Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Soraia Raupp Musse

Possui graduação em Bacharelado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Cours Postgrade En Informatique Realité Virtuelle - Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (1997), doutorado em Doctorat En Science - Ecole Polytechnique Federale de Lausanne na Suíça (2000) e pós-doutorado na Universidade da Pennsylvannia - USA em 2016. Atualmente é professora adjunto da Escola Politécnica da PUCRS, atuando na pós-graduação em Ciência da Computação, orientando alunos de graduação, mestrado, doutorado e bolsistas posdoc. Sua pesquisa tem ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), principalmente nos seguintes temas: computação gráfica, agentes sintéticos virtuais, multidões de agentes virtuais, percepção visual e visão computacional. Já publicou mais de 50 artigos em periódicos, sendo vários deles de grande impacto, como IEEE CGA, IEEE Signal Processing Magazine, ACM Presence, IEEE CGA, IEEE TVCG, The Visual Computer, IEEE Transactions on Circuits and Video Technology, Computers & Graphics e etc. No ano de 2007 publicou o primeiro livro da área de Simulação de Multidões pela Springer-Verlag junto a seu orientador de doutorado Daniel Thalmann. O livro foi re-editado em 2013. Em 2017 publicou novo livro na área de simulação, e em 2019 publicou livro na área de personalidades e emoções de pedestres. Todos os livros foram publicados pela Springer-Verlag. Realizou estágio senior na Universidade da Pennsylvannia (USA), trabalhando com o Prof. Norman Badler de 2015 a 2016. É a segunda pesquisadora mais citada na área de Simulação de Multidões (crowd simulation), e a primeira mais citada na área de simulação de pedestres (pedestrian simulation), de acordo com o Google Scholar. Possui h-index = 30, também segundo o Google Scholar. Foi membro do Comitê de Área do CNPq (2018-2021) e é atualmente do Comitê de Avaliação da CAPES (agosto-dezembro de 2021). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2302314954133011 (27/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FACIN. Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 32 - Sala 609 Partenon 90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33203611 Ramal: 8609 Fax: (51) 33203621 URL da Homepage: https://www.inf.pucrs.br/~smusse/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. LODUS : Um Framework para Dinamica Populacional e o Impacto do Contagio
      Descrição: A área de simulação de multidões já apresentou vários avanços nas movimentações realistas de pessoas em pequenos, e médias grupos, tendo ainda alguns estudos em multidões de alta densidade de pessoas. O VHLAB, na PUCRS, é um grupo referência na literatura da área em simulação de multidões. Várias são as técnicas propostas que visam simular individualidades de agentes, como gênero e idade. No entanto, modelos de simulação computacional que considerem além destes fatores, dados como cultura e hábitos populacionais são ainda incipientes e requerem um profundo estudo do estado-da-arte de outras áreas do conhecimento. Neste projeto, pretendese atuar em três fases distintas. Primeiramente, aplicar métodos que já trabalhamos, no contexto de simulação de multidões, a fim de simular hábitos e culturalidade das populações em ambientes urbanos. A segunda parte visa incluir no método, um modelo para contágio nas multidões, a fim de permitir a simulação de contágio de vírus entre a população. Por fim, pretendemos aplicar os métodos desenvolvidos na dinâmica populacional e o modelo de contágio inicialmente em Porto Alegre, permitindo visualizar efeitos do lock down da população, devido a pandemia recente. Salienta-se que essa ferramenta, a ser desenvolvida, para simulação de dinâmica populacional também poderá ser útil em decisões de planejamento do espaço simulado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    2. 2018-Atual. Expressoes Faciais - Praias PSICO e CC
      Descrição: A proposta integra conhecimentos da Psicologia Cognitiva e recursos da Ciência da Computação visando viabilizar um produto técnico informatizado que maximize um processo cognitivo subjacente fundamental para a interação social. Assim, bancos de imagens já desenvolvidos pelo GNAT- Grupo de Pesquisa em Neurociência e Transgeracionalidade serão submetidos a um tratamento técnico visando a qualificação e validação das imagens. No segundo momento, tais imagens serão utilizadas no desenvolvimento de um programa informatizado no formato de jogo interativo. Para este programa as técnicas utilizadas incluirão psicoeducação e modelagem com ênfase principal na correção de erros relacionados ao processamento de expressões faciais e na minimização de vieses atencionais presentes na atividade de reconhecer tais expressões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Integrante / Adriane Arteche - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    3. 2017-2019. Analise de video com SSP-RS
