Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Daniela Ribeiro Schneider

Profª. Titular do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia - España, 2012 e University of Miami - USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde. Estudos sobre a Clínica e a Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Coordenadora do GT Drogas e Sociedade da ANPPEP. É do conselho consultivo e fiscal da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP) e . Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ. É coordenadora do Ponto de Cultura da Associação Cultural Baiacu de Alguém, que desenvolve projetos socioculturais e de promoção de saúde em Florianópolis. E-mail: danischneiderpsi@gmail.com ORCID - https://orcid.org/0000-0002-2936-6503 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5847729124150252 (10/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Cidade Universitária Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476 Telefone: (48) 37218607 URL da Homepage: https://www.psiclin.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-Atual. Adaptacao Cultural do Sistema de Prevencao "Communities That Care" e seus instrumentos visando a futura implementacao no Brasil
      Descrição: Este projeto dá sequência a um conjunto de pesquisas que o PSICLIN veio desenvolvendo sobre adaptação cultural e avaliação de programas preventivos baseados em evidências. Em 2018-2 e 2019-1 o projeto foi desenvolvido como estágio pós-doutoral. Depois foi dada continuidade como projeto de pesquisa de colaboração interinstitucional, entre UFSC, University of Miami e UNIFESP. O objetivo geral da pesquisa é realizar a adaptação cultural dos instrumentos de avaliação e materiais de treinamento do Sistema de Prevenção Comunidades que se Cuidam (CTC) e realizar a implementação piloto do Sistema de Prevenção em comunidades brasileiras. O instrumento para mensurar risco e proteção foi validado e testado em vários estudos que visaram a avaliação da efetividade do CTC. Ele verifica a proporção de jovens que se encontram em situação de risco e os fatores de proteção em cada comunidade. Este levantamento facilita a priorização que as comunidades devem realizar para a prevenção dos riscos e danos e promoção da saúde, facilitando a escolha de programas que atuam justamente em suas necessidades específicas. Auxilia, desta forma, no planejamento de prevenção (Arthur et al., 2007). Este é um dos principais instrumentos que deverão ser adaptados para viabilizar a adoção do CTC no Brasil. Já houve uma primeira adaptação cultural do Communities That Care Youth Survey (CTCYS) para a realidade brasileira, realizada com aplicação piloto em uma cidade satélite do Distrito Federal, a partir de uma dissertação de mestrado (Correa, 2014). Este presente estudo tomará este estudo piloto como base para novas adaptações e planejamentos da validação cultural do referido instrumento para o Brasil. Os estudos desenvolvidos no período servirão com uma primeira etapa para um projeto multicêntrico, envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Universidade de Miami, que visará a adaptação e implementação do Sistema de Prevenção Comunidades que se Cuidam para o Brasil. A meta é trazer para a realidade brasileira o modelo de Sistemas de Prevenção, que implica um conjunto articulado de múltiplos componentes preventivos de base territorial, realizado em colaboração intersetorial e em coalisão comunitária, com vistas ao empoderamento dos sujeitos participantes, almejando a eficiência nos projetos preventivos desenvolvidos, comprovada através da avaliação de múltiplas evidências. O sistema intervém em vários âmbitos da estrutura social (indivíduos, família, escola, comunidade) e acaba por mexer nos valores culturais da comunidade. O CTC é um dos sistemas de prevenção mais usado no mundo, baseado no modelo de saúde pública, com a aplicação de avaliações epidemiológicas de fatores de risco e proteção específicos da comunidade alvo, além do levantamento dos conhecimentos, objetivos e valores da comunidade, que servem de base para a definição dos programas preventivos que melhor se adequem às necessidades levantadas. Metodologia - Serão utilizados métodos mistos e triangulação na análise dos dados, que implica na combinação de múltiplas estratégias de pesquisa capazes de apreender as dimensões qualitativas e quantitativas. Aplicação piloto dos instrumentos de avaliação do CTC: A metodologia do estudo piloto implicará a aplicação do instrumento em uma mostra de adolescentes e jovens, estudantes do ensino fundamental II (6º e 8º anos) e ensino médio (1º ano) das escolas públicas estaduais de algumas cidades da Grande Florianópolis, SC, Brasil. A amostra será randomizada, com o sorteio de turmas em escolas que devem ter alunos matriculados em todas as séries pesquisadas, nas cidades mencionadas. Serão desenvolvidas análises psicométricas, com técnicas estatísticas multivariadas, sequencialmente realizadas: análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, análise de invariância longitudinal e análise de fidedignidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Ana Regina Noto - Integrante / Sheila Giardini Murta - Integrante / Adria Lima - Integrante / Charlene Fernanda Thurow - Integrante / Juliana Cantele - Integrante / Eric C Brown - Integrante / Arthur Correa - Integrante / Elaine Lucas dos Santos - Integrante.
