Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Isabel Gomes Rodrigues Martins

Isabel Martins é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC (2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009 -2013) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC (2009-2013), Diretora do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ (2016-2019). É Coordenadora de área ? Educação da Fundação Carlos Chagas de de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ Professora Titular do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural Studies in Science Education (Springer), membro do corpo editorial da coleção Contributions of Science Education Research (Springer). É coordenadora da área de Educação Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e em extensão, e coordenando de projetos de pesquisa em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Programa Quadro 7 da União Europeia e British Academy. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (ENPEC, EPEF, entre outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas promotoras do letramento científico e da justiça social. Pesquisadora 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5160665761520226 (08/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nucleo de Tecnologia Educacional para a Saude, Laboratório de Linguagens e Mediações. NUTES - UFRJ, Predio do CCS, Bloco A, Sala 26 Ilha do Fundao 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 5626344 Fax: (21) 5626345 URL da Homepage: https://www.nutes.ufrj.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Ciencias em Rede (CeR): Todos de Portas Abertas!
      Descrição: O objetivo geral do projeto é o de dinamizar o processo ensino-aprendizagem de Ciências por meio de ações que possibilitem que estudantes e seus professores da educação básica atuem como protagonistas na construção e apropriação do conhecimento científico, experenciando, com licenciandos, pós-graduandos, docentes, circuitos de formação, comunidades de aprendizagem e cartografias de formação. Tal dinamização valoriza o ensino com a participação ativa dos alunos por investigação como uma perspectiva pedagógica capaz de transformar a relação desses sujeitos ? estudantes e professores ? com o conhecimento científico, uma vez que possibilita compreender tanto aspectos de sua produção quanto de sua socialização, popularização e democratização na sociedade.(1) Realizar ações de ensino por investigação com professores e estudantes do ensino médio e dos últimos anos do fundamental; (2) Integrar estudantes e professores da educação básica em atividades que envolvam a descoberta (ou redescoberta) científica em ambientes escolares; (3) Ampliar as interações entre estudantes e professores da educação básica, licenciandos, docentes das instituições que atuam na formação docente na área de ciências e docentes e técnicos que atuam diretamente nos laboratórios de pesquisa; (4) Produzir materiais didáticos inovadores, que assumam a potência do ensino por investigação para refletir acerca da natureza do conhecimento científico;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador / Debora Foguel - Integrante / Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec - Integrante / Victor Giraldo - Integrante / Giselle Roças Fonseca - Integrante / Glauco Silva - Integrante.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    2. 2018-Atual. Possibilidades de agenciamento de estudantes e de educadores em ciencias em contextos contemporaneos
      Descrição: Neste projeto, identificamos aspectos relevantes da contemporaneidade (por exemplo, diversidade, individualismo, competitividade, tecnologização da vida social etc.) e problematizamos como estes constituem discursos que articulam saúde, ambiente e cidadania representados em documentos de políticas curriculares, textos de pesquisa em educação em ciências, livros didáticos de ciência escolar, textos de divulgação científica que informam a produção de projetos educativos por grupos colaborativos envolvendo pesquisadores e professores da universidade e da educação básica. Estas análises serão a base para o desenvolvimento de propostas que exploram possíveis associações entre três influências contemporâneas na Educação em Ciências: o trabalho curricular que associa ciência, sociedade e cidadania nas perspectivas CTS latino-americanas; nas diferentes formas nas abordagens QSA, STEPWISE e educação STEM e; e nas recentes reformas educacionais, brasileiras e estrangeiras. Admitindo que discurso e sociedade estão vinculados por uma relação dialética, ou seja, por uma relação recíproca fortemente influenciada por características contextuais e que implica determinação mútua, parece apropriado perguntar sobre as circunstâncias sociais em torno das quais se dá o surgimento destas novas formas de expressão e do aumento e intensificação do seu uso. Desta forma, perguntamos: Quais elementos estão presentes nos discursos que vinculam a formação em ciências à formação para o mercado de trabalho? Em que medida a ênfase na ciência como instrumental para a tomada de decisões obscurece as dimensões políticas da alfabetização científica? Qual é o potencial das tecnologias de práticas colaborativas e comunicativas no (re)posicionamento das escolas, dos professores e dos alunos nos contextos da produção discursiva?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador / Marcos Corrêa da Silva - Integrante / Florence de Faria Brasil Vianna - Integrante / Humberto Martins de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    3. 2018-Atual. Estrutura e agencia em contextos educacionais contemporaneos: integrando saude, ambiente e formacao para a cidadania em praticas curriculares promotoras do letramento cientifico.