      Descrição: Este projeto visa desenvolver metodologias baseado em dados disponíveis pela Secretaria de Segurança Pública do estado do RS. No caso deste projeto, foi desenvolvido o aplicativo Beta-Faces, em parceria com a Procergs, e disponibilizado para a Brigada Militar do RS. Por conta deste projeto, a coordenadora do projeto recebeu uma medalha de mérito da Brigada Militar em 2019.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    4. 2017-Atual. Deteccao e Simulacao de Culturalidade em Crowds (DeSimCC)
      Descrição: A área de simulação de multidões já apresentou vários avanços nas movimentações realistas de pessoas em pequenos, e médias grupos, tendo ainda alguns estudos em multidões de alta densidade de pessoas. Neste caso, individualidades já foram tratadas em poucos e recentes trabalhos, como gênero e idade. Modelos de simulação computacional que considerem além destes fatores, dados como cultura e hábitos são ainda incipientes e requerem um profundo estudo do estado-da-arte de outras áreas do conhecimento. Neste projeto, pretende-se atuar em duas fases distintas. Primeiramente, investigar e propor maneiras de extrair dados de culturalidade em sequências de vídeo. A segunda fase é responsável por propor maneiras de considera a culturalidade em modelos de simulação e animação de personagens. Aplicações como simular populações culturamente coerentes em games e simulações interativas são exemplos de possibilidades deste trabalho. Este é o projeto da minha bolsa PQ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    5. 2016-Atual. Deteccao de comportamentos culturais em Multidoes
      Descrição: Projeto Universal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    6. 2015-2019. Cultural Crowds
      Descrição: Projeto visa detectar aspectos de culturalidade em multidões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador / Adriana Braun - Integrante / Julio Jacques Jr - Integrante / Leandro Dihl - Integrante / Vinicius Cassol - Integrante / Rodrigo Barreto - Integrante / Jovani Oliveira - Integrante. Financiador(es): Office of Naval Research Global - Auxílio financeiro.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    7. 2015-2016. HealthCrowds
      Descrição: O projeto visa investigar simulação de crowds heterogêneas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    8. 2013-2016. Identidade
      Descrição: O projeto de Identificação de Pessoas em multidões em vídeos/imagens com propósito de encontrar pessoas baseado em suas características faciais ou não (cor da roupa, grupo que faz parte, etc) e/ou da sua postura é, no nosso ponto de vista, de grande importância. Este projeto possui aplicação potencial na área de segurança em eventos esportivos ou outros que possuam aglomeração de seres humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador / Julio Jacques Jr - Integrante / Leandro Dihl - Integrante.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    9. 2013-2016. FACES
      Descrição: O o projeto FACES é o projeto da minha bolsa produtividade PQ1 e visa explorar outras possibilidades de integração entre VC e CG, com aplicações que vão de jogos, cinemas a interfaces mais intuitivas e amigáveis. Especificamente no âmbito deste projeto, pretende-se investigar a conexão entre faces reais e virtuais, de maneira a prover ferramentas que auxiliem no processo de animação facial, baseado em vídeos reais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador / Adriana Braun - Integrante / Rossana Queiroz - Integrante.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    10. 2013-Atual. Simulacao de Multidoes
      Descrição: O projeto visa melhorar o software CrowdSim desenvolvido com apoio da FINEP no projeto VISU-SD. Além disso, o projeto Simulação de Multidões também visa aplicar o CrowdSim em casos reais, através de prestação de serviços avançada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Soraia Raupp Musse - Coordenador.