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    2. 2017-2019. Estudo de Avaliabilidade do Programa Saude na Escola (PSE) no Territorio Brasileiro
      Descrição: O Programa Saúde na Escola (PSE) prevê a articulação entre os Ministérios da Saúde e da Educação para fomentar ações intersetoriais municipais visando o desenvolvimento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, em 12 ações que envolvem diversos aspectos da saúde física e psicossocial de escolares brasileiros. A história da adesão do PSE, iniciada em 2008, mostra crescimento exponencial do número de municípios e escolas aderidos, bem como, do envolvimento da Atenção Básica na iniciativa. Dados da última adesão ocorrida em 2017 e com vigência até 2018, apontam 84 mil escolas aderidas, mais de 20 milhões de educandos pactuados (dois milhões a mais que a anterior), 36 mil equipes de Saúde da Família vinculadas e 5.040 municípios envolvidos. Este programa, enquanto uma política pública intersetorial em larga escala, não foi ainda avaliado em seu processo e sua efetividade, daí a importância do presente projeto. Para fazer uma avaliação da qualidade de políticas e programas é recomendável realizar um estudo prévio de sua avaliabilidade. Para tanto, é essencial seguir alguns critérios, tais como: delimitação do programa com a identificação de metas, objetivos e atividades; construção do modelo lógico considerando os recursos, atividades, impactos previstos e determinantes; definição das perguntas avaliativas, levantamento dos indicadores, escolha do desenho da avaliação e, por fim, as recomendações dos pesquisadores sobre o programa e a pertinência da realização da sua avaliação. Intitulado ?Estudo de Avaliabilidade do Programa Saúde na Escola no Território Brasileiro?, o projeto objetiva realizar o levantamento das condições de avaliabilidade do PSE em todas as regiões do Brasil. Os produtos desta pesquisa serão: a) elaboração do modelo lógico do programa; b) georreferenciamento das escolas pactuadas em 2017, com indicadores econômicos e sociais dos territórios do entorno; c) elaboração da matriz de análise e julgamento, com a definição de critérios, indicadores e padrões de julgamento; d) proposta do desenho do futuro estudo, com perguntas avaliativas e indicadores de análise. Para tanto, será desenvolvido um estudo multicêntrico, com pesquisadores de universidades das cinco regiões brasileiras, com um desenho de pesquisa com base em métodos mistos, de características qualitativa e quantitativas e triangulação de dados em sua análise. Serão realizados os procedimentos de análise documental, revisão sistemática de literatura especializada e georreferenciamento das escolas e seus territórios adscritos, como etapas iniciais do estudo. Grupos focais e/ou entrevistas semiestruturadas serão os principais instrumentos para levantar dados qualitativos, com os seguintes participantes: integrantes dos Grupos Trabalho Intersetoriais do PSE nos estados e municípios, gestores da Atenção Básica e da Educação, equipes pedagógicas das escolas e profissionais do Estratégia Saúde da Família das escolas sorteadas em dez municípios brasileiros. Os dados serão descritos com base na análise de conteúdo com sustentação na Teoria Fundamentada e uso do software NVivo. Também serão aplicados questionários, construídos em dois blocos: a) questões fechadas sobre a maturidade da implantação do PSE nos municípios; b) escala likert de 5 pontos para avaliar a percepção dos gestores sobre a qualidade da implementação do PSE no município, sendo convidados a participar todos os gestores da educação e saúde das cidades que aderiram no último período. Serão utilizadas análises estatísticas descritivas (frequência, média, desvio-padrão) e análises bivariadas e multivariadas, com nível de significância de 5%. A escolha dos testes estatísticos observará as características de distribuição dos dados e os objetivos da pesquisa. Serão seguidos os preceitos éticos orientados pela Resolução 466/12.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Marta Azevedo dos Santos - Integrante / Luisa Scaff - Integrante.
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    3. 2017-Atual. Estudos sobre Clinica da Atencao Psicossocial e Metodologias Despatologizantes em Saude Mental
      Descrição: Atenção Psicossocial representa a mudança epistemológica no campo da saúde mental, exigindo uma nova clínica, atenta às multideterminações dos processos saúde/doença. O objetivo é desenvolver pesquisas e extensões sobre a Clínica da Atenção Psicossocial, em termos do cuidado, prevenção e promoção de saúde, em especial direcionadas para problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e pessoas com sofrimento psíquico grave. Pesquisa sobre as metodologias despatologizantes como o Recovery, Acompanhamento terapêutico, ouvidores de vozes, entre outras, em diálogo com embasamento teórico na fenomenologia e existencialismo. Visa promover uma articulação de pesquisadores, através de intercâmbios e projetos de colaboração nacionais e internacionais. As atividades desenvolvidas incrementam a produção de conhecimentos técnico-científicos, através publicação de artigos, livros, capítulos e cartilhas. Promove e participa de cursos, seminários, congressos sobre temas relacionados. Realiza orientação de estágios, Iniciação Científica, dissertações, teses e estágios pós-doutorais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Claudia Daiana Borges - Integrante / Luciane Marques Raupp - Integrante / Juliana Cantele - Integrante / PRISCILA TOMASI TORRES - Integrante / Carlos Alexandre da Silva Rodrigues - Integrante / Eduardo Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    4. 2016-2020. Promocao de Saude na Educacao de Jovens e Adultos: Desafios para o enfrentamento de vulnerabilidades psicossociais e problemas relacionados ao uso de drogas
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido a partir de um projeto de extensão, que se dedica à implementação de um programa de promoção da saúde nos núcleos da EJA de Florianópolis. A Educação de Jovens e Adultos representa um dos grandes desafios no campo educativo no Brasil, pois trata-se de uma ação educativa voltada para um público em geral oriundo das classes populares, advindos de trajetórias de vulnerabilidade econômicas, sociais, culturais e escolares que tiveram dificuldade de inserção ensino regular. São dois os segmentos que frequentam os seus bancos escolares: o primeiro, de pessoas com mais idade e que não foram alfabetizadas ou que abandonaram a escola regular no meio de seus estudos e desejam retomá-los anos mais tarde; o segundo, de jovens que, por diversas razões, não conseguiram permanecer no ensino regular, geralmente por questões relacionadas a processos de vulnerabilidade psicossocial e exclusão escolar, sendo que têm na EJA a oportunidade de recolocar-se no rumo de seu processo educativo. Uma das principais queixas dos coordenadores de núcleo e dos professores da EJA diz respeito à prática do uso de drogas ilícitas durante o período de estudos, sendo que referem o consumo, principalmente de maconha, nos arredores das escolas, antes e durante o horário de aulas. Essa visibilidade do uso causaria problemas tanto na relação professor-aluno, traria prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem, nas relações entre alunos usuários e não usuários e nas relações dos núcleos com as comunidades onde se inserem, acabando por aumentar a estigmatização já existente em relação aos estudantes de EJA. O presente projeto de pesquisa prevê a utilização de métodos mistos, de características quali e quantitativas visando: 1) realização de um levantamento do padrão de uso de álcool e outras drogas entre os estudantes, para avaliar a magnitude do problema referido; 2) A investigação dos sentidos do processo de ensino-aprendizagem para os estudantes e professores da EJA e de como compreendem o impacto do uso de drogas neste processo; 3) O acompanhamento e a avaliação das atividades de promoção de saúde propostas. Os dados qualitativos serão analisados por meio do método de Análise de Conteúdo com base na Teoria Fundamentada nos Dados e uso do software N Vivo 10. Já os dados quantitativos serão analisados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, conforme os dados se organizarem. Na medida em que o projeto é de promoção de saúde, que tem como um dos seus princípios o protagonismo dos participantes, desde a elaboração até a implementação e análise de dados, o projeto prevê que alunos e professores da EJA sejam agentes na pesquisa, auxiliando em seu planejamento e execução. Serão participantes dessa ação como protagonistas (auxílio na aplicação e análise de dados) 3 a 4 estudantes e 1 professor representante de cada um dos núcleos da rede EJA do município de Florianópolis, totalizando em torno de 40 participantes diretos. Serão alvo das ações de pesquisa e extensão o conjunto de estudantes e professores da EJA de Florianópolis, totalizando em torno de 350 pessoas. Objetiva-se com as ações de pesquisa fornecer dados para desmontar mitos e preconceitos relacionados à questão do uso de drogas, assim como subsidiar, acompanhar e avaliar as ações de promoção de saúde dirigidas ao enfrentamento da questão. Nesta direção, o delineamento da pesquisa ganhará contornos de Pesquisa-Ação, pois pretende gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de questões específicas, neste caso os problemas relativos ao uso de drogas entre estudantes da EJA do município de Florianópolis, de forma participativa e dialógica. O projeto é realizado como uma ação inter ênfase do curso de psicologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Leandro Oltramari - Integrante / Luciane Marques Raupp - Integrante / Paulo Otávio D'Tôlis - Integrante / Caroline Cristine Custódio - Integrante / Julia Andrade Ew - Integrante / Diego Alegre Coelho da Silva - Integrante / Aline Soeiro - Integrante.
