de transportes coletivos de mobilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Ana Bazzan - Integrante / Marcia Pasin - Integrante / Ana Carolina Salgado - Integrante / Yuzo Iano - Integrante / Gilberto Nakamiti - Integrante / Kelvin Dias - Integrante / Carlos Ferraz - Integrante / Rangel Arthur - Integrante / Fábio Pessoa de Sá - Integrante / Gunnar Bedicks Jr - Integrante / Elisa Huzita - Integrante / Vaninha Vieira - Integrante / José Neuman de Souza - Integrante / Patricia Tedesco - Integrante / Vicente Idalberto Becerra Sablón - Integrante / Jó Ueyama - Integrante / Leonardo D. Chiwiacowsky - Integrante / Ana Paula Chaves Steinmacher - Integrante. Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    10. 2011-2013. (Edital STIC-AMSUD/CAPES Processo 024/2010) ACAI: Affective Conversational Agents for learnIng
      Descrição: ACAI is a STIC-AMSUD project that involves the cooperation of 5 research institutions (UNISINOS, UFRGS, University of San Juan, LIMSI, LIG) from 3 diferent countries (Brazil, France and Argentina). The proposed project has as main goal to study the potential of affective Embodied Conversational Agents (ECAs) in learning applications. Five work packages of research were defined and are described bellow, which are: Affective Conversation, Affective User Models, Affective Expression, Evaluation and application of ECAs in learning applications. These themes involve improving the aspects of human-computer interaction in Embodied Conversational Agents that will allow it to be aware of students? emotions and interact more effectively with them in intelligent learning environments.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Rosa Maria Vicari - Integrante / Sylvie Pesty - Integrante / Magda Bercht - Integrante / Aline Villavicencio - Integrante / Jean-Paul Sansonnet - Integrante / Jean-Claude Martin - Integrante / Eliseo Reategui - Integrante / Catherine Pelachaud - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Centre National de la Recherche Scientifique - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    11. 2011-2012. (EuropeAid/130695/M/ACT/R06) Cursos interuniversitarios para el intercambio de conocimientos en el espacio del MERCOSUR
      Descrição: Convocatoria abierta a las Universidades públicas y privadas de Argentina, Brasil, Paraguay y Uruguay para la presentación de propuestas para la creación de redes académicas en el marco del Proyecto ?Apoyo al programa de Movilidad MERCOSUR en Educación Superior?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Integrante / Silvana Aciar - Coordenador / Luisa Peirano - Integrante / Michael Hobbins - Integrante. Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro / Mercosul - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    12. 2010-2014. (Edital PRONEX/Fapergs - Processo 10/0049-7) Rede Estadual de Simulacao Social (RS SOC)
      Descrição: Tendo em vista os ítens listados acima, este projeto visa apoiar os setores público e de negócios com o desenvolvimento de ferramentas do tipo laboratório para simulação e teste de políticas e ações ligadas à área de computação social. Para se atingir este objetivo, este projeto se encontra articulado em quatro eixos temáticos e um eixo transversal o qual serve de base para os anteriores. Os eixos temáticos são voltados à aplicações selecionadas pela equipe devido à: i) relevância social e no contexto dos desafios colocados pelo fato de a capital do estado ter sido escolhida uma das cidades-sede dos jogos da Copa de 2014; ii) experiência e competência da equipe justamente em torno destes eixos temáticos. Tais eixos são: ? temáticos: mobilidade urbana, gerenciamento de situações de emergência, meio ambiente, e tecnologias educacionais 1) transversal: infra-estrutura organizacional e tecnológica No eixo voltado ao meio ambiente, é notório que o gerenciamento de recursos naturais requer que o governo, os cidadãos e outros atores interajam via apoio de ferramentas computacionais. Desta forma, este subprojeto objetiva simular o desenvolvimento de sistemas de suporte à gestão que permitam se testar ações na direção do desenvolvimento econômico sustentável. Os desafios envolvidos são o gerenciamento de um grande número de dados e a mediação entre os atores via computador. Para isto, mecanismos de confiança (trust) estão sendo desenvolvidos em áreas como inteligência artificial, sistemas multiagente e redes sociais. No eixo de mobilidade urbana, a questão do provimento e difusão de informação os usuários de sistemas de transporte é central. Porém, a fim de prover informação útil e no tempo requerido são necessárias ferramentas de simulação que possam lidar com a questão de como os motoristas e demais usuários processam e reagem à informação. Esta é uma questão difícil pois envolve roteamento e alocação dinâmicas. https://inf.ufrgs.br/rssoc/doku.php. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Rafael Bordini - Integrante / Rosa Maria Vicari - Integrante / Antônio Carlos Rocha da Costa - Integrante / Graçaliz Dimuro - Integrante / Diana Adamati - Integrante / Paulo Ferreira - Integrante / Marcia Pasin - Integrante / Marcus Ritt - Integrante / Luciana Salete Buriol - Integrante / Marilton Sanchotene de Aguiar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    13. 2010-2014. (Bolsa de Produtividade CNPq DT - Nivel 2) PAT2Math: Um STI Afetivo de Algebra
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.