      Membro: Soraia Raupp Musse.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (22)
    1. Paraninfa espiritual - Turma da Ciência da Computação 2021/1 - PUCRS, PUCRS.. 2021.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    2. Convite para publicação de paper em Homenagem ao Prof T. L. Kunii - Criador das Conferências Computer Graphics International e do Journal The Visual Computer, The Visual Computer - Springer.. 2021.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    3. Primeiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações do SBGames 2020 - Aluno de doutorado Rodolfo Favaretto, SBC.. 2020.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    4. Prêmio Tiradentes da Capes de melhor tese - Aluno Rodolfo Favaretto, CAPES e Ministério da Defesa.. 2020.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    5. Paraninfa espiritual - Turma da Ciência da Computação 2020/2 - PUCRS, PUCRS.. 2020.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    6. Recebimento de Medalha de Serviços Distintos pelo Apoio Científico no Desenvolvimento do BETA-FACES, Brigada Militar.. 2019.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    7. Primeiro lugar no Workshop do G2 (Jogos na Graduação - SBGames) - Alunos William Dias, Lucas Felix, Julia Melgare, Paulo Knob e Victor Araujo, SBC.. 2019.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    8. Terceiro lugar no Workshop do G2 (Jogos na Graduação - SBGames) - Alunos Matheus Schneider, Paulo Brossard, Rodolfo Favaretto, SBC.. 2019.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    9. Parte do comitê da Área da Computação no CNPq, CNPq.. 2018.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    10. Reviewer of Distinction, Computer & Graphics Journal - Elsevier.. 2018.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    11. Bolsa PQ 1D - renovação até fev/2021, CNPq.. 2017.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    12. Prêmio Melhor Tese de Doutorado do SBGames 2017 - Aluno Vinicius Cassol, SBC.. 2017.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    13. Finalista da seleção de Best papers do SBGames 2016 (4 contemplados), SBC.. 2016.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    14. Best paper no IEEE International Symposium on Multimedia - Paper com Julio C. Jacques Juniot, IEEE.. 2015.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    15. Segundo Best paper no SBGames 2015 - paper com Rossana Queiroz e Adriana Braun, SBC.. 2015.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    16. Primeiro lugar na Categoria Ciência e Inovação, Santander.. 2013.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    17. Bolsa PQ 1D - renovação até fev/2017, CNPq.. 2013.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    18. Melhor artigo no SBGames 2011 (com outro autores), SBC.. 2011.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    19. IBM Ph.D Fellowship Award (orientando de doutorado Julio C. Jacques Junior), IBM.. 2011.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    20. Bolsa PQ - CNPq renovada até 2013, CNPq.. 2010.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    21. Menção Honrosa-Trabalho: Reducing the Gap Between Users and Avatars in Virtual Worlds (outros autores: R. Samadani, M.Thielo, A.Braun, H.Braun, J.Moreira, M.Cohen, R.Hocevar, R.Queiroz), Hewlett Packard Technical Conference 2010 - Phoenix, AZ... 2010.
      Membro: Soraia Raupp Musse.
    22. Premio ASSESPRO - Orientação do melhor Trabalho de Conclusão de Curso - PUCRS (aluno: Rafael Hocevar de Moura), ASSESPRO.. 2010.
      Membro: Soraia Raupp Musse.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. IEEE International Conference on ? SEMANTIC COMPUTING. 2021. (Simpósio).
    2. ACM SIGGRAPH Conference Motion in Games. 2020. (Simpósio).
    3. Conference on Graphics, Patterns and Images.Apresentação do keynote Helio Lopes. 2020. (Simpósio).
    4. XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2020. (Simpósio).
    5. Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.Convidado como keynote do evento. 2019. (Simpósio).
    6. CASA - Computer Animation and Social Agents. Optimal Group Distribution based on Thermal andPsycho-Social Aspects. 2019. (Congresso).
    7. Intelligent Virtual Agents. 2019. (Simpósio).
    8. SIBGRAPI ? Conference on Graphics, Patterns and Images.KEYNOTE - Sibgrapi/SBGames/SVR - Crowd Simulation. 2019. (Simpósio).
    9. SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES). Simulating Rescue of Agents in Crowds during Emergency Situations. 2017. (Congresso).
    10. SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images. 2017. (Congresso).
    11. SBgames. 2016. (Congresso).
    12. SIBGRAPI. Detecting Crowd Features in Video Sequences. 2016. (Congresso).
    13. SBgames. 2015. (Congresso).
    14. SIBGRAPI. 2013. (Congresso).
    15. Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. 2012. (Congresso).
    16. IEEE International Conference on Image Processing. SKELETON-BASED HUMAN SEGMENTATION IN STILL IMAGES. 2012. (Congresso).
    17. Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. 2010. (Simpósio).
    18. Conference on Graphics, Patterns and Images.Full papers do SIBGRAPI 2010. 2010. (Simpósio).
    19. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2010. (Congresso).
    20. Visual Media Workshop - SIBGRAPI.Computação Gráfica em Jogos e Cinema. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MUSSE, S. R.; Marcondes, R ; PELECHANO, N. ; WANG, A.. Coordenação do Comitê de programa do SIBGRAPI. 2020. Congresso
    2. Musse, Soraia Raupp; CELEBI, Z. ; THALMANN, Daniel. Chair do Comitê de programa do CASA 2019. 2019. Congresso
    3. CLUA, E. ; FEIJÓ, Bruno ; Chaimovicz, L ; V. Cassol ; Musse, Soraia Raupp. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2018. Congresso
    4. Musse, Soraia Raupp. Tutoriais do SIBGRAPI 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
    5. MUSSE, S. R.. Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. MUSSE, S. R.. Workshop on Works in Progress - SIBGRAPI 2013. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. MUSSE, S. R.. Festival de Filmes de Computação Gráfica do SIBGRAPI 2000. 2000. (Festival).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:49