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    5. 2015-2019. Implantacao de Programas de Promocao de Saude e Prevencao ao uso de drogas na Universidade Federal de Santa Catarina
      Descrição: IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA é um projeto de pesquisa e extensão, constituindo-se como uma aplicação prática dos resultados das pesquisas desenvolvidas em 2013 e 2014 pelo projeto anterior do Núcleo de Pesquisa da coordenadora, intitulado ?Avaliação de Programas de Prevenção Escolar ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas, que foi contemplado no edital VivaJovem 2012, do Ministério da Saúde e Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC). Foram avaliados dois programas preventivos internacionais: o Unplugged, da EUDAP, intitulado no Brasil de #Tamojunto, para 11 a 14 anos de idade; o GBG do AIR, intitulado no Brasil de Elos, para 6 a 10 anos. O projeto de extensão, ora apresentado, implicará o acompanhamento da implantação e a avaliação dos programas acima descritos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Também serão desenvolvidas atividades preventivas aos problemas relacionados ao uso de drogas com estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade psicossocial que residem na Moradia Estudantil. O presente programa deverá ser incluído pelo projeto institucional intitulado PLANO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AOS DESAFIOS PEDAGÓGICOS PARA OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ? UFSC, que prevê ações nos âmbitos da promoção de saúde, prevenção e cuidado relacionadas às problemáticas psicossociais dos educandos dos vários níveis de ensino da universidade, entre eles os problemas com o uso de álcool e outras drogas. A meta é contribuir na oferta de programas preventivos no âmbito das universidades públicas brasileiras, iniciando com este programa piloto a ser implantada na UFSC, tanto no nível da educação fundamental e média, quanto em programas dirigidos para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade psicossocial. As diretrizes teórico-metodológicas dos Programas de Prevenção a serem testados serão baseadas nos conceitos de Promoção da Saúde e Redução de Riscos, através do treino de habilidades de vida e de informações reflexivas sobre drogas, que fundamentarão as atividades preventivas desenvolvidas, indicados pelos estudos de meta-análise como os de maior evidência para aplicação em atividades preventivas (FAD, 1999; WHO, 1993; Becoña, 1999). Algumas metodologias incluem atividades com pais e familiares, por ser um indicador de fortalecimento de vínculos sociais e, assim, uma qualificação da ação preventiva. Será necessário oferecer formação em práticas preventivas os professores, que serão os agentes dos processos preventivos e também para algumas lideranças estudantis, compreendidos com multiplicadores, para garantir a fidelidade e qualidade da implantação. As novas atividades dos programas #tamojunto e Elos, dirigidos para o ensino fundamental do Colégio de Aplicação, assim como as metodologias dirigidas para os estudantes de graduação residentes na Moradia Estudantil serão acompanhados de forma contínua, buscando analisar a sua aceitabilidade e adaptabilidade para o ambiente universitário. Para a avaliação do processo de implementação utilizar-se-á métodos mistos, com instrumentos de características quantitativas, como questionários aula a aula e inventários de satisfação e instrumentos de características qualitativas, com grupos focais e entrevistas semiestruturadas com todos os segmentos envolvidos na aplicação dos programas preventivos: professores, educandos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, coordenadores da moradia estudantil, equipe técnica da Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis. O período de realização do programa será de 30 meses, com início das negociações para implementação das atividades preventivas em maio de 2015 e término das atividades programadas em dezembro de 2017.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Tânia Maris Grigolo - Integrante / Leandro Oltramari - Integrante / Carlos Naujorks - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    6. 2015-Atual. Avaliacao da implantacao de programas e sistemas de prevencao ao uso abusivo de drogas baseados em evidencia na realidade brasileira
      Descrição: O projeto ?Avaliação da implantação de programas de prevenção ao uso abusivo de drogas baseados em evidência na realidade brasileira? é uma continuação das atividades desenvolvidas em 2013 e 2014 pelo projeto anterior da coordenadora, intitulado ?Programa de Prevenção Escolar ao uso Abusivo de Crack, Álcool e outras Drogas: implantação, acompanhamento e avaliação?, que foi contemplado no edital VivaJovem 2012, do Ministério da Saúde e Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC). Neste contexto, o projeto anterior foi convidado, pelos proponentes do Edital Vivajovem, para participar de uma experiência piloto de validação para a realidade brasileira programas de prevenção ao uso de drogas, baseados em evidência, testados previamente em outros países. Foram implantados pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, sendo avaliados em seu processo de implementação e resultados por pesquisadores de duas universidades brasileiras (UNIFESP/CEBRID, UFSC/PSICLIN), dois programas internacionais: a) o programa de prevenção escolar Unplugged, da EUDAP (European Drug Abuse Prevention), intitulado no Brasil de #Tamojunto, destinado para escolares de 11 a 14 anos de idade e testado em oito países europeus; b) o programa de prevenção escolar Good Behavior Games, do American Institute of Research (AIR), intitulado no Brasil de Elos, indicado para crianças de 6 a 10 anos e testado nos Estados Unidos da América. Foram aplicados em escolas públicas de cinco cidades em 2013, com base em metodologia quasi-experimental ? São Paulo, São Bernardo do Campo, Florianópolis, Tubarão e Brasília, e em Estudo Randomizado Controlado (RCT) em oito cidades em 2014, sendo as cinco anteriores, mais Curitiba, João Pessoa e Fortaleza. O novo projeto, ora apresentado, implicará a avaliação do processo de implantação e avaliação de resultados de novas atividades desenvolvidas no bojo dos dois programas anteriormente avaliados (#Tamojunto/Unplugged e Elos/GBG). A meta é contribuir na oferta para o Sistema de Educação do Brasil, o Sistema Único de Assistência Social e o Sistema Único de Saúde, de um cardápio de metodologias preventivas baseadas em evidência e adaptadas para a realidade brasileira que possam enfrentar de forma qualificada o desafio da prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas. As