    14. 2010-2013. (UNISINOS) Pat2Math: Um Sistema Tutor Inteligente Afetivo para Ensino de Equacoes Algebricas
      Descrição: Este projeto propõe a consideração das emoções do aluno em um Sistema Tutor Inteligente de matemática, mais especificamente, voltado ao ensino de álgebra elementar. Um ambiente computacional de aprendizagem que é ciente das emoções do aprendiz está mais apto a determinar um momento mais apropriado para interceder, assim como decidir qual estratégia aplicar a fim de manter a motivação do aluno e seu engajamento na atividade. O sistema tutor proposto tem aplicação na 7ª série do ensino fundamental e seu conteúdo está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), articulando-se na área de conhecimento Matemática. A matemática foi escolhida, pois esta é uma área de conhecimento, onde muitas das dificuldades que os alunos experimentam se devem a bloqueios afetivos. O conteúdo de Álgebra, em particular, foi selecionado, pois é um tópico da matemática onde os alunos brasileiros têm particularmente tido dificuldades. Neste projeto, estamos também propondo um agente pedagógico animado que aplicará as táticas pedagógicas afetivas com o objetivo de motivar e engajar o aluno na sua aprendizagem de acordo com as emoções inferidas. As táticas do agente serão compostas por comportamentos e falas emocionais, assim como expressões faciais emocionais do agente. A escolha dos comportamentos pelo agente será guiada pelas sua arquitetura interna de emoções e personalidade. (Projeto Interno UNISINOS). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Patrícia Augustin Jaques Maillard - Coordenador / Eduardo de Oliveira - Integrante / Henrique M. Seffrin - Integrante / Geiseane Rubi - Integrante / Fabio Damasceno - Integrante / Boris da Cruz - Integrante / Leandro Medeiros Machado - Integrante / Rafael Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Patricia Augustin Jaques Maillard.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. 24th Global Chinese Conference on Computers in Education (GCCCE 2020). Responding to students' emotions in intelligent learning environments: from extrinsic regulation to teaching learners to regulate their own emotions. 2020. (Congresso).
    2. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2020. (Congresso).
    3. European Conference for Technology-Enhanced Learning (EC-TEL). EmAP-ML: A Protocol of Emotions and Behaviors Annotation for Machine Learning Labels. 2019. (Congresso).
    4. IEEE Advanced Learning Technologies and Technology-enhanced Learning (ICALT). Studying the impact of gamification on learning and engagement of introverted and extroverted students. 2019. (Congresso).
    5. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Estudando o Impacto das Atitudes de Agentes Pedagógicos em Ambientes de Aprendizagem: um Mapeamento Sistemático. 2019. (Congresso).
    6. European Conference on Technology Enhanced Learning (ECTEL). Exploring Gamification to Prevent Gaming the System and Help Refusal in Tutoring Systems. 2018. (Congresso).
    7. European Conference on Technology Enhanced Learning (ECTEL). Exploring Gamification to Prevent Gaming the System and Help Refusal in Tutoring Systems. 2018. (Congresso).
    8. International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Analysis of permanence time in emotional states: A case study using educational software. 2018. (Congresso).
    9. International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Analysis of permanence time in emotional states: A case study using educational software. 2018. (Congresso).
    10. International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Analysis of permanence time in emotional states: A case study using educational software. 2018. (Congresso).
    11. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education). Melhorando a atenção dos estudantes através da tutoria de mindfulness em sistemas tutores inteligentes. 2018. (Congresso).
    12. Latin-American Conference on Learning Technologies (Laclo). The Think Aloud Method for Qualitative Evaluation of an Intelligent Tutoring System Interface. 2017. (Congresso).
    13. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - CBIE.Qualidade da Pesquisa em Informática na Educação. 2017. (Simpósio).
    14. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education).Computação Afetiva aplicada à Educação: uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil. 2017. (Simpósio).
    15. Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. Coordenador Geral do Evento Satélite DesafIE!. 2016. (Congresso).
    16. IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). Modelling students' algebraic knowledge with dynamic Bayesian networks. 2016. (Congresso).
    17. International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Adaptive training of the metacognitive skill of knowledge monitoring in Intelligent Tutoring Systems. 2016. (Congresso).