      Descrição: Este projeto dá continuidade e, ao mesmo tempo, abre novos caminhos para a investigação das possibilidades de agenciamento de educadores em ciências em contextos contemporâneos. Permite avançar e consolidar uma agenda de pesquisas desenvolvida pela proponente em parceria com pesquisadores brasileiros e estrangeiros e, ao mesmo tempo, responder a percepções de professores da educação básica que participaram de pesquisas participantes em contextos colaborativos de formação continuada. Problematizaremos hibridismos e ambivalências nos discursos curriculares que explicitam, por um lado, a formação como preparação para o mercado de trabalho e para o consumo consciente e, por outro, a formação para a cidadania e a construção do protagonismo do estudante em processos de transformação que buscam justiça social. Exploraremos, a partir da análise crítica do discurso, especialmente como se constroem discursivamente tensões produtivas entre estes projetos, que possuem finalidades distintas, mas que coexistem no universo educacional. Tem por objetivo analisar: formas pelas quais aspectos dos discursos contemporâneos sobre educação em ciências constituem as práticas curriculares agenciadas por professores da educação básica em projetos que visam a integrar saúde, ambiente, cidadania em práticas promotoras do letramento científico; continuidades e descontinuidades entre discursos presentes em documentos curriculares brasileiros e na literatura de pesquisa nacional e nos principais textos congêneres internacionais; dinâmicas discursivas em grupos colaborativos, que reúnem participantes de universidades e de escola de educação básica, para discussão de discursos sobre saúde, ambiente e cidadania e suas possibilidades de significação e realização na forma de projetos curriculares; propostas e práticas que visam à promoção do letramento científico e do protagonismo juvenil bem como desenvolver e investigar metodologias de registro, e difusão de propostas e experiências de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador / Marcos Corrêa da Silva - Integrante / Marcele Augusta Padilha Monteiro Rocha - Integrante / Humberto Martins de Souza - Integrante / Marcia Regina Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    4. 2015-2018. Apropriacoes de discursos curriculares e de pesquisa por pesquisadores e professores da educacao basica
      Descrição: Esta investigação visa a produzir conhecimento acerca de dois grandes desafios enfrentados pela comunidade educacional: (i) conceituar pressupostos e implicações de práticas promotoras do letramento científico, sobretudo no que diz respeito à sua dimensão política e; (ii) elaborar, implementar e avaliar tais práticas em ambientes que permitam e valorizem a participação e a colaboração entre diferentes agentes do processo educativo (AKKERMAN e BAKKER 2011). Para tanto, construiremos cenários empíricos nos quais grupos de educadores em ciências com perfis de formação e atuação profissional distintos recontextualizam discursos de documentos curriculares e da literatura de pesquisa na produção coletiva de sequências didáticas que exploram a noção de contextualização no ensino de questões socialmente agudas/vivas (SAQs) (SIMONNEAUX e LEGARDEZ 2010). A abordagem das SAQs compartilha pressupostos com enfoques curriculares que exploram as relações entre ciência e sociedade na discussão de questões que envolvem participação social e tomada de decisão, individual e coletiva. Por se situarem em fronteiras epistemológicas, disciplinares, culturais e sociais, as SAQs constituem-se em um espaço onde os diferentes educadores podem ?caminhar?, construir entendimentos e apreciações mútuas. Do ponto de vista do enquadramento teórico, a pesquisa funda-se em abordagens críticas para o estudo do discurso (ACD) (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH 1998; FAIRCLOUGH 2003) que postulam o caráter inextricável das relações entre discurso e sociedade e analisam as representações semióticas de problemas sociais. Para tanto, analisaremos textos curriculares e de pesquisa bem como suas ressignificações pelos membros do grupo colaborativo, que se reunirá presencialmente e à distância. Trabalharemos com definições de comunidades de prática (LAVE e WENGER 1991) problematizando metodologias crítico-colaborativas (PIMENTA 2005). O material empírico consistirá de documentos curriculares, textos de pesquisa, transcrições de discussões, mensagens trocadas e textos elaborados pelos participantes. Com base nos princípios e procedimentos teóricos da ACD, consideramos o hibridismo como constitutivos dos discursos, destacando a necessidade de compreensão de movimentos discursivos, tais como incorporações, transformações, ambivalências e contradições. Problematizamos, ainda, os processos de colonização e apropriações discursivas e estranhamos formulações típicas das retóricas neoliberais que caracterizam a modernidade recente, por exemplo, as relações entre conhecimento e cidadania, e o papel da educação de commodity ou insumo para o crescimento econômico e aumento da competitividade internacional. Finalmente, a investigação beneficia-se do envolvimento da proponente em projetos de cooperação internacional, projetos de tese, dissertação, iniciação científica e de formação de professores da educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    5. 2014-2018. Caminhando por fronteiras