diretrizes teórico-metodológicas dos Programas de Prevenção a serem testados serão baseadas nos conceitos de Promoção da Saúde e Redução de Riscos, através do treino de habilidades de vida e de informações reflexivas sobre drogas, que fundamentarão as atividades preventivas desenvolvidas, indicados pelos estudos de meta-análise como os de maior evidência para aplicação em atividades preventivas. Algumas metodologias incluem atividades com pais e familiares, por ser um indicador de fortalecimento de vínculos sociais e, assim, uma qualificação da ação preventiva. prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas. As diretrizes teórico-metodológicas dos Programas de Prevenção a serem testados serão baseadas nos conceitos de Promoção da Saúde e Redução de Riscos, através do treino de habilidades de vida e de informações reflexivas sobre drogas. As atividades são desenvolvidas em escolas públicas de ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos. Este projeto foi contemplado pelo Edital Universal do CNPq em 2014.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Tânia Maris Grigolo - Integrante / Zila Van Der Meer Sanchez - Integrante / Leandro Oltramari - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    7. 2015-Atual. Estudos sobre Psicoterapia e Psicopatologia Existencialista
      Descrição: Esta pesquisa é um projeto guarda-chuva que abarca uma série de estudos e investigações sobre a obra filosófica e psicológica de Jean-Paul Sartre e suas relações com a psicopatologia fenomenológica, psicoterapia existencialista e clínica ampliada, psicopatologia com sustentação na fenomenologia e no existencialismo. Visa refletir sobre os desdobramentos para diversos campos de práticas e saberes da contemporaneidade. Abarca projetos de extensão e de pesquisa, assim como orientações de PIBIC, mestrado e doutorado, pós-doutorado, além de pesquisas independentes ou em colaboração com alguns parceiros interinstitucionais. É um projeto interdisciplinar, que envolve diálogos entre a filosofia, psicologia, antropologia, sociologia, educação e psiquiatria. Um dos seus objetivos é articular uma rede de pesquisadores em torno da obra de Sartre para pensar e propor alternativas de ação no cenário contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Fernando Castro - Integrante / Georges Boris - Integrante / Milene Strelow - Integrante / Fabíola Langaro - Integrante / Virginia Lima - Integrante / Adria Lima - Integrante / Charlene Fernanda Thurow - Integrante / Marivania Cristina Bocca - Integrante / Gabriela Rodrigues - Integrante / Antonio Carlos José Britto - Integrante / Carlos Alexandre da Silva Rodrigues - Integrante / Carolina Beckert Polli - Integrante. Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    8. 2012-2016. AVALIACAO DA EFETIVIDADE DE POLITICAS, PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS EM PREVENCAO AO USO DE DROGAS: ANALISE DA PRODUCAO CIENTIFICA INTERNACIONAL (2002-2015)
      Descrição: Será realizado uma análise bibliométrica, análise de redes sociais e de conteúdo da produção científica internacional sobre avaliação de programas de prevenção ao uso abusivo de drogas, nos últimos 10 anos (2002-2011), conforme publicações nas bases de dados Scopus, Web of Science e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Esta revisão bibliográfica deverá fornecer subsídios para o desenvolvimento do programa preventivo baseado em evidências e visa subsidiar a formulação de políticas públicas e organização de planos, programas e projetos bem sustentados em sua elaboração e efetividade, promovendo, com isso ?boas práticas? em prevenção ao uso de drogas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Fabiani Lima - Integrante / Maxima Bolaños Pizarro - Integrante / Francisco Bueno Cañigral - Integrante / Jane Moraes Lopes - Integrante / Joao Felipe Horr - Integrante / Rafael Aleixandre Benavent - Integrante / Francisco Biassoli Neto - Integrante / Alessandra Mafra Ribeiro - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    9. 2012-2015. Avaliacao de Programa de Prevencao Escolar ao uso abusivo de crack, alcool e outras drogas a ser implementado em Florianopolis
      Descrição: Avaliação de Programa de Prevenção Escolar ao uso abusivo de crack, álcool e outras drogas a ser implementado em Florianópolis será realizado com a coordenação técnica do Núcleo de Pesquisas em Psicologia Clínica (PSICLIN/UFSC) e colaboração do Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar/UFSC. O projeto caracteriza-se pela avaliação de programas de prevenção sistemáticoa (continuado, permanente e contextualizado na realidade da cultura comunitária e institucional) de prevenção ao uso abusivo de drogas no âmbito escolar, com aplicação de técnicas e atividades preventivas diversas. O programa será aplicado em escolas públicas da PMF e na Educação de JOPvens e Adultos (EJA), escolhidas pela SME e acordadas, em seu coletivo, pelas próprias escolas, uma vez que sua participação no projeto implica incorporar os princípios da prevenção em seu projeto pedagógico. As diretrizes teórico-metodológicas do Programa de Prevenção Escolar serão baseadas nos conceitos de Promoção da Saúde, Educação em Saúde, que fundamentarão as atividades preventivas desenvolvidas. Também serão utilizados conceitos relacionados ao modelo de influências sociais (baseado nos fatores de risco e proteção) (Becoña, 1999) e o modelo de habilidades de vida (WHO, 1993) que são indicados, pelos estudos de meta-análise, como os de maior efetividade. Estão sendo avaliados dois programas preventivos em adaptação para a realidade brasileira: Unplugged (intitulado #tamojunto no Brasil) e o Good Behavior Game (Programa Elos, no Brasil). Também serão construidos em conjunto projetos de promoção de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Roberto Moraes Cruz - Integrante / Fabiani Lima - Integrante / Tânia Maris Grigolo - Integrante / Jane Moraes Lopes - Integrante / Joao Felipe Horr - Integrante / Leandro Oltramari - Integrante / Vicky Martins - Integrante / Claudia Daiana Borges - Integrante / Karina Martins - Integrante / Milene Strelow - Integrante / Rebeca Chabar Kapitansky - Integrante / Alessandra Mafra Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    10. 2011-2012. Colaboracao Cientifica entre investigadores latino americanos e europeus na tematica de drogodependencias
      Descrição: Investigação bibliométrica, na base de dados Web of Science, sobre a colaboração científica entre pesquisadores latino americanos e europeus na temática das drogodependências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Rafael Aleixandre - Integrante / Antonio Vidal - Integrante.