    18. Virtual Symposium - State of the Art of Brazilian Research on Affective Computing in Education.Agentes Pedagógicos Animados Emocionais em Sistemas Tutores Inteligentes. 2016. (Simpósio).
    19. ACM Symposium On Applied Computing (ACM-SAC).Improving Pedagogical Recommendations by Classifying Students According to their Interactional Behavior in a Gamified Learning Environment. 2015. (Simpósio).
    20. IEEE Women in Engineering Leadership Conference. 2015. (Congresso).
    21. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O Futuro da Informática na Educação no Brasil nos próximos 25/30 anos. 2015. (Congresso).
    22. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).Aplicação do Mindfulness em um Sistema Tutor Inteligente: um Estudo Piloto. 2015. (Simpósio).
    23. 29th Symposium On Applied Computing (ACM-SAC). A Dynamic Bayesian Network for Inference of Learners Algebraic Knowledge. 2014. (Congresso).
    24. International Conference on Agents and Artificial Intelligence (ICAART). A Probabilistic Implementation of Emotional BDI Agents. 2014. (Congresso).
    25. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Modelando o conhecimento algébrico do estudante através de Redes Bayesianas Dinâmicas. 2014. (Simpósio).
    26. Congresso Brasileiro de Informática na Educação.3 artigos completos aceitos. 2013. (Simpósio).
    27. ACM Research in Applied Computation Symposium (RACS). Developing Web fully-integrated conversational assistant agents. 2012. (Congresso).
    28. Brazilian Conference on Intelligent System - Encontro Nacional de Inteligência Artificial. Um Estudo de Caso com o Uso do A* para o Problema do Caminho Mais Curto em Transporte Público. 2012. (Congresso).
    29. CSBC 2012 - DesafIE. 2012. (Congresso).
    30. IX Encontro Nacional de Inteligência Artificial.Um Estudo de Caso do A* para o Problema do Caminho mais Curto em Transporte Público. 2012. (Encontro).
    31. Open Innovation Seminar 2012. 2012. (Seminário).
    32. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Dicas inteligentes no Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. 2012. (Congresso).
    33. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.artigo completo aceito. 2012. (Simpósio).
    34. Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. 2012. (Simpósio).
    35. XXVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Provendo informações para atores do Sistema de Transporte Público: Um passo na direção de Sistemas Inteligentes de Transporte. 2012. (Congresso).
    36. XXVI ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Provendo informações para atores do Sistema de Transporte Público: Um passo na direção de Sistemas Inteligentes de Transporte. 2012. (Congresso).
    37. SBIE-WIE 2011 Workshop: Towards Affective Computing in Education: how to enhance the student affective experience to foster learning?.Modelagem de um agente pedagógico emocional levando em consideração estratégias cognitivas e afetivas. 2011. (Outra).
    38. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O modelo cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. 2011. (Simpósio).
    39. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O modelo cognitivo do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. 2011. (Simpósio).
    40. Workshop de Informática na Escola. 2011. (Outra).
    41. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Resolvendo equações algébricas no STI PAT2Math. 2010. (Simpósio).
    42. V Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem. 2010. (Congresso).
    43. Workshop de Informática na Escola - CSBC 2010. Workshop de Informática na Escola - Membro do Comitê de Programa. 2010. (Congresso).
    44. Worshop Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos (WESAAC). 2010. (Outra).
    45. Worshop Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos (WESAAC).Sistema Tutor Inteligente PAT2Math: Proposta de Arquitetura Multiagente. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. JAQUES, PATRICIA A.. Chair do Doctoral Consortium do International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) 2020. 2020. (Concurso).. . 0.
    2. JAQUES, PATRICIA AUGUSTIN; RAJENDRAN, R.. Chair do Doctoral Consortium do International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT) 2019. 2019. Outro
    3. JAQUES, PATRICIA AUGUSTIN. CHAIR do Concurso de Teses, Dissertações e TCCs do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2018. (Concurso).. . 0.
    4. JAQUES, P. A.; Tarouco, Liane ; NUNES, M. A. S. N. ; CAMPOS, M. B.. CSBC - DesafIE!. 2016. Congresso
    5. ISOTANI, SEIJI ; BITTENCOURT, I. ; FRANGO, I. ; SIQUEIRA, S. ; JAQUES, P. A.. I Escola de Verão em Informática na Educação. 2015. Outro
    6. NUNES, M. A. S. N. ; JAQUES, PATRICIA A.. Workshop: Towards Affective Computing in Education: how to enhance the student affective experience to foster learning?. 2011. Congresso
    7. VICARI, Rosa Maria ; JAQUES, Patrícia Augustin. Workshop de Informática na Escola (2010). 2010. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43