      Descrição: Neste projeto exploraremos a possibilidade de, ao invés de transpor ou apagar fronteiras, criar zonas de contato entre comunidades, sujeitos, instituições Tomaremos, assim, as fronteiras não apenas como lugar de diferença e separação mas também como espaço de continuidade e de construção. Examinaremos exemplos de situações discursivas que ocorrem em fronteiras, sobretudo epistemológicas e culturais, elaborando e aprofundando reflexões originadas a partir do nosso envolvimento: (i) na editoria da Revista Ciência em Tela, que tem permitido compreender aspectos envolvidos na construção e dinâmica de funcionamento de um espaço de trocas entre educadores em ciências com diferentes perfis de formação e atuação profissional (MARTINS e BARROS prelo) e; (ii) em pesquisas acerca das demandas pelo letramento científico, em particular no que diz respeito à promoção de sua dimensão política (MARTINS 2011), por meio da integração nos currículos de ciências naturais de temas sociocientíficos e de questões socialmente agudas, que relacionam os conteúdos científicos aos universos de experiência e atuação social de estudantes, envolvem complexas relações interdisciplinares e dilemas éticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    6. 2013-2018. Articulacoes no Ensino de Ciencias a partir da perspectiva CTS na educacao basica: desempenho de estudantes, praticas educativas e materiais de ensino
      Descrição: Nesta investigação pretendemos problematizar as noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nos conceitos de ciências (física, química e biologia) a partir de relações sociocientíficas-tecnológicas e ambientais nas questões do ENEM a fim de analisar o desempenho dos estudantes nas questões problematizadas nesse exame, os processos colaborativos de desenvolvimento de atividades curriculares pautadas nas noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização e como essas noções circulam nas práticas pedagógicas dos professores de ciências (física, química e biologia). Essa pesquisa pretende contribuir para a consolidação dos programas envolvidos, para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos e para a formação continuada de professores em exercício e promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação e o fortalecimento da relação escola-universidade... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador / Guaracira Gouvêa - Integrante / Lúcia Helena Pralon de Souza - Integrante / Amanda Lima - Integrante / José Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Wildson Luiz Pereira dos Santos - Integrante / João Paulo Fernandes - Integrante / CArmen Irene de Oliveira - Integrante / Décio Auler - Integrante / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Integrante / Alexandre Marques Jaloto Rego - Integrante.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
    7. 2012-Atual. Political literacy as a component of science teacher training: opportunities and challenges for practice
      Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação internacional em que estão envolvidas cinco instituições: Instituto de Educação da Universidade de Londres, UnB, UFRJ, UFF e Unesp - Rio Claro. A pesquisa problematiza questões relacionadas à participação democrática, à cidadania e ao letramento científico nas políticas curriculares e na literatura de pesquisa para o ensino de ciências no Brasil e na Inglaterra. Tem como objetivo da pesquisa é analisar como professores negociam sua concepção curricular de ciências com os procedimentos organizacionais da escola e analisar como o seu compromisso político e autoconsciência favorecem ou dificultam o seu desempenho no ensino de ciências. Desenvolve-se por meio de análises documentais e entrevistas gerando discussões e reflexões sobre relações entre letramento político e letramento científico em termos teóricos e práticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Isabel Gomes Rodrigues Martins - Coordenador / Sandra Lúcia Escovedo Selles - Integrante / Rita Vilanova Prata - Integrante / Francine Lopes Pinhão - Integrante / José Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Luiz Marcelo de Carvalho - Integrante / Wildson Luiz Pereira dos Santos - Integrante / Ruth Amos - Integrante / Ralph Levinson - Integrante. Financiador(es): British Academy - Auxílio financeiro.