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    11. 2011-2012. Difusion de la informacion y de los conocimientos en drogodependencias en el centro de documentacion de drogodependencias del Plan Municipal de Drogodependencias y Otros Trasntornos Adictivos
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Rafael Aleixandre - Integrante / Francisco Bueno Cañigral - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.
    12. 2010-2012. HIstoria da Atencao a Saude Mental em Santa Catarina
      Descrição: O Projeto de Pesquisa intitulado ?História da Atenção à Saúde Mental em Santa Catarina? tem como objetivo geral compreender a história da atenção à saúde mental em Santa Catarina, desde o século XIX, até a contemporaneidade, com suas diferentes implicações sociais, políticas e técnicas no campo da saúde. A meta é, com base na análise dos dados históricos, fornecer subsídios para se formular políticas sociais e de saúde mental na área de prevenção e intervenção no sofrimento psíquico, no Estado de Santa Catarina. A pesquisa tem delineamento descritivo-exploratório, com corte transversal, de características qualitativas. Utilizará como fontes primárias: análise de documentos contidos no Arquivo Público de Santa Catarina, sobre as prisões para alienados mentais e usuários de álcool e drogas no século XIX, bem como os discursos das autoridades reivindicando a construção de manicômios e documentos autorizando sua criação. Também realizará entrevistas semi-estruturadas com profissionais (médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais) que estiveram presentes em diferentes momentos da história do campo de atenção à saúde mental em Santa Catarina (média prevista de 10 a 15 entrevistas), além da análise de literatura especializada (livros, teses e dissertações) sobre a história sócio-econômica em Santa Catarina e suas implicações no campo das políticas de saúde e, em especial, da organização da atençãoà saúde mental no Estado. Utilizar-se-á a análise de conteúdo, conforme modelo proposto pela Teoria Sustentada Empiricamente como forma de organizar e trabalhar os dados coletados nas entrevistas e na análise documental. Entre os resultados esperados estão a descrição da história da construção do campo de atenção à saúde mental em Santa Catarina, bem como a verificação do papel do Departamento de Psicologia da UFSC na consolidação da área pesquisada. A pesquisa terá como produtos a elaboração de artigos científicos a fim de socializar os resultados da pesqui. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniela Ribeiro Schneider - Coordenador / Eliane Regina Ternes Torres - Integrante / Cristiane Budde - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Daniela Ribeiro Schneider.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (85)
      1. 29th Annual Meeting Virtual Conference. Needs Assessment for PlanningPreventive Strategies in Mental Health during the COVID-19 Pandemic at the Universidade Federal De Santa Catarina ? Brazil. 2021. (Congresso).
      2. 50ª Reunião Anual da SBP. Trajetórias de Vida e Narrativas: Fundamentos para Intervenções em Situações Existenciais. 2020. (Congresso).
      3. CTC International Meeting.CTC cultural adaptation to Brasil. 2020. (Encontro).
      4. II Congresso da Associação Brasileira de Prevenção e Promoção da Saúde. Desenvolvimento de Estratégias de Promoção da Saúde Baseadas em Metodologias Participativas. 2020. (Congresso).
      5. IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais. Existencialismo e redução de danos: diálogos em clínica ampliada e narrativas de vida. 2020. (Congresso).
      6. II Colóquio Internacional sobre Sartre. O VIVIDO (VÉCU) COMO ELEMENTO DE COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO NA CLÍNICA EXISTENCIALISTA. 2019. (Congresso).
      7. Semana da Psicologia do CESUSC.Contexto Atual das Políticas sobre Drogas. 2019. (Encontro).
      8. Society for Prevention Research 27th Annual Meeting. Needs Assessment for the Development of Health Promotion Program for the Young and Adult Education ? Brazil. 2019. (Congresso).
      9. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. Prevenção em saúde mental infantil: evidências de um programa em processo de adaptação cultural para o Brasil?. 2019. (Congresso).
      10. 26ª Annual Meeting of Society for Prevention Researc. THE EFFICACY EVALUATION OF THE ELOS PROGRAM IN BRAZILIAN SCHOOLS. 2018. (Congresso).
      11. i Colóquio Internacional sobre Sartre. DIÁLOGOS DA PSICOLOGIA EXISTENCIALISTA COM O CONCEITO DE TERRITÓRIO. 2018. (Congresso).
      12. I Colóquio Internacional sobre Sartre. A CRIANÇA COMO SUJEITO ATIVO FRENTE A REALIDADE QUE LHE CERCA: REFLEXÕES SOBRE UM CONTEXTO DE PESQUISA. 2018. (Congresso).
      13. I Congresso Internacional de Psicologia Hermenêutica e Fenomenologia. Uso de Drogas, liberdade e sofrimento existencial. 2018. (Congresso).
      14. VI Congresso Internacional sobre Drogas. ESTRATÉGIAS DE CUIDADO EM CAPSad: COMO USUÁRIOS E SEUS FAMILIARES AVALIAM O SERVIÇO. 2018. (Congresso).
      15. VI Congresso Internacional sobre Drogas. RELAÇÃO ENTRE VULNERABILIDADE, CONTEXTO FAMILIAR E O USO DE DROGAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2018. (Congresso).
      16. VI Congresso Internacional sobre Drogas. FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO FAMILIARES PARA O ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM ADOLESCENTES BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2018. (Congresso).
      17. VI Congresso Internacional sobre Drogas. PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS SOBRE DROGAS NO BRASIL. 2018. (Congresso).
      18. 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. Interface entre Saúde e Educação: Perspectiva da Atenção Psicossocial em Moradia Universitária. 2017. (Congresso).
      19. 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. Mesa redonda sobre Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas. 2017. (Congresso).
      20. 6º Encontro do Serviço Social HU/UFSC.O Cuidado em Álcool e Outras Drogas e seus desafios para a atenção em saúde. 2017. (Encontro).
      21. II Congresso Internacional de Prevenção aos Problemas Relacionados ao ao uso de Drogas. Desafios da avaliação do Programa Elos: Construindo Coletivos. 2017. (Congresso).
      22. II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas. PROJETO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE EM MORADIA UNIVERSITÁRIA: INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2017. (Congresso).
      23. II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL INFANTIL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL. 2017. (Congresso).
      24. II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas. DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS PREVENTIVOS NO BRASIL: A IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS. 2017. (Congresso).
      25. II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas. AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA PREVENTIVO EM SAÚDE MENTAL ATRAVÉS DA ACEITABILIDADE DE CRIANÇAS PARTICIPANTES. 2017. (Congresso).
      26. II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas. CONSTRUÇÃO DE UM CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DA ADAPATAÇÃO CULTURAL DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO BASEADOS EM EVIDÊNCIA. 2017. (Congresso).
      27. III Congresso Brasileiro de Psicologia e Fenomenologia e I Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial. O abuso de drogas como expressão do desassossego humano na contemporaneidade. 2017. (Congresso).
      28. II Simpósio Internacional de Promoção de Saúde.Promoção da Saúde na Educação de Jovens e Adultos: Desafios para o enfrentamento de vulnerabilidades psicossociais. 2017. (Simpósio).
      29. I Seminário ABRAMD Sul-RS.Drogas e atualidade: diferentes contextos e expressões. 2017. (Seminário).
      30. Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas: Novos desafios. 2017. (Seminário).
      31. Territórios da Arte.Ilha e os Territórios: linhas que atravessam redes e rendas. 2017. (Encontro).
      32. X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Avaliação da efetividade de um programa preventivo em Saúde Mental Infantil. 2017. (Congresso).
      33. 18th INTERNATIONAL CONFERENCE ON PHILOSOPHY, PSYCHIATRY AND PSYCHOLOGY - INPP 2016. Contemporaneidade e uso de drogas: interlocuções do existencialismo com a clínica psicossocial. 2016. (Congresso).
      34. 24th Annual Meeting of Society for Prevention Research. Teachers' Perception of Change in Children Behavior Mediated By ?Jogo Elos? ? School-Based Prevention Program. 2016. (Congresso).
      35. Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Autobiografias audiovisuais de usuarios de crack como método de pesquisa e de intervenção. 2016. (Congresso).
      36. III Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. Avaliação de programa Preventivo baseado em evidência: estudo do Jogo Elos.. 2016. (Congresso).
      37. III Seminário de Atenção Psicossocial.Políticas de inclusão, articulação intersetorial a pessoas com sofrimento decorrente de álcool e outras drogas. 2016. (Seminário).
      38. I Seminário de Pesquisa em Prevenção. Portal Aberta: formação EAD em prevenção. 2016. (Congresso).
      39. Oficina Nacional d 2º Ciclo do Projeto Redes.Portal Abertal, formação em EAD no campo de álcool e outras drogas. 2016. (Encontro).
      40. V Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia. A psicopatologia entre o individual e o coletivo: reflexões sartrianas. 2016. (Congresso).
      41. 77th Annual Meeting - College on Problems of Drug Dependence. Content analisys of evaluation of efffectiveness in prevention programs on drug abuse. 2015. (Congresso).
      42. II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia. (Im)possibilidades de ser diante da morte. 2015. (Congresso).
      43. Las Políticas sobre Drogodependencias desde una Perspectiva Nacional y Transnacional.La Experiencia Brasileña de Validación de Programas Preventivos basados en Evidencias Científicas. 2015. (Simpósio).
      44. V Comgresso Internacional sobre Drogas e II Seminário de Pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas. Experiência piloto de implantação do Programa Good Behavior Game em escolas brasileiras. 2015. (Congresso).
      45. V Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Implementação de Programas Multicomponentesde Habilidades SociaisÇ Acompanhamento e Avaliação de Processo. 2015. (Seminário).
      46. 44 Reunião Anual da SBP. Modelos Epistemológicos Contemporâneos na prevenção ao uso de drogas. 2014. (Congresso).
      47. 76th Annual Meeting - College on Problems of Drug Dependence. FEASIBILITY AND ACCEPTABILITY OF THE IMPLEMENTATION OF THE EUROPEAN PROGRAM ?UNPLUGGED? FOR THE PREVENTION OF DRUG USE AMONG SCHOOL ADOLESCENTS IN BRAZIL. 2014. (Congresso).
      48. Congresso Internacional de Direitos Humanos. Marcos internacionais das políticas sobre drogas: os instrumentos legais e novas abordagens sobre o tema. 2014. (Congresso).
      49. ENCONTRO DA ANPEPP.A Clínica da Atenção Psicossocial e do Uso de Drogas com base na Psicologia Fenomenologia-Existencialista. 2014. (Simpósio).
      50. II Encontro Regional de Psicologia Social Comunitária.Contemporaneidade, uso de drogas e rede de atenção psicossocial. 2014. (Seminário).
      51. II Seminário de Atenção Psicossocial - Saúde Mental e Atenção Psicossocial em SCl.Contemporaneidade, Uso de Drogas e Rede de Atenção Psicossocial. 2014. (Seminário).
      52. Previne 2014 - I Congresso Internacional de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. Prevenção: da ciência à realidade brasileira. 2014. (Congresso).
      53. Congresso Internacional sobre Drogas. Disponibilidad de los datos públicos de investigación publicados en revistas sobre drogodependencias. 2013. (Congresso).
      54. Congresso Mundial de Saúde Mental. Avaliação de serviços de saúde mental para álcool e outras drogas a partir da satisfação de usuários. 2013. (Congresso).
      55. I Coloquio Catarinense de Genealogia.Memória Familiar. 2013. (Encontro).
      56. IV Congresso Internacional sobre Drogas. Consumo de Bebidas alcoólicas em adolescentes do sexo feminino: a família como fator de proteção. 2013. (Congresso).
      57. Simpósio Internacional sobre Abuso de Álcool: Prevenção, Intervenção e Políticas Públicas.Álcool na Infância e Adolescência. 2013. (Simpósio).
      58. XL Jornadas Nacionales Socidroalcohol. Los esteroides anabolizantes en la prensa escrita española (2007-2011). 2013. (Congresso).
      59. XXXIV Interamerican Congresso of Psychology. Investigações em histórias regionais no campo da saúde mental: contribuições para a história da psicologia. 2013. (Congresso).
      60. 10º Congresso Internacional Rede Unida. Promoçao de Saúde na Atençao Básica. 2012. (Congresso).
      61. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. USO DE DROGAS E FENOMENOLOGIA: PESQUISAS E INTERVENÇÕES. 2012. (Congresso).
      62. CPDD 74th Annual Meeting. Scientific Collaboration on drug abuse between Latin America and Europe (2001-2011). 2012. (Congresso).
      63. I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAIS: DIÁLOGOS ENTRE A CLÍNICA E A FILOSOFIA. Fundamentos HIstóricos e Epistemológicos da Clínica da Atenção Psicossocial a partir da fenomenologia. 2012. (Congresso).
      64. Jornada Científica y Acto de Graduación de la Primera Promocion del Master Oficial en Drgodependencias.Politica Nacional de Drogas: posibilidades y contradicciones en el campo de la prevención y tratamiento. El caso de Brasil.. 2012. (Seminário).
      65. Semana Acadêmica da PUC/SP 2012.A Clínica a partir do pensamento de Sartre. 2012. (Simpósio).
      66. VII Jornada de Psicologia do CESUSC: 50 anos de Profissão.Aspectos das História da Psicologia em Santa Catarina. 2012. (Encontro).
      67. XXV Symposium de la Sociedad de Historia de la Psicologia. Historia de la Reforma Psiquiátrica brasileña y la gubernamentalidad. 2012. (Congresso).
      68. XXXIX Jornadas Nacionales Socidroalcohol y WPA Spensored Thematic Meeting Addiction Psychiatry. Análisis del contenido de las publicaciones científicas sobre Drogodependencias realizadas en colaboración entre Latinoamerica y la Unión Europea (2001-2011). 2012. (Congresso).
      69. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Oficinas Culturais: espaços de reinserção social para adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial. 2011. (Congresso).
      70. I Congresso Catarinense de Psicologia: Ciência e Psicologia. Formação do psicólogo: desafios atuais. 2011. (Congresso).
      71. I Encontro de Pesquisadores em História da Saúde Mental.Intervenções Contemporâneas em Saúde Mental. 2011. (Encontro).
      72. II Congresso Interdisciplinar em Saúde. A psicologia clínica em Sartre e suas aplicações no campo da saúde mental. 2011. (Congresso).
      73. II Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia e II Congresso de Estudos Fenomenológicos do Paraná. Sartre e a Psicologia Clínica. 2011. (Congresso).
      74. III Semana Acadêmica de Psicologia.Sartre e a Psicologia Clínica. 2011. (Encontro).
      75. IX Encontro Catarinense de Saúde Mental. Reforma e Contra Reforma: o 'pacote crack' e a desestruturação da Política Nacional de Saúde Mental. 2011. (Congresso).
      76. VIII Coloquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero Americano. Transformações de práticas e saberes em saúde mental no Brasil. 2011. (Congresso).
      77. Encontro sobre Reforma Psiquiátrica.Sofrimento Psíquico: Reflexões atuais da Reforma Psiquiátrica. 2010. (Encontro).
      78. I Congresso Regional de Psicologia do Vale do Itajaí. Contemporaneidade e Dependência de Drogas: perspectivas da psicologia existencialista. 2010. (Congresso).
      79. II Encontro de Serviços de Psicologia das IES SC. Conversando sobre Psicologia e Políticas Públicas - SUS e SUAS. 2010. (Congresso).
      80. IX Clio Psyche. História da Atenção à Saúde Mental em Santa Catarina. 2010. (Congresso).
      81. Semana Acadêmica da FURB.Dependência de Drogas e Reforma Psiquiátrica. 2010. (Encontro).
      82. Semana da Psicologia da UFSC.Oficinas terapêuticas: espaço de reinserção social de adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial. 2010. (Encontro).
      83. VII Congreso Iberoamericano de Psicologia. Historias de vida que pasan por la drogadicción y su tratamiento. 2010. (Congresso).
      84. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.História da Atenção à Saúde Mental em Santa Catarina. 2010. (Simpósio).
      85. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira da Psicologia. Sessão de Painéis - saúde mental. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (24)
      1. SCHNEIDER, D. R.; GRIGOLO, T. M. ; PRETTO, Z. ; STRELOW, M.. I Seminário On Line sobre Metodologia Psicoterapêutica Existencialista. 2020. Congresso
      2. SCHNEIDER, D. R.; LIMA, A.. I Colóquio Internacional sobre Sartre. 2018. Congresso
      3. MURTA, S. G.; POLEJACK, L. ; NOBRE-SANDOVAL, L. A. ; Seidl, Eliane ; CONCEICAO, M. I. G. ; MENEZES, J. C. L. ; LUZ, J. M. O. ; ABDALA, I. ; FARIAS, D. A.. I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde. 2018. Congresso
      4. SCHNEIDER, D. R.. PREVINE 2017 - II Congresso Internacional de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas. 2017. (Congresso).. . 0.
      5. GOMES, M. ; SCHNEIDER, D. R.. Semana da Psicologia 2017 - UFSC. 2017. Congresso
      6. BERTOLLA, M. M. ; SANCHEZ, ZILA M. ; MURTA, S. G. ; SCHNEIDER, D. R.. I Congresso de Pesquisa em Prevenção. 2016. Congresso
      7. SCHNEIDER, D. R.. Colóquio Sartre - 110 anos. 2015. (Congresso).. . 0.
      8. SCHNEIDER, D. R.. PREVINE 2014 - Congresso Internacional de Prevenção ao Uso de Drogas. 2014. (Congresso).. . 0.
      9. SCHNEIDER, D. R.; HORR, J. F.. Simpósio - Práticas Inovadoras em Atenção Psicossocial. 2013. Congresso
      10. SCHNEIDER, D. R.. I Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. 2011. (Congresso).. . 0.
      11. SCHNEIDER, D. R.; Scarparo, H. ; Lhullier, C. ; GOULART, M. S.. I Encontro de Pesquisadores em História da Saúde Mental. 2011. Congresso
      12. SCHNEIDER, D. R.. O SUS como escola. 2011. (Congresso).. . 0.
      13. SCHNEIDER, D. R.; NUERNBERG, A. H.. Comemoração ao Dia do Psicólogo - Saúde do Trabalhador. 2010. Outro
      14. SCHNEIDER, D. R.; NUERNBERG, A. H.. Semana da Psicologia da UFSC. 2010. Congresso
      15. SCHNEIDER, D. R.. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2010. (Congresso).. . 0.
      16. SCHNEIDER, D. R.. Comissão Científica do IX Encontro Clio-Psyche. 2010. (Congresso).. . 0.
      17. SCHNEIDER, D. R.. Comissão Científica do VIII Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2009. (Congresso).. . 0.
      18. SCHNEIDER, D. R.. Comissão Científica do VIII Encontro da rede Institucional de Pesqwuisadores em História da Psicologia. 2009. (Congresso).. . 0.
      19. SCHNEIDER, D. R.. Comissão Científica do 6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).. . 0.
      20. SCHNEIDER, D. R.. Comissão Científica do I Encontro Estadual de Serviços Escolas de Psicologia. 2009. (Congresso).. . 0.
      21. SCHNEIDER, D. R.. XXXVII Reunião Anual da Psicologia. 2007. (Congresso).. . 0.
      22. SCHNEIDER, D. R.. Encontro Comemorativo - Centenário de Jean-Paul Sartre. 2005. (Congresso).. . 0.
      23. SCHNEIDER, D. R.. "Sartre e Simone de Beauvoir: retratos Cruzados" com Madaleine Gobeil-Noel. 2005. (Congresso).. . 0.
      24. SCHNEIDER, D. R.. Congresso da ABEAD (Associação Brasileira de Álccol e outras Drogas). 2004. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Maria Aparecida Crepaldi (2.0)
        1. Collodel Benetti, I. ; Vieira, M.L. ; CREPALDI, MARIA APARECIDA ; Schneider, D. R.. Fundamentos da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Pensando Psicología. v. 9, p. 89-99, issn: 1900-3099, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Schmidt, B. ; SCHNEIDER, D. R. ; CREPALDI, M. A.. Abordagem da violência familiar pelos serviços de saúde: contribuições do pensamento sistêmico. Psico (PUCRS. Impresso). v. 42, p. 321-329, issn: 0103-5371, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Sheila Giardini Murta (2.0)
        1. MURTA, SHEILA GIARDINI ; SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; NOBRE-SANDOVAL, LARISSA DE ALMEIDA ; SCHENKER, MIRIAM ; SEIDL, ELIANE MARIA FLEURY ; POLEJACK, LARISSA ; CONCEIÇÃO, MARIA INÊS GANDOLFO ; LEANDRO-FRANÇA, CRISTINEIDE ; FRANCO, GISELE DE REZENDE ; ABREU, SAMIA. Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep): anúncio de fundação. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. 1-3, issn: 1807-5762, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; Thurow, Charlene Fernanda ; Brown, Eric C. ; MURTA, SHEILA GIARDINI. Communities That Care (CTC): Community Prevention Interventions. Em: Denise De Micheli; André Luiz Monezi Andrade; Richard Alecsander Reichert; Eroy Aparecida da Silva; Bruno de Oliveira Pinheiro; Fernanda Machado Lopes. (Org.). Drugs and Human Behavior. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.v. 1, p. 371-380.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Eliane Maria Fleury Seidl (1.0)
        1. MURTA, SHEILA GIARDINI ; SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; NOBRE-SANDOVAL, LARISSA DE ALMEIDA ; SCHENKER, MIRIAM ; SEIDL, ELIANE MARIA FLEURY ; POLEJACK, LARISSA ; CONCEIÇÃO, MARIA INÊS GANDOLFO ; LEANDRO-FRANÇA, CRISTINEIDE ; FRANCO, GISELE DE REZENDE ; ABREU, SAMIA. Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep): anúncio de fundação. Interface (Botucatu. Online). v. 23, p. 1-3, issn: 1807-5762, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Elaine Rossetti Behring (1.0)
        1. SCHNEIDER, D. R. Processos de solicitação do edital CNPQ sobre Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ - 2013. 2013.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Roberto Moraes Cruz (1.0)
        1. SCHNEIDER, DANIELA R. ; KASZUBOWSKI, ERIKSON ; GARCIA, DOUGLAS ; SCAFF, LUÍSA ; MORAES-CRUZ, ROBERTO ; SANCHEZ, ZILA M.. Propiedades psicométricas de la adaptación de la escala Teacher Observation of Classroom Adaptation-Revised (TOCA-R) para evaluar el comportamiento infantil en Brasil. ACTA COLOMBIANA DE PSICOLOGIA. v. 23, p. 333-345, issn: 1909-9711, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Daniela Ribeiro Schneider ⇔ Luiz Rohden (1.0)
        1. SCHNEIDER, D. R. Processos de solicitação do edital CNPQ sobre Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa - PQ - 2013. 2013.
          [ busca Google | busca Bing ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35