      Membro: Isabel Gomes Rodrigues Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Alteridade e reflexividadena produção de conhecimento: experiências em grupos colaborativos. 2019. (Congresso).
      2. Innovation and collaboration in cultural studies of science education.Voice and representation in science education research. 2014. (Seminário).
      3. International Conference on Physics Education - ICPE 2014. The potential of curriculum approaches related to socio-scientific issues (SSI) and socially acute questions (SAQs) for promoting scientific literacy.. 2014. (Congresso).
      4. IV ENECiências.Relações saúde e ambiente em textos didáticos e práticas promotoras do letramento científico. 2014. (Encontro).
      5. VI Congreso Internacional de Enseñanza de Biología. A inserção curricular de questões socialmente agudas: experiências de um grupo colaborativo. 2014. (Congresso).
      6. 12th Invitational Seminar on Environmental Education Research.Exploring transboundary collaboration. 2013. (Seminário).
      7. Congreso Internacional en Investigación en Didactica de las Ciencias. La vinculación entre educación científica y la sociedad: las cuestiones socialmente vivas. 2013. (Congresso).
      8. Seminars of the Department of Mathematics and Science Education University of Stockholm.Does "early exposure" to science education research produce an impact on science teacher practice?. 2013. (Seminário).
      9. Special Interest Group SEminar - Curriculum, Pedagogy and Assessment.Teaching against the grain: the case of science. 2013. (Seminário).
      10. I Congreso Latinoamericano en Didáctica de las Ciencias. La dimensión política de la alfabetización científica. 2012. (Congresso).
      11. III Congreso da Asociación para Educación en Ciencias y Tecnología Educyt/ II Congreso Internacional de Investigación en Educación en Ciencias. Alfabetización como metáfora y perspectiva para la educación en ciencias. 2012. (Congresso).
      12. III Encontro Nacional de Ensino de Saúde e Meio-ambiente. Divulgação científica e educação em ciências. 2012. (Congresso).
      13. XI Simpósio de Enseñanza de la Física - XI SIEF. Alfabetización como metáfora y perspectiva para la Enseñanza de la Física. 2012. (Congresso).
      14. XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Pesquisa sobre a construção do conhecimento em sala de aula. 2011. (Congresso).
      15. International Workshop on Textbooks in Mathematics, Physics and Chemistry. Discursive perspectives and the study of science textbooks. 2010. (Congresso).
      16. Seminar about Conceptual Change. From conceptual change to discursive change: a personal view. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. MARTINS, I.; GOUVÊA, G. ; GIORDAN, M.. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC. 2013. Congresso
      2. MARTINS, I.. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Isabel Gomes Rodrigues Martins ⇔ Marcelo Borges Rocha (1.0)
        1. GOMES RODRIGUES MARTINS, ISABEL; BORGES ROCHA, MARCELO ; MEJIA-CACERES, MARIA ANGÉLICA ; MARQUES DA COSTA, PEDRO MIGUEL ; LOPES MACHADO, SANDRA. A pandemia da Covid-19 como questão sociocientifica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da Educação Básica. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE). v. 16, p. 31-42, issn: 1984-3526, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